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  1. 1 point
    Olá! Aqui vai um tutorial ilustrado de como fazer a adaptação na alavanca de controle de som do peugeot 306 para players Pioneer. Aproveito para avisar que essa modificação é indicada para quem já tem alguma habilidade com solda. A princípio tenha em mãos: - Ferro de solda - Estanho para solda - Espaguete termocontrátil ou fita isolante - Alicate de corte - Estilete - 2 Resistências de 8K2 ou 7K5 de 1/8W ou 1/4W - 2 Resistências de 3K3 de 1/8W ou 1/4W obs: Caso não tenha essas resistências, pode-se associá-las de forma que obtenha o mesmo valor - 1 (opcional) Par de plug 2 vias (no caso eu usei "kkzinho" que é o mesmo modelo usado em ventoinhas de pc) - Cerca de 1m de fio 2 vias (eu usei fio coaxial blindado) - Plug P2 - Multímetro A alavanca de som do 306 fica na capa inferior da coluna de direção, a capa fica presa por 3 parafusos e a alavanca fica presa por mais 3 parafusos. Tire ela do carro, ela deverá ser assim: Desmonte a capinha traseira do conector, basta levantar os encaixes das bordas que ela desencaixa, dessa forma é possível ver qual fio vai em qual conector. Para não haver confusões, não vou dizer pra seguir as cores que estavam na minha alavanca, pois pode haver alterações. Portanto, tenha em mãos um multímetro, coloque na escala de continuidade ou de resistência e coloque uma ponta em cada pino do conector. Dica: No conector existe a linha de cima com 2 pinos e a de baixo com 3 pinos, a linha que tem 3 pinos é a que provavelmente tem o pino comum, ou terra. E este provavelmente é o pino mais afastado (por exemplo, o meu era o verde). Vá mexendo na alavanca até o multímetro acusar que deu continuidade, nesse caso os pinos que as pontas de prova do multímetro estão em contato são o comum e o pino de contato da função que você mexeu. Anote em um papel, mude apenas uma das pontas e mexa na alavanca até acusar continuidade, se não acusar nada, é porque a ponta que você trocou que estava ligada ao pino comum. Prossiga nessa linha de raciocínio até desvendar todos os pinos correspondentes. Anote em um papel cada cor de fio corresponde a qual sinal. Lembrando que nessa alavanca nós temos: NEXT ( >> +), PREVIOUS (<< -), VOL -, VOL + e o comum (terra). Parte de trás do conector: Desvendado todos os fios, a ligação que teremos que fazer é a seguinte: Não vá ser louco de já meter o alicate no chicote da alavanca, corte fio por fio do chicote à medida que for usando para não cortar demais nem cortar de menos. Primeiro é o fio referente ao VOL -, corte-o, solde a resistência de 8K2 (ou 7K5) em série com ele, e ligue a outra ponta da resistência no fio do VOL + e na resistência de 3K3. A outra ponta da resistência de 3K3 você liga no fio de PREVIOUS juntamente com outra resistência de 3K3 Vá isolando as conexões pra não haver risco de uma solda encostar na outra e deixar um curto, nesse caso eu fui fazendo as conexões e isolando com o espaguete termocontrátil. Na ultima resistência de 3K3 você liga a ponta que sobrou dela no fio de NEXT, e no mesmo ponto ligue a resistência de 8K2 (ou 7K5). A ponta que sobrou da resistência de 8K2 vai ser soldada já ao fio que vai ser ligado ao positivo do plug p2 e o fio comum vai ligado à ponta que vai ser ligado ao terra do plug p2. Eu envolvi toda a área das conexões com um espaguete termo contrátil, garantindo, claro que tudo ficará isolado entre si. Até então teremos um cabo dessa forma: Como a alavanca fica na capa da coluna de direção e ela é uma peça removível, eu coloquei um plug para quando for necessário tirar a capa, só soltar o cabo da alavanca, dessa forma ela não ficará pendurada pelo fio. Esse plug pode ser colocado a cerca de 25cm de distância da alavanca.: O pedaço de fio que vai do plug até o rádio eu deixei com 60cm, ficou um tamanho excelente para retirar o player e desconctar o cabo depois. Monte o plug p2 na outra ponta e fim: É isso, a alavanca funcionou perfeitamente no Pioneer X588BT que possuo, fiquei devendo fotos melhores, eu fiz meio na pressa, mas acredito que ficou um bom passo a passo pra quem deseja se aventurar ou até mesmo não sabia se essa alavanca funcionava. Depois acrescento um vídeo da alavanca funcionando. Qualquer dúvida estou inteiramente a disposição. Abraços!
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