Jump to content
Sign in to follow this  
Guest MarcelValim

Trocar Pastilhas De Freio Do 207

Recommended Posts

Guest MarcelValim

Olá a todos.

Estou precisando trocar as pastilhas de freio e um peugeot 207 2010 e gostaria de saber se tem alguma ferramenta específica.

Pergunto isso, pois li em algum lugar que os êmbolos das pinças precisam ser retraidos com uma ferramenta especial fazendo-os girar enquanto são pressionados. Não sei se isso era sobre o 207 ou outro modelo.

Eu sempre fiz esse tipo de manutenção em meus carros sem nenhum problema e nunca tinha ouvido falar dessa necessidade de girar os êmbolos.

Alguém sabe me esclarecer.

Obrigado.

cara...

que eu saiba não tem isso não..

as pinças do 207 sãs mesmas do 206,

e no meu carro eu mesmo troquei as pastilhas.. e é tranquilo!

o trampo é que vc tem que tirar a pinças p/ isso..

tem um tópico na área de tutoriais que explica direito..

Abraço!

Guest MarcelValim

Valeu quimarchetti. Já dei uma lida lá. Eu tinha tentado uma busca mas não tinha encontrado esse tópico.

Tá moleza, como nos outros carros.

Um abraço.

Tem sim... eu tive que tirar as pinças de tras (206) pois CUSTEI para arredar os embolos... eles realmente tem uma rosca interna. Cara, tentei de tudo, derrepente consegui girar e empurrar girando (bem forte) e foi!!! Cheguei a desmontar para ver como era, ai vi que tinha uma rosca neles, parecia que nao iria de jeito nenhum... que dureza viu.

Se não tivesse acontecido isso tudo, teria trocados as pastilhas em menos de 30 minutos. Teoricamente não era para ser preciso remover as pinças.

Edited by ragm

Tem sim... eu tive que tirar as pinças de tras (206) pois CUSTEI para arredar os embolos... eles realmente tem uma rosca interna. Cara, tentei de tudo, derrepente consegui girar e empurrar girando (bem forte) e foi!!! Cheguei a desmontar para ver como era, ai vi que tinha uma rosca neles, parecia que nao iria de jeito nenhum... que dureza viu.

Se não tivesse acontecido isso tudo, teria trocados as pastilhas em menos de 30 minutos. Teoricamente não era para ser preciso remover as pinças.

é teoricamente não..

achei estranho ter que ter todo esse trampo de tirar a pinça...

maas, fazer o que né...

bom, só se o seu é diferente, por ser 1.6 16v e ter disco nas 4, mas no meu foi tranquilo empurrar o pistão...

abraço!

é teoricamente não..

achei estranho ter que ter todo esse trampo de tirar a pinça...

maas, fazer o que né...

bom, só se o seu é diferente, por ser 1.6 16v e ter disco nas 4, mas no meu foi tranquilo empurrar o pistão...

abraço!

As da frente não sei se tem, eu respondi ali mas esqueci que troquei apenas as de trás ne... meu pai disse que essa rotação dela pode ser algo para se "auto-ajustar" quando a pastilha for ficando mais fina, já que o freio de mão depende das pastilhas. Ou seja, a media que a pastilha desgasta, o embolo vai rodandoe se aproximando... é uma teoria.

Guest MarcelValim
As da frente não sei se tem, eu respondi ali mas esqueci que troquei apenas as de trás ne... meu pai disse que essa rotação dela pode ser algo para se "auto-ajustar" quando a pastilha for ficando mais fina, já que o freio de mão depende das pastilhas. Ou seja, a media que a pastilha desgasta, o embolo vai rodandoe se aproximando... é uma teoria.

Acho que você está certo. Na frente isso seria inútil, já que o êmbolo não retorna mais que o necessário.

Vou ver se faço isso no final da semana que vem.

Depois posto aqui como foi.

Um abraço.

Pra quem quer trocar as pastilhas do 207.

Ao menos pro modelo XR 1.4 que é o meu, ano 2012.

Seguindo os manuais do servicebox as ferramentas necessárias e seus respectivos torques pra quem usa torquimetro são:

Rodas: Chave de boca 17mm - Aperto 

Pinça: Chave de boca 13mm - Aperto de 30Nm;

Sangrador de fluído: Chave de boca 8mm - Aperto de 8nm;

Primeiramente vc remove a roda do carro;

Solte o parafuso de sangria e abra o pistão do freio com a ajuda de uma chave de fenda ainda com as pastilhas velhas, feche-o novamente usando o torque de 8Nm;

Solte o parafuso inferior da pinça, não precisa soltar o de cima pois ela fica num pino guia e movel

Obs:
Ao comprar pastilhas na concessionaria os acompanham um par de parafusos para que sejam substituidos, pois ele tem um trava rosta e nos manuais do sedre é extremamente aconselhavel.

Substitua as pastilhas e ao fechar a pinça, use o torque de 30Nm.

Coloque a roda a apertando com o torque de 100Nm.

Volte ao carro e bombeie o freio antes de andar com o carro, para quem quiser ver a troca detalhadamente segue o vídeo abaixo:

Abraços

Tá aí um bagulho que eu nuna tinha pensando, abrir o sangrador na hora de voltar a pastilha, daí não zoa o cilindro mestre

• Upvote 1