Jump to content
  • Announcements

• Andrey

Utilização da Logo do Clube Peugeot

Boa tarde a todos Estamos com um problema grave dentro de nosso fórum, nossa tão querida logo esta rodando em diversas fotos, sem qualquer AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO, sabemos que muitos só tem boas intenções, visando ajudar a divulgar o fórum e que se orgulham em ter o nome do fórum em seus ensaios, assinaturas e etc. DESTA FORMA, FICA PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO LOGOTIPO DO CLUBE PEUGEOT, dentro e fora do ambiente do fórum. A administração, chegou a conclusão que só será permitido a utilização da logo do CP nas seguintes condições: - Qualquer material gerado pelo departamento de MKT/SHOP (antes apresentado no Sub fórum especifico); - Fotos de Encontros OFICIAIS do CP (apenas OES poderão utilizar, e apenas nas fotos); Para utilização em fotos de Encontros Oficiais, será gerado uma logo padrão para tal procedimento, que será postado no Sub fórum específico e deverá seguir as recomendações. Como a grande maioria sabe, nosso nome, endereço e marca foram registrados no INPI, o que nos da o direito de propriedade e respaldo da utilização destes nomes e imagens, afim de evitar problemas como tivemos de membros fabricando adesivos, chaveiros e etc. Assim qualquer outro tipo de reprodução de nossa marca, fica interpretado como PIRATARIA. Contamos com a ajuda de todos afim de nos notificar quem esta em desacordo Abraços
Sign in to follow this  
Verissimo

Água Do Radiador Sumindo!!!!!!!!

Recommended Posts

Alguém saberia me dizer a provável causa de a água do radiador do meu Peugeot estar sumindo? Não tem vazamento. A temperatura tambem fica subindo toda a hora, fazendo com a ventoinha seja acionada.

Edited by Verissimo

Compartilho do mesmo problema....

Meu carro não tem nenhum vazamento mais uma vez por semana tenho que completar uma media de 300 a 500ml !!

Um misterio.....Vou levar o meu carro para o padre quevedo...Uhauahuahauhauaha

O meu, se eu completo a água agora e dou uma volta no quarteirão, a água seca!!!! Levei em mecânicos e cada um diz uma coisa! não esei em quem acredito! Teve mecânico que sem olhar, disse que seria o cabeçote trincado e que ficaria em torno de R$ 900,00 a R$ 1.000,00. Poxa! O cara nem abriu e já disse o valor! São nessas horas que eu sinto falta de um mecânico de confiança ou amigão!

Junta de cabeçote queimada: plaina do cabeçote+kit superior+ detectar o que fez subir a temperatura;ou se o interuptor da vent nao esta disparando

Será que o fato de o motor estar esquentando demais seja por causa da água que não deve estar o resfriando, já que não fica circulando?

TENHO UM PEUGEOT 206 1.0, ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, ERA VÁLVULA TERMOSTÁTICA ELA É DE PLÁSTICO E

RESECA E RACHA, É NORMAL ISTO ACONTECER, NADA HAVER COM O CABEÇOTE UM MECÂNICO TB FALOU ISSO PRA MIM,

TINHA NADA VER COM ISSO, LEVE EM UM MECÂNICO MANDE ELE DAR PRESSÃO COM UMA BOMBA NO RESERVATÓRIO DE

ÁGUA (OCARRO TEM QUE ESTA FRIO) VAI VAZAR MUITA ÁGUA NA VÁLVULA , AI É SO TROCAR GASTEI 300 REAIS JA

COM MÃO DE OBRA. O VAZAMENTO OCORRE GUANDO O CARRO ESTA EM MOVIMENTO, POR ESTE MOTIVO NÃO DA PRA

PERCEBER. ESPERO TER AJUDADO VCS

Edited by samucael

TENHO UM PEUGEOT 206 1.0, ESTAVA COM O MESMO PROBLEMA, ERA VÁLVULA TERMOSTÁTICA ELA É DE PLÁSTICO E

RESECA E RACHA, É NORMAL ISTO ACONTECER, NADA HAVER COM O CABEÇOTE UM MECÂNICO TB FALOU ISSO PRA MIM,

TINHA NADA VER COM ISSO, LEVE EM UM MECÂNICO MANDE ELE DAR PRESSÃO COM UMA BOMBA NO RESERVATÓRIO DE

ÁGUA (OCARRO TEM QUE ESTA FRIO) VAI VAZAR MUITA ÁGUA NA VÁLVULA , AI É SO TROCAR GASTEI 300 REAIS JA

COM MÃO DE OBRA. O VAZAMENTO OCORRE GUANDO O CARRO ESTA EM MOVIMENTO, POR ESTE MOTIVO NÃO DA PRA

PERCEBER. ESPERO TER AJUDADO VCS

Pelos dizeres do colega ,nao há vazamentos entao nao seria VT

a tampa do reservatório, da uma checada.

abss

abss

eu sei mto bem q q isso...

assim q eu pegei o carro, o radiador tava enferrujado, entao nao demorou mto pra estourar o radiador, dae n parava agua nenhuma no carro... tive q ir da praca seca ate o catonho com o carro esquentando (gastei 3 hrs... qm mora no rj sabe do q eu to falando)

soldei o radiador, no mes seguinte estourou em outro lugar...

dae fikei puto, levei pra refazer a colmeia do radiador...

dps q eu peguei o carro, soltava direto alguma mangueira da parte de arrefecimento... dae td hr eu tinha q voltar la, e ja axando q o servico tinha sido mal feito... + po... teve um dia q eu acompanhei o servido do kra... o mlk colocou presilha nas mangueiras, colocou silicone e talz...

agora o carro ta esquentando qndo quer, se bem q ultimamente ele sossegouu...

+ ja me deram 2 papos...

1 foi realmente essa parada ae de tampa do radiador, q eu vo testar...

a 2 foi q se vc ver q o carro ta esquentando motor, liga o ar condicionado q baixa a temp na hr...

vlw, espero ter ajudado

Bom,o problema de água sumindo eu consegui resolver. Levei em outro mecânico e ele primeiro tirou a tampa do motor e me mostrou que não era água no óleo, descartou a junta do cabeçote. Ele me mostrou um outro carro que estava com este problema. O óleo fica com uma espuma e na cor de café com leite. Em seguida colocou uma bomba, bem parecida com aquelas de encher bolas, e deu duas bombadas, na hora começou a espirrar água de um furo no radiador. Agora ele vai ver o problema do super aquecimento, segundo ele, pode ser a válvula que não está funcionando. Tomara que encontre o problema, não aguento mais ver a temperatura subir a toda hora. Espero também que não fique tão caro, pois as peças para esse carro são sempre caras demais.

Estava enfretando uma situação parecida

O mecanico trocou a valvula termostatica e a bomba d'agua e o problema foi solucionado

Mais pra ser a bomba d'agua assim que o carro é ligado da pra se notar um som incomodo

O Meu estava com sintomas parecido e foi somente a Válvula termostática quebrada... troque a mesma paguei 80,00 original renault... e ficou tudo filé... muito facil a troca, nao gastei nada com mão de obra... so voltar 02 manqgueiras e parafusos e pronto v´lavula no lugar, problrna sanado...

abs,

Romeu

Edited by Romeu

Bom,o problema de água sumindo eu consegui resolver. Levei em outro mecânico e ele primeiro tirou a tampa do motor e me mostrou que não era água no óleo, descartou a junta do cabeçote. Ele me mostrou um outro carro que estava com este problema. O óleo fica com uma espuma e na cor de café com leite. Em seguida colocou uma bomba, bem parecida com aquelas de encher bolas, e deu duas bombadas, na hora começou a espirrar água de um furo no radiador. Agora ele vai ver o problema do super aquecimento, segundo ele, pode ser a válvula que não está funcionando. Tomara que encontre o problema, não aguento mais ver a temperatura subir a toda hora. Espero também que não fique tão caro, pois as peças para esse carro são sempre caras demais.

entao, meu carro tava com um furo no radiador tb...

como a agua fica vazando, ela nao passa pro motor pra resfria-lo, por isso o motor esquenta... na 1 vez q eu consertei, com a solda, eu gastei R$100, e na segunda, q apareceu um furo em outra parte do radiador, eu refiz a colmeia do radiador... saiu a R$250 com mao-de-obra inclusa...

+ como eu te falei... na rua se vc ver q ta esquentando o motor, liga o ventilador do carro, ou o ar condicionado q ajuda, e MUITO, a segurar a temperatura do carro...

A temperatura continua subindo, mesmo sem a vávula termostática, o mecânico a retirou. Será que opde ser a bomba d'agua?

QUANTO TA SUA TEMPERATURA DE TRABALHO? POS A MINHA ESTAVA SEMPRE 70º DEPOIS QUE COLOQUEI ELA FICOU 90º QUE É O NORMAL PARA O CARRO, ELA FUNCIONAVA BAIXA POR CAUSA DA VT COM DEFEITO

Amigos,

Recentemente tenho que completar a água todos os dias.

Ainda não levei no mecânico.

A temperatura com o ar ligado fica nos 90, já viajei com o carro e nada da temperatura passar disso.

Posso descartar o problema do cabeçote?

Alguma dica?

Então, pessoal, a temperatura passa dos 90º, daí a ventoinha aciona e ela cai pros 90º, mas se eu parar no semáforo ou andar em baixa, ela volta a passar dos 90º e aciona novamente. Esse ciclo fica entre 3 e 5 minutos.

RafaelBraz,

Para ver se é a junta do cabeçote, retire a tampa do óleo do motor e dê uma olhada nela e dentro do motor, se o óleo estiver espumante e numa cor parecida com "café com leite" é a junta que tem que ser trocada. Leve em um mecânico e peça para ele dar uma pressão no motor. Ele usa um equipamento que parece uma bomba de encher pneu ou bola, é encaixada na tampa do reservatório de água. Ao dar uma "bombada", se tiver furo no radiador, a água irá espirrar. O meu estava com este problema também, era um furinho que ficou R$ 95,00 o conserto. Se não tiver formando poça d'água na sua garagem, não pense que por isso não pode estar furado, pois a água só começa a espirrar do furo depois que ela esquenta e isso só acontece com o motor ligado, por isso, não conseguimos perceber.

lembrando q se a tampa do reservatório estiver zuada, a pressão vai subir tanto q poderá estourar em vários pontos. daí vaza agua.

bixo, se fosse junta vc tava fudido faz tempo já, seu motor já teria ido pro saco.

radiador furado, ou compra um novo original ou apela pra gambeta, acha o furo e mete uma araldite/durepox , ou arromba os filetes ali e mete um ponto de estanho.

não compre usado, nem paralelo q daí sim é bucha

abss

Completei a água e andei um pouco hoje.

Quando parei com o carro pra colocar óleo reparei que tem dois lugares pequenos no radiador que estavam molhados.

Acredito que o problema seja o furo mesmo. Vou levar em algum mecânico.

Olhem dentro do carro, no carpete, embaixo to tapete do motorista. As vezes vaza pelo radiador do aquecedor ou conexões com o mesmo.

Guest Bizorrao

Olá Amigos, eu tive um problema parecido com meu 206 1.0, o mesmo sumia agua todo dia tbm sem sinais de vazamento, fui em diversos mecânicos, me disseram desde Valvula termostatica até junta de cabeçote queimada.

Fomos por eliminação:

- Válvula Termostática? Nao, se fosse ao subir a temperatura do carro, basta verificar as duas mangueiras (grossas superior e inferior), as duas devem estar na mesma temperatura, se fosse problema nela, a de baixo ficaria gelada e a de cima fervendo;

- Radiador Rurado? Nao, o mesmo era novo, e mesmo assim adicionei um produto que veda furos no radiador e sistema de arrefecimento, problema persiste;

- Junta de Cabeçote Queimada? Nao, quando queima junta de cabeçote, ocorre a vazão da água das galerias para dentro do motor, assim misturando no óleo, resultado, ao conferir o nível do óleo, seria notado água misturada no mesmo, e vice versa, óleo no reservtório de água. Outro forma fácil de descobrir isso é acelerar o carro em marcha lenta até cortar giro por alguns instantes, será notado que o escape espirrara bastante água;

- Bomba D´agua? Hum, ai tinha um problema, emitia um ruído estranho aproximando o estetoscopio nela (rangindo), desmontamos, com ela em maos vimos que a rondana dela girava seca, e estava toda encharcada de ferrugem, trocamos a bomba e a junta da bomba, pouco menos de 270,00. Até ai tudo bem, o carro parou de sumir água (um pouco) o que sumia todo dia passou a sumir toda semana;

Um belo dia completando a água, notei que ao fechar a tampa do reservatório, a mesma deu um pulo no final, fiz um teste, deixei o carro 30 minutos ligado, simulando todas condiçoes cotidianas, ligar ar cond, acelerar, porém com ele parado e observando o reservatório, e não é que fazou agua?Resultado: Só fui encontrar na concessionária o reservatório original com tampa 93,00 por encomenda, ao chegar levei a uma empresa especializada em limpeza de sistema de arrefecimento e aproveitei para dar uma geral e trocar aquela agua velha e colocar aditivo.

Taí galera, desculpe o texto gigante pois quis compartilhar a minha experiência que foi dramática.

Abraços

Edited by Bizorrao

VERISSIMO AS VEZES UM EVENTUAL VAZAMENTO SÓ OCORRE COM O CARRO ANDANDO PELA SELO DA BOMBA DÁ'GUA RADIADOR E JUNTA DO CABEÇOTE, OUTROS SINTOMAS DA JUNTA QUEIMADA E JOGAR AGUA PELO ESCAPAMENTO PEÇA ALGUEM PARA OLHAR ENQUANTO VOÇE DÁ FORTE ACELERADAS! JÁ TIVE UM CARRO E ACONTECEU O MESMO SINTOMA QUE O SEU A AGUA SUMIA POR QUE A AGUA ERA JOGADA PELO ESCAPAMENTO E EU NÃO VIA A AGUA VAZANDO! OUTRA E A JUNTA FICA PODRE E PERMITE PASSAR COMPRESSÃO PARA A CâMARA DE PASSAGEM DE AGUA ENTRE OS CILINDROS ELE VAI JOGANDO PRESSÃO PARA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO ENQUANTO O MOTOR VAI FUNCIONANDO E O QUE ACONTECE E QUE AS MANGUEIRAS FICAM DURAS ATÉ ESTOURAREM! AS CAIXAS DO RADIADOR E TAMPA DO RESERVATÓRIO NÃO AGUENTAM A PRESSÃO JÁ SOFRI MUITO COM ISSO COM MEU 405.E QUANTO A PREÇO DE PEÇAS NÃO SE DESESPERE E CORRA ATRAS DE PREÇO NÃO COMPRE NO 1. LUGAR QUE FOR AS VEZES ATÉ NAS AUTORIZADAS É MAIS BARATO QUE NO MERC.PARALELO TENTE NO GOOGLE ESPERO TER AUDADO BOA SORTE E ABRÇS.

+ como eu te falei... na rua se vc ver q ta esquentando o motor, liga o ventilador do carro, ou o ar condicionado q ajuda, e MUITO, a segurar a temperatura do carro...

Amigão, tem certeza disto?? Como explica isto tecnicamente? Eu achava que era o contrário!

Já verificou o selo do motor!?

Aproveitando o post, como faço para descubrir se o sistema de arrefecimento do pug está com ar? Aonde ficam as valvulas para tirar este ar?

Obrigado.

Gente, física pura ou bom senso puro...

se vcs enchem o reservatório e 2 dias depois não tem NADA, TEM VAZAMENTO SIM !!!!!!!! O sistema de arrefecimento deve ser um sistema FECHADO.

Se vc não ve o vazamento é outra coisa... sinal q não vaza liquido... vaza VAPOR !!

Uma coisa q funciona em alguns casos: PASSAR VEDA ROSCA NO BOCAL DO RESERVATÓRIO. E checar e reapertar mangueiras, mangotes e conexões.

Sorte e ABS

Aproveitando o post, como faço para descubrir se o sistema de arrefecimento do pug está com ar? Aonde ficam as valvulas para tirar este ar?

Obrigado.

Vagner, até onde eu sei não existem válvulas para retirar o ar... Me corrijam se eu estiver errado!

O jeito correto pra evitar entrar ar no sistema seria dar partida com o motor FRIO e tampa do reservatório ABERTA. Esperar um pouco até q vc consiga ver a água circulando e começar a encher o reservatório até transbordar. Aí fecha tampa e um abraço !

ABS

abss

Galera, eu tive um clio que acontecia o mesmo...o problema era a tampa do reservatório.

Vou tentar explicar que uma maneira bem simples:

- O sistema de arrefecimento é pressurizado. A tampa mantem a pressão dentro do reservatório positiva em aprox. 7psi (não sei se no PEUGEOT é isso).

Com isso, lembre da panela de pressão, a agua não evapora mais com 100°C, e sim com mais que isso.

Quando a tampa da problema, ela nao retem pressão e a agua evapora. simples assim. Por isso não aparece vazamentos.

o arrefecimento trabalha com o liquido, que servem para aumentar a temperatura de ebulição da agua de 100º para 120ºC e melhorar a troca de calor quando o liquido passar no radiador. por isso não obstruam a tampa do reservatorio ela tem uma valvula que serve para tirar o excesso de pressão. Se voce fechar a valvula alguma mangueira pode não aguentar a pressão e estourar.

Quer o carro redondo, limpe o sistema com o produto correto que vende em auto peças, depois coloque agua destilada 60% da capacidade do sistema e complete com o liquido de arrefecimento concentrado. isto vai deixar seu sistema livre de ferrugem, e com a evaporação normal do carro. se continuar a colocar só agua, o sistema vai enferrujar e agua vai continuar evaporando.

Até mais pessoal.

Resolvi o meu com R$ 0,70 (isso mesmo, setenta centavos) mas pode sair de graça, vá lá na cozinha da sua mae, pegue o colorau (urucum em algumas regioes, em outras colorífico) e coloque tres colheres cheias no reservatorio do radiador.... complete a água até o nivel ideal....ah, com o carro ligado e claro... o colorau vai ferver com a agua e tampar qualquer vazamento.. solucao paliativa ate voce conseguir grana para troca de peças... leva uns tres a quatro dias para obstruir completamente os vazamentos, por isso monitore a agua regularmente...

Resolvi o meu com R$ 0,70 (isso mesmo, setenta centavos) mas pode sair de graça, vá lá na cozinha da sua mae, pegue o colorau (urucum em algumas regioes, em outras colorífico) e coloque tres colheres cheias no reservatorio do radiador.... complete a água até o nivel ideal....ah, com o carro ligado e claro... o colorau vai ferver com a agua e tampar qualquer vazamento.. solucao paliativa ate voce conseguir grana para troca de peças... leva uns tres a quatro dias para obstruir completamente os vazamentos, por isso monitore a agua regularmente...

tu é doido manolo!!!

arruma um e fode outro... tua bomba dagua e mangueiras devem ter adorado isso =)

Tive o mesmo problema...e como o samucael falou ali emcima, a minha válvula termostatica tinha ressecado e trincado.. dai tive que comprar outra... numa autorizada bosch comprei a mesma por 276,00 e paguei alguma coisinha pra trocar... uns 30 reais...

nao vao me enfiar tampa d radiador paralela ou universal q nao vai segurar a bucha

maioria das tampas aguenta no maximo 14 psi

os pug trabalham com pelo menos 20

Amigos,

Recentemente tenho que completar a água todos os dias.

Ainda não levei no mecânico.

A temperatura com o ar ligado fica nos 90, já viajei com o carro e nada da temperatura passar disso.

Posso descartar o problema do cabeçote?

Alguma dica?

Procurei no manual e é isso mesmo a ventoinha é acionada em 95°C e desliga em 90°C.

Quando o carro esta frio a valvula fica fechada, aos 88°C a valvula abre e libera a agua do radiador.

Meu carro começou a aquecer mais rápido que o normal, desmontei e era a valvula termostatica, eu retirei ela, limpei o sistema e coloquei o liquido, o problema acabou. O detalhe é que o carro demora mais pra aquecer devido a falta da valvula.

No sábado vou montar a valvula nova que comprei por R$48,00 e o aditivo 3 litros de Radiex que paguei R$12,00 no litro, com isso o carro vai voltar a funcionar como novo. Vou fotografar tudo e colocar no forum pra voces. Com o carro frio em 20 minutos se faz a troca da valvula. é muito facil.

Sabem me dizer quanto custa essa tampa?

Meu radiador tá secando direto e a tampa está um pouco espanada, acho que ela é a culpada!

A temperatura "vareia" muito, esquenta com o carro parado ou em trânsito intenso.

Foto (Temp é o da esquerda)

photo0223ih.jpg

Abraços

Edited by Fontoura

O meu, se eu completo a água agora e dou uma volta no quarteirão, a água seca!!!! Levei em mecânicos e cada um diz uma coisa! não esei em quem acredito! Teve mecânico que sem olhar, disse que seria o cabeçote trincado e que ficaria em torno de R$ 900,00 a R$ 1.000,00. Poxa! O cara nem abriu e já disse o valor! São nessas horas que eu sinto falta de um mecânico de confiança ou amigão!

Não sei o que pode ser, mas são nesses casos que eu prefiro deixar meu carro quebrado do que levar para um cara desse, como o cara pode falar com tanta certeza sem ao menos olhar o motor, ou vai me dizer que ele é irmão do Super-Man que tem visão de raio X, são mecanicos assim que ao invez de arrumar o que esta com problema FODEM mais ainda.

Desculpe o palavrão.

Abraços

Guest Bizorrao
Sabem me dizer quanto custa essa tampa?

Meu radiador tá secando direto e a tampa está um pouco espanada, acho que ela é a culpada!

A temperatura "vareia" muito, esquenta com o carro parado ou em trânsito intenso.

Foto (Temp é o da esquerda)

photo0223ih.jpg

Abraços

Não é cara não, em torno de 40,00 original, não compre paralela pois não veda, vai continuar com o problema.... no seu caso deve ser isso mesmo pois o sistema de arrefecimento trabalha vedado, qualquer passagem de ar a aguá vaza, vc não ve pois ocorre com o motor quente dai a agua evapora, quando trocar aproveita faz uma limpeza no sistema e coloca atitivo...

Entre 90~95º é normal, pois a ventoinha arma com em média 95 e libera a água com 90.

Fik tranquilo.... teu carro tá lindão...

Abraço

aproveitando...

o meu até os 10mil não precisei abrir a tampa do reservatorio, agora quase to final de semana tenho que completar, será algo errado?

peguei o meu essa semana um 206 1.0 16 v hoje voltando de SP chegando em camoinas notei que a agua do reservatorio sumiu. pareina casa de um amigo e copletei a agua e notei que ela vaza em baixo pelo carte, só que não consegui ver de onde sei que é na parte de baixo do motor.

qualpoderia me dar uma luz de onde pode estar vazando?

abraços

Lemão

Pessoal, tô ressucitando o tópico pra pedir a opinião de vocês.

Comprei um 307 SD Feline 2007 numa concessionária Citroen e percebi a água baixando.

O carro não tem nenhum sintoma de motor. Estou há pouco tempo com ele e, como li praticamente todos os tópicos do Clube sobre problemas do 307, sempre saio pela manhã acelerando um pouco forte. Até mesmo já acordei 6h só pra sair com o carro bastante frio. Não tem absolutamente nenhuma perda de desempenho, engasgos etc.

Só que a temperatura dele passou um pouco de 90º e eu percebi a água baixando. Tinha um pouco de água com aditivo debaixo do carpete. As verificações que fiz:

1 - sequei a água do carpete e não percebi mais vazamentos durante 2 dias de uso, ar condicionado, ar quente etc.

2 - verifiquei que não havia sido feito o empilhamento de mais 1 junta do cabeçote, solução adotada pela Peugeot para solucionar o problema de vazamento de água na junta, enquanto a Citroen trocou por uma junta mais espessa.

3 - verifiquei o óleo com o carro frio após 1 dia de uso. Não há nada de errado, não vi sinais de água.

Bom, levei o carro na concessionária (citroen) e o técnico me disse que havia vazamento de água na junta do cabeçote, mas me garantiu que a água não entrou no motor. Só que ele disse que a água estava sendo dispensada pelo escapamento, mas sem afetar o motor.

A ex dona aparentemente era MUITO cuidadosa com o carro, que está simplesmente ZERADO. Única dona, fez todas as 3 revisões (15k,30k e 45k antecipada) no prazo e deixou o carro na Citroen pra pegar um C4 0km. Sei lá, tenho a impressão que se o 307 fosse um encosto na vida dela ela não pegaria um carro que divide mtas coisas com o 307.

Então Pergunto: É mesmo possível que haja esse vazamento na junta sem que o motor tenha sofrido qualquer consequência em 44.000km? Será que a ex-dona ficou esse tempo todo completando a água semanalmente sem falar nada na hora da revisão? O fato da água ser eliminada pelo escapamento é fator que aumenta ou diminui a preocupação?

E o que posso conferir na hora de pegar o carro para evitar problemas futuros?

Edited by corujito

Pessoal, tô ressucitando o tópico pra pedir a opinião de vocês.

Comprei um 307 SD Feline 2007 numa concessionária Citroen e percebi a água baixando.

O carro não tem nenhum sintoma de motor. Estou há pouco tempo com ele e, como li praticamente todos os tópicos do Clube sobre problemas do 307, sempre saio pela manhã acelerando um pouco forte. Até mesmo já acordei 6h só pra sair com o carro bastante frio. Não tem absolutamente nenhuma perda de desempenho, engasgos etc.

Só que a temperatura dele passou um pouco de 90º e eu percebi a água baixando. Tinha um pouco de água com aditivo debaixo do carpete. As verificações que fiz:

1 - sequei a água do carpete e não percebi mais vazamentos durante 2 dias de uso, ar condicionado, ar quente etc.

2 - verifiquei que não havia sido feito o empilhamento de mais 1 junta do cabeçote, solução adotada pela Peugeot para solucionar o problema de vazamento de água na junta, enquanto a Citroen trocou por uma junta mais espessa.

3 - verifiquei o óleo com o carro frio após 1 dia de uso. Não há nada de errado, não vi sinais de água.

Bom, levei o carro na concessionária (citroen) e o técnico me disse que havia vazamento de água na junta do cabeçote, mas me garantiu que a água não entrou no motor. Só que ele disse que a água estava sendo dispensada pelo escapamento, mas sem afetar o motor.

A ex dona aparentemente era MUITO cuidadosa com o carro, que está simplesmente ZERADO. Única dona, fez todas as 3 revisões (15k,30k e 45k antecipada) no prazo e deixou o carro na Citroen pra pegar um C4 0km. Sei lá, tenho a impressão que se o 307 fosse um encosto na vida dela ela não pegaria um carro que divide mtas coisas com o 307.

Então Pergunto: É mesmo possível que haja esse vazamento na junta sem que o motor tenha sofrido qualquer consequência em 44.000km? Será que a ex-dona ficou esse tempo todo completando a água semanalmente sem falar nada na hora da revisão? O fato da água ser eliminada pelo escapamento é fator que aumenta ou diminui a preocupação?

E o que posso conferir na hora de pegar o carro para evitar problemas futuros?

Ola Amigo,

Acho meio estranho esse lance da agua estar vazando pela junta do cabeçote e n misturar no oleo. Geralmente a junta estraga por conta do motor ter trabalhado sem refrigeração adequada por um longo periodo de tempo. Um teste pratico, pra ver se ha vazamentos pela junta eh abrir a tampa do reservatorio de agua, como carro ligado, e procurar por bolhas subindo por ali. Garantindo q o sistema esta sem ar, as bolhas estiverem subindo... junta foi pro saco. Tera q soltar o cabeçote e trocar a danada.

Outra coisa, o seu 307 praticamente "virgem" esta usando agua msm no arrefecimento??? Ou eh o liquido especial? Se for... pd ter algo estranho ai.

Por fim, quando vc para o carro, percebe agua (quente, e não fria como a do ar) pingando por baixo?

Boa sorte ai!

Abraço!

Pois é. Esse papo de que não afetou em nada o motor é que me deixou desconfiado.

Fui questionar o técnico ontem. Ele diz que o líquido que estava no carpete é um problema e o negócio da junta é outro. Qto a ser água, foi a impressão que eu tive, mas não manjo muito. Parecia que o líquido havia sido completado com água. Mas não posso dar certeza.

Trocou o radiador de ar quente para resolver o problema do líquido no carpete e vai trocar a junta do cabeçote (15 dias pra chegar).

A dúvida que fica é: pelo que li, inclusive na matéria da 4rodas, a Peugeot empilhava mas uma junta pra não vazar. Será que a simples troca da junta vai resolver a médio/longo prazo?

Liguei na cc Peugeot para pedir um relatório de td que foi feito no carro. Falei do problema na junta do cabeçote e a resposta que tive foi "desconheço que seja um problema generalizado. Deve ser algo em particular do seu carro. Nunca ouvi falar disso aqui" :surrender:

Talvez eles empilhem pra evitar fazer a retifica, ou seja passar na maquina pra tirar as inperfeiçoes no encaixe, ocasionadas pelo calor em demasia. Mas ate onde sei eh uma emenda bem porca.

Pessoal o meu pug 2004 1.4 8v estava assim tbm... sem vazamento mas a agua sumia. Sumia muito rápido! troquei a válvula termostática R$45,00 e o sensor de temperatura da água R$40,00 mas mão de obra R$30,00 e o problema acabou. Mas antes um mecanico FDP me cobrou R$1150,00 falando q podia ser o cabeçote. pesquisei aki no forum e resolvi testar por mim mesmo afinal R$110,00 não é nada perto de R$1150,00. vale a pena tentar.

peguei o meu essa semana um 206 1.0 16 v hoje voltando de SP chegando em camoinas notei que a agua do reservatorio sumiu. pareina casa de um amigo e copletei a agua e notei que ela vaza em baixo pelo carte, só que não consegui ver de onde sei que é na parte de baixo do motor.

qualpoderia me dar uma luz de onde pode estar vazando?

abraços

Lemão

Pessoal ontem eu passei por este susto, sorte que meu percurso semanal é pequeno e não tive problemas em identificar que a agua tinha sumido, hoje com o motor frio, reparei que logo que parei andando a uns 5 km um pequeno vazamento igual acima citado. Vou passar no mecânico para ver não creio ser junta, caso seja algo relatarei no forum.

Confirmado Válvula Termostática, custo da peça 75,00 mangos no Tanaka e 60,00 de serviço.

Edited by CarlosBastos