Jump to content
Sign in to follow this  
SkyRaptor

Especificações De Óleos De Motor Para Nossos Carros

Recommended Posts

Bom pessoal, estou vendo que ultimamente estamos tendo muitos tópicos sobre "Óleos"... muitas pessoas questionando que tipo de óleo deve ser usado no seu carro. Muitos perguntam pq compraram um carro usado sem manual de manutenção e/ou perderam os mesmo e muitos talvez por preguiça de consultar o manual. Mas enfim, vou tentar dar uma breve explicação de como é especificado um óleo e pedir a ajuda dos membros para que postem as especificações de óleo para o carro que possuem.

Um óleo tem basicamente 3 especificações.

A primeira e mais completa é a especificação ACEA (European Automobilies Manufactures Association).

A segunda é a especificação API (American Petroleum Institute).

A terceira é a viscosidade, tipo 5W/40.

Bom, as duas primeiras definem o desempenho do óleo, ou seja, o que ele deve cumprir para atender os requisitos do motor.

A norma ACEA é classificada da seguinte maneira: Classe-Categoria-Ano. Por exemplo, no meu 307 está especificado: A3-96

Classe: "A", Categoria "3", Ano "96".

A classe define o tipo de motor:

A - Motores a Gasolina

B - Motores Diesel Leve

C - Motores Gasolina e Diesel com pós tratamento de poluentes

E - Motores Diesel Pesado

A categoria define as especificações do óleo, onde atualmente pode variar de 1 a 5. Uma categoria não substitui outra, nem mesmo se ela for maior.. por exemplo, se a montadora especifica óleo A3, vc não pode colocar um A5.. não é pq o 5 é maior que o 3 que essa categoria seja melhor.

E por fim, temos o Ano, que indica a data que aquela especificação foi atualizada. Esse sim podemos utilizar o ano mais novo.. No meu exemplo, posso tranquilamente usar um A3-02 (ano 2002) se meu motor exige um A3-96 (ano 1996).

Bom, essa foi uma breve e resumida explicação.. quem quiser mais informações, consulte: ACEA European Oil Sequences

Quanto as especificações API, eu não conheço muito, mas para motores a gasolina a especificação começa com "S" e em seguida temos uma letra que define as qualidades do óleo; quanto maior essa letra, mais capaz é o óleo...

Para o meu 307, tenho a especificação API SJ.. ou seja, posso usar SJ, SL e a mais nova, que é a SM.

É importante que o óleo a ser usado atenda tanto a norma API quanto a ACEA especificada para o seu motor.

Quanto a especificação de viscosidade, ela apenas define a viscosidade a frio e a quente do óleo, nada mais. Muitas montadoras não especificam a viscosidade. Para o meu carro mesmo não tem essa especificação, apenas "exemplos" de uso.

Vale citar que a norma ACEA já especifica a viscosidade, então dificilmente vc corre o risco de errar a viscosidade seguindo essa norma.

No manual de manutenção do meu carro, vem especificado: ACEA A3-96 e API SJ... nada mais.. na tabela de óleos recomendados, vem escrito: Total Quartz 7000 15W50 e Total Quartz 5000 5W40.

Isso não significa que a peugeot especifica o 15W50 ou o 5W40 para o 307, esses são apenas "exemplos". Qualquer óleo ACEA A3-96 API SL vai atender a viscosidade recomendada... assim dificilmente vc vai encontrar um ACEA A3-96 com viscosidade 20W50 por exemplo.

Apenas explicando a especificação xxWyy, o primeiro número significa a viscosidade do óleo frio e o segundo número significa a viscosidade quente... quanto maior o número, mais viscoso o óleo.

Para condições normais de uso, quando menos viscoso a frio melhor, pois o lubrificante se distribui mais rápido pelo motor, garantindo melhor lubrificação durante esse momento crítico do motor.. Já quanto quente, o lubrificante precisa ser mais viscoso para garantir o filme de óleo nas condições severas de funcionamento.

Espero que eu tenha sido claro.. Qualquer dúvida, perguntem.

Quanto a tabela de aplicação, vou deixar aqui no segundo Post as especificações para o meu carro e peço a todo que visitem esse tópico que deixem a especificação completa para o seu carro caso ainda não tenham postado aqui. Ela consta no Manual de Manutenção do veículo. Vou fazer uma coletânea das especificações deixadas pelos membros no segundo post.

Abraços..

Edited by SkyRaptor
  • Upvote 4

Membro: SkyRaptor

Modelo: 307 PP

Motor: 1.6 16V Flex

Ano: 2008/2009

Especificação: ACEA A3-96 API SL

Viscosidade exemplificada: 5W40 e 15W50.

Óleo utilizado: Atualmente veio o original de fábrica, na proxima troca vou colocar Shell Helix Ultra 5W40 ou Petrobrás Sintético 5W40.

Foi muito bom vc esclarecer que a viscosidade e o uso da Total é apenas uma sugestão, um exemplo, falei isso em outro post mas não acreditaram. Tem muita gente fazendo troca em concessionária ou usando Total (ou outra marca, mas com viscosidade idêntica) mesmo fazendo troca fora, com medo de perder garantia ou ter algum problema no motor.

Caramba...eu comprei o meu 206 usado, colocaram óleo mineral, e quando troquei, pus Total 15W40, mas não sei a especificação ACEA.

Vou ver no manual qual a especificação e posto aqui.

edit: vi numa etiqueta próxima ao farol direito a especificação A3/B3. Isso corresponde a qual viscosidade?

Edited by Duzinfa

E aew galera beleza?!

Excelente informação sobre o óleo do motor SkyRaptor! Boa mesmo! E muito útil!

Me sinto mais inteligente agora!! (hehe)

Olha,

Eu tenho um Pug 206 Feline, 1.6 16V, Flex e a especificação do óleo dele é a seguinte:

Semi-sintético norma SJ/ACEA A3-96

Valeeeeu!!

E aew galera beleza?!

Excelente informação sobre o óleo do motor SkyRaptor! Boa mesmo! E muito útil!

Me sinto mais inteligente agora!! (hehe)

Olha,

Eu tenho um Pug 206 Feline, 1.6 16V, Flex e a especificação do óleo dele é a seguinte:

Semi-sintético norma SJ/ACEA A3-96

Valeeeeu!!

Estranho, o meu é o mesmo motor, mas a gasolina, e 1 ano mais antigo, e a especificação API é SL, e a ACEA tá escrito A3/B3, e A5/B5.

Estranho, o meu é o mesmo motor, mas a gasolina, e 1 ano mais antigo, e a especificação API é SL, e a ACEA tá escrito A3/B3, e A5/B5.

O meu só indica A5 (e A3) dentro do capô, no Caderno de Manutenção só A3. Estranho.

Edited by jc.mateus

Olá Sky, respondendo seu post no outro tópico que foi trancado, supondo que eu compre óleo 5w40, tem alguma marca em específico que você recomendaria? E o 15w50 que eles colocam na concessionária?

Na verdade, acabei de me lembrar de uma coisa, vou ter que tirar o cárter e mandar refazer a rosca num torno, pois ela tá espanada. NEsse caso, seria mais jogo comprar o filtro na concessionária e um bom óleo à parte (fora dela), certo? Mas qual?

Duzinfa, as concessionárias geralmente trabalham com óleo da marca Total que é recomendado pela Peugeot, mas acho q isso não é uma regra.. ou seja, elas podem trabalhar com qualquer óleo que atenda as especificações. Nas revisões elas colocam geralmente o 15W50 por ser mais barato.. eu particularmente só coloco 5W40... gosto muito do Lubrax Sintético (Petrobrás) e do Shell Helix Ultra, mas existem outras marcas muito boas no mercado.

Quanto ao filtro, eu recomendo comprar somente o original vendido na concessionária. A diferença de preço para o filtro paralelo é pequena e já ouvi diversas historias de problemas relacionados ao uso de filtros não originais.

Espero ter respondido sua pergunta.. qq coisa, estamos ae..

Abraços..

Duzinfa, as concessionárias geralmente trabalham com óleo da marca Total que é recomendado pela Peugeot, mas acho q isso não é uma regra.. ou seja, elas podem trabalhar com qualquer óleo que atenda as especificações. Nas revisões elas colocam geralmente o 15W50 por ser mais barato.. eu particularmente só coloco 5W40... gosto muito do Lubrax Sintético (Petrobrás) e do Shell Helix Ultra, mas existem outras marcas muito boas no mercado.

Quanto ao filtro, eu recomendo comprar somente o original vendido na concessionária. A diferença de preço para o filtro paralelo é pequena e já ouvi diversas historias de problemas relacionados ao uso de filtros não originais.

Espero ter respondido sua pergunta.. qq coisa, estamos ae..

Abraços..

Beleza, vou comprar o filtro original na concessionária mesmo. Quanto ao óleo, vou ver algum da especificação que eu uso (15w40 semi-sintético) e achar um barato (mas não ruim né)... obrigado!

Mt bom esse tópico!! vou dar uma olhada no meu agora!!

Sky, cara eu to com uma duvida sobre qual oleo eu posso colocar na direção assistida, nao sei se tem haver essa duvida aqui nesse topico!

Cara eu fui na concessionaria e os caras queriam me vender o oleo pra direçao por 70 reais O.o

muitooooooooooo carooooooo, ou eu q to exagerando??

ahh, e qual oleo eu posso comprar pra direção??

206 1.6 16v 03/03

Gasolina

Abraços!

Cara, quando eu tinha um 206 1.6 16V 2005 Flex, precisei comprar esse óleo e comprei o especificado no manual. Era o "Total ATX"... comprei na Toulouse em sampa, acho q paguei uns 35 reais o litro.. confira no manual do seu carro pra ver se é esse óleo mesmo.

Abraços..

Cara, quando eu tinha um 206 1.6 16V 2005 Flex, precisei comprar esse óleo e comprei o especificado no manual. Era o "Total ATX"... comprei na Toulouse em sampa, acho q paguei uns 35 reais o litro.. confira no manual do seu carro pra ver se é esse óleo mesmo.

Abraços..

É esse mesmo, porem eu queria saber a media de preço, meu como a concessionaria sao fdp!

:S

Vlwwwww sky

abs!

Duvida!

Meu Primeiro Carro:

Com Quanto Tempo Troco o Oleo do Moto?

Qual Recomendam para Um Pug 206 1.0 16v 2004.

To com Ele a 3 meses. foi trocado o oleo quando peguei, não rodo muito.

Duvida!

Meu Primeiro Carro:

Com Quanto Tempo Troco o Oleo do Moto?

Qual Recomendam para Um Pug 206 1.0 16v 2004.

To com Ele a 3 meses. foi trocado o oleo quando peguei, não rodo muito.

Como provavelmente você não deve saber que óleo veio, são 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Garantindo sempre que o óleo não esteja abaixo do nível mínimo. O filtro você pode trocar a cada 2-3 trocas. Não é legal ficar misturando óleos diferentes. E se for mudar, é legal mudar o filtro também.

Geralmente quando eu pego um carro usado, não importa se a revenda disser que já trocou, eu sempre troco óleo e filtro, colocando algum de confiança. O importante é colocar algum que, em primeiro lugar, atenda as especificações originais do carro. Você tem a opção de óleo mineral (5000 km), semi-sintético (7500 km) e sintético (10000 km). Mesmo colocando sintético, não gostava de 10000 km com o mesmo óleo. Carro a gasolina geralmente suja muito o óleo e pode favorecer a formação de borra. No seu caso, eu usaria um API SL semi-sintético 15W50 / 15W40 / 20W50.

Agora com o 307 (usando 100% álcool) só to trocando nas revisões na concessionária, conforme recomendado.

Abraços,

O filtro você pode trocar a cada 2-3 trocas. Não é legal ficar misturando óleos diferentes. E se for mudar, é legal mudar o filtro também.

...

O importante é colocar algum que, em primeiro lugar, atenda as especificações originais do carro. Você tem a opção de óleo mineral (5000 km), semi-sintético (7500 km) e sintético (10000 km). Mesmo colocando sintético, não gostava de 10000 km com o mesmo óleo.

Paulo, vou contradizer vc nesses dois ítens...

Eu particularmente troco o filtro em todas as trocas de óleo. Pra mim não faz sentido manter um filtro sujo com óleo novo.. o custo do filtro é muito baixo para mante-lo de fora nas trocas de óleo..

Eu também não recomendo alterar o periodo de troca de óleo em virtude do tipo de óleo. Se a recomendação no manual do seu carro é para usar óleo semi-sintético e trocar a cada 10 mil km, mesmo colocando óleo sintético, não extenda o periodo de troca. O óleo influencia sim no periodo de troca, mas tem muitos outros fatores que também influenciam. Então não acho legal alterar o periodo de troca.

Abraços..

Vlw Aew Pessoal. Ajudou Bastante :001_rolleyes:

Agora to mais ciente.

Sky,

Concordo com você. Com certeza é melhor trocar o filtro a cada troca do que a cada 2-3 trocas. Afinal, o filtro também tem vida útil e com certeza depois de 10000 km vai estar sujo. Também acho que o custo do filtro é baixo. Mas se você usar um óleo para 5000 km (mineral) o filtro não vai estar limpo como um novo mas também não vai estar tão sujo, afinal é o mesmo filtro que usaríamos com o óleo para 10000km (sintético). Lembrando que não sei qual é a especificação do 206 1.0 16v, o ideal é atender o que foi especificado para o carro.

No segundo ponto, quando eu falei em alterar o período de troca, era pra diminuir, não extender. Ou seja, mesmo quando usava óleo para 10000 km, trocava com 7500km. Era uma forma mais segura de não deixar o óleo sujar tanto, formar borra, nem chegar tão perto do nível que tivesse que completar.

Falando em borra, seria interessante colocar aqui alguma informação sobre flushing. Em que situações se pode fazer, em que situações não se deve fazer.

De qualquer forma, valeu pelos seus comentários.

Grande abraço,

Eu coloquei ELF 15W40 semi-sintetico, esse óleo é bom?

abs

Sky,

Concordo com você. Com certeza é melhor trocar o filtro a cada troca do que a cada 2-3 trocas. Afinal, o filtro também tem vida útil e com certeza depois de 10000 km vai estar sujo. Também acho que o custo do filtro é baixo. Mas se você usar um óleo para 5000 km (mineral) o filtro não vai estar limpo como um novo mas também não vai estar tão sujo, afinal é o mesmo filtro que usaríamos com o óleo para 10000km (sintético). Lembrando que não sei qual é a especificação do 206 1.0 16v, o ideal é atender o que foi especificado para o carro.

No segundo ponto, quando eu falei em alterar o período de troca, era pra diminuir, não extender. Ou seja, mesmo quando usava óleo para 10000 km, trocava com 7500km. Era uma forma mais segura de não deixar o óleo sujar tanto, formar borra, nem chegar tão perto do nível que tivesse que completar.

Falando em borra, seria interessante colocar aqui alguma informação sobre flushing. Em que situações se pode fazer, em que situações não se deve fazer.

De qualquer forma, valeu pelos seus comentários.

Grande abraço,

Ótimo post , tenho uma dúvida quanto borras no motor , hj eu abri a tampa de óleo e estava com borras.Sera que isso é normal? Um mecanico me disse que o pug e danado para dar borra no motor.Alguem tem infor sobre isso? E...Ow Paulo.barreto o que é flushing?

Ótimo post , tenho uma dúvida quanto borras no motor , hj eu abri a tampa de óleo e estava com borras.Sera que isso é normal? Um mecanico me disse que o pug e danado para dar borra no motor.Alguem tem infor sobre isso? E...Ow Paulo.barreto o que é flushing?

Não sou grande conhecedor (se algo estiver errado, me corrijam), mas flush é um produto químico de limpeza que é misturado ao óleo (antes da troca) para remover borras, resíduos e vernizes depositados no cárter e nas paredes do motor.

Porém, até onde eu sei, ele deve ser usado para EVITAR. Ou seja, enquanto o processo de borra está em formação ou em motores com pouca borra. Em motores com muita borra, o ideal é pedir para um mecânico abrir o motor e fazer a limpeza, pois o flush pode fazer com que a borra se solte das paredes e vá para outras partes do motor, causando problemas.

Mesmo pra evitar, não sei ao certo, qual a periodicidade que deve ser utilizado. Os fabricantes falam em usar em todas as trocas.

Modo de usar:

- Verifique o nível do óleo do cárter antes de adicionar o Flush. O óleo não deve ultrapassar o nível máximo, conforme indicação do fabricante do veículo. Se necessário, drene até 500 mL de óleo antes da aplicação do produto.

- Adicione Flush no cárter do veículo antes da troca de óleo.

- Dê a partida no motor e deixe-o funcionar por 15 minutos. O veículo deve estar em ponto morto;

- Drene o óleo sujo do cárter;

- Substitua o filtro de óleo e complete o cárter com o óleo de motor.

Abraços,

Aqui no Peugeot 406 99, eu to usando o 20W50 da Mobil Mineral, to fazendo a troca a cada 6 meses ou 4.000 KM, o que vier primeiro.

Aproveito e troco o filtro de óleo.

Eu coloquei ELF 15W40 semi-sintetico, esse óleo é bom?

abs

Olá Pessoal,

Troquei a pouco o óleo e o filtro do meu 206 Soleil 1.6 importado. Coloquei o Shell Helix HX7 (10W40) e um filtro Framn, será que tah certo? Alias, quantos litros vai no PUG?

Abs

Guest paulovitorrocha

Aqui em Cuiabá, a concessionário da Peugeot indicou a utilização de oléo 20w50 mineral por causa do forte calor.

Procede a informação?

Grato,

Aqui em Cuiabá, a concessionário da Peugeot indicou a utilização de oléo 20w50 mineral por causa do forte calor.

Procede a informação?

Grato,

Essa foi de lascar hein amigo. Ainda mais sabendo que a Total - marca associada comercialmente à PSA - possui óleo 15W50 até como produto de fábrica. Colocar um óleo 20W50 é certeza de estar usando produto errado, não pela viscosidade em si, mas pelo fato de não existir óleo 20W50 semi-sintético e - o mais importante - classificação Acea A3.

Alguem poderia me informar qual o óleo vai no cambio automático tiptronic dos 307???meu carro ta com 40 mil km e logo mais vou trocar o óleo do cambio.o cambio auto do 307 tem filtro??pq a mercedes que eu tinha tem filtro no câmbio....

preciso trocar o óleo do meu

bateu 20k km e ta na hora

vale mais a pena colocar oq eles recomendam ou esse?

acho melhor pagar um pouco a mais por uma coisa de melhor qualidade

(pug 1.4 08)

Procede a informação?

Cara, isso é uma estupidez sem tamanho.. nessas horas que imagino como se pode confiar numa concessionária..

Coloque o especificado no manual ou melhor.

vale mais a pena colocar oq eles recomendam ou esse?

acho melhor pagar um pouco a mais por uma coisa de melhor qualidade

Na minha opinião acho que vale a pena, tanto que coloco Lubrax Sintético no meu.

Abraços..

Olá amigos, como vcs sabem sou novo no clube, pois tinha um Marea Fivetech, agora estou de 206sw 1.4flex 2007.

Gostaria de contribuir pois muitos tem dúvidas em qual o óleo usar, estou passando um link no qual esclarece muito a respeito de óleos lubrificantes para todos os veículos.

Um forte abraço a todos!

créditos das informações: CDM - Clube do Marea

http://www.clubedomarea.com.br/forum/index...udo+sobre+borra

Tenho sempre feito manutenção em concessionária nesses 5 anos com meu Peugeot e agora partirei para fazer fora.

Não tenho a menor idéia do tipo de óleo que utilizaram nas últimas 4 revisões. Já vi que muito provavelmente utilizaram o 15W50 por ser mais barato (o TOTAL 15W50 custa R$ 56,00 em um posto BR que fiz a cotação na Barra. O Lubrax 5W40 custava R$ 49,00, mais barato - deve ser por ser marca própria).

Como não sei o óleo utilizado na última troca, tenho receio sobre o que pode acontecer se mudar a viscosidade. Quais são os riscos associados e quais os cuidados tenho que ter?

Olhando o site da Peugeot, vi que eles dizem utilizar o óleo semi-sintético. Pelo que vi no fórum aqui então, deve ser o 15W50 mesmo.

O filtro de óleo também será trocado (cotação do posto BR saiu a R$ 32,00, mas vi a recomendação aqui para usar o original Peugeot)

Além da troca de óleo e filtros, o plano de manutenção indica trocar outros itens e verificar muitos. Como a revisão é intermediária, terei que trocar também o anel do bujão.

Update:

Vi o trecho a seguir no link http://carros.peugeot.com.br/dicas/revisao.jsp (item 3: troca de óleo)

A presença de aditivo na base do óleo tem a função de reforçar e fornecer outras propriedades, tais como:

» anti-desgaste;

» detergente (para a limpeza do motor);

» dispersante (mantendo as impurezas em suspensão dentro da lubrificação evitando entupimento das galerias);

» anti-espumante (melhora de viscosidade e de fluidez).

Os lubrificantes homologados pela Peugeot integram os aditivos nas proporções necessárias. É por isso que é fortemente desaconselhado acrescentar os aditivos vendidos fora da Rede Peugeot, pois eles podem provocar graves alterações nas características do lubrificante.

Isto quer dizer exatamente o que? Que o TOTAL QUARTZ possui aditivo nas proporções necessárias e outros óleos não?

Um abraço, Gustavo

Edited by GustavoCA

Como não sei o óleo utilizado na última troca, tenho receio sobre o que pode acontecer se mudar a viscosidade. Quais são os riscos associados e quais os cuidados tenho que ter?

Não tem problema mudar a viscosidade, desde que esteja dentro das especificações. Pode colocar o Lubrax Sintético sem medo.

Além da troca de óleo e filtros, o plano de manutenção indica trocar outros itens e verificar muitos. Como a revisão é intermediária, terei que trocar também o anel do bujão.

O certo é trocar o anel do bujão em TODAS as trocas de óleo.. ele é muito barato para se economizar. Filtro tb aconselho sempre o original.

Isto quer dizer exatamente o que? Que o TOTAL QUARTZ possui aditivo nas proporções necessárias e outros óleos não?

Não.. isso significa que a Peugeot garante que o Total Quartz atende perfeitamente as especificações do seu motor, sendo desaconselhada qualquer outra aditivação de óleo. Ponto. Mas existem outros óleo de boa qualidade que atendem perfeitamente as necessidades dos motores Peugeot.

Abraços.

CURIOSIDADE SOBRE O NÍVEL DO ÓLEO

Prezado moderador,

Pesquisando sobre óleos para o peugeot, ( o meu é 206/2008 Presence), encontrei um artigo (já postado nesse site, mas não me lembro onde...hehehehe) sugerindo NÃO COMPLETAR NO NÍVEL MÁX, e sim na metade-entre o MIN e o Max-, a fim de se evitar consumo desnecessário. Resolvi experimentar...

O manual prevÊ um consumo de 0,5 litro a cada ~2500km. Realmente, com ~3000 km o nível caiu 0,5 litro, ficando na metade da escala. Não completei, mas controlei o nível por várias semanas pois não sou doido.... Resultado: o nível se manteve até agora, com 9000 km! qdo fui fazer a primeira revisão.

No mais, tudo o q vc citou, entro do li, está correto.

Um abraço

Rachid

melhor é se manter atualizado pelo link da peugeot que nosso amigo postou mais acima.

o tipo de óleo pode ir mudando de acordo com o que aparece de problema nas oficinas das concessionarias até achar o ideal, nesse caso o ideal hj em dia é o 15 50 ou 5 40, nos casos do 307, só achei que faltou ser mais especifico, ja que existe os 1.6 flex e nao flex, assim como motor 2.0 flex e nao flex, ta muito vago na verdade, eles podem ser mais especificos mas parece nao quererem se compremeter..rs

mas é o seguinte esse oleo recomendado no manual geralmente tem validade de 1 ano ou pouco mais, depois quase sempre mudam, pelo menos é o que ocorreu no caso do passat alemao, que desde 99 ja mudaram varias vezes ate chegar em um que diminuiu bastante os casos de borra, quer dizer o cara que se baseia no manual de um passat 01 por exemplo, tem muitas chances de se dar mal pq o oleo recomendado hj é outro.

o mesmo acontece com motores da fiat, vem uma coisa no manual anos depois ja estao indicando outro.

Membro: Lucas Possari

Modelo: 206 Soleil

Motor: 1.0 16V Gasolina

Ano: 2003/2004

Especificação: SJ/ACEA A3-96

Viscosidade exemplificada: 5W40, 10W40, 15W50.

Óleo utilizado: Atualmente está com um da mobil(?) que foi colocado na concessionária (paguei 90 CONTO!!! >.<), se não me engano é o 15W50.

Sky, gostaria de saber a diferença de semi-sintético para sintético. Pelo que entendo um é mais fino que o outro, certo?

O sintético, é o mais recomendado?

O que colocaram na concessionária, me disseram que é semi-sintético, mas é para 10mil km, pensei que só os sintéticos fossem pra 10mil.. aiheueah

Sky, gostaria de saber a diferença de semi-sintético para sintético. Pelo que entendo um é mais fino que o outro, certo?

O sintético, é o mais recomendado?

Lucas, óleo semi-sintético é uma mistura de óleo mineral com óleo sintético. Visualmente é dificil distinguir entre os dois.. até mesmo entre um mineral e um sintético. Mesmo a viscosidade é dificil de definir apenas com o tato.

O que colocaram na concessionária, me disseram que é semi-sintético, mas é para 10mil km, pensei que só os sintéticos fossem pra 10mil.. aiheueah

Os periodos de troca de óleo não são apenas definidos pelo tipo de óleo... claro que eles influenciam, mas não determinam. Eu particularmente não recomendo estender o periodo de troca ao usar um óleo mais nobre. Então se o seu carro foi projetado para rodar 10 mil Km a cada troca de óleo semi-sintético, mantenha esse periodo de troca ao usar óleo sintético.

Abraços..

Hum.. ok!

E as viscosidade, 15W50 não seria ruim para minha região? (visto que você conhece a cidade aqui auiehaa)

Lucas, pode usar tranquilo essa viscosidade.. Ela é bem adequada a regiões um pouco mais quentes, com poucos períodos de frio.

Abraços.

Galera eu to com um pug 206 1.6 8v

qual o óleo indicado?

a direção hidraulica dele é realmente mais pesada que os demais(pois tive um citroen xsara a direção era 1000x mais leve)... pode ser falta de óleo??

aguardo uma ajuda ae.. vlwsss..

O certo é trocar o anel do bujão em TODAS as trocas de óleo.. ele é muito barato para se economizar. Filtro tb aconselho sempre o original.

O que seria o anel de bujão ? É um o-ring do bujão do cárter ? Ele pode ser encontrado à venda em que locais ?

JP

O que seria o anel de bujão ? É um o-ring do bujão do cárter ? Ele pode ser encontrado à venda em que locais ?

Exatamente.. custa 1 real na concessionária.. ajuda a vedar aquela região e previne o espanamento da rosca.

Abraços.

Bom dia membros,

À pedidos do Sky,vou elaborar uma planilha logo mais com uma tabela de preços de óleos especificados para cada tipo de peugeot.

A margem cobrada pelos postos de gasolina ou por qualquer espécie de revenda de óleos automotivos é abusiva.Apenas como exemplo,o Mobil 10w40 Flex (indicado para todos os veículos da marca Peugeot) é vendido por nós por R$13,15 o litro.O mesmo óleo é revendido nos postos de gasolina a quase R$25,00 o litro.

Se esse procedimento for feito corretamente,você estará dando vida longa ao seu motor.Vai chegar aos 100mil,200mil km rodados berrando como um neném,mas pra isso é necessário cuidado e atenção.

Edited by hardex
  • Upvote 1

Hardex, sua contribuição é muito útil. Realmente os Lubrificantes Mobil estão entre os melhores, não é atoa que a Exxon é a maior empresa de petroleo do planeta.

Gostei dessa informação que podemos comprar diretamente nos distribuidores. Seria legal se vc postasse pra gente os distribuidores em cada estado e se possivel um telefone de contato desses distribuidores para informações sobre como podemos comprar os produtos.

Abraços.

As distribuidoras autorizadas são comumente feitas a atender empresas,postos de gasolina,revendas,etc.Por essa razão,elas não são divulgadas.Mas pessoas físicas para consumo próprio também são atendidas,ao menos as poucas pessoas que sabem que essa possibilidade existe,e estou repassando isso a vocês.O preço cobrado nas distribuidoras é em alguns casos,menos da metade dos cobrados nas revendas.

Edited by hardex

Sign in to follow this