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3uilD

Temperatura Baixa - 306

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Galera, comprei um 306 SW 2001. O antigo proprietário instalou o "kit verão" e o carro não passa de 80ºc. Sei que assim como não é bom trabalhar acima da temperatura "Ideal", também não é bom ficar abaixo.

 

Alguem me aconselha a tirar esse kit e voltar ao normal? O que posso esperar do carro rodando entre 75~80ºc?

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Kit verão?

Será que ele tirou a válvula termostática?

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Cara, se foi realmente retirada a válvula termostática, coloque ela devolta...

 

O motor foi projetado pra trabalhar com ela... Meu Opala sempre esquentava em viagens quando não tinha a válvula, e por incrível que pareça, depois que coloquei a válvula termostática a temperatura fica sempre no ideal.

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Kit verão?

Será que ele tirou a válvula termostática?

 

 

Nunca vi falar de kit verão.

Provavelmente tirou a válvula, o carro sem a válvula fica com a água em fluxo contínuo assim mantendo o motor abaixo da temperatura de trabalho, no meu antigo carro tive que tirar a válvula porque tinha travado a unica coisa que aconteceu é que o carro ficou com o motor frio e gasta mais combustível e em rodovia fica mais fraco e ainda aumenta o desgaste do motor.

Então tira logo isso (ou poe a válvula de volta) que seu carro vai ficar mais esperto e econômico.

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Nâo sei porque essa mania de mecanico de retirar essa válvula.

Ela está ali por um motivo.

Se tirar, vc força o motor a trabalhar mais frio, com isso tem um maior consumo e desgaste.. ou seja, não vale a pena.

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kit verão nao é a retirada d a vavula termostatica. é a clocação de um resistor em serie, com o sensor da ventoinha, que faz com que ela arme antes do normal!

 

os motores 1.8 16v xu7jp4 realmente, aquecem muito!

 

o ideal é que ele trablahe entre 90 e 110 graus. se ta abaixo disso, muda o resistor! pode usar um entre 10 e 60 ohms...

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Foi os dois, ele mudou o sistema, colocou outro cebolão e tb tirou a valvula termo...

 

O carro vai pro mecanico quarta pra fazer "tudo", já peço pra fazer isso tb...

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Srs.

 

Eu to com o meu 306 sw a pouco tempo, mas nao consegui ainda me acostumar com a temp do carro entre 90 e 110º, sempre acho que vai ferver....

 

as vezes acho que esta com algum problema, mas pelo que tenho visto a temp do meu apelidado silver lion esta dentro do normal

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Pelo que falam é o normal do 1.8 16v

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kit verão nao é a retirada d a vavula termostatica. é a clocação de um resistor em serie, com o sensor da ventoinha, que faz com que ela arme antes do normal!

 

os motores 1.8 16v xu7jp4 realmente, aquecem muito!

 

o ideal é que ele trablahe entre 90 e 110 graus. se ta abaixo disso, muda o resistor! pode usar um entre 10 e 60 ohms...

 

o cara disse tudo..

 

os post dele nao tem erro srrs

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Ou simplesmente sua válvula termostática travou aberta.

 

Manda ver isso logo!

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o cara disse tudo..

 

os post dele nao tem erro srrs

 

 

ta falando serio, ou ta se arriando nos meu erros de digitação? aspodkpaosdkpasdkasd

 

se for os erros, e pq meu teclado ta meio maluco...

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Esta sem a valvula termostática. Não passa de 80ºc. Que m..... gastar dinheiro com isso!

 

Offtopic: Estou MUITO feliz em estar com meu Peugeot na mão! Sonho com o 306 desde que sou muleque, tive 2 fuscas e agora to com ele!

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Coloca ela de volta cara.. vc vai ver que vai mudar e muito a temperatura de funcionamento do seu motor.

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Cara, só te dou um conselho, coloca uma válvula termostática nova e original.. Custa 50 e poucos reais na CC, pq se essa válvula travar fechada, uma piscada e seu carro pula pra uns 130º e aí é um abraço..

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Só pra você relaxar quanto a temperatura, com o A/C ligado o 306 arma o segundo estágio da ventoinha e mantém a temperatura do motor nos 70° C.

 

Abraços

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amigo, se você tiver disposto a gastar pouco, pode aproveitar o kit "cebolão" ou termocontato , basta substituir o sendor pelo a "MTE 825", da fabricante thomson e recolocar a válvula termostática.

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a a "mte 825" é catalogada para ser usada no xsara, e arma em 95/97 graus e desliga 92, sendo absolutamente compatível com o motor, tanto é que vem ORIGINAL DE FÁBRICA uma rosca no radiador com um tampão, exatamente pra ser instalada lá. funciona muito bem caso queira aproveitar.

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825i.jpg

para muitos parece uma aberração, mas que funciona normalmente QUANDO BEM INSTALADO funciona...

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no meu antigo carro, também um 306 (1.6 8v) andei assim anos, mas instalado como deve ser... no meu atual está rigorosamente original (prefiro assim...heheh)

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o motor 1.8 16v sempre vai ser frio na estrada, mesmo com válvula termostática nova, sempre vai ser na casa de 80 quando sendo pouco exigido a 100 km/h pois as trocas térmicas deste motor são um espetáculo a parte, me assusto o quão rápido a temperatura cai quando ele bate um vento no conjunto.

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o catálogo pra conferência do termocontato que eu indiquei está aqui http://www.thomson-net.com.br/download/cat...temperatura.pdf lembrando que a MTE é fabricante de peças de linha de montagem da própria peugeot.

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o problema é usar o faixa de temperatura inadequada...

.

Edited by pugpugpug

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Agradeço muito a colaboração e opinião de todos. Vou ter que estudar de acordo com o orçamento, pois hoje deixei o carro na KM aqui de SP na Sto Amaro, tive boas recomendações de lá mas estou com medo do preço.

 

Minha preferência sem dúvida alguma é o sistema original.

 

O carro está muito bom de maneira geral, lataria e estofamento, mas acredito que suspensão e motor pode me dar um belo susto...vamos ver.

 

Alguem aqui já foi nessa oficina? Tinha altos pugs e citroens lá.

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Excelente post!

Tenho um 306 Passion 1998 (1.8 - 16v) e sempre que ando sem o A/C ligado meu coração fica acelerado... hehehehe

 

Já verifiquei ( e troquei) válvula termostática, liquido do arrefecimento, os 3 sensores de temperatura e um selo do motor (que estourou uma vez e vazou água do arrefecimento fazendo o carro elevar a temperatura).

Confesso que é desconfortável ver aquele ponteiro na casa dos 100º andando na cidade mas o 2º estágio da ventoinha liga e volta para 90 e poucos graus.

 

Na estrada realmente a temperatura fica em 80º mais ou menos. Dia desses estava uns 45º na estrada e a temperatura ficou em uns 95º a 100Km/h. Parei, verifiquei a ventoinha que acionada e o carro num lugar mais fresquinho fez a temperatura retornar aos 80 e poucos.

 

Minha pergunta é: Ando praticamente sempre com o A/C ligado o que faz a temperatura do motor ficar em 80º aproximadamente. Isso pode ser prejudicial ao motor?

Outra: Quais os itens que posso verificar para garantir que o carro fique bem rodando a 100º ou mais no trânsito?

 

Abração!!!!

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O meu nunca chega nos 90 graus andando, só parado.

Já fiz de tudo, o diagnostico? A retirada do coletor/catalisador original e utilização de thermotape.

segundo a CC nos 80º é seguro para rodar.

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Acabei de adquirir um 306 Rallye ano 2000. E pelo que vi no post de todos o meu apresenta todas essas caracteristicas.

 

No trânsito chega perto dos 100° ! começa a andar cai para 80 ° .

 

Se ligar o Ar, fica entre 70-75° graus.

 

Moro em Curitiba e o clima é mais ameno. Acho que quando chegar o inverno aqui, o marcador de temperatura nem deve sair do lugar...

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Acabei de adquirir um 306 Rallye ano 2000. E pelo que vi no post de todos o meu apresenta todas essas caracteristicas.

 

No trânsito chega perto dos 100° ! começa a andar cai para 80 ° .

 

Se ligar o Ar, fica entre 70-75° graus.

 

Moro em Curitiba e o clima é mais ameno. Acho que quando chegar o inverno aqui, o marcador de temperatura nem deve sair do lugar...

 

 

75 graus -> + ou - certo

 

70 graus -> errado

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Nâo sei porque essa mania de mecanico de retirar essa válvula.

Ela está ali por um motivo.

Se tirar, vc força o motor a trabalhar mais frio, com isso tem um maior consumo e desgaste.. ou seja, não vale a pena.

 

Bom, por experiência própria meu 206 1.0 16v tava com a válvula termostática aberta onde a temperatura não passava de 60°c , quando o ideal é q se trabalhe em 90c°, com isso meu carro tava amarrado e uma tal forma, que parecia ser um 1.0 com kit GAS, muito ruim mesmo até já reclamei muito e gastando muito combustivel, fazendo menos de 9 km L.... Agora q troquei, a temperatura trabalha em 90c° e o Desempenho do carro mudou completamente, ta muito mais agressivo, e a economia de combustivel com certeza vai mudar tambem... isso aindo vou medir.

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Não são só os 1.8 16v que trabalham em altas temperaturas, os 1.6 16v também sobem bastante, sempre no esquema de bater em 100°C, a ventoinha liga e baixa rapidamente para 90°C.

 

No 2.0 16v, parece que a temperatura fica mais estável na casa dos 90.

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os 1.8 trabalham até 110 115 graus!

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