Jump to content
Felipe Peixoto

Problemas No Cambio Automático - (AL4)

Enquete sobre os Problemas de Câmbio Peugeot  

970 members have voted

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Bom Pessoal...

Infelizmente, tivemos que criar um tópico fixo sobre este assunto devido a grande quantidade de problemas que ocorrem com os câmbios automaticos da Peugeot, na famosa AL4.

A princípio parece um tópico muito triste, mas neste tópico aqui estão contidas informações muito importantes de como lidar com seu câmbio, informações muitas vezes desconhecidas por nós. Também é possível encontrar aqui alguns casos de pessoas que conseguiram arrumar o câmbio, na concessionaria, usando a garantia, sem custo algum. Descubra também qual o ano dos carros que mais deram problemas, quais os sintomas e quais providências podemos tomar.

Vou abrir uma enquete aqui também, para descobrirmos qual o ano dos carros que mais deram problemas.

Vamos lá, segue abaixo algumas dicas que me recordo agora, depois coloco mais:

Dicas:

1º - Jamais colocar o câmbio em N ( Neutro ) enquanto o carro estiver em movimento. Não se engane achando que irá economizar combustivel. Utilize D sempre.

2º - Quando o câmbio der algum problema mostrando a mensagem no Computador de Bordo, parar imediatamente para não forçar a caixa e chamar um guincho.

3º - Mesmo a Peugeot falando que a caixa de câmbio possui óleo vitalício, é altamente recomendado verificar o nivel e a cor do óeo em no máximo de 2 em 2 anos.

Primeiro post:

Éééé.... Perdiiiiii ! =/

Nesse Domingo, dia 10 de Janeiro, estava eeeu e a patroa viajando...

Tava tudo belezinhaa.. Tudo em ritmo de "Lua de mel" ( 1 mes de namoro.. hehehe ).. Tudo organizadoo pra dar tudo ceeerto...

Saímos CEDO, abasteci, calibrei os pneus e tava supeeeeeeeeer despreocupado pois fiz revisão na QUINTA, dia 7 de Janeiro. Tudo bem que nao foi na Concessionária pois tavam querendo me cobrar quase 800 BARAO! Fiz em uma das melhores mecanicas da cidade e até arrumaram o problema de ficar falhando e apagando todo dia de manha ( motor frio ).

Mas resumindooo....

No meiiiio da estrada, sem forçar o cambio, nem nadaaaaa, eu percebiii que o cambio estava DEMORANDO muito para passar as marchas..

Acelerando de moderado para devagar, ele segurava a marcha muito mais que o normal... Tava passando as marchas por volta de uns 4.000 rpm !

Bom, dei uma fuçada no cambio, ligando e desligando o modo SPORT e modo de NEVE.. Nada de reação..

Passou uns 5 minutooos... E percebiii que o carro tinha travado em 3º marcha... Estaava a 140km/h e giro fixo, giro alto... Isso sem forçar o acelerador..

Até que comecei a mexer no cambio.... Coloquei no Modo MANUAL para chamar a 4º marcha... E nao entrava o modo manual, jogava pra ele mas aparecia D no PAINEL ainda... E tinha hora que ficava piscando o D, sinalizando que nao podia fazer aquilo...

Diminui um pouco, e o cambio comecou a dar um pipocooo... Aí, como estava mais devagar, ele travou em 2º marcha... Continuei indooo...

Ultrapassei outro caminhão... E fui indo de segunda... Mas a TODO MOMENTO mexendo no cambio para ter alguma resposta...

COloca ele em neutro e voltava pro D, colocava ele no MODO MANUAL, e mesmo entrando no modo manual, mandava colocar 3º ou 4º marcha mas a marcha nao entrava...

Até que coloquei Neutro uma vez e voltei pro D, e ele não pegou nenhuma MARCHA... Ficou em Neutro mesmo...

Aí desliguei o carro em movimento com o CAMBIO EM N, liguei denovooo o carro.... E chamei o D denovo, aí ele voltou em 2º marcha denovo...

Mas isso até eu pisar um pouco, chegando aos 4.500 - 5.000 giros... Aí ele falhar denovo, como se procurasse outra marcha, nao achaar..

Resumindo:

Parei o carro quanto achei um bom local, desliguei o carro, e liguei denovo... Daí, o cambio NUNCA MAIS FUNCIONOU...

Colocar em D ou Ré ou modo MANUAL, era mesmoooo coisa que colocar no Neutro! Não engatava a marcha... Nada nada nada..

Tentei de tudo, esperei 10 minutos, liguei denovo e nada... Desliguei o Positivo da bateria, esperei 15 minutos, conectei denovo e nadaaa..

Chamei o Guincho pelo seguro, chamei um taxi do Seguro também... Segui viagem... E o carro foi pra concessionária....

Ajuda:

1) Alguém pode me informar se o CAMBIO e MOTOR realmente tem garantia de 3 anos ? ou 5 anos ?

O carro em si, tem 1 ano de garantia e ja acabou tem tempo... E sobre o cambio ?

2) Alguém tem ideia do que é ? Será que foi a homocinética ? Acho que foi, mas o estranho é que não ouvi nenhum BARULHO antes.. Nada estralando, nada nada nada...

3) DETALHE: Percebi na minha garagem que o carro está vazando algum OLEO... Desde 2 semanas, levei para fazer revisao e para mim tinha parado... Cheguei de viagem hoje, Segunda, e vi na garagem ainda um pouco de OLEO... Será do cambio ?

Ajudem aí pessoal... =/

Desculpa o desabafo e o tamanho do post..

Edited by Felipe Peixoto
  • Upvote 2
  • Downvote 2

Mandei meu carro pra revisao do cambio sexta feira...

To morrendo de medo que isso aconteça...

Nao entendo de mecanica Felipe, mas claro, vou acompanhar o teu topico.

Te desejo sorte cara..

Sei que o oleo do cambio nao é checado com vareta, e sim uma ferramente especial colocada abaixo do carro... Portanto, só "tecnicos especializados" conseguem ver tal coisa. Ja ouvi boatos de que a garantia do cambio é de 3 anos SIM, ligue la na Viva Peugeot e explique a cituação!

• Upvote 1

Mandei meu carro pra revisao do cambio sexta feira...

To morrendo de medo que isso aconteça...

Nao entendo de mecanica Felipe, mas claro, vou acompanhar o teu topico.

Te desejo sorte cara..

Sei que o oleo do cambio nao é checado com vareta, e sim uma ferramente especial colocada abaixo do carro... Portanto, só "tecnicos especializados" conseguem ver tal coisa. Ja ouvi boatos de que a garantia do cambio é de 3 anos SIM, ligue la na Viva Peugeot e explique a cituação!

Obrigado pela informação broder.. :001_rolleyes:

Vou olhar isso na Viva Peugeot mesmo...

Obrigado pela sorte.. Vou precisar... rsrsrs...

Vou pedir pra olharem questao do oleo do cambio tambem..

Se alguem puder ajudar mais aí.. Fico no aguardo!

Quantos km tem o seu carro?

Obrigado pela informação broder.. :001_rolleyes:

Vou olhar isso na Viva Peugeot mesmo...

Obrigado pela sorte.. Vou precisar... rsrsrs...

Vou pedir pra olharem questao do oleo do cambio tambem..

Se alguem puder ajudar mais aí.. Fico no aguardo!

Seu 307 é de um ano daqueles que parece que foi premiado com o câmbio automático. Vários desse ano deram problema.

Homocinética não é. Pode ter ficado sem óleo. Se não me engano, o óleo é verificado completando ele aos poucos até pingar.

Sinceramente, espero que seja algo fácil como falta de óleo.

Quantos km tem o seu carro?

Tem 53k km... Lembrando que ja teve problema no CAMBIO e na JUNTA do MOTOR.. Todos os dois arrumados na concessionária!

Guest desordeiro

não sei se tem a haver o que pode ter ocorrido, mas vamos lá

se seu carro tinha vazamento de oleo na garagem, significa de que algum lugar ele vazava mas em pequena quantidade... viajando o oléo fica mais quente e fica mais fino, dependendo a quantidade de oleo que vazou seria maior...

Acredito que na tentativa de engatar as marchas, o pouco de oleo que sobrou no cambio tambem possa ter vazado...assim não teria como engatar já que todo sistema é hidraulico.

Espero que seja somente a troca de oleo e a troca das eletrovalvulas, nada mais grave... quanto a hemocinética fica tranquilo, se ela tivesse quebrado você não sairia do lugar mesmo que as marchas tivessem engatado.

Boa sorte.

O Walter, mecânico indicado aqui pelo Duzinfa. Me informou que o óleo do câmbio automático deve ser trocado a cada 40 ~ 50 mil km.

O meu foi trocado com 46k com a inteção de resolver o problema das "engasgadas". Mas não resolveu, por outro lado. Melhorou a resposta do câmbio.

Segundo ele, as Mercedes devem trocar o óleo do câmbio a cada 50k km.

Obrigado.

• Upvote 1

Felipe,

Qualquer novidade em relação ao mecanico, poste aqui para que todos fiquem sabendo..

inclusive o que foi/sera feito no carro.

Teu carro é igual ao meu, mas o meu esta com 38mil km, suponho que quando chegar aos 50mil km terei problemas identicos

1) Alguém pode me informar se o CAMBIO e MOTOR realmente tem garantia de 3 anos ? ou 5 anos ?

O carro em si, tem 1 ano de garantia e ja acabou tem tempo... E sobre o cambio ?

Garantia do cambio de 03 anos

2) Alguém tem ideia do que é ? Será que foi a homocinética ? Acho que foi, mas o estranho é que não ouvi nenhum BARULHO antes.. Nada estralando, nada nada nada...

Nao sei, mas pelo seu relato algo me chamou MUITO a atencao!! Cara, nao se pode colocar o carro em NEUTRO em movimento !!! De jeito nenhum!!! Tem até um alerta no manual eu acho... Isso FODE o cambio!!

A esposa de um amigo fodeu o cambio de um civic pq ela colocava em N, para "economizar combustivel". Isso FODE o cambio!!!

3) DETALHE: Percebi na minha garagem que o carro está vazando algum OLEO... Desde 2 semanas, levei para fazer revisao e para mim tinha parado... Cheguei de viagem hoje, Segunda, e vi na garagem ainda um pouco de OLEO... Será do cambio ?

Pode ser que tenha travado o cambio por falta de oleo...ele entra em modo de seguranca e só anda em terceira... pode ser isso sim!!! Agora tem que ver se na estrada tacando o pau e colocando em N nao deu alguma outra complicacao mais grave.

Geralmente por falta de oleo, nivel baixo, ele entra em modo de seguranca, fica em terceira marcha.

Edited by MrBurns
  • Upvote 1

TÁ AI MEU MEDO DESTES CAMBIOS DA PUG...

:2guns:

BOA SORTE ...

Acho que faltou oleo no cambio -pelo que vc viu que tinha vazamentos-por isso o conversor de torque nao responde porque nao tem pressao suficiente pra ele trabalhar.

Sinceramente se nao for nenhum software(que acho dificil) ,se prepara pq o pancadao vai ser forte , se somente abastecer o oleo resolverá o problema.

Acho que tds proprietarios de 307 com esse cambio deveria ir em especializados( e nao em concesionarias) e completar o oleo,já que vi no teste longa direçao da 4 rodas dizendo que eles deixam faltar,mesmo tendo ciencia disso.Nao sei se foi resolvido,uma vez,que era no modelo antigo.

Good luck

Obriiigado pelo APOIO galeraaa...

O Clube Peugeot é sensacional ! :2guns:

Bom, meu carro ainda está na concessionária para fazerem um diagnóstico do problema...

Estou torcendo para ser a falta de OLEO no cambio que proporcionou isso... Assim, so vai ser preciso colocar Oleo e trocar as eletrovalvulas..

Vou olhar, mas eu acho que nunca troquei o OLEO do cambio não!

Matenho voces informado! :(

Obrigado galera!

• Upvote 1

levou na concessionaria?

com certeza eles nao vao dizer q é so colocar oleo e trocar as eletrovalvulas

Edited by Guiga

Essa questão de não poder colocar o câmbio no "N" (Neutro) em movimento não é só da Peugeot... como já relatado aqui, um câmbio de Civic foi ferrado por causa disso...

Tomara que seja apenas a falta do óleo, mas seria interessante vc solicitar uma revisão... para que não venha a ter problemas (maiores) no futuro.

Boa sorte !!

Jota

Guiga, um dos principais consultores de clientes da concessionaria é meu amigo... Aqueles caras que recebem os clientes para arrumar algo, revisao, etc...

Tanto é que já consegui entrar lá dentro e arrumar varias coisas de graça lá como xenon, etc... e pegar peças BEM mais baratas feita no NOME DELE ( funcionario ). Inclusive, quando fui la mostrar minhas Rodas 18" para ele, fomos olhar o motor do carro e ele viu que o FLUIDO do FREIO tinha NADA e completou tudo na faixa para mim...

Como frequento muito a concessionaria, ja tenho vários colegas/conhecidos e TODOS sabem que sou SUPER ATENCIOSO em tudo.. Chego até ser chato..

E também ja deixei avisado... Quero somente o DIAGNOSTICO.. O que tenho que comprar.. Para assim fazer os orçamentos e tudo mais...

:gun_bandana:

Tomaraaa que seja essa questao de Eletrovalvulas e oleo!

Sobre essa questao de nao deixar no NEUTRO, eu nao sabiia....

• Upvote 1

Acho que sou um sortudo,bom......meu carro é um griffe 2007 e ta chegando nos 60k km,nunca,nunca mesmo me deu problema de nada.....mas acho que ja sei o motivo,como meu carro foi da frota da diretoria da fabrica,se deu algum pepino deve ter sido resolvido pelos tecnicos da fabrica,pois esse carro não poderia dar problema nas mãos de um bambambam da PSA ne....hehehehe....meu carro ta impecável,o cambio é perfeito,assim como tudo nele.

abraços

Edited by Magnus307
  • Upvote 1

Acompanhando, meus amigos.

Antes de mais nada desejo muita sorte a vc, Felipe.

Mas como vc disse que é bem relacionada com o "staff" lá da concessionária, acho que vai te ajudar bastante.

Por isso sempre faço questão de levar o carro na concessionária. Assim, tenho o argumento de que os serviços sempre são executados por mão de obra especializada, e no seu caso, mesmo estando fora do prazo, eu pediria cobertura de garantia. Não é certo que va conseguir, mas com certeza vai ter algum benefício.

Não deixa de postar o diagnóstico.

[]'s

Você fez muito errado em ficar mexendo no câmbio, colocando em Neutro e voltando para Drive em movimento. O problema às vezes se resolve ao desligar e ligar o carro novamente. Essa ação pode ter agravado o defeito. Tenho um AT ano 06 com 70k rodados e o carro nunca deu um soluço.

No mais, boa sorte e nos relate sobre o conserto.

Um abraço,

Pedro.

É quase 100% de certeza que faltou óleo!

Esse lance de travar em terceira é segurança do câmbio, e quando você desengata ele, a tendência é ele ir baixando as marchas, te forçando a parar!

E, brother, NUNCA coloque o cambio em N e volte pro D em movimento... o conversor de torque recebe uma sobrecarga e nisso pode dar merda das grandes!

Tomara que não seja nada grave!

Abraço e boa sorte!

Pois é Lion e Pedro... Eu não sabia que colocar no NEUTRO podia dar problema sério nos cambios automatico...

Mas acho que isso nao causou o problema no cambio.... Acho que vai acabar sendo essa falta de OLEO, hoje vou na Peugeot olhar o carro e conversar com os mecanicos...

Agora é o seguinte, vou levar na MECANICA que fiz a Revisao, que inclusive até me deu garantia, e vou pedir pra fazer tudo por conta deles..

Pois é DEVER deles checarem o OLEO do CAMBIO em uma revisao...

A noite eu posto aqui qual o diagnostico da Peugeot.

Hahahahahaha... :D :D :D :taz: :D :D

Vamoooooooooos RIR para não choraaaaaaaaar !

A concessionário, aqui de Goiânia, queeer me cobrar 5 MIL reeeeeeeais para arrumar o CAMBIO.. Isso que vai ter que levar para SAO PAULO e os caras arrumareeeeem lááá ! PQP !

A garantia de 3 anos ja passou.... Estou procurando oficinas especializadas aqui em Goiania para arrumar o cambio!

-------------------------------------

Dizendo o mecanico da concessionaria, ele tirou o cambio todo... O OLEO do CAMBIO está mais escurooo e fedendo QUEIMADO ( deve ser por causa do Disco de embreagem que foi embora ).

Iai ? Alguem sabe se eu trocar o oleo, trocar as eletrovalvulas e o disco de embreagem ja fica 100% ?

Olha que coisa,

no começo do topico eu fiz um comentario que estava com medo que isso acontecece. Terça feira o cambio travou!!!!!!!!!!!

Minha mae estava com o 307 quando ele travou o cambio, nao trocava de marcha. Ela desligou o carro, e depois ele nao ligava...

Como dia 11 ele estava na revisao (ver post numero 2 no teu topico) os mecanicos ja pegaram o carro e levaram para ver...

RESUMINDO TODA A HISTORIA :

o problema que acusava "defeito no cambio", que resultou nesse travamento, foi um defeito nos 2 sensores de pressão do oleo do cambio.

Eles estavam com mal contato, e tiveram que ser trocados.. HOJE, o carro esta 100% , melhor do que estava antes.

O tecnico disse que esse problema é CRONICO em PUG's, SEMPRE DÁ, e apos ser trocado, a duração é de + - 150mil Km.

Ficou em R$ 600,00 as 2 peças com a mao de obra!

• Upvote 1

Olha que coisa,

no começo do topico eu fiz um comentario que estava com medo que isso acontecece. Terça feira o cambio travou!!!!!!!!!!!

Minha mae estava com o 307 quando ele travou o cambio, nao trocava de marcha. Ela desligou o carro, e depois ele nao ligava...

Como dia 11 ele estava na revisao (ver post numero 2 no teu topico) os mecanicos ja pegaram o carro e levaram para ver...

RESUMINDO TODA A HISTORIA :

o problema que acusava "defeito no cambio", que resultou nesse travamento, foi um defeito nos 2 sensores de pressão do oleo do cambio.

Eles estavam com mal contato, e tiveram que ser trocados.. HOJE, o carro esta 100% , melhor do que estava antes.

O tecnico disse que esse problema é CRONICO em PUG's, SEMPRE DÁ, e apos ser trocado, a duração é de + - 150mil Km.

Ficou em R$ 600,00 as 2 peças com a mao de obra!

Puuuutz... Sério ? Entao voce saiuuuu no lucro po!

Aaaaf... Voce levou na concessionaria mesmo ? Os mecanicos de lá que falaram que era somente os sensores de pressa de oleo ?

Porque aqui, eles so olharam o cambio e como sentiram o cheiro de queimado no oleo e oleo escuro, dizendo eles, tem que trocar o CAMBIO todo!

af...

Vou mandar arrumar em uma oficina aqui de Goiania especializada em Cambio Automatico!

Detalhe: Preço na Concessionaria para mandar pra SP, 4.300 reais SEM MAO DE OBRA, que consegui tirar a mesma!

Vou levar na oficina amanha e ver..

O Dono, falou que vai primeiro refazer TODA a parte eletrica. Se nao der certo, ai refaz todo o cambio!

Virge santa........que zica!!!!

A concessionário, aqui de Goiânia, queeer me cobrar 5 MIL reeeeeeeais para arrumar o CAMBIO.. Isso que vai ter que levar para SAO PAULO e os caras arrumareeeeem lááá ! PQP !

Esse câmbio será enviado pra uma empresa chamada PATPAULICÉIA que fica em Sampa, com certeza.... os caras são especializados em arrumar Câmbio Automático... inclusive, prestam serviço pra Peugeot.

Mas tente levar em alguma oficina especializada... quem sabe não fica 100%.

Um abraço e BOA SORTE !!

Jota_Jr

Edited by JotaJunior

FLOOD MODE ON

ESSE AQUI É O TÓPICO DO TERROR !!!!!!!!!!!!!!

:coco: :coco: :D

FLOOD MODE OFF

Hahahahahaha... :001_rolleyes: ;) ;) ;) ;) :clap:

Vamoooooooooos RIR para não choraaaaaaaaar !

A garantia de 3 anos ja passou.... Estou procurando oficinas especializadas aqui em Goiania para arrumar o cambio!

-------------------------------------

Dizendo o mecanico da concessionaria, ele tirou o cambio todo... O OLEO do CAMBIO está mais escurooo e fedendo QUEIMADO ( deve ser por causa do Disco de embreagem que foi embora ).

Iai ? Alguem sabe se eu trocar o oleo, trocar as eletrovalvulas e o disco de embreagem ja fica 100% ?

[/quo

-----------------------------------

Oi Amigo sou de uma especializada em Peugeot e Citroen no Rio de Janeiro , e fazemos recuperação em cambio automático , se você quiser me ligar para tirar dúvidas e valores eu te passo por telefone se quiser meu telefone eu te mando , uma coisa te falo que cinco mil ta caro , só se destruiu tudo da sua caixa mais a carcaça dela.. fico no aguardo , se você quiser procurar quem somos , pode perguntar para o pessoal somos da Tekinic do Denis , e você vai saber quem somos. abraços ....

Pois é Lion e Pedro... Eu não sabia que colocar no NEUTRO podia dar problema sério nos cambios automatico...

Pois é... e cadê o raio da entrega técnica do carro? Normal acontecer isso na Peugeot... os caras não fazem entrega técnica descente, aí o cliente toma preju porque não sabe operar o que tem! É foda...

5 Mil?!?!?!?!?!??!??!?!???? Compra uma caixa usada então que sai mais barato do que recondicionar a sua!!! Os caras são malucos!

Agora é deixar na mão de quem entenda! Mas, a menos que tenha fodido o cambio todo, não fica nem metade desse valor pra arrumar ein!

Abraço e boa sorte!

Felipe, qdo comprei meu carro instalei um dvd... dois meses depois roubaram meu dvd.... levei pra concessionária arrumei tudo pelo segura aquele rolo... e aproximadamente 1 mes depois iria viajar para sp. Antes da viagem resolvi vou fazer ah revisão pq viajo tranquilo. Bauru a Curitiba fica uns 300 km +- ... Resumindo num dumingo meu cambio deu pau.. jogava uma 3° marcha e nao saia dessa... Dissem q isto é oh modo de segurança do veiculo. Depois de mto tempo e mto transtorno e mtas brigas, qdo estava ao ponto de tacar fogo no meu carro, descobriram o problema. Qdo roubaram meu dvd, oh ficote principal foi esticado, e um fio elétrico, hoje nao me lembrao qual, estava encostando na bandeija q sustenta o motor, oh fio dereteu, e qdo escostava da um curto.

Acho q sincerante se carro deve ter dado algum curto e seu carro entrou em modo de segurança, o cambio no caso, e qdo vc jogou em N andando ai fodeu tudo de vez.....Mas isso nao se justifica combrarem 5 mil ....

Se uma concessionária precisa mandar o carro para SP pra arrumar, no consegue com sua propria estrutura é para acabar. Sou mto caxias nesse sentido, prefiro, e pago mto mais, mas só faço serviço na revisão (lembro q meu carro, qod comprei, comprei com garantia estendida de 3 anos, pgto R$ 2500).

Apos ah troca total do cicote do veiculo, meus problemas foram sanados e do carro q eu detestava, q queria tocar fogo, hoje sou apaixonado.

O q eu posso sinceramente ti dizer é, procure fazer em um local bom, nao procure o culpado ou o q causou, vale lembrar q nuna situação desse a consequencias poderiam ter sido bem pior, para nao dizer trágicas....

Se te serve de consolo, peugeot aut. é igual emoroida, vc cuida cuida cuida... mas um dia ela ti apronta... é foda dizer... mas é a pura realidade

Pois é... e cadê o raio da entrega técnica do carro? Normal acontecer isso na Peugeot... os caras não fazem entrega técnica descente, aí o cliente toma preju porque não sabe operar o que tem! É foda...

The_Lion... acho que vc está certo "em partes"... concordo que a Entrega Técnica pode não ter a importância devida, em alguns casos ela ocorre de forma errada...

Mas por outro lado, pergunto a vc: E o manual do veículo? Vc acha que eles são lidos pelos proprietários dos veículos? Não estou culpando e nem julgando ninguém... apenas acho que devemos ser justos.

Se uma concessionária precisa mandar o carro para SP pra arrumar, no consegue com sua propria estrutura é para acabar.

Isso ocorre com frequência... o ferramental e o conhecimento pra poder mexer nos câmbios é enorme !! É estranho dizer, mas uma CC não "é obrigada" a fazer o reparo dentro da empresa... ela pode mandar a uma oficina especializada e se responsabilizar pelo serviço, entende? Falo pra vcs que em toda a Rede Peugeot, são poucas as CC que mexem em Cãmbio Automático. Na minha opinião, o investimento é alto e nem sei se vale mesmo a pena...

O que temos que ficar atentos é se, isso não é um problema CRÔNICO dos Pugs... aí sim, a coisa muda !!

Abraço a todos,

Jota_Jr

só uma dúvida.... o manual estava dentro do carro quando ocorreu o problema? em nenhum momento vc pensou em ler?

no google o cambio que mais aparece procurando como " problematico " é o do 307.... seguido do vw tiptronic, fuçar no cambio em pleno movimento e sem ter lido o manual, na boa.. tu nao merece mais usar cambio AT ueaehuiehaui, compra uma caixa manual e poe no lugar.... como ficará no documento eu já não sei.

The_Lion... acho que vc está certo "em partes"... concordo que a Entrega Técnica pode não ter a importância devida, em alguns casos ela ocorre de forma errada...

Mas por outro lado, pergunto a vc: E o manual do veículo? Vc acha que eles são lidos pelos proprietários dos veículos? Não estou culpando e nem julgando ninguém... apenas acho que devemos ser justos.

Concordo com você. O proprietário tem que fazer a sua parte. Só que isso é uma instrução básica de operação do carro, que o cliente já vai começar a usar assim que ele funciona o carro pra sair do Showroom da concessionária! Nesse caso do Felipe, essa orientação deveria SIM ter sido passada pela concessionária. Outras coisas ele poderia ter consultado no manual, mas o essencial deve ser passado na entrega técnica.

Isso ocorre com frequência... o ferramental e o conhecimento pra poder mexer nos câmbios é enorme !! É estranho dizer, mas uma CC não "é obrigada" a fazer o reparo dentro da empresa... ela pode mandar a uma oficina especializada e se responsabilizar pelo serviço, entende? Falo pra vcs que em toda a Rede Peugeot, são poucas as CC que mexem em Cãmbio Automático. Na minha opinião, o investimento é alto e nem sei se vale mesmo a pena...

Concordo! A grande maioria terceiriza esse tipo de serviço.

O que temos que ficar atentos é se, isso não é um problema CRÔNICO dos Pugs... aí sim, a coisa muda !!

Pior que é crônico, esse e tantos outros problemas que a caixa AL4 está sujeita a apresentar!

só uma dúvida.... o manual estava dentro do carro quando ocorreu o problema? em nenhum momento vc pensou em ler?

no google o cambio que mais aparece procurando como " problematico " é o do 307.... seguido do vw tiptronic, fuçar no cambio em pleno movimento e sem ter lido o manual, na boa.. tu nao merece mais usar cambio AT ueaehuiehaui, compra uma caixa manual e poe no lugar.... como ficará no documento eu já não sei.

No documento não muda nada... o que consta lá é o motor. Agora, esse negócio de que "não leu o manual na hora do problema" é uma afirmação meio desarrazoada na minha opinião. Imagine você andando numa estrada, com o carro numa boa, e de repente o negócio começa a dar pau. Passa na cabeça do motorista N coisas: a segurança dele e de quem está no carro, o que tá acontecendo com o carro, como tentar resolver, o que a namorada vai achar disso, e o principal: quanto vai custar pra arrumar (ainda mais se tratando de Peugeot, e de câmbio...). É natural que o cara fique nervoso e faça as coisas sem pensar. Não deveria, mas acontece.

E outra: não podemos julgar que o problema foi agravado pelo dono. Uma coisa que eu fiquei pensando foi no fato de o óleo estar preto... muito esquisito! Pode ser que na revisão, colocaram óleo errado no cambio, e zuou tudo!

Bom, de qualquer forma, boa sorte pro Brother!

Edited by The_Lion

claro, é foda... mas de maneira nenhuma julguei o erro como a causa do preju. .... mas falo pelo seguinte.... eu mesmo antes de comprar um carro, leio tudo sobre.... mano, esse cambio é o mais problematico de todos , acredito que todos que tenham o carro saibam muito bem dos riscos e defeitos do mesmo..... eu acho assim.... numa situação como essa, o cambio da sintomas de problemas, eu mesmo nunca usei AT e não sabia dessa da terceira engatar no aviso de segurança, mas só de pensar q pra trocar o oleo do cambio é 1 barao... imagina se moer as engrenagens? se eu tivesse grana... tacava o f***, ia andando até moer tudo, ligava pro seguro e tudo certo.

eu mesmo se amanha ganhar um carro em algum premio e seja automatico, primeira coisa é abrir o google e pesquisar... pq mano, eu nao sei nada... nem pra q serve o 1,2.d.n.r... nem pra q serve o botao do lado.

claro, é foda... mas de maneira nenhuma julguei o erro como a causa do preju. .... mas falo pelo seguinte.... eu mesmo antes de comprar um carro, leio tudo sobre.... mano, esse cambio é o mais problematico de todos , acredito que todos que tenham o carro saibam muito bem dos riscos e defeitos do mesmo..... eu acho assim.... numa situação como essa, o cambio da sintomas de problemas, eu mesmo nunca usei AT e não sabia dessa da terceira engatar no aviso de segurança, mas só de pensar q pra trocar o oleo do cambio é 1 barao... imagina se moer as engrenagens? se eu tivesse grana... tacava o f***, ia andando até moer tudo, ligava pro seguro e tudo certo.

Milão pra trocar o óleo? Nada mano... dá pra você mesmo trocar! É só comprar o óleo, ir naqueles elevadores de posto e trocar!

Mas realmente, o câmbio AL4 é foda!

quanto custa o litro? quantos litros vão? ^^

Amigos,

Hoje estive na autorizada Peugeot prá checar o problema da falha no motor (vide tópico http://www.clubepeugeot.com/forum/index.ph...p;#entry428234) e conversei com o CT acerca destes episódios.

Bem, prá resumir ele me garantiu que se o veículo tem todas as revisões feitas na concessionária, a fábrica cobre o cambio por 04 (quatro) anos. Ou seja, creio que o Felipe, se tem as revisões carimbadas no livreto de garantia e manutenção, pode pedir o serviço em garantia junto à Peugeot.

Aproveitei e perguntei se preciso trocar o óleo do cambio e ele me garantiu que não.

Como tenho todas as revisões feitas na concessionária, vou seguir o que está escrito no manual, ou seja, que o óleo do cambio não deve ser trocado, mas apenas ter seu nível aferido.

Felipe, meu amigo, tenta ver a garantia aí...acho que vc tem direito.

Abs e boa sorte !!

:001_rolleyes:

Fabinho, esse negócio de não precisar trocar óleo de câmbio eu não sei. Muitos dizem que não precisa mas outro dizem que precisa.

Eu achei melhor trocar... Afinal, o especialista no assunto não sou eu...

Amigos,

Hoje estive na autorizada Peugeot prá checar o problema da falha no motor (vide tópico http://www.clubepeugeot.com/forum/index.ph...p;#entry428234) e conversei com o CT acerca destes episódios.

Bem, prá resumir ele me garantiu que se o veículo tem todas as revisões feitas na concessionária, a fábrica cobre o cambio por 04 (quatro) anos. Ou seja, creio que o Felipe, se tem as revisões carimbadas no livreto de garantia e manutenção, pode pedir o serviço em garantia junto à Peugeot.

Aproveitei e perguntei se preciso trocar o óleo do cambio e ele me garantiu que não.

Como tenho todas as revisões feitas na concessionária, vou seguir o que está escrito no manual, ou seja, que o óleo do cambio não deve ser trocado, mas apenas ter seu nível aferido.

Felipe, meu amigo, tenta ver a garantia aí...acho que vc tem direito.

Abs e boa sorte !!

:lol:

Fabinho, esse negócio de não precisar trocar óleo de câmbio eu não sei. Muitos dizem que não precisa mas outro dizem que precisa.

Eu achei melhor trocar... Afinal, o especialista no assunto não sou eu...

Concordo contigo Marcuski,

Eu tb não confio 100% na recomendação da fábrica. A questão é que se ela dá garantia para o cambio, preenchido os requisitos das revisões, mesmo sem a troca do óleo, eu prefiro relaxar...

Agora, quando acabar a garantia...aí são outros quinhentos.

:lol:

Pessoal, obrigado pelo desenvolvimento do Tópico.. hehehe..

Seguinte, primeiramente, já li esse manual do 307 umas 3 vezes, e não me recordo de ter visto essa parte de cambio... Que nao pode colocar em N em movimento. Posso estar enganado né... Depois vou conferir... hehehe..

E também acho que o problema não foi porque eu ficava colocando algumas vezes em N, acho que devemos focar no problema... Ja foi feita um boa recomendacao.. Nao colocar N em movimento... Mas acho que meu cambio deu problema de verdade pois ele já tem um HISTORICO de problemas...

Outra coisa, eu pelo que eu pesquiiisei, eu vi que o CAMBIO tem garantia de somente 3 anos... E infelzmente esses anos ja passaram! =/

-----------------------------------------

Atitudes a serem tomadas e todas observações até agora:

1) A maioria das CC do Brasil e principalmente de Goiania não tem MAO DE OBRA e também nao REPARAM peças de mecanica pois na maioria das vezes eles dao GARANTIA do SEERVIÇO prestado..

Ou seeeeeja, eu conheço o povo da cc, eles nao arrumam mecanica, ainda mais séria assim.... Então eles OLHARAM O CAMBIO, VIRAM QUE CHEIRAVA QUEIMADO E OLEO ESTRANHO E ASSIM CONDENARAM ELE.... Pois eles nao vao arrumar... Entao so mandando pra SP !

Cobraram exatamente 4.280 reais, e falaram que iriam TROCAR O CAMBIO TODO.

2) Após pesquisar muito em Goiania, andar por várias oficinas, achei uma especializada em Cambio.. E o carro tá indo pra lá SEGUNDA.

O dono da oficina me contou que PRIMEIRO, vai refazer toda a parte eletrica, e se nao funcionar, aí sim, refaz o cambio!

Pois se der certo a parte eletrica, fica mais barato... O cara falou que ja arrumou vários Peugeot e Citroen lá..

Entao estou confiante!

3) Na Peugeot, o mecanico, falou que esse OLEO de cambio é VITALICIO, nao precisa trocar..

Ouuuuuuuutra coisa... MEU CAMBIO não acabou completamente não... GRAÇAS A DEUS acho que nao foi taaaao sério!

Resumindo: Fui na CC hoje, liguei o carro....

- Só que quando voce coloca R, ele nao responde NADA ( nao anda )

- Quando coloco D, ele nao responde nada ( nao anda )

- MAAAAAAAAS, quando coloco no MODO TRIPTRONIC e coloco 2º marcha... ELE ESTA ANDANDO !

Estranho né ? Tá andando NORMALMENTE de 2º marcha....

Iai ? The Lion ? Alguém que entende mais de mecanica ? Tem alguma peça que engata somente a primeira e ré ? Ou algo do tipo ?

Sobre o cheirado de queimado, é que o disco de embreagem deve ter ido pro saco... Acho que nao vai ser tao grave naoo...

Edited by Felipe Peixoto

Quando custa o óleo do câmbio? Alguém tem ideia?

Pessoal, obrigado pelo desenvolvimento do Tópico.. hehehe..

Outra coisa, eu pelo que eu pesquiiisei, eu vi que o CAMBIO tem garantia de somente 3 anos... E infelzmente esses anos ja passaram! =/

Felipe,

Prá tirar a dúvida, pq vc não liga prá Peugeot?

Outra...ainda que o cambio tenha garantia de 03 anos, mesmo que o período tenha sido extrapolado, penso que ainda assim vc poderia pleitear alguma coisa prá fábrica. Pelo que vi seu PUG é 07/07 e o meu é 06/07. Acontece que o meu só completa 03 anos no final de abril/10. Por isso acredito que o seu, se realmente passou do prazo de garantia (se for mesmo 03 anos), não deve estar muito distante disso. É simples...imagina que teu cambio vai pro saco com 03 anos e 01 dia. Será mesmo que a Peugeot não se responsabilizaria? Creio que sim.

Quanto tempo além da garantia tem teu PUG? Liga prá fábrica e conta uma história triste. Tenho certeza de que vc consegue alguma coisa. Certeza...afinal o 307 AT ainda está em fabricação e ainda que o 308 esteja na boca, ela ainda não quer se queimar com o 307.

Boa sorte, amigo!!

;)

Felipe,

Prá tirar a dúvida, pq vc não liga prá Peugeot?

Outra...ainda que o cambio tenha garantia de 03 anos, mesmo que o período tenha sido extrapolado, penso que ainda assim vc poderia pleitear alguma coisa prá fábrica. Pelo que vi seu PUG é 07/07 e o meu é 06/07. Acontece que o meu só completa 03 anos no final de abril/10. Por isso acredito que o seu, se realmente passou do prazo de garantia (se for mesmo 03 anos), não deve estar muito distante disso. É simples...imagina que teu cambio vai pro saco com 03 anos e 01 dia. Será mesmo que a Peugeot não se responsabilizaria? Creio que sim.

Quanto tempo além da garantia tem teu PUG? Liga prá fábrica e conta uma história triste. Tenho certeza de que vc consegue alguma coisa. Certeza...afinal o 307 AT ainda está em fabricação e ainda que o 308 esteja na boca, ela ainda não quer se queimar com o 307.

Boa sorte, amigo!!

;)

Fabinho, o meu também é 06/07, depois tenho que mudar no meu perfil..

Pelo que eu sei, a garantia de 3 anos começa quando voce COMPRA o carro.. Ou seja, sinto muito informa-lo mas os NOSSOS carros ja acabaram a garantia..

Ou estou enganado ? O meu foi adquirido em JULHO de 2006. Vai fazer 4 anos agora em Julho..

Bom, o seu foi o que veio da Argentina também ne ? Teve problema de Superaquecimento tambem ?

Bom, outra pergunta, voce ou alguém aqui sabe o telefone da VIVA PEUGEOT, pra mim pelo menos ARQUIVAR esses acontecimento e tentar algo!

Tenho na minha mão a lista de TODOS problemas acontecidos..

BOm, ainda aguardo ajuda sobre o cambio! ( so para lembrar.. hehe... ele entra de 2º marcha, mas nao entra de ré nem primeira. o.O)

Abraço galera!

Fabinho, o meu também é 06/07, depois tenho que mudar no meu perfil..

Pelo que eu sei, a garantia de 3 anos começa quando voce COMPRA o carro.. Ou seja, sinto muito informa-lo mas os NOSSOS carros ja acabaram a garantia..

Ou estou enganado ? O meu foi adquirido em JULHO de 2006. Vai fazer 4 anos agora em Julho..

Bom, o seu foi o que veio da Argentina também ne ? Teve problema de Superaquecimento tambem ?

Felipe,

Realmente a garantia começa a contar da data da compra do veículo.

O meu foi adquirido em abril/07, e completará 03 anos em abril.

Não tive problema de superaquecimento.

;)

E ai brother! Recebi sua MP, e estou aqui =D

Então, é estranho isso. Não dá pra dizer que é por causa da embreagem porque arrancar em segunda força muito mais que arrancar em primeira, e exige um controle maior do cambio. Mas também pode ser por causa da embreagem sim, e quando você engata a segunda, ele força mais e engrena... sinceramente nunca tinha visto isso.

Pode ser as eletroválvulas das marchas que tão zuadas, aí você engata e o cambio não "entende" que você engatou. Ou pode ser o software do cambio, que tá meio louco e precisa acertar. O pessoal da concessionária chegou a passar o PPS no carro pra ver?

Você pode testar o seguinte Felipe: coloca o cambio em D e liga o modo Antipatinação (simbolo do Gelo) pra ver se o carro anda!

Abraço e mantenha-nos informados!