Jump to content
Sign in to follow this  
SkyRaptor

Especificações De Óleos De Motor Para Nossos Carros

Recommended Posts

Pessoalmente acho que vale muito mais a pena gastar a grana que você gastaria no Militec em um óleo de boa qualidade.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

• Upvote 1

motores aos milhoes por ai, rodando com mais de 500milkm rodados sem retifica, exemplo sao os taxis e outros carros, usando oleos de especificações ultrapassadas até avançadas.

Nunca usaram militec sem sombra de duvida.

É realmente necessario usar militec, ainda nos dias de hoje? Vale a penas gastar de 50 reais a 120 reais pra adicionar 200ml de algo que é duvidoso a composição?

Já que citou o não desperdicio, deixo minhas considerações sobre isso.

Mas vamos voltar ao foco então de especificação de oleos e não de condicionadores e aditivos.

Os resultados do Militec já estão mais do que comprovados por ai, em vários teste. Segue o exemplo do ADG, fez o teste e comprovou o resultado positivo do produto. Rodou mais de 18 km sem oleo no carter e o motor não sofreu nenhuma avaria, nem mesmo alterou a temperatura de trabalho. Ja houve casos de motores rodar de óleo por pancadas no carter e o mesmo não abrir o bico. Entre o sim e não, ao longo de 1 ano que levo mais ou menos para rodar 20 mil km os 69 reais do custo do Militec 1 não vão me fazer falta. Fica a dica.

Edited by Andre Luiz de Faveri

Mas aí que tá, por que você precisaria rodar sem óleo no motor? Na remota possibilidade de faltar óleo a luz acende e você para o carro, simples assim. E não corro o risco de contaminar o óleo com um produto que só deus sabe a formulação.

Mas essa discussão não leva a nada. Como disse, prefiro usar a diferença do valor do Militec em um Castrol Magnatec ou até em um Mobil 1, com API SN e propriedades de redução de atrito, mas se o fluído mágico te atende bem, sem problemas

• Upvote 1

Eu uso Militec 1,

-motor

-caixa de marchas

-direção hiraulica,

Segue Clube do Marea onde é padrão usarem Militec 1 , motores 5 cilindros problemáticos com a lubrificação passam a operar de forma normal com o Militec 1. Agora fica a critério de cada um, eu fico mais tranquilo com Militec 1 no meu motor.

Na verdade, os problemas de lubrificação do Marea surgiram por conta da recomendação que a FIAT fez(e corrigiu, mas já era tarde demais) de trocar o óleo a cada 20 mil kms.Num motor onde a gasolina nem sempre é decente, onde o proprietário vai andar com o pé no porão e certamente sabemos que não é uma boa adiar logo a PRIMEIRA troca de óleo/filtro de óleo de um motor...a verdade é que muitos deles nem chegaram a fazer a primeira troca de óleo(bateram antes).Se 20 mil kms é absurdo para um carro de passeio, imagina pra um carro de 5 cilindros com essa proposta...se ele sobreviver a essa prova de fogo, pode ter certeza que ao final desses 20 mil kms vai estar cheio de borra, uma pena, esse 2.0 do Marea até radiador de óleo do motor ele tinha.

Não sei se ela fez de sacanagem, mas foi "apenas" isso que causou a má fama, até pq muita gente que comprou tava pouco se lixando pro intervalo de troca expresso pelo manual, e fazia muito antes, a cada 5-10 mil kms, pois bem, esses são os Mareas que estão rodando até hoje sem abrir o motor, inclusive o 2.0 Turbo, isso é real, quem trocou da forma correta sabe que esse motor dura tanto quanto outros, nada mal para um carro de 99 acostumado a levar coro.....

Edited by Peugeot905

O custo de retificado do motor do Marea beira os 10 mil reais, muitas vezes mais da metade do valor do carro.

Por esse motivo, muito donos de Marea sabendo do beneficio do Militec 1, não pensam duas vezes antes de adicionar o famoso condicionador de metais como uma forma de prevenção de um futuro problema.

De Marea eu entendo um pouco pois já tive 2 e tbm um stilo Abarth, o último marea era um 2006 turbo, nunca tive problemas com nenhum (a turbo tava com 80 kms) sempre usei o óleo recomendado e com militec e nunca tive problemas, problema de contaminação do óleo acho que não tem pois tem muita gente usando e vários testes já foram feitos mais é a questão de querer gastar com isso ou não, no meu 206 ainda não coloquei mais vai entrar com certeza, isso vai da opção de cada um em querer gastar ou não.

Estou afim de colocar no compressor do ar condicionado, porem não achei ninguém aqui na minha cidade que possui a ferramenta para adicionar Militec 1 no sistema do ar.

Na verdade, os problemas de lubrificação do Marea surgiram por conta da recomendação que a FIAT fez(e corrigiu, mas já era tarde demais) de trocar o óleo a cada 20 mil kms.Num motor onde a gasolina nem sempre é decente, onde o proprietário vai andar com o pé no porão e certamente sabemos que não é uma boa adiar logo a PRIMEIRA troca de óleo/filtro de óleo de um motor...a verdade é que muitos deles nem chegaram a fazer a primeira troca de óleo(bateram antes).Se 20 mil kms é absurdo para um carro de passeio, imagina pra um carro de 5 cilindros com essa proposta...se ele sobreviver a essa prova de fogo, pode ter certeza que ao final desses 20 mil kms vai estar cheio de borra, uma pena, esse 2.0 do Marea até radiador de óleo do motor ele tinha.

Não sei se ela fez de sacanagem, mas foi "apenas" isso que causou a má fama, até pq muita gente que comprou tava pouco se lixando pro intervalo de troca expresso pelo manual, e fazia muito antes, a cada 5-10 mil kms, pois bem, esses são os Mareas que estão rodando até hoje sem abrir o motor, inclusive o 2.0 Turbo, isso é real, quem trocou da forma correta sabe que esse motor dura tanto quanto outros, nada mal para um carro de 99 acostumado a levar coro.....

esta certissimo.

eu sou membro do clube do marea e fui um feliz proprietario de marea turbo.

marea nao tem problema de lubrificação.

muitos amigos, que tem marea, subiram a potencia de 300 a 420cv e motor original sem quebra, perfeito.

trocando oleo normalmente como qualquer outro carro e usando o correto, nao terá problema.

Detalhe, nenhum usou ou usa militec, apenas oleo de boa qualidade.

ADG era taxisita, pergunta pra ele sobre taxi com mais de 500milkm sem abrir motor.

Militec é placebo e se nao me engano ja ouvi muitos afirmarem de acordo com documentos que o militec foi reprovado la fora e sua formula teria na sua composiçao algo como agua sanitaria.

Pensem, se eu tenho um copo com agua ate o maximo e coloco 200ml de militec, ele nao vai transbordar?

Ue, o militec adere as paredes do motor e nao altera o nivel de oleo.

Ueeeeee, o bloco do motor é poroso então???

Altera sim o nivel, mentira quem diz que não.

A verdade é que a quantidade é pouca pra alterar drasticamente o nivel e ou prejudicar o motor.

André se seu motor é 1.4 nao jogue dinheiro fora, coloca um oleo de qualidade e seja feliz.

:thumbdown:

Temos um tópico somente para discutir o Militec. Tudo isso já foi falado André. Aqui vai desviar o foco do tópico.

• Upvote 1

Voltando ao assunto do tópico....parece que quase ninguém usa o óleo 15w50, alguém já teve ou sabe de alguém que teve problemas com ele, eu estou usando e a impressão que tenho é que fica mais amarrado o motor, pra falar a verdade não estou gostando mais to acompanhando aqui, quem me falou que posso colocar esse óleo (além do manual) é um mecânico que tem no mínimo 10 anos de experiência em Peugeot e acho que não ia falar besteira.

"Problema" não dá, mas o motor fica mais amarrado sim, afeta inclusive no consumo de combustível.

Vc pode usar dois tipos de viscosidade, 5w40 ou 15w50. Tem um representante da minha cidade que rodou 800 mil km, desses a maior parte em estrada com um PUG 206 1.4 Flex. Sempre usando o Total 15w50 mais o condicionado de metais.

O TU aceita de 5w30 a 15w50, de acordo com a documentação técnica. No manual indica 15w50 ou 5w40, e a experiência de n users aqui do fórum indica o uso do 5w40, alguns até partindo pro 5w30.

O fato de ter rodado 800 mil km com o 15w50 não faz dele a melhor opção!

Meu amigo, quando falei que o oleo 15w50 é a melhor opção? Com certeza é a opção mais em conta. Eu mesmo uso o 5w40. Agora a partir do momento que vc rodas mais de 800 mil km com um oleo especifico, isso sim me chama a atenção. Eu nao recomendo o uso do 5w30, sendo que facilmente os motores TU atinge 100 graus de funcionamento as vezes até passam um pouco.

Foi o que deu a entender. Você colocou duas viscosidades e destacou a 15w50. Pro motor chegar nessa quilometragem não é mérito exclusivo do óleo e tão pouco do Militec!

E chegar nos 100º C não é problema pro 5w30, tanto que o motor EC5 e TU4M (1.5 que tá saindo no 208 e C3) o tem como única indicação de viscosidade. A Honda agora tá recomendando o uso do 0w20 (!!) nos VTEC.

Originalmente o TU3JP, não foi projetado para trabalhar com oleo de viscosidade 5w30.

A questão dos 800 mil km, estão relacionadas diretamente com o condicionador de metais e o periodo de trocas do oleo, sem duvidas.

O pior cego é aquele que não quer ver, estou citando um exemplo que vivenciei na pratica. Porem mutas vezes no embasamos apenas em teorias e esquecemos de verificar se essas teorias corresponde na pratica. Desejo felicidade nas suas experiencias com o uso do oleo 5w30.

Se possivel, com o passar do tempo, relate sua experiencia com o uso dessa viscosidade.

Boa tarde, eu tenho um peugeot 206 presence 1.4 8v e comprei ele faz um mês, peguei ele com 160500 km rodados e logo eu troquei o óleo por um 5w40 sintético da petrobrás e agora com 162169 km rodados e simplesmente a marcação do óleo está bem baixa quase vazia, eu observei que o respiro de óleo (aquele que vai na admissão) fica soltando uma fumaça branca quando o carro está quente e o tubo de admissão fica encharcado de óleo e o filtro também, queria saber se colocar um óleo mais grosso resolve este problema?

Ao colega do militec, favor postar testes de desempenho do produto, mas de órgãos reconhecidos internacionalmente comprovando os resultados quase milagrosos.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Tem um tópico no clube só falando sobre Militec 1, da um pulo lá e tire suas dúvidas.

Tem mas vc esta enaltecendo e defendendo o militec aqui neste tópico.

Teste práticos? Foram executados por qual órgão? Pra min e para muito outros esses resultados de usuários tem muito placebo e achismo...

Seguinte com o tema do tópico,

Usei o 5w40 da Mobil e não vi vantagem ao havoline anteriormente usado.. Penso em testar o pentosin 5w40, mas na minha cidade não encontrei.. Não tenho muita confiança de comprar óleo do ML, alguém tem vendedor confiável lá?

E a discussão continua no tópico errado! O assunto sempre é motivo de discórdia e ninguém muda de opinião, é inútil.

André, só vi sua resposta agora, perdão. Na próxima troca (infelizmente daqui a cinco meses, hahah) vou arriscar no 5w30 e dou um feedback aqui.

Fábio, óleo subindo pra admissão geralmente é filtro de ar mais do que gasto ou excesso de óleo no motor, e fumaça branca pelo respiro eu já vi em motores antigos, nos mais modernos não sei dizer ser é comum. 2.000 km é relativamente pouco pra esgotar a vareta, seu motor pode estar consumindo mais óleo do que o normal, e trocar a viscosidade é só um paliativo. Recomendo uma atenção especial nisso aí.

Tem mas vc esta enaltecendo e defendendo o militec aqui neste tópico.

Teste práticos? Foram executados por qual órgão? Pra min e para muito outros esses resultados de usuários tem muito placebo e achismo...

Seguinte com o tema do tópico,

Usei o 5w40 da Mobil e não vi vantagem ao havoline anteriormente usado.. Penso em testar o pentosin 5w40, mas na minha cidade não encontrei.. Não tenho muita confiança de comprar óleo do ML, alguém tem vendedor confiável lá?

Estou usando o havoline ultra S 5w40, tenta achar na sua cidade o Motul 5w40 tbm é um ótimo óleo. A questão do Militec é individual mesmo, usa quem quer simples assim. Flw

Motul e top, mas cobra por isso.. Havoline aqui subiu para 49,00 o litro kkkk

Edited by crismat2001

Na minha cidade tem um posto de bandeira ALE. Nesse posto encontro todas as viscosidades de óleo da marca Havoline e Petronas.

O Havoline 100% sintetico 5w30 custa 22,00 reais hehehe, não pra acreditar. O Havoline ultra s 5w40 sai a 35,00 reais.

A Havoline lançou a pouco tem o Ultra W 5w40, especialmente para atender as normas VW508.88 e VW509.99.

Acredito que esse preço seja referente a esse novo óleo Ultra W.

Alguem aqui sabe me dizerse o Oleo Selenia 15w 40 é um óleo bom pas Peg?

Para o motor TU3JP, recomendado pela Peugeot 15w50, 5w40 ou 10w40. A viscosidade 15w40, não é recomendada pela montadora.

http://brasil.peugeot.com.br/portalpecaseservicos/download/BIT%20465.pdf

Particularmente, não usaria oleo de viscosidade 5w30.

Edited by Andre.Luiz

Considerando que Havoline é uma marca bem conceituada (o óleo 0w20 da Honda é ela que fornece), 100%sintético, apesar de estar fora da recomendação no manual do proprietário, eu, particularmente, usaria, mas é um assunto polêmico...Quanto ao Selênia, o fabricante é Petronas, patrocinador da Mercedes F1...importante que seja SN, SM ainda é bom mas já é um pouco inferior. E o mais importante de tudo: que os frascos estejam com o lacre inviolado após abrir a tampa rosqueada...já ouvi muitos relatos de malandragem em postos que colocam óleo barato em frascos de óleo sintético...

Meu amigo, quando falei que o oleo 15w50 é a melhor opção? Com certeza é a opção mais em conta. Eu mesmo uso o 5w40. Agora a partir do momento que vc rodas mais de 800 mil km com um oleo especifico, isso sim me chama a atenção. Eu nao recomendo o uso do 5w30, sendo que facilmente os motores TU atinge 100 graus de funcionamento as vezes até passam um pouco.

5w30 esquenta mais rapido e o consumo de combustivel melhora.

5w30 esfria mais rapido, tem esse detalhe tambem.

15w50 mineral ultrapassado, aditivação ultrapassada, demora pra esquentar, alto consumo e para esfriar um oleo grosso tambem demora mais..

Nao se usa oleo 15w50 em motor de tuchos hidraulicos, nao é muito aconselhavel.

Hoje um 5w30, 5w40 e 10w40 estao otimos.

pegue o oleo mineral e sintetico e coloque cada um sobre alta temperatura, o mineral frita e cria uma borra preta no recipiente.

antigamente os motores tinham uma folga nas partes moveis um pouco maiores e o nivel de poluentes altos.

Com as novas leis e normas para baixar os indices, as montadores estao cada vez mais trabalhando tambem nessas partes moveis dos motores e com isso precisa usar oleos de baixa viscosidade como o caso da Honda em usar oleos 0w20, 10w20.

Tem um tópico no clube só falando sobre Militec 1, da um pulo lá e tire suas dúvidas.

desculpe mas quer continuar idolatrando militec, vai pra outro topico por favor.

respeite o forum.

desculpe mas quer continuar idolatrando militec, vai pra outro topico por favor.

respeite o forum.

Presta atenção na conversa, foi uma recomendação que eu passei para um membro que estava questionando sobre o asusnto.

Orientei membro a procurar o tópico referente ao assunto. Ok.

Presta atenção na conversa, foi uma recomendação que eu passei para um membro que estava questionando sobre o asusnto.

Orientei membro a procurar o tópico referente ao assunto. Ok.

Sei acredito....

kkkkkkkkkkkkkk

Tranquilo André, nem vou dar continuidade.

Estou conhecendo o motor 1.6 16v Flex no meu caso 2012 com 70milkm.

Não sei referente ao consumo de oleo ainda, vou observar usando oleo 5w40.

Talvez testar depois com 5w30 e posterior 10w40.

Uns não tem problema de consumo outros já passam desesperos..kkk

Vamos ver..

Tranquilo, normalmente todos que estão por aqui procuram trocar informações e sanar algumas duvidas.

Amigo meu tem um Peugeot 307 1.6 16V, ele sempre usa 10w40 da Total e até agora não teve problemas com o nivel do óleo, motor com 47 k km.

Edited by Andre.Luiz

Bom saber André.

Pois estou com 5w40 e quase coloquei um 10w40 mas o valor esta proximo do 5w40 ai fui de 5w40..

Pessoal preciso de uma ajuda, quantos litros de óleo pega o motor do 408 thp? O óleo da total 5w30 7000 serve nele? não estou encontrando o total 9000 :(

Oleo valvoline synpower 5w40 SN, alguém ja usou? Achei com um bom custo.

Segundo o representante ele é fabricado e embalado no USA. Hoje encontro ele a R$ 32,00/Litro"ou melhor 946ml, hehehe".

Ja faz um bom tempo que estou usando apenas o Havoline Ultra S 5w40 SN, porem não estou encontrando com facilidade, na ultima troca o custo foi de R$ 32,50/Litro. Entre essas duas marcas que estão na mesma faixa de preço, qual vcs me indicam.

Havoline e Valvoline são excelentes marcas, sintéticos e SN então...pode usar tranquilo. Eu mesmo troco o óleo, então vou à caça do menor preço entre marcas conceituadas. Fique de olho em óleos falsificados.

Por essas e outros sempre fico com um pé atrás em comprar óleo no ML. Essas duas marcas encontro em fontes confiáveis,

mas vou acabar optando em manter o Havoline mesmo. Essa linha Ultra S vem da matriz europeia Chevron Belga, então não se discute a qualidade em relação aos petrobras aditivados.

Edited by Andre.Luiz

Já que o tópico está bem ativo, dúvida rápida: 206 1.0 16v 2005 (D4D) estou usando 10w40, correto ou não?

Conforme orientação dessa tabela, vc pode aplicar a viscosidade 10w40 sem problemas. Seu motor e o mesmo do Clio 1.0 16V D4D. Arriscaria aplicar até mesmo a viscosidade 5w40 100% sintetico, porem sempre acompanhando o nivel do oleo. Não aconselho vc aplicar a marca Petrobras e Selenia Petronas. No mais é isso ai.

https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/nossas-marcas/docs/Tabela-Lubrificacao.pdf

Essa tabela é mais completa: http://amigobalconista.blogspot.com.br/2014/05/tabela-de-aplicacao-e-quantidade-de-oleo.html

Pagina 22, tem a especificação e capacidade em litros para o seu carro.

Edited by Andre.Luiz

sou um ex peugeot, roubaram minha 206 escapade, estou agora com um c4 hatch 2010 excusive AT 2.0 FLEX, sei que é praticamente o mesmo motor do 307, moro em bh temperatura media na faixa dos 30 a 35 graus no verao, inverno mais ameno, poderiam me passar qual o oleo adequado e quantomas s LITROS?

NO manual fala do 15w50 e 5 litros, isto esta correto?

Eu uso 10w40. Sigo o que foi colocado no veículo desde 0km. Se tivesse sido colocado desde 0km o 15w50, eu iria seguir. Óleo desde que dentro da especificação que o manual pede, não se deve ficar mudando, minha opinião.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Se o manual especifica 15w50, use esta viscosidade...mas também pode usar 10w50 e 5w50. 0w50 talvez até tenha mas deve ser caríssimo. De preferência SN e sintético. Não coloque o 20w50 pois é um óleo normalmente SJ mineral, especificação antiga/obsoleta.

5w50 e 0w50 tu força a amizade!

C4 usa o EW, melhor óleo pra ele é o 5w40 sintético, de preferência com homologação PSA.

Sign in to follow this