Jump to content
lgobbo

Controle De Volante - Projeto De Interface !

Recommended Posts

Oi Gente!

Posso fazer uma pergunta de leigo, total leigo? será que essa placa funcionaria no 306? Pois o meu 306 tem essa alavanca do "som" na coluna de direção. Se alguem souber como posso adaptar no Rio de Janeiro, ou mesmo me ajudar ficarei muito grato.

abs,

Marcelo

Oi Gente!

Posso fazer uma pergunta de leigo, total leigo? será que essa placa funcionaria no 306? Pois o meu 306 tem essa alavanca do "som" na coluna de direção. Se alguem souber como posso adaptar no Rio de Janeiro, ou mesmo me ajudar ficarei muito grato.

abs,

Marcelo

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.ph...c=44839&hl=

Salve galera, eu vi esse post e resolvi fazer a minha placa de interface, junto com a ajuda do nosso amigo que fez a primeira placa, resolvi incrementar.

Pesquisei muito sobre essa interface e achei preços exorbitantes tais como 600 reais, e na confecção da minha placa gastei no máximo 12 reais.

Utilizei a mesma configuração dos resistores mas com os valores diferentes, isso eu achei na internet os valores para o Pioneer, mas também quase todos não deu certo e ae foi na tentativa e erro.

Para o meu aparelho 2 Din da pioneer AVH-4250 eu utilizei os seguintes valores.

R1:8K2

R2:14k7

R3:1K2

R4:26K3

R5:12K2

R6:12K2

O R7 e R8 são os resistores utilizados para o controle do scroll ou rodinha, utilizei também mais 4 diodos 1N4007 e um plug estéreo.

Como eu não queria cortar o conector da placa, e o meu carro é um Peugeot 307 ano 2003, a minha alavanca é diferente e eu tive a oportunidade de soldar 8 fios na base do flat cable, assim não prejudica e não impossibilita a alavanca, lógico no conector aonde ela encaixa na COM 2000 eu coloquei uma fita isolante. Feito isso, todos os comandos da alavanca funcionam.

Logo abaixo vocês podem visualizar o circuito refeito.

http://img268.imageshack.us/i/interfacevolante307.jpg/

Nessa imagem logo abaixo, você pode ver os valores dos resistores, do mínimo ao máximo, e isso para 10 funções.

http://img838.imageshack.us/i/interfacevolante30702.jpg/

Nessa outra imagem, é o circuito para você fazer o teste antes de fazer a placa do circuito.

http://img191.imageshack.us/i/interfacevolante30703.jpg/

Espero ter ajudado.

Abraço a todos.

• Upvote 1

mandei email.. fico no aguardo :wub:

n ta interessado em fazer pra vender ainda

?

to afim de comprar... ai ja comprava um mp3 da sony tbm hehehehe

Alguem pode me fazer um grande favor de explicar como INSTALO o controle de volante? Ja comprei o modelo certo do controle(não veio instalado de fabrica) pro meu peugeot 206 sw feline 2008 e agora estou só no aguardo da interface Contects2 e queria ja deixar tudo prontinho pra quando chegar a interface...

Como é um projeto experimental não tenho interesse em lucros no momento, mas vou analizar a possibilidade de fazer mais algumas placas e mandar para alguem interessado em testes e que possa fazer a montagem da mesma, vou ter o maior prazer em ver outros pug com controle funcionando !

Tenho um Alpine CDA-117 com controle remoto !!!

Existe a possibilidade de fazer uma placa desta funcionando em conjunto com ele ?

Ou alguma interface ? Abçs

Tenho um Alpine CDA-117 com controle remoto !!!

Existe a possibilidade de fazer uma placa desta funcionando em conjunto com ele ?

Ou alguma interface ? Abçs

A voce e a todos que querem comprar interfaces, na Dynamic Sounds tem pros modelos mais conhecidos, comprei o meu lá!

Para peugeot http://www.dynamicsounds.co.uk/steering-wh...-47_87_195.html

eu comprei o ctspg006, para o peugeot 206 e escolhi o patch lead para pioneer. no patch lead que voce escolhe para a marca do aparelho, e no modelo do interface é para cada modelo de veiculo(ctspg007 sendo para 307)

novidades da interface para venda?

E essa interface? Alguem vendendo ainda? Se sim, quanto custa?

E essa interface? Alguem vendendo ainda? Se sim, quanto custa?

Comprei um Cd Player Pioneer Deh-2250ub para o meu 307,cansei do original sem MP3,só que eu quero que o controle da coluna funcione com o novo som,por isso escolhi a dedo qual colocar,então encontrei um,ele tem Entrada de mini-tomada para Integração de controle remoto em volante de OEM (exige interface),então consultando o site Mercado Livre,achei um carinha que faz sobe encomenda,tem boa reputação,o preço que doí, R$ 182.80 segue o link do vendedor,se não for cadastrado no ML se cadastra e seja feliz,o meu ja mandei fazer com ele.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190...-ir-ou-cabo-_JM

e esse do som.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189...bmp3ipodaux-_JM

Orra. Quase 200 obamas?

Quer dizer que pra eu mudar a musica, aumentar ou diminuir o som atras do volante eu vou ter que desembolsar 350 reais? (200 da interface + 150 da alavanca)

Complicado, ein? Sou mais pegar esses 350 e comprar um player com uma qualidade bem melhor.

Orra. Quase 200 obamas?

Quer dizer que pra eu mudar a musica, aumentar ou diminuir o som atras do volante eu vou ter que desembolsar 350 reais? (200 da interface + 150 da alavanca)

Complicado, ein? Sou mais pegar esses 350 e comprar um player com uma qualidade bem melhor.

concordo, usa o controle do player e ja eras

Para o meu aparelho 2 Din da pioneer AVH-4250 eu utilizei os seguintes valores.

Esse esquema você usou pra ligar um aparelho de DVD. Vai funcionar também nos aparelhos de CD?

Estou com a alavanca em casa há um ano já. Vou ver se compro uns resistores e monto isso pra testar...

Só tem uma coisa que não ficou clara nas suas imagens. A conexão entre a placa e a alavanca. Se puder esclarecer melhor essa parte eu agradeço!

A voce e a todos que querem comprar interfaces, na Dynamic Sounds tem pros modelos mais conhecidos

Estou trocando e-mails com eles pra ver se consigo descobrir qual o modelo que preciso comprar. Tá um pouco dificil. Já mandei até fotos da alavanca e do som pra eles terem noção. Vou acabar optando por construir minha própria placa.

Edited by Muzkur

Consegui montar minha interface pioneer/controle original.

Só não consegui colocar o botão memo (rodinha) pra funcionar. Elá tá com a função mas não funciona 100%. As vezes sobe as pastas, as vezes baixa, as vezes encavala e sobe e desce duma vez. haiuahiauh

Tirando isso, tá funcionando bacana. Vou deixar assim por enquanto até pensar numa solução melhor.

Segue vídeo da coisa toda funcionando (com o rádio ligado na fonte do pc. haiuhaiuah

th_08092011006.jpg

Agora a dúvida: Pra por isso no carro precisa desmontar o volante?

Edited by Muzkur

Só não consegui colocar o botão memo (rodinha) pra funcionar. Elá tá com a função mas não funciona 100%. As vezes sobe as pastas, as vezes baixa, as vezes encavala e sobe e desce duma vez. haiuahiauh

Tirando isso, tá funcionando bacana. Vou deixar assim por enquanto até pensar numa solução melhor.

Fala Mazkur,

Cara como faço pra ter um esquema deste pra rodar em um DVD Pioneer?

Abraços

Cara, eu usei um pouco de cada esquema postado aqui.

A base que usei foi a do Climbguitar, onde encontrei o post original com as imagens em melhor resolução aqui:

http://www.jvde.net/pioneer_wired_remote/p...ired_remote.htm

O problema é que por esse modelo o SRC funcionou como ATT. Então acho que se usar a resistência do ATT, pode ser que funcione como Source. Não fiz esse teste pois gostei da opção ATT. É mais útil pra mim.

Depois, com base nessas funções, usei a ordem de conexões postadas pelo lgobbo no primeiro post desse tópico.

O único problema é que ele não especificou a ordem em que isso vai encaixado na alavanca. Então pra não ficar dúvidas, facilito:

- Olhando a alavanca na posição em que ela ficará instalada no carro, o pino de cima é o >> e o último pino é o da rodinha. Assim é só seguir o esquema de encaixe dele.

O mais dificil é isso aí. Depois é só ter o equipamento necessário (placa de circuito, ferro de solda, estanho, resistores...), um pouco de conhecimento em eletrônica e força de vontade.

Eu levei o dia todo pra fazer, mas o resultado final foi satisfatório. :)

Agora ainda tenho a dúvida na instalação, se precisarei tirar o volante fora ou se da pra instalar com ele no lugar. :)

Segue vídeo da coisa toda funcionando (com o rádio ligado na fonte do pc. haiuhaiuah

th_08092011006.jpg

cara ,

pra encaixar soh precisa desmontar as capas da coluna,e tirar uma tampa que protege a conxao original..mas se por acaso quiser desencaixar tera que desmontar o volante...pois tem uma trava que ni eh acessivel no conjunto montado...

Estou com a minha alavanca parada aki, preciso de uma ajuda sua, qual resistor utilizou , pois segui o circuito que o amigo postou para o dvd pioneer. tenho um 6080ub.. Enriqueça o topico com as suas informaçoes, mesmo que forem repetidas sao validas....

Obrigado

Ok, como eu não tinha resistores de todos os valores, fiz algumas ligações, vou descriminar aqui por botão e quando tiver mais de um, como foram ligados:

Tune UP (>>): 8k2 Ohms

Volume +: 18K

Source (que ficou como ATT): Paralelo de 3 resistores 2k7 Ohms

Volume -: 27K

Tune Down (<<): Em série 8k2 e 2k7

Folder UP (rodinha pra cima): Em série resistor 8K2 + diodo 1N4007 ligando o tip e o sleeve. E diodo 1N4007 ligado do ring ao sleeve, mas ele fica antes do botão, como que em paralelo com o a série do resistor com o outro diodo.

Folder Down (rodinha pra baixo): Em série resistor 8K2 + 2K7 + diodo 1N4007 ligando o tip e o sleeve. E diodo 1N4007 ligado do ring ao sleeve, mas ele fica antes do botão, como que em paralelo com a série do resistor com o outro diodo.

O conector P2 na hora de comprar tem que tomar o cuidado de pegar um de 3 terminais. Por fora ele tem 3 partes metálicas. Por dentro são 3 pontos de solda, sendo o maior pro Sleeve. Dos dois menores é só ver qual é fixo ao miolo do pino, esse será o Tip e o menor que ficar nas bordas é o ring.

As referência de Tip, ring, sleeve, e a ligação "maluca" dos diodos está exemplificada na imagem que o Climbguitar postou. Qualquer coisa, eu faço um desenho de referência de como eu montei depois.

Foto do circuito:

1ifiio.jpg

Pros fios, a conexão entre a alavanca e e a placa eu fiz usando um cabo IDE de HD, daqueles mais antigos que tem 40 fios. Separei 8 e os usei. Fiz isso, pois segundo o lgobbo , se conectar direto a placa e a alavanca, não tem como enfiá-la na direção. Então fiz assim pra dar uma flexibilidade. A ponta que vai na alavanca usei um pedaço de placa de circuito com fios de cobre rígidos dando o "alto-relevo" dos contatos.

Depois da placa até o rádio, é só usar um cabo de 3 fios qualquer... Sem segredo. Se não tiver, pega um paralelo, e depois mais um fio único e enrola/prega no paralelo. É que fica mais porquinho desse jeito. ahiauhaiua

O volante vou tentar desmontar amanhã. Lembro que tem um tópico aqui que ensina a desmontá-lo. :)

Cimoh, se usar esse meu esquema e conseguir acertar a função do botão de rodinha, posta a solução aqui, por favor.

Edited by Muzkur

Boa tarde pessoal, estive olhando recentemente a nova linha de DVD 2din da Positron, estão com um preço muito bom, e se olharem no site tem o manual deles, nas ultimas paginas tem o esquema de ligação do controle de som de volante nele, ele permite 2 modos.

-comando a 3 fios SWC1/GND/SWC2

-comando com um fio atraves de um modulo conversor.

o bom desta historia que ele tem uma tela de aprendizado, onde ao apertar o VOL+ por exemplo, seleciona-se no aparelho o VOL+.

Agora não sei se este sistema com resistores poderia ser utilizado neste aparelho.

Com certeza será necessário um esquema de resistores sim, mas a vantagem é que você pode montar com os valores que quiser, desde que sejam diferentes entre si.

Pois a resistência diferente é que faz com que cada botão tenha uma função.

No caso de um som desse, eu montaria usando o mesmo esquema de resistência da Pioneer, pois assim você pode configurar o Positron como bem entender e ainda ter um aparelho "universal" (leia-se compatível com Positron e Pioneer) de controle no volante.

po, eu queria manjar mais de eletronica!

perdi os comandos da coluna...e tinha acostumado já!

mais não pago 200 conto em interface por nada!

Guest Claudio72

tb quero trocar de player e ficar sem os controles vai ser chato mas sinceramente eu não pago isso para ter os controles....

prefiro usar o aparelho mesmo e danem-se as comodidades da coluna

Muzkur, como eu to trabalhando com solda SMD, se quiser, me passa os esquemas que eu monto em componentes SMD. Ai o tamanho fica muiiitttooo menor!!!! Se bobiar consigo fazer o circuito impresso também!

Alphonsus,

Se vc conseguir fazer isso, faça um pequeno lote para que possamos ter uma interface por um preço mais acessivel...

Aposto que muitos se interessariam...

Queria muito um esquema desse, o problema vai ser achar pra H buster hahaha..

Guest Claudio72

vou dizer com certeza tem uma galera e tanto aqui esperando um sinal verde.....

quero trocar o player mas queria muito manter os controles....pelo menos passagem de musicas e volume

Então pessoal, chegou minha central multimidia da Positron, simplesmente liguei ela na bancada, e coloquei alguns resistores ligados a entrada do controle, acionei o modo aprendizado encostei um resistor por vez e funcionou de primeira.

Agora minha duvida está em tirar o controle de som da coluna para fazer a adaptação, fiquei com medo de forçar muito, sai para cima ou para baixo? Já retirei a trava em forma de U e nada.

Att.

Luciano

Depois de desmontar a parte de cima e de baixo da carcaça que reveste a coluna, é só puxar a alavanca para a direita (para o lado do passageiro). Ela sai sem dificuldades.

Alphonsus, se você puder fazer um esqueminha SMD, cara, vai ficar pró!

O principal é conseguir montar um conector pra encaixar na alavanca.

A tabela de resistores compatíveis está aqui:

values.jpg

A sequencia de conectores da alavanca é essa:

interfacevolante307.jpg

Com um detalhe, onde mostra os tres pinos do p2 (tip, ring, sleeve) obviamente vão ligar no P2. Vai o terra comum da alavanca, ou seja, a sequencia fica então: >>, Vol +, SRC, Vol -, <<, terra, Rodinha pra cima, rodinha pra baixo.

Gente,

Rola de me enviar uma plaquinha dessa???

Quanto que é???

abraços!

noossa kkk aii sim

Olá amigos, estou apenas aguardando chegar meu dvd 2 din pioneer para testar essa interface, já montei o esquemático da placa para circuito impresso, vou levar na faculdade para corroer e terminar a placa e assim que tiver notícias, se tudo de certo é claro, posto o máximo de material que puder aqui.

Editado: pronto montei a plaquinha e tudo. Amanhã ou sexta chega meu dvd e vou testar, mas já deixei um amigo meu que manja muito de eletronica avisado para montar a plaquinha pra mim qualquer coisa, no pior dos casos semana que vem tenho a outra placa e faço um novo teste, se der certo posso ver com ele para produzir mais unidades para o pessoal do fórum poder comprar, mas eu aviso vocês.

Edited by Gregori

cara ,

pra encaixar soh precisa desmontar as capas da coluna,e tirar uma tampa que protege a conxao original..mas se por acaso quiser desencaixar tera que desmontar o volante...pois tem uma trava que ni eh acessivel no conjunto montado...

Estou com a minha alavanca parada aki, preciso de uma ajuda sua, qual resistor utilizou , pois segui o circuito que o amigo postou para o dvd pioneer. tenho um 6080ub.. Enriqueça o topico com as suas informaçoes, mesmo que forem repetidas sao validas....

Obrigado

E ae galera, entao já faz um tempo que nao posto aqui, se precisarem de mais alguma coisa sobre a interface é só pedir.

Sobre os diodos, a ligacao está clara no meu esquemático, muito simples e prático, como eu precisava economizar espaço eu fiz daquela maneira com a trilha passando pelo meio dos diodos.

Abraco galera.

concordo, usa o controle do player e ja eras

Fala amigão, então sobre a conexao da placa com a interface eu fiz o seguinte:

Eu não precisei cortar e nem desativar a interface, eu simplesmente isolei ela diretamente no conector e a ligacao da placa eu fiz o seguinte, soldei os fios diretamente na base do conector e protegi um monte eles. Logo após postarei fotos da conexão e do circuito.

Abraco

Dando um UP no tópico com algumas fotos do meu projetinho.

A plaquinha já corroida e furada.

img1101ug.jpg

Vista da parte traseira da placa.

img1102ns.jpg

Plaquinha inserida na haste de controle.

img1103ot.jpg

Componentes já soldados na placa.

img1104m.jpg

Outra vista das soldas.

img1105iz.jpg

Placa novamente encaixada.

img1106l.jpg

E isso ai galera do CP. Meu projetinho ficou show de bola (pelo menos pra mim!) e agora com o DVDzinho da Pioneer ta rolando os comandos na boa.

Fala galera

Para montar a plaquinha vi q sao necessarios RESISTORES DE PRECISAO. nao os encontro aki em BH de jeito nenhum, alguem sabe alguma loja q venderia isso e enviaria via correio?

Abrazo

Fala galera

Para montar a plaquinha vi q sao necessarios RESISTORES DE PRECISAO. nao os encontro aki em BH de jeito nenhum, alguem sabe alguma loja q venderia isso e enviaria via correio?

Abrazo

Não é necessário tanta precisão assim brother.

Existe uma faixa de tolerância no caso dos Pioneer.

Veja essa tabela abaixo.

O ideal seria utilizar os resistores da tabela do meio (azul).

interfacevolante30702.jpg

Quando mais próximo do azul, melhor.

Espero ter ajudado.

Excelente!!

So mais uma duvida: como converto isso para pedir isso na loja?

Vlwww

Sera que eu consigo usar este esquema na central multimidia do 207?

Sera que eu consigo usar este esquema na central multimidia do 207?

Qual é a marca da central?

Excelente!!

So mais uma duvida: como converto isso para pedir isso na loja?

Vlwww

É só pedir isso mesmo na loja. Pede a nomenclatura que esta escrito na coluna e coloca um K no final. Os caras vão saber qualé.

Qual é a marca da central?

É Booster!!!

É Booster!!!

Se não me engano, com a central booster, não precisa fazer esse projetinho. Tem como especificar o modelo?

Vlwww M4rtini, amanha volto as lojas e tento comprsr entao!

Se não me engano, com a central booster, não precisa fazer esse projetinho. Tem como especificar o modelo?

Então o Booster - BDVM-207!!! Nossa se pegar este controle vo amanha comprar!!! Me da uma ajuda?

Abraços