Jump to content
Sign in to follow this  
calibre

[ajuda] Como Recorrer De Uma Multa Que Não Cometi?

Recommended Posts

Pessoal, semana passada recebi uma notificação de multa por trafegar em local proibido Rodizio.

O que me espantou é que jamais em dias de rodizio saio com meu carro e o principal, a multa foi registrada em uma rua da qual eu não circulo num horário em que eu estava dormindo!

Acredito que houve alguma confusão por parte do agente que me multou na hora de anotar a placa, pois a notificação não foi feita com foto do meu carro. Óbviamente.

Como posso recorrer dessa multa? Pois apenas dizer que eu estava em casa dormindo não irá resolver.

Quem já tiver passado por isso e puder ajudar, ficaria muito agradecido!

Abraços

Bom, infelizmente isso é comum. É a indústria da multa em funcionamento!!

É uma boa pergunta... eu já tomei algumas multas nessa mesma situação, e a única coisa que consegui foi ganhar tempo durante os recursos, mas todos foram negados e eu tive que pagar do mesmo jeito. Nem com provas documentais de que eles estavam errados as multas foram canceladas.

Vamos aguardar os entendidos falarem.

Guest RaphinhaCamargo

Acompanhando o tópico ! Assunto de MUITO interesse !

Guest issoVicia

cara, joga na loteria que você ganha! puta sorte ein!!!

o negócio é o seguinte, procura o pessoal do detran da sua regiao e faz a defesa, não é necessário nenhum álibi pra isso, o problema é que isso demora pra acontecer, não pague a multa, recorra brow!!

você vai receber em casa a notificação e a sua defesa, (* pelo menos foi assim comigo )

ja ouvi gente alegar que seja uma placa clonada... sei lá

bom tamo ai!

Acompanhando o tópico ! Assunto de MUITO interesse !

+1

+1

+1

boa, tambem é de meu interesse.

cara, joga na loteria que você ganha! puta sorte ein!!!

o negócio é o seguinte, procura o pessoal do detran da sua regiao e faz a defesa, não é necessário nenhum álibi pra isso, o problema é que isso demora pra acontecer, não pague a multa, recorra brow!!

você vai receber em casa a notificação e a sua defesa, (* pelo menos foi assim comigo )

ja ouvi gente alegar que seja uma placa clonada... sei lá

bom tamo ai!

Vou tentar recorrer, estou pensando só em como vou poder me defender, uma vez que a defesa deve ser escrita através de uma carta.

Irei recorrer se possível até ultimas instancias.

Abs

Cara ja aconteceu com uns amigos e com minha vó .. so que ele eh do ministerio entao no proprio dia foi resolvido..

agora qndo eh uma pessoa comum.. cara se prepara pra ler isto rsrs..^^

Primeiro querendo ou nao voce vai ter que paga a multi.. mas um pouco antes disto voce vai no detran e la voce vai alegar que voce nao estava neste local e foi puro erro deles.

bom ai ele vao registrar a alegacao.. vai demora uns dias pra vc voltar la e ter uma defesa ou seja algo comprovando que voce nao estava la.. eu nunca ouvi ou tentei falar em placa clonada.. mas se voce kizer pode falar isto tambem pra ele.

ai vai demora mas uns dias.. ele vao verificar se eh aprovado ou nao sua defesa.. se caso o juiz estaja la no dia.. vai ser no mesmo dia voce recebe o resultado..

e tambem eles vao ver no local que foi que deu a multa no dia..

caso que nao sei se voce vai conseguir comprovar.. vai demora uns meses pra ele te manda uma msg do correio legalizando que foi errdo dele.. mas pra isto voce pode esquecer.. pq vai demora pakas.. se preferir espera durmindo que sentado vai duer sua bunda..!!

e quando tudo tiver certo ele vai te chama la para a devolucao do dinheiro..

Alem de tudo isto.. se a multa foi grande vc faz a ocorrencia..agora se foi pekena.. digo pra vc nao fazer pq vai dar so dor de cabeca..

melhor vc achar o cara que deu multa e troka uma ideia com ele e ver se nao tem placa clonada do que fazer isto..

Vou tentar recorrer, estou pensando só em como vou poder me defender, uma vez que a defesa deve ser escrita através de uma carta.

Irei recorrer se possível até ultimas instancias.

Abs

É isso mesmo. Pagar você vai, inevitávelmente, porque na grande maioria dos casos eles não aceitam os recursos mesmo com documentação comprovatória em mãos. Especialmente no seu caso, que você estava dormindo. Caso você estivesse em um Shopping ou alguma coisa que te desse um comprovante de que você esteve em qualquer lugar menos no local da multa, seria BEM mais fácil.

Recorra em todas as instâncias, você ganha tempo pra pagar a multa e TALVEZ tem a sorte de conseguir se safar dela.

Boa sorte.

A multa tem fé pública, ou seja, cabe à você provar que não estava ali e isso não é tão fácil.

Na notificação que você recebeu tem as instruções e o prazo para recorrer. Faça uma explicação com o mais detalhado juridiquês, bem argumentada e fundamentada e com provas.

Se for só a sua palavra contra a do agente, esqueça.

Outra maneira seria se houver algum erro no preenchimento, se a notificação não chegou no prazo etc., ou seja, alguma tecnicalidade.

JP

Na multa deve conter um endereço para você retirar a sua via da multa que foi preenchida pelo agente de trânsito.

Vá lá e pegue a multa e verifique se ele preencheu a marca, modelo e cor do seu carro corretamente, bem como claramente a rua e número. Se alguma informação estiver incorreta ou incompleta, podes fazer por aí....

Ou provar que estava em outro lugar...

Ontem passei por uma situação parecida.

Estou trabalhando em uma rua que faz a divisa de Santro André com São Caetano de Sul. O lado par é Santo André, o impar é São Caetano.

No lado par tem um ponto de ônibus e depois uma faixa de pedestres. Eu parei depois do ponto e depois da faixa de pedestres. Ou seja, teoricamente, se ali ainda fosse área do ponto de ônibus, não poderia ter a faixa de pedestre. O pior foi quando olhei a multa. Fui multado pelo guarda de São Caetano, que só pode multar do outro lado da rua. Só que o FDP colocou na multa um número impar (e eu parei do lado par), dizendo que parei no ponto de ônibus que fica uns 30m mais pra frente.

Na multa a placa está certa, mas ele disse que meu 307 é um Golf (marca VW). Além disso, ele citou o número de uma empresa, onde é guia rebaixada, mas que não tem ponto de ônibus em frente. O ponto fica uns 20m mais pra frente.

Gostaria de uma sugestão de como recorrer da melhor forma. Não sei se alego que não estava parado daquele lado da rua e o guarda agiu de má fé, o que vai ser difícil de provar. Ou se coloco uma foto da empresa do lado ímpar, sem o ponto de ônibus na frente, além anexar a multa onde os dados do veículo estão errados.

Abraço,

Fala a cor / modelo do carro na autuação?

Estou trabalhando em uma rua que faz a divisa de Santro André com São Caetano de Sul. O lado par é Santo André, o impar é São Caetano.

No lado par tem um ponto de ônibus e depois uma faixa de pedestres. Eu parei depois do ponto e depois da faixa de pedestres. Ou seja, teoricamente, se ali ainda fosse área do ponto de ônibus, não poderia ter a faixa de pedestre. O pior foi quando olhei a multa. Fui multado pelo guarda de São Caetano, que só pode multar do outro lado da rua. Só que o FDP colocou na multa um número impar (e eu parei do lado par), dizendo que parei no ponto de ônibus que fica uns 30m mais pra frente.

Na multa a placa está certa, mas ele disse que meu 307 é um Golf (marca VW). Além disso, ele citou o número de uma empresa, onde é guia rebaixada, mas que não tem ponto de ônibus em frente. O ponto fica uns 20m mais pra frente.

Gostaria de uma sugestão de como recorrer da melhor forma. Não sei se alego que não estava parado daquele lado da rua e o guarda agiu de má fé, o que vai ser difícil de provar. Ou se coloco uma foto da empresa do lado ímpar, sem o ponto de ônibus na frente, além anexar a multa onde os dados do veículo estão errados.

Abraço,

Tira a foto do local e mostra os fatos, e pronto! O seu parece fácil de se safar da multa... são elementos fixos, disponíveis pra qualquer um que quiser ver. Além do que ele fala que a marca do seu carro é VW, e portanto não se trata do seu carro, facilmente comprovado por uma fotocópia do documento do seu carro.

Edited by The_Lion

Abraço,

Toma o modelo

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JARI DO (órgão de trânsito responsável pela multa) DO MUNICÍPIO DE ....

Eu (qualificação e endereço) venho respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, com fundamento na Lei nº 9.503/97, interpor o presente recurso contra a aplicação de penalidade por suposta infração de trânsito, conforme notificação anexa, o que faz da seguinte forma.

De acordo com mencionada notificação, o veículo de minha propriedade, um (caracterizar o veículo) excedeu o limite de velocidade da via em que transitava.

Conforme se verifica pela documentação juntada, meu veículo não foi corretamente descrito no Auto de Infração, o que importa em flagrante nulidade deste, nos precisos termos do artigo 280, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro.

Assim, verificada a irregularidade formal do Auto de Infração, cumpre seja este anulado, procedendo-se a teor dos artigos 285 e seguintes, aplicáveis, do Código de Trânsito Brasileiro, quanto ao mais.

Dessa forma, a decisão imposta pela autoridade de trânsito deve ser cancelada por esta JARI, eis que eivada de nulidades.

Ante o exposto, requer o cancelamento da penalidade imposta com a conseqüente revogação dos pontos de meu prontuário, protestando ainda pela produção de provas por todos os meios admitidos em direito e cabíveis à espécie, em especial a pericial e testemunhal.

Termos em que,

Pede deferimento.

....., ..... de ....... de .....

............................

Nome Completo

http://www.centraljuridica.com/modelo/450/...do_veiculo.html

Neste site existem outros modelos

http://www.centraljuridica.com/modelo/450/...do_veiculo.html

Se eu lembrar, irei colocar aqui o recurso que ganhei.

Levei uma multa de 7 pontos, Farol Vermelho. Recorri e ganhei.

Tentei recorrer de outras 3 multas por excesso de velocidade, perdi as 3. Recorri em segunda instância, nunca recebi retorno.

Mas é muito raro ganhar um recurso. Conheço 2 casos que o cara tem foto e etc de que o carro estava em outro lugar e recebeu multa de parar em local proibido, mesmo assim, não aceitaram o recurso.

É meio complicado recorrer, tu fica esperando a boa vontade deles, o pior é que eles não lêem todos os recursos.

Se eu lembrar, irei colocar aqui o recurso que ganhei.

Levei uma multa de 7 pontos, Farol Vermelho. Recorri e ganhei.

Tentei recorrer de outras 3 multas por excesso de velocidade, perdi as 3. Recorri em segunda instância, nunca recebi retorno.

Mas é muito raro ganhar um recurso. Conheço 2 casos que o cara tem foto e etc de que o carro estava em outro lugar e recebeu multa de parar em local proibido, mesmo assim, não aceitaram o recurso.

É meio complicado recorrer, tu fica esperando a boa vontade deles, o pior é que eles não lêem todos os recursos.

Não adianta recorrer baseado em argumentação sentimental. O requerimento tem que ser embasado no CTB, mas como justificar o execesso de velocidade quando o seu carro foi fotografado ????

Não adianta recorrer baseado em argumentação sentimental. O requerimento tem que ser embasado no CTB, mas como justificar o execesso de velocidade quando o seu carro foi fotografado ????

Excludentes de ilicitude.

Legitima defesa, estrito cumprimento do dever legal, estado de perigo/necessidade ou exercício regular de direito.

Além de argumentos processuais e formais:

-Falta de identificação do agente

-Manutenção atrasada no equipamento

-Erro no preenchimento

=)

Ainda não recebi a notificação, mas na cópia que ficou no parabrisa a placa e cor estavam certos. Mas o carro tava errado VW Golf (também não gostei disso! kkk)

Toma o modelo

...

Valeu! Vou usar para recorrer.

Ainda não recebi a notificação, mas na cópia que ficou no parabrisa a placa e cor estavam certos. Mas o carro tava errado VW Golf (também não gostei disso! kkk)

Pronto! Não é o seu carro! Não precisa alegar mais nada!

Não entendi. O excesso de velocidade eu usei como argumento o fato da Notificação não ter chego em minha residência no prazo de 30 dias. Está na lei. Se é uma argumentação fraca (concordo), não importa, é válida.

No meu caso, realmente não chegaram. Descobri minhas multas por excesso de velocidade quando fui vender o carro. A de Farol Vermelho que recorri e ganhei, chegou bonitinha e etc. Sem cinto também chegou e foi tudo suave.

Mas estas 3 multas não chegaram e recorri e perdi.

E recorri em segunda instância e até agora estou esperando. O negócio é pagar e esquecer ...

Não entendi. O excesso de velocidade eu usei como argumento o fato da Notificação não ter chego em minha residência no prazo de 30 dias. Está na lei. Se é uma argumentação fraca (concordo), não importa, é válida.

No meu caso, realmente não chegaram. Descobri minhas multas por excesso de velocidade quando fui vender o carro. A de Farol Vermelho que recorri e ganhei, chegou bonitinha e etc. Sem cinto também chegou e foi tudo suave.

Mas estas 3 multas não chegaram e recorri e perdi.

E recorri em segunda instância e até agora estou esperando. O negócio é pagar e esquecer ...

Não, a argumentação não é fraca não.... Está no Código de Trânsito!!!!

Para esclarecer.....

Eu quis dizer que não valem argumentações do tipo:

Passei em excesso de velocidade pq tinha um 206 turbo com xenon atrás dando sinal de luz......, meu gato tava doente e tinha que ir para a veterinária....., tava levando a minha vizinha gostoza pro motel....., eu tava dormindo em casa minha mãe pode testeminhar....

saca?

Abraço

Complementando....

No caso do amigo Merux é fácil, pq a marca e modelo estão incorretas, já no caso do amigo Calibre, temos que ver a autuação.

Já para o caso do excesso de velocidade, não sei como proceder se o carro for fotografado pelo controlador, o Camillo deu algumas ídéias.

Edited by FabioMoreiraBieluczyk

Sei dizer que eu tb fui multado por andar em cima do canteiro e fiquei muito pto... e não achei como recorrer... 500 conto de multa!!!

Não que eu estivesse certo, mas ocorre que onde eu estava andando, TODO MUNDO anda e estaciona o carro pq é na frente do estádio olímpico.... Em dia de jogo os flanelinhas disputam palmo a palmo aquele espaço....

Até hoje não entendi porque o honorável agente de trânsito me multou.... certamente foi por birra porque até hoje TODO MUNDO DA MINHA EMPRESA estaciona ali e nunca foi multado... Sendo que é proibido tanto estacionar quanto transitar e eu fui multado por transitar... Talvez eu tenha cortado a frente do honorável agente quando fui descer do canteiro e ele ficou chateado

sorry :crying: :crying: :stuart: :001_unsure: :001_unsure: :crying:

Ahhh cara, igual no Shopping aqui em Guarulhos. Tem um gramado em frente do estacionamento com belas placas dizendo proibido parar e estacionar. Quando chega sábado, aquilo ali vira estacionamento.

Vi várias vezes a viatura dos marronzinhos sentando a caneta ali. E é coisa de uns 50 carros !!

É complicado para leigo recorrer em certos casos. Eu recebi um multa de farol vermelho (feita manualmente), num cruzamento super-movimentado mas faz parte do meu trajeto. O que alegar? Que eu cheguei na empresa, estacionei no estacionamento externo, caminhei até o local onde marco o ponto e que fiz isso em 18 min sendo que o normal seria 25-30? O cara ainda vai dizer que eu devo ter cometido outras infrações... meu ponto na empresa no dia foi 8h19, horario da multa 8h01 rsss sem condições, so poderia recorrer buscando pelo talão do guarda e saber se ele não colocou lá que meu carro é um fiesta :wheelchair:... porem não conhecia essa possibilidade (achava que para isso, na propria multa já estaria errado a identificação do carro).

=\

R$190,00 pro espaço... + pontos

Não fala a cor nem modelo, fala apenas a marca.

Olá,

Desculpa desenterrar este tópico.

eu posso recorrer uma multa com folha impressa, ou tenho que escrever a mão?

vlw!

Olá,

Desculpa desenterrar este tópico.

eu posso recorrer uma multa com folha impressa, ou tenho que escrever a mão?

vlw!

Pode fazer até na maquina de escrever, se quiser.

MAS...faça em folha impressa...a mão corre o risco do boçal da Jari não conseguir ler sua letra!

ok. obrigado!