Jump to content
alphonsus

Paddle Shift Em Peugeots E Citroens Funcionando (Ver Pag. 5)!

Recommended Posts

Eu acho que a ideia não vai pra frente pros donos do AL4. Desempenho fica muito a desejar.

Mas pra quem tem o THP, fica a dica ae!! ;)

brunogrossl, valeu pela contribuição!

Eu acho que a ideia não vai pra frente pros donos do AL4. Desempenho fica muito a desejar.

Mas pra quem tem o THP, fica a dica ae!! :obsequious:

brunogrossl, valeu pela contribuição!

Ué. Qual seria o impecilho pra quem tem AL4? Não entendi.

Curti a idéia

Ué. Qual seria o impecilho pra quem tem AL4? Não entendi.

Nenhum!

É que tem tanta gente que odeia o AL4 que nem sei se iriam usar o Paddle-Shift! :confianteup:

Cara. Tem muita gente que nem nunca chegou perto de um AL4 e fala mal como se fosse o pior cambio do mundo.

Eu sou um dos que tem e não tem critica quanto a isso.

Acho que a questão do Paddle Shift em carro é conforto e não performance. Pelo menos essa é a minha visão. Comodidade acima de tudo.

Cara. Tem muita gente que nem nunca chegou perto de um AL4 e fala mal como se fosse o pior cambio do mundo.

Eu sou um dos que tem e não tem critica quanto a isso.

Acho que a questão do Paddle Shift em carro é conforto e não performance. Pelo menos essa é a minha visão. Comodidade acima de tudo.

De fato, concordo que é confortável pra quem quer brincar as vezes.

Mas mesmo assim, to esperando achar alguém com conhecimentos básico de eletrônica e que tem um cambio AL4 pra poder prosseguir com a ideia!

Eu só não me arrisquei mais ainda na brincadeira, porque moro em apartamento/condominio e não tenho lugar pra ficar fuçando no carro.

Por mim, meto a cara fácil e já teria desmontado a alavanca pra ver qualé dessa "coisa" ai.

• Upvote 1

Animofacil fazer no meu

So alguem postar um tuto ae!

Eu mesmo não tenho problema de odiar a AL4. Já me deu um probleminha de tranco mas fui numa oficina daqui e o cara passou um scanner lá que "calibrou" as EV e o carro tá sem problema nenhum há 10 meses.

Sem falar que não acho ele lento não. Passei 2 meses com um Corolla XEi 2.0 e até viajei com ele, inclusive e achei o cambio muito mais mamão que a AL4. Demorava pra responder as trocas, quando eu exigia muito dele nas ultrapassagens com o pé no fundo (kick down) ele mudava pra proxima marcha antes dos 5mil rpm, fazendo o carro morrer!

E eu tô doido pro um tuto dessa bagaça aí!

Faço na hora!

Revivendo o tópico.

Galera encontrei o paddle shift do c4 a venda por £25,00 com frete já incluso para o Brasil. O preço está bastante em conta, ninguém de Brasília anima em mexer nisso não? Como várias pessoas comentaram acima o procedimento parece ser bastante simples, é questão de acoplar a peça e com o chicote correto ou fiação customizada fazer a ligação junto ao câmbio.

http://www.ebay.co.uk/itm/citroen-c4-gears...7#ht_500wt_1413

Capture-1.png

Nos Estados Unidos muita gente vêm customizado os veículos com kits deste tipo e normalmente sem qualquer problema ou coisa do tipo.

Inclusive vi também o kit do Hyundai veloster. A diferença é que estas borboletas ficam presas logo atrás do volante, o que parece tornar mais fácil a troca das marchas nos casos de curva, já que as mesmas acompanhariam a movimentação do volante. O preço é cerca de US80,00.

http://www.ebay.com/itm/2012-2013-Hyundai-...#ht_3600wt_1163

Hyundai_Veloster_Paddle_2-1.jpg

Minha única questão mesmo é encontrar um mecânico de confiança que saiba o que fazer com isso, seja com a peça do C4 ou de qualquer outra marca. Inclusive fica a curiosidade, será que se eu levar na concessionária direto da Peugeot ou Citroen e pagar a hora de serviço e eventuais cabos, eles realizam o procedimento?

Acho que ia ficar bem legal num 408 griffe, que é o meu carro.

Acompanhando! Adorei a idéia. :)

Abraços e boa sorte aos que tem AL4 e coragem pra mexer.

To acompanhando, vai ficar foda se alguem conseguir.

Alguem que saiba o minimo de eletronica consegue fazer esse procedimento. Não tem muito segredo: é achar o sinal do gear up e down!

O "problema" maior é começar a procurar o fio correto que transmite a troca de marcha. Se alguem mecânico souber um pouco da eletronica dos puguentos, vai conseguir fazer. Não é para se ter um milhão de problemas. Em fim... não sei como ajudar deste momento em diante!

Alguem que saiba o minimo de eletronica consegue fazer esse procedimento. Não tem muito segredo: é achar o sinal do gear up e down!

O "problema" maior é começar a procurar o fio correto que transmite a troca de marcha. Se alguem mecânico souber um pouco da eletronica dos puguentos, vai conseguir fazer. Não é para se ter um milhão de problemas. Em fim... não sei como ajudar deste momento em diante!

Isso com qualquer multimetro se consegue fácil.

Acho que só falta coragem de alguém.

Então, já estou participando dos lances para a aquisição das borboletas do C4. Coragem eu acho tenho, conhecimento é que não. To pensando até na hipótese de levar é na concessionária e perguntar se o pessoal lá topa mexer nisso.

Igual o alphonsus mencionou acima, basta descobrirmos qual o fio correto que transmite a troca de marcha.

A depender da situação, sou capaz de bancar as borboletas para alguém de Brasília fazer o procedimento e depois nos ensinar como proceder. Hehehe. Afinal, ia ficar show de bola, seja lá qual for o peugeot!

Acabei de chegar da Peugeot Nantes de São Carlos e troquei uma ideia com o chefe da oficina.

Ele me disse ter acesso aos diagramas eletricos e falou que da para fazer, pois o cambio tem um sensor que capta o movimento de aumentar/descer a marcha. Como é um contato eletrico, o mesmo pode ser substituido/adaptado ao paddle shift e isso não demanda muiiiiitttoooo trabalho!

FAOGozalo, se eu pudesse eu te ajudava mas o máximo que posso fazer e dar apoio moral rs!! Conversa com o chefe da oficina que ele deve saber sobre a eletronica do cambio e sabe muito bem onde pegar o sinal pra adaptar o paddle shift!!!

Em fim, só digo que é possível sim!!!

Acabei de chegar da Peugeot Nantes de São Carlos e troquei uma ideia com o chefe da oficina.

Ele me disse ter acesso aos diagramas eletricos e falou que da para fazer, pois o cambio tem um sensor que capta o movimento de aumentar/descer a marcha. Como é um contato eletrico, o mesmo pode ser substituido/adaptado ao paddle shift e isso não demanda muiiiiitttoooo trabalho!

FAOGozalo, se eu pudesse eu te ajudava mas o máximo que posso fazer e dar apoio moral rs!! Conversa com o chefe da oficina que ele deve saber sobre a eletronica do cambio e sabe muito bem onde pegar o sinal pra adaptar o paddle shift!!!

Em fim, só digo que é possível sim!!!

Opa, valeu alphonsus! Se o seu peugeot for automático podemos fazer o seguinte, te arranjo as borboletas de presente e depois você ensina o truque! Heuiaheuiahe. Realmente o segredo deve ser apenas descobrir qual é esse contato elétrico.

O que eu imagino é que o mesmo será apenas adaptado, como se fosse repetido por conta da borboleta. Assim, a mudança das marchas poderá ser feita pelas mesma ou normalmente pelo câmbio. É como acender ou apagar a luz por outro interruptor.

Vai aí a "fotinho" do diagrama do câmbio do 408.

1-3.png

Edited by FAOGozalo

Exatamente FAOGozalo, o principio é exatamente esse como você falou! Você poderá tanto usar pelos paddles quanto pelo câmbio.

Em fim, eu te ajudaria porem meu câmbio é manual! Se fosse auto, já abraçava uhauahuaauauhauh!!

Eu tinha visto esse diagrama no Service Box porém é muito "alto nível". Ele me mostra as peças apenas, e não o que são exatamente cada fio e contato. Eu preciso de algo mais "baixo nível", preciso saber a função de cada fio, por exemplo!

Se você for na Peugeot pede para o chefe da oficina medir com um multimetro o sinal da troca de marcha. Não deve ter muito segredo!! Não é pra ter tanto mistério.

Agora, se alguem tiver acesso ao diagrama elétrico, ai sim ficaria mais facil. Porem acho que apenas o pessoal que trabalha na Peugeot tem esse tipo de acesso!

alphonsus, da uma olhada nesse DIY (do it yourself) de um gringo ai da vida fazendo a instalação do paddleshift num audi.

http://forums.audiworld.com/showthread.php?t=1702901

Quando ele desmonta o câmbio fiquei até surpreso, pois parece que esse comando da fiação fica bem na superfície, imagino que seja o mesmo no caso da Peugeot. tanto é que no diagrama que mostrei acima o item nº 2 mostra uma saída fios, que imagino que seja o fio que liga lá que será modificado.

Cada vez que entro aqui no fórum fico mais empolgado com essa modificação. Realmente parece ser "simples" dada as proporções.

• Upvote 1

Exatamente. Deve ter um circuito bem logo na parte de cima do cambio. Não deve ter que ir muito longe para achar os primeiros resultados!!

Esse DIY do cara da Audi eu já salvei. O cara ali já aproveitou o TIPtronic. Os fios já estavam ali no cambio!

Já que o povo reviveu o tópico, vamos lá.

Eu to bem afim de fazer no meu, o problema realmente é fazer isso dentro do condominio. *Rs

Andei dando uma olhada, será que alguém sabe dizer se a COM2002 serve nos PUG?

Se funcionar, tem uma a venda no ebay UK, se não me engano o cara manda pro Brasil e ta na casa das 230 libras.

É uma oção, pois os shift paddles já estão embutidos na COM2002 (chave de seta)

Uma outra opção é realmente adaptar qualquer outro shift, do tipo OEM.

Quem sabe no final de semana, eu dou um pulo na casa de um amigo pra dar uma fuçada nisso.

Não seria nada ruim viu.

Já que o povo reviveu o tópico, vamos lá.

Eu to bem afim de fazer no meu, o problema realmente é fazer isso dentro do condominio. *Rs

Andei dando uma olhada, será que alguém sabe dizer se a COM2002 serve nos PUG?

Se funcionar, tem uma a venda no ebay UK, se não me engano o cara manda pro Brasil e ta na casa das 230 libras.

É uma oção, pois os shift paddles já estão embutidos na COM2002 (chave de seta)

Uma outra opção é realmente adaptar qualquer outro shift, do tipo OEM.

Quem sabe no final de semana, eu dou um pulo na casa de um amigo pra dar uma fuçada nisso.

Não seria nada ruim viu.

Uhhmm...interessante heim!!!!

Foda é morrer com 230libras né!!!

Eu arriscaria se tivesse sobrando! Seria interessante. Mas isso é um caso extremo (se bem que ae é Plug&Play pra usar com os valantes com paddle shift)!

Em fim, se tivesse sobrando eu testava essa COM rsrs!!!

http://www.ebay.co.uk/itm/Citroen-C2-VTR-C...=item20c429302d

Ai meu pai nossaSenhoraaa...alguem arremata isso por favor?! rsrsrs

Não tenho certeza, mas partindo do principio que o que manda é a BSI, a COM é apenas uma "interface" contendo botões para manipular os acessórios do carro!!!

Em fim, se eu pudesse eu abraçava!!!

[]'s

http://www.ebay.co.uk/itm/Citroen-C2-VTR-C...=item20c429302d

Ai meu pai nossaSenhoraaa...alguem arremata isso por favor?! rsrsrs

Não tenho certeza, mas partindo do principio que o que manda é a BSI, a COM é apenas uma "interface" contendo botões para manipular os acessórios do carro!!!

Em fim, se eu pudesse eu abraçava!!!

[]'s

auheuahueha

Era exatamente essa COM2002 que eu tava falando.

Ele até abaixou o preço. *Rs.

Hehe, achei as borboletas feia nesse caso. Vou arrematar aquelas do VTR mesmo. Afinal de contas em ambos o casos vai ser necessária a fiação até o câmbio.

Capture-1.png

Além disso, aquelas peças que postei acima, as borboletas em especial já vem com o espaço para o para fuso de afixação. O mesmo "buraco" para o parafuso é encontrado na peça da chave de seta:

C4PicassoTiptronic02.png

Fica assim:

C4VTR.png

Enfim, as peças eu compro hoje, basta aguardar as mesmas chegaram para podermos "brincar de médico". Aproveitei e comprei uma mini antena do Citroen C5 também. Hehehe.

Edited by FAOGozalo

Boa compra!!!! Mandou bem!!! Agora a coisa vai rrsrs!!

Boa compra!!!! Mandou bem!!! Agora a coisa vai rrsrs!!

Agora é só esperar chegar pra matar a curiosidade! Heuiahauieh. Enquanto isso, fuçando e tentando descobrir o que fazer.

Por hora você pode ir analisando os contatos e sensores do cambio, como funciona e cia!

Vou procurar na internet e ver se acho algo mais profundo, ok?!

Por hora você pode ir analisando os contatos e sensores do cambio, como funciona e cia!

Vou procurar na internet e ver se acho algo mais profundo, ok?!

Show! Vou ficar aguardado.

Olha o que eu achei ehauiehaui!

http://www.kit-group.ru/sections/AL4%20Transmission.pdf

Pena que é sobre o câmbio AL4 autoactiva.

O que estamos procurado é o AL4 tiptronic ou Al8 (408).

Quase lá!

Ainda sim o principio é o mesmo!!! Vou baixar e ler com mais calma!!! Valeus!!!

Ainda sim o principio é o mesmo!!! Vou baixar e ler com mais calma!!! Valeus!!!

Isso aí.

Dê uma olhada neste aqui, além de estar em português é sobre a caixa de câmbio correta http://pt.scribd.com/doc/78468646/Manual-Da-Caixa-AL4.

Abraço

Tive de baixar 11gb de arquivos mas encontrei o cabo e onde é que fica a "central" de comandos do câmbio de marchas. Hehehe! Olha só:

Documento1_Page_1.jpg

Documento1_Page_2.jpg

Documento1_Page_3.jpg

Documento1_Page_4.jpg

Documento1_Page_5.jpg

Documento1_Page_6.jpg

Uiaaaa....11GB são apenas de informações sobre a eletrônica?!

Não exatamente. É todo o service box da Peugeot incluindo as instruções sobre reparos e mão de obra.

O único "problema" é que estes arquivos são de 2011, e infelizmente não consta o Peugeot 408 como na versão online do programa da Peugeot.

De resto é bem bacana e tem muita coisa para se mexer e aprender.

Olha aí mais infos.

Vou aproveitar e desinstalar isso e colocar em português. Assim fica fácil de todos aqui do fórum entenderem.

Documento1_Page_1-1.jpg

Documento1_Page_2-1.jpg

Edited by FAOGozalo

Muito bom essa base. Agora é só esperar e testar!!!!

Muito bom essa base. Agora é só esperar e testar!!!!

Agora ficou a dúvida, pela leitura a troca de marchas feita pelo modo manual é realizada por uma troca no fluxo de ímãs que emite um sinal para a ECU. Resumindo, entendi porra nenhuma! HEuiaheauie.

deus do céu.......

1 nao sei até agora de onde o pessoal tirou que um fio de no maximo 3m (pra ser generoso) vai dar delay

2 não dirigi mto carro com AL4... não é rapida a troca, mas nao é tao ruim. e contando que o paddleshift vai mudar em nada.

3 quem tem (que não é meu caso) é só puxar os fior de cada acionador. coisa de criançae tomar cuidado por onde esconder.

4 acho que a parte mais complicada mesmo va iser adaptar os paddleshift no volante ou perto da COM 2000

boa sorte pra quem tentar

Só movimentando.

As borboletas chegaram.

Alguém de Brasília indica onde posso ir para fuçar nisso agora!?

Data Local Situação 29/05/2012 10:24 CDD LAGO SUL - BRASILIA /DF Saiu para entrega 14/05/2012 12:43 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - CURITIBA/PR Conferido Recebido/Brasil

ai sim heinnn...

acompanhando, bela iniciativa.... boa sorte na empreitada,

abs

ai sim heinnn...

acompanhando, bela iniciativa.... boa sorte na empreitada,

abs

É isso aí, só falta descobrir onde fazer isso aqui em Brasília/DF.

As borboletas são enormes, o que acho muito bacana. Além disso, a única parte móvel é a cromada, o resto serve apenas de braço. Muito legal. Vão aí algumas fotinhos do acessório.

Abraço.

photo4.jpgphoto3-1.jpgphoto2-3.jpgphoto1-3.jpg

Uiaaaa....ai sim heim!!!!! Vai ficar irado heim!!!

Bom, acompanhando! No que puder ajudar, eu tento!

Uiaaaa....ai sim heim!!!!! Vai ficar irado heim!!!

Bom, acompanhando! No que puder ajudar, eu tento!

Ehauiehauiehae... boa, me ajuda a encontrar onde mexer nisso aqui em Brasília. A parte de encaixá-las no volante,acho que resolvo tranquilo na concessionária, isso, porque eles terão de trocar o volante do meu carro, já que formou uma bolha de ar debaixo do couro. Ehauiehaue. Falta mesmo é a parte elétrica.

Opa!

Saiu por qto com o frete? Demorou qto tempo? Qual o link de onde comprou?

Meto as caras facil!

Abraco

Opa!

Saiu por qto com o frete? Demorou qto tempo? Qual o link de onde comprou?

Meto as caras facil!

Abraco

Comprei pelo ebay do Reino Unido.

O preço que paguei foir cerca de R$200,00 (duzentos reais), já incluído o valor do produto e do frete.

O vendedor me arranjou a única unidade que tinha.

Se mesmo assim tiver interesse, dê uma olhada neste link: http://www.ebay.co.uk/itm/C4-VTR-PICASSO-2007-PADDLE-SHIFT-INDICATOR-WIPER-UNIT-/200642118536?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item2eb733c388#ht_6681wt_1163

É a mesma peça só que acrescida de outras, e por um preço mais caro.

Abraço.

Tomara q de certo.. Mas acho q foi dinheiro posto fora... Não acredito q vai vingar essa parada ae..