Jump to content

Macro

Membro
  • Content Count

    314
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    5

Macro last won the day on September 11 2016

Macro had the most liked content!

Community Reputation

84 Genial!

About Macro

  • Rank
    Velocidade de Cruzeiro

Profile Information

  • Sexo
    Masculino

Previous Fields

  • Veículo
    C4
  • Versão
    Outro
  • Fabricação
    2010/2011
  • Motorização
    2.0 16V
  • Estado
    SP
  • País
    Brasil
  • Cidade
    São Paulo

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Eu cheguei a perguntar pro mecânico se poderia ser baixa compressão(o problema que você relatou no seu carro) mas ele falou que não era. E se for parar pra pensar, se fosse baixa compressão em algum dos cilindros o carro ficaria mais fraco e teria um funcionamento mais Irregular durante o uso(tipo o motor ficar estranho), coisa que felizmente não está acontecendo no meu. No meu caso ele só vibra bastante, de resto ele funciona normalmente, tanto que já conseguimos andar mais de 20 mil km desde que compramos sem nenhum problema. E meio que aproveitando a linha de raciocinio do seu mecânico, olhando os parâmetros do motor e comparando a outros carros(tiros os dados de videos no youtube mostrando a revisão de carros com o mesmo motor), parece tudo estar similar, MAP(pressão de ar no coletor), tempo de Injeção, variação da sonda lambda etc. Acho que se tivesse um problema de baixa compressão pelo menos hum desses parâmetros ficaria fora do normal sem a ECU acusar algum erro. Sobre o efeito negativo da baixa compressão, acredito que o problema venha do desequilibrio entre os cilindros. Se a compressão é menor, consequentemente a força produzida será menor por haver uma perda de parte da expansão de gases que a combustão causa no cilindro e assim num sistema onde hum ou mais cilindros está produzindo menos força você vai sentir esse desequilibrio, seja por vibrações ou por falta de força do motor. Isso é o que presumo que aconteça. Ainda sim agradeço peço seu relato, se a troca da minha bobina não surtir efeito vou mandar fazer um teste de compressão e vazão* pra ver se não tem nenhum problema mecânico escondido no motor. *nem sempre eles fazem esse teste pois muitos mecânico não tem a ferramenta mas é sempre bom fazer caso suspeite de baixa compressão
  2. Macro

    EW10A vibração excessiva

    O coxim do motor afunda e/ou rasga com o tempo e que eu saiba ele só faz o carro vibrar mais(exceto se rasgar completamente). O que geralmente faz mais barulhos quando quebra é o coxim Inferior/torcional que impede o motor de girar ao aplicar torque nas rodas. Ele rasga e faz barulho quando coloca o carro em drive ou "aplica torque". O coxim do câmbio acredito que seja o que menos sofre dos três e eu não faço Ideia quais seriam os sintomas. O do motor é mais fácil de diagnosticar com ele fora do carro olhando o quanto afundou, a medida que ele desce forma um espaço maior no topo dele. O Inferior é só ver por baixo do carro(num elevador) se ele está rasgado, as vezes é necessário uma alavanca pra forçar o coxim e evidenciar o rasgo. O do câmbio eu realmente não sei como ver fora desmontando ele mas e bastante Improvável que seja ele o problema se o seu carro não for bastante velho ou se você não tiver rodado bastante tempo com os outros coxins quebrados(isso é o que normalmente ferra o coxim do câmbio). Se o coxim do motor for do tipo hidráulico(não me lembro se o do 208 é, geralmente carros mais simples é só de borracha), também pode acontecer da bolsa de óleo se romper e o óleo vazar só que ai fica fácil de ver pois a área em volta do coxim fica suja de óleo. Pra ilustrar, uma foto do coxim do novo uno que eu tive antes do C4, era um carro pouquíssimo rodado , comprei com 21 mil km e 8 anos de idade. O coxim ainda estava bom porém ele já tinha descido bastante por causa da idade dele. O meu: Um novo:
  3. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Isso foi uma das primeiras coisas que me foi sugerido e como o suporte inferior ja tava quebrado eu de cara ja troquei ele e o do câmbio que ainda estava inteiro porém velho. O que fez mais diferenéa foi o do motor pois o que veio no carro era do tipo sólido e eu troquei pelo original hidraulico mas ainda sim só diminuiu um pouco a vibração.
  4. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Levei semana passada o carro na oficina pra testar a bobina e Infelizmente eles não tinham como testar o secundário pois eles não tinham aquele cabo de vela extensão mas deu pra testar o primário e comparar os parâmetros com um c4 pallas 2.0 que também estava lá. O primário estava normal porém o tempo de carregamento na minha bobina estava meio estranho comparado ao outro C4, primeiro Indicio era o tempo de carregamento que estava um pouco maior no meu comparado ao do outro(1,74 vs ~1,64) e além disso o tempo de carregamento da bobina 1 do meu variava bastante enquanto todas as outras ficavam quase que perfeitamente estáveis só variando uma pitada depois de dezenas de segundos. Enquanto Isso no outro C4 o tempo de carregamento ficava perfeitamente estável o tempo todo, em todas as bobinas não Importando o que o motor fizesse. Ao que parece é a bobina mesmo porém eu ainda sim vou atrás de outra oficina com aqueles cabos de vela extensão pra testar o secundário de Ignição. Quero ter certeza absoluta que minha bobina esta ferrada mesmo antes de eu sair gastando ~800 reais numa nova. EDIT: esqueci de falar que o que parecia ser uma rechadura na minha bobina(mencionei no primeiro post deste thread) na verdade é um detalhe de fabricação que também estava presente na bobina do outro C4.
  5. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Também suspeitei do sistema VVT e decidi fazer um teste desplugando(com o motor desligado) a solenoide do VVT depois do motor atingir a temperatura de operação e não fez quase nenhuma diferença na tremedeira do motor. A ECU do motor registrou a falha e ela também registrou que não estava havendo nenhuma dephasagem no came de admissão então parece que nesse sistema está tudo funcionando corretamente. Ainda pode haver algum problema com a polia mas eu precisaria de um osciloscópio pra ver Isso.
  6. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Fiz dois videos tentando mostrar o motor vibrando:
  7. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Uns screenshots dos parametros do carro com o motor em temperatura de operação(>90ºC) e com o AC desligado. 01 - Pressão no coletor em 374mbar praticamente travado. 02 - Sonda lambda parece estar funcionando normalmente. Abaixo dela é o gráfico do avanço de Ignição e acima é a posição da borboleta snme.
  8. Macro

    EW10A vibração excessiva

    Não ficou claro no post original mas a vibração vem do motor visivelmente chacoalhando. A sensação dentro do carro só fica bastante perceptível quando ele está em marcha lenta(~700rpm) e parado. Quando você aumenta a rotação ou liga o ar condicionado, a sensação diminui bastante porém o motor chacoalha ainda mais do que em marcha lenta. Também notei que com o motor frio(coisa de primeiros minutos de operação) ele chacoalha e vibra bem menos, é quando ele esquenta que começa a chacoalhar e vibrar mais. Outra coisa que esqueci de colocar no post original é que eu também tinha pedido pra verificar a vazão dos Injetores uns dois meses depois de comprar o carro e os quatro estavam quase que exatamente Iguais. Presumo que estivessem limpos assim por causa do aditivo de combustível.
  9. Macro

    Peugeot 208!!

    308 e 408 sairam de linha e eram produzidos na argentina, o que sobrou naquela fábrica, só o c4 lounge? EDIT: pra piorar ainda mais pra eles, o C4 cactus veio pra fábrica aqui do Brasil. Não sei se é estrategia produzirem um carro de maior volume como o 208 lá ou se é quase que um consolo pra eles não ficarem sem nenhuma produção significativa.
  10. Olá amigos, depois de vender o meu 208 comprei um C4 e estou tendo um problema que talvez alguém aqui possa resolver. O carro é um exclusive manual 2011 e desde que comprei eu tive a impressão que o motor vibrava muito mais do que deveria, tanto pela sensação que passava pra dentro da cabine quanto pelo qhe era possível ver no cofre do motor. A lista de coisas que fiz pra tentar resolver o provlema: troquei as velas pelas ngk corretas com gap conferido, troquei todos os três coxins do motor pelos originais, passei a usar aditivo de combustivel(tipo aquele da koube) toda vez que abasteço o carro, limpei a borboleta, fiz o reset da borboleta e autoadaptativos, limpei as valvulas de admissão manualmente, limpei o MAP, troquei a correia e os rolamentos usando as ferramentas de sincronia corretas da raven, troquei o oleo três vezes ao longo deste tempo(andei 15 mil km com o carro). Feito tudo isso ai longo dos acho que meio ano que estou com o carro, ele ainda continua vibrando bastante tanto sentindo quanto olhando motor. A limpeza das valvulas de admissão foi o que mais surtiu efeito deixando a operaçao do motor mais suave em mudanças bruscas de carga mas a vibração cobtibua lá quase que igual ao dia que peguei o carro. (melhorou um pouco graças ao coxim hidraulico que substituiu um solido vagabundo que tava no carro) Também comprei o scanner "original" lexia e olhando os gráficos da sonda lambda e o valor que o sensor map reporta(~374mbar com o motor idle), parece estar tudo ok. Posição da borboleta estava a uns 1.4 graus at idle. Acho que o unico parametro meio fora era o avanço de ignição que saia fora dos +-3 graus at idle em alguns momentos mas é algo bem rápido. Se acharem bom eu posto uns screenshots dos gráficos. Já chequei a tampa de valvula também e o diafragma não está furado, tapei a entrada do canister no coletor pra conferir se talvez não havia nenhuma entrada falsa de ar pelo sistema evaporativo e também não fez nenhuma diferença. Eu estou suspeitando que seja a bobina de ignição e inspecionando mais de perto ela, tem uma rachadura beeeem fina proxima ao parafuso central dela. O estranho é que o carro não falha então fico com medo de gastar uma dinheirama doida numa peça e no fim das contas não ser ela. As outras coisas que troquei foran caras mas pelo menos eram coisas que eu sabia que estavam quebradas então não foram gastos em vão. Alguém já viu caso similar ou tem alguma dica de onde proceder pra tentar identificar o problema? Esqueci de falar que fora a vibração o carro funciona sem problemas quanto ao motor seja com gasolina ou com alcool.
  11. Macro

    Peugeot 508

    Por enquanto não saiu muita coisa a respeito do carro mas este site parece ter bem mais informações que o resto, porém não sei o quão confiável ele é: https://www.netcarshow.com/peugeot/2019-508/ O que mais me chamou a atenção do que está no site: -calibrações novas do THP -suspensão traseira indpendente (FINALMENTE!!!!!) -troçentas dispositivos de segurança Alguns higlights: Use of the EMP2 platform, which is undoubtedly one of the best platforms today, providing great dynamic qualities and weight-reduction (on average, 70 kg less compared to the previous generation), improving fuel efficiency, safety and performance. Introduction of a new body-welding technique strengthened with 24 m of structural adhesive, providing greater rigidity and a guarantee of better durability. Installation of a damper front cradle for optimal suspension damping Adaptation of a multi-link rear axle linked to variable-damping controlled suspension - Active Suspension Control (as standard on GT version and on all petrol engines; as an option on 2.0 L diesel engines). Settings for road-contact style, adapted for each engine to guarantee the best level of ride comfort and damping over uneven surfaces. Calibration of the electric power-steering to ensure a compromise between smooth and firm handling for all driving situations and to provide outstanding manoeuvrability. Widespread introduction of reliable, modern automatic transmission through use of the new eight-speed EAT8 automatic gearbox which has an electric gear-lever with one-touch control. Night Vision system, a first for the segment Adaptive Cruise Control with Stop & Go function (with automatic EAT8 gearbox) Lane Positioning Assist (related to Stop & Go adaptive cruise control), first application on the Peugeot range Latest-generation Active Safety Brake (that detects pedestrians and cyclists both day and night at up to 140 km/h) and Distance Alert Lane Keeping Assist (including roadsides) Driver Attention Alert High Beam Assist Speed Limit recognition and recommendation Extended Traffic Sign recognition (Stop, prohibited direction etc.) Active Blind Spot Monitoring system As such, there are two new petrol options (depending on destination), developed based on the 1.6L PureTech engine: PureTech 180 S&S EAT8 PureTech 225 S&S EAT8 (GT version only) Related to the sport mode of electronic suspension, this solution provides zest and responsiveness worthy of the GT label.
  12. Macro

    Peugeot 508

    Novo 508! Não sei se era melhor abrir um topico novo ou não então por via das dúvidas vou incluir aqui mesmo.
  13. Macro

    Peugeot 208!!

    Meio tarde mas comentando a respeito do carro grilando. Felizmente não lembro de alguma vez o nosso griffe manual ter problemas com pré ignição, praticamente só rodava com alcool e a cada um ou dois meses eu enchia o tanque com gasolina aditivada da shell pra dar uma limpada no sistema(sei lá se isso realmente fazia alguma diferença rs). E quando fui pra argentina fiz questão de abastecer lá pra testar a gasolina pura ao invés da nossa batizada e o carro também rodou sem problemas na viagem de volta sem nenhum barulho estranho de pré ignição. A titulo de curiosidade, a autonomia melhorou só um pouco, coisa de 1km/l. Agora o carro que temos atualmente, um novo uno 1.0, não gosta de gasolina. Fui fazer essa minha abastecida com gasolina aditivada e o troço passou a fazer uns barulhinhos estranhos, especialmente em carga alta(saindo com o carro ou em marchas muito altas pra velocidade) e depois de um tempo ouvindo aqueles barulhos caiu a ficha que o carro estava grilando. O estranho é que esse é o nosso segundo novo uno 1.0 só mudando o ano(o atual é 2011 e o anterior é 2012) e não me lembro do anterior fazer esses barulhos com gasolina, talvez seja algum acumulo na câmara de combustão ou deficiência dos injetores, sei lá. EDIT: alguém sabe se o motor EC5 tem o sensor de knock? Os THP snme tem porém eu não sei se eles incluiriam isso num motor mais simples que nem o nosso 1.6.
  14. Macro

    Peugeot 208!!

    A comfortline e highline vem com o 1.0 turbo AT6. Se me lembro corretamente, de uma pra outra só muda opcionais, alguns detalhes estéticos e a a possibilidade de equipar o carro com aquele quadro de Instrumentos de LCD. Realmente, a parte da porta é a que da a pior Impressão, não é horrível mas acho o 208 bem melhor. Já o painel achei agradável, principalmente quando você está sentado no banco do motorista. Já sentado no banco do passageiro ele é meio estranho pois não só ele é levemente Inclinado pro lado do motorista como também tem aquela nervura de plástico Indo do câmbio aos comandos do AC, o que dá a Impressão que o passageiro fica excluido do AC e rádio, se é que Isso faz algum sentido. rs Outra coisa que fica mais fácil de notar do lado do passageiro é o quão plano é o painel. Não chega a ser níveis corolla de plano mas eu achei meio estranho. Mas Isso tudo que eu disse você só percebe vendo do banco do passageiro, no do motorista eu nem tinha notado Isso. E pra ser sincero não é fator determinante na compra do carro. Ainda não fui ver o argo. Sinceramente ele não tinha me despertado muito Interesse mas depois de ver vocês falando tanto dele vou ter que conferir. rs Eu li toda a discussão das páginas passada e acho que você fez um bom negócio no seu novo 208. Pra mim os 90 dias de espera não seriam problema pois Isso foi metade do tempo que gastei pesquisando nosso último carro. rs O que achei ruim é o que estava sendo proposto pro seu usado, preço muito baixo ou ter que ficar tentando vender no particular são duas opções meio complicadas.
  15. Macro

    Peugeot 208!!

    As versões mais simples tem acesso a uns opcionais Interessantes pra um carro versão base, como mais airbags e ESP mas eu nunca gastaria tanto dinheiro num carro que não tem como ter uma coisa boba que nem a regulagem elétrica do retrovisor. Pra mim Isso é economia de carro de entrada como up, mobi, uno e cia, não num hatch dito premium que custa mais de 50 mil reais. (que fica ainda pior já que o carro que eu vi estava a ~58 mil por ter um pacote de opcionais) Acho que o polo vai ter a mesma trajetória do golf atual. Quem lembra em 2014 quando o golf foi lançado aqui a partir de 67.990,00 pra versão mais simples equipada com o 1.4TSI e MT6? Pelo que o carro tinha o preço era muito bom, especialmente quando você levava em conta que o carro vinha da alemanha ao invés da AMLAT como boa parte dos Importados. Ai o tempo foi passando, a VW foi enfiando aumentos, depois passou a trazer o carro do méxico menos equipado, com menos versões e ainda mais caro e no fim das contas foi nacionalizado com mas simplificação, ainda mais acréscimos ao preço mas pelo menos mais versões. Vendo a trajetoria do golf, chuto que esse preço bom do polo não dura muito. Meu conselho pra quem está Interessado nele é que compre logo pra não correr o risco de ter que pagar mais.
×