Jump to content
Sign in to follow this  
3uilD

Temperatura Baixa - 306

Recommended Posts

Galera, comprei um 306 SW 2001. O antigo proprietário instalou o "kit verão" e o carro não passa de 80ºc. Sei que assim como não é bom trabalhar acima da temperatura "Ideal", também não é bom ficar abaixo.

Alguem me aconselha a tirar esse kit e voltar ao normal? O que posso esperar do carro rodando entre 75~80ºc?

Kit verão?

Será que ele tirou a válvula termostática?

Cara, se foi realmente retirada a válvula termostática, coloque ela devolta...

O motor foi projetado pra trabalhar com ela... Meu Opala sempre esquentava em viagens quando não tinha a válvula, e por incrível que pareça, depois que coloquei a válvula termostática a temperatura fica sempre no ideal.

Kit verão?

Será que ele tirou a válvula termostática?

Nunca vi falar de kit verão.

Provavelmente tirou a válvula, o carro sem a válvula fica com a água em fluxo contínuo assim mantendo o motor abaixo da temperatura de trabalho, no meu antigo carro tive que tirar a válvula porque tinha travado a unica coisa que aconteceu é que o carro ficou com o motor frio e gasta mais combustível e em rodovia fica mais fraco e ainda aumenta o desgaste do motor.

Então tira logo isso (ou poe a válvula de volta) que seu carro vai ficar mais esperto e econômico.

Nâo sei porque essa mania de mecanico de retirar essa válvula.

Ela está ali por um motivo.

Se tirar, vc força o motor a trabalhar mais frio, com isso tem um maior consumo e desgaste.. ou seja, não vale a pena.

kit verão nao é a retirada d a vavula termostatica. é a clocação de um resistor em serie, com o sensor da ventoinha, que faz com que ela arme antes do normal!

os motores 1.8 16v xu7jp4 realmente, aquecem muito!

o ideal é que ele trablahe entre 90 e 110 graus. se ta abaixo disso, muda o resistor! pode usar um entre 10 e 60 ohms...

Foi os dois, ele mudou o sistema, colocou outro cebolão e tb tirou a valvula termo...

O carro vai pro mecanico quarta pra fazer "tudo", já peço pra fazer isso tb...

Srs.

Eu to com o meu 306 sw a pouco tempo, mas nao consegui ainda me acostumar com a temp do carro entre 90 e 110º, sempre acho que vai ferver....

as vezes acho que esta com algum problema, mas pelo que tenho visto a temp do meu apelidado silver lion esta dentro do normal

Pelo que falam é o normal do 1.8 16v

kit verão nao é a retirada d a vavula termostatica. é a clocação de um resistor em serie, com o sensor da ventoinha, que faz com que ela arme antes do normal!

os motores 1.8 16v xu7jp4 realmente, aquecem muito!

o ideal é que ele trablahe entre 90 e 110 graus. se ta abaixo disso, muda o resistor! pode usar um entre 10 e 60 ohms...

o cara disse tudo..

os post dele nao tem erro srrs

Ou simplesmente sua válvula termostática travou aberta.

Manda ver isso logo!

o cara disse tudo..

os post dele nao tem erro srrs

ta falando serio, ou ta se arriando nos meu erros de digitação? aspodkpaosdkpasdkasd

se for os erros, e pq meu teclado ta meio maluco...

Esta sem a valvula termostática. Não passa de 80ºc. Que m..... gastar dinheiro com isso!

Offtopic: Estou MUITO feliz em estar com meu Peugeot na mão! Sonho com o 306 desde que sou muleque, tive 2 fuscas e agora to com ele!

Coloca ela de volta cara.. vc vai ver que vai mudar e muito a temperatura de funcionamento do seu motor.

Cara, só te dou um conselho, coloca uma válvula termostática nova e original.. Custa 50 e poucos reais na CC, pq se essa válvula travar fechada, uma piscada e seu carro pula pra uns 130º e aí é um abraço..

Só pra você relaxar quanto a temperatura, com o A/C ligado o 306 arma o segundo estágio da ventoinha e mantém a temperatura do motor nos 70° C.

Abraços

amigo, se você tiver disposto a gastar pouco, pode aproveitar o kit "cebolão" ou termocontato , basta substituir o sendor pelo a "MTE 825", da fabricante thomson e recolocar a válvula termostática.

.

a a "mte 825" é catalogada para ser usada no xsara, e arma em 95/97 graus e desliga 92, sendo absolutamente compatível com o motor, tanto é que vem ORIGINAL DE FÁBRICA uma rosca no radiador com um tampão, exatamente pra ser instalada lá. funciona muito bem caso queira aproveitar.

.

825i.jpg

para muitos parece uma aberração, mas que funciona normalmente QUANDO BEM INSTALADO funciona...

.

.

no meu antigo carro, também um 306 (1.6 8v) andei assim anos, mas instalado como deve ser... no meu atual está rigorosamente original (prefiro assim...heheh)

.

o motor 1.8 16v sempre vai ser frio na estrada, mesmo com válvula termostática nova, sempre vai ser na casa de 80 quando sendo pouco exigido a 100 km/h pois as trocas térmicas deste motor são um espetáculo a parte, me assusto o quão rápido a temperatura cai quando ele bate um vento no conjunto.

.

o catálogo pra conferência do termocontato que eu indiquei está aqui http://www.thomson-net.com.br/download/cat...temperatura.pdf lembrando que a MTE é fabricante de peças de linha de montagem da própria peugeot.

.

.

o problema é usar o faixa de temperatura inadequada...

.

Edited by pugpugpug

Agradeço muito a colaboração e opinião de todos. Vou ter que estudar de acordo com o orçamento, pois hoje deixei o carro na KM aqui de SP na Sto Amaro, tive boas recomendações de lá mas estou com medo do preço.

Minha preferência sem dúvida alguma é o sistema original.

O carro está muito bom de maneira geral, lataria e estofamento, mas acredito que suspensão e motor pode me dar um belo susto...vamos ver.

Alguem aqui já foi nessa oficina? Tinha altos pugs e citroens lá.

Excelente post!

Tenho um 306 Passion 1998 (1.8 - 16v) e sempre que ando sem o A/C ligado meu coração fica acelerado... hehehehe

Já verifiquei ( e troquei) válvula termostática, liquido do arrefecimento, os 3 sensores de temperatura e um selo do motor (que estourou uma vez e vazou água do arrefecimento fazendo o carro elevar a temperatura).

Confesso que é desconfortável ver aquele ponteiro na casa dos 100º andando na cidade mas o 2º estágio da ventoinha liga e volta para 90 e poucos graus.

Na estrada realmente a temperatura fica em 80º mais ou menos. Dia desses estava uns 45º na estrada e a temperatura ficou em uns 95º a 100Km/h. Parei, verifiquei a ventoinha que acionada e o carro num lugar mais fresquinho fez a temperatura retornar aos 80 e poucos.

Minha pergunta é: Ando praticamente sempre com o A/C ligado o que faz a temperatura do motor ficar em 80º aproximadamente. Isso pode ser prejudicial ao motor?

Outra: Quais os itens que posso verificar para garantir que o carro fique bem rodando a 100º ou mais no trânsito?

Abração!!!!

O meu nunca chega nos 90 graus andando, só parado.

Já fiz de tudo, o diagnostico? A retirada do coletor/catalisador original e utilização de thermotape.

segundo a CC nos 80º é seguro para rodar.

Acabei de adquirir um 306 Rallye ano 2000. E pelo que vi no post de todos o meu apresenta todas essas caracteristicas.

No trânsito chega perto dos 100° ! começa a andar cai para 80 ° .

Se ligar o Ar, fica entre 70-75° graus.

Moro em Curitiba e o clima é mais ameno. Acho que quando chegar o inverno aqui, o marcador de temperatura nem deve sair do lugar...

Acabei de adquirir um 306 Rallye ano 2000. E pelo que vi no post de todos o meu apresenta todas essas caracteristicas.

No trânsito chega perto dos 100° ! começa a andar cai para 80 ° .

Se ligar o Ar, fica entre 70-75° graus.

Moro em Curitiba e o clima é mais ameno. Acho que quando chegar o inverno aqui, o marcador de temperatura nem deve sair do lugar...

75 graus -> + ou - certo

70 graus -> errado

Nâo sei porque essa mania de mecanico de retirar essa válvula.

Ela está ali por um motivo.

Se tirar, vc força o motor a trabalhar mais frio, com isso tem um maior consumo e desgaste.. ou seja, não vale a pena.

Bom, por experiência própria meu 206 1.0 16v tava com a válvula termostática aberta onde a temperatura não passava de 60°c , quando o ideal é q se trabalhe em 90c°, com isso meu carro tava amarrado e uma tal forma, que parecia ser um 1.0 com kit GAS, muito ruim mesmo até já reclamei muito e gastando muito combustivel, fazendo menos de 9 km L.... Agora q troquei, a temperatura trabalha em 90c° e o Desempenho do carro mudou completamente, ta muito mais agressivo, e a economia de combustivel com certeza vai mudar tambem... isso aindo vou medir.

Não são só os 1.8 16v que trabalham em altas temperaturas, os 1.6 16v também sobem bastante, sempre no esquema de bater em 100°C, a ventoinha liga e baixa rapidamente para 90°C.

No 2.0 16v, parece que a temperatura fica mais estável na casa dos 90.

os 1.8 trabalham até 110 115 graus!