Jump to content
Sign in to follow this  
SkyRaptor

Especificações De Óleos De Motor Para Nossos Carros

Recommended Posts

Sim, houve essa troca mesmo.

Não existe qualquer problema na utilização do 10w40, ao contrario, quanto mais fino o óleo, melhor é a partida a frio. (Momento este de extremo desgaste para o motor, uma vez que existe o atrito das peças metálicas, sem que o óleo tenha chegado nas galerias mais altas.

Assim, afinando o óleo, tem-se uma melhor e mais rápida lubrificação.

Existe alguma recomendação para utilizar preferencialmente o 10w40 ao invés do 15w40, levando-se em conta o clima do nosso país? Acredito que na prática a diferença é pouca, mas no caso de carros com quilometragem alta, o 10w40 não pode correr o perigo de baixar muito rápido? Especialmente no caso de pessoas que realizam a troca de 10 em 10 mil.

Abraço.

Edited by wicked

To com uma dúvida em relação a troca de óleo, eu uso atualmente o 15w40 (semi-sintético), porém uso meu carro muuuuito pouco (só fim de semana), para se ter uma noção em 7 meses rodei 3 mik km, lembrando que a especificação do óleo diz que ele é para 7 mil km, eu devo trocar somente quanto atingir a km ou tem tempo para a troca?

Pois quando tinha um gol g5 fui informado que a troca do óleo que era utilizado era para 5 mil km ou 6 meses, o que ocorresse primeiro...

Edited by ETIM

To com uma dúvida em relação a troca de óleo, eu uso atualmente o 15w40 (semi-sintético), porém uso meu carro muuuuito pouco (só fim de semana), para se ter uma noção em 7 meses rodei 3 mik km, lembrando que a especificação do óleo diz que ele é para 7 mil km, eu devo trocar somente quanto atingir a km ou tem tempo para a troca?

Pois quando tinha um gol g5 fui informado que a troca do óleo que era utilizado era para 5 mil km ou 6 meses, o que ocorresse primeiro...

Etim, isso vai muito do dono do carro,

Hoje, muitos fabricantes de óleo afirmam ser possivel a troca do óleo com 1 ano.

Eu não faço.. Ando menos de 1000 milhas no GTi, e mesmo usando Motul Sintético eu troco a cada 6 meses...

Afinal, o desgaste tbm ocorre com o óleo parado no carter

Etim, isso vai muito do dono do carro,

Hoje, muitos fabricantes de óleo afirmam ser possivel a troca do óleo com 1 ano.

Eu não faço.. Ando menos de 1000 milhas no GTi, e mesmo usando Motul Sintético eu troco a cada 6 meses...

Afinal, o desgaste tbm ocorre com o óleo parado no carter

Mais será que o óleo perde as propriedades em um ano? Porque se o óleo ta parado, ele não está digamos "queimando"...

Não me preocupo com o dinheiro que eu gasto com a troca, mais penso que se for uma coisa a nível de "capricho" de cada um, nada me impede que eu possa dar prioridades a outros gastos no momento, por exemplo, no meu caso estou colocando toda a manutenção do carro em dia, e como todos nós sabemos isso vai uma bela grana, então será que realmente causa um desgaste no motor devido ao tempo?

Lembrando, que isso é apenas uma curiosidade para saber se realmente preciso ficar na neura com isso! kkkkkkkk... mais de qualquer forma irei trocar o óleo mês que vem!

Vou trocar o óleo, 15w40 (semi-sintético), porém onde vou trocar o pessoal trabalha com o filtro vox, esse filtro é bom? A ultima vez foi colocado o tecfil, e pelo que parece ele não é muito bom né!?

http://www.fabiotnt.com/cars/peugeot/307/Tipos-Oleo.pdf

Achei esse arquivo que consta a especificação do óleo de vários modelos da peugeot, acho que seria válido fixá-lo no início do tópico para os que quiserem consultar.

• Upvote 1

Legal a tabela, mas a peugeot trocou o semi 15w50 pelo 10w40 ... é oque eu notei aqui na minha CSS

Legal a tabela, mas a peugeot trocou o semi 15w50 pelo 10w40 ... é oque eu notei aqui na minha CSS

Eu uso 15w40! Acho que não tem tanta diferença assim não!

se tem, deve ser minima... acredito que trocam por outros motivo$$$$ kkkkkk ou deve sair de "linha" sei lá

Também acho viu! kkkkkkk...

O que eu não acho pra comprar o fluido do radiador que é indicado "Total Quartz Supra Coolant", só acho o coolelf supra 50.

Vc sabe se não mudaram só de nome? as vezes é o mesmo produto...

Ano passado troquei o meu, nome nao lembro, comprei na CSS R$25,00 o litro .

Alias compre tbm 20L de agua para auto-clave em alguma distribuidora de ortodontia, é MUITO mais barato heheheh

paguei , na epoca, R$9,98 em cada galão de 10L ... em lojas de autopeças queriam me cobrar de R$ 4,90 a 7,00 o LITRO !!

Edited by crismat2001

Esse supra já vem pronto pra uso, não precisa diluir não! :confianteup:

Humm ...

O que eu comprei na CSS era concentrado .... foram 2L , qdo coloquei estranhei a COR , pq era um verde-limão bem forte kkkkk

mas depois de 2 meses ele mudou para um marrom-claro, a mesma cor que estava originalmente hehehehehe.

E não se esqueça de abrir a valvula de AR quente , dentro do carro, para ter certeza que TODO liquido de arrefecimento foi trocado :confianteup:

Edited by crismat2001

Na ultima revisão do meu 206 1.6 16v coloquei o Total 10w40

Coloquei 3litros e completei quando a vareta estava marcando abaixo da metade. Rodei 5000km.

Me corrijam se eu estiver flando besteira, mas se levar em conta que a vareta mede

Min=1l e Max=3l

Uma medição abaixo da metade seria algo em torno de 1,5l que é oq verifiquei hj.

Logo meu carro esta fazendo 2000km/L de óleo?

Não sei se é normal, mas me assustei um pouco se comparado ao meu carro anterior (Uno 2010)

Edit:

É esse anel que é para ser trocado sempre q troca o filtro de óleo? Ou oq vcs falam mais no começo deste tópico é outro?

hVtjh8.jpg

Edited by dougx21

Pessoal,, bom dia!!! comprei um 206 1.4 gasolina ano 2005, esta com 170.000km e esta na hora de trocar. como nao tem manual, fui a uma auto peças e la na parede tem as especificações num folder. La diz que pode usar 2 tipos de óleo: sintético 5w40 ou 15w40 li o fórum aqui mas nao consegui entender muito bem, acessei os 2 sites acima mas nao consegui achar os documentos de referencia. tipo SN SL.

cada carro usa um tipo de oleo, sintetico, semi-sintetico, mineral etc?

qual a diferença do 5w40 para o 15w40 como ela ja tem bastante km qual vcs indicam. obrigado!!

Sou proprietário de um 307 Griffe 2.0 Sedan 2007 a mais ou menos 10 meses, ele está com 145mil km rodados, o antigo dono cuidava muito bem do carro, mas tenho uma duvida referente ao óleo correto que utilizar nele, pois pelo o que eu vi, o recomendado pra esse carro é o total 15w50 semi-sintético, mas pelas notas de manutenção do antigo dono, ele utilizava o elf 10w40 semi-sintético a um tempo ja, e eu acabei utilizando nas minhas ultimas duas trocas. Agora me surgiu essa duvida, continuo usando o elf 10w40 ou mudo pro 15w50?

e tem mais uma coisa, o meu 307 quando liga com motor frio ou quando fica desligado por um tempinho, ele da aquele barulho de tucho por 1 segundo e para. Será que mudando o óleo pode melhorar ou piorar isso? se não, tem algum outro jeito de resolver esse barulho? aqueles aditivos de oleo, tipo militec, molykote , etc, ajudam com isso?

bom galera, se alguém puder dar uma luz, agradeceria muito.

Amigos, comprei um 206 1.4 com o motor feito (jogo de junta, bronzina, pistões e anis, jogo de vela, válvula termostática e retífica). Ao comprar o carro verifiquei que o óleo que ela vem usando (tem 15 mil rodados depois da retífica) é um lubrax mineral 20w50. Estranhei pois ja tive um 207 com o mesmo motor e botava um sintético 5w40 salvo engano.

O que fazer? Boto o especificado (15w40 semi sintético)? Ou os senhores tem alguma outra dica? Grato!

PS: O carro a princípio está perfeito e com um ótimo consumo.

TiagoWalkerr,

Te aconselho a trocar, ainda mais que o motor já foi retificado. Pode ser que não te dê problemas agora mais talvez futuramente.

Perfeito meu amigo, mas qual colocar? O 15w40 indicado? Ou nesse caso por ser retificado devo levar em consideração outros fatores?

Perfeito meu amigo, mas qual colocar? O 15w40 indicado? Ou nesse caso por ser retificado devo levar em consideração outros fatores?

Vai de 15w-40 mesmo!

Pessoal,, bom dia!!! comprei um 206 1.4 gasolina ano 2005, esta com 170.000km e esta na hora de trocar. como nao tem manual, fui a uma auto peças e la na parede tem as especificações num folder. La diz que pode usar 2 tipos de óleo: sintético 5w40 ou 15w40 li o fórum aqui mas nao consegui entender muito bem, acessei os 2 sites acima mas nao consegui achar os documentos de referencia. tipo SN SL.

cada carro usa um tipo de oleo, sintetico, semi-sintetico, mineral etc?

qual a diferença do 5w40 para o 15w40 como ela ja tem bastante km qual vcs indicam. obrigado!!

Apesar de fazer um bom tempo que foi perguntado, mas ninguém respondeu.

Tbm, vai de 15w-40

Quanto as diferenças entre eles ja foi dito nesse tópico, é só dar uma lida ai.

Acho que sou retardado pra pesquisar sobre troca de óleo pro meu 207 1.6 XS automático.

Devo comprar o óleo e o filtro na concessionária mesmo? Só não quero fazer a troca lá. Pois ta por 210$!

E é melhor o sintético ou semi?

E é melhor o Total?? Ou tem outro melhor?

E é melhor o Total?? Ou tem outro melhor?

A princípio Total é a marca recomendada pela Peugeot então seria o ideal, porém no meu outro carro o nível abaixou mais com o total do q c/ o lubrax...

Mas + importante q a marca é a viscosidade e classificação q consta no manual. Se é 15w40 sl, então vc usa 15w40 sl, sm, sn...independente da km.

Digo pois no meu 207 especificado é o 15w50, usei o 15w40 e não estou gostando do resultado...

Já usei viscosidade menor nos meus 2 carros por achar o óleo original mto grosso e não gostei do resultado. Na marea inclusive queimava um pouco (c/ fumaça qdo fria). Voltei para o especificado e tá perfeito.

• Upvote 1

Por que ninguém fala sobre a especificação PSA B71 2296?

Pessoal vou fazer a troca de oleo dos 90mil km agora, meu 307 1.6 07/08, alguem tem dica de qual oleo eu boto ?

Por que ninguém fala sobre a especificação PSA B71 2296?

Porque vários óleos não vem com tal especificação arrolada no frasco.

O meu mesmo, Motul 8100 X-Cess 5w40 não tem tal especificação, só encontrei passeando pela ficha técnica do óleo

Pessoal vou fazer a troca de oleo dos 90mil km agora, meu 307 1.6 07/08, alguem tem dica de qual oleo eu boto ?

Cara, mantenha o que você vem usando. Não existe necessidade de ficar trocando de marca.

Porque vários óleos não vem com tal especificação arrolada no frasco.

O meu mesmo, Motul 8100 X-Cess 5w40 não tem tal especificação, só encontrei passeando pela ficha técnica do óleo

Cara, mantenha o que você vem usando. Não existe necessidade de ficar trocando de marca.

Pois é Andrey, mas o que eu estava usando era um da Mobil que eu nao gostei, usei ele 2 vezes e quero trocar.

Na realidade eu nem lembro qual foi, o pug está ficando mais parado do que rodando, se eu rodei 1mil km em 1 ano foi muito.e Ele está só na garagem mas estou querendo dar uma geral nele.

Edited by fernandinho

Pois é Andrey, mas o que eu estava usando era um da Mobil que eu nao gostei, usei ele 2 vezes e quero trocar.

Na realidade eu nem lembro qual foi, o pug está ficando mais parado do que rodando, se eu rodei 1mil km em 1 ano foi muito.e Ele está só na garagem mas estou querendo dar uma geral nele.

Fernandinho, oa melhores que eu já usei são Mobil 100% Sintético 5w40 e o Shell Helix Ultra 5w40, aqmbos já atendem a nova API SN.

Agora se o valor não for problema, vá de Motul, uso o 8100 X-Cess 5w40 e só tenho elogios!

Fernandinho, oa melhores que eu já usei são Mobil 100% Sintético 5w40 e o Shell Helix Ultra 5w40, aqmbos já atendem a nova API SN.

Agora se o valor não for problema, vá de Motul, uso o 8100 X-Cess 5w40 e só tenho elogios!

Eita, sintetico mesmo?

Vou procurar esses dai entao, acho que hoje a tarde vou levar pra trocar.

Tem aquele anel de vedação que eu vou comprar na css (sabe o nome?)

Acho que é só isso mesmo neh?

Eita, sintetico mesmo?

Vou procurar esses dai entao, acho que hoje a tarde vou levar pra trocar.

Tem aquele anel de vedação que eu vou comprar na css (sabe o nome?)

Acho que é só isso mesmo neh?

Sim, 100% Sintético.

O anel de vedação do bujão do carter.

Sim, 100% Sintético.

O anel de vedação do bujão do carter.

Blza, Vou pro mobil ou o shell mesmo pro pug.

Hoje fiz a revisao da bmw e coloquei esse motul 8100, foram 5 litros = 450,00 (90 o litro )

• Upvote 1

Motul é fantástico..

e caro.... kkkkkk

Pessoal boa tarde. Peguei um 206 Feline 2004/2004, vi no cofre do motor que o carro possui a seguinte especificação em uma etiqueta - creio que seja do óleo do motor, pois não tenho o manual de manutenção do mesmo - ACEA A3/B3 e também A5/B5, sendo que o A5/B5 têm uma bolinha do lado. API é SL/CF.

Peguntei ao antigo dono e ele me falou que o óleo usado no carro é semi-sintético. Isso procede para esse modelo ? E no caso, o 15W50, seria o recomendado. Outra coisa, quantos litros pega no caso do Feline.

Peguei o carro a 1 mês atrás e vou trocar o óleo amanhã - sei que deveria ter feito isso logo após a compra do carro, mas tive uns imprevistos que me impossibilitaram. Mas neste tempo rodei pouquíssimo com ele.

Abraços a todos, e obrigado pela ajuda a um marinheiro de primeira viagem.

Cara pode usar o 15w-50 ou o 15w-40(depende da marca) semi-sintetico, ou o 5w-30 sintetico.

A quantidade para o seu motor(1.4 - Tu3JP)é 3 litros com filtro, como dito antes, mtos lubrificadores de postos vão insistir em colocar 3,5 litros, mas o certo é 3 litros.

10801571_1024120130935000_26810746221724

Edited by Alaster

Obrigado pela informação Alaster. :thumbup1:

Edited by MarcPires

Cara pode usar o 15w-50 ou o 15w-40(depende da marca) semi-sintetico, ou o 5w-30 sintetico.

A quantidade para o seu motor(1.4 - Tu3JP)é 3 litros com filtro, como dito antes, mtos lubrificadores de postos vão insistir em colocar 3,5 litros, mas o certo é 3 litros.

10801571_1024120130935000_26810746221724

eu também tenho um presence 1.4 2004... vc disse 15w40 depende da marca..hum..

você sabe me dizer qual o melhor óleo a ser usado nele, também não tenho manual... são esses que o amigo citou acima?

Amigos, para o 207 1.4 8v,

Tem algum da MOBIL que a ser indicado??

E quanto litros?? 3 ou 3,5??

Bom dia, estou usando o F1 Master da Ipiranga 10w40 100% sintético SM e não tenho do que reclamar.

Óleo barato e 100% sintético, aqui na minha cidade acho ele a 21,00 reais o litro.

Amigos, para o 207 1.4 8v,

Tem algum da MOBIL que a ser indicado??

E quanto litros?? 3 ou 3,5??

Sempre coloquei 3L no meu 207. Excesso de óleo (já ouvi relatos de postos colocando 3,5L e até 4L) pode ocasionar pressão excessiva e começar a vazar.

Mobil nunca usei, já usei o ELF Excellium 5W40 SM e atualmente estou no Castrol Magnatec 10w40 SN

Abs

Opa, vc conhece algum óleo 100% sintético 10w40 que não seja da marca ipiranga?

Eu uso o Mobil 1 0W40 desde abril do ano passado.

Recomendo, melhorou um pouco o consumo (eu disse um pouco, nada de milagres) assim como o giro sobe mais rápido e pra ligar ficou mais "leve".

Agora botei fé, isso que é óleo de verdade, porém acho o preço um pouco salgado.

Estava estudando as especificações dos óleos "normais" não extra premium rss, o melhor é o Havoline mesmo. Bateu castrol, mobil nacional, shell, total...

Estava vendo a ficha tecnica do Total 9000 5w40 sm nacional,

as especificações técnicas do Total nacional são identicas as informações tecnicas do Total internacional 5w40 sn.

Parece que só deram um Ctrl c Crtl c mesmo, hehehe....

Eu participo do clube do 206 e 207 no facebook e uma das dúvidas que mais aparecem é: qual óleo usar, quanto colocar, em quanto tempo trocar? Então resolvi fazer um texto lá explicando e vou copiar pra cá a versão final pra quem tiver dúvida...

No manual está escrito para usar o 15w50 nesses motores , mas em 2013 a PSA lançou uma nota para as concessionárias atualizando a lista de lubrificantes que podem ser usados nesses motores e aqui eu vou listar a espeficiação de todos, mas pra quem quiser, o link da nota está aqui http://brasil.peugeot.com.br/portalpecaseservicos/download/BIT%20465.pdf

Lubrificantes homologados pela PSA, SAE (ACEA)(API) - norma PSA:

15w50 (A3/B3)(SJ) - PSA B712295
-Total Quartz 7000

10w40 (A3/B4)(SL) - PSA B712296
-Total Quartz 7000

5w40 (A3/B4)(SM) - PSA B712296
-Total Quartz 9000
-Shell Helix Ultra

5w30 (A5/B5 e C2) - PSA B712290
-Total Quartz INEO ECS
-Motul 8100 Eco-clean C2 5w30
-Mobil 1 ESP Formula

O manual recomenda a troca a cada 12 meses ou 10.000km, se o uso for leve (estradas, pouco peso, viagens longas) o óleo usado é o semi-sintético (10w40 e 15w50), já em uso severo (cidade com trânsito, muito tempo em marcha lenta, viagens curtas ou muita carga) os lubrificantes sintéticos (5w30 e 5w40). Nada impede que o sintético seja usado em uso leve, já se o semi-sintético for usado em uso severo, é ideal trocar na metade do tempo (6 meses ou 5.000km).

​Quantidade de óleo a ser colocada no motor em troca por gravidade: 1.4 8v (3 litros), 1.6 16v (3,2 litros) e o filtro sempre deve ser trocado junto.

Ok, mas e agora, qual é o melhor? Fiz essa pergunta ao Dr. Carro (https://youtu.be/MgTcAkvud9I?t=1h4m34s) e a resposta foi bem clara: use o 5w30, se o motor se comportar bem, continue usando ele, caso o motor apresente algum barulho ou fumaça, aí sim parta para um lubrificante mais viscoso. A única desvantagem de usar um 5w30 é ter que levar para casa mais 1 ou 2 litros de óleo para ir completando até a próxima troca porque é uma característica desses motores consumir até 1L de lubrificante a cada 1000km rodados. E não é incomum mesmo em um motor desses pouco rodado ele consumir 1 ou 2 litros entre as trocas.

Não é obrigatório o uso de um óleo homologado pela PSA mas pelo menos a norma ACEA deve ser seguida. A PSA por ser uma montadora francesa não adota a norma API como padrão para o lubrificante mas sim a ACEA, então ela que deve ser seguida como referência na hora de escolher um óleo não homologado.

Espero que esse tópico ajude muita gente que tem dúvida na hora de trocar o óleo do carro.

• Upvote 2

Sign in to follow this