Jump to content
Sign in to follow this  
SkyRaptor

Lampada De Diagnóstico Do Motor: Discussão Sobre O Assunto

Recommended Posts

Depois de ver dezenas e dezenas de tópicos sobre o assunto, resolvi criar esse topico para explicar um pouco o que é a famosa Lampada de Diagnostico do Motor, por que ela acende, tirar dúvidas e tentar ajudar em casos de problemas.

Portanto começo dizendo que todos os tópicos abertos sobre esse assunto serão trancados. Toda discussão deve ser concentrada nesse tópico.

1- O que é a Lampada de Diagnóstico do Motor?

Essa lampada, também conhecida no meio técnico como MIL (Malfunction Indication Lamp), indica que existe alguma anomalia no sistema de injeção eletronica que possa fazer o carro poluir mais do que ele foi homologado.

2- Ok, mas pq essa lampada acende?

Sempre que a ECU detectar uma falha em algum componente e essa falha levá-la a perder a capacidade de controlar a queima do combustivel, ou seja, perder o controle sobre a emissão de poluentes, a MIL vai acender.

O exemplo clássico é o combustivel adulterado. Imagine que vc coloque num carro a gasolina uma gasolina com muito alcool. A ECU precisar injetar muito mais combustivel para manter a mistura ideal. Se ela precisar corrigir a mistura em mais de 25%, ela vai sinalizar como uma falha pois isso não é normal. Esse defeito pode ser confundido com uma bomba de combustivel defeituosa, ou seja, com baixa pressão.

Defeitos mais comum são combustivel adulterado, falhas na bomba de combustivel, falhas na Sonda Lambda, falhas em vejas e bobinas.

3- Por que em alguns casos o carro perde potencia e fica péssimo para dirigir?

Se a falha detectada for em algum componente que pode comprometer a segurança do motorista (como a Borboleta Eletronica, o Pedal Eletronico ou a própria ECU), a ECU limita o torque final do motor para evitar que o carro se desgoverne.

Imagine que ocorra um problema no Pedal Eletronico. Essa falha pode indicar incorretamente que o motorista pisou fundo no acelerador e fazer o motor disparar. Por isso, nesses casos em que a ECU não pode confiar nesses 3 componentes cruciais do sistema, ela limita o torque a um mínimo necessário para levar o carro pra casa/oficina.

4- O que eu devo fazer quando essa luz acender?

Antes de se apavorar ou vir desesperado pedir ajuda aqui no forum, vá numa oficina especializada em Injeção Eletronica e peça para passar um scanner na ECU. O scanner vai ler a memória de falhas da ECU e apresentar os erros.

Os erros são armazenados na ECU em forma de P-codes. Eles são representados pela letra "P" seguido de 4 dígitos. Cada P-Code tem um significado oficinal e a montadora tem o dever legal de seguir a risca isso.

Os P-codes começados com "P0" são os oficiais e os começados com "P1" são os definidos pela montadora e, portanto, varia de montadora para montadora.

Para dar um exemplo, o erro "P0203" indica um "erro no circuito elétrico da valvula injetora do cilindro 3" - dá pra ver que o erro é bem preciso, mas precisa saber interpretar. Esse erro pode indicar uma falha no estágio de potencia da ECU, uma falha no chicote elétrico ou uma falha na bobina da valvula injetora.

Muitos scanners já apresentam um "laudo" com os P-codes interpretados. Isso não tem serventia nenhuma pra gente. Portanto, sempre perguntem e anotem os P-codes da memória de falha da ECU. O resto não interessa.

Bom pessoal, acho que esse é um inicio. Conforme forem aparecendo dúvidas neste tópico, vou melhorando o texto.

Abraços.

• Upvote 1

Olá gostei do topico,mas como essa indicaçao nunca aconteceu comigo tenho perguntas:

- se é problema na keima de combustivel e assim com algum problema na injeçao,ou em alguma peça seria o mesmo noutros veiculos akela luz amarela com simbolo de um motor com um raio,nao é?

-se por acaso exista um problema mecanico como por exemplo junta de cabeçote,ou um anel de explosao kebrado causando assim uma keima insuficiente acusará essa indicaçao no painel?Sendo assim ,nao seria necessariamente via de regra essa luz indicar problemas ligado diretamente na IE

Olá Marcos.

Cara, sem querer ser chato, mas vamos manter nível cultural... "keima", "akela" e "kebrado" são péssimos exemplos de uso do nosso portugues.

- se é problema na keima de combustivel e assim com algum problema na injeçao,ou em alguma peça seria o mesmo noutros veiculos akela luz amarela com simbolo de um motor com um raio,nao é?

Examente. Essa luz tem o mesmo significado em qq carro atualmente.

-se por acaso exista um problema mecanico como por exemplo junta de cabeçote,ou um anel de explosao kebrado causando assim uma keima insuficiente acusará essa indicaçao no painel?Sendo assim ,nao seria necessariamente via de regra essa luz indicar problemas ligado diretamente na IE

Eu nao entendi muito bem a pergunta, mas vamos lá.

A ECU só tem como detectar problemas usando os parametros que ela tem disponiveis, como sonda lambda, sensor de detonação, posição da borboleta, etc.

Então imagine q vc tenha um problema baixa compressão num cilindro, como um anel de vedação "quebrado". Vc vai ter uma queima porca e isso vai ser detectado pela sonda lambda. Dependendo do quão grave for o problema, a ECU não vai conseguir manter a queima em "lambda um" (estequiométrica) e ai sim a ECU vai acusar o problema.

Agora problemas que não afetem diretamente a regulação de combustivel, como um rolamento quebrado ou coisas do tipo, jamais será detectado pela ECU.

Abraços.

• Upvote 1

Repostando um relato interessante de um membro sobre o assunto.

Vejam a importancia de saber interpretar corretamente as informações de diagnóstico.

Abraços.

Sei que tem um tempinho esse post, mas gostaria de poder comentar a respeito. Desde que eu peguei meu Quicksilver no semi novos, acendia a maldita informação de anomalia no sistema anti-poluição, foram quase 6 meses em inda e vindas da concersionária para resolver o problema. Como estava na garantia, a semi-novos custeou os serviços. Os caras trocaram, sensor do acelerador, limparam o TBI, trocaram a bobina de ignição, e nada de resolverem o problema do carro. Infelizmente o que acontecia que os mecanicos da peugeot são dependentes da maquina de diagnóstico deles, o que acabavam dando um diagnóstico errado. Levei meu carro em uma oficina que é especializada em AUDI, TOYOTA, BMW, MERCEDES, LAND ROVER, LAMBORGHINI e outras marcas "du Caraiu". Os caras ficaram com o carro durante um dia para diagnosticar, o aparelho acusava, sonda lambda e bobina de ignição, se fosse na peugeot, os caras teriam trocado exatamente essas peças, mas antes de fazer qualquer coisa, os caras resetaram os defeitos da CPU e esperaram acender de novo, pegaram a bobina de ignição de um C3 que tinha para testar e nada, com isso descartaram o problema. Conseguiram diagnosticar o problema, e era falha de queima na quarta camara, uma vela e um cabo com defeito. Trocaram junto, o filtro de gasolina e fizeram uma limpeza de bico. Paguei relativamente caro pelo serviço, 800 reais tudo, mas mesmo assim não chega perto com o que eu gastaria na consercionária. Resultado, não tive mais dor de cabeça com o problema de anomalia anti-poluiçao, e ainda por cima me dera garantia de 6 meses, e 1 ano nas peças.

Logo, prefira levar seu pug em um locar de referencia com importados, pois a peugeot serviços me decepciona sempre.

PS: bomba de gasolina na peugeot para um 1.6 16v 2003, R$ 980,00 a mesma bomba na Citroën custa 600 reais. depois descobri que a bomba do Ford Fiesta é a mesma e sai por 190 reais.

biggrin.gif Só pra constar.

Sky, se me permite colaborar,

Isto já ocorreu comigo uma vez e o carro além de ficar com baixa potência, ficou com o ronco de um carburado 2 tempos, sem exagero! Na ocasião meu pai se fazia presente e o 'véio' já foi piloto, ele mesmo disse que nunca tinha visto nada parecido porque o motor foi de um peugeot 206 para uma kombi no ato! hehe.

Mas o mais curioso foi que eu esquentei a cabeça, me estressei pacas na hora, voltei pra casa e deixei o carro na garagem... duas horas depois ao retornar para ir para a faculdade (rezando para que ele não me deixasse na mão para não ter de ir de táxi) ele simplesmente tava 101% como se nada tivesse ocorrido, e desde então nunca mais apresentou nada semelhante!

• Upvote 1

Isto já ocorreu comigo uma vez e o carro além de ficar com baixa potência, ficou com o ronco de um carburado 2 tempos, sem exagero! Na ocasião meu pai se fazia presente e o 'véio' já foi piloto, ele mesmo disse que nunca tinha visto nada parecido porque o motor foi de um peugeot 206 para uma kombi no ato! hehe.

Cara, é comum isso acontecer quando a ECU detecta algum mal contato em um sensor importante e então ela adota a estratégia "limp-home", ou seja, ela faz o mínimo necessário para o motor poder chegar em casa/oficina em segurança geralmente ignorando a informação daquele sensor com mal contato. Isso pode tornar o comportamento do motor totalmente irregular, como vc relatou.

Na vez seguinte que vc ligou, provavelmente o mal contato tinha desaparecido e a ECU pode tocar o motor normalmente.

Mas eu iria atrás do que aconteceu... esses mau-contatos são assim, vão e voltam.. e provavelmente vão voltar e te deixar na mão na hora q vc menos espera.

Pra facilitar, geralmente a ECU armazena na memória de falhas o por que dela ter entrado em Limp-home. Então, mais uma vez, basta passar um scanner e entender o que aconteceu.

Abraços.

Pessoal, beleza?

Não sei se aqui é o lugar adequado, pois este é meu primeiro Post, porém acredito que seja o tópico mais adequado que encontrei sobre este assunto.

Bem vamos lá, tenho um PUG 206 1.4 8V (2005) Gasolina, porém por recomendações de várias pessoas e visando uma economia em combustivel, coloquei um módulo Flex no bicho.

A partir daí começaram a aparecer os problemas a partir do 2º mes com o Módulo Flex:

- Já troquei a bobina, pois o carro perdia potência como se estivesse funcionando somente com duas velas...

Agora, recentemente a luz de anomalia da injeção acendeu e levei numa oficina de confiança para fazer o diagnóstico, onde apresentou duas falhas armazenadas: Uma falha de mistura pobre e outra de mistura rica. O mecanico disse que era sonda Lambda que estava travada, pois no diagnostico ela não estava trabalhando, ficava sempre no mesmo valor.

Pois troquei a sonda lambda, e logo em seguida, a mesma falha, a maldita sonda lambda não estava trabalhando novamente. Mandei o cara arrancar o módulo flex, e a falha sumiu e a sonda voltou a funcionar. Porém apareceu um novo problema, de vez em qdo o carro perde potência como acontecia antes, e que me fizeram trocar a bobina.

Com todos essas coisas acontecendo, eu cheguei a tres conclusões por minha conta, só preciso saber se estou certo!! rsrsrs:

1º - Troquei a bobina de graça

2º - Troquei a sonda lambda de graça

3º - Fui burro em passar o carro pra Flex, pois só me deu dor de cabeça...

Peço uma ajuda para os companheiros donos de PUG que talvez tenha uma dica para estes sintomas!!!

Obrigado e desculpa pelo longo Texto!!!!!

1º - Troquei a bobina de graça

2º - Troquei a sonda lambda de graça

3º - Fui burro em passar o carro pra Flex, pois só me deu dor de cabeça...

É cara, acho que vc acertou, he he..

Alguns módulos flex são ligados tb na sonda lambda. O problema é que esse sinal (vindo da lambda) é muito fraco e pode ter sofrido interferência do módulo flex.

O que eu recomendo seria limpar a memória de falhas da ECU, rodar um pouco com o carro para aparecer o problema e então ler a memória de falhas para saber realmente qual o problema. Ai vc posta o P-code aqui pra gente pois ajuda a diagnosticar o problema.

Abraços.

Valeu pela resposta Sky, o problema é que aogra não está mais dando a falha na ECU, vou tentar descobrir com mecanico se ele tem o diagnostico no scanner ainda, mas acredito que não tenha....

...Infelizmente o módulo Flex que coloquei é bem simples, não tem comunicação com a sonda lambda, somente interfere nos sinais de abertura de bico, o que eu acredito ter influenciado muito na leitura da sonda lambda, pois ela deve ficar "loca" em ver tanta vazão de combustível sem saber da onde bem? não é isso????

agora vem a pergunta, é possível usar módulo Flex no PUG sem dar pepino?

agora vem a pergunta, é possível usar módulo Flex no PUG sem dar pepino?

Cara, tem um tópico lá nas FAQs discutindo exatamente esse assunto.. dá uma olhadinha lá ;-)

Abraços.

Uma dúvida, é normal essa luz acender quando está ligando o carro? apenas ao acionar a ignição? ou isso já demonstra algum problema? essa luz é aquela amarela com o desenho do motor, certo?

Abraços!!!

Uma dúvida, é normal essa luz acender quando está ligando o carro? apenas ao acionar a ignição? ou isso já demonstra algum problema? essa luz é aquela amarela com o desenho do motor, certo?

Sim, esse é o comportamento normal da Luz de Diagnóstico.

Ao se ligar a ignição, ela se acende. E permanece acesa até os 3 segundos depois da partida.

Se após 3 segundos que o carro partiu ela continuar acesa, tem algum problema.

Abraços.

Abraços!!!

Isso, parece o desenho de um motor.

É normal sim, vc liga o carro ela fica alguns segundos acesa e apaga, se ficar acesa tem algum problema.

Entendo pouco, mas acredito que ela acenda justamente para indicar que está sendo feito um check in no sistema.

Edited by Fat Boy

Ah então blza, reparei na minha hj, e ela estava acendendo normal então... liguei a ignição ela acende, ligo o carro e ela apaga :thumbup:!!! menos uma coisa pra me preocupar, já ando preocupado com o sensor do óleo, algumas vezes ele indica que o óleo tá normal, com todos os quadrados preenchidos até o MAX, outras vezes fica piscando, alertando algum problema (segundo o manual) :thumbup:! *rsss!

Um forte abraço!!!

Tive um problema muito parecido. Meu pug ficou parado (contra minha vontade) por aprox. 4 meses. Depois de regularizada a situacao coloquei o carro em dia, troquei pneus e tal. Pois bem, dei umas 3 saídas com ele e quando estava indo no Detran fazer a vistoria anual o carro deu um tranco, a luz de auto-diagnóstico acendeu e o conta-giros enlouqueceu. Andei uns 20m e o carro parecia que tinha perdido 90cv, por mais que eu acelerasse ele nao saia dos 1500 giros no máximo! Estava mais lento que uma carroça! Em seguida desliguei o carro, liguei novamente e aparentemente tinha voltado ao normal mas não, após 500m voltou a falhar e quase não andava. Decidi estacionar, chamei o mecânico mais próximo, ele MEXEU, MEXEU e nada! Levamos pra oficina e mais tarde o rapaz me ligou dizendo que agora o carro não estava nem mais pegando! Mexeram em tudo e apontaram possibilidade de problema em várias peças da injeção eletronica. Primeiro foi no corpo da borboleta, depois no sensor do acelerador, sonda lambda, em seguida sensor de rotação, depois problema elétrico (o que é muitíssimo vago!) e finalmente, após 6 dias disseram que chamaram um amigo que tinha trabalhado na peugeot e que após passado o computador da peugeot (comédia!) ele havia constatado que havia um defeito no módulo! Mas me pediu autorizacao pra levar o módulo para verificar em "seus computadores" e que a partir daí daria um diagnóstico mais preciso e que poderia ser um problema simples ou entao mais complexo! O dono da oficina disse que ficaria por volta de R$ 1.800 - o que me soou muito estranho pois o cara mesmo disse que nao tinha noçao do que seria, como poderia entao dar um orçamento já tao preciso?? - Em seguida eu disse que por esse valor eu teria que aposentar o carro pois já havia gastado muito com ele. E ele imediatamente me perguntou: "Mas senhor, o sr nao acha que se fosse por R$ 1.000 valeria a pena? já que um módulo novo custa R$ 8.000?" E eu disse: Eu nao sei mais de nada! No final, sem muita opção e autorizei que levassem mas exigi que antes de qualquer coisa me avisassem o que era pois conforme for eu nao vou pagar, vou simplesmente tirar o carro de lá com reboque e problema. Sinceramente me sinto jogado à sorte assim pois sou leigo no assunto e acho sinceramente que ele está me passando pra trás.'Já lí inúmeros posts sobre o problema e sei que esta situacao em que o carro nao sai de 2.000 giros é o conhecido LIMP HOME ou safe home, um tipo de modo de segurança que o veículo entra, limitando a potencia do veículo, somente para que se chegue a um local seguro para reparo. Conforme li em alguns posts o carro entraria nesse "modo" quando identifica problemas na queima de combustiveis ou problemas relacionados com o sensor anti-poluição, sonda lambda etc. O que parece é que esses mexânicos não entendem nada de eletrônica e assim vão desmontando o carro todo até acharem o problema, por fim acabam escolhendo a peça mais cara do veículo ( O MÓDULO) para colocar a culpa e assim tem uma margem enorme de orçamento, já que uma peça nova custa 8.000 e até mesmo no mercado alternativo é R$ 3.000. Ficamos numa situação muito frágil, o que possibilita a ocorrência de golpes.

Peço desculpas desde já pelo longo texto e agradeço pelas informações dadas no Clube Peugeot e que tem me ajudado muito a não ser tão enganado pelas oficinas. Desde já também deixo claro que não quero generalizar, sei que graças a Deus existem oficinas muito sérias ainda este é um caso apenas.

PS: Moro na cidade do Rio de Janeiro.

• Upvote 1

Caramba André, que história man... sei pelo tempo que eu to com o pug que ele é um carro muito gostoso de andar, mas que tem esses negócios estranhos na parte eletrônica :P! outro dia mesmo estava voltando para casa e me acende a luz da bateria no painel e vem a msg "anomalia carga bateria" no CB, até hj não sei o que ocorreu e também só ocorreu daquela vez, falei isso com uns 4 mecânicos daquele dia p/ cá, inclusive 1 da concessionária e nenhum disse nada, terminei deixando de lado, aos poucos vou fazendo as manutenções preventivas e dando urgência nas básicas... como outro colega aqui do fórum disse 1x, problema mecânico é blza, vc detecta fácil, troca a peça e vai embora... problema elétrico começa a novela :P! mas cara, pesquisa bem o assunto, vê onde pode estar o problema... se achar que a oficina está querendo te passar p/ trás tire o carro de lá no guincho, não ligue nem avise nada, só leve o guincho na porta e mande tirar... meu sogro por várias vezes ia sendo tapiado em oficinas e tirou o carro no guincho mesmo, encontrou outra oficina onde cobraram menos da metade pelo serviço... tem que ter olho aberto c/ esse povo!!!

Boa sorte c/ seu pug, vou ficar torcendo pela melhora dele man! um abração!!!

Tiagomac VALEU PELA FORÇA!

Cara, realmente você tá certo, o certo é fugir de enganações. Eu to tentando arrumar um reboque para levar num féra que comentam aqui no CP. Mas enfim, pra constar, hoje completaram 7 dias que meu carro está na oficina e ainda não resolveram o problema! Os caras estão fuçando tudo o que podem e nada. O dono da oficina já chamou um amigo dele para dar jeito no carro e nada, hoje acabou chamando outro e vamos ver no que dá. Estão dizendo que o problema agora é do módulo... até quando confiar...bom, não sei, mas agora, no momento é a única opção que tenho. Amanhã dependendo da facada que ele me der eu vou rebocar imediatamente, sendo que mesmo retirando o carro sem resolver ele vai me dar uma facada do mesmo jeito pelo tempo que trabalharam em cima do carro, eletricista etc se bem que nao deveria ser assim porque o contrato (mesmo verbal) seria de fim e não de meio....mas enfim, fica a chateação...

Valeu pela dica cara, tomara que você também consiga deixar o teu pug saudável.

Qualquer novidade eu postarei aqui.

Abraço!

Bom pessoal estou aqui somando mais uma vítima da luizinha da Injeção eletrônica.

Fiz uma limpeza de rotina no motor.

e deixei o carro na garragem por uns 2 meses por motivos de viajar a trabalho.

Voltando da viagem e comecei a ultilizar o carro.

E ocorreu a primeiro alarma da injeção eletrônica perdendo toda potência do motor.

Segui com o motor lento para o acostamento e desliguei o carro e liguei novamente e retornou o problema. Desligei novamente, "detalhe" eu estava usando o ar condicionado. Desliguei o ar condicionado antes de ligar o carro e a luz de alarme apagou. Bom...... não sei se isso tem haver mas deu certo.

Segui em frente com o carro normal.

Aconteceram 3 vezes durante um mês e todas as vezes ao desligar o carro e ligando novamente o problema sumia e decidir levar na oficina para passar o computador para identificar a falha antes que aconteça coisa pior.

A falha foi, problema de borboleta que foi corrigido pelo computador.

Bom..... pra mim agora o carro esta livre desse problema. Vamos ver depois dessa correção.

- Pergunta: ---- será que o mecânico ao fazer a limpeza no motor, deixou algum cabo de conexão froxo ?

Porque esse é um problema intermitente.

RafaelKzam,

Além da situação parecida, percebo outro dado semelhante, seu carro ficou parado por 2 meses e o meu também ficou parado (por uns 4 ou 5 meses), da mesma maneira que o seu ele estava pegando e depois de umas 3 saídas curtas ele apresentou o mesmíssimo problema. No meu caso o ar estava desligado mas mesmo assim ocorreu a perda de potência (LIMP HOME aparentemente).

Dizem muito aqui no Clube que em alguns casos pode ser até problema com a qualidade da gasolina, recomendam abastecer com SUPRA e as vezes realmente melhora. Já relataram casos também de que a borboleta estava suja, sensor map sujo também, enfim, uma infinidade de possibilidades!

No meu caso acredito até na possibilidade de ter havido o mesmo problema que o seu, sendo que o seu mecânico era melhor instruído e equipado (e honesto) e resolveu logo de cara, já o meu foi mexer, mexer e mexer até que provavelmente fez alguma M com o módulo ou qualquer outra peça da parte elétrica. Aliás ele acabou de me ligar e disse que não conseguiu resolver mesmo o problema, quer me cobrar além dos 90 que cobrou inicialmente pra passar no scanner dele, agora quer 200 pra passar no scanner de um amigo que trabalha na peugeot, eu não quis mais saber e amanhã cedo vou rebocar o carro pra outra oficina (mais gasto com reboque!) enfim, a novela continua e o pug agora está bem morto mesmo, antes ligava e não tinha força, agora piorou, nem ligar mais ele liga!! Ou seja, o carro entrou na oficina ruim e saiu pior ainda, vai entender?! E o dono da oficina ainda alega que essas coisas são assim mesmo, que o problema pode ir piorando sozinho e que ele não fez nada que pudesse fazer o carro morrer de vez! Devo confiar? ;)

Enfim Rafael, tome cuidado, as vezes o problema é mais simples do que pensamos e eles valorizam demais o trabalho colocando defeitos onde não tem ou então com o ACHISMO deles, futucando demais e quebrando algum componente mais delicado.

Boa sorte com seu pug cara!

Sobre o meu, mando notícias em breve e a novela continua... (será que alguem conseguirá ressucitá-lo?)

Abraços a todos!

Meu PUG tem esse tal de ECU, é um PUG 2001/2001 Soleil 1.0 16v só que no Painel só tem aquele relogio de 1 Linha.

Olá Amigo,

Voltando ao assunto.

Tenho o problema de luz de Alerta do motor no painel, e como eu tinha dito no tópico anterior fui passar o scanner no ECU na Oficina que tinha feito a limpeza no motor, TBI e Bico injetor. Após essa limpeza que começou aparecer esse problema, dando o alarme, eu desligava o motor e religava novamente e o alarme sumia e como eu estou na garantia do serviço eu estou indo lá nessa oficina.

Bom.... então eu fui passar o scanner e o problema foi ajustado e corrigido.

Pra mim o problema foi solucionar.. que bom !!!!!

Após ajustado e corrigido o problema, o scanner foi passado mais 2 vezes para ter certeza que o problema foi resolvido.

Muito bom... Fico feliz por não ter gastado nada com troca de peças e de mão de obras e saindo da oficina com o problema resolvido

Mais hoje depois de 15 dias (hoje 10/02 ) o problema apareceu.

Apareceu definitivamente e até mesmo desligando o carro e religando alguns segundos depois o problema retorna tirando toda aceleração do carro. Graças ao tópico que vc publicou aqui, eu li sobre o assunto e segui para a oficina com a celeração baixa em modo de segurança.

Chegando lá o mecanico passou o scanner e foi diagnosticado: FALHA NA BORBOLETA.

E o problema não foi solucionado com o scanner.

O mecânico pediu para deixar o carro lá para ele resolver o problema.

Bom.... Fico sem noção do que poderia ser, ficando nas mão do mecânico.

Porque esse problema pode ser varias coisas que infrige o motor.

-> Quem pode me dar uma luz ?

Acho que hj eu ando meio sem paciencia, viu...

Vc tá brincando q vc achou q um problema na borboleta seria resolvido apenas passando o scanner, né??

A única coisa que o scanner faz é apagar a falha da memória de falhas..

Assim que a ECU perceber o problema denovo ela vai registrar a falha novamente.

Falhas no corpo de borboleta são consideradas de altissimo risco, por isso o carro entra em Limp Home.

Seu carro está nitidamente com um problema nesse componente. Leve em alguma oficina especializada e competente para resolver o problema, senão vc vai ficar andando em circulos e o prejuizo vai ser bem maior.

Se quer uma dica, leve numa Bosch Car Service, eles tem treinamento e equipamentos para resolver o problema.

Se vc for do Rio, o pessoal fala muito bem da Oficina do Dennis.. dá uma fuçada aqui no forum q vc acha o contato dele.

Abraços.

Olá Amigo,

Voltando ao assunto.

Tenho o problema de luz de Alerta do motor no painel, e como eu tinha dito no tópico anterior fui passar o scanner no ECU na Oficina que tinha feito a limpeza no motor, TBI e Bico injetor. Após essa limpeza que começou aparecer esse problema, dando o alarme, eu desligava o motor e religava novamente e o alarme sumia e como eu estou na garantia do serviço eu estou indo lá nessa oficina.

Bom.... então eu fui passar o scanner e o problema foi ajustado e corrigido.

Pra mim o problema foi solucionar.. que bom !!!!!

Após ajustado e corrigido o problema, o scanner foi passado mais 2 vezes para ter certeza que o problema foi resolvido.

Muito bom... Fico feliz por não ter gastado nada com troca de peças e de mão de obras e saindo da oficina com o problema resolvido

Mais hoje depois de 15 dias (hoje 10/02 ) o problema apareceu.

Apareceu definitivamente e até mesmo desligando o carro e religando alguns segundos depois o problema retorna tirando toda aceleração do carro. Graças ao tópico que vc publicou aqui, eu li sobre o assunto e segui para a oficina com a celeração baixa em modo de segurança.

Chegando lá o mecanico passou o scanner e foi diagnosticado: FALHA NA BORBOLETA.

E o problema não foi solucionado com o scanner.

O mecânico pediu para deixar o carro lá para ele resolver o problema.

Bom.... Fico sem noção do que poderia ser, ficando nas mão do mecânico.

Porque esse problema pode ser varias coisas que infrige o motor.

Fala Rafael! Tudo bem?

Bom cara, como pode ver acima eu passei por um inferno muitíssimo parecido.

No meu caso, no final de tudo os caras da primeira oficina não conseguiram mesmo resolver o problema, então reboquei o carro para uma oficina indicada aqui pelo Clube, após 3 dias ficou constatado que o problema inicial todo era realmenta do sensor da borboleta só que segundo a segunda oficina os caras da primeira não souberam interpretar o scanner (se é que tinham mesmo!) então, por esta razao foram no achismo, no chute mesmo, trocando as peças com um outro pug que tinham lá até ver se o carro voltava a funcionar e assim identificariam a peça problemática. Bom, conforme informacoes dessa segunda oficina, os caras trocaram o módulo (central do pug) e com isso conseguiram QUEIMAR, isso mesmo, QUEIMARAM o módulo. O carro entrou fraquinho na oficina mas ainda ligava normalmente, só nao tinha potencia e depois que entrou na oficina parou de ligar, zerou total! MORREU!

Ou seja, prejuízo de 1.800 reais por um novo módulo (reprogramado/usado) + sensor borboleta! Além de não identificarem o problema da borboleta queimaram meu módulo original (difícil de achar usado pois meu pug é 2001 e ainda nao é multiplexado, o original sairia 3 mil e la vai facada, teriam que pedir pra vir da França). (ps.: No final ainda tive que trocar a sonda lambda que tava ferrada etc) Pulou pra 2 e pouco...

Resumo da ópera dramática: No final das contas após pagar 2 mil e poucos reais consegui resolver o problema e colocar meu pug em dia mas vejam, se de cara eu tivesse levado o carro numa oficina DECENTE eu teria gasto no máximo uns 300 reais! O rapaz me mostrou como estava a peça, toda desgastada de tanto andar em transito, acelerar e parar, acelerar e parar em excesso etc...

Em suma, Rafael, eu não posso te afirmar com certeza absoluta mas te digo que meu carro estava exatamente com os mesmos sintomas que o teu e (segundo a oficina indicada pelo CP) era falha na borboleta! Agora, o que eu aprendi dessa loucura toda é q temos que levar o carro em gente decente, em oficina indicada pelo pessoal daqui, caso contrário estamos correndo sério risco de sermos enganados, como eu fui.

Agora vou tentar ingressar com uma ação indenizatória no juizado e tentar provar que a oficina me causou esse prejuízo, é difícil, vou ficar dependendo do laudo da segunda oficina mas como as pessoas ficam meio com o pé atras de se meterem em confusao...enfim, é isso cara, tenta levar (se possível) em uma oficina indicada pelo pessoal do Clube de preferencia. Aliás, vc é daqui do Rio? Se for me manda um MP que te ajudo no lance de oficina, reboque etc.

Eu agora estou sofrendo com o Positron que parou de funcionar após essa doidera toda, se alguem puder me indicar uma solucao ou um tópico relacionado eu agradeço. Já usei e ainda estou usando o sistema de buscas mas até agora nao achei nada semelhante ao meu problema. To querendo fazer tudo que puder sozinho em casa pois a grana agora tá escassa depois dessa novela mexicana de mal gosto. Desde já agradeço.

Bom, é isso Rafael, espero ter ajudado, fico à disposição!

...................................................................

Edited by Rafaelkzam

Pois é amigo SkyRaptor acabei me expressando mau.

DESCUPA e obrigado por ultilizar sua GRANDE PACIÊNCIA.

Como eu disse anteriormente, corrigindo o que eu disse. O scanner e para diagnóstico da ECU e ajustes de parametros. O diagnóstico do scanner foi falha na borboleta. O alarme poderia ser qualquer coisa que infrige o motor. Até a presente hora que eu ainda estava na oficina o problema não foi resolvido, nem o mecânico confirmando verdadeiramente que o problema seria no corpo de borboleta. Passando varios defeitos que poderia ser.

Por isso tive que deixar o carro lá para ele analizar. Marcando para pegar as 10 horas da manhã. * Um detalhe* percebi que o macânico que estava analizando meu peugeot não era bem qualificado. Mais tive que deixar .. tendo muito medo de que ele desmontasse o carro todo.

Então...

Voltando a oficina hoje 11/02 pela manhã. O carro se encontrava no mesmo estado, sem diagnóstico.

Fui ao gerente e supervisor dos mecânicos e expliquei a situação. O próprio supervisor foi mexer no meu carro fazendo todos os procedimentos.

Passando o scanner.. Diagnosticando a falha na borboleta.

Um item muito importante que o supervisor analizou no teste, ascelerando o carro, foi que a borboleta não funcionava.

Ele foi checar as conexões do motor.

:D Um tiro certero ......... O alarme da injeção eletronica no painel apagou.

Depois disso ele ajustou todos os parametros e fim do problema e sai com o meu carro da oficina andando.

O que poderia ser ?

Pela minha concepção.

O outro mecânico da mesma oficina fez o serviço de limpeza do motor e deixando uma conexão de um dos cabos mau encaixado.

Meu amigo Andre206RJZS, Eu moro no Rio de Janeiro/São Gonçalo, qual seria a melhor oficina qualificada para esses problemas dando o diagnóstico verdadeiro ?

Pode ser Distante de São gonçalo.

Caro Rafael,

Todo mundo aqui do Clube indica o Denis que é dono da oficina TEKNIC em Jacarepaguá. O cara é muito bom, fazia treinamento do pessoal da peugeot, etc, a oficina lá é especializada em peugeot e citroen, você vê de cara que os caras são sérios!

Dá uma ligada pra ele e ve como fica, pode dizer que falou comigo (André do PUG prata que trocou o módulo recentemente) bate um papo com o cara, eles são certeiros também.

Abaixo passo os dados da oficina:

Tel. 2441-1733 (Eu fui atendido pelo Thiago e pelo Denis)

Estrada Coronel Pedro Correia, 285 - Jacarepaguá.

Eu sei que é próximo ao supermercado Mundial e perto do autódromo também. Não conheco muito bem aquela região por isso nao posso te dar mais referências.

Um abraço cara, qqr coisa me manda um MP!

Abraços!

Bom Rafael, fico feliz que tenha resolvido seu problema.

Seu caso é interessante para os amigos perceberem como é importante procurar somente profissionais qualificados. É claro que paga-se mais caro, mas pelo menos se tem segurança e um trabalho decente. Como diz o ditado, o "barato sai caro".

Um simples cabo solto foi foi suficiente para vc ficar mais de 15 dias com o carro parado e para os tais mecanicos condenarem tudo e mais um pouco no seu carro. Se eles tivesse passado por algum treinando sobre Injeção Eletronica alguma vez na vida, teriam ouvido a primeira recomendação numa situação dessa:

A ECU acusou erro num sensor ou componentes? Verifique o chicote e conexões elétricas. A coisa mais comum é o conector se soltar ou romper algum fio do chicote.

Abraços.

Oba Sky,blz?Escuta só cara, tenho um Pug 206/2004 Quiksilver e ele começou a apresentar os mesmos problemas que vc citou aqui cara. Levei até a oficina onde leram o sistema e acusou P.O 121(desempenho e fixação de borboleta). O mecânico limpou o chip do acelerador com limpa contato e o carro funcionou muito bem por 1 semana. Consegui viajar 1000km nesse período, mas depois da volta da viagem, começou apresentar o mesmo problema com uma frequência maior. Levantaram a hipótese de ter que reconfigurar o módulo. Será que isto procede? Ou seria o caso de trocar o pedal mesmo? Este problema está me dando dor de cabeça cara. Agradeço a atenção se puder me dar valeu? Abraço, Pessanha.

• Upvote 1

Pessanha, o Pcode "0121" indica falha de plausibilidade no corpo de borboleta. Ou seja, o sinal não está coerente com a realidade.

O corpo de borboleta possui dois potenciometros redundantes para indicar a posição da borboleta. Ou seja, ambos fazem a mesma coisa e a ECU está sempre comparando os valores deles.

Ambos os valores precisam sempre andar junto. Se em algum momento eles forem diferentes, significa que um dos dois potenciometro está com problemas.

O defeito mais comum é ocorrer o desgaste em algum trecho da pista do potenciometro. Isso causa uma falha de leitura naquele treco. Geralmente não tem como corrigir a pista; é necessário sua troca.

Existem até maneiras de se trocar esses potenciometros, mas será por peças usadas provenientes de sucata, pois não são vendidos novos.

Eu aconselho vc a fazer uma cotação de quanto sairia a troca por um corpo de borboleta novo. Se vc puder pagar, troque. Pense que sua vida pode estar em jogo.

Caso contrário, tente procurar alguma oficina especializada em dar manutenção nesse componente.

Abraços.

Sky, meu PUG 1.0 2001/2001 soleil - acredito não ser multiplexado, algum tempo atraz um bico injetor quebrou o conector e parou de funcionar, deixando o carro falhando, isso deveria acender a luz de diagnostico no painel sendo que um bico estava com problema? pq não acendeu se era pra acender? pode ser algum probema?

Lelo, nos carros atuais esse defeito faria acender a MIL na hora.

Mas seu carro é muito antigo, não sei nem se ele segue alguma lei de emissões.

Abraços.

Tenho um 307 de percebi que depois de dois dias que coloquei o kit gas em meu carro a luz de injeção começou a acender. O que devo fazer? ir a loja que instalou o gás ou levar direto a autorizada da peugeot?

Evandro, a instalação de Kit gás altera drasticamente o sistema de injeção de combustivel do carro. Ele passa a funcionar de uma forma totalmente diferente da qual foi projetado. O correto seria vc consultar o instalador do kit e pedir que ele resolva o problema.

O máximo que eu poderia te dizer é que existe grandes chances da falha estar relacionada com a sonda lambda.

O comportamento da sonda é drasticamente alterado pelo sistema de gás e a ECU interpreta isso como sendo uma falha. Se não me engano existe até um compontente do kit gás responsável por similar o comportamento original da sonda.

Abraços e boa sorte.

Levei por duas vezes meu carro onde coloquei o gas. Eles passam o scaner e apagam o possivel defeito e me liberam. No dia seguinte acende a luz novamente.

Será que os caras são burros o suficiente para acharem que o problema vai se revolver sozinho apenas apagando a indicação de falha na ECU?

Estamos bem servidos de mecânicos, viu...

Abraços.

Olá

Eu tenho um 307 presence 1.6 flex , e um dia desses acendeu a luz de diagnóstico parei o carro desligeui e liguei novamente e não aconteceu mais isso, só quando ligo o carro ele demora pra apagar a luz "amarelinha", fui no mecânico e ele passou o scaner e apresentou dois erros, com os códigos

P1336 - falha de elevação

P1337 - código reservado

algué saberia me dizer de que se trata esses erros

Abraços

Bom dia pessoal, é meu primeiro post e sempre que tenho algum problema faço a busca no forum (ja resolvi varios problemas so de dar uma olhadinha por aqui).

Bom vamos a encrenca, tenho um PUG 206 Quik 2003 1.0, mandei meu carro para a oficina para a troca de embreagem (de rotina) e recebi o carro, imediato peguei ele para ir trabalhar rodando com o carro parei em um semáforo. No momento em que sai com o carro e pisei no acelerador a lampada piloto acendeu e o carro parou de responder o acelerador e morreu.

Até ai eu pensei normal, acho que voltei aos tempos de quando tirei carta, dei partida novamente e o carro parou de pegar (e por meu azar no meio de uma pista movimentada aqui em Santo Andre).

Fiz umas tres tentativas e nada, então optei por desligar o carro esperar um pouco (liguei o pisca alerta para nao me xingarem) e depois de uns 2 minutos dei partida e o menino pegou, fiquei assustado de inicio mas segui viagem e fui para a faculdade, e o carro não deu mais problema ai fiquei com o pensamento (sera que aconteceu porque peguei o carro com o tanque na reserva?)

Bom enfim passou - se 1 mês, um belo dia indo pro trabalho, de novo o famigerado defeito, eu piso no acelerador para sair a lampada acende o carro faz que vai andar e para de responder o acelerador e morre..ja até me acostumei a esperar os 2 minutos e dar a partida de novo,

e agora o problema persiste de forma intermitente ou seja da uma vez a cada 2 dias na outra semana da uma vez a cada 1 dia e na outra nao da problema e vai.

O problema é que agora quero ter pelo menos uma ideia do que pode ser o tal defeito antes de proceder com um reparo em algum autorizada (ainda não levei para fazer o scanner).

Alguém saberia me dizer quais as possiveis causas do problema desse meu carro.

Obrigado.

Eu tenho um 307 presence 1.6 flex , e um dia desses acendeu a luz de diagnóstico parei o carro desligeui e liguei novamente e não aconteceu mais isso, só quando ligo o carro ele demora pra apagar a luz "amarelinha", fui no mecânico e ele passou o scaner e apresentou dois erros, com os códigos

P1336 - falha de elevação

P1337 - código reservado

Cara, desculpe a demora.. se ainda adiantar:

P1336: Misfire Multiplos (Falha de ignição em diversos cilindros)

P1337: Misfire no primeiro cilindro.

Ou seja, ambos os códigos estão indicando problemas de ignição..

Acho que vale a pena checar se a bobina e velas estão boas.

O problema é que agora quero ter pelo menos uma ideia do que pode ser o tal defeito antes de proceder com um reparo em algum autorizada (ainda não levei para fazer o scanner).

Diante dos sintomas (carro morrendo de vez em quando) fica muito dificil dar um diagnóstico preciso. Acho que vale a pena dar um pulo numa oficina para passar um scanner. Ai sim poste aqui os códigos de falha que poderemos te ajudar.

Abraços.

Valeu a ajuda SkyRaptor

já vou agendar uma uma revisão nesses itens

Abraço

Desculpe minha ignorancia mas.... oq significa uma chave de fenda q aparece e pedpois desaparrece ao ligar o carro, no painel marcador de quilometragem?

Desde ja, muito obrigado

Estou com um problema, quando eu piso mais forte no acelerador o carro dminui automaticamente as rotaçoes deixando o carro bem fraco e aparece essa luz de autodiagnostico e defeito de poluição, mais logo depois de uns 10 segundos a lampada some e o carro volta ao normal se eu naum pisar fundo. Pisando fundo novamente td ocorre dnovo!

alguem poderia dar uma luz?

problema de combustivel?

vela do motor?

oque pode ser?

abraços!

Rapaz, pode ser tanta coisa.. está parecendo defeito no Corpo de Borboleta ou no Pedal do acelerador..

Talvez problemas de pressão na bomba de combustivel ou valvulas injetoras obstruidas/com defeito.

Passe um scanner na ECU e poste aqui os códigos de erro.. ai é facil matar a charada.

Abraços.

Entao Sky, hj o carro pifo de vez, eu acelero de primeira e ele desliga, com algumas tentativas da pra anda uns 50 metros ateh desliga do nada dnovo, amanha to levando pra oficina! tomara q seja um pqueno problema. Quando souber oq aconteceu eu posto aki!

ABRAÇOS

Graças a deus consegui arruma meu carro hj! O problema era q uma caixa do filtro de ar tava solta e encheu de agua, mais agr tah td certo soh foi esvaziar e encaixa ela certinho!

abraços a todos

Olá pessoal

Bom, no meu caso, o carro tem uma semana de uso e aconteceu hoje de acender essa luz de diagnóstico e a mensagem - anomalia antipoluição - limpador automático ativado. Na verdade não houve qualquer falha na aceleração nem nada, o que me leva a crer que o defeito ou interpretação de defeito é somente em relação ao limpador automático (que aliás também funciona corretamente).

O modelo é um 207 SW escapade 2010.

Como o carro está na garantia, amanhã se persistir o acendimento levarei na autorizada.

se alguém tiver alguma dica prévia agradeço.

abraços !