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  1. 1 point
    84 anos depois, bora atualizar essa garagem! Muita coisa aconteceu desde a última postagem... o carrinho rodou muito, pegou muita estrada, trocou muita peça... já desmontei e montei o carro inteiro umas 10 vezes. Virei cliente vip da concessionária, sempre pegando uma pecinha e outra lá pra deixar a caranga nos trinques xD Em maio de 2018 saíram as réplicas das Stromboli e entraram as Laser, originais do S16 Em março de 2019 dei uma boa revisada no sistema de arrefecimento, com radiador, termostática e mangueiras, todos novos Até que em setembro do ano passado deu B.O. no cabeçote! Não teve superaquecimento, mas estava passando compressão entre os cilindros 2 e 3. Mecânico cobrou R$900 de mão de obra, fora retífica e peças. Como eu estava um tanto sem grana, resolvi fazer o serviço eu mesmo! Já tinha quase todas as ferramentas e comprei as que faltavam. Tirei o cabeçote, comprei todos os retentores na concessionária e mandei pra retífica. Tbm comprei na concessionária as juntas e a correia dentada. Já havia feito troca de correia, polia, tensor e bomba d'água 12 mil km antes, então reaproveitei os tensores (que comprei originais no eBay.uk) e a bomba d'água. O carro ficou parado 3 semanas, mas o resultado foi muito satisfatório! O serviço ficou muito bem feito (rodei 5 mil km desde então). Algumas fotos das peças, do bloco já limpo, do cabeçote pronto pra ir pro lugar e de tudo montado: Reparem nos tubos novos atrás do bloco... aproveitei que o carro tava parado e desmontado pra reativar o ar quente! Afinal, o que é um peido pra quem já tá cagado? Todos os componentes do ar quente são novos! Inclusive o radiador da Febi Bilstein que veio direto da Lituânia =O O único probleminha é que o painel inteiro tem que sair para poder acessar o radiador do ar quente... então bora hahaha E o novo radiador no lugar! Mas depois de tanta loucura, o carro merece uns carinhos... Dei um talento no interior, que tá quase do jeitinho que eu quero. Fomos passar a virada do ano em Ubatuba E a última novidade, que provavelmente foi a mais esperada de todas... as lendárias rodas Cyclones! Montei na quinta-feira passada mesmo e ainda não consegui lavar o carro, pq não para de chover aqui em SP... Já refiz toda a suspensão dianteira. Coloquei coxins, batentes e coifas originais, amortecedores Monroe com as molas 5002RT do VTS, que deixaram na altura ideal para mim. Por enquanto é isso aí!
  2. 1 point
    O sensor de porta aberta fica na própria trava elétrica da porta, existe um limitador no conjunto que é acionado quando atinge o final de curso em contato com o pino do batente.
  3. 1 point
    Fala galera!!! Vou narrar aqui a minha saga que comecou na semana passada quando meu Leao parou de rugir. Na quarta feira do dia 3/12/14 eu fui dormir as 2 da matina terminando uma apresentacao para um cliente. Acordei as 5h15 (3h15 de sono), montei no V6 e sai correndo para o aeroporto de Guarulhos. Peguei o voo as 07h10, estacionando o carro no predio garagem do terminal 3. Depois de uma serie de reunioes exaustivas voltei no voo das 21h37, chegando aqui em Sampa la pelas 23hs cansado pra kct, montei no V6 de novo e corri de volta pra casa. Quarta-feira quase de madrugada, estrada vazia, um V6... Nao tem combinacao melhor. Vai que na estrada que liga o aeroporto a Dutra o meu V6 engasgou e APAGOU. Apareceu falha na caixa de cambio no CB, perdi a direcao hidraulica e aos poucos comecei a perder o freio. Parei no acostamento, liguei o pisca alerta, chamei um guincho e fiquei la panguando, cansado pra caralho e puto, esperando minha salvacao. Enquanto o guincho nao vinha fiquei pensando PRA ONDE eu ia levar o Leao. Como nao tenho seguro, se eu levasse prum patio teria que pagar mais uma "guinchada" pra tirar o carro de la pra levar pruma oficina. Se eu decidisse levar pra minha casa ia ser uma BELA mao de obra pra por o carro pra dentro (moro em um predio e a garagem eh no sub solo). Decidi levar o carro pra rua do meu predio e deixar o carro na rua. Desta forma, eu poderia ir la "facilmente" com as ferramentas para fazer um diagnostico para entender que raios aconteceu com o meu cambio, o indestrutivel Aisin AM6. Cheguei em casa la pelas 2 da manha, varado de sono. Descemos o carro na rua, "estacionamos" numa vaga sem zona azul e fui direto pra cama. Puto, obviamente. No dia seguinte a noite, depois que meu filho dormiu, armei-me do PPS e fui la no carro para ver o que tinha acontecido. Seguem os logs de erro: Analisem bem, os erros no cambio todos estao relacionados com o calculador do motor. Ja o calculador do motor apresenta um comportamento meio esquisito, vejam so. Erros muito improvaveis de acontecerem ao mesmo tempo. TODOS os injetores, TODAS as bobinas, OS DOIS atuadores do comando de valvulas, a purga do canister e a valvula que controla a geometria variavel do escape. PORRA, so podia ser um fusivel. Analisando a caixa de fusiveis que fica dentro do motor, a famosa BSM, identifiquei um fusivel que controla justamente a alimentacao de TODOS estes circuitos. Ha, batata, abri o capo, saquei a tampa da BSM fora, tirei o fusivel e... nada. O fdp tava inteirinho. Testei todos os outros fusiveis. Nada. Testei os fusiveis internos. Nada... Inferno. Bom, ja era tarde e eu tinha que acordar cedo no dia seguinte para ir de novo prum bate e volta no RJ. Larguei o leao la na rua e foi dormir. No sabado a tarde, comprei um sistema de esquemas eletricos para Peugeot aqui: www.emanualonline.com Depois de 12 GB de downloads, pude analisar com calma o esquema eletrico que envolve todos os atuadores acima: https://dl.dropboxusercontent.com/u/49639781/20141205%20-%20Pane%20eletrica%20-%20BSM/Esquema%20Eletrico%20Injecao%20Bosch%20407%20-%20ME%207.4.6%20-%20ES9A%20V6.pdf Prestem atencao que o F10, que fica dentro da BSM (PSF1 - canto superior direito) de fato comanda toda essa tralha que deu erro no PPS. Voltei la no carro com o esquema em maos e um multimetro. Medi a tensao no fusivel F10 com o pos-chave e nada de 12v ali. Nesta hora eu reparei o seguinte: Eu tambem nao escutava a bomba de combustivel. De volta no esquema, da pra ver que a bomba de combustivel esta conectada num fusivel ao lado do F10, o F5. Ambos os fusiveis sao alimentados por um rele, o RL2 e ambos nao tinham 12v no pos chave. Ja o RL1 parecia funcionar normalmente de acordo com o multimetro. Comecei a suspeitar do rele RL2. Pra saber se poderia ser ele, montei um jumper DIRETO do positivo da bateria para os dois terminais do fusivel F10. Tirei ele fora e montei o jumper. Abaixo a foto da BSM fora do carro e do jumper cortado (explico mais tarde o porque do corte). O "grafite" em vermelho eh o F10. O grafite em verde eh o RL2, que nao temos acesso sem abrir a BSM. Ao conectar a primeira perna do positivo para o F10 (que nao estava mais la) eu na hora escutei a bomba de combustivel. Entrei no carro todo feliz, dei a partida e nada. Obvio, injetores, bobinas e mais o caralho nao estavam alimentados. Montei a segunda perna do jumper, entrei no carro e dei a partida de novo. PEGOU DE PRIMEIRA!!! Mas eu ainda nao tinha certeza mesmo se era o rele RL2. Sabia que ele nao estava armando, mas nao sabia se era ele que tinha torrado ou se era quem mandava sinal pra ele que por algum motivo deixou de mandar. Bom, ja que o carro tava ligado com a minha master blaster gambiarra, toca por ele pra dentro da garagem. Pelo menos eu nao ficava parecendo um ladrao tentando roubar o carro no sabado a noite na rua. Fora que a iluminacao na rua eh uma catastrofe que junto com o sereno que tava caindo atrapalhavam bastante o trampo. Ao chegar na garagem, desliguei o carro mas como esperado a bomba de combustivel NAO desligou. Sai do carro, CORTEI o jumper e ai sim tudo desligou-se. Desmontar o jumper seria arriscado porque se ele encostasse em qualquer parte metalica seria um curto circuito sem fusiveis. Saquei a BSM fora, subi ela pra bancada e com o esquema eletrico em maos notei que eu nao seria capaz de excitar o rele diretamente ou medir sua resistencia porque ele eh alimentado por um circuito interno a BSM. Abri a BSM para tentar achar o dito cujo porem, para minha desgraca, a BSM eh cheia de cola por dentro para evitar a infiltracao de agua nos circuitos. Eu podia tentar tirar a cola e ferrar com a BSM, mas desisti, a cola tava impregnada demais nas coisas. Ai eu tinha que tomar uma decisao: Assumo o risco de ser a BSM, encomendo outra e vejo no que da? E ser nao for ela com pau, e se for a ECU que nao esta mandando sinal direito? E se for o chicote entre a ECU e a BSM? Puta merda viu... Consultando o service box, peguei o codigo da BSM: Eh a peca numero 1, 6500CG, Caixa Controle Motor. Consultando o site de preco de pecas Peugeot veio a paulada, R$ 825: Se eu estiver errado, foi 800 conto pro lixo. E ai, vamos encarar? Hora de dar uma pausa, ja era tarde pra caramba no sabado e eu tinha o domingo inteiro para pensar em alternativas para diminuir o risco de bancar R$ 800 a toa. No domingo pensei em ligar pra galera que tem 407 aqui no clube para "pegar emprestada" a BSM e fazer um teste. O foda eh que eu ou ia largar o cidadao sem carro enquanto eu fazia o teste ou ia obriga-lo a vir aqui em casa. Conheco dois malucos que tem um 407 V6, um la em Sao Bernardo (Scarpanti) e outro la no RJ. Problema: Ambos tem um 407 um ano mais novo que o meu e o codigo da BSM no caso deles eh diferente do meu. Portanto, nao ia adiantar nada. Segunda-feira de manha, acordei e verifiquei as acoes que tenho na Bovespa. Porra, catastrofe total. Cairam pra caramba. Pensei: "Quer saber? Foda-se. Ja tomei todo esse preju na Bovespa (apesar de nao ter vendido nada a gente acha que perdeu dinheiro), o que sao 800 conto pra quem ja ta todo cagado?" - Mandei email pro Junior Martins e encomendei uma nova BSM - Pelo menos o Junior, camarada, meu deu aquele desconto esperto e no final ficou por R$ 700. Hoje passei la na Alpes SBC com o meu valente 206, peguei a nova BSM, instalei no carro (suando frio) e pegou de primeira. Muitas comemoracoes, cerveja e gloria! E ao final todos foram felizes para sempre...
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