Jump to content
Sign in to follow this  
pugpugpug

Válvula Termostática

Recommended Posts

Pra começar, eu engraxei os componentes do trambulador, aqueles bracinhos que faz engatar as marchas... eles não possuem coifa nem nada, são umas peças de nylon, se eu não me engano, que vestem uma esfera de metal ... só que elas gastam... e existe uma borracha principal responsável de ir e vir para frente e trás.. se ela estiver secona, borracha com metal, apenas, a alavanca de câmbio fica dura... com esse tempo de chuva então... como é tudo exposto, tem que fazer manutenção... comprei graxa normal e meti em tudo... ficou macio pra caramba... um mel.. no xs o mecanismo é mais simples, tem apenas um ponto a ser engraxado... se deixar seco, vai tem que comprar tudo novo depois de algum tempo... como o lugar era de difícil acesso, eu n tirei foto...

.

Temperatura do motor... Só pra constar, a temperatura de funcionamento é uma das coisas mais importante em um motor – NOSSA, Sériooo?? – sim... o óleo da agência é esse daqui http://www.lubadmin.com/upload/produit/Fic...lang_1/1173.pdf

Reparem que a viscosidade a 40 graus é 170,6 mm2/s ao passo que a 100 graus ela vai pra 18,7 mm2/s... isso significa que existe uma diferença de 9 vezes em relação a viscosidade..

Trocando por miúdos -> O motor não é bem lubrificado com óleo frio, FODE TUDO... quanto mais quente melhor (o limite desse é 250 graus c segundo a especificação aí de cima.)

Outra a efeito de comparação (semelhante) o lubrax tecno,

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/91587...13bc30869efed74

40 graus – 110 mm2/s

100 graus – 14,8 mm2/s

.

Sabendo disso, eu ficava com a pulga atrás da orelha pq o meu carro demorava muito mesmo pra esquentar, e em viagens ele fica tipo 80, 75 graus... e isso é péssimo... acaba com o motor..

Motor tem que trabalhar em 90 graus ... só não pode trabalhar mais quente pq existe o limite da água de ferver a 100 graus, e sob pressão chega próxima de 120 graus (tipo como cozinhar feijão na panela de pressão)...

Então eu resolvi trocar toda a água do sistema em casa mesmo... fui soltando e resolvi dar uma olhada na válvula temostática (original)... olha a filha da da mãe aí..:

120410160416.jpg

.

120410153913.jpg

120410153849.jpg

.

ela travou aberta pq essa borracha aí, que deveria ajudar a vedar, saiu da posição e ficou calçando ela...

120410153901.jpg

repare que ela tava travada aberta...

.

A do motor 18 16v original é marcada pra abrir em 83 graus... e do 1.6 8v marcada pra abrir em 89 graus (um Frances e outro argentino)

Então como eu não tinha outra de 83 graus, coloquei uma que eu tinha comprado nova e não usei do xs, pra abrir em 89 graus...

.

Montei tudo e pra minha surpresa, ficou ótimo. Ele esquenta rapidinho agora, até 90 graus e fica lá.. como tem que ser... com o ar ligado ele cai pra 88/87 graus... muito melhor... decidi deixar o pássion com a válvula termostática do xs, ficou show... posso viajar tranqüilo agora que mesmo na estrada ele fica colado no 90...

.

Resultado final:

120410183216.jpg

OBS. É muito importante MESMO usar aditivo pro radiador.. experiência própria... exita de oxidar tudo e perder peças que você só vai achar na Peugeot

.

120810100713.jpg

.

Ficquei contente com o serviço...

Edited by pugpugpug
  • Upvote 1

Parabéns pelo tópico, muito bom!

eu tambem ja fiz isso no meu quando peguei, troquei a termostatica, so que do 1,6 16v e bem facil, fica em cima do motor, muito facil de trocar

hehehe

cara, 90º é alto, dependendo da regiao, pressao, a agua pode ferver abaixo de 100ºC.. sem contar que em 90 ela já ta praticamente a beira de ferver...o carro tem que trabalhar com temp. um pouco mais baixo que isso... o pug até estranhei, unico carro que vi funcionar com essa temperatura...

aaahhh que saudade dos meus xsarinhas.....

Showww !! DYI super detalhado !

Já fiz a troca da valvula em dois xsaras...

cara, 90º é alto, dependendo da regiao, pressao, a agua pode ferver abaixo de 100ºC.. sem contar que em 90 ela já ta praticamente a beira de ferver...o carro tem que trabalhar com temp. um pouco mais baixo que isso... o pug até estranhei, unico carro que vi funcionar com essa temperatura...

.

amigo, o sistema é fechado, com a tampa do radiador dos pug em 4 bar, que faz o mesmo efeito do peso lá da panela de pressão do feijão no fogão... tanto faz onde você está. se o sistema tá ok, vei ferver só a 120 graus.

.

tem uns BMW que possuem o limite vermelho de giro do motor variável, quando frio, o limite máximo cai... quente sobe...

.

falow!

Vou fazer a verificação no meu 206 1.6 16v! Na estrada fica direto em 70 / 80º na cidade sem ar ligado vai a 90 ... mas n estrada acho mto frio!

por via das dúvidas, resolvi trocar a tampa do radiador... paguei 34 reais na peugeot original... reparem que a tampa é um dos elementos mais importantes do sistema, pois ela é na verdade, uma válvula de reguladora de pressão... nos pug é 4 bar, se eu não me engano...

.

olha a difereça aí...:

.

NOVA vs USADA

.

121310091546.jpg

121310091556.jpg

121310091855.jpg

121310091905.jpg

.

revisão no sistema agora sim completada!

Cara nem me fala...troquei esse semana a agua do meu radiador...tava marrom de tao suja...aproveitei e pedi pra fazer a limpeza e colocar o aditivo...ficou show!!!

Ha uns dias troquei a valvula e a flange do meu, o sensor da ventoinha (marron) tb, é verdade que a original é 83 graus e dificil de achar, a de 89 graus acha facil, coloquei a de 89 tb e o carro realemte esquenta rapidinho...mas passa um pouquinho dos 90 ate a ventoinha ligar.

Ate agora nao sei se deixo de 89 com o carro indo a 92+_ pra começar a cair ou se procuro a de 83 gaus. NA concessionaria a valvula original é o mesmo valor da paralela, vi isso depois.

Abraço

ae o meu 206, travou a valvula também, estava no meio de uma avenida, um mecanico passou na hora e viu a situação e me deu a dica de retirar a valvula, pois bem ja tem um ano q estou sem ela e meu carro tá funcionandom normalmente, lpógico q sempre com a temperatura mais alta, mais nenhnum problema...

abração

ae o meu 206, travou a valvula também, estava no meio de uma avenida, um mecanico passou na hora e viu a situação e me deu a dica de retirar a valvula, pois bem ja tem um ano q estou sem ela e meu carro tá funcionandom normalmente, lpógico q sempre com a temperatura mais alta, mais nenhnum problema...

abração

Meu problema com a VT foi que ela, aparentemente, ressecou e quebrou, fazendo vazar quase toda agua... Por sorte parei logo que vi a temperatura subindo.

Não sabia que era uma coisa simples de ser substituida, pensava que tinha algo para verdar. Ai comprei a peça e levei no mecanico, ele so soltou o parafuso e colocou a outra no lugar. Me levou 40 conto :clown:

Otimo topico...tenho que fazer esse serviço, tenho uma peugeot 306 passion 1.8 16v, a agua nao esta circulando, ou seja o motor esquenta, estou providenciando uma tampa de radiador ou reservatorio e uma valvula termostatica.POde ser que o oleo influa no aquecimento? quantos litros de aditivo vai no radiador ? e quantos litro s de oleo ? Obrigado..abraço

abração

Agora seu motor trabalha sempre com temperatura abaixo da normal

O melhor é trocar a válvula

Não é um item caro

Otimo topico...tenho que fazer esse serviço, tenho uma peugeot 306 passion 1.8 16v, a agua nao esta circulando, ou seja o motor esquenta, estou providenciando uma tampa de radiador ou reservatorio e uma valvula termostatica.POde ser que o oleo influa no aquecimento? quantos litros de aditivo vai no radiador ? e quantos litro s de oleo ? Obrigado..abraço

Cuidado..

É dificil a VT travar fechada.. Acontece , mais é dificil..

Quando não tem fluxo de agua, geralmente é bomba d´agua..

Vc ja fez o teste de tirar a VT e funcionar ?

Cuidado..

É dificil a VT travar fechada.. Acontece , mais é dificil..

Quando não tem fluxo de agua, geralmente é bomba d´agua..

Vc ja fez o teste de tirar a VT e funcionar ?

Sim e mesmo sem valvula termostatica a agua nao circula, entao vamos direto na bomba de agua ? abç

Sim e mesmo sem valvula termostatica a agua nao circula, entao vamos direto na bomba de agua ? abç

Bom , vai para a oficina mesmo, fiz todos os testes possiveis no fim de semana em casa, a agua nao circula e ao acesso a bomba d agua e dificil.Me disseram que ate pode ser o radiador entupido.Vamos ver o que o mecanico descobre..s

abç

bom dia sou iniciante nestes forum e busco ajuda.a

adquiri uma 504 pick-up 99 e ela apresenta sinomas de valvula termostatica travando, so que nao encontrei acesso para reti-rar a antiga e levar de amostra pois tem muita dificuldade de peça aqui. alguem pode me dizer ou mostrar onde e a localização dela obrigado

Dessenterrando denovo.

Meu 206 está com um problema parecido... na cidade. demora pra chegar nos 90 graus... quando chega fica lá... passa um pouquinho. volta 1 pouco... enfim eu ando um pouco a temperatura já cai pra 80, 70..... na ponte rio niterou. estrada então... temperatura não passa dos 70 nem a pal. será que pode ser a valvula termostatica que estragou ?/??

Pois um fato curioso já acontece faz uns 5 meses. notei um aumento de consumo do carro. e troquei tudo que fosse possível e não melhorou significativamente. acredito que possa ser a maldita valvula. depois de ler os tópicos aqui no forum.

Dessenterrando denovo.

Meu 206 está com um problema parecido... na cidade. demora pra chegar nos 90 graus... quando chega fica lá... passa um pouquinho. volta 1 pouco... enfim eu ando um pouco a temperatura já cai pra 80, 70..... na ponte rio niterou. estrada então... temperatura não passa dos 70 nem a pal. será que pode ser a valvula termostatica que estragou ?/??

Pois um fato curioso já acontece faz uns 5 meses. notei um aumento de consumo do carro. e troquei tudo que fosse possível e não melhorou significativamente. acredito que possa ser a maldita valvula. depois de ler os tópicos aqui no forum.

Aew fera.. O meu tbm ta assim..

Mas o mais interessante é q não aumentou o consumo.. Pelo menos não notei nda..

Na verdade já peguei o carro assim, mas eu faço praticamente 15 km/L, então acho q o consumo está certo..

Se alguém souber onde tem essa válvula pro 206 1.6 16V na net poste aí..

Na minha cidade não achei em lugar nenhum e na CC tá mto caro: R$ 180,00 só a válvula, sem carcaça e sensor..

Aew fera.. O meu tbm ta assim..

Mas o mais interessante é q não aumentou o consumo.. Pelo menos não notei nda..

Na verdade já peguei o carro assim, mas eu faço praticamente 15 km/L, então acho q o consumo está certo..

Se alguém souber onde tem essa válvula pro 206 1.6 16V na net poste aí..

Na minha cidade não achei em lugar nenhum e na CC tá mto caro: R$ 180,00 só a válvula, sem carcaça e sensor..

O meu tá fazendo de 9km/l pra baixo... como uso gnv fica um pouco dificil de calcular na mão a gasosa.... mas enfim. o consumo que antes era de mais ou menos 12 km/l , 11 na cidade. está bem abaixo disso. ainda não vi o preço da valvula. vi em outro tópico que ela custava cerca de 60 reais na cc. mas só a valvula... tenho que ir lá perguntar ainda

O meu tá fazendo de 9km/l pra baixo... como uso gnv fica um pouco dificil de calcular na mão a gasosa.... mas enfim. o consumo que antes era de mais ou menos 12 km/l , 11 na cidade. está bem abaixo disso. ainda não vi o preço da valvula. vi em outro tópico que ela custava cerca de 60 reais na cc. mas só a valvula... tenho que ir lá perguntar ainda

Psé cara.. Eu acho estranho o consumo do meu, pois todo mundo fala q o carro gasta mais sem a valvula..

Apesar q eu ando bem na manha mesmo..

Cara, tenta ver o preço da valvula então.. Se for esse preço mesmo eu te deposito a grana e vc pega uma pra mim..

Aqui na CC mais proxima me pediram 180 dilmas..

Se alguém souber me indicar uma de marca boa na net eu agradeço.. To com medo de ferra o motor andando com ela aberta..

Aew galera.. Achei essa válvula no ML. O vendedor me flw q serve no meu carro (206 1.6 16V FLEX 2006/2007)

Alguém aí sabe se serve mesmo? Queria uma confirmação de alguém entendido aqui do CP antes de fechar a compra..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-225...v-16-16v-98-_JM

Fico no aguardo....

Edited by stefanscapin

Então galera.. Alguém sabe se essa válvula do post aí de cima serve no 206 1.6 16V FLEX??

Bom devo ir segunda lá na cc pra ver o preço da valvula...

Mas fiz um videozinho... pra mostrar como fica a temperatura do motor na estrada ( ponte rio - niteroi ) .... Não liguem pra luzinha do motor acesa... tava usando gnv. isso é normal.....

http://www.youtube.com/watch?v=gSYhUxWBz4E

Bom devo ir segunda lá na cc pra ver o preço da valvula...

Mas fiz um videozinho... pra mostrar como fica a temperatura do motor na estrada ( ponte rio - niteroi ) .... Não liguem pra luzinha do motor acesa... tava usando gnv. isso é normal.....

http://www.youtube.com/watch?v=gSYhUxWBz4E

Aew cara.. o meu problema é +/- como o seu..

Mas dificilmente ele chega em 70º na estrada, fica abaixo disso.. Na cidade ele fica +/- nesses 70º aí..

Hj eu encomendei um aválvula pelo ML, deve chegar no meio da semana, mas só vou poder instalar na outra ainda..

Qndo estiver com ela instalada posto aqui os resultados..

de fato 70 é pouca temperatura, o ideal é 80 pra cima...

.

cota antes a válvula na peugeot, pois nem sempre é mais cara...

Troquei a váluvula do meu.. Na verdade troquei o conjunto todo, acho q não vende separado. O conjunto que eu digo é a carcaça, a válvula e o sensor de temperatura. Paguei R$ 185,00 na CC. Aproveitei e mandei fazer a limpeza do sistema todo e na hora da troca coloquei 3 litros de liquido de arrefecimento e o restante com água sem cloro.

Agora ta funcionando direitinho. A única coisa é q a tempereatura demora um pouco até chegar nos 90, ela vai até uns 80 da uma diminuida as vezes, mas qndo chega nos 90 estabiliza..

Não notei diferença no comportamento do veículo, como desempenho ou consumo. Mas é certo que a outra válvula estava com problema. Ao retirá-la notei que a borracha d evedaçõ deixava escapar água, sem falar que o conjunto todo estava bastante oxidado, acredito que pela falta do uso de fluido..

Se alguém se interessar tenho o sensor antigo para vender. Ele está funcionando normal, só troquei pq veio o novo no conjunto.

É isso pessoal, abraço a todos..

opa.

Também troquei a valvula... só a termostatica mesmo . paguei 61 mangos na peugeot.... resultado meu carro agora fica em 80 graus.... 90... raramente passa de 90. temperatura normal.. tá uma beleza. visto que alguns dias antes fez um friozinho aqui no RJ e na ponte a temperatura foi pra menos de 70. já tava até assustado. dai troquei tá tudo belezinha.

Bom dia ,

Alguem sabe o código correto da valvula termostatica de 83° do 306 1.8 16V ?

Achei varios codigos diferentes na internet ...

Abraços .

Pra começar, eu engraxei os componentes do trambulador, aqueles bracinhos que faz engatar as marchas... eles não possuem coifa nem nada, são umas peças de nylon, se eu não me engano, que vestem uma esfera de metal ... só que elas gastam... e existe uma borracha principal responsável de ir e vir para frente e trás.. se ela estiver secona, borracha com metal, apenas, a alavanca de câmbio fica dura... com esse tempo de chuva então... como é tudo exposto, tem que fazer manutenção... comprei graxa normal e meti em tudo... ficou macio pra caramba... um mel.. no xs o mecanismo é mais simples, tem apenas um ponto a ser engraxado... se deixar seco, vai tem que comprar tudo novo depois de algum tempo... como o lugar era de difícil acesso, eu n tirei foto...

.

Temperatura do motor... Só pra constar, a temperatura de funcionamento é uma das coisas mais importante em um motor – NOSSA, Sériooo?? – sim... o óleo da agência é esse daqui http://www.lubadmin....lang_1/1173.pdf

Reparem que a viscosidade a 40 graus é 170,6 mm2/s ao passo que a 100 graus ela vai pra 18,7 mm2/s... isso significa que existe uma diferença de 9 vezes em relação a viscosidade..

Trocando por miúdos -> O motor não é bem lubrificado com óleo frio, FODE TUDO... quanto mais quente melhor (o limite desse é 250 graus c segundo a especificação aí de cima.)

Outra a efeito de comparação (semelhante) o lubrax tecno,

http://www.br.com.br...13bc30869efed74

40 graus – 110 mm2/s

100 graus – 14,8 mm2/s

.

Sabendo disso, eu ficava com a pulga atrás da orelha pq o meu carro demorava muito mesmo pra esquentar, e em viagens ele fica tipo 80, 75 graus... e isso é péssimo... acaba com o motor..

Motor tem que trabalhar em 90 graus ... só não pode trabalhar mais quente pq existe o limite da água de ferver a 100 graus, e sob pressão chega próxima de 120 graus (tipo como cozinhar feijão na panela de pressão)...

Então eu resolvi trocar toda a água do sistema em casa mesmo... fui soltando e resolvi dar uma olhada na válvula temostática (original)... olha a filha da da mãe aí..:

120410160416.jpg

.

120410153913.jpg

120410153849.jpg

.

ela travou aberta pq essa borracha aí, que deveria ajudar a vedar, saiu da posição e ficou calçando ela...

120410153901.jpg

repare que ela tava travada aberta...

.

A do motor 18 16v original é marcada pra abrir em 83 graus... e do 1.6 8v marcada pra abrir em 89 graus (um Frances e outro argentino)

Então como eu não tinha outra de 83 graus, coloquei uma que eu tinha comprado nova e não usei do xs, pra abrir em 89 graus...

.

Montei tudo e pra minha surpresa, ficou ótimo. Ele esquenta rapidinho agora, até 90 graus e fica lá.. como tem que ser... com o ar ligado ele cai pra 88/87 graus... muito melhor... decidi deixar o pássion com a válvula termostática do xs, ficou show... posso viajar tranqüilo agora que mesmo na estrada ele fica colado no 90...

.

Resultado final:

120410183216.jpg

OBS. É muito importante MESMO usar aditivo pro radiador.. experiência própria... exita de oxidar tudo e perder peças que você só vai achar na Peugeot

.

120810100713.jpg

.

Ficquei contente com o serviço...

Amigo muito bom este tópico! Qual é a sequência correta para abastecer com o líquido de arrefecimento e retirar o ar do sistema?

Eu vi gente dizendo que tirou a válvula. Gente, JAMAIS façam isso: a válvula serve pra aquecer o motor o mais rápido possível até a temperatura ideal, e depois permitir que o mesmo esfrie, ou, se mantenha nessa temperatura.

Outra coisa: comprem água destilada em farmácia. Nunca água de torneira, por causa do cloro, nem água mineral, por causa dos minerais. Faça a mistura correta co aditivo com a água destilada, and be happy =)

Coloquei apenas dois litros de aditivo no meu 1.4, Total Coolelf Auto Supra concentrado(aquele rosa) será que devo drenar um pouco o sistema e adicionar mais 1 L?

no 206 1.4 flex com a/c ....procede colocar 2l de agua mais 2l de aditivo ficando 50% a mistura ? .....se sim pq será que depois da troca dos liquidos a temperatura chega nos 100 graus (uso normal em cidade) sendo q antes não passava dos 92º...será q eh ar no sistema ou eh a valvula ? .... OBS: o Liquido do reservatório não abaixa

Edited by fm_stereo666@hotmail.com