Jump to content

Recommended Posts

Muito obrigado !

Pensei em ar também, mas, o carro tem pouco mais de 7 mil Km, só me falta ter mais este problema..

Vamos ver se a troca a pastilha resolve isso, vou ver se consigo testar o freio em alguma condição de pista irregular.

Muito legal essa discussão do ABS. Obrigado pela aula!

Eu não sabia que o sistema atuava no pressão do líquido de freio. Mas assim sendo, creio que no caso do Chettos talvez valha a pena a troca total do fluido, não? Se tiver ar ali o sistema pode sim errar as contas, já que a pressão do fluido ficará zoada. Essa coisa de ficar 20 metros sem frear me parece erro certo do sistema. Como foi falado a ordem de grandeza do tempo do sistema é de milissegundos. Então não pode demorar assim.

Galera, me assustei com essas descrições de grandes espaços sem frear. Por acaso não foi em situações parecidas como areia na pista não? Nesse caso a frenagem vai ser mínima, mas se travar a roda derrapa pela mesma distância.

Cheetos, pra teste recomendo fazer numa descida forte, com asfalto limpo. É mais fácil repetir testes nessa situação.

Aliás consegui fazer o 307 acionar o abs em baixas velocidades sim. O comportamento foi o mesmo de a 70 por hora: começa a derrapar e num instante a roda solta e a frenagem continua e o carro para bem rápido. O som fica diferente nessa situação, mas nada de trancos.

Cara, eu pego todo dia aquela descida da Rui Barbosa e ali nunca falhou (mas eu freio bem antes também, sempre freava), eu pego frequentemente o anel viário, saindo do Novo Shopping e vindo pra Caramuru, ali no acesso é uma descida bem íngreme e tem que vir de 110 pra uns 40 ou nada, nunca aconteceu nada ali, por isso acho bem estranho, não é fading por disco aquecido, se fosse, não teria passado na frenagem seguinte na primeira vez que me aconteceu e quase bati feio.

É estranho, em asfalto limpo, mas nem sempre regular (em RP, tá duro isso. =D ).

Eu testei ontem na terra, em "costela de vaca", em irregularidade na terra e senti duas coisas.

1- ABS funcionando com distribuição igual para as rodas, o pedal baixa, mas menos que o normal, e tem a vibração esperada.

2- ABS funcionando mas com uma das rodas travando de forma independente, o pedal baia, e quando uma das rodas sai da linha, ele endurece e dá uma subida, vibra e etc. mas o carro ficou na mão.

Nos casos de eu ficar sem freio no asfalto, o pedal não baixou, foi como se o servofreio ficasse sem vácuo. (e eu nem ando com o carro na banguela)

Vamos ver se amanhã chove pra ter mais alguns testes.

Muito legal essa discussão do ABS. Obrigado pela aula!

Eu não sabia que o sistema atuava no pressão do líquido de freio. Mas assim sendo, creio que no caso do Chettos talvez valha a pena a troca total do fluido, não? Se tiver ar ali o sistema pode sim errar as contas, já que a pressão do fluido ficará zoada. Essa coisa de ficar 20 metros sem frear me parece erro certo do sistema. Como foi falado a ordem de grandeza do tempo do sistema é de milissegundos. Então não pode demorar assim.

Vamos ver se eles vão trocar o fluido quando trocarem as pastilhas.. mas, se isso que é o procedimento mais barato, eles nem cogitaram inicialmente, vai se saber.

• Upvote 1

Meu freio até o momento está perfeito. Nada de barulho (chiado) ao frear, e nada de anomalias no ABS, semana passada precisei usar o freio de forma brusca mais não sei se o ABS chegou a atuar, não senti trepidação no pedal, e o carro parou muito rápido. No dia a dia sento confiança no freio.

Atualmente ele está com 4.000 km rodados.

Testei os freios agora pouco em paralelepípedos, senti o ABS funcionar, o carro parou bem e tranquilamente, o pedal baixou e vibrou como o esperado.

Cheetos, bem lembrado sobre o servofreio! Realmente pode ser uma das ou a própria causa do problema de "sumir" o freio!

Aí te pergunto, isso tem acontecido com frequência ou foi uma única vez?

Taturana, concordo contigo, na revisão tem que pedir para verificarem tanto o fluído (e se possível trocar e tirar qualquer possibilidade de ar no sistema) como o servofreio.

PS: Cheetos agora é o piloto de teste do ABS do nosso estimado 208. :confianteup:

Cheetos, bem lembrado sobre o servofreio! Realmente pode ser uma das ou a própria causa do problema de "sumir" o freio!

Aí te pergunto, isso tem acontecido com frequência ou foi uma única vez?

Taturana, concordo contigo, na revisão tem que pedir para verificarem tanto o fluído (e se possível trocar e tirar qualquer possibilidade de ar no sistema) como o servofreio.

PS: Cheetos agora é o piloto de teste do ABS do nosso estimado 208. :confianteup:

Hahahahaha, boa ! :D

Não tem acontecido com frequência não, foram umas 4 a 5 vezes nos 7-8 meses que tenho o carro, mas é daquelas experiências inesquecíveis como escutar "amor, minha menstruação atrasou". :damn:

• Upvote 1

Gales, minha revisão dos 10k é hoje as 14, alguem poderia me passar aquela imagem com os preços das revisões? Quero evitar ser assaltado kkk

pessoal alguem sabe o tamanho da capa dos parafusos de roda do griffe, nao sei se os outros sao iguais? 17mm ou 19mm ou?

Vlw

Excelente aula que tivemos sobre o ABS por aqui, mas fiquei com uma duvida.

Todo freio ABS com EBD tem sensores individuais em cada roda, não?

Quanto a Freio do 208, li em algum lugar que o allure tem disco solido e o griffe disco ventilado.

Se isso realmente for verdade, que economia porca hein.

Já o freio do meu 208, só elogios.

Nunca tive problema com ruídos, e quando precisei o bicho realmente ancorou.

O ABS do 208 é bem intrusivo mesmo, ele aparece muito mais vezes no seu dia a dia do que qualquer outro carro.

Ao contrario do que muitos pensam, eu acho isso uma ponto positivo. Ele estará sempre ali funcionando e distribuindo a frenagem da melhor maneira nas 4 rodas.

abs,

Edited by JulienAvril
  • Upvote 1

tava vendo o 208 aqui da garagem que o cara colocou disco do C4, é uma boa opção, acho que o freio ficaria bem a contento, tem que ver se é facil essa mudança.

Quanto a Freio do 208, li em algum lugar que o allure tem disco solido e o griffe disco ventilado.

O ABS do 208 é bem intrusivo mesmo, ele aparece muito mais vezes no seu dia a dia do que qualquer outro carro.

Ao contrario do que muitos pensam, eu acho isso uma ponto positivo. Ele estará sempre ali funcionando e distribuindo a frenagem da melhor maneira nas 4 rodas.

abs,

Sim, só o griffe tem disco ventilado, mesma coisa pro C3, aliás, disco ventilado só vem com motor 1.6.

Gales, minha revisão dos 10k é hoje as 14, alguem poderia me passar aquela imagem com os preços das revisões? Quero evitar ser assaltado kkk

Caio, o valor deve ficar perto de R$ 240.

http://carros.peugeot.com.br/revisoes-peugeot/

escolhe o seu e a km da revisão. pro 208 1.5:

Revisão em Km Itens Valor

10.000 km

Troca de Óleo Sintético INEO 5W 30 + Anel + Filtro de Óleo + liquido limpa vidros + de 15 Verificações + Mão-de-obra

R$ 240

Caio, o valor deve ficar perto de R$ 240.

http://carros.peugeot.com.br/revisoes-peugeot/

escolhe o seu e a km da revisão. pro 208 1.5:

Revisão em Km Itens Valor

10.000 km

Troca de Óleo Sintético INEO 5W 30 + Anel + Filtro de Óleo + liquido limpa vidros + de 15 Verificações + Mão-de-obra

R$ 240

Valeu brother, terminando aqui ja

Ta rolando uma " campanha " das concessionárias para verificarem a borracha da porta traseira, aquela que fica na coluna b, alguns donos de 208 estão alegando que ao fechar as portas traseiras a borracha de vedação esta saindo, vou ver se tiro una foto quando chegar em casa

PS: O novo 3008 é lindo demais

Edited by Caio_Márcio

Sim, só o griffe tem disco ventilado, mesma coisa pro C3, aliás, disco ventilado só vem com motor 1.6.

Logo o freio do Griffe deve ser mais eficiente que do Allure.

E muito provavelmente o disco ventilado também deve ser maior que o disco solido.

Confesso achei o freio do meu 208 muito satisfatório.

Venho de um Clio 1.0 que diga-se de passagem um carro bem leve, com swap de freios do Megane 2.0.

E achei o freio do 208 mais eficiente, principalmente pelo ABS de ultima geração com EBD.

tava vendo o 208 aqui da garagem que o cara colocou disco do C4, é uma boa opção, acho que o freio ficaria bem a contento, tem que ver se é facil essa mudança.

Pelo que pude compreender deste swap de freios é que o dianteiro foi Plug'n'play, porém os traseiros deram um bom trabalho ao Luiz.

abs,

Logo o freio do Griffe deve ser mais eficiente que do Allure.

E muito provavelmente o disco ventilado também deve ser maior que o disco solido.

Confesso achei o freio do meu 208 muito satisfatório.

Pior que não, eles são do mesmo tamanho. :mas:

A quem interessar possa... no grupo do facebook esta sendo discutido os problemas no ABS...
varios usuarios... e o mesmo defeito:

https://www.facebook.com/groups/clubepeugeot208/714657381939726/?ref=notif&notif_t=group_comment_reply

Vou colar o que eu escrevi la no grupo, e concordem comigo quem quiser:

"Lendo os relatos daqui + do peugeot clube nao tenho duvidas de q o ABS do 208 eh uma bosta...e infelizmente... mt infelizmente mesmo... a peugeot vai esperar morrer um para assumir o defeito no carro... o legal seria passar esses relatos para alguma revista, ou diretamente pra alguem da peugeot na fabrica para testarem melhor fazerem o recall desse sistema"

• Upvote 1

Com relação aos freios, sou mais um do grupo dos satisfeitos. Realmente noto o ABS trabalhar mais no 208 do que nos demais carros que tive. Mas levando por essa ótica, um suposto sub-dimensionamento dos freios teria um efeito contrário, com menor intrusão do sistema. O que eu julgo um tanto chato é a modulação do pedal, não a eficiência do conjunto. Mas a modulação precária eu já havia notado no test drive, portanto, sem surpresas. Outra característica dos freios do 208 ocorre em frenagens mais vigorosas em velocidades altas, onde o carro exige uma certa equalização da trajetória no braço mesmo. Mas isso também é acentuado por outros N fatores como baricentro do modelo nacional, peso do veículo, calibração de amortecedores para o nosso solo e etc. No geral, os freios são bons sim, principalmente dentro da categoria.

Abraços.

• Upvote 1

abs,

O carro pode possuir EBD independente de ter um canal e sensor para cada roda.

Tanto que tem veículos com um canal apenas, no eixo traseiro, que possui o EBD (chamado por alguns fabricantes de ABS-T).

Mas na grande maioria das caminhonetes, o ABS/EBD possui três canais, um para cada roda dianteira e outro para o eixo traseiro como um todo. Mas também há exceções, é claro, de caminhonetes com quatro canais.

Para veículos de passeio se aplica o mesmo princípio.

• Upvote 1

A quem interessar possa... no grupo do facebook esta sendo discutido os problemas no ABS...

varios usuarios... e o mesmo defeito:

https://www.facebook.com/groups/clubepeugeot208/714657381939726/?ref=notif&notif_t=group_comment_reply

Vou colar o que eu escrevi la no grupo, e concordem comigo quem quiser:

"Lendo os relatos daqui + do peugeot clube nao tenho duvidas de q o ABS do 208 eh uma bosta...e infelizmente... mt infelizmente mesmo... a peugeot vai esperar morrer um para assumir o defeito no carro... o legal seria passar esses relatos para alguma revista, ou diretamente pra alguem da peugeot na fabrica para testarem melhor fazerem o recall desse sistema"

Acho prematuro colocar a culpa como um todo no sistema ABS do 208 sendo que a origem destes problemas pode ser em algum item do freio em si (servofreio conforme bem lembrou o colega Cheetos, fluido de freio ou outro) ou até de um determinado lote de produção, não do carro em si, mas sim do(s) componente(s) apresentando este problema.

É a mesma coisa de condenar uma árvore por causa de um fruto. Até porque falhas no ABS raramente interferem no freio, que continua a funcionar normalmente se o problema é no sistema ABS (que é composta pelos sensores, a bomba hidráulica e a unidade de comando).

Me inscrevi lá o grupo do face para poder ver estes relatos, e como se tornou comum para vários usuários, concordo que há algum problema sim e precisa ser verificado urgentemente pela Peugeot!

Honestamente, me preocupou no princípio o fato de que os componentes do sistema ABS/EBD é o mesmo usado na Europa, sendo que lá possui freio a disco nas quatro rodas, enquanto aqui temos tambor na traseira. Me questiono principalmente por causa dos modelos 2013, pois fico em dúvida se o sistema foi readequado para esta situação, especialmente no início da produção aqui.

Edited by igorpk
  • Upvote 1

Temos que considerar uma coisa também, o post do face onde o negócio começou a inflar foi, se não me engano, o de um camarada que está com problema "de verdade" no sistema, acendeu luz no painel e apareceu mensagem na central mandando ele parar o carro.

Eu pensei em mandar pra 4 Rodas ou pra sessão reativada do BestCars de espaço do consumidor, o que acham ?

• Upvote 1

Pessoal,

Dei uma fuçada sobre a eficiência de frenagem do 208 comparada a seus concorrentes.

Em todos os comparativos o 208 freia em menor distância que seus concorrentes para todos os testes em diferentes velocidades.

Isso confirma mais uma vez minha satisfação com o potencial de frenagem do nosso 208.

Abs,

• Upvote 1

É, mas teve um comparativo (esqueci qual, acho que da C&D) onde ele perdeu pontos pela dificuldade da modulação do pedal, não ficou claro exatamente o que foi isso, ou se foi problema como o que relatei.

Cheetos,

Li seu relato dizendo que o início das discussões no facebook começou com a luz de alerta no painel/central. Como não tenho conta no facebook não posso dar o meu relato por lá, mas compartilho com vcs.

A uns 2 meses tive essa surpresa ao chegar do trabalho a noite: aviso de STOP no painel e mensagem "falha no sistema de freios, pare o carro" na central multimídia. Levei o carro no guincho a css pra evitar qquer problema. O carro ficou lá 2 dias e qdo fui buscar recebi a notícia que a falha era no sensor e não nos freios ou no abs. Fiz vários testes com eles e estava mesmo tudo ok, tanto que usei o carro normalmente por 3 semanas sem dó; com a mensagem na tela. Quando chegou a peça (conjunto do reservatório do fluido de freio) a troca foi rápida e o problema resolvido. Dias depois a mensagem apareceu de novo, mas era só o fluido que estava quase no mínimo, sem qquer perda no freio ou comprometimento da segurança.

Fernando

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Upvote 1

Eu imaginei que o caso dele fosse vazamento do fluido falves, vamos ver o que vira.

Obrigado pelo seu comentário. :)

Galera, atualizando o caso dos pneus.

A Peugeot me ligou agora de pouco e foi autorizada a troca dos mesmos em garantia, mas, eu já os troquei por conta própria, por razões de segurança e também pra não ter o carro apreendido em uma eventual blitz policial.

Fácil ?

Não, porque a Peugeot não trabalha com ressarcimentos.

Voltou pros departamentos internos e sabe-se lá o que vai virar isso.

Galera, atualizando o caso dos pneus.

A Peugeot me ligou agora de pouco e foi autorizada a troca dos mesmos em garantia, mas, eu já os troquei por conta própria, por razões de segurança e também pra não ter o carro apreendido em uma eventual blitz policial.

Fácil ?

Não, porque a Peugeot não trabalha com ressarcimentos.

Voltou pros departamentos internos e sabe-se lá o que vai virar isso.

Putz, que escrotice...

Na pior das hipóteses você pega os pneus que a Peugeot fornecer e deixa os que você comprou de step (fora da chuva pra não virar foco de dengue). :mellow:

Putz, que escrotice...

Na pior das hipóteses você pega os pneus que a Peugeot fornecer e deixa os que você comprou de step (fora da chuva pra não virar foco de dengue). :mellow:

Os estragados estão servindo de forte apache pro meu gato (igual naquela cena do Friend, que o Joey faz um forte com caixas de papel..), mas não sei por quanto tempo a patroa vai aguentar esse trambolho no apertamento. :D

Os estragados estão servindo de forte apache pro meu gato (igual naquela cena do Friend, que o Joey faz um forte com caixas de papel..), mas não sei por quanto tempo a patroa vai aguentar esse trambolho no apertamento. :D

Se eles não fizeram ressarcimento, vai la... pega os pneus velhos caga dentro deles leva na Peugeot e pede um novo...

Simples!

Você não tem seu dinheiro de volta, mas pelo menos tem pneus novos para uma futura troca.

E se forem michelin, eu compro de você daqui um tempo se fizer o mesmo preço da loja, ou um descontinho? :coolface:

Rodo bastante e os meus já estão com 40mil, e não faço rodízios.

Edited by JulienAvril
  • Upvote 1

Nem, são Pirelli.

E prefiro deixar aqui de forte apache de miau. :D

Edited by Cheetos

Pra quem gosta de games e do 208, digite "let your body drive" no Google Play. Vai aparecer um joguinho de corrida da Peugeot. O ícone do jogo é um 208 azul. Divertido e viciante. =-)

• Upvote 1

Galera, repensando aqui a falha nos freios (que falharam outra vez hoje, com minha esposa, e ela conseguiu se livrar do problema ao reiniciar a frenagem), de todas as vezes que me lembro disso ter acontecido, foi com o ar condicionado ligado.

Ultimamente não tinha mais acontecido comigo porque eu estava usando pouco a refrigeração.

Os outros que tiveram este problema do freio, conseguem lembrar deste detalhe ?

Eu jah votei no 208, quem nao deu notas ainda e tem um 208 eh uma boa dar suas opiniões

Foi neste site de avaliações q conheci e optei pelo 208, antes iria comprar um HB20.

Na página de carros na web, o 208 é destaque:

http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolistatop.asp?categoria=Hatch%20pequeno&ano=&donoa=&km=

Eu jah votei no 208, quem nao deu notas ainda e tem um 208 eh uma boa dar suas opiniões

Foi neste site de avaliações q conheci e optei pelo 208, antes iria comprar um HB20.

Sempre quando tenho interesse em algum carro eu consulto esse site para saber as opiniões dos donos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Também já votei mais de uma vez, quando comprei e a poucos dias novamente:

http://www.carrosnaweb.com.br/opiniaolista.asp?fabricante=Peugeot&modelo=208

É um carro com as melhores notas de proprietários, dos últimos lançamentos.

Edited by LRSSANTOS

Melhor assim, o seguro fica mais barato, e nós sabemos que temos um produto de qualidade com vantagens, não espalha, rsrsrssrsrsrsr

Hoje deixei o carro para revisão dos 10000 km, vamos ver se elimina o barulho da traseira e se melhora o ar condicionado, foram as minhas únicas reclamações. Um detalhe quando sai com o técnico para avaliar o barulho da traseira, ele pediu para durante o trajeto puxar o freio de mão, o carro estava andando devagar, mas não parou de soco demorou a fazer efeito, fação o teste. Preliminarmente ele falou que pode ser nos tambores o barulho, vamos ver amanhã.

Amanhã quando pego o carro de volta passo as informações!

• Upvote 2

quase 40000km, o pug ta 100% mesmo. Sem problemas, seja freios ou qualquer outra coisa. Disparado o melhor carro.

Hoje deixei o carro para revisão dos 10000 km, vamos ver se elimina o barulho da traseira e se melhora o ar condicionado, foram as minhas únicas reclamações. Um detalhe quando sai com o técnico para avaliar o barulho da traseira, ele pediu para durante o trajeto puxar o freio de mão, o carro estava andando devagar, mas não parou de soco demorou a fazer efeito, fação o teste. Preliminarmente ele falou que pode ser nos tambores o barulho, vamos ver amanhã.

Amanhã quando pego o carro de volta passo as informações!

Também aguardo, pois é uma coisa chata.

quase 40000km, o pug ta 100% mesmo. Sem problemas, seja freios ou qualquer outra coisa. Disparado o melhor carro.

40K?? caramba, ta com o carro desde quando? Vou pegar meu allure essa semana e devo usar o carro em média 30K por ano... Bom saber que o seu já tem 40K e esta inteiro... Meu 207 ta com 38K e ta parecendo a Unidos da Tijuca :haha: .

Animal esses dois escapes no pugento :pfftch:

40K?? caramba, ta com o carro desde quando? Vou pegar meu allure essa semana e devo usar o carro em média 30K por ano... Bom saber que o seu já tem 40K e esta inteiro... Meu 207 ta com 38K e ta parecendo a Unidos da Tijuca :haha: .

Animal esses dois escapes no pugento :pfftch:

Fechou 1 ano esse mês. Sério, não da pra ficar "lambendo". Ta na garantia, vamos usar, sempre respeitando as revisões.

Vlww

Sei de um cara que os freios estão rangindo que nem ônibus coletivo e internamente ta tudo froxao, ele chegou a postar um vídeo

olhaí

Edited by guifilho

Mudando um pouco de assunto, alguém de ribeirão preto tem um 208 bem arrumadinho branco, com um detalhe azul vermelho e branco (frança) na grade frontal, spoilers, roda 17 feline europeu ?

Se for alguém do fórum parabéns, ficou bem legal.

Voltei o meu pro original, tirei todas as alterações com plastidip.