Jump to content
Sign in to follow this  
Bone M.D.

Encurtando A Alavanca De Cambio!

Recommended Posts

Fala aeee pessoal!

Depois de pegar algumas dicas por ai, tomei coragem e encurtei o câmbio do 206 . Cortei uns 2cm, e acho que nessa altura ficou muito bom. A distância entre as marchas ficaram mais curtas, e reduziu até a vibração.

Pode ser que alguém prefira encurtar mais, mas para quem for fazer, aconselho que corte pouco, e depois se achar que achar que ainda precisa, corta um pouco mais.

Olha aí as fotosas

Primeiro, tem que tirar a capa. Para desencaixar a parte de baixo, basta puxar os encaixes mais pertos do painel (setas vermelhas). A manopla sai rodando para a esquerda e depois puxando para cima (pelo menos no meu saiu assim).

cmbio16sm.jpg

A haste do câmbio já sem a capa

cmbio21yu.jpg

Para tirar a capa e a manopla, não é preciso cortar o anel de plástico. É só deixar o conjunto inteiro e depois colocar de volta quando a haste já estiver cortada. A manopla está por dentro do curvim ao avesso.

cmbio34xi.jpg

Na hora de cortar, é bom cobrir o buraco do console com uma tolalha ou outra coisa, para não cairem pedaços de plástico e de metal. Tem que tomar cuidado para a serra não escapar na direção do console do a/c.

cmbio47wc.jpg

Essa foi a altura que cortei.

cmbio53cn.jpg

Para que a manopla encaixe de novo, temos que cortar uma parte desse ressalto na peça plástica. Não pode cortar tudo!!! O ideal é cortar no mesmo tamanho do que for reduzido na haste.

cmbio66yu.jpg

Tudo montado!! Acho que o 206 deveria vir assim de fábrica!

cmbio70un.jpg

Abraçow

parabéns pelo tuto!

Também havia feito isso no meu, e fica excelente. Não sei pq não vem assim de fábrica, pois não atrapalha em nada...

po, da hora hein...odeio cambio alto.

mas e o medo de fazer?

po, da hora hein...odeio cambio alto.

mas e o medo de fazer?

Não tem problema nenhum cara...e faz muita diferença esses 2,5cm na minha opinião...

Só tem que tomar cuidado com os acabamentos do carro. Se você for cortar no cerrote (como nas fotos), se prepara pq o metal é duro hahahaha, mas se você puder utilizar uma dremel ou coisa parecida, verá que é fácil fácil!!

edit: uma coisa que fez falta, é uma coifa nova...pois a original fica sobrando =/

Edited by markinjs

eu cortei o meu hj, tirei 5cm da alavanca, só que eu fiz diferente um pouco, eu tirei o plastico branco da alavanca antes de cortar e diminui o couro da coifa depois, ficou muito bom, bem melhor que antes.

eu cortei o meu hj, tirei 5cm da alavanca, só que eu fiz diferente um pouco, eu tirei o plastico branco da alavanca antes de cortar e diminui o couro da coifa depois, ficou muito bom, bem melhor que antes.

Como vc conseguiu porque aquilo é cabreiro de tirar!!!!

Vocë conseguiu tirar a peça branca inteira??

Tira umas fotos do resultado final ai cara!!

Abraços

Tipo eu ja montei e colei ela, dai foto so dela recolocada... pq ela na verdade so ia sair rachando ou esquentando pq ela é colocada com muita pressão e aquelas ranhuras na alavanca não deixam sair inteira, como eu não tinha nada pra esquentar, eu optei por rachar ela mesmo, enrolei um pano nela e com um alicate eu apertei e rodei um pouco, dai ela tricou e removi ela. depois cortei a alavanca e recoloquei ela colando com super bonder mesmo, pq caso precise tirar o super bonde solta se fizer uma forçinha.

tipo a manopola ficou bem firme sem problema nenhum. se vc quiser eu até bato umas fotos dele pronto da pra ver um leve trincadinho no plastico, porem não atrapalhou em nada.

Abs.

Bate umas fotos do resultado final aí...de lado e tals. Se possível até um vídeo seria legal hehehehe

O que eu quero é ver o resultado da manopla 5cm mais baixa mesmo heheheh =) Deve ficar lindo

Sentiu muita diferença de força na hora de trocar as marchas?

Meu carro tah demontado to fazendo um sonzinho basico aqui nele, dai já vou aproveitar e bater as fotos de como ficou e das peças pra vc ver, vou tentar fazer isso até amanha.

Abs

Reduzi 3 cm da minha....ficou show...pena q nao removi a parte branca do mesmo jeito q o Tcharles.

abraço!

eu fiz isso na minha tbmm

puta aço cabrero de cortar !

hehehe

mais eu acho q fico legal,

as marchas mais curtas

bacana

mas eu nao sei postar as fotos aki !

=DDD

ajuda ai q eu mando as fotoss !!

abrass

Bate umas fotos do resultado final aí...de lado e tals. Se possível até um vídeo seria legal hehehehe

O que eu quero é ver o resultado da manopla 5cm mais baixa mesmo heheheh =) Deve ficar lindo

Sentiu muita diferença de força na hora de trocar as marchas?

eu fiz isso na minha tbmm

puta aço cabrero de cortar !

hehehe

mais eu acho q fico legal,

as marchas mais curtas

bacana

mas eu nao sei postar as fotos aki !

=DDD

ajuda ai q eu mando as fotoss !!

abrass

Irado cara, baixou quantos cm??

Pra postar imagens, vá em www.imageshack.us, clique em "Arquivo", selecione a foto nos arquivos do seu computador, e clique em "host it". Espere carregar, embaixo de umas propagandas vai aparecer o seguinte campo : "Hotlink for foruns (1)". Você copia todo o link que estará ao lado, e basta colar direto aqui que vai aparecer a foto.

Abraços!

Manopla nova instalada!

Cambio rebaixado..haha

Valeu!!

T+

Manopla nova instalada!

Cambio rebaixado..haha

Valeu!!

T+

Só estão faltando as fotos =)

Posso fazer no 307?

otimo tuto , quero ver se tenho coragem de fazer .. rsrs

Posso fazer no 307?

pode sim

um membro aqui de floripa fez no 307 dele

Então,

Criei coragem e também cortei 3 cm da alavanca.

Esquentei a parte plástica com um secador de cabelos pra ver se dava uma amolecida e aos poucos ia tentando girar com uma alicate. Ela soltou, mas pra conseguir retirar, tive que trincar da metade prabaixo.

Talvez tenha faltado força pra conseguir puxá-la sem trincar.

O metal da alavanca nem é tão duro, com uma cerra nova dá uns 5 minutos de corte. O mais chato mesmo é trabalhar a peça branca.

Recomendo a todos, fica excelente.

Abs,

Daniel.

Vixiii mano...rsrsrsr

Comprei uma manopla de cambio cromada p/ o meu pug 206 no ML, e reparei que a fixação dela é através de um parafuso allen pela lateral.... Não pensei duas vezes, dei PT na pecinha branca e rebaixei o cambio!!!! Acho que rebaixei um pouco demais, mas mesmo assim ficou louco.... he he he

FLW!!! :unsure:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-936...peugeot-206-_JM

Galera, tem como alguem que fez, ou vai fazer, postar as fotos de novo !

as fotos não estão abrindo e eu tô com medo de fazer mer**

Valew Abraços !

to pensando em fazer no meu, so que eu tenho um 106..

será que e a mesma coisa???

acho o cambio dele mto grande mesmo, me irrita as vezes! ahuahuahua

se alguem puder me ajudar, agradeço!!

vlww

Também pensei em fazer no 106.

Mesmos passos? hehe

Pro cambio do 106 , grande é apelido...

Também pensei em fazer no 106.

Mesmos passos? hehe

Pro cambio do 106 , grande é apelido...

parece cambio de onibus! ahuahuahuahuaa

Galera!

alguém sabe aonde consigo essa pecinha branca?? o animal do antigo dono mandou cortar fora pra instalar manopla shutt!

abraços

Agora pintou uma duvida...

Comprei um QS, pra encurtar o percurso do cambio.

Mas se eu cortar a alavanca... não seria a mesma coisa?

Ou posso cortar a alavanca para ficar mais esportivo, e mesmo assim usar o QS que comprei???

Agora pintou uma duvida...

Comprei um QS, pra encurtar o percurso do cambio.

Mas se eu cortar a alavanca... não seria a mesma coisa?

Ou posso cortar a alavanca para ficar mais esportivo, e mesmo assim usar o QS que comprei???

velho, que eu sei o QS diminui o curso da marcha, que vai de lá de tras até o ventidar, dininuido o movimento pra engatar a marcha!

já cortar a alavanca, diminui o tamanho apenas, reduzindo tbm o curso pelo tamanho, mais apenas pra deixar mais esportivo

sem problemas colocar os dois, vai ficar bem esportivo!

praticamente uma ferrari! auuhauhahu

velho, que eu sei o QS diminui o curso da marcha, que vai de lá de tras até o ventidar, dininuido o movimento pra engatar a marcha!

já cortar a alavanca, diminui o tamanho apenas, reduzindo tbm o curso pelo tamanho, mais apenas pra deixar mais esportivo

sem problemas colocar os dois, vai ficar bem esportivo!

praticamente uma ferrari! auuhauhahu

ashajhsjas... opa... quase uma ferrari... pra mim já tá bom então! muito melhor que nem ter o quase.. eheheheheh

mas falando serio.. vou tentar por partes.. primeiro vou instalar o QS, e depois, se ainda assim achar melhor, vou cortar tambem a alavanca...

valeu!

Só a carater de imformação o pessoal da peugeot acho que participa do forum pois os peugeot 207 estão com o cambio bem curtinho.

Só a carater de imformação o pessoal da peugeot acho que participa do forum pois os peugeot 207 estão com o cambio bem curtinho.

verdade, no meu xs 2p veio BEM BAIXO.

bem baixo mesmooo

Falta coragem...

o meu carro tah com quickshift e com a alvanca cortada, melhor coisa o engate fico mto melhor

Falta coragem...

q nda... fiz no 206 que tive em 2007...

super tranquilo de fazer.

Cara, tirei a manopla do meu 307 sedan 08/09 presence pack. saiu com a pecinha branca, ficou so com a alavanca de metal. amanha cedo vo cortar 3 cm pelo menos. tiro foto se der. vlww

Não entendi essa parte...

"Para que a manopla encaixe de novo, temos que cortar uma parte desse ressalto na peça plástica. Não pode cortar tudo!!! O ideal é cortar no mesmo tamanho do que for reduzido na haste."

Algm pode me explicar ?

entao, na verdade depende da manopla. Hoje fiz no meu 307, tirei nada mais, nada menos q 5 cm!!! ficou MUITO SHOW!!! a minha manopla, o caninho branco fica na propria manopla, dentro dela e nao na alavanca como a do nosso amigo do 206. qq coisa posso mandar fotos de como ficou, so nao sei mandar por aqui. ah, coloquei tb filtro de ar esportivo direto no motor, sem o CAI. Para a sonda coloquei um filtro daqueles mini que vai em moto, tb ficou muuuuuuuuuito show, sem danos para o motor. Abracos, qq duvida a disposicao.

muito bom hein... vou ver se dou uma cortada nela e, mais "tarde", comprar um QS tbm :whistling:

vlw

A onde o pessoal tá comprando o QS? Poderiam me indicar onde?

Vou fazer isso ai, pois a alavanca é muito grande!!

Uma pergunta:

A alavanca cortada, não fica muito baixa, exigindo se movimentar do banco para trocar as marchas?

Abraços

muito bom hein... vou ver se dou uma cortada nela e, mais "tarde", comprar um QS tbm :confused1:

vlw

rapaz, não vai ficar muito curto não?

rapaz, não vai ficar muito curto não?

véio, acho que não... é só não cortar muito a alavanca, daí no QS colocar na regulagem mediana, sei lá...

acho que não fica exagerado não :)

véio, acho que não... é só não cortar muito a alavanca, daí no QS colocar na regulagem mediana, sei lá...

acho que não fica exagerado não :)

tem uma manobra simples antes de qualquer coisa: antes de retirar a manopla, engate a primeira marcha e palpe o suporte da manopla por debaixo da coifa, Repita isso com todas as outras marchas mais a ré, pois se cortar muito, aquele suporte da manopla pode bater na borda do berço da alavanca, aquela parte plastica do console que circunda a alavanca. feito isso, vc sabe o quanto pode cortar. No caso do 307, voce pode cortar ate 5 cm deixando 2 cm de seguranca pra nao prejudicar o curso das marchas. Fiz no meu, ficou muito bom, pena nao poder cortar mais hehehehe abss

Valeu pela dica :hammer:

Vou tentar desmontar a minha, e se eu conseguir (n levo jeito pra trabalhos manuais huaHUaUHA) eu corto

ninguem avisou que aquele cano de aço é duro demais... fiquei uma hora eu acho que cortando ja que eu nao achei o suporte pra serrinha, e acabei quebrando 2 serrinhas

Tem que ter coragem hein! hehe

Tô pensando em cortar !!