Jump to content
Sign in to follow this  
SkyRaptor

Especificações De Óleos De Motor Para Nossos Carros

Recommended Posts

Pessoal, estou com uma grande dúvida. Praticamente acabei de pegar meu carro na concessionária (207- 1.4), e em casa notei que o óleo estava um pouco acima da marca de máximo. Então, com auxílio de um sifão bem fino, retirei uma pequena parte do óleo pelo tubo da vareta medidora. O problema é que a cor dele está bastante escura, parecendo óleo velho (cor de café), e o carro está com menos de 70Km rodados (e menos de um mês de uso). O òleo "Total" é escuro mesmo ou há algo errrado? Se estiver algo errado será que aconcesionária troca por óleo novo?

Também há uma grande confusão entre o que está no meu manual, por exemplo citando o Totoal 7000 (semi sitético): 10W40 para motor 2.0, e 9000 (sintético): 15W50 para 1.6 e 1.4. Na página da Total esses parâmetros não batem.

Obrigado.

Oi amigo,

com certeza tem algo errado com o óleo, pois com essa quilometragem a cor deveria a do mel. Pelo q li sobre o assunto até o momento, não haveria nenhum problema (a n ser o do preço) em se utilizar o sintético, e é o q pretendo fazer a partir da próxima troca (18.000).

Sugiro q leve o caarro imediatamente à concessionária para averiguação desse óleo. Não é bom arriscar. O meu Pg é 1.4, mas na troca colocaram o 10W 40, semi.

Um abraço

certo...mas assim, ele atende as especificações do carro, mas não o GRAU....terei problemas?

esse site eh interessante....meio doido até...meu carro eh 04/05, no site com ano 2004 só aparece o LUBRAX SINTETICO, a partir do ano 2005 aparece o SINTETICO E O TECNO.

vai entender.rs

Oi,

Se o GRAU a que se refere for a temperatura ambiente, acho que, baseado no gráfico de temperaturas do ambiente de trabalho dos óleos, não haveria maiores problemas, visto considerar q esses limites n são absolutos. Assim:

temp. trabalho 10W 40: -20ºC a + 50ºC;

temp. trabalho 15W 50: -15ºC a + 50ºC; (não sei com se faz para anexar um arquivo para lhe mandar a figura do gráfico...)

Um abraço

hehe...ah ta..de qualque forma entendi RecMaluf...

essa era minha preocupação. pois sei que tirando o GRAU(temperatura de trabalho/ambiente) o oleo atende perfeitamente as especificações.

tem muita diferença entre o 15W40 pro 15w50 de temperatura? essa comparação que vc botou ai entre o 10W40 e o 15W50 sao reais?

como ja tenho um litro do oleo TECNO em casa, vo botar o mesmo e comprar apenas + 3 litros... posso botar esse oleo pra sempre e correr pro abraço ne?rs

valeu

hehe...ah ta..de qualque forma entendi RecMaluf...

essa era minha preocupação. pois sei que tirando o GRAU(temperatura de trabalho/ambiente) o oleo atende perfeitamente as especificações.

tem muita diferença entre o 15W40 pro 15w50 de temperatura? essa comparação que vc botou ai entre o 10W40 e o 15W50 sao reais?

como ja tenho um litro do oleo TECNO em casa, vo botar o mesmo e comprar apenas + 3 litros... posso botar esse oleo pra sempre e correr pro abraço ne?rs

valeu

Oi amigo,

tudo que comentei com vc e em outros postais foi com base em literatura técnica brasileira e americana. Especialmente o -Documentation technique AP.mht no qual se encontra o tal gráfico ilustrativo das temperaturas ambientes.

Caso se interesse, mande-me seu email que lhe envio os artigos (em inglês).

Meu email é: racmaluf@yahoo.com

Um abraço

Rachid

Eu uso o Mobil 1 0W40 desde abril do ano passado.

Recomendo, melhorou um pouco o consumo (eu disse um pouco, nada de milagres) assim como o giro sobe mais rápido e pra ligar ficou mais "leve".

Amigos, algum de vocês sabem qual o óleo para o Peugeot 306 1.6 XS? Estou colocando o 20w50...

Oi amigo,

de acordo com a tabela da Petrobras (site citado nesta página) a recomendação seria:

LUBRAX SINTETICO

LUBRAX SL 20W50

Assim, em termos de grau, o óleo q vc está usando atenderia. Qto ao código API, o SL ou superior (SM; SN...) estaria de acordo.

Um abraço

Rachid

Ae gente,

Estava vendo as especificações de óleos, achei interessante pois acabei de comprar o óleo "errado", fora das especificações. Estou com uma tremenda dúvida em qual óleo usar para a transmissão, não sei onde está meu manual de manutenção, e quero saber o óleo ideal para a aplicação.

Obrigado.

Oi Frenzy,

no site da Petrobás que tenho citado como orientativo,para a transmissão recomenda a especificação do fabricante. Penso que qquer concessionária ou o serviço de atendimento ao cliente da Peugeot te darão esta informação, caso nã tenha consguido ainda.

Um abraço

Rachid

Oi amigo,

de acordo com a tabela da Petrobras (site citado nesta página) a recomendação seria:

LUBRAX SINTETICO

LUBRAX SL 20W50

Assim, em termos de grau, o óleo q vc está usando atenderia. Qto ao código API, o SL ou superior (SM; SN...) estaria de acordo.

Um abraço

Rachid

Obrigado Amigo!

Qual a capacidade real de óleo no carter do 207 1.4?

Pessoal: Achando que o nível do óleo do meu recém-adquirido carro estava alto demais na vereta medidora, (e o mesmo estava muito sujo (com 200km?), resolvi trocar o oleo do meu 207 1.4. O manual do carro informa que são 3 litros, incluindo o filtro. Mas na concessionária e no "paralelo" informam que são 4 litros. Depois, diante da minha insistente "chatice", outro consultor da Peugeot diz que são 3,800L; depois outro 3,500, e por ai vai. Então eu resolvi checar lentamente a REAL quantidade de óleo que cabia no meu carro. O resultado (no meu carro) foi aproximadamente 3,100 litros! (ficando a marca da vareta próximo ao ponto do máximo). Isso significa que 3 litros seriam suficientes, como informa o Manual.

Tive que ficar com 1 litro que comprei, fechadinho na embalagem (quem sabe para próxim troca)....

O funcionário da Peugeot finalmente não teve como contestar, mas e disse que não faz mal ficar acima do ponto máximo da vareta porque "vai gastar mesmo"... Por isso colocam mais de 3 litros

ENTÃO PERGUNTO;

1) Por que insistem em vender 4 litros, quando o manual informa 3, e no carro cabem 3 litros?

2) Se não cabem 4 litros, por que não nos devolvem o resto do óleo que pagamos? (não nos deixam acompanhar a troca, e nunca recebi de volta o óleo que teoricamente sobraria... ). E sempre dizem que couberam os 4 litros....

3) Está certo colocar óloeo acima do ponto máximo, só porque vai "gastar mesmo"?

São minhas dúvidas.......

Qual a capacidade real de óleo no carter do 207 1.4?

Pessoal: Achando que o nível do óleo do meu recém-adquirido carro estava alto demais na vereta medidora, (e o mesmo estava muito sujo (com 200km?), resolvi trocar o oleo do meu 207 1.4. O manual do carro informa que são 3 litros, incluindo o filtro. Mas na concessionária e no "paralelo" informam que são 4 litros. Depois, diante da minha insistente "chatice", outro consultor da Peugeot diz que são 3,800L; depois outro 3,500, e por ai vai. Então eu resolvi checar lentamente a REAL quantidade de óleo que cabia no meu carro. O resultado (no meu carro) foi aproximadamente 3,100 litros! (ficando a marca da vareta próximo ao ponto do máximo). Isso significa que 3 litros seriam suficientes, como informa o Manual.

Tive que ficar com 1 litro que comprei, fechadinho na embalagem (quem sabe para próxim troca)....

O funcionário da Peugeot finalmente não teve como contestar, mas e disse que não faz mal ficar acima do ponto máximo da vareta porque "vai gastar mesmo"... Por isso colocam mais de 3 litros

ENTÃO PERGUNTO;

1) Por que insistem em vender 4 litros, quando o manual informa 3, e no carro cabem 3 litros?

2) Se não cabem 4 litros, por que não nos devolvem o resto do óleo que pagamos? (não nos deixam acompanhar a troca, e nunca recebi de volta o óleo que teoricamente sobraria... ). E sempre dizem que couberam os 4 litros....

3) Está certo colocar óloeo acima do ponto máximo, só porque vai "gastar mesmo"?

Por aí se vê a qualidade de nossos serviços e mínima preparação da mão de obra, aliada à falta responsabilidade das concessionárias! o ideal do óleo é ficar no meio, segundo um especilista em lubrificação americano (já citei esse fato aqui); seguindo essa orientação, de não completar até ´nível máximo, o consumo de óleo do meu pegeout 1.4 foi de 0,5l/9.000 km!!! O excesso de óleo é tão prejudicial com ficar muto abaixo do mínimo... Parabéns pela insistência. Uma sugestão, se me permite: encaminha sua experiência para o serviço de atndimentoda pg. Valeu! Um abraço

Rachid

Por aí se vê a qualidade de nossos serviços e mínima preparação da mão de obra, aliada à falta responsabilidade das concessionárias! o ideal do óleo é ficar no meio, segundo um especilista em lubrificação americano (já citei esse fato aqui); seguindo essa orientação, de não completar até ´nível máximo, o consumo de óleo do meu pegeout 1.4 foi de 0,5l/9.000 km!!! O excesso de óleo é tão prejudicial com ficar muto abaixo do mínimo... Parabéns pela insistência. Uma sugestão, se me permite: encaminha sua experiência para o serviço de atndimentoda pg. Valeu! Um abraço

Rachid

Considerando o que citei acima, 2,5 l seriam suficientes :wub:

LUBRAX TECNO

...

ainda falaram aqui que ele eh 10W40...enfim...posso usar esse sem medo? troco de 7.500km em 7.500km.....pago R$ 13,00 e ai?

como aqui é muito quente, penso que um 15W50 semi-sintetico seria a melhor opção....mas n encontro esse oleo....so na concessionaria por 31 conto.

Cara, pode usar o Tecno a vontade. Ele atende perfeitamente as especificações do seu motor.

Pelos dados, acho q pode usar esse óleo sem medo de ser feliz :D) é sintético (é +caro, mas é melhor)

Só uma correção, o Lubrax Tecno é semi-sintético. A versão sintética seria o Lubrax Sintético.

certo...mas assim, ele atende as especificações do carro, mas não o GRAU....terei problemas?

A peugeot geralmente não especifica a viscosidade (o termo "grau" não existe) para seus motores, pelo menos não para os que eu li o manual até hj. Ela cita apenas sugestões de uso. As especificações geralmente são pelas normas ACEA e API. Por favor, dê uma lida atenta no primeiro post desse tópico.

O resultado (no meu carro) foi aproximadamente 3,100 litros! (ficando a marca da vareta próximo ao ponto do máximo). Isso significa que 3 litros seriam suficientes, como informa o Manual.

...

ENTÃO PERGUNTO;

Bom, se o manual falou que no carter cabem 3 litros, não entendo pq vc não acreditou. Eles não costumam mentir nessas informações pois pode acarretar danos sérios aos motor e obrigar a montadora a reparar gratuitamente seu carro em caso de falhas.

1) Boa pergunta.. será que eles querem q vc compre um litro a mais de oleo? Quantos sabem/conferem quantos litros vão no carter?

2) Boa pergunta.. será que eles te vendem um litro a mais e deixam ele guardadinho no armário para vender para o proximo? tire suas conclusões.

3) Não, está completamente errado.

O carter tem um volume máximo que deve ser preenchido pelo óleo.Na realidade ele tem essa variação geralmente de 1L (entre max e min) pois o consumo de óleo é necessário para a boa lubrificação da câmara de combustão. Motor que não baixa o óleo, está mal lubrificado - significa que a câmara de combustão está sendo mal lubrificada. Se baixar óleo muito rápido, tem problemas...em geral nos anéis raspadores ou uma ovalização exagerada.

Se vc colocar óleo acima do nível máximo, vai aumentar exageradamente a pressão do óleo e isso pode causar danos tb, entre eles, o rompimento dos selos de segurança.

Portanto se o seu carter comporta 3L segundo o manual, coloque os 3L nas trocas de óleo; não tem muito o que inventar.

Abraços.

E aquela história de que, ao trocar o filtro junto com o óleo (sempre faço isso), o filtro "chupa" meio litro, tendo que ser colocados 3,5 L de óleo a cada troca?

Nesse caso seria mais jogo comprar 3 garrafas de 1 L e uma de 0,5 L, mas quase nunca vejo garrafas de 0,5 L pra vender...

Usei o Shell Helix HX5 15W-40 - 4,5 Litros - Troquei o Filtro - Gastei Total - R$ 115,00.

E aquela história de que, ao trocar o filtro junto com o óleo (sempre faço isso), o filtro "chupa" meio litro, tendo que ser colocados 3,5 L de óleo a cada troca?

Nesse caso seria mais jogo comprar 3 garrafas de 1 L e uma de 0,5 L, mas quase nunca vejo garrafas de 0,5 L pra vender...

Geralmente a quantidade especificada no manual INCLUI a troca do filtro. portanto, não seria necessário acrescentar 0,5 l para o filtro. Agora, seria interessante confirmar essa informação junto ao manual. Ele tem que informar se a quantidade inclui ou não a troca do filtro.

Aproveitando o excelente tópico...

Desde que peguei meu PUG só fiz as trocas de óleo na concessionária. Não por causa da marca de óleo usado, mas pqfora das concessionárias já vi MUITA barbaridade. É gente apertando o filtro de óleo com ferramenta (ISSO NÃO SE FAZ), é gente querendo trocar o filtro sem retirar o protetor do cárter (PREGUIÇA), enfim...desisti.

Na concessionária, se eles fizerem isso e houver algum dano, devolvo o problema prá eles e cobro a solução.

Bem, prá não me alongar muito, estou usando o TOTAL QUARTZ 7000 15w50. Troco o óleo de 5.000 em 5.000 km. Mas tenho percebido que no frio (temperatura ambiente) o óleo flui e lubrifica rapidamente o motor na partida. Contudo, em temperatura ambiente mais quente o motor SEMPRE dá uma "batida" (talvez o comando de válvulas), e o ruído só some um segundo depois.

A solução que encontrei é NUNCA deixar o motor pegar na primeira tentativa, ou seja, giro a chave e desligo rapidamente pro motor não funcionar. Faço isso umas três ou quatro vezes até deixar o motor funcionar e o óleo circularmelhor. O resultado é a ausência do ruído "metálico" na partida. Ocorre que o meu prejuízo pode ser grande (arranque ou mesmo quebrar a chave no miolo da ignição) e estou desconfiado que mesmo o óleo homologado pela PUG NÃO está atendendo a contento.

Acho que vou trocar a viscosidade. Alguém já passou por isso?

[]'s

Geralmente a quantidade especificada no manual INCLUI a troca do filtro. portanto, não seria necessário acrescentar 0,5 l para o filtro. Agora, seria interessante confirmar essa informação junto ao manual. Ele tem que informar se a quantidade inclui ou não a troca do filtro.

Aproveitando o excelente tópico...

Desde que peguei meu PUG só fiz as trocas de óleo na concessionária. Não por causa da marca de óleo usado, mas pqfora das concessionárias já vi MUITA barbaridade. É gente apertando o filtro de óleo com ferramenta (ISSO NÃO SE FAZ), é gente querendo trocar o filtro sem retirar o protetor do cárter (PREGUIÇA), enfim...desisti.

Na concessionária, se eles fizerem isso e houver algum dano, devolvo o problema prá eles e cobro a solução.

Bem, prá não me alongar muito, estou usando o TOTAL QUARTZ 7000 15w50. Troco o óleo de 5.000 em 5.000 km. Mas tenho percebido que no frio (temperatura ambiente) o óleo flui e lubrifica rapidamente o motor na partida. Contudo, em temperatura ambiente mais quente o motor SEMPRE dá uma "batida" (talvez o comando de válvulas), e o ruído só some um segundo depois.

A solução que encontrei é NUNCA deixar o motor pegar na primeira tentativa, ou seja, giro a chave e desligo rapidamente pro motor não funcionar. Faço isso umas três ou quatro vezes até deixar o motor funcionar e o óleo circularmelhor. O resultado é a ausência do ruído "metálico" na partida. Ocorre que o meu prejuízo pode ser grande (arranque ou mesmo quebrar a chave no miolo da ignição) e estou desconfiado que mesmo o óleo homologado pela PUG NÃO está atendendo a contento.

Acho que vou trocar a viscosidade. Alguém já passou por isso?

[]'s

Aconteceu comigo do carro ficar batendo tucho com esse óleo,mudei para o sintético 5w40 Castrol SLX e resolveu o problema .Esse óleo realmente não atende tão bem na fase fria (partida do motor ) e o motor fica meio preso ,a PUG só usa ele ,pois os cliente muquiranas não querem pagar o preço do sintético ,essa informação foi passada pelo consultor ,disse que comprou e ficou encalhado em virtude do maior preço os clientes ''vips' não queriam ,preferiam o 15w50 que era mais barato

Aconteceu comigo do carro ficar batendo tucho com esse óleo,mudei para o sintético 5w40 Castrol SLX e resolveu o problema .Esse óleo realmente não atende tão bem na fase fria (partida do motor ) e o motor fica meio preso ,a PUG só usa ele ,pois os cliente muquiranas não querem pagar o preço do sintético ,essa informação foi passada pelo consultor ,disse que comprou e ficou encalhado em virtude do maior preço os clientes ''vips' não queriam ,preferiam o 15w50 que era mais barato

Mas tb eles cobram um preço absurdo , tanto pelo semi, quanto pelo sintético.

Agora, o engraçado é que meu carro gira bem na partida com motor e temp. ambiente frios. O contrário (temp. ambiente quente) é que faz o ruído (pode ser os tuchos, sim). Como aqui no Rio geralmente é calor, tenho que tomar muito cuidado.

Acho que vou passar pro sintético.

:surrender:

existe algum problema mais sério colocar o óleo 15w40 tecno lubrax?

Cabei de colocar Elaion 5w40, acho que não tem problema quanto a marca né?

O manual cita o 5w40 mas da marca Total. O Elaion é recomendado pela VW.

Será que dá problema? Foi minha primeira troca, o carro esta com 50.000, peguei usado.

Prezados,

Chegou a hora de trocar o óleo do meu 307 PP 09 e vou sair do original Total Semi Sintetico e partir para o 100% sintetico

Estou na dúvida com as seguintes opções aqui em BH :

Shell Helix Ultra 5w40 API SM - R$39,90/litro

BH Sintetico 5w40 SPI SM - R$24,90/litro

ELF EXCELLIUM LDX 5w40 API SJ - R$???/litro

Não estou muito interessado no ELF já que a API dele é mais desatualizada que o da BR ou da Shell.

Em relação a Shell x BR a diferença de preço é alta, o da Shell é melhor ???? compensa pagar mais caro assim ? pois 39,90 foi o mais barato que achei.. teve lugar que tava 59,90/litro !!!!!

Mestre SkyRaptor... rs... qual a sua opinião ???

Abração !

Edited by Fafonso

A solução que encontrei é NUNCA deixar o motor pegar na primeira tentativa, ou seja, giro a chave e desligo rapidamente pro motor não funcionar. Faço isso umas três ou quatro vezes até deixar o motor funcionar e o óleo circularmelhor.

Cara, pelo amor que vc tem ao seu carrinho, não faça mais isso.. vc não sabe o ESTRAGO (em maiuscula e negrito) que abortar a partida causa no motor. É simplesmente um crime fazer isso de propósito, especialmente se o dia estiver frio.

Vc f*de desde velas até catalisador fazendo isso. Usando o óleo correto, permanece uma fina camada de óleo em todas as peças. Mesmo que o barulho aparentemente seja ruim, as peças estão protegidas. Use um óleo 5W pois ele sobe mais rápido pro comando de válvulas.

existe algum problema mais sério colocar o óleo 15w40 tecno lubrax?

Não, ele atende perfeitamente as especificações. Eu particularmente uso o Lubrax Sintético 5W40 e tenho um excelente desempenho.

Shell Helix Ultra 5w40 API SM - R$39,90/litro

BH Sintetico 5w40 SPI SM - R$24,90/litro

ELF EXCELLIUM LDX 5w40 API SJ - R$???/litro

Em relação a Shell x BR a diferença de preço é alta, o da Shell é melhor ???? compensa pagar mais caro assim ? pois 39,90 foi o mais barato que achei.. teve lugar que tava 59,90/litro !!!!!

Cara, o Shell Helix Ultra é excelente, não tenho nem o que falar. Mas particularmente acho que não vale a diferença para o Lubrax Sintético (39,90 - 24,90 = 15,00).

Como disse acima, venho usando o Lubrax Sintético e recomendo.

Abraços.

Cara, pelo amor que vc tem ao seu carrinho, não faça mais isso.. vc não sabe o ESTRAGO (em maiuscula e negrito) que abortar a partida causa no motor. É simplesmente um crime fazer isso de propósito, especialmente se o dia estiver frio.

Vc f*de desde velas até catalisador fazendo isso. Usando o óleo correto, permanece uma fina camada de óleo em todas as peças. Mesmo que o barulho aparentemente seja ruim, as peças estão protegidas. Use um óleo 5W pois ele sobe mais rápido pro comando de válvulas.

Sky,

Como disse, em dias mais frios o óleo sobe rapidinho e não faço isso. Nos dias quentes é que ele demora prá subir e eu não deixo ele funcionar.

Na verdade eu não deixo (pelo menos eu tento) acontecer a queima na camara. Eu só dou um leve "toque" no arranque.

De qq forma vou seguir teu conselho e não vou mais fazer isso.

Agora...que dá uma dor tremenda no coração ouvir o ruído metálico...isso dá !! :gun_bandana:

Acho que não fica camada de óleo alguma nas peças, e por isso vou pro 5w40 urgentemente !!

Sinceramente não confio 100% nas recomendações do fabricante para os lubrificantes. Não viram a dor de cabeça da VW com a lubrificação dos Gol/Voyage novos?

Valeu a dica !!

:huh:

Valew SkyRaptor... nas minhas pesquisas de preço já achei o Helix Ultra a 34,90... se achar até uns 30 aih eu arrisco... Estou doido pra testar esse óleo.

Fabinho... eu não sei se é uma particularidade do meu carro (ou um problema) mais se eu giro a chave do meu carro rapido demais a ponto de ele não conseguir pegar de primeira, depois pro meu carro pegar eh um custo... parece que o bicho afoga não pega depois de jeito nenhum... tem dia que eu to com pressa e erro ao bater a chave de primeira que não tem como pegar se eu não der uma ajudinha pisando no acelerador. Eu tenho a péssima mania de bater a chave de forma muito rápida pra ser o suficiente do carro pegar e pronto... Me da agonia ver gente ligando o carro segurando a chave um tempão e ouvindo aquele barulho horrível...

Da mesma forma que o Sky falou... não recomendo de jeito nenhum não deixar o carro pegar de primeira...

Em relação a VW realmente foi fod@... um colega de trabalho foi contremplado com um gol que precisou trocar TODO o motor... segundo ele, o oleo que a VW tava usando no motor era improprio e fudeu o carro... depois que trocou o motor e passaram a usar o oleo correto ficou sussa e nunca mais deu nada... (também pudera ne, já não basta o transtorno que isso dá)

Valew SkyRaptor... nas minhas pesquisas de preço já achei o Helix Ultra a 34,90... se achar até uns 30 aih eu arrisco... Estou doido pra testar esse óleo.

Fabinho... eu não sei se é uma particularidade do meu carro (ou um problema) mais se eu giro a chave do meu carro rapido demais a ponto de ele não conseguir pegar de primeira, depois pro meu carro pegar eh um custo... parece que o bicho afoga não pega depois de jeito nenhum... tem dia que eu to com pressa e erro ao bater a chave de primeira que não tem como pegar se eu não der uma ajudinha pisando no acelerador. Eu tenho a péssima mania de bater a chave de forma muito rápida pra ser o suficiente do carro pegar e pronto... Me da agonia ver gente ligando o carro segurando a chave um tempão e ouvindo aquele barulho horrível...

Da mesma forma que o Sky falou... não recomendo de jeito nenhum não deixar o carro pegar de primeira...

Em relação a VW realmente foi fod@... um colega de trabalho foi contremplado com um gol que precisou trocar TODO o motor... segundo ele, o oleo que a VW tava usando no motor era improprio e fudeu o carro... depois que trocou o motor e passaram a usar o oleo correto ficou sussa e nunca mais deu nada... (também pudera ne, já não basta o transtorno que isso dá)

Pois é Fafonso,

Justamente por esse problema da VW é que não dá prá confiar 100% no que recomenda o manual. O mesmo aconteceu com os Mare Fivetch no passado. O período de troca estipulado pelo fabricante, e constante do manual, era muito longo, e aparecia um problema crônico de lubrificação no 5º cilindro.

Por isso vou ficar, de olhos fechados, com as dicas da galera daqui do forum.

Quanto ao carro demorar a pegar na segunda tentativa, isso geralmente não acontece comigo, pois não deixo nem encharcar as velas. Com isso o carro não "afoga". Creio que foi a isso que vc e o Sky se referiram, quando me desaconselharam a interromper a partida. As velas encharcariam e o catalisador poderia, em tese, até ficar em brasa, correto?

Não deixo isso acontecer, mas de qq forma vou seguir o conselho de vcs e não vou mais fazer isso.

:gun_bandana:

eu tinha mandado essa msg pro skyraptor por MP, mas como ele mesmo falou, seria mais pertinente estar aqui que todos podem ler.

Sky,

tava lendo o tópico sobre óleo, e foi bem hoje que troquei o do meu carro.

tenho exatamente o mesmo p 307 que o seu, e coloquei o semi sintético da lubrax + o filtro que eles tinham la tb, desses posts BR, que segundo eles era o do meu carro.

dai agora estou com algumas dúvidas, posso rodar uns 3000 kms pelo menos com esse óleo sem muito problema? você acha que é melhor tirar e colocar o shell helix ultra ou o petrobrás sintético que você disse?

fiquei com medo pois acabei de comprar o carro, ele era usado (30 mil kms) e o óleo tava imundo, ia virar graxa.

e esse filtro eu posso usar ou sigo na idéia de comprar um na concessionária mesmo?

valeu ae!!

abraços.

RESPOSTA:

Cara, esse tipo de pergunta vc pode postar no próprio tópico pois, afinal, um forum serve para troca de idéias e experiencias.

Tudo que eu escrever aqui somente vc vai ficar sabendo.. se fosse no tópico, todos iam aprender.

Mas vamos lá.

Se o óleo que vc colocou foi o Lubrax Tecno (unico semi-sintetico da Petrobrás), pode rodar os 10.000km até a proxima revisão tranquilamente com ele.

Sobre o filtro, eu não recomendo comprar fora de concessionária pois os filtros de óleo desse motor 1.6 são meio chatinhos... Mas vá usando o seu.. se por acaso surgir algum problema de pressão no óleo (acender a luz do óleo), vá na concessionaria mais proxima e coloque um filtro original antes de qualquer outra providencia.

Abraços.

Edited by rmaragno

Eu sempre usei o Shell Helix Ultra, quando peguei o carro o antigo dono disse que só usava esse, troco a cada 5000 Km...

Eu tenho o gráfico do manual, depois posto aqui.

;)

Galera, so para tirar alguams dúvias...

Qual a km que é recomendada para trocar de OLEO ?

5 mil em 5 mil km ?

Outra dúvida é quantos litros de OLEO cabem no 307.. Eu comprei 5 litros.. Pois a concessionária que falou..

Estou usando o da TOTAL 15W50.

• Upvote 1

WolvX me interessei por este oleo e estou precisando efetuar a troca no meu PUG, se vc tiver interesse de comprar me avise.

Obrigado.

Opa! Como vai?

Ainda esta interessado em comprar óleo na distribuidora da Mobil ?

Se alguém da zona norte do RJ estiver com interesse podemos comprar juntos um quantidade de óleo grande.

Abraços.

Troquei o 10w40 Semi por 5w40 100% Sintético

Algum problema nisso?

Coloquei óleo f1 master da ipiranga (SM). É bom?

Troquei o 10w40 Semi por 5w40 100% Sintético

Algum problema nisso?

Coloquei óleo f1 master da ipiranga (SM). É bom?

Sem problemas nenhum.. esse óleo atende todas as especificações do seu motor.

Abraços.

Ae galera, não é sobre óleos mas tem a ver com lubrificação do motor e afins.

Não sei se alguém aqui ja ouviu falar ou conhece esse produto, chama Militec.

Texto retirado do site oficial http://www.militecbrasil.com.br/ :

" É um líquido sintético de coloração dourada, similar aos óleos SAE-10 em viscosidade. Mesmo que, na maioria dos casos, Militec-1 seja adicionado ao óleo, não é um aditivo de óleo, pois não contém melhoradores do índice de viscosidade, não altera a composição físico-química, nem o intervalo de troca do óleo.

Militec-1 é um condicionador de metais.

Pode ser aplicado puro(em locais de atrito entre metais, que não utilizem óleo ou graxa), e também pode ser adicionado a qualquer tipo de óleo ou graxa existentes no mercado, sejam eles minerais ou sintéticos.

Importante

Militec-1 não contém parafinas cloradas, PTFE, flúor, solventes, óleos condutores, melhoradores de viscosidade, metais, bissulfato de molibidênio, zinco, enxofre, súlfor, grafite, nem outros sólidos quaisquer.

Deve-se ressaltar que Militec-1 não é perigoso, não é tóxico e não é inflamável.

É tão seguro que Militec-1 foi aprovado paro o meio-ambiente, pelo Comando Médico da Armada dos Estados Unidos - US NAVY - justificação e Aprovação n°. 89-006 para uso a bordo de submarinos movidos a energia nuclear."

separei dois vídeos para vcs verem.

Palestrinha sobre Militec com uma maquina de atrito:

Carro andando sem óleo após ser tratado com o Militec (esse não da pra saber se é real mesmo, mas da pra achar um monte de video igual no youtube:

Sera que funciona mesmo como mostra nos videos??

Alguem aqui conhece??

abrass

Edited by carlonesfranco

Sky, me ajuda numa duvida.

Estou usando desde a compra do pug, o 5w40 Total Quartz 9000

Mais ouvi dizer que o mobil 1 0w40 é infinitamente superior.

Procede?

Qual seria a melhor marca para usar no carro?

Ae galera, não é sobre óleos mas tem a ver com lubrificação do motor e afins.

Não sei se alguém aqui ja ouviu falar ou conhece esse produto, chama Militec.

No meu eu uso o Molykote A-2. São produtos concorrentes. No Brasil é distribuído pela Lumobrás.

Características da Suspensão Molykote A-2:

Molykote A-2 (nomenclatura Automotiva) é uma suspensão estável de partículas microfinas de bissulfeto de molibdênio em óleo mineral neutro e propelente (quando envasado em spray).

Principais características do Molykote A-2:

• Não é tóxico, não reage quimicamente com metais, nem ataca outros componentes de máquinas.

• Resistente ao desgaste.

• Mantém-se aderido aos metais oferecendo uma lubrificação de emergência.

• É indicado como adicional aos óleos lubrificantes, para uso em motores diesel, gasolina e álcool, aumentando sobremaneira sua vida útil, além de inúmeras aplicações na indústria.

Procede?

Cara, ambos os óleos são bons..

O Mobil 1 será menos viscoso em temperaturas baixas, o que facilitaria a partida a frio e lubrificação dos componentes no momento da partida.

Mas a diferença entre eles é muito pequena.. Se vc achá-los pelo mesmo preço, vale a pena o Mobil. Caso este seja mais caro, eu não pagaria essa diferença...

Abraços.

Sky, me ajuda numa duvida.

Procede?

Onde você consegue esse óleo e a que preços ?Abs

esse dilema de " oleo tal é melhor que tal " é puro marketing, achar q pagar 50 pau num litro de oleo vai fazer o motor ficar melhor e durar + é puro placebo.

o que precisa seguir é a API, motores novos necessitam de tais aditivos a mais do que motores + velhos, se colocar abaixo da especificação, vai ocorrer uma deficiencia na lubrificação, se usar óleo acima da especificação, vai chegar nos 5000km estará sujo igual qualquer outro tipo de óleo, porém sobrará aditivos que não serão usados pelo seu motor, resumindo gastou dinheiro atoa, o que sobrou dos aditivos não utilizados no óleo vai pro lixo.

marca? pegue a mais barata.

de resto é só usar o óleo certo, trocar a cada 5 mil, pois a gasolina do br é tão suja q hj em dia é até arriscado chegar aos 5 mil.

Eu sempre troco com 5 mil ou 6 meses.

Isso usando óleo sintetico e gasolina podium de um posto de procedencia.

Quando viajo e tenho que abastecer em postos de estrada, sempre que volto já programo uma troca de óleo pq a gasolina aqui do brasil é lixo puro!

tenho um 206 1.4 Gasolina 2005 e to querendo colocar o LUBRAX TECNO SAE 15W40

só tem uma coisa.. no manual ele diz que a troca é com 20.000 km ou 12 meses :thumbup1:

eu to achando muito tempo.. isso tá certo?

Tenho um 206 holiday 1.6 16v flex 2006

estou pensando em colocar esse oleo... estou certo???? me ajudem ai

F1 MASTER SINTÉTICO IPIRANGA

- 100% sintético.

- Melhora a performance a baixa temperatura reduzindo o desgaste em partida a frio e aumentando a vida útil do motor.

- Reduz a emissão de poluentes, sendo menos prejudicial ao meio ambiente.

- Óleo lubrificante de geração superior.

- Aprovado pelo American Petroleum Institute.

- Óleo lubrificante multiviscoso SAE 5W30.

Classificação: API SL/CF, ACEA A3 02/ B3 98 / B4 02, VW 502.00 / 55,00, MB 229.3 e BMW Long Life.

Tenho um 206 holiday 1.6 16v flex 2006

estou pensando em colocar esse oleo... estou certo???? me ajudem ai

F1 MASTER SINTÉTICO IPIRANGA

- 100% sintético.

- Melhora a performance a baixa temperatura reduzindo o desgaste em partida a frio e aumentando a vida útil do motor.

- Reduz a emissão de poluentes, sendo menos prejudicial ao meio ambiente.

- Óleo lubrificante de geração superior.

- Aprovado pelo American Petroleum Institute.

- Óleo lubrificante multiviscoso SAE 5W30.

Classificação: API SL/CF, ACEA A3 02/ B3 98 / B4 02, VW 502.00 / 55,00, MB 229.3 e BMW Long Life.

Pode usa-lo sim, mas não tem necessidade, o Lubrax Tecno por ex atende perfeitamente (semi sintético 15w40) e custa por volta de 17 reais o litro.

Pessoal comprei um Peugeot 206 1.4 2005 recentemente e não sei que oleo o antigo dono utilizava...qual óleo/filtro devo utilizar na troca que irei fazer ?

Abraços a todos!!!

Sky tenho um 307/2007/2.0 aut. O óleo que estou usando é o Elaion full performance SM. ACEA B4/A3. API SM/CF. Sintético. Já ouviu falar dessa marca? Sabe se presta? Esse óleo atende as especificações do meu carro?

abç

Pessoas...no meu manual tem isso (ver foto)

Nao vi nada sobre ACEA.

me expliquem essa pagina por favor...q oleo devo usar? ja chegou na hora de trocar.

dsc03186c.jpg

Por esse grafico

Por esse grafico que o amigo colocou, acho que aqui pra Manaus o ideal sera o 15W50 certo? Estou saindo para trocar agora.

Sign in to follow this