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Rogerpec

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About Rogerpec

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    Pane Seca
  • Birthday 12/07/1981

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  • Veículo
    207 SW
  • Versão
    XS
  • Fabricação
    2008/2009
  • Motorização
    2.0 16V Tiptronic
  • Estado
    SP
  • País
    Brasil
  • Cidade
    Sao Paulo
  1. Olá. Sou fã de peugeot e membro do Clube há 2 anos e quase não posto, porém este clube já me ajudou com os posts dos amigos daqui, os quais agradeço as informações preciosas. Por isto resolvi postar minha experiência prática com a "anomalia" anti poluição que tem sido o terror de muitos proprietários de um Peugeot. Sou mecânico de formação, hoje engenheiro de sistemas. Não atuo mais na mecânica como ganha-pão, porém sempre estou com as "mãos sujas", tendo alguns amigos mecânicos que me pedem opinião. Além de eu também ter um Peugeot é claro. Acredito que muitos aqui no fórum já devem ter conseguido resolver o problema então este tópico pode vir a ajudar os mais novos proprietários. e/ou membros. Anomalia Anti-Poluição, o que é? Deveria ser um erro na sonda Lambda, linha de combustível, combustível adulterado gravemente ou problema mecânico no motor que gerasse queima incorreta do combustível e/ou escape de gases. Mas não se engane, a probabilidade é ser nenhum problema com o sistema anti-poluição do seu veículo. Mas sim uma falha ou defeito de outros componentes. Agora o porquê de sempre aparecer anomalia anti-poluição como se fosse um default ao invés dos códigos de erros corretos não me pergunte mas sim aos franceses, que fazem um carro tão ótimo e maravilhoso, quanto péssimo e detestável em alguns poucos aspectos, tudo ao mesmo tempo para alegria e terror dos proprietários. Sintomas nos Veículos automáticos: Veículo dá um tranco e apita anomalia anti-poluição, liga ou não a luz de injeção. Veículo apita anomalia, liga luz de injeção e trava câmbio em modo limp-home. Veículo dá erro de anomalia e erro de anomalia caixa automática, depois o câmbio fica esquisito, como se demorasse pra trocar as marchas mas não entra em limp-home Sintomas tanto nos automáticos quanto nos com câmbio manual Veículo apita anomalia anti-poluição e liga a luz de injeção mas continua andando normal. Veículo apita anomalia anti-poluição e não acende luz de injeção porém não apaga a anomalia de imediato mas continua andando. Veículo apita anomalia anti-poluição e liga luz de injeção e/ou morre e/ou embaralha (motor falhando). Veículo apita anomalia anti-poluição, liga luz de injeção, morre e não pega mais (ou pega depois de esfriar). Veículo apita anomalia anti-poluição, liga luz de STOP e não pega mais ou pega mas fica sem condições de dirigir. Veículo apita anomalia anti-poluição e um ou mais ponteiros do painel caem. Ponteiros voltam em alguns casos e outros não, Veículo apita anomalia anti-poluição e apita junto falha no sistema ABS e/ou leitura de velocidade Outros sintomas As vezes o erro vem acompanhado de "erro de travão" (freio de mão) As vezes vem acompanhando de erro no sistema de alarme. Todos estes sintomas estão quase sempre relacionados a falha na rede VAN e nem sempre estão relacionados de fato com os defeitos informados pelo sistema em atuadores ou sensores, ao ser escaneado. Normalmente ao passar o scanner, o mecânico vai encontrar inúmeras falhas que foram geradas por um defeito que pode nem aparecer na leitura. A maioria dos mecânicos vai te falar que não são erros presentes, vai limpar a memória de falhas e mandar você rodar com o carro até apresentar o defeito novamente para uma leitura melhor, porém, quando o defeito der novamente inúmeros erros que não tem nada a ver com o assunto aparecerão novamente gerando um círculo vicioso que pode resultar em troca desnecessária de peças (e $$ perdido). Alguns talvez achem pouco provável alguns geradores desse erro, mas os que afirmo que foram testados eu fiz pessoalmente e são reais. Defeitos mais comuns que geram o erro, com sugestões de correções: Todos estes podem gerar o erro então quem estiver com o problema deve (ou pelo menos deveria) fazer uma listinha pro seu mecânico dar uma olhada (ou você se tiver proficiência). Estão por ordem de prioridade segundo as experiências que tive com os peugeot. Zinabre no aterramento. É o mais comum de dar o erro chato. Verifique as condições da bateria e o aterramento (massa) ao monobloco, motor e câmbio (se for um automático). Tive este problema logo que comprei um peugeot e depois de algumas semanas procurando o defeito resolvi tirar todo o fio terra (negativo da bateria) e limpá-lo com escova metálica assim como os parafusos onde ele é conectado. Limpei também os contatos da bateria e a Resolveu e fiquei 6 meses sem o problema. Dá pra fazer você mesmo se tiver um pouco de habilidade com ferramentas mas o mais indicado seria seu mecânico. Se for o massa, o erro dá frequentemente, praticamente todo dia. Mau-contato, zinabre ou umidade da BSI A BSI é apontada quase sempre como a vilã mas não é (basta olhar os fusíveis debaixo do painel, aquela caixa onde encaixam os fusíveis é a BSI). Se estiver com algum conector solto ou com zinabre, ou até mesmo umidade, pode dar falha. O problema é que tirá-la e recolocá-la é um pouco chato então melhor contar com seu mecânico gente boa pra fazer isso. Pra checar se tem umidade não tem outro jeito senão cortar as etiquetas da peugeot e abrir a caixa (obviamente só faça em carros fora da garantia ou se já estiver de saco cheio das mesmas resposta na concessionária). A umidade pode entrar por evaporação debaixo do painel de alguns peugeots. Se há umidade, use um secador de cabelo não muito perto na placa e contatos. Após checar a umidade pode-se limpar os contatos com um spray limpa contato de boa marca. Fiz limpeza de uma BSI que ficou mais de ano sem dar o problema. Se for essa a causa, o erro acontece mais após dias chuvosos ou lava-rápido. Alternador Deveria estar em primeiro lugar neste guia mas não coloquei porque tive mais experiência com os dois anteriores, mas fique esperto com o alternador, especialmente se tiver mais de 5 anos de uso, ele prega peças. Alternador - 1: A tensão pra estes veículos deve ser gerada acima de 14 volts. Se por exemplo estiver batendo 12.4 na bateria com motor ligado é quase certo que vai aparecer o erro de anomalia anti-poluição. Variação mínima senão vai pegar o erro quanto entrar um ar-condicionado a noite com todas as luzes e som ligado. Vai dar mais o erro quando exigir carga dele. Em outras palavras, vá a um bom mecânico e mantenha o alternador sempre em bom estado! Alternador - 2: (ATENÇÃO, esse é difícil de descobrir) Se o "bendito" do alternador no seu carro fica embaixo do reservatório de fluído da direção hidráulica e seu carro dá erro de anomalia anti-poluição aleatoriamente (entenda-se aleatoriamente tanto quanto uma vez por dia quanto uma vez por semana), pode ir pro mecânico e tirar a bomba da direção que fica acoplada ao reservatório. É quase certo que o reservatório tem algum pequeno vazamento e faz o óleo cair bem em cima do alternador. As vezes o óleo pode sair da própria tampa que fica marejando alí e vai escorrendo bem lentamente. Esse óleo pinga no alternador e pode causar um isolamento momentâneo das escovas/sapatas e o computador simplesmente entende que o alternador parou de funcionar. Isso quando acontece é um terror e quase ninguém descobre, troca-se tudo no carro mas o erro de anomalia anti-poluição continua lá. É quase como um câncer, vai pingando, pingando e o proprietário + mecânico se matando pra descobrir o que é até que um dia o alternador pára de vez e troca-se o alternador mas o reservatório vai pingando, pingando até que o novo alternador comece a sofrer a mesma agressão. Boia do combustível Problema besta. Também pode gerar o erro de anomalia anti-poluição. Isso porque a boia é magnética (as originais) e com o tempo e chacoalhadas do combustível vai criando certa folga na haste e começa a dar pequenos errinhos de medição e/ou queda total do sinal mas de maneira muito rápida, que não são acusados no ponteiro do painel mas que são informados ao computador e ele toma decisões baseado na falta de combustível em pleno curso ou queda da pressão na linha. É gerado uma série de ocorrências programadas que logo em seguida são abolidas porque a medição volta repentinamente. Por que não acusa no painel? Porque o contato precisaria ser desligado para que o ponteiro atualizasse uma medição errada (ir do meio tanque para o zero por exemplo). Nesse caso melhor levar no mecânico mesmo que você seja daqueles que se arriscam a desmontar o carro todo. Primeiro porque a rosca do tanque desse carro é muito dura e precisa de ferramenta especializada (não a marreta e talhadeira que nem uns caras mostram no youtube) e segundo porque o ambiente após o tanque aberto corre risco de explosão então é melhor um especialista mexer nisso. Aqui eu troquei a bóia de um que dava o erro anti-poluição quase sempre a meio tanque então relacionei com o medidor e voilá... problema sanado. Em outro veículo eu entortei um pouco a haste e deu certo mas e melhor comprar a bóia nova, custa 50 reais. Para testar a bóia depois de retirá-la, use um ohmímetro. Ela deve dar +/- 300ohms vazia, 150 no meio e cerca de 60 em posição de cheia. OBS: Após trocar a bóia deve-se fazer o computador reaprender ela, tem vários tutoriais explicando isso e seu mecânico saberá. Mau-contato na caixa de fusíveis do compartimento do motor. Sim, o cabo positivo que é ligado nessa caixa se estiver com a porca um pouco solta pode gerar o erro por mau-contato. Sonda lambda. Se ela realmente estiver com defeito vai gerar o erro mas não vai gerar inúmeros outros erros que não tem nada a ver junto. Isso porque seu funcionamento é muito simples. Se o seu carro tiver duas sondas lambda pode ser que uma esteja boa e outra não. As vezes invertendo elas o problema pode parar ou diminuir a frequência. Catalisador. Coloquei por último porque já cheguei a retirar um catalisador para ver se o problema parava e não parou. Muitos dizem que o catalisador "entope". Pra ver se está entupido, peça para o mecânico tirar ele fora e com uma mangueira jogue água de um lado do catalisador (frio é claro) e veja se sai no outro. Se passa a água obviamente vai passar gases. Combustível adulterado. Pode dar o erro mas vai gerar outras falhas primeiro. Se for combustível adulterado vai passar no próximo reabastecimento, exceto você sempre use o mesmo posto e os caras forem sacanas. Troque de posto algumas vezes para ver a frequência do erro. Cânister ou válvula do cânister Se estiver completamente obstruída pode causar o erro por excesso de gás saindo no escapamento? Não sei, esse eu nunca peguei mas um amigo disse que já pegou e solucionou. Para verificar possível entupimento do sistema cânister, peça ao frentista pra encher o tanque vazio com o bico no automático e se desligar pra ele colocar no automático de novo. Observe quantas vezes a bomba desliga sozinha durante o abastecimento. Se desligar mais que duas vezes é provável que o canister ou válvula estejam obstruídos. Se desligar só quando o tanque estiver próximo de cheio então está normal. Sistema de ar condicionado sem pressão. Não comprovado. Esse eu nunca vi mas um amigo especializado em ar condicionado garantiu pra mim que se o sistema dos peugeot estiver sem pressão (gás vazou) o computador dará erro de anomalia anti-poluição. Bom, se depois de tudo acima não solucionou, não custa tentar. Falta de fusíveis Pode parecer absurdo mas apesar de até a buzina passar pela BSI, o carro funciona sem alguns fusíveis. Cheque todos e aproveite para limpar os contatos. No manual tem a lista de fusíveis tanto na BSI quanto no compartimento do motor, verifique se todos estão presentes. Módulo de Injeção e/ou componentes da injeção Na minha opinião, apostar nela é um equívoco. Se houver problema o carro se tornaria insuportável, seriam muitos erros de motor e/ou sequer funcionaria. Deixa isso quieto e aposte nos mais prováveis primeiro. Pedal de acelerador eletrônico Já ví na Internet pessoas dizendo que poderia ser isso. Nunca peguei e acho pouco provável. É isso, espero ter ajudado de alguma forma. Se houve algum erro agradeço por me alertar e/ou corrigir Abraço. PS: Fui comprar um HB20 zero e depois do test drive preferí o conforto e espaço do meu Peugeot 2009, mesmo tendo que ir a fundo nos errinhos...
  2. Rogerpec

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    - Nome: Celso - Cidade:São Paulo - SP - Como conheceu o clube: Google - Indicado por: Google - Carro: 207 SW XR 1.6 16V 2008/2009 - Intenção ao ingressar no CP: Interagir com membros peugeot para troca de idéias e informações. Grato pelo espaço.
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