Jump to content
Sign in to follow this  
Felipeluiz

Academia

Recommended Posts

Felipe, faz o teste. Treina durante umas 5 semanas com esse método e repara se teus ganhos não vão aumentar.

Eu faço

A Costas

B Peito

C Pernas

D Ombro

E Bíceps/Tríceps

Growth é boa sim, Felipe.

Até onde eu sei, usa a mesma matéria prima (importada, obvio), que a optium usa.

É como se fosse um primo mais pobre da Optium Gold, entende?

Muito boa a qualidade, e voce nao vai se arrepender de comprar.

Tomo Growth quando eu acordo, junto com um carbo pra dar um pico de insulina, ja que venho de um jejum, e quando nao to com muita grana no mês tomo como pos treino tambem.

Se posso investir mais, pro pos treino como uma hidrolizada.

-

Sobre o treino ABCDE, tambem tem que ver o que da melhor com voce.

No Lucas funciona melhor o ABCDE, como funciona pra mim melhor o ABC.

To com curiosidade de testar o ABCD, mas acho melhor deixar dar um tempo maior de treino.

To tendo excelentes resultados com o ABC.

Depois venho aqui postar minha nova serie :P

Felipe, faz o teste. Treina durante umas 5 semanas com esse método e repara se teus ganhos não vão aumentar.

Eu faço

A Costas

B Peito

C Pernas

D Ombro

E Bíceps/Tríceps

Opa...beleza cara...vou reorganizar a minha ficha e testar esse método!!! Valeu!!!

Growth é boa sim, Felipe.

Até onde eu sei, usa a mesma matéria prima (importada, obvio), que a optium usa.

É como se fosse um primo mais pobre da Optium Gold, entende?

Muito boa a qualidade, e voce nao vai se arrepender de comprar.

Tomo Growth quando eu acordo, junto com um carbo pra dar um pico de insulina, ja que venho de um jejum, e quando nao to com muita grana no mês tomo como pos treino tambem.

Se posso investir mais, pro pos treino como uma hidrolizada.

-

Sobre o treino ABCDE, tambem tem que ver o que da melhor com voce.

No Lucas funciona melhor o ABCDE, como funciona pra mim melhor o ABC.

To com curiosidade de testar o ABCD, mas acho melhor deixar dar um tempo maior de treino.

To tendo excelentes resultados com o ABC.

Depois venho aqui postar minha nova serie :P

Hmm...isso é show...porque costumo comprar o Optimum... então vou comprar o whey...crea e o BCAA deles...quanto ao treino...vou fazer um teste e ver no que da...depois posto também os resultados...valeu!!!

Eu faço

A Costas

B Peito

C Pernas

D Ombro

E Bíceps/Tríceps

O meu é igual só que é Ombro/Trapezio e eu tenho que incluir o Abdominal em algum dia destes...

Féfi,

Ombro inclui trapézio sim... e ABS eu treino seg/qui lateral e ter/sex inferior e superior.

O que acham do Waxymaze?

Bom carbo, superior a malto e dextrose.... mas é bom manter a dextrose no shake pós-treino em função do pico de insulina que ela causa.

Conhece algum suple que ja tenha o carbo completo pro pos treino?

Pensei no glycomayze da ON.

É um conjunto de trealose com waxymaze.

Que acha?

Nao saco muito bem desses carbos.

levantando um assunto aqui q nao sei se foi discutido ja..

o tamanho do scoop e a medida indicada no rotulo do produto (whey) batem?

vendo um video aqui descobri q o meu pelo menos nao bate.. No rotulo diz pra colocar uma colher medida, que na teoria, daria as 28g necessarias, mas vendo a medida do scoop, ele cheio daria 56g.. ou seja, eh necessaria meia colher medida..

ou estou falando besteira.. heheheh

levantando um assunto aqui q nao sei se foi discutido ja..

o tamanho do scoop e a medida indicada no rotulo do produto (whey) batem?

vendo um video aqui descobri q o meu pelo menos nao bate.. No rotulo diz pra colocar uma colher medida, que na teoria, daria as 28g necessarias, mas vendo a medida do scoop, ele cheio daria 56g.. ou seja, eh necessaria meia colher medida..

ou estou falando besteira.. heheheh

Qual suple que voce ta tomando?

Allan, eu tomo malto mesmo.... acho que essas coisas de waxymaize ainda são muito caras no Brasil, acaba sendo invenção, há anos bodybuilders e atletas profissionais usam malto ou dextrose e tem ótimos resultados, não tem porque gastar dinheiro com isso por enquanto, pega a diferença e compra um BOM whey ou um multivitamínico de qualidade, essas coisas sim fazem uma diferença legal.

Qual suple que voce ta tomando?

Iso100 hidrolisada da dymatize..

Allan, eu tomo malto mesmo.... acho que essas coisas de waxymaize ainda são muito caras no Brasil, acaba sendo invenção, há anos bodybuilders e atletas profissionais usam malto ou dextrose e tem ótimos resultados, não tem porque gastar dinheiro com isso por enquanto, pega a diferença e compra um BOM whey ou um multivitamínico de qualidade, essas coisas sim fazem uma diferença legal.

É, cara, mas podendo investir que mal tem?

Devemos ter o mesmo valor 'sentimental' pelo carbo que temos pela proteina, haha

A galera fica so focando em proteina proteina proteina e esquece que o carboidrato tem funçao bastante (so um 'pouquinho' ne? haha) significativa no nosso corpo.

Vou ver qual que é desse waxymaze daqui 1 mês e meio quando termina o meu cutting, e inicia meu bulking limpo.

Iso100 hidrolisada da dymatize..

Porra, to comprando uma agora essa semana pra um amigo.

Vou comprar pra ele com o meu parceiro que vende mais barato.

Dai vou ver isso ai e te digo, ate porque achei estranho essa parada haha

Porra, to comprando uma agora essa semana pra um amigo.

Vou comprar pra ele com o meu parceiro que vende mais barato.

Dai vou ver isso ai e te digo, ate porque achei estranho essa parada haha

pois eh.. o scoop eh de 2 oz.. 2 oz dao 56g..

vou procurar melhor isso..

Edited by sallsicha

qual o melhor whey protein? qual site que tem um preço bacana pra comprar?

ja li em alguns artigos que tem que encaixá-lo na dieta... até ai tudo bem...

mas em relação a treino.. eu tomo ele no pré, ou no pós-treino?

obrigado galera...

Edited by gabyboy

Seguinte...vou começar o treino de um grupo por dia na segunda...fiz uma fiz de 5 exercicios por grupo...ta bom ou sao mais pois como vou trabalhar um por dia...

80% alimentação.

10% treino e descanso.

10% força de vontade.

Abs.

discordo ...

eu emagreci 43,5 com FORÇA DE VONTADE MESMO , posso dizer com todas as letras treino e fundamental a dieta tambem mais sem força de vontade vc não vai chegar a lugar algum quando estava na pegada perdendo peso , chegava em casa da academia estava rolando pizza e tal , eu sacava da minha lata de atum e meu cha verde e ja era nem pensava na pizza , portanto se nao tiver força de vontade nao vai acontecer nada , eu tenho certeza que se nao estivesse na academia so na dieta e o BOM SENSO tinha emagrecido do mesmo jeito .

eu to parado na musculação pois estou treinando jiu todos os dias estou competindo , faixa preta ruleia hahahaha

abraço gatoes , se contenham ai sem ofensas e respeitando a opniao de todos ;)

Seguinte...vou começar o treino de um grupo por dia na segunda...fiz uma fiz de 5 exercicios por grupo...ta bom ou sao mais pois como vou trabalhar um por dia...

5 exercicios ate pra musculo pequeno?

Geralmente os musculos pequenos não se treina sozinho nem nesse tipo de treino.

Biceps treina com Triceps, Panturrilha com Perna e Ombro com Trapezio.

• Upvote 1

5 exercicios com serie de 3 e 4 pra cada grupo é muito?

Churrasco, sorvete na faixa e test drive no 208?

Só o Clube Peugeot pra oferecer isso!

Acesse o tópico abaixo e saiba como participar deste incrível e histórico encontra! Será o maior encontro de todos os tempos e você não pode ficar de fora!

Geralmente os musculos pequenos não se treina sozinho nem nesse tipo de treino.

Biceps treina com Triceps, Panturrilha com Perna e Ombro com Trapezio.

Eu sei, mas ele falou 5 exercicios pra cada musculo ne.

Ae, Féfi, me ajuda numa coisa? Voce ja leu sobre miostatina?

Tem um inibidor de miostatina da MHP (Myo X) que to afim de comprar. O que voce acha?

Sabe alguns efeitos ruins da baixa taxa de miostatina no corpo? Sabe se pode ser prejudicial?

5 exercicios com serie de 3 e 4 pra cada grupo é muito?

Pra musculo pequeno, EU, faço no maximo 3 exercicios com 4 repetiçoes no maximo.

Mas geralmente faço 3 repetiçoes somente, e se sinto necessidade, faço dropsets ou algumas coisas a mais.

Ae, galera, montei meu 'set' pra emagrecer perdendo o minimo possivel de massa magra. (Mas se perder, foda-s* hehe)

Tenho 50kg de musculo, 92kg de massa magra, 25kg de gordura e BF de 21,45% (medida atraves de Pollock, ou entao, mais conhecido como metodo das 7 dobras)

Suplementos pra 29 dias: Hydroxycut Hardcore 100 caps, Muscle Milk (1kg -Lanche da manhã, ou lanche da noite, dependendo do dia), Optimen (2 capsulas por dia), Optium 100% Whey Gold Standart (900g - Proteina para o pos treino), Growth Whey Protein Concentrate (1kg - Proteina pós aerobico em jejum), Dextrose Probiótica (20g no shake pos aerobico, e 20g no shake pos treino), Malto Dextrina Athletica (30g no shake pos treino)

Treino: Aeróbico em jejum, apos acordar. Treino para hipertrofia divido em "ABC" (Sendo A = Biceps e Costa; B = Peito e triceps; C = Ombro/Trapezio e Perna), com 3 exercicios de 3 ou 4 repetiçoes para musculos pequenos, e 4 exercicios de 3 ou 4 repetiçoes para musculos grandes. Treino de Abdomem em série ''AB'' (segunda, quarta e sexta) com 3 exercicios de 4 repetiçoes para cada dia.

Dieta: Nao vou falar minha dieta completa em quantidades especificas porque a minha dieta é a minha dieta. Mas consiste em salada, carne magra (frango ou peixe), gelatina diet, aveia, batata doce, peito de peru, ovo, e baixo indice de carboidrato e alto indice de proteina.

-

Iae, galera, o que acham? Tem algo a me falar a acrescentar? Começo amanha.

• Upvote 1

Ae, galera, montei meu 'set' pra emagrecer perdendo o minimo possivel de massa magra. (Mas se perder, foda-s* hehe)

Tenho 50kg de musculo, 92kg de massa magra, 25kg de gordura e BF de 21,45% (medida atraves de Pollock, ou entao, mais conhecido como metodo das 7 dobras)

Suplementos pra 29 dias: Hydroxycut Hardcore 100 caps, Muscle Milk (1kg -Lanche da manhã, ou lanche da noite, dependendo do dia), Optimen (2 capsulas por dia), Optium 100% Whey Gold Standart (900g - Proteina para o pos treino), Growth Whey Protein Concentrate (1kg - Proteina pós aerobico em jejum), Dextrose Probiótica (20g no shake pos aerobico, e 20g no shake pos treino), Malto Dextrina Athletica (30g no shake pos treino)

Treino: Aeróbico em jejum, apos acordar. Treino para hipertrofia divido em "ABC" (Sendo A = Biceps e Costa; B = Peito e triceps; C = Ombro/Trapezio e Perna), com 3 exercicios de 3 ou 4 repetiçoes para musculos pequenos, e 4 exercicios de 3 ou 4 repetiçoes para musculos grandes. Treino de Abdomem em série ''AB'' (segunda, quarta e sexta) com 3 exercicios de 4 repetiçoes para cada dia.

Dieta: Nao vou falar minha dieta completa em quantidades especificas porque a minha dieta é a minha dieta. Mas consiste em salada, carne magra (frango ou peixe), gelatina diet, aveia, batata doce, peito de peru, ovo, e baixo indice de carboidrato e alto indice de proteina.

-

Iae, galera, o que acham? Tem algo a me falar a acrescentar? Começo amanha.

cara eu perdi 43,5kg em nove meses sem tomar nenhum comprido , nao tomei nenhuma quimica , quantos kilos vc quer eliminar ? a minha dieta e comer cara vc deve comer pequenas porçoes varias vezes ao dia , hj faço de 6 a 7 refeiçoes dia , ex

cafe da manha : 07 iogurte e cereais as 09 uma fatia de queijo branco , 12 almoco salada legumes , carnes e uma colher de arroz , as 15 uma barra de cereal as 18 cha verde ou preto sem açucar e 2 bananas e vou pro jiu , quando volto como uma lata de atum light e tomo suco de soja zero ... cara isso e um ex da minha alimentação hj se vc quer perder peso tem que fazer seu estomago trabalhar o dia todo .

• Upvote 1

Eu particularmente não gosto de treinar músculos sinergistas no mesmo treino.

Por exemplo peito e tríceps são sinergistas como bíceps e costas.

Trapézio faz parte dos dorsais então tem que ser treinar junto.

Pernas são músculos muito grandes o ideal é dedicar um dia pra eles.

4 exercícios para músculos grandes

3 exercícios para músculos pequenos.

Outra coisa que eu deixei de fazer é contar o número de repetições tento ir até a falha claro mantendo o mínimo de 8 repetições.

• Upvote 1

Allan, ao meu ver está tudo dentro dos conformes... só uma dica, AEJ se faz no máx 3x por semana viu? salvo caso atletas profissionais.

EDIT: Separa teu treino de abdominal em obliquos + isometria e infra supra sem isometria... aí faz eles seg e ter, qui e sex, A e B.

Edited by LucasRossi
  • Upvote 1

cara eu perdi 43,5kg em nove meses sem tomar nenhum comprido , nao tomei nenhuma quimica , quantos kilos vc quer eliminar ? a minha dieta e comer cara vc deve comer pequenas porçoes varias vezes ao dia , hj faço de 6 a 7 refeiçoes dia , ex

cafe da manha : 07 iogurte e cereais as 09 uma fatia de queijo branco , 12 almoco salada legumes , carnes e uma colher de arroz , as 15 uma barra de cereal as 18 cha verde ou preto sem açucar e 2 bananas e vou pro jiu , quando volto como uma lata de atum light e tomo suco de soja zero ... cara isso e um ex da minha alimentação hj se vc quer perder peso tem que fazer seu estomago trabalhar o dia todo .

Perdi 40kg ja. Pesei 85kg. So que parei de treinar, ganhei carro, e em 3 anos, ganhei 50kg.

Tambem faço varias refeiçoes ao dia, em pequenas quantidades.

So falei em que se baseia a minha dieta, que no caso sao os alimentos ja descritos.

Sempre uno carboidrato e proteinas na refeiçao (alguma refeiçao ou outra corto o carb).

Ja sabia disso, e faço. Mas valeu a intençao.

Abs Brutos!

Eu particularmente não gosto de treinar músculos sinergistas no mesmo treino.

Por exemplo peito e tríceps são sinergistas como bíceps e costas.

Trapézio faz parte dos dorsais então tem que ser treinar junto.

Pernas são músculos muito grandes o ideal é dedicar um dia pra eles.

4 exercícios para músculos grandes

3 exercícios para músculos pequenos.

Outra coisa que eu deixei de fazer é contar o número de repetições tento ir até a falha claro mantendo o mínimo de 8 repetições.

Uma coisa que eu esqueci de fazer sobre o treino é a contagem.

Eu nao conto tambem as repetiçoes. Vou ate a falha.

Coloco 70% do peso que eu aguentaria no maximo.

A falha deve chegar por volta da 8a ou 12a repetiçao, ao meu ver. Mas se for pra fazer mais, eu faço.

Se tiver fazendo 15, por exemplo, aumento a carga na proxima repetição.

Allan, ao meu ver está tudo dentro dos conformes... só uma dica, AEJ se faz no máx 3x por semana viu? salvo caso atletas profissionais.

EDIT: Separa teu treino de abdominal em obliquos + isometria e infra supra sem isometria... aí faz eles seg e ter, qui e sex, A e B.

Faço aerobico em jejum todo dia. Sei que nao é indicado e bla bla bla, mas minha força de vontade é maior que isso.

Ja teve epoca que tava com 95kg, e bem mais massa muscular que tenho hoje em dia. Tinha por volta de 58kg de musculo (hoje tenho 50, como ja falado). E mesmo assim, precisava ta seco em um mês. Perdi 10kg.

Meu aerobico em jejum HOJE, é de baixa a media intensidade, no eliptico. Duraçao de 30 a 40 minutos.

Quanto ao abdominal, o MEU corpo reage melhor a abdominal 3x na semana. Ja fiz varias tentativas e no meu corpo funciona melhor assim.

Mas pode me explicar melhor esse lance de isometria? Fiquei interessado.

O meu treino de abdomem hoje é assim: A - Abdominal normal no chao com o aparelho; Abdominal na bola; e esse aqui que eu nao soube como explicar http://www.marialvaonline.com.br/adm/materias/b_1227294562.jpg

B - Abdominal normal no chao com o aparelho e a perna levantada; esse aqui ( http://cs.i.uol.com.br/album/exercicios_h_abdome_aparelho_f_001.jpg ); e aquele pra obliquo no pulley que faz como se tivesse esmagando o abdomem (é unilateral).

Esqueci o nome de alguns exercicios, mas ta ai os que eu faço.

• Upvote 1

Joga abdominal isometrico no google que tu vai encontrar muita informação... eu gosto muito do paralelo no chão, onde tu suporta o próprio peso.

Alguem ja tomou essa whey? http://www.espartano...-x-pharma-p229/

comprei pra tomar durante o dia. achei barata demais. sera que presta?

o bcaa nem queria. mas veio de brinde..

ah.. uma duvida.. alguem sabe se eu posso deixar o whey ja misturado na agua pra tomar ao longo do dia? ou depois que mistura tem que tomar logo?

Edited by sallsicha

Sallsicha, o que voce falou do dosador do iso 100 ta certo sim.

Ai vai de voce querer tomar duas doses ou nao.

Meu amigo ta tomando mais ou menos 1,25 oz pra dar mais ou menos 30g de proteina pra tomar no pos treino.

Abs

Edited by AllanM

Alguem ja tomou essa whey? http://www.espartano...-x-pharma-p229/

comprei pra tomar durante o dia. achei barata demais. sera que presta?

o bcaa nem queria. mas veio de brinde..

ah.. uma duvida.. alguem sabe se eu posso deixar o whey ja misturado na agua pra tomar ao longo do dia? ou depois que mistura tem que tomar logo?

To tomando ele durante o dia e Carnivor no pos-treino...

A unica opinião que a gente pode dar é sobre sabor e se é facil de diluir. Considero ele medio em ambos os quesitos.

Agora se realmente é bom em sua composição, só mandando avaliar em laboratorio!

Sallsicha, o que voce falou do dosador do iso 100 ta certo sim.

Ai vai de voce querer tomar duas doses ou nao.

Meu amigo ta tomando mais ou menos 1,25 oz pra dar mais ou menos 30g de proteina pra tomar no pos treino.

Abs

eh.. eu estou tomando um pouco mais da metade do dosador.. mas eh bem pouco a mais..

se tomar o dosador todo o whey vai embora num tapa..

To tomando ele durante o dia e Carnivor no pos-treino...

A unica opinião que a gente pode dar é sobre sabor e se é facil de diluir. Considero ele medio em ambos os quesitos.

Agora se realmente é bom em sua composição, só mandando avaliar em laboratorio!

tb achei medio nesses dois quesitos..

bom.. como chegou ontem vou tomando pra ver melhor..

vlw..

Mano, que negocio mais foda é esse de levantamento terra.

Sempre que frequentei a academia, me dedicava, fazia meu maximo, variava os treinos, mas nunca tinha feito esse exercicio.

Fui fazer, e pqp. Que foda. Nao sei se minha lombar nao é muito fortalecida, e se precisa disso mesmo, mas coloquei pouco peso e tava morto no final da serie.

Mano, que negocio mais foda é esse de levantamento terra.

Sempre que frequentei a academia, me dedicava, fazia meu maximo, variava os treinos, mas nunca tinha feito esse exercicio.

Fui fazer, e pqp. Que foda. Nao sei se minha lombar nao é muito fortalecida, e se precisa disso mesmo, mas coloquei pouco peso e tava morto no final da serie.

Não é sua lombar não, rsrs

Tanto agachamento quanto terra é muito foda, mas depois acostuma.

Abs

Não é sua lombar não, rsrs

Tanto agachamento quanto terra é muito foda, mas depois acostuma.

Abs

Mas, cara, coloquei pouco peso mesmo. 10kg de cada lado. E doeu tudo.

Pode ser que nao sou acostumado a fazer o movimento, mas acho que nao era pra tanto (ou pouco hehe) colocar so 10kg em cada lado.

Enfim, vou fazer de novo hoje. Nao da pra desistir.

Eu tb nunca havia treinado lombar ate fazer levantamento. Mto tenso no outro dia, inclusive o posterior da coxa tb. E olha q comecei a fazer com 5-5 kg

Serio? Normal isso?

Se sim, me sinto ate aliviado.

Recomendo ficar um bom tempo nessa carga ou progredir lentamente, pois acho q seja um dos exercicios mais dificeis de se acertar a tecnica

Nossa os animos se exaltaram aqui ein! Não tive paciência de ler tudo, então vou apenas comentar apenas um ponto que saltou aos olhos: o uso de whey. Na minha humilde opinão de leigo, apenas como atleta amador ( jogo futebol americano), o uso de whey é fundamental se faltar fodeu meu treino, pra min o aumento de peso se da pelo crescimento muscular, e menos notado do que o ganho de gordura, normalmente que é gordo e toma whey acha que vai acabar engordando mais, pois o peso muscular que se ganha se confunde com o de gordura, dai os caras desistem de tomar whey o que acaba dificultado o progresso na academia.

Pra min mesmo numa dieta de cutting, não pode faltar proteina.

Quando comprar suplementos, sempre compro no Health designs tbm, sempre abaixo de 50 dolares nunca fui taxado, mas tbm nao compro muito acima disso n! Quem quiser comprar é so usar esse código no cadastro da primeira compra que terá $5 dolares de desconto.

5289361

Abs

Vim aqui pedir um código de desconto da HD pros brothers do CP

Até achei um cara no youtube mas nao queria dar 4% das minhas compras pra um desconhecido xD

E você foi o felizardo!

Abraço

voces recomendam o Carnivor?? da pra ganhar qts kilos no final de 1 pote?

eu sou bem magro... treino ABCDE segunda a sexta das 6h as 7:15 da manha... tenho 1.73m e 66kg, ja tomei malto no treino, creatina e whey pós treino, de tarde massa NO2, e de noite Abulmina, tive um efeito bacana, mas é muita coisa pra tomar durante o dia, eu ficava sem fome.

tenho 95 de torax e 32 de braço. meu corpo é 100% definido, mas bem magro.

eu não sou fã de ficar tomando suplemente todo mes, prefiro tomar um fudido, pra dar um gás pra ficar como eu quero, e depois só manter com o treino...

e ai oque acham do Carnivor?

Fome? Eu não sinto fome para comer a anos :haha:

Carnivor pra ganhar peso brow? Começa a comer direito que o peso vem!

Para de reclamar e come mais. hahahaha

Tem que se empanturrar, mas comendo as coisas certas.

voces recomendam o Carnivor?? da pra ganhar qts kilos no final de 1 pote?

eu sou bem magro... treino ABCDE segunda a sexta das 6h as 7:15 da manha... tenho 1.73m e 66kg, ja tomei malto no treino, creatina e whey pós treino, de tarde massa NO2, e de noite Abulmina, tive um efeito bacana, mas é muita coisa pra tomar durante o dia, eu ficava sem fome.

tenho 95 de torax e 32 de braço. meu corpo é 100% definido, mas bem magro.

eu não sou fã de ficar tomando suplemente todo mes, prefiro tomar um fudido, pra dar um gás pra ficar como eu quero, e depois só manter com o treino...

e ai oque acham do Carnivor?

Não tem fome toma cobavital.

Cara,

De dar um toque toma essa massa no café , tu treina de manha, manda o whey com a creatina umas 11 tu toma a massa, almoça 13 horas de tarde manda um sanduba de atum ou peito de peru com ricota alguma coisa do tipo. Se fosse vc trocava essa massa e albumina por muclermilk, eu era igual tinha dificuldade pra pegar peso, na epoca do muslcermilk ganhei 3 kg em um mes com uma boa qualidade muscular. Hoje em dia o muscler milk caiu de preço , ta ate mais enconta comprar antes pagava quase 300 no pote de 900 g hoje em dia tem promocao de 2 potes por esse valor!