Jump to content
Guest Dani_206

Chave De Seta: Como Solucionar O Problema

Recommended Posts

Guest afmsys

CactuScav, como que voce conseguiu abrir a bendita COM2000???

A minha parece ser presa por presilhas, não tem parafuso algum para abri-la... Eu forcei para abrir e até consegui ver os circuitos, o problema é que quando usei uma chave de fenda como alavanca eu devo ter arrebentado algo que agora esta dando anomalia no air bag...

Estou com problema justamente ai, em como conseguir abrir a capa plastica da com2000...

Abraços

pessoal... fico meio perdido nessas postagens aqui...

vou tentar colocar a foto aqui (pra mim tá sendo um parto) mas se estiver errado ou se houver forma melhor, me avisem

ah... achei a tal mola e realmente faz sentido pois ela mantêm a alavanca na posição selecionada e, aumentando o comprimento da mola aumenta a presssão dela no encaixe

tirei umas fotos pra mostrar, mas nesse comutador que desmontei, a parte "branca" citada pelo Dani_206 é "azul"

Aqui, o lugar de encaixe da peça:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...av/DSC01037.jpg[/img]

Aqui, a alavanca fora do conjunto:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...pg?t=1210306712[/img]

E, depois de desmontada... a dita mola:

http://i307.photobucket.com/albums/nn299/C...pg?t=1210306780[/img]

Valeu Dani... é uma boa idéia mesmo

Olá pessoal, é o meu primeiro post aqui neste fórum.

Há cerca de 5 meses estou com este mesmo problema da chave de seta no meu peugeot 206 (04/04). Pesquisando no google, encontrei VARIOS links de posts de pessoas com o mesmo problema, inclusive neste forum aqui: Eu estou abismado com o número de reclamações iguais à esta !

O pior é que, após ler este tópico, eu liguei no 0800 do VIVA peugeot para ver se conseguia uma troca da peça, e então para a minha surpresa, fui informado pela atendente que eles (peugeot) não tinham conhecimento do fato deste problema ser tão frequente, uma vez que eles não tiveram reclamações o suficientes para comprovar isto e ela solicitou que eu levasse o meu veículo numa concessionaria autorizada para averiguação, e que dentro de 1 dia eles dariam um posicionamento a respeito da situação.

Eu acho um tremendo desrespeito da peugeot com os proprietários dos seus veículos ! Será que a Peugeot está se fazendo de cega, ou será que é o pessoal realmente não reclama e acaba ficando por isso mesmo ?

Esta na cara que o projeto do carro foi mal feito, senão não haveriam tantas reclamações sobre o mesmo problema. É só procurar no google, que dá pra ver que o problema já é descrito como um "problema comum" do carro. Um tremendo desrespeito da Peugeot transferir a responsabilidade do conserto de algo mal projetado para os proprietários do veículo.

Eu apoio a iniciativa do colega que descreveu que este problema é similar ao problema do painel dos carros da GM, em tentar unir para realizar uma reinvidicação coletiva, ou até mesmo apelar para a justiça.

É, parece que realmente nem todo mundo se preocupa em reclamar com a Peugeot e reinvindicar os seus direitos....

Segundo o atendente, a peugeot "desconhece" o problema! "DESCONHECE" !!

PQP, é só digitar "chave de seta" peugeot o google, que da pra ver o TANTO de casos iguais a esse.

Apenas aqui nesse forum, deve ter no mínimo 4 ou 5 tópicos cheios de relatos EXATAMENTE sobre este assunto!

Será que então a solução é trocar você mesmo, uma peça fajuta que "dá problema" e ninguem sabe explicar porque, e que a Peugeot deveria tomar vergonha na cara e trocar??

Alguem me diz que eu não to sendo um palhaço por ter comprado um carro que "dá defeitos do nada" !??

Porque eu to começando a achar que ou eu sou muito trouxa de ter comprado esse carro bonitinho mas ordinário, ou então eu to ficando louco é isso realmente é "normal": dar defeitos do nada. :D

Guest popenga8043

Eu tenho um 206 feline 1.4, ta acontecendo o mesmo problema de ANOMALIA AIRBAG.

Fui na concessionaria peugeot, passaram o scanner, e eles me informaram que era um defeito na chave de seta, e iria custar R$950,00 só a peça.

Levei em uma outra auto-eletrica e também passaram o scanner, e lá indicou que era um problema no disparador do airbag. O mecanico la me disse que o disparador é no cinto de segurança.

ALGUÉM SABE SE O DISPARADOR É MESMO NO CINTO DE SEGURANÇA OU O PROBLEMA DEVE SER MESMO NA CHAVE DE SETA??

valeu

o meu 206 antigo eu troquei a chave de seta 2 vezes. as duas como mortesia fora da garantia.

agora o 307 com 1 ano e 13mil km está aparecendo anomalia AirBag, já liguei na concessionária e disseram que deve ser a tal da Chave de seta (ela já foi trocada no primeiro ano de uso)

nao tem conhecimento??

uma farsa!

o meu tá acendendo o farol (luz baixa) do nada de vez em quando, quando eu dou seta, independente do lado

já chegou a acender também sem ter dado seta

se bem que agora faz um tempo que parou, mas era chato andar atrás de outro carro e de repente o farolzão acendendo, parecendo q vc tá dando luz alta. e quando começa a escurecer e ando só nas milhas, quando acendia o farol e depois apagava, apaga as milhas junto

pior que nem acho q seja mal contato no seletor de farol, e tem uma placa com circuitos ali...

O meu acontece praticamente a mesma coisa...

N tem nenhum problema com a seta, mas as luzes ficam dando umas loucas as vezes.

Alguem sabe um jeito de resolver???

Aproveitando minha resposta a outro tópico, deixa eu me juntar ao clube dos ferrados pela chave de seta... meu 206 Feline 2006 tá apresentando problemas bem parecidos.

Começou uma bela noite, quando eu percebi que os faróis de milha apagavam sozinhos... aí, mais tarde, quando eu ligava o pisca para a direita, percebi que ele piscava tres ou quatro vezes e parava, acendendo o farol baixo (se este estiver apagado). Quando desligava o pisca, ele desligava o farol (se ele estivesse desligado) e voltava ao normal. Caso o farol já estivesse ligado, em conjunto com os de milha, aí depois das tres ou quatro piscadas, o de milha apagava.

Pra completar, percebi que se eu segurar a haste do pisca à direita mas sem colocar na posição "travada", que faz voltar sozinho à posição normal, percebi que ele piscava normalmente e o problema não aparecia, mas ontem percebi que mesmo fazendo assim o problema estava surgindo.

E ontem, também, percebi que do nada, debaixo do sol das 5 da tarde, ele ligou o farol baixo, mas quando dei pisca à esquerda, ele desligou o farol sozinho. E não acho que seja pelo sensor de luminosidade, pois testei um pouco com o sensor desligado e o problema continua.

Pra completar: tudo isso só acontece quando o carro está ligado - se eu deixar na meia-chave, nada de anormal acontece e o pisca funciona que é uma beleza.

Já fui atrás da bendita chave de seta, usada tá dificil de achar, um cara no MercadoLivre (acho que é esse Wilson que o outro colega do fórum recomendou) me cobrou R$ 350,00 mais envio de ida e volta da minha peça para conserto (como estou no RS, daria mais um total de uns 100 reais só de frete).

Fui até uma auto-elétrica, o cara me passou uns R$ 250 pra trocar, mas aí é o modelo mais simples do 206 - e que não serve no meu Feline, que tem comp. de bordo, limpador e faróis automáticos e faróis de milha. Ou seja... me fú.

Antes de ir na Peugeot, onde sempre fui meio mal atendido, mas que vou tentar fazer hoje, passei numa concessionária Citroën, que me atendeu extremamente bem, mesmo não sendo cliente da marca. O cara me passou, preliminarmente, o valor de R$ 520 para a chave de seta da Picasso 2004, que é parecida com a do meu 206, com exceção do comando do sensor de faróis.

Resumindo, se for trocar a peça por uma nova, o orçamento mais baixo vai passar dos R$ 600. Tudo pra trocar uma m&rd@ de uma peça mal projetada ou de má qualidade, que nunca deu problema algum nos VW que tive antes deste meu primeiro Pug. E olha que antes deste 206, tive um Gol G3 ano 2001, que vendi com 60 mil km originais e não apresentou esse defeito ridículo. Hoje, estou num carro com nem três anos de uso, que cuido feito um filho, mas que apresenta uma coisa idiota como essa.

Enfim... passado o desabafo, como funciona esse Viva Peugeot? Eu como segundo dono do carro posso tirar algum proveito positivo desse site?

Abraço galera...

(...).

Antes de ir na Peugeot, onde sempre fui meio mal atendido, mas que vou tentar fazer hoje, passei numa concessionária Citroën, que me atendeu extremamente bem, mesmo não sendo cliente da marca. O cara me passou, preliminarmente, o valor de R$ 520 para a chave de seta da Picasso 2004, que é parecida com a do meu 206, com exceção do comando do sensor de faróis.

(...).

O meu 206 é um Passion, ele é completo como o Feline, mas não tem os sensores crepuscular e de chuva.

A chave de seta do Picasso 2004 é exatamente igual a do 206 (exceção ao sensor)?

Já tinha cogitado comprar na Citroën, mas a chave do C3...

Alguém?

Abraço.

O cara da Citroën me ligou hoje com o valor certinho da chave de seta do meu Feline, que é igual à do C3 Automatique, que é um modelo novo que surgiu em 2008, até onde eu entendi. Sai pela bagatela de R$ 849 mais 1h de mão-de-obra.

Ou seja... as chaves de seta da Citroën são sim iguais às do Pug, só depende da referência, do modelo certinho que a Citroën usa no catálogo deles. E parece que o preço deles é sempre um pouco mais baixo que os da Peugeot, mesmo sendo as mesmas peças.

Confira por aí que pode valer a pena pra vc... eu vou acabar trocando a minha por uma usada, se eu não conseguir sugar uma nova da Peugeot, fazer o que.

Abraço

pessoal... O Sérvulo aqui de BH consertou a minha da seguinte forma:

Ele pegou uma com2000 estragada (suacata), e trocou somente a alavanca de seta da com2000...

Fica muito barato e nem eh tao complicado achar essa peça sucateada em ferro velho...

Graças a Deus, setinha tá zerada auqi agora... era meu carma com o carro.. tá perfeita agora...

Bah cara... que boa notícia...

Por aqui, o foda tá sendo achar uma peça dessas que seja igual à do meu Feline, com o acionador do sensor de luminosidade e acionador dos faróis de milha, mas é bom saber que dá certo...

Pessoal, me desculpem, mas vou repetir o post que deixei no outro tópico a respeito da "chave de seta" (COM2000) porque se alguém não ler no outro, pode ler aqui, e quem sabe, resolver o problema...

CONSEGUI !!!!!!! :(

A Peugeot me deu uma nova COM2000 como "cortesia" e não tive qualquer gasto. Mas não foi fácil...

Meu problema: Conforme já relatei aqui e igualmente e outros membros do clube, meu 206 tava com o problema de acender os faróis em luz alta quando havia o acionamento da seta para a direita. Quando era prá esquerda, simplesmente não funcionava.

Meu carro: 206, Presence, 2005 (3 anos fora da garantia), 1.6 16v, com 31.000 Km. Sou o segundo dono.

Meu procedimento: Quando constatei o problema imediatamente consultei a internet, tanto aqui no clubepeugeot, como no orkut, e vi que muitos outros usuários tinham o mesmo problema com a chave de seta.

Já no dia seguinte liguei para o CAEP (0800-703-2424) e fiz o "registro" do defeito. Nesse mesmo telefonema falei que sabia do problema crônico da COM2000, e que era um perigo rodar com o carro assim, já que as setas são um "item de segurança". A orientação que recebi foi que levasse o carro a uma concessionária para que verificassem a existência do problema relatado.

Pois bem, levei o carro e o pessoal da concessionária constatou mesmo. Após isso, retirei o carro de lá e fui embora.

Então liguei novamente e com o "número do registro" inicial, a ligação passou a ser encaminhada para o "setor de relacionamento". Aí a pessoa que me atendeu pediu que eu ligasse novamente em outra hora, pois estavam "analisando" a minha solicitação da troca da peça sem custo. E assim foi... Sempre que ligava, a mesma pessoa me pedia que ligasse mais tarde. Essa situação durou aproximadamente uma semana, ao final da qual, numa sexta feira, me informaram que a Peugeot não iria me prestar o auxílio solicitado (assim mesmo que falaram), que o meu carro não estava mais na garantia, e que se eu quisesse fazer a troca, teria que pagar a peça (R$ 595,00 + R$ 24,00 de mão de obra).

Fiquei indignado e desliguei o telefone... Aí, com raiva :D:angry: , liguei novamente e meti a boca nos caras :cursing: ... Disse que era uma falta de respeito a empresa saber do problema da COM2000 e não admitir, não fazer um recall, etc. Ao final o cara confirmou que não iriam trocar e que esta era a "posição da Marca".

Como já não tinha mais jeito mesmo, acabei indo à concessionária para fazer o pedido de uma nova, já que me avisaram anteriormente que não tinham ela em estoque e o prazo para o recebimento era de 7 dias úteis.

Fiz o pedido e quando cheguei em casa, resolvi, como última tentativa, ligar novamente ao CAEP e, pelo menos, pedir um desconto no valor da peça.

Liguei, passei o "número do registro" e a ligação foi novamente encaminhada à mesma pessoa que me atendeu das outras vezes. Pelo número do registro da reclamação, ele já sabia quem eu era, as caracterísiticas do carro, etc. Daí, na boa, com muita delicadeza :D , pedi o desconto. Falei que era uma peça muito cara, e que se tivesse um desconto já seria de uma grande ajuda.

Mais uma vez ele me pediu que ligasse novamente mais tarde, pois estariam analisando novamente meu pedido, e ressaltou que não garantia que o meu pedido fosse atendido. Só que uns 10 minutos depois da minha ligação, o cara ligou no meu celular e disse que a Peugeot do Brasil já havia encaminhado um posicionamento à concessionária. Que era prá eu verificar com a concessionária e não mais ligar para o CAEP. Disse que estaria acompanhando o caso de lá, e que agora tudo ficaria à cargo da Revenda. Logo imaginei que um descontinho, mesmo que pequeno, eu havia conseguido, ou então, que a Fábrica havia passado a "batata quente" para a Revenda e estes não iriam querer saber de nada.

Liguei então na concessionária. Só que quando falei com o "departamento de peças" a atendente me informou que a Fábrica havia os contatado e determinado a troca da peça como cortesia. Nem acreditei! :clap: Me pediram apenas que aguardasse o recebimento da peça, que acabou chegando na quarta feira, dia 11/02. Agendei a troca na concessionária e deixei lá na sexta feira pela manhã.

Tempo para resolver o problema: Do dia 26/01 (primeira reclamação) ao dia 13/02 (carro blz!).

Resultado: Peguei o carro na sexta feira à tarde e o problema já era :scooter: ... E ainda tenho ano de garantia na nova peça.

Pessoal, sei que meu relato é longo e cansativo, mas fiz questão de deixá-lo assim para que os outros membros do clube que estão com o mesmo problema tenham algumas informações de como proceder na tentativa de também conseguir a troca gratuita da COM2000. Ainda mais, por que meu caso tinha alguns "complicativos", como eu ser o segundo dono do carro e ele estar fora da garantia. Então, se eu consegui, vocês podem tentar e conseguir também, até com mais facilidade.

Valeu !!!

Guest Robertosilveirajunior

No final do Ano passado meu carro começou a apresentar uns problemas elétricos meio sinistro!!

Só que esses problemas que eram apenas de vez enquanto se tornaram periodicos!!

Toda vez que preciso ligar o pisca o farol e o painel apagam geral, desliga tudo!!!

Mas isso só acontece se estiver como farol ligado.

Agora se eu estiver apenas com o faroletes ligado esse problema não acontece!!!

Alguem já passou por esse problema?

Agradeço muito!!

Att.

Roberto Silviera Junior

Guest afmsys

alguem já fez esse procedimento para zerar a COM2000 ???

had a problem with a Picasso recently and had cause to reset the com2000. i borrowed an Autodiagnosis kit which should have allowed me to do it but for some reason it would not talk to this particular car. I tried it on a couple of other vehicles with the same com2000 system and no problem.

There helpline gave me the following alternative which did work.

1, ignition on

2,disconnect grey 6 way plug from comm. 2000

3,wait 3-5 secslights come on

4,switch ign offand wait min 2mins

5,reconnect comm. Grey plug

6,switch ign on

7,switch ign off

8,put wiper stalk in auto or intermittent position

9,put wiper switch in off position

10,allow bsi to shut down min 2 mins

11, switch ign on

como nao vou viajar no carnaval, vou aproveitar pra dar um trato no meu carro. pretendo desmontar toda essa parte de chave de seta pra ver se consigo algo, já que o meu problema é farol acendendo sozinho após dar seta

A minha apresentou problema desde os 9000km.

na revisão dos 10.000km, deram uma "ajustada" e a buzina voultou a funcionar.

agora acusa airbag com defeito e o problema é a chave de seta.

estão tentando dar um jeitinho de novo, pois a fábrica não autorizou a cortesia.

alguém aí conseguiu essa troca cortesia recentemente?

eu consegui 2x em 2005 e 2006, mas o viva peugeot piorou muito no atendimento.

:sweatdrop: Leia o meu post acima... Consegui a cortesia no último dia 13 de fevereiro... Detalhes: Segundo dono e carro 2005.

Guest Zeca1
O meu acontece praticamente a mesma coisa...

N tem nenhum problema com a seta, mas as luzes ficam dando umas loucas as vezes.

Alguem sabe um jeito de resolver???

Pela minha experiência com a chave de seta COM2000, vi o seguinte: Existem três posições, desl, lanterna e farol baixo. Quando o circuito da chave não recebe NENHUM dos três sinais acima, por cerca de 3 segundos seguidos, ele entende que tem algum defeito e põe o sistema em condições de segurança, que é farol baixo ligado e bloqueio das setas. Teste para ver. Se for o caso, trata-se realmente de mal contato na chave giratória na ponta da alavanda. O diagnóstico ajuda a ficar menos estressado com o problema, que passa a ser mais previsível, mas não resolve o problema. Que eu saiba não tem possibilidade de correção. O defeito é no contato que fica no circuito impresso em plástico flexível. Eu já desmontei aquilo ali e posso dizer que montar de novo não é fácil Se for desmontar cuidado, existem duas molinhas que voam. Bem, como disse, o diagnostico ajuda a ficar menos estressado, mas ainda necessita a troca de todo o conjunto da chave de seta, que é caríssima. Estou com o meu com defeito até hoje porque me recuso a pagar o valor pedido pela concessionária. Se algum fornecedor que substitua a chave por um preço mais acessivel, gostaria de saber.

Edited by Zeca1

o pior é que a COM2000 do 307 é diferente do 206... :(

3 dias sem carro e nada... aguardando nova resposta do CAEP se vem cortesia, pois o custo é de R$900. mais 48 horas. :D

é....tb estava com problema na minha chave de seta do 206. Aconselho quem não tem pratica em demonstagem e montagem + jeito com essas coisas, que realmente não arrisquem. rs levei umas 5 ~ 6 horas pra finalizar tudo. acabou que meu volante ficou torto, mas com mta conseguir deixar 100% depois.

ahh, vale a pena ver se a placa de circuito não esta suja nos contatos que pegam com a chave de seta, a minha estava preta de tao suja...passei o bombril + spray limpa contato e ja resolveu, depois passei na chave de seta toda e pronto, limpei o excesso de graxa branca que tinha por ali, apertei as duas molinhas deixando + justa e problema resolvido. Nem precisei tirar a mola da chave.

flw

ah, so pra constar, tb liguei pra VIVA PEUGEOT e a mulher q me atendeu disse que não reconhece esse problema e bla bla bla..como não quero me irritar com isso, desliguei na cara e fui resolver meu problema.rs

acho que um procon seri auma maneira de um monte de gente registrar que o problema na chave de seta (com2000) existe e deve ser feito recall.

tá cada vez mais difícil lidar com eles.

Uma dúvida básica: achei um cara vendendo uma chave de seta do 307 ano 2003, aparentemente, é igual à do meu 206 Feline ano 2006, pois tem acionador do computador de bordo, do sensor de luminosidade e dos faroletes, além das posições "auto" para os faróis e para o limpador de pára-brisas. Vai servir no meu carro?

Vou brigar com a Peugeot de qualquer jeito, pois a minha aqui tá cada vez pior, agora, mesmo com o sensor de luz desligado, os faróis acendem sozinhos durante o dia ou a noite, basta que a chave do farol esteja na posição DESLIGADA (ironia). O pisca para a direita agora não funciona mais quase que de jeito nenhum.

O interessante é que tudo isso acontece quase que somente se os faróis estiverem na posição 0 (desligados), aí esculhamba tudo... a solução, por enqto, tem sido andar com o sensor desligado e a chave na posição da meia-luz, aí tudo (TUDO!) funciona, piscas, faróis, faroletes, sem exceção, tudo perfeito. Só que eu não quero ver isso parar de funcionar também, além de que andar com o farol ligado o tempo todo é um porre...

Enfim... vcs sabem se a chave de seta do 307 vai servir? Essa que eu achei não tem airbag (igual ao meu), tem todos os comandos (aparentemente), só não tem o comando satélite do rádio, que o meu carro tem. Se eu trocar a chave de seta por outra, consigo retirar o comando do rádio da minha e colocar na substituta, né?

Abraço galera, obrigado pela ajuda até agora!

É pessoal... cada vez pior... hoje fui levar o meu carro na concessionária para de lá ligar de novo para o CAEP, tentando a troca da maldita chave de seta. Só tentei... o carro ficou sem bateria, do nada, sem motivo algum.

Notei que domingo passado ele também andou ficando sem bateria, mas achei que fosse pelo rádio. Só que na quarta e na quinta eu andei pela estrada, fiz uns 250 km no total, acho que não é por falta de carga na bateria não. O técnico que olhou a maldita chave de seta do meu carro disse q ela estava em curto, o que poderia causar esse tipo de problema mais tarde (dois dias depois...)

Pergunto: procede? Fiquei sem bateria por causa da m&rd@ da chave de seta mesmo? O furo é tão embaixo assim?

Agora tô esperando o socorro do seguro pra tentar levar o carro pra concessionária... e dê-lhe incomodação...

[]'s

que dureza.

não sabia disso não.

eu ainda espero uma resposta do CAEP sobre a minha, já faz 1 semana.

Bom... independente se o problema da bateria que tive hoje é ou não é relacionado à chave de seta, não me restou alternativa a não ser trocar... aí tirei a 48 ah original e coloquei uma Moura nova de 60 ah. Mais R$ 210 de prejú fora de hora...

Mas vamos ao que interessa. Depois desse imprevisto, fui à concessionária Lyon, daqui da minha cidade (Bento Gonçalves - RS) e pedi para a atendente entrar em contato com o 0800 do CAEP. Ela ligou, conversou com a atendente Diva, do CAEP, que pediu para falar comigo sobre o assunto.

Começou pedindo nome, RG, endereço, dados pessoais. Depois, pediu sobre o carro, o ano dele... e já afirmou que o carro tá fora da garantia. Antes que ela começasse a complicar por causa disso, eu já cortei e afirmei tudo aquilo que o pessoal daqui do forum já está acostumado: "sei que está fora da garantia, mas acho um absurdo o preço dessa peça, ainda mais pelo fato de que não é só o meu carro que está apresentando problemas com ela. Sei de muitos casos onde a única solução foi substituir a peça, inclusive em automóveis mais novos e dentro da garantia, portanto, esse é um vício oculto que os modelos da marca traz", e por aí vai.

Pelo jeito, ela percebeu que eu já me informei sobre o assunto (valeu galera!) e não complicou muito a conversa. No fim, a Diva, do CAEP, pediu para eu deixar meu carro na concessionária para que eles analisem. O prazo dado foi de 1 dia útil para análise, depois desse prazo eles iriam retornar com a "posição do depto de qualidade da Peugeot". Portanto, hoje, sexta, o carro parou por lá; na segunda, dia 2/3/09, devem analisar o caso ao vivo no meu carro, espero que na terça, dia 3/3/09, eles me respondam, como foi prometido.

Peguei o número do protocolo, vim para casa e agora vou começar a contagem para ver o que acontece.

Aguardem os próximos capítulos dessa novela... hehe

[]'s

Yuri, fica esperto... Esse foi o mesmo procedimento que tomaram comigo, e, ao final, meu pedido de cortesia foi negado. Até então, eu tinha quase certeza que seria atendido, porém, a resposta final foi NÃO.

Eu só resolvi depois que já tinha perdido a esperança de resolver numa boa e voltei a ligar pedindo um desconto na peça, que sairia por R$ 595,00 + R$ 24,00 pela mão-de-obra.

Após o pedido de desconto, surpreendentemente, recebi uma resposta da CAEP dizendo que teria a peça trocada gratuitamente.

Então, não se surpreenda se inicialmente não quiserem trocar a sua COM2000. INSISTA !!!!

Obs.: Leia meu post nesse tópico.

Paulo, valeu mesmo pela dica, estou acompanhando o tópico desde o momento em que respondi pela primeira vez... e realmente estou achando que vão fazer a mesma coisa comigo, afinal, pediram só um dia útil para analisar o caso, tô achando que é pra eu não poder falar que eles não olharam pro meu carro, mas que vão negar o pedido de qualquer jeito.

O pior é que eu tô a pé, dependendo de carona para ir e voltar do trabalho... enquanto a fábrica não tiver a boa vontade de resolver o problema, eu fico empenhado, mas... fazer o que :gunsmilie:

Amanhã eu devo ter alguma resposta. Pode contar que irei postar as novidades aqui.

Pra mim eles queriam cobrar R$ 860 + 1h de mão de obra... bem mais do que cobraram pra vc!!!

Abraço

A diferença no preço da COM2000 provavelmente é porque o seu 206 é um Feline, e tem mais acessórios que o meu, que é um Presence.

Porém, fiquei com o pedido da peça que a concessionária fez à fábrica e constatei que para a revenda a mesma peça pela qual queriam me cobrar R$ 595,00 custou R$ 327,00.

É verdade, não tinha percebido o detalhe da diferença entre os modelos. Mas mesmo assim, nada justifica esses 80% de lucro em cima do valor da peça (no seu caso)...

Enfim... hoje é terça, continuo a pé, liguei pra concessionária e ninguém da fábrica entrou em contato, ou seja, meu carro tá lá parado de graça, sem motivo nenhum. Vou ligar pro CAEP e dar um esporro, pra não perder o costume... e vamos lá...

abs

Yuri, quando eu deixei meu carro na concessionária, seguindo as orientações do CAEP, foi por apenas um dia. Após o pessoal da concessionária me confirmar que o problema era realmente na COM2000 eu retirei o carro, justamente pra não ficar nessa sua situação.

Acho que você não precisa esperar que o pessoal da fábrica ligue para a concessionária não !

É galera... estou sendo feito de palhaço.

Liguei de novo na concessionária, ninguém nem mesmo OLHOU para meu carro. Estou a pé faz dois dias, DE GRAÇA, sem adiantar NADA.

Liguei de novo no CAEP, outra atendente me disse que o setor que está cuidando do caso só trabalha até 17:15 (!!!!!!!). Em resumo, estou sendo feito de palhaço, mas tudo com muita educação por parte da Peugeot.

Amanhã vou dar o esporro pois já até estou esperando a resposta deles (já imagino qual seja!).

Enquanto isso, resolvi mandar um e-mail pedindo ajuda à seção Autodefesa da revista Quatro Rodas. Relatei tudo o que está acontecendo comigo e tudo aquilo que se discute por aqui, enfim, tentei ser o mais abrangente possível para ver se chego de alguma forma mais rígida contra a fábrica. Os caras da revista me responderam, pedindo mais detalhes do carro e da ocorrência, o que já enviei para eles.

Quem sabe não saia numa próxima edição da revista? A maior do Brasil deve poder dar algum susto neles! Pelo menos, é queimação de filme...

E a minha novela se arrasta :P

Abraços a todos

Paulo...

É, mas infelizmente foi exatamente isso que a bendita atendente Diva, do CAEP, me solicitou: que eu deixasse o carro por lá para que o setor de qualidade da fábrica entrasse em contato com a concessionária, para só depois disso dar uma resposta (e eu poder retirar o carro). Como NINGUÉM nem olhou o carro ainda...

É foda!! Haja saco!

Abs

Consegui!

Depois de 18 dias, sendo que 4 deles o carro ficou na concessionária, a fábrica concedeu a com2000 do 307 como cortesia, mas a concessionária vai me cobrar a mão de obra de R$50. Pelo valor, nem quis brigar mais.

O processo de solicitação de cortesia foi todo feito pela concessionária, que nesse ponto foi ponta firme.

Todavia, ainda vou enviar a carta à peugeot para tentar facilitar as coisas para nossos amigos daqui.

Abraços.

Euro, ótima notícia! Somando-se ao Paulo, que teve solução semelhante, acho que vai servir de exemplo para quem continua se incomodando, como eu...

Por aqui, vou continuar cobrando essa solução e postarei as novidades para a galera.

Abs

Yuri, eu acho que o primeiro "esporro" você deve dar à Concessionária, que sequer verificou a existência do problema no seu carro. Depois é que você deve dar o segundo na Fábrica.

Olha só; veja quem é o responsável pela análise do defeito na oficina da Concessionária. Geralmente será um dos "Gerentes" da oficina. Peça para ele verificar o problema e assim que ele confirmar que realmente existe defeito na peça você já pode retirar o carro de lá. Após isso, ligue no CAEP e indique a pessoa da concessionária que já verificou o problema.

No meu caso foi assim, o gerente me confirmoou o defeito e eu fui embora com o carro. Depois é que dei sequência aos contatos com o CAEP.

Mas não se desespere, com a notícia de que o EURO também conseguiu a cortesia, acho que fica mais fácil prá você... O negócio é ficar ligando e "incomodando" os caras...

Antes de eu conseguir, eu já estava juntando o material disponível a respeito desse problema para ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível. Ainda tenho tudo guardado, e se precisar, vou fazer isso, pois mesmo tendo conseguido trocar a peça gratuitamente, e tendo um ano de garantia na nova, não sei até quando ela vai aguentar, uma vez que o problema é no projeto da peça, que continua a ser fabricada da mesma forma.

Tanto aqui como na comunidade do 206 do orkut tem bastante material sobre o asunto. Também achei alguns artigos de revistas na internet, todos sobre o defeito na COM2000.

E ainda. Em último caso, se lhe for negada a cortesia, faça como eu. Ligue lá e peça um desconto no valor da peça nova... Se mesmo assim não conseguir ele "na faixa", você pode conseguir o desconto...

Valeu !

Paulo, pessoal, novidades...

Liguei de novo no CAEP para reclamar da minha situação. Pediram de cara o número do protocolo e passaram direto para o atendente Olavo, do "setor responsável", que pelo que entendi, é o setor de Qualidade da fábrica.

O rapaz me passou que falta somente a concessionária daqui enviar um formulário devidamente preenchido para que eles "analisem" e providenciem a troca da peça em cortesia (o cara usou exatamente essas palavras). Por eles, o carro nem estaria mais parado na concessionária, a não ser, claro, que ele não tivesse condições de rodar por aí por causa do problema.

Nem tive tempo de dar esporro em ninguém, pois o cara foi direto ao assunto. Agradeci e pedi o nome, para referência; agora é a hora de dar esporro na concessionária mesmo, que não se mexeu. Hoje é quarta e nada de novidades da parte deles.

E a novela continua! Vou seguir teus conselhos, Paulo, pois pelo jeito a coisa está seguindo por um caminho bem parecido com o seu.

Abraços

Foi com esse Olavo que tratei nos meus contatos com o CAEP... Acho que seu problame já está solucionado...

Pô, agora fiquei mais aliviado! Se esse é o cara que resolve o problema, excelente!

Ele me atendeu de forma bem ágil, pedindo que eu acertasse com a concessionária o envio do tal formulário, o que eles me disseram que iam fazer ainda ontem.

Já peguei o carro de volta, pois preciso para meu dia-a-dia, mas tá igual a quando deixei por lá na semana passada. Vou aguardar o desfecho dessa história e postar aqui também :wheelchair:

troquei a minha hoje, por um modelo diferente da que veio no veículo.

paguei a mão-de-obra de R$43.

40 minutos e pronto.

agora vou processar a mensagem à fábrica.

Opa! Bom saber que a mão de obra não sai tão cara assim, pelo menos.

E como eu não confiei muito em ninguém desde o início, nem na concessionária, nem na fábrica, eu também corri atrás de uma COM 2000 usada ou coisa do tipo. Achei esses dias uma usada, no Mercado Livre, original de um 307 ano 2003, com todos os mesmos comandos da COM 2000 do meu Feline 2006.

Tava por R$ 180 + frete... resolvi arriscar, nem que eu compre e não sirva ou não precise caso a fábrica resolva trocar de graça. Caso algo saia errado, ou demore demais, já providencio na próxima semana a troca da defeituosa por esta aqui (que eu acredito que sirva no meu carro, estou torcendo, segundo outros vendedores do ML, vai servir). Pelo menos, fico com o carro rodando normalmente enquanto a fábrica não se mexe...

Se não servir, paciência, pelo menos o vendedor do ML tinha 100% de qualificações e mais de 450 pontos no total, e ele disse que funciona ok, testada e aprovada... então... fica como carta na manga :D

E eu ainda aguardo resposta do CAEP e/ou da concessionária, enquanto isso. Segunda vou ligar de novo para ver no que dá.

Abraço galera, obrigado pelas dicas!

Pessoal, eu sempre li os tópicos do forum sobre alguma resolução aceitável sobre o problema da chave de seta e nunca chegamos a um resultado realmente satisfatório para todos, pois os casos de solução coma Viva Peugeot foram isolados e pelo que ví 99% de insucesso.

Bom apelando por já ter tentado consertar minha chave de várias maneiras e várias vezes, até que consegui uma solução paleativa dando uma esticada na mola da trava da seta e tudo mais, até que a minha bozina parou de funcionar e o limpador de parabriasas criou vontade próprias :wub: e ficou rebelde.

Acabei então tomando uma decisão, e vasculhei minha cidade em tudo que é ferro velho, bom sempre que ligava por telefone, niguém tinha a peça até que ontem fui a um ferro velho em um bairro aqui de minha cidade e supresa, eles etavam desmontanto um "C3" isso mesmo um Citroën :) e o cara disse que funcionaria ...... e realmente funcionou, perfeitamente, inclusive a minha chave agora é 2008 e com botão para CB, que não tinha antes, funcionando 100%.

O custo total ficou em R$250,00 instalada e não precisei arriscar uma compra na internet muito menos trocar a chave sozinho que poderia dar algo errado.

Achei essa solução considerável principalmente pelo preço, e vale a dica, quando forem procurar a bendita chave de seta procurem também pelos carros da Citroën como C3, Picasso e tudo mais, você pode dar a sorte que eu dei.

Grande abraço a todos.

Sim, as chaves do C3 costumam funcionar, conforme o modelo, pois a fábrica da Citroen é a mesma da Peugeot no Brasil, só depende do ano do seu Pug e do C3 em questão, além do modelo, que normalmente funciona.

No meu caso o que f... é que meu 206 é um Feline, que tem sensor de chuva, de luminosidade e outros recursos, aí só serve a chave de seta do C3 Automatique, que é um lançamento da Citroen no Brasil, e a peça por lá também custa seus R$ 800 e lá vai pedrada.

Estou ainda no aguardo da boa-vontade da fábrica. Amanhã é segunda, é dia de ligar pros caras cobrando solução, DE NOVO... ;)

Abs

Pessoal, estou com problemas na seta do meu peugeot 206/ 2003

Comprei o carro ano passado, e ja veio com a seta com porblemas, vc dava seta pra direita e acendia a luz alta...

troquei por uma paralela, mas em 1 dia deu o mesmo problema, o mecanico achou que era o alarme que estava sobrecarregando alguma coisa, tirei o alarme e troquei a seta novamente, durou alguns meses, depois paro de funcionar a buzina, mas isso era problema da seta, o cara foi mexer na seta acabo quebrando ela, pediu outra troco e em 10 minutos o carro fico louco, acendendo luz sozinha, e naum dava mais partida, era um fusível.

Agora consegui uma peça original para trocar..

Vcs acham que o carro esta com algum curto que esta queimando a seta, ou era as setas paralelas que ferravam o carro?

Sim, as chaves do C3 costumam funcionar, conforme o modelo, pois a fábrica da Citroen é a mesma da Peugeot no Brasil, só depende do ano do seu Pug e do C3 em questão, além do modelo, que normalmente funciona.

No meu caso o que f... é que meu 206 é um Feline, que tem sensor de chuva, de luminosidade e outros recursos, aí só serve a chave de seta do C3 Automatique, que é um lançamento da Citroen no Brasil, e a peça por lá também custa seus R$ 800 e lá vai pedrada.

Estou ainda no aguardo da boa-vontade da fábrica. Amanhã é segunda, é dia de ligar pros caras cobrando solução, DE NOVO... :gun_bandana:

Abs

Yuri, sei muito bem como é sofrível esse problema da chave de seta, fora que vc até pagaria o preço caro se o problema tivesse sido causado por mau uso, porém é um defeito de fábrica e a Peugeot não o assume.

Boa sorte !

Abs...

Até onde sei, todos os seus problemas são relacionados à chave de seta, que vc disse já ter problemas quando comprou o carro. E até onde sei, as chaves de seta paralelas costumam não funcionar nos Peugeot...

Solução, só instalando uma peça nova (ou usada funcionando normalmente) mas original e do mesmo modelo da que veio com seu carro (ou superior, no caso, com mais recursos do que a sua original). Se instalar uma com menos controles (p.ex., seu carro tem faróis de milha e a chave de seta nova não tem o acionador), não funciona.

Mas essa última informação quem vai poder te dar são os colegas daqui do fórum que já têm MUITO mais experiência que eu nesse assunto hehe...

E eu continuo esperando a bendita resposta da bendita fábrica. A novela continua.