Jump to content
Sign in to follow this  
Arruda

Peugeot 406

Recommended Posts

Estou adquirindo um Peugeot 406, deois de uma experiencia bem sucedida com 03 405 (2 automaticos e 1 com controle automático de velocidade - ¨piloto automatico¨). Gostaria que me contassem da experiencia de ter um 406 automático 2001 2.0 16v e qual a possibilidade de equipa-lo com o ¨piloto automático¨.

Gratos

• Upvote 1

Salve Arruda..

Eu tava olhando 406 tbm..sempre achei um carrao e queria uma Familiale manual pq a caixa de cambio automático é um problema se for o 2.0 16v!

Nao me informei sobre a manutencao do V6 que tá com o preco bem em conta,mas deve assustar,pelo menos a mim.

Na webmotors tem uma 2.0 16v Familiale 2001 prata ..ofereci 18.000 e o cara disse que aceitava..só é manual e acho que vc já acostumou com cambio automático ne?!

Salve Arruda..

Eu tava olhando 406 tbm..sempre achei um carrao e queria uma Familiale manual pq a caixa de cambio automático é um problema se for o 2.0 16v!

Nao me informei sobre a manutencao do V6 que tá com o preco bem em conta,mas deve assustar,pelo menos a mim.

Na webmotors tem uma 2.0 16v Familiale 2001 prata ..ofereci 18.000 e o cara disse que aceitava..só é manual e acho que vc já acostumou com cambio automático ne?!

Olá ThiagoRJ. Estou um pouco temeroso quanto a caixa AL4 do 406. Tenho opiniões inteiramente opostas a respeito e é por isso que gostaria de absorver a experiencia de alguem aqui do Clube Peugeot, mas me arece que este carro é meio Gasparzinho: ninguem tem.....

cara eu tenho um 406 coupe e amo o carro.

manutencao é realmente cara no coupe mas no sedan mesmo v6 nao teve ter nada de especial nao

se precisar comprar pecas uma excelente opcao é comprar no ebay.

Eai galera blz ?

Faz um mes que comprei um 406 2.0 16v automatico .

Carro muito bom , onde passa chama atenção .

Estou com uma duvida,

Alguns modelos do peugeot 406 , tem piloto automatico no volante , Alguem ja viu ? É possivel adpatar num peugeot 406 que nao tem piloto automatico ?

Abraços,

Felipe

Aeeee garooooooottoooo!

Desenterrou um tópico de abr/2009 ou seja: USOU A BUSCA !!!

kra, não sei se daria pra fazer essa troca, mas onde vc acharia o piloto do 406 pra colocar? acho q a dor de cabeça não compensa.... melhor seria pegar um carro já com piloto!

Parabéns pela kranga e ABS!

Cara, nunca vi mas acho que só deve ter no V6 não?

Parabéns pelo carro, deve ser coisa de outro mundo comparado com outros do mesmo ano, principalmente se forem nacionais.

Parabéns, tive um 406 01 (comprado novo no fim de 2002 - acho que foi o último que sobrou em POA - e nunca tive nenhum problema com o carros (2.0 ST aut.) - 65000 km de prazer: sensacional. Vendi quando o seguro ficou desproporcional (e meu perfil é ótimo). Resultado: nem o 307 Feline 2009 (que tive) nem o Pallas 2010 Pack flex (que tenho), apesar de completissimos, me contentam... cheguei a pensar em comprar um 407, mas sabia que estava saindo de linha e viria o problema de peças...

Meu Pallas não deu problema algum, mas vai completar 2 anos e não sei por qual modelo substituir... "408"? Outro "médio alongado" com suspensão dura...(?) Fluence? Novo Jetta?...

Boa sorte com seu 406, um carro literalmente injustiçado!

Abraço,

RTS.-

O meu 406 é manual, com a embreagem adaptada a minha restrição de CNH, o carro é excelente.

Pelo o que eu li, se fosse uma 406 Break (até 1998) a caixa automática não seria a AL4 e sim 4HP20 que é muito melhor.

Boa tarde!!

Ja tive diversas marcas de carro...e hj tenho uma ranger cd 4x4 diesel, um logan e uma ecosport, e recentimente, comprei um 406 98, que era do vo de um conhecido.....primeiro dono, revisoes feitas na concensionária..completão automático.... me apaixonei pelo carro..meu primeiro peugeot....estou andando com ele direto, não me deu nenhum tipo de problema, embora seja um pouco beberrão para mim que tenho o pé um pouco pesado,....mas não conheço ninguem que tenha outro 406!!!! gostaria de trocar informações....

Amigo tenho um Pug 406 V6 2002..... O carro é muito bom... eu recomendo. Inclusive seu consumo não é tão alto para a categoria do carro. O que deixa a desejar como sempre, é a manutenção. Como todo PUG é sempre cara!

Eai galera blz ?

Faz um mes que comprei um 406 2.0 16v automatico .

Carro muito bom , onde passa chama atenção .

Estou com uma duvida,

Alguns modelos do peugeot 406 , tem piloto automatico no volante , Alguem ja viu ? É possivel adpatar num peugeot 406 que nao tem piloto automatico ?

Abraços,

Felipe

O meu tem piloto automatico... é V6 e 2002... o carro é TOP!

Bom, sobre o piloto automático, no meu 307 foi só comprar a alavanca e mandar habilitar na CC. Acho que no 406 deve ser o mesmo esquema, o difícil vai ser achar essa alavanca.

No meu 307 Rallye 2.0 2004 com câmbio manual eu comprei o controle na Citroen (na Peugeot não tinha a peça) visto que o código da peças era o mesmo (comprei a do C5 2004 se não me engano). Saiu mais barato que na LeLac... hehehe. Enfim, foi só habilitar na central o módulo controle de velocidade e sensor de embreagem (o piloto automático é desativado ao pisar na embreagem ou no freio). Bem tranquilo, caixinha pro amigo da mecânica e bora ser feliz na estrada menos cansativa. :D

Acredito que no 406 segue a mesma lógica. O negócio é passar um scanner na tua central e ver se existem essas opções para serem habilitadas (controle de velocidade ou algo similar). Se tiver é fácil fazer a adaptação (nem meia hora). Senão creio que terás um trabalho extra pra realizar esta adaptação.

[]'s

Pegando um gancho aqui, achei um 406 sw automatico e de 7 lugares, vi nas fotos e nao entendi os bancos da ultima fila ficam no fundo do porta malas ou como e?

Estou afim do carro e o unico medo e o AL4 na mesma faixa de preco achei um citroen c5 v6 2001, alguem pode me animar com um ou com outro ou desanimar?

NÃO SABIA QUE EXISTIA O 406 v6...

IRADO!!

Gente

Essa caixa do 406 não tem nada de ruim das AL4

Quem tiver problema na AL4 no Rio de Janeiro procura pelo mecanico Denis. Se ele não resolver, o que é dificil, leva na http://www.patpauliceia.com.br/ em SP. Deve ficar uns 5mil a retificação completa.

406 é minha vida... Fico ate feliz quando vejo alguém falando dele kkkk... Mas reviveu um tópico que tava enterrado a 4anos

Tenho um 406 V6 2001 sedam carro maravilhoso!! Nada a reclamar !!!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Participo de um grupo da Peugeot na Nigéria, eles endeusam o 406, por aguentar as estradas deles que são ruins e poucas asfaltadas, é um carro muito bom de suspensão. Robusto.

Edited by TossFTW

Fala amigos! Estou interessado em um V6 03/04 (isso mesmo, raridade!) queria saber se na hora de ir ver o carro devo me atentar a alguns detalhes, e queria saber por último, se o V6 também usa a caixa AL4. Abraços

Fala amigos! Estou interessado em um V6 03/04 (isso mesmo, raridade!) queria saber se na hora de ir ver o carro devo me atentar a alguns detalhes, e queria saber por último, se o V6 também usa a caixa AL4. Abraços

Olá, tudo bom? Se não estou enganado, os V6 usam a caixa ZF 4HP20, é uma caixa melhor que a al4. Se atente se foi feita a troca parcial do óleo a cada 50~60 mil km. Caso não seria bom dar uma olhada na cor do óleo, se tiver muito escuro, recomendo abrir a tampa aproveitar e trocar o filtro interno, de resto 100%.

Segue link: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP20_transmission

Edited by TossFTW

Olá, tudo bom? Se não estou enganado, os V6 usam a caixa ZF 4HP20, é uma caixa melhor que a al4. Se atente se foi feita a troca parcial do óleo a cada 50~60 mil km. Caso não seria bom dar uma olhada na cor do óleo, se tiver muito escuro, recomendo abrir a tampa aproveitar e trocar o filtro interno, de resto 100%.

Segue link: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP20_transmission

o dono atual, tem o histórico todo do carro, e me disse que ano passado, gastou 6 mil reais na caixa, pois queimou a bomba do óleo. me disse também que completa o óleo a cada 30 mil e quando eu perguntei se era a AL4, o mesmo afirmou.

o dono atual, tem o histórico todo do carro, e me disse que ano passado, gastou 6 mil reais na caixa, pois queimou a bomba do óleo. me disse também que completa o óleo a cada 30 mil e quando eu perguntei se era a AL4, o mesmo afirmou.

Infelizmente o dono tual nao conhece o carro. A AL4 nao aguenta o torque do V6, o torque maximo admitido por ela eh 210 N.m e o V6 gera quase 300 N.m de torque.

Pessoal, comunico aqui pubicamente que estou garimpando uma Familiale manual com procedência.

• Upvote 2

Eu tenho um sedan ST/SVA à venda.

Tens alguns nudes desse 406 ? acho um puta carro!

Ressuscitando novamente.

Sou usuário antigo. Tive um 206 e um 405. Dei uma parada no fórum depois que vendi os Peugeots. Atualmente tenho um Focus Zetec 2.0 16V 2004 e estou trocando de carro. Fui na casa de um cara prá ver um Audi A4 2.4 que ele fazia troca. Não gostei do carro. Muito sambado. Só que do lado dele tinha uma 406 Familiale 2.0 16V 2001 automática. Fui olhar o carro só por curiosidade, já que adoro SW. O carro realmente me surpreendeu. É intacto. Zero mesmo. Interior em couro, tudo funciona. Por fora idem. O carro era de SC e veio andando até aqui no RJ. Difícil descrever a perua sem vocês verem. É coisa de louco. Levei um amigo comigo que saca muito mais de carro do que eu, inclusive da parte de lataria. Ele entrou no carro e engatou toda a sequência do câmbio e o carro não deu nenhum tranco. Disse que era um bom sinal, visto que eu nunca tive carro automático. Andei pesquisando muito sobre os AL4 e é somente isso que está me preocupando. O dono da 406 disse que o câmbio deve precisar de revisão pois está passando as marchas em rotação alta (2500 RPM). Não me lembro se ele disse algo sobre trancos. Também tem um barulhinho de descarga aberta, embora ela esteja conservadíssima de ponta a ponta. A negociação é a seguinte: eu dou meu Focus e pego a 406 + R$2.000,00. Queria a opinião de vocês. Vale? Não vale? Vou fazer um test drive no carro hoje. O que preciso me atentar em relação ao modelo?

Obrigado a quem teve saco prá ler esse pergaminho.

Atualizando e ainda aguardando respostas.

Sexta passada fui fazer um test drive. O câmbio não dá trancos. Funciona tudo, inclusive aquela seleção manual de 1, 2 e 3. Subimos ladeira, tudo numa boa. Notei que as marchas trocam entre 2500 e 3000 RPM. Achei meio alto. O único senão do carro é um barulhinho de suspensão parecido com bieletas com folga. Também um rangido na traseira. Achei o freio meio "retardado". Não sei se pelo fato de ser ABS, pois também nunca tive carro com esse dispositivo. Enfim, fechei a troca e só estou aguardando a regularização da documentação para pegar o carro.

Bom dia,

Se o câmbio não dá trancos é um ótimo sinal, já que é a velha conhecida AL4. A suspensão deve exigir uma atenção maior por ser francesa, mas que eu saiba as bieletas são achadas na concessionária a um preço aceitável. Vou falar pro Varnier dar uns pitacos aqui, ele tem dois 406 :lol:

Boa. O carro realmente é incrível. Impecável. Esse lance da troca em regime alto (não tenho costume com automático) é normal?

Boa. O carro realmente é incrível. Impecável. Esse lance da troca em regime alto (não tenho costume com automático) é normal?

Sim, a programação antiga da AL4 fazia isso. Depois de trocentas revisões de software a PSA melhorou isso e a caixa passou a trocar em rotações menores. Inclusive é interessante ver na concessionária se tem atualização de software pra esse carro.

Eu vou verificar isso, mas li um tópico daqui sobre a AL4 onde estava escrito o seguinte:

"

6) Atualização de software
Somente recomendado quando você utiliza a solenóide antiga (não borg warner) depois que instalou não precisa mais atualizar. (não sei ao certo até quando foi utilizado a outra, mas al4 até 2005 não usa borg warner, 2008 é certeza que ja utiliza, o part number da borg warner é 2574 16, verifique no service box pelo chassis do seu carro)"
Por ser um tópico antigo, devo ainda assim consultar a concessionária para verificar a possibilidade de atualização? Quanto custa mais ou menos este serviço? Existe a possibilidade de eles quererem me enrolar sobre o software?

Boa, velho!!!!!!!quero fotos da nave hein!!!!!406 eh muito top!

Boa, velho!!!!!!!quero fotos da nave hein!!!!!406 eh muito top!

Vou tirar assim que pegar. Meu parceiro tirou quando fomos fazer o test drive, mas eu tava tão na pilha que nem peguei. Ela é cinza escuro com interior em couro cinza e aqueles apliques de madeira no interior.

• Upvote 1

IMG-20160523-WA0006_zpst0mbjvb6.jpg

IMG-20160523-WA0008_zpsranxe0lm.jpg

IMG-20160523-WA0007_zps8rhrrasi.jpg

Eu vou verificar isso, mas li um tópico daqui sobre a AL4 onde estava escrito o seguinte:

"

6) Atualização de software
Somente recomendado quando você utiliza a solenóide antiga (não borg warner) depois que instalou não precisa mais atualizar. (não sei ao certo até quando foi utilizado a outra, mas al4 até 2005 não usa borg warner, 2008 é certeza que ja utiliza, o part number da borg warner é 2574 16, verifique no service box pelo chassis do seu carro)"
Por ser um tópico antigo, 1) devo ainda assim consultar a concessionária para verificar a possibilidade de atualização? 2) Quanto custa mais ou menos este serviço? 3) Existe a possibilidade de eles quererem me enrolar sobre o software?

1) Eu recomendaria.

2) Vão cobrar uns 150 mangos pra passar o scanner, provavelmente.

3) Não duvidaria...

Cara, é uma baita nave!

Solenóides vão ser baratas, paguei +ou- 150,00 cada há um ano atrás. Tem que ver quilometragem, mas se estiver andando sem trancos nem patinando, nem encosta. Espera dar algum sinal de erro antes de mexer.

O meu já troquei as solenóides, mas já tava beirando os 200 mil km (hoje está com 237mil km).

Buchas da suspensão é fácil, compra de PU no ML como eu fiz. O osso são os amortecedores que na cc é uma bica e fora não encontra. Até achei da Monroe, mas pediram valor da cc na época e não animei. Nesses valores, prefiro trazer uns Bilstein ou KYB da Europa. Ah, e esse ano aumentaram demais as peças na cc. O "fazedor de preços" da PSA deve usar uns "tóchicos" muito pesados, ahahah.

Qual valor ela tá saindo pra ti? Qual km?

E a cor é idêntico ao meu, eheheh.

DSC04298_zps81nvl79u.jpg

Ele no Rallye de Regularidade da Copa Peugeot:

Copa%20Peugeot%20Rallye_zpshxtkcx76.jpg

E hoje tá assim:

DSC04276_zpsi36089qi.jpg

Edited by Varnier Rei
  • Upvote 2

/\

sem palavras! :fuckyeah: tanto a Familiale quanto o Sedan são f%&@!!!!!

• Upvote 1

Então. Ela tá saindo pra mim a 13K. Estou dando meu Focus 2003/2004 2.0 16V Zetec e pegando ela + 2K. Meu Focus tem que dar um trato na lata. Andou levando uns retoques de agência bem malfeitos. E tem que trocar o calço hidráulico do motor. que custa 800 cruzeiros. De resto está com toda a manutenção feita. A Familiale está incrível. Tem 155K rodados e não parece. Não tem nem marcas nos faróis. Era de SC. Estou só aguardando o rapaz fazer a vistoria para colocar no nome dele e trocar a tarjeta da placa para o RJ. Aparentemente é da mesma cor do sedan, que por sinal, está inteiro também. Quanto às buchas de PU, fico com um pé atrás. Já ouvi dizer que deixam o carro duro, é verdade? Outra coisa. O rádio original dela tem entrada auxiiar? Tem controles no volante? Eu sinceramente não lembro desses detalhes.

Assim que eu pegá-la vou tirar fotos do interior.

13k tá num preço ótimo.

Fica um pouco duro mas nem dá pra sentir a diferença num carro desse porte. No 206 SW eu sinto bem pois o carro é bem mais leve mas no 406 nem parece.

Não tem entrada auxiliar e nem como colocar, só nas 2002>, que já são MUX, e tem controle na coluna de direção sim.

Então essa 406 não é multiplexada?

Não.

Tu chegou a olhar o motor? Sabe se é XU ou EW?

Edited by Varnier Rei

Pelo ano é o EW. Segundo o guia de compra, a partir de 2001 vinha com esse motor. Não sei se tiveram modelos com XU neste ano.

Pego a máquina amanhã.

Edited by BlackSunshine