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Showing content with the highest reputation since 07/02/2019 in all areas

  1. 2 points
    Fala pessoal! Rodando na internet, achei o Service Box + SEDRE com tudo que precisa para instalar e ativar, mas tava com links levando uma eternidade para baixar, então resolvi tentar coloca-los no Google Drive e disponibilizar o link para todos. Para quem não sabe, existe um site do grupo PSA chamado Service Box, onde eles disponibilizam informações básicas sobre os carros deles, o diferencial deste "aplicativo" é que tem todas as informações técnicas, que no site oficial é necessário pagar para ter acesso, informações como: Instruções de montagem e desmontagem Torques adequados para montagem Ferramentas adequadas para cada serviço Instruções para identificação de determinados problemas Instalei em um Windows 10 x64 e funcionou perfeitamente, ele utiliza plataformas conhecidas como APACHE, JAVA e o navegador, então deve funcionar na maioria das verões do Windows. Não precisa instalar em maquina virtual, pode instalar direto. Tem arquivos com tutoriais, mas é bem simples instalar. Eu deixei em arquivos separados (sem compactar) para facilitar quem pretende fazer o download em varias etapas, mas se preferirem, posso colocar tudo em um arquivo só compactando tudo. Aproveitem! https://drive.google.com/open?id=1VisTb2h-MRrE3HaigYBx7xYcPtoqNhSu
  2. 1 point
    Bom galera, pra começar queria dizer que esse DIY é baseado no tutorial anti-grilos do ELMS, tambem ha um tutorial aqui no grupo do colega yuripastore,porem como os links nao estao funcionando achei esses 2 pdfs com tutos espero que sirva para a nossa cominidade. O que fiz foi apenas tirar fotos do processo e ir um pouco além em alguns momentos. Os quadrados de cor amarela indicam Fita Isolante e os de cor vermelha indicam o uso de Espuma. Espero que seja útil. O que será necessário: 1- Tesoura 2- Chave Torx (amanhã confirmo os tamanhos) 3- Espuma 4- Espuma com cola de um lado 5- Chave de fenda 6- Fita isolante 7- Paciência Tuto By elms e yuripastore.. Segue os links dos pdfs eles tem muitas imagens creio que ira auxiliar muita gente . Ps eu na o sou o criador dos tutorias então talvez eu não possa ajudar a galera apenas estou repostando os tutos .. 4Shared https://www.4shared.com/office/_u-oWZAWee/15671756-Peugeot-206-Reduccion.html https://www.4shared.com/office/aZ5w6X8see/38430209-206-Tutorial-Anti-gri.html flws galera
  3. 1 point
    Galera... se quiser mover o tópico pode ficar a vontade, não se se é aqui mesmo... mas lá vai... Não sei se todos conhecem o Service Box da Peugeot, é um site onde vc pode pesquisar as peças do seu carro, e chegar na loja da peugeot com a peça e pedir pra encomendar... o vendedor nem precisa ter trabalho!! é muito bom pra comprar peças.... O site é http://public.servicebox.peugeot.com/ Lá vai o tutorial... 1) Tem que se cadastrar no site 2) Façam o Login 3) Entrem no catálogo de peças 4) Escolham o modelo do seu carro. 5) Escolha a parte do carro, que você deseja procurar uma peça, basta clicar na imagem de alguma parte, no meu caro eu escolhe a parte da frente do carro. 6) Com essa nova tela aberta, selecione novamente o desenho de alguma peça que você está procurando. e em seguida vai abrir uma lista abaixo do desenho, que ai vc tem que verificar qual o modelo do seu carro, e clicar nesse item. 7) Vai abrir uma nota tela, meio que com o parachoque (foi a parte que eu selecionei) todo desmontado, e cada peça tem um número. Basta você clicar na peça que deseja 2 vezes, e ela automaticamente vai parar na "Sua sacola" de compras. 8) Você pega o código da peça (Sem os "000") e vai no site da peugeot fazer a busca pelo preço da peça. 9) entra com o código da peça, que ai o site vai te mostrar o preço. Se quiser fazer a compra, basta ir na loja da peugeot, levar o código da peça e solicitar a mesma. Pronto espero ter ajudado... Um amigo meu falou que se vc entrar com o chasi do seu carro em algum lugar nesse site, o site já mostra todas as peças disponíveis para o seu carro. É muito bom esse site, faço grande uso dele, e espero que comecem a fazer também. Abraços
  4. 1 point
    Instalação Espelhos Elétricos Família 206 e 207 Galera, depois de quebrar a cabeça, perder longas horas dentro do carro testando fio por fio sem chegar a conclusão alguma, eis que a odisséia acabou! Instalei os espelhos elétricos no meu carro. Existem duas maneiras de realizar esse up: 1ª - Comprar tudo no desmanche: espelhos, comando do console e chicotes - Mais fácil 2ª - Comprar tudo pelo M.L. e trocar apenas o mecanismo pelo motor elétrico - Mais econômico. Pela lógica escolhi o método mais econômico, abaixo segue a lista de peças: (moderadores, não é propaganda, estou postando os links para facilitar, ok?) - 2 unidades de motor para espelho elétrico - Esse motor é compartilhado entre outras montadoras, comprei exatamente desse vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236427298-motor-p-retrovisor-eletrico-corsa-palio-gol-fox-206-outros-_JM Preço total R$ 40,00 + frete - 2 unidades do chicote para motor do espelho elétrico fabricante TC Chicotes ref. TC-1070: Comprados através do vendedor Marcos tel. 11-7854 4120 Preço total R$ 16,00 + frete - 1 comando do console central com acionamento dos vidros + espelhos elétricos (Tente comprar no desmanche com o plugue dos espelhos, pois encontra-lo avulso será mais dicifil, talvez a TC Chicotes produza, mas nem procurei, pois o meu veio junto, que por sinal é o mesmo utilizado no Comp. Bordo e Velocímetro.) E ainda ganha a comodidade da subida e descida automática para o vidro do motorista. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-424849768-botao-espelho-retrovisor-e-vidro-eletrico-duplo-peugeot-206-_JM http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_214431536_7903.jpg Preço total R$ 46,90 + frete - 2 capas internas sem o furo do comando manual dos espelhos Comprei os meus no desmanche, paguei R$ 40,00 no par - Só prestem atenção pra comprarem de 206 para 206 e 207 para 207, pois a textura da peça muda de um modelo para o outro. - Fios, fita isolante , chaves torx, fenda, philips, a gosto. 1º Passo Desmontar o espelho da porta, usando o tutorial abaixo: http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=4684 2º Passo Desmontar o espelho peça por peça, usando o tutorial abaixo: http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=41142&hl=%2Bdesmontando+%2Bpe%E7a+%2Bpor+%2Bpe%E7a 3º Passo Conectar o chicote no motor, colocar a capa no espelho para depois parafusar o motor na carcaça. 4º Passo Desmontar o forro abaixo, conforme tutorial http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=4681 5º Passo Passar a fiação pela porta, mangueira de vedação, base da porta e console central. A parte mais chata é para encaixar a mangueira novamente na carroceria, vc deverá tirar o soquete da carroceria, colocar o bocal da mangueira por dentro dele e encaixar o conjunto novamente a carroceria. 6º Passo Identificar os fios do comando e motores direito e esquerdo: Não anotei qual a posição dos fios de cada motor, mas eh simples, eh soh ir mudando até os movimentos coincidirem com o joystick. 7º Passo Montar tudo com as novas capas do retrovisor. 8º Passo Repetir do 1º ao 7º passo para o outro espelho.. rsrs   Peço desculpas por não ter fotografado, caso tenha alguma dúvida, poste aqui que tentarei ajudá-lo.  
  5. 1 point
    Para quem se interessar, segue o tutorial para troca do painel de instrumentos e computador de bordo da nossa versão brasileira pela européia. Painel Brasileiro: Painel Europeu: Você vai precisar de: - chave torx para desmontar as partes do painel e tirar o painel. Eu não sei o tamanho, mas é tudo a mesma medida. - ferramentas para desmontar as partes/acabamento do painel. Sugiro ter ferramenta adequada para não arranhar ou destruir nada. Eu usei esse kit aqui de ferramentas: Sequência: 1. Tirar a tela touch screen da central 2. Tirar a moldura da tela touch. Depois de tirada a tela, remova a peça que dá o suporte para tela. 3. Tirar todo o acabamento da moldura que vai debaixo do painel de instrumentos até o lado do passageiro. Aqui é uma peça única e não tem parafuso. É tudo encaixado. 4. Feito isso agora dá para partir para a remoção do painel original. - Remova os 2 parafusos que estão na parte inferior - depois de tirar os 2 parafusos, precisa puxar o painel, pois ele é preso por 2 pinos de pressão na parte traseira. Se forçar o painel, vai estourar os pinos. Pegue uma ferramenta longa que tenha a ponta curva, de modo que a ferramenta entre por trás do painel, e consiga puxá-lo. Puxe um lado por vez com força para poder soltar o pino de pressão. Acho que nessa foto aqui dá para ver os pinos de pressão: 5. Com o painel fora, remova ele do chicote. 6. Vai ser preciso construir o chicote para o computador de bordo, caso o painel europeu seja a versão mais completa com o computador de bordo integral. Para isso, será necessário reconstruir conforme o diagrama abaixo, onde mostro a pinagem do conector do painel , as cores dos fios, e onde ligar no novo computador de bordo. - Pinagem do conector do painel: - esquema elétrico de onde pegar os sinais do chicote do painel e como construir o chicote para o computador de bordo. Nesse desenho que anotei, onde está escrito CB#1, CB#2, CB#3, CB#6, são os pinos do conector do CB. Se olhar o CB, vai ver que tem a pinagem anotada no conector. - aqui ele montado: deixei cada fio que usei para construir o chicote com as devidas anotações de pinagem e sinal, caso no futuro eu precise: Aqui o resultado final funcionando: Pelo que tudo indica, se usar o PPS2000 dá para ativar o painel para que ele mostre as informações de GPS também. Estou tentando conseguir um PPS2000 atualizado para fazer isso. UPDATE: Link com o diagrama do painel europeu. Cortesia do nosso amigo Henrique que compartilhou https://drive.google.com/file/d/1tg6V03KygIlukvTrX3-0EjEPtVboybWI/view?usp=sharing
  6. 1 point
    Olá sou Márcio Freitas, sou vendedor na Distribuidora SK Automotive no Rio de Janeiro. A SK Automotive fechou parceria com a PSA(Peugeot/Citroen) para melhorar a distribuição de peças genuínas, e mudar a visibilidade da marca no Brasil, suprindo a carência no mercado. VENDO PEÇAS PEUGEOT/CITROEN GENUÍNAS DIRETO DA FÁBRICA DE PORTO REAL. Trabalho com entrega por correios,transportadoras e retirada na empresa. Aceitamos todos cartões. Orçamento gratuito. Faço orçamento com o chassi do seu carro, envio fotos das peças em mãos para evitar erros. Vendo lataria,acessórios,rodas,motor, sensores, tudo que você precisar, caso não tenha no meu estoque, faço pedido para fábrica, chega em 3 dias úteis no meu estoque. Projeto Piloto da PSA e SK Automotive iniciado em 08/05/2019. Contato : (22)99794-2465 (Whatsapp) e-mail: marcio.freitas@skautomotive.com.br
  7. 1 point
    No meu antigo 308 2.0 eu sentia realmente o porta malas mais quente perto de abafador, mas nada muito anormal. No 2008 THP (manual) que tenho nunca senti isso não, mesmo fazendo o mesmo trajeto rodoviário que fazia com o 308.
  8. 1 point
    Se for modelo Phase 1 o suporte do neblina é por encaixe, super frágil, além de soltar ele quebra atoa. Arrumei o meu com cola quente. Bateria que nao segura carga? so não entendi essa afirmação "frio escuto a bomba de gasolina injetando gasolina"
  9. 1 point
    Por enquanto só rodas e suspensão. Já estou com as Ouragan aro 16.
  10. 1 point
    Boa tarde Alexandre, o ponto de energia vc pode pegar do proprio porta-luvas ao qual ja tem o acionamento de acordo com a abertura da tampa. Tire o acrilico da iluminação atual e faça a ligação dali mesmo. Eu troquei a lampada pingo que tinha original e coloquei uma fita de leds dentro do acrilico (se nao me engano couberam uns 7 pontinhos), ficou bem forte.
  11. 1 point
  12. 1 point
    JULHO A DEZEMBRO - 2018 e TOTAL GERAL DO 2º SEMESTRE DE 2018 1º Peugeot 2008: 797 - 1169 - 839 – 1046 – 857 - 808 – Total 5.516 (3 versões) = 1- Allure 1.6 flex aut 6 marchas R$ 69.990 2- Allure Pack 1.6 flex aut 6 marchas R$ 79.990 3- Griffe 1.6 flex aut 6 marchas R$ 89.990 - 14° de 40 da categoria de SUV’s 2º Peugeot 208: 568 - 641 – 516 - 511 - 395 - 468 - Total 3.099 (6 versões) = 1- Active 1.2 flex mec 5 marchas R$ 53.990, 2- Active pack 1.2 flex mec 5 marchas R$ 55.490, 3- Active pack 1.6 flex aut 6 marchas R$ 63.490, 4- Allure 1.2 flex mec 5 marchas R$ 60.990, 5- Griffe 1.6 flex aut 6 marchas R$ 71.490, 6- GT THP 1.6 mec 6 marchas R$ 83.790 - 9° de 12 da categoria hatch pequenos 3º Peugeot 3008: 206 - 267 - 213 – 189 – 168 - 197 - Total 1.240 (2 versões) 1-Griffe 1.6 gasolina THP aut 6 marchas R$ 150.990 2- Griffe Pack 1.6 gasolina THP aut 6 marchas R$ 157.990 - 32º de 40 da categoria SUV’s 4º Peugeot 5008: 58 - 71 - 52 - 61 - 51 - 67 - Total 360 (2 versões) = 1-Griffe 1.6 gasolina THP aut 6 marchas R$ 171.690 2- Griffe Pack 1.6 gasolina THP aut 6 marchas R$ 177.790 5º Peugeot 408: 128 - 80 - 23 - 31 - 17 - 16 - Total 295 = Fim de importação 6º Peugeot 308: 66 - 46 - 21 – 17 - 13 - 5 - Total 168 = Fim de importação FONTE: Fenabrave e carrosnaweb * 2008 lidera com folga como o mais vendido da Peugeot *3008 e 5008 só possuem 2 versões, todas 1.6 gasolina THP com o câmbio automático de 6 marchas. *Apenas o 208 tem versões com câmbio manual (Active, Active Pack, Allure e GT) *Preço do site *Solução pessoal: 1- Trazer o 108, novo 208, novo 2008, 308, 308 SW, 508, 508 SW, iOn, Traveller e Rifter (gama completa com a França) 2- 208: Colocar roda de liga leve na versão Active do 208 3- 3008 e 5008: Criar motor flex
  13. 1 point
  14. 1 point
    "Bom Galera, segue abaixo meu 206 moonlight. Comprei ele em agosto de 2009 e de lá pra cá venho fazendo modificações que um 206 RC possui. Sempre buscando levar o projeto o mais original possivel, peças que realmente um RC tem. Para aqueles que buscam informações de onde eu arrumei determinada peça ou então de como eu instalei, deixe sua pergunta que assim que possivel vou responder. Espero que gostem do meu projeto. Abraço a todos" O que veio no 206 Moonlight 1.4 Flex • Rodas de liga 14'' Tornade Original Peugeot • Teto Solar 2 Botões • Capas dos retrovisores fibra de carbono 206 RC Original Peugeot • Tampa do combustivel 206 RC Original Peugeot • Ponteira cromada Original Peugeot EX Peugeot 206 moonlight 206 RC Lista de Modificações: -Externo • Defletor Dianteiro Peugeot 406 Coupé • Paralamas Alargados Original Peugeot 206 RC • Rodas 17” Challenger chrome shadow Original Peugeot • Pneus Maxxis MAZ4-S 205/40 R17 • Molas H&R • Insulfilm G5 • Filtro esportivo K&N + C.A.I • Quick-shift no cambio • Capas dos Retrovisores em Fibra de Carbono Original Peugeot 206 RC • Retrovisores Preto Brilhante Retrátil Original Peugeot 206 RC • Led debaixo dos retrovisores com acendimento quando destravado o carro • Lentes dos Retrovisores Azul • Tampa de Combustível Aviação Original Peugeot 206 RC • Mini-Antena Original 206 RC • Farol de Neblina com mascara negra • Abafador Inox Duplo • Moldura Parachoque Trazeiro Saida Dupla Original Peugeot 206 RC • Badge RC Traseira • Badge RC Laterais • Badge PEUGEOT do 308 e 408 • Xenon 8.000K milhas • Xenon 3.000K no farol baixo • Xenon 8.000K no farol alto • Farol Projetor Angel Eyes Black com CCFL • Friso Grade Vermelho • Lanterna Led Rubi -Interno • Comando de Som no Volante Original Peueot • Moldura de comando de Luz Original Peugeot RC ( Regulagem de altura farol, regulagem de luz painel, Airbag carona ) • CB 3 Linhas Original Peugeot • Ar condicionado Digital Original Peugeot • Acabamento Retrovisores Interno Original Peugeot 206 RC JBL • Comando dos Retrovisores Retrátil Original Peugeot 206 RC • Jogo de Tapetes Bordados a Logo "206 RC" Original Peugeot 206 RC • Pedaleiras Original Peugeot Sport 206 RC • Soleiras Peugeot Sport 206 RC • Iluminação de cortesia nos pés com abertura das portas • Direcionador de Ar Fibra de Carbono Original Peugeot 206 RC • Radio Pioneer for Peugeot (original do 207 Xs)Bluetooth, USB, P2, com entradas ao lado do freio de mão • Auto Falantes Bomber 6" • Auto Falantes Hurricane 5” • Auto Falantes Selenium Bass 12” • Maçanetas Internas Aluminio Originais Peugeot 206 RC • Freio de mão com botão em Aluminio Originais Peugeot 206 RC • Jogo de Bancos do Modelo Feline • Forração das Portas e Coifa do Câmbio em Couro Italiano Preto • Tampa Porta-Luvas em Couro Preto • Volante Original Peugeot Sport • Moldura do Velocímetro em Couro Original Peugeot 206 RC • Velocímetro Original Peugeot 206 CC • Manopla de Câmbio Peugeot Sport 206 RC • Kit Painel em Fibra de Carbono Originais Peugeot 206 RC • Teto Solar Webasto Hollandia 300 / 5 botões com memoria • Luz de mapas Originais Peugeot 206 RC • Luz no porta luvas Originais Peugeot • Chave canivete modelo slin • Moldura de comandos RC • Aerofólio Original Peugeot Breve: • Eixo Trazeiro com Freio a Disco Original Peugeot • Barra anti-torção • Kit turbo (sonho) 180hp • Vidro eletrico trazeiro Evolução de um MoonLight...
  15. 1 point
    Fiz um vídeo resolvendo problemas crônicos com escapamento do nosso querido motor TU5JP4 que equipa os 307, 207 e até os C4 Hatch’s. CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO
  16. 1 point
    Cara e desonesta! Deixa teu carro todo frouxo e não admitem a culpa! Decidi criar este post para ajudar os colegas de Curitiba-PR a não caírem na cilada de uma oficina chamada Só Automático, no bairro Jardim das Américas (http://www.soautomatico.com/). Em primeiro lugar, fui enganado por me dizerem que as seguradoras bancam o conserto com o laudo deles, em caso de acidente e posterior problema no câmbio. Conversa mole, morri com R$ 6 mil nas mãos destes picaretas! Me entregaram o carro todo sujo por dentro, volante grudento e interior cheirando a óleo e graxa. Nojento! Quando retirei o carro, fazia barulho de escapamento furado quando acelerava forte. Por se tratar de coisa simples, deixei para ver depois, afinal, precisava do carro para trabalhar. Depois de uma viagem a Joinville (250Km ida e volta) voltou com barulhos na suspensão. Fiquei andando de Uber o tempo todo (tenho os recibos para provar). Quando finalmente tive tempo de levar a uma oficina, descobri que deixaram todos os parafusos que retiraram para acessar a caixa frouxos ou espanados, e alguns lugares até mesmo sem os parafusos (daí o barulho no escapamento). Fui até a oficina, e o dono se negou a admitir e falou que fui eu que levei em outro lugar e retiraram os parafusos, e que se eu demorei para ir é porque era culpa minha. Mal caráter e ruim de serviço! Não caiam nesta armadilha! Tenho fotos das cagadas dos caras. Incompetentes! Morri com mais de R$ 700,00 para arrumar a cagada. Cuidado! Espero ter ajudado!
  17. 1 point
    Bom dia Bruno, é totalmente possível... todos os meus PUGs eu alterei, digo, se não eram a versão TOP eu transformei de forma original. Em dois 207 que tive, instalei o sensor de chuva e crepuscular original... O bacana da Peugeot é isso, tudo é possível, estou agora transformando meu 408 Allure num Griffè. Um documento muito importante é o SEDRE, só com ele você consegue os esquemas elétricos da BSI para confeccionar os chicotes. Perguntar para mecânico esqueça, eles não sabem.... Posso te ajudar com os esquemas caso precise....
  18. 1 point
    Nâo posso falar especificamente do 2008, mas estou com um 208 com o novo câmbio automático de 6 marchas e posso falar que o consumo é basicamente o mesmo do antigo 208 que tinha manual de 5 marchas, o que é algo positivo, ao meu ver. Imagino que o 2008 deva manter a mesma proporção, já que usa o mesmo conjunto, porém com as ressalvas para a carroceria maior e mais pesada.
  19. 1 point
    Galera, fuçando no Service Box, vi que ao clicar em Documentações de Bordo e em seguida escolher o Brasil, só tem manual do 207/307/407 e não é possível fazer o download, somente de manuais mais recentes. Aí cliquei em Portugal e abre uma infinidade de modelos, então resolvi fazer o download para ajudar quem precisa. Lembrando que em Portugal alguns itens são diferentes de nossos carros, mas no geral é o mesmo carro. Espero ter ajudado. http://public.servic...pages/index.jsp Abraços 207 http://www.4shared.c...01_2011_PT.html 208 http://www.4shared.c...01_2014_PT.html 308 http://www.4shared.c...01_2012_PT.html 308 cc http://www.4shared.c...01_2014_PT.html 308 II New http://www.4shared.c...01_2015_PT.html 508 http://www.4shared.c...02_2014_PT.html 2008 http://www.4shared.c...01_2014_PT.html 3008 http://www.4shared.c...01_2014_PT.html RCZ http://www.4shared.c...01_2013_PT.html Consegui baixar os manuais do 206, 207 e 307 em Português do Brasil, trabalho insano, já que é preciso agrupar página por página no PDF Creator, não é possível fazer o download de uma vez só. 206 e 206 SW Set 2005 http://www.4shared.c...09_2005_BR.html 206 e 206 SW Escapade Set 2006 http://www.4shared.c...09_2006_BR.html 206 Mar 2010 http://www.4shared.c...03_2010_BR.html 207, 207 Sedan e 207 SW Escapade Ago 2008 http://www.4shared.c...08_2008_BR.html 307 Set 2005 http://www.4shared.c...09_2005_BR.html 307 e 307 Sedan Jan 2008 http://www.4shared.c...01_2008_BR.html Abaixo alguns antigos manuais pelo site de Portugal 106 Nov 2001 http://www.4shared.com/office/9G7Cv_FHce/106-por-ed11-2001.html 205 Jan 1999 http://www.4shared.com/office/o4boekmnba/205-por-ed01-1999.html 306, 306 Sedan e 306 Break Fev 2001 http://www.4shared.com/office/VASSo3FGce/306-por-ed02-2001.html 406 e 406 Break Jan 2002 http://www.4shared.com/office/1TqAGdpKba/406-por-ed01-2002.html 208 Jan 2013 http://www.4shared.com/office/RkJKS4b3ba/AP-208_01_2013_PT.html 208 Jan 2015 http://www.4shared.com/office/-bBTHguuce/AP-208_01_2015_PT.html 508 Jan 2014 http://www.4shared.com/office/4qefybkcce/AP-508_BB_01_2014_PT.html 2008 Jan 2015 http://www.4shared.com/office/ZlU8e7hDce/AP-2008_01_2015_PT.html 3008 Jan 2012 http://www.4shared.com/office/Zt4NhUYnba/AP-3008_01_2012_PT.html
  20. 1 point
    Olá amigos do Fórum! Até que enfim consegui fazer o tutorial de como trocar o radiador de ar quente. Depois de ter o pé queimado por água quente, até que a Peugeot poderia facilitar as nossas vidas e deixar fácil a desmontagem e montagem dos equipamentos corroídos por usar água da torneira. Mas não, foi um castigo por não usar 50% fluído + água desmineralizada. O cloro presente (não sou químico) acaba se tornando um corrosivo para o alumínio, que ataca radiadores, bomba d'água, bloco, e outros componentes metálicos. Por isso a recomendação de usar água desmineralizada e fluido (na proporção certa 50-50). Os benefícios de utilizar fluido são muitos, além de lubrificar partes móveis como a bomba d'água, ele protege contra a corrosão e age como anti-congelante e anti-fervura por ter um ponto de congelamento baixo e ebulição alto. Enfim, vamos ao trabalho, depois desse tutorial você vai voltar e ler novamente dos benefícios de usar os líquidos certos no seu carro! Chega de blá blá bla... Muitos dizem que é necessário desmontar o painel por completo, outros dizem que precisa retirar parte dele, eu sou a pessoa que defende a idéia de que NÃO PRECISA DESMONTAR PAINEL. Isso poupará tempo e dinheiro, pois certamente ninguém lê um tutorial, manda direto pra oficina. Durante os passos você vai ver que não é tão simples, apesar de ser uma peça tão pequena. Ela pode causar muita raiva e vontade de esganar os engenheiros/arquitetos do 206. Você vai xingar eles durante a desmontagem e montagem, muito, e em francês! Ferramentas necessárias: Chave Torx 10 (10 a 15 reais o jogo com 5 chaves) Chave Phillips Alicate de pressão ajustável (10 a 20 reais) Chave Fenda (pau pra toda obra) Chave soquete ou canhão 8, 10 e 12mm (paguei 30 reais um jogo de soquetes completissimo com 50 peças) Desmontando: Abra o capô. Atrás da caixa de ar(fotos do modelo 1.0 16v), ficam as mangueiras de entrada e saída de água quente. Elas são presas diretamente ao duto que é por sua vez, acoplado no radiador dentro do painel. (Nos outros modelos, o local é o mesmo, fica na parede corta-fogo, lado do motorista, perto do reservatório de fluído de freio.) Eu aconselho retirar a tampa da caixa de filtro de ar do motor, assim vc ganha 2 centímetros de espaço. Use um alicate de pressão ajustável para retirar as abraçadeiras que são como se fossem uma mola. Retire as mangueiras com a mão mesmo. (movimentos circulares, para "desgrudar a borracha") Tem um parafuso entre os 2 dutos que vão pra dentro do carro, retire-o (se eu não me engano é Torx 10) Retire a placa de metal e a borracha de vedação. Vá pra dentro do carro. 1- Retire a tampa da caixa de fusíveis interno do carro. Desprenda um painel branco onde tem alguns plugues grandes, puxe os fios (delicadamente), e tudo que conseguir pra fora do painel. 2-Tire o parafuso que segura o radiador na caixa de ar, só 1 parafuso! Fácil... 3-Com uma chave soquete e uma chave pequena e fina, tire o parafuso que segura o duto no radiador. 4- Tire o parafuso que segura o duto na caixa de ar. 5- Puxe o radiador com um pouco de força para ele se desprender da caixa, não se preocupe com aquelas garrinhas que parecem estar segurando o radiador, elas não seguram é nada! Tire uns 3 cm pra fora, só para vc ter um "jogo" pra poder desacoplar o duto que como não bastasse o parafuso, tem 4 garras, essas sim seguram! Tenha jeito para desencaixar, eu acabei quebrando(por pura raiva) 3 dos 4 suportes que entram as garras. 6- Se vc conseguiu tirar o duto quem quebrar nada, parabéns!! Se vc tricar o duto, pode ir comprar outro, não tem como adaptar nada nesse ponto. 7- Tire o duto, puxe por baixo e vai mexendo até ir saindo, ele está solto, só que ele enrosca em tudo por baixo. 8- Agora é a hora da força. Puxe o radiador até ele travar no painel. No ponto onde o radiador enrosca, pegue com os 3 dedos da Mao direita e puxe pro seu lado, com a mão esquerda vc vai puxando o radiador com movimentos circulares. Ele enrosca bastante devido as suas aletas. Isolando o sistema: Com um cano de cobre de 1/2 polegada por 5cm de comprimento, junte as duas mangueiras do ar quente. Use as abraçadeiras originais. Verifique se não haverá vazamento após 15 minutos de funcionamento do motor. Então vá atrás de um radiador novo! Montando: Praticamente é o inverso da desmontagem. Coloque o duto rígido por baixo do painel, coloque o radiador com o mesmo cuidado pra não quebrar o painel, e tome mais cuidado ainda para não danificar o radiador, já q é novo e merece respeito. Se achar que os anéis de vedação estão ruins, ressecados ou sem elasticidade. É facilmente encontrado em auto peças, custam no máximo 1 real cada. Porém são bem difíceis de instalar, já que normalmente são mais apertados de entrar. Eu não consegui acoplar o duto com os anéis novos, usei os velhos mesmo. Estou com medo que dê vazamento um dia. Enfim, se puder usar anéis de vedação novos, é melhor, porém vc vai sofrer pra acoplar o duto. Com o duto certinho no radiador, coloque o parafuso de segurança que prende o duto no radiador. Vá pra fora do carro e acople as mangueiras, isso mesmo! Não fixe nada ainda, vamos verificar se não há vazamentos! Muitos pagam caro nessa hora, não testam, colocam o fluido e quando percebe algum vazamento, o jeito é drenar o sistema e jogar a mistura fora. Encha tudo com água, encha até a boca do reservatório, e com uma garrafa grande ou uma mangueira, ligue o carro. Normalmente logo quando liga a água baixa e vai ocupando as mangueiras e dutos. Deixe o carro funcionando, com um olho na junta do duto e radiador, e outro olho do reservatório, nunca deixe o reservatório esvaziar por completo!!! Já q é teste, deixe o reservatório sempre cheio...sem tampa claro. Ligue o ventilador e o termostato na posição máximo quente. Abra a válvula de sangria do ar, deixe aberto até perceber vazar água por ali...então feche... Depois de uns 70 graus, a válvula termostática já deverá se abrir e engolir mais água pro motor, complete o reservatório e feche. Se até ai não deu vazamento, ótimo...parece estar dando certo... Espere até a ventoinha ligar, esse é o ponto crítico, onde há acumulo de pressão e se estiver tudo certo, não vai vazar nada...se quiser deixar mais uns 5 min. pra ter certeza que a pressão está a pleno e o tapete do carro vai se manter seco, tudo bem... Se estiver tudo certo, desligue o carro, espere esfriar e drene todo o sistema de arrefecimento. Tire as mangueiras de ar quente, e vá pra dentro do carro... Verifique que o radiador está bem encaixado na caixa de ar. De um aperto final no parafuso que prende o duto no radiador, verifique se todas as garras estão travadas. Coloque o parafuso que prende o duto na caixa de ar. Vá pra fora do carro: Coloque a borracha de vedação do duto de entrada/saída e a placa de metal. Aparafuse.. Recoloque as mangueiras de ar quente Recoloque a mangueira principal do radiador do motor. (caso tenha tirado) Verifique todas as abraçadeiras Faça a mistura de fluido e água desmineralizada, meio a meio. Encha o sistema, em torno de 5 a 6 litro no total. Faça o mesmo esquema, encha até o nível máximo e ligue o carro, monitore tudo, temperatura no painel, vazamento no duto e nível do reservatório. Vá adicionando água somente quando necessário, respeite sempre o nível máximo, deixando um espaço para a água se expandir quando quente. Esse é o meu primeiro tutorial, espero que tenha servido de referência para evitar oficinas mecânicas que gostam de retirar notinhas de 10, 20 e 50 reais do nosso bolso. Abraço a todos e boa sorte! Versão 1.1 (estarei arrumando erros de português, organizando parágrafos e adicionando fotos, deixando assim o tuto mais fácil de ler e entender)
  21. 1 point
    Opa. O sensor no meu carro fica de frente para quem está olhando para o motor, próximo ao Carter. Ele tem e vias e é de cor verde. No meu carro o sensor já era presente, mas não tinha a cablagem para a bsm e da bsm para a bsi. Usei o esquema elétrico disponibilizado pelo MartinsBruno e deu certo. Ahhh tive que habilitar o sensor no pps, na caixa bsi. Uma foto do painel funcionando
  22. 1 point
    Atualização da madrugada: alphonsus, mandei as fotos do conector. Valeu!
  23. 1 point
    Pessoal, visando uma melhor visualização do subforum, resolvi reunir neste tópico os temas mais importantes do nosso subforum. Quer saber tudo sobre os problemas mais comuns e suas soluções? Não deixe de ler os seguintes tópicos: Sensores de Estacionamento Paddle Shift no PUG Ligação do Computador de Bordo em Pugs <2001 Controle de Volante - Projeto de Interface Botão Engine Start Travamento Central 206 Sensor de Temperatura Ligar os Retrovisores Rebatíveis no 206 Cruise Control nos 207BR O que é necessário para colocar os neblinas? Reparar a Chave de Seta
  24. 1 point
    ]Por curiosidade quanto ficou o serviço feito aew na sua cidade a troca das tulipas ? ]Cara as tulipas eu comprei em um ferro velho por 400 reais ja com as coifas originais e a mao de obra 90 reais no total de 490 reais levando em conta que o meu carro é automatico o preço das tulipas foi bem aceitavel visto que em uma distribuidora de peças apenas a do lado direito custava 580 reais e vale ressaltar que nao era original e eu comprei original né ...
  25. 1 point
    UM DETALHE MPORTANTE: Naquele espaço para digitação abaixo de Veículo, está escrito VIN/VIS Lá vc digita o número do CHASSI do seu carro e aparece as peças específicas pro seu carro...é bem mais seguro assim!! Com esse número digitado, se vc clicar em Características Gerais do Veículo vai ter um raio-x impressionante do seu carro...desde a data de compra até os opcionais presente nele... Esse site é excelente mesmo!! É o mesmo que as concessionárias usam!! Ele já me salvou a pele muitas vezes...se tornou essencial para mim!! Espero ter contribuído!!
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