Jump to content
Guest Dani_206

Chave De Seta: Como Solucionar O Problema

Recommended Posts

Guest Dani_206

Bom pessoal,

Eu sei que este é um problema crônico dos Pug's: a chave de seta "automática para a esquerda".

Para aqueles que não conseguiram a substituição de graça na Viva Peugeot, vai minha sugestão.

Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é bom. Eu já fiz no meu, que estava péssimo (ficava com a chave de seta caída o tempo todo).

Desmontem com cuidado o volante e a chave de seta. Na chave de seta, é tudo de encaixe.

Com o auxílio de uma chave de fenda fina, desmonte a chave de seta problemática.

Na ponta dela, existe uma extremidade branca. Com um alicate, puxe-a. Vai aparecer uma mola.

O truque é simples: com um alicate, estique um pouco (SÓ UM POUCO) esta mola, e recoloque-a no lugar.

Pronto. É só montar tudo novamente, e a seta ficará como nova.

Para quem tiver paciência e um pouco de jeito, vale a economia!

Um abraço

Com certeza 1 hora mexendo na chave de seta contra 1000 reais vale muito a pena!

Dani, vc tem fotos do processo? poderiamos montar um tutorialzinho, ia ajudar muita gente!

• Upvote 1

Guest Dani_206

Kazin, quando eu fiz não tirei fotos...

Parece complicado, mas não é. Só dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.

Vou ter que soltar o volante novamente, pois fiz uma besteira e minha buzina não está funcionando (mexi onde não devia e vou ter que soldar o chicote do volante), aí tiro fotos.

Abraço

mentira q é so desmontar tudo e mexer nessa mola?

Mas não dizem que o miolo é uma coisa só?

po a minha ta osso viu...

Valeu Dani, aí c cria um Tuto pra gente!

Vai ajudar MUUUUUITA gente!!!

Valeu Dani, aí c cria um Tuto pra gente!

Vai ajudar MUUUUUITA gente!!!

ajudar muiiiittooooo

pode crer!

Tb quero!

Com as fotos, meto a mão na massa logo que forem postadas!

To nessa também hein, saindo um tutorial eu mando ver!

pessoal... fico meio perdido nessas postagens aqui...

vou tentar colocar a foto aqui (pra mim tá sendo um parto) mas se estiver errado ou se houver forma melhor, me avisem

ah... achei a tal mola e realmente faz sentido pois ela mantêm a alavanca na posição selecionada e, aumentando o comprimento da mola aumenta a presssão dela no encaixe

tirei umas fotos pra mostrar, mas nesse comutador que desmontei, a parte "branca" citada pelo Dani_206 é "azul"

Aqui, o lugar de encaixe da peça:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...av/DSC01037.jpg[/img]

Aqui, a alavanca fora do conjunto:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...pg?t=1210306712[/img]

E, depois de desmontada... a dita mola:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...pg?t=1210306780[/img]

Valeu Dani... é uma boa idéia mesmo

Edited by CactuScav
  • Upvote 1

é... explica melhor ae amigo.

abraço

Guest tengustavo

Alguem pode me ajudar? meu 307 2004 acendo a luz alta qdo dou seta pra direita....

O q acontece?

o meu tá acendendo o farol (luz baixa) do nada de vez em quando, quando eu dou seta, independente do lado

já chegou a acender também sem ter dado seta

se bem que agora faz um tempo que parou, mas era chato andar atrás de outro carro e de repente o farolzão acendendo, parecendo q vc tá dando luz alta. e quando começa a escurecer e ando só nas milhas, quando acendia o farol e depois apagava, apaga as milhas junto

pior que nem acho q seja mal contato no seletor de farol, e tem uma placa com circuitos ali...

Guest afmsys

resolvi de uma forma mais "xula"....

coloquei um elastico pra dar mais resistencia na alavanca para baixo...

hahaha, bem tosco, mas ta funcionando... nao tive paciencia pra desmontar a com2000

A minha COM2000 antiga, por dentro é diferente dessa da foto. Eu abri e fez foi piorar, agora ficou dura. F**** de vez, já ia pro lixo mesmo uHUAHuauh

A minha COM2000 antiga, por dentro é diferente dessa da foto. Eu abri e fez foi piorar, agora ficou dura. F**** de vez, já ia pro lixo mesmo uHUAHuauh

Dani 206, com certeza vai ajudar muita gente.

Que ano/modelo é o seu carro CactusCav? E o seu Dani 206?

Abração.

P.S esse tópico matou a pau, só falta o tuto.

ae.. otimo post.. o meu soleil começou do nada com esse problema..

tomara q consiga resolve

flw

bom galera aproveitando o post quando eu ligo o carro cedinho ele nao acende a seta traseira esquerda, fica acendendo somente as esquerda dianteira e piscando rapidao mas quando começo a andar com o carro a uns 10 min ela volta a acender normal e continua normal enquanto o carro ta quente, alguem sabe o que pode ser ?

bom galera aproveitando o post quando eu ligo o carro cedinho ele nao acende a seta traseira esquerda, fica acendendo somente as esquerda dianteira e piscando rapidao mas quando começo a andar com o carro a uns 10 min ela volta a acender normal e continua normal enquanto o carro ta quente, alguem sabe o que pode ser ?

Desmonta a lanterna traseira e troca a lampada do pisca cara. Ela está com mal contato.

Guest afmsys

ou os conectores do soquete... no pisca dianteiro esquerdo do meu estava com problema ai... o terminal estava meio desalinhado...

Abraços

Guest fabiorighi

tenho um 206 com um problema de seta muito especial, enquanto o carro nao esquenta no sol o sistema funciona normalmente, mas quando deixo o carro no sol... Ai vem os problemas. Quando dou seta para a esquerda ele acende farol alto e quando dou seta para direita ele nao acende nada nem a seta. rsrsrsrsrs

Sera que alguem sabe algo sobre isso e se tem concerto ?

tem sim, tem que trocar a chave de seta, custa quase 1000 reais mas vc pode tentar a troca gratuíta pelo viva peugeot 08007032424.

Meu 307 esta com um problema parecido.

QUando dou seta para o lado direito e volto o volante para o meio a seta liga para o lado esquerdo.

Isso é um saco!

Será que é a maldita mola?

Esse viva peugeot é só pra veiculos em garantia?

• Upvote 1

Pessoal , estava com problemas na chave de seta (não desligava automático) então resolvi desmontar para ver essa tal mola que parce ter escapado , ai começou o problema , eu na hora de desmontar o volante , por impericia , soltei todo o parafuso central e tentei soltar o volante , uma pequena "forcinha" e o volante se desprendeu e os conectores do air bag passaram no meio do volante e um deles quebrou e a fita que liga o airbag se desenrolou. Resumindo consegui acertar a mola da seta , porém agora tenho uma anomalia no air bag , já levei em dois mecânicos , não consegui resolver . A seta não ficou 100% pois quando dou seta pra direita e o retorno do volante é "brusco" ela cai para a esquerda .

Resultado - Provavelmente vou ter que trocar o comando de setas completo ( vem com os conectores de air bag) isso se não danificou o módulo do air bag , pois já resoldei várias vezes (até invertendo os cabos) do conector do disparador , mas não resolveu , o scanner não zera a anomalia.

ENTÃO, TOMEM MUITO CUIDADO NA HORA DE DESMONTAR O VOLANTE E POR PRECAUÇÃO DESLIGUEM O CABO DA BATERIA , SE TIVER AIR BAG!!!!

Ps. se alguém souber o preço do camando de setas do 206 02/03 me ajuda!!!

Meu 307 esta com um problema parecido.

QUando dou seta para o lado direito e volto o volante para o meio a seta liga para o lado esquerdo.

Isso é um saco!

Será que é a maldita mola?

Esse viva peugeot é só pra veiculos em garantia?

Nossa... até no 307?!

Blz,

Então alguém tem aí os detalhes de como retirar o volante sem danificar o airbag ??? E aquela capa central do volante? Ela é dificil de ser removida, alguém tem as instruções???

PS. Pra variar o meu 206 tb dá a seta pra esquerda qdo desfaz o jogo do volante, e tem hora que acende tudo sozinho (farol, lanterna) sem ter sido acionado nada, tem hora que mesmo acionando a alava da seta para a esquerda ela não acende, só se virar o volante um pouco pra esquerda... o meu carro não tem sensor, mas tem dia que o limpador de parabrisas funciona sozinho... hehehehehehe... já sei que esse maldito comando é problemático, a peugeot certamente sabe disso também, isso é mais um motivo pra que essa peça não fosse tão cara! E por ser problema crônico, eles deveriam providenciar a troca da mesma para todo mundo sem custo, pois já está mais que provado que isso é defeito de série ou de projeto do comando.

Vlw.

Gelson.

Blz,

Então alguém tem aí os detalhes de como retirar o volante sem danificar o airbag ??? E aquela capa central do volante? Ela é dificil de ser removida, alguém tem as instruções???

Primeiramente, em carros equipados com air-bag eu aconselharia a retirada da chave da ignição e após alguns minutos, a retirada do cabo (pode ser apenas o +) da bateira e aguardar mais um pouco para então começar a lidar com o volante.

Quanto à capa da buzina, já foi comentado:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=5607

Depois de retirada a capa e conectores, é preciso soltar o parafuso que fixa o volante (usa-se uma chave torx T-50). Para evitar que o volante saia longe/rápido demais (como infelizmente ocorreu com o nosso amigo) daria para deixar o parafuso com a rosca próxima do fim, porém ainda rosqueado (para limitar o volante).

Eu retiro todo parafuso e solto o volante dando pancadas (calma... são de leve) no mesmo sentido do aperto, ou seja, para a frente. Acontece que existe um encaixe cônico/estriado entre a coluna e o volante, o que faz com que fique muito fixo e realmente é difícil de retirar apenas puxando para trás (em encaixes cônicos... uma pancadinha certeira faz muita diferença).

Eu também sugiro que se tenha uma atenção à posição do volante quando feita a sua retirada (existe uma marcação) para que durante a montagem ele permaneça igual (reto=rodas alinhadas)

Obrigado!!!!

Gelson.

Primeiramente, em carros equipados com air-bag eu aconselharia a retirada da chave da ignição e após alguns minutos, a retirada do cabo (pode ser apenas o +) da bateira e aguardar mais um pouco para então começar a lidar com o volante.

Quanto à capa da buzina, já foi comentado:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=5607

Depois de retirada a capa e conectores, é preciso soltar o parafuso que fixa o volante (usa-se uma chave torx T-50). Para evitar que o volante saia longe/rápido demais (como infelizmente ocorreu com o nosso amigo) daria para deixar o parafuso com a rosca próxima do fim, porém ainda rosqueado (para limitar o volante).

Eu retiro todo parafuso e solto o volante dando pancadas (calma... são de leve) no mesmo sentido do aperto, ou seja, para a frente. Acontece que existe um encaixe cônico/estriado entre a coluna e o volante, o que faz com que fique muito fixo e realmente é difícil de retirar apenas puxando para trás (em encaixes cônicos... uma pancadinha certeira faz muita diferença).

Eu também sugiro que se tenha uma atenção à posição do volante quando feita a sua retirada (existe uma marcação) para que durante a montagem ele permaneça igual (reto=rodas alinhadas)

Você tem mais detalhes dessa marcação? Foi um saco eu e o Kazin montar o volante do meu 206.

Você tem mais detalhes dessa marcação? Foi um saco eu e o Kazin montar o volante do meu 206.

Não tem muito segredo... ao menos nos volantes que eu me lembro (não sei dos mais antigos) sempre tinha uma seta triangular no volante que correspondia à uma fenda na ponta da coluna de direção. Mas nada impede que você mesmo faça uma marcação (com tinta, chave de fenda, punção, etc)... mas é bom lembrar dessas coisas sempre antes de desmontar... lógico

A minha sugestão era essa, de apenas prestar atenção à posição das peças antes da retirada (usa-se como regra geral também)

Pessoal parece que consegui resolver o problema , tive que trocar o comando de chave de setas , sumiu a anomalia do air bag . Foi em um auto-elétrico Mario Uneda ,aqui na Av. Washington Luiz n°4916 , São Paulo , (5032-2647) o eletrecista é o Mateus , o cara só mexe com esses tipos de carros (PUG,Citroen,renault , etcc.) Ele conserta ou no meu caso troca , tem fornecedor , Recomendo . A troca com a mâo de Obra ficou em R$360,00 . Achei bem justo , em comparação que na concessionária saia só a peça R$ 960,00.

Agora tenho uma dúvida , a chave de setas colocada no meu pug é do feline , tem um botão na alavanca esquerda chamado "AUTO" , alguém sabe pra que serve e se teria alguma função no meu (206 1.6 16V selection 02/03)?

Valew!!!! :(

O Auto na chave esquerda é para o acendimento automatico dos farois, se não me engano. Só terá função se aliado ao sensor localizado no pára-brisas.

Valeu , Cesar Rocha!!

Edited by Jonas

Pessoal parece que consegui resolver o problema , tive que trocar o comando de chave de setas , sumiu a anomalia do air bag . Foi em um auto-elétrico Mario Uneda ,aqui na Av. Washington Luiz n°4916 , São Paulo , (5032-2647) o eletrecista é o Mateus , o cara só mexe com esses tipos de carros (PUG,Citroen,renault , etcc.) Ele conserta ou no meu caso troca , tem fornecedor , Recomendo . A troca com a mâo de Obra ficou em R$360,00 . Achei bem justo , em comparação que na concessionária saia só a peça R$ 960,00.

Agora tenho uma dúvida , a chave de setas colocada no meu pug é do feline , tem um botão na alavanca esquerda chamado "AUTO" , alguém sabe pra que serve e se teria alguma função no meu (206 1.6 16V selection 02/03)?

Valew!!!! :ninja:

Jonas,

o post http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=9174 tem varias informações sobre as facilidades / uso desta chave de seta...

Galera, alguem poderia me ajudar... no caso do meu pug 206 qdo dou seta o farol baixo da umas piscadas mas volta a funcionar. Mas agora ja faz um tempo que não acontece mais esse problema

Abs

O meu problema é um pouco parecido...

a luz da seta, do lado direito, arma e desarmar sozinha sem qualquer motivo, isto ocorreu um pouco depois de ter trocado a bateria, não sei se pode ter sido coincidência ou um problema causado pela troca da bateria...

• Upvote 1

Hein pessoal, o meu tá com esse problema da CHAVE que retorna sozinha dando seta automatica pra ESQUERDA... será que há chance de conseguir a troca pelo VIVA PEUGEOT? pois a garantia do meuu acabou faz anos, huahuahua... o pessoal que conseguiu a troca falou o que? eu to pensando em ligar lá e perguntar se já tem recall da alavanca uma vez que só aqui no forum deve ter mais de 50 carros com problemas nessa alavanca... se o povo se juntasse e entrasse com uma ação contra a PEUGEOT era causa ganha e com certeza os carros mais novos não teriam mais problemas... esse problema é igual o COMPUTADOR de bordo dos carros da GM, quase todos com o tempo se apagam e é um defeito cronico... na concessionária o concerto é R$2300... mas no RJ um cara concerta por R$100,00... a diferença é que o CB apagado não pode causar acidente como oa chave de seta pode e dos feios ainda... assim que chegar o documento do carro no meu nome vou ligar lá e ver se arrumo essa peça.

Guest SAL74RS

Olá. Concordo com vc, o meu 307 tem o mesmo problema. Comprei ele usado fazem 2 anos, ele é 03/03. também vou ligar e dar uma "choradinha", acho difícil eles trocarem de graça mas vou tentar, depois coloco um post. Coloque também o q eles disserem pra vc. Abraço.

Pessoal troquei do meu e agora ficou SHOW de bola... comprei num FERRO-VELHO aqui de CTBA paguei R$500,00 comprando junto a CHAVE de SETA e o comando do vidro da porta do motorista (o meu tava com problema no botão do MOTORISTA, apertava pra abrir e o vidro abria normal, só que quando apertava pra fechar o vidro ABRIA tb...) A chave que comprei é bem mais resistente que a ORIGINAL... segundo o pessoal do AUTO-PEÇAS ela foi concertada pra não dar mais defeitos como a original (vamos esperar pra ver). Estranho é que com o COMANDO ANTIGO do vidro, os meus vidros dianteiros era UM TOQUE apenas pra DESCER e só nos dois da frente... agora com o comando "novo" todos os vidros ficaram UM TOQUE tanto pra subir quanto pra descer... será que o comando influencia nisso?

No geral gostei do resultado gastei R$500 nas peças+R$100 de MOB pra instala-las e tb já aproveitei pra arrumarem a buzina (agora não é mais tão dura como antes). Na concessionária pediram R$1308 nas peças mais R$115 pra instala-las... ou seja gastei menos da metade e o carro fico perfeito. O mecânico já deu uma olhada e elogiou o carro (o que foi muito bom pra mim, pois comprei o carro semana passada). Segundo o mecânico, só preciso trocar DUAS BIELETAS e duas buchas da suspensão DIANTEIRA e já posso viajar tranquilo no FIM DE ANO com o carro.

tem sim, tem que trocar a chave de seta, custa quase 1000 reais mas vc pode tentar a troca gratuíta pelo viva peugeot 08007032424.

Kazin, em quais situações a Viva Peugeot fez a troca da seta? alguma sugestão?

Blz,

PS. Pra variar o meu 206 tb dá a seta pra esquerda qdo desfaz o jogo do volante, e tem hora que acende tudo sozinho (farol, lanterna) sem ter sido acionado nada, tem hora que mesmo acionando a alava da seta para a esquerda ela não acende, só se virar o volante um pouco pra esquerda... o meu carro não tem sensor, mas tem dia que o limpador de parabrisas funciona sozinho... hehehehehehe... já sei que esse maldito comando é problemático, a peugeot certamente sabe disso também, isso é mais um motivo pra que essa peça não fosse tão cara! E por ser problema crônico, eles deveriam providenciar a troca da mesma para todo mundo sem custo, pois já está mais que provado que isso é defeito de série ou de projeto do comando.

Vlw.

Gelson.

huAHUAHUhuAhuAhuAHUAHUahuHUAHU

SSE = "Sensor De Sensibilidade Emotiva" do seu veículo

Quanto ao item de segurança, se eu não me engano, de acordo com o Codigo de defesa do consumidor, o carro não pode apresentar vicio oculto durante 5 anos (vou dar uma verificada no cdc depois), e por se tratar de um item de segurança, acredito também que seria obrigatório a troca da peça fragil e com falha de projeto...

Algum advogado na área com experiência em CDC pra nos ajudar? consultoria free?

up , tópico muito bom e útil

nãoo tenho certeza cara, eles fazem análise caso a caso.

Olá pessoal, é o meu primeiro post aqui neste fórum.

Há cerca de 5 meses estou com este mesmo problema da chave de seta no meu peugeot 206 (04/04). Pesquisando no google, encontrei VARIOS links de posts de pessoas com o mesmo problema, inclusive neste forum aqui: Eu estou abismado com o número de reclamações iguais à esta !

O pior é que, após ler este tópico, eu liguei no 0800 do VIVA peugeot para ver se conseguia uma troca da peça, e então para a minha surpresa, fui informado pela atendente que eles (peugeot) não tinham conhecimento do fato deste problema ser tão frequente, uma vez que eles não tiveram reclamações o suficientes para comprovar isto e ela solicitou que eu levasse o meu veículo numa concessionaria autorizada para averiguação, e que dentro de 1 dia eles dariam um posicionamento a respeito da situação.

Eu acho um tremendo desrespeito da peugeot com os proprietários dos seus veículos ! Será que a Peugeot está se fazendo de cega, ou será que é o pessoal realmente não reclama e acaba ficando por isso mesmo ?

Esta na cara que o projeto do carro foi mal feito, senão não haveriam tantas reclamações sobre o mesmo problema. É só procurar no google, que dá pra ver que o problema já é descrito como um "problema comum" do carro. Um tremendo desrespeito da Peugeot transferir a responsabilidade do conserto de algo mal projetado para os proprietários do veículo.

Eu apoio a iniciativa do colega que descreveu que este problema é similar ao problema do painel dos carros da GM, em tentar unir para realizar uma reinvidicação coletiva, ou até mesmo apelar para a justiça.

Edited by Sokoban

Guest JILJunior

Rapaz o meu 206 tanto ta com problema na seta com nos farois. Voce ta andando normal, quando derrepente as luzes começa a piscar, tanto no painel como fora do carro. Sera q no meu caso envolve tbm a chave de seta? :D

Abraco!

Guest Tigo

Fala galera blz?

Entao meu pug estava com problema com chave de seta tb.... ligava sozinha a seta para direita, um inferno pegar transito com aquele barulho...seguindo informações aqui do forum levei o carro no Wilson do site www.chavedeseta.com.br que atende em sua oficina e é especializado nisso.... ficou muito mais enconta.. recomendo, agora ficou 10

abrçs