Jump to content
Sign in to follow this  
Bone M.D.

Encurtando A Alavanca De Cambio!

Recommended Posts

Fiz no meu 207 neste fim de semana, apesar do cambio já ser curto no 207 eu achei mt massa....em breve postarei fotos na minha garagem...

Ah e nem precisa de tanta coragem e bobeira não fazer

Coreti aqui \o/ Resultado fikou ótimo só que tirei 3cm :ninja:

O meu eu tirei a capa de plastico antes de cortar e cortei abaixo do recartilho que vem

na haste de metal, uns 80 mm !

Ficou outro carro, muito mais rapida as trocas de marcha.

Quem tiver duvida, pode fazer que nao vao se arrepender!

Melhorou para engatar a ré? Pois o meu as vezes é ruim de engatar.

Acabei de cortar o meu em 4cm. Coloquei uma toalha velha por cima dos bancos console central (fiz um furo na toalha para passar apenas a alavanca), engatei a ré e serrei da frente para trás, coloquei o banco do motorista todo para trás, me encolhi onde se coloca os pés e usei uma serrinha de aço sem o arco mesmo, coloquei apenas uma flanela onde segurei para não cortar minha mão.

Ficou direitinho e do tamanho que eu queria.

:001_rolleyes: Abraços!!!

Aiii.. quero tanto fazer isso no meu.. mais tenho medo de não conseguir serrar até o fim.. =//

Muito bom, tbm quero pegar um dia pra fazer isso no meu.

Ótimo tuto!!!

Fiz no meu no fds passado, tirei 3cm, ficou muuuito boa msm... Muito mais esportivo.

E pra completar, ontem instalei o Quick-Shift, ficou 100%...

Recomendo!

Abs.

Tenho coragem não!

Os engenheiros estudaram muito!!!!!!!!!!!!!

Daí os fabricantes cortam custos e pagam os estagiários pra adaptarem os carros para o Brasil...kkkkk

Daí os fabricantes cortam custos e pagam os estagiários pra adaptarem os carros para o Brasil...kkkkk

ahhahauahua muito boa a resposta Aturri!

Em breve estou fazendo no meu, não fiz ainda porque não decidi o tamanho que irei cortar.

Edited by Renvs

Até pensei em cortar,,, mas acabei colocando um QS e estou muito satisfeito assim.

rsrs #faltoucoragemparacortar

cortei a minha semana passada

foi so 2,5 cm fiquei com medo

a capinha branca tava toda rachada

fiquei com medo dela sai

Meu 1º DIY, é facinho... Cortei minha alavanca ontem pela manhã, aprox. uns 4 cm, pouco acima da marca rugosa que prende a peça plástica. Senti uma leve diferença no curso, mas acho que pra isso o QS deve cumprir melhor esta função... mas esteticamente é bem mais esportivo! Me lembrei de um Passatinho TS que um camarada tinha... Show!!

fica bem melhor. boa ideia.

Eu comprei uma no ML e tô tentando colocar, só que pra isso eu tenho que tirar a pecinha branca, as tô com muito medo de tirar e depois precisar dela, alguem aí sabe se posso realmente tirar a pecinha, quebrar, sei lá..

Essa é a manopla http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212...peugeot-206-_JM

Encurtei minha alavanca, mas como comprei a manopla nova no EXTRA o encaixe era diferente.

Serrei que ficou igualzinho a mod do tutorial aqui, mas encaixa pra lá, encaixa pra cá e nada.

Dei PT na pecinha branca e serrei mais um pouco, ficou só o ferro, encaixou na hora.

Queria fazer isso mas pergunto sobre a originalidade do carro depois na hora de vender, será que alguém percebe? e outra isso modifica no que efetivamente? Fica mais rápido os engates?

Acabei de fazer o mod. Tá de parabéns. Ficou show.

FIz no meu pug a um mês ! Esteticamente fica bem melhor ! cortei uns 3 cm para testar ! Mas como vou comprar uma manopla nova .... vou cortar mais uns 2 cm hehehee !

Vamu lá pessoal ! podem fazer sem medo ! só tomem os devidos cuidados já citados acima !

OBS: Na serrinha é osso hein ! kkkk

Abraço !

FIz no meu pug a um mês ! Esteticamente fica bem melhor ! cortei uns 3 cm para testar ! Mas como vou comprar uma manopla nova .... vou cortar mais uns 2 cm hehehee !

Vamu lá pessoal ! podem fazer sem medo ! só tomem os devidos cuidados já citados acima !

OBS: Na serrinha é osso hein ! kkkk

Abraço !

Vantagens de se fazer academia. Hehe.

Galera, atenção pra nao cortar torto e na hora de serrar cuidado com a alavanca do câmbio pra não estragar!

acabei de fazer no meu Pug, cortei 2,5 .... fiz em 10min, e corta o ferro foi sussa, engatei a marcha ré e forcei serra contra alavanca...

valeu pelo tutorial....

Tirei hj uns 8cm...ficou muuuuito melhor, não sei pq não tinha feito isso antes!

Fala galera!

Serrei o meu em 3cm, como não consegui tirar a peça de plastico... acabei serando junto e infelizmente a manopla fica um pouco mole, mas quando eu trocar a manopla, isso vai acabar.

Abraço

Quando criar coragem, eu faço! Haha

estou indo no centro compra o kit de embreagem.... e vou aproveitar e comprar um manopla básica.

assim que eu resolver algunas coisas, vou comprar aquele kit shutt!! hehehe

Tenho vontade, porém não tenho coragem ...

Parabéns mesmo assim, quem sabe um dia a vontade supere o medo ...

Tenho vontade, porém não tenho coragem ...

Parabéns mesmo assim, quem sabe um dia a vontade supere o medo ...

Mario, é tranquilo de mais fazer essa modificção!

Para você ter uma ideia, eu serei apenas 3cm e gostei do resultado, tem gente que passou dos 5cm e achou otimo!

Eu ainda estou usando a manopla original, assim que as coisas aqui folgar "$$$" vou comprar aquele kit shutt completo e vou serra mais uns 2cm ou quem sabe 3.

Abraço

Revivendo o tópico, esse fds fiz no meu 206, cortei 2cm com a serra circular em 10 segundos HAHAHAHAHAHA

Mas ainda sim ficou mto alto, vou cortar mais 2cm!

abraços e Ótimo tuto!

(Dica pro pessoal, coloquem o máximo de panos possíveis para não sujar o carro, e se forem usar serra circular coloquem pano no painel por causa das faíscas)

não consigo desencaixar a manopla de jeito nenhum, virei ela, uns 1000º de giro no sentido anti horario como mostra, ela gira, gira e não sai nem fodendo... o que fazer? é um Peugeot 206 1.6 2004/05

não consigo desencaixar a manopla de jeito nenhum, virei ela, uns 1000º de giro no sentido anti horario como mostra, ela gira, gira e não sai nem fodendo... o que fazer? é um Peugeot 206 1.6 2004/05

Não rola ir girando e puxando ao mesmo tempo? Cara o da minha mãe custooou a sair mas eu consegui arrancar... foi tenso de verdade hehehe

mas é só pq tava bem preso

Não rola ir girando e puxando ao mesmo tempo? Cara o da minha mãe custooou a sair mas eu consegui arrancar... foi tenso de verdade hehehe

mas é só pq tava bem preso

Vou esquentar a manopla com um secador de cabelo e ver se sai mais facil kkkk

depois vou postar um tutorial aqui no forum tbm, sou novo no forum rs, tô com meu 206 1.6 faz 1 mês e meio, fiz uma adaptação e coloquei o filtro de ar conico esportivo dentro da caixa de captação de ar original huahua, vou fazer um videozinho mostrando hoje no meu horario de almoço.

Aeeee! consegui, tirei uns 3,5 cm, ficou bom demais!!!

vou ver se ponho um QS pra ver se fica melhor ainda

To na duvida tensa aqui se faço... ba da um medo

Edited by Viero

cara, pode fazer, mas vai ter que ter braço pra serrar o ferro lá, levei uns 20 min serrando, suando e com dor nas mãos kkk, o resultado é show de bola, deve ter reduzido na metade o tempo que eu levo pra trocar de marcha ao dar umas esticadas, e percebi que fica bem dificil de se errar a marcha pelo cambio ficar mais firme, acontecia algumas vezes antes de eu fazer

ninguem avisou que aquele cano de aço é duro demais... fiquei uma hora eu acho que cortando ja que eu nao achei o suporte pra serrinha, e acabei quebrando 2 serrinhas

pô mas deste jeito acho que uma hora foi pouco, hein amigo!!!

:huum: NESSA FOLGA EU METO A SERRA.

QUERIA FAZER ISSO MAS NEM IMAGINAVA COMO FAZER.

:alfagta1965: OTIMO TOPICO

Pelo jeito todo mundo está fazendo e curtindo, porém ..... que diferença faz gente só fica + longe da sua mão rsr

Terá que levar a mão la embaixo pra mudar a marcha ... bom pra mim num faz muito sentido + tudo bem

( Preciso de um incentivo e de um bom PQ para fazer rsrs )

Pela física, quanto maior o braço de alavanca, menos força tu tem que fazer... porém, o deslocamento é muito maior!

Cortando, tu vai ter um deslocamento menor, vai fazer movimentos mais curtos pra trocar de marcha, porém com um pouco mais de força (quase nao faz diferença). Se tu combinar isso com um QS dai sim tu reduz MESMO o caminho, dai fica melhor ainda!

E otura, tu não estica tua mao pra trocar de marcha do jeito que tá. Mesmo cortando, nao vai ficar tão baixo a ponto de tu esticar muito, afinal, o cambio é bem alto originalmente.

Acho que vale a pena! Não fiz no meu ainda pq queria tirar o plastico branco antes, mas com certeza vou fazer! hehehe

(Só to tentando dar um incentivo)

Pela física, quanto maior o braço de alavanca, menos força tu tem que fazer... porém, o deslocamento é muito maior!

Cortando, tu vai ter um deslocamento menor, vai fazer movimentos mais curtos pra trocar de marcha, porém com um pouco mais de força (quase nao faz diferença). Se tu combinar isso com um QS dai sim tu reduz MESMO o caminho, dai fica melhor ainda!

E otura, tu não estica tua mao pra trocar de marcha do jeito que tá. Mesmo cortando, nao vai ficar tão baixo a ponto de tu esticar muito, afinal, o cambio é bem alto originalmente.

Acho que vale a pena! Não fiz no meu ainda pq queria tirar o plastico branco antes, mas com certeza vou fazer! hehehe

(Só to tentando dar um incentivo)

se não cortar o plastico branco junto, não vai adiantar nada, porque o plastico branco não fica "acima do ferro" mas ele envolve o ferro com uma camada de mais ou menos 3 milimetros de plastico, e olhando a manopla por dentro depois de desmontada, percebese que ele fica no "limite" que é imposto justamente além do ferro pelo formato da peça branca, o unico jeito é serrando a peça branca junto.

E depois de serrar todo o ferro e o plastico na medida que você quer que abaixe não esqueçam de serrar as 2 abas laterais exatamente do mesmo tamanho que tirou da parte do plastico+ferro. (não tire tudo se não seu cambio vai ficar rodando conforme o uso, e por ultimo não esqueça de serrar a base da peça branca, porque se não serrar alí, além da alavanca não abaixar nem 1 milimetro ela fica solta correndo risco de arrancada em uma troca de marchas.

Espero que eu tenha conseguido exclarecer a duvida dos mais cautelosos que queiram fazer.

abraços!

Tirei aquela "bucha" branca com sopro quente, porém cedeu um pouco na emenda do plástico, no mais tem uma textura se não me engano 3cm do topo (1cm de textura), que ajuda a fixar o plástico, cortei até ali na serrinha mesmo pois estava sem a esmerilhadeira e não demorou muito, além de espalhar menos a sujeira.... já deu uma diferença notável...

Fiquei com receio de ficar meio folgado devido a "abrir" a bucha e colei com Bond, firme até hoje.... só tem que proteger bem em volta, porque sopro quente de perto se não cuidar derrete tudo...

se não cortar o plastico branco junto, não vai adiantar nada, porque o plastico branco não fica "acima do ferro" mas ele envolve o ferro com uma camada de mais ou menos 3 milimetros de plastico, e olhando a manopla por dentro depois de desmontada, percebese que ele fica no "limite" que é imposto justamente além do ferro pelo formato da peça branca, o unico jeito é serrando a peça branca junto.

E depois de serrar todo o ferro e o plastico na medida que você quer que abaixe não esqueçam de serrar as 2 abas laterais exatamente do mesmo tamanho que tirou da parte do plastico+ferro. (não tire tudo se não seu cambio vai ficar rodando conforme o uso, e por ultimo não esqueça de serrar a base da peça branca, porque se não serrar alí, além da alavanca não abaixar nem 1 milimetro ela fica solta correndo risco de arrancada em uma troca de marchas.

Espero que eu tenha conseguido exclarecer a duvida dos mais cautelosos que queiram fazer.

abraços!

Hmmm, mas a minha idéia era remover a parte branca, serrar o ferro e encaixar a parte branca denovo, colando ela no ferro que estará mais curto (com isso a peça branca desce tb) não da?

Mas de qualquer forma acho que seria complicado! Meu medo de serrar a branca, é que caso algum dia eu venda o carro, vai ficar na cara que foi cortado hahaa

Abraço!

acredito que quanto à revenda do carro, alguém só vai perceber se tiver o mesmo perfil de consumidor que nós aqui do clube que fizemos isso. E só se conhecer muito o carro e aposto que este tipo de pessoa vai adorar o cambio assim. Já algum desentendido acredito eu que nem perceba e ainda ache gostoso o cambio kkk

Fiz hoje no meu! Cortei coisa de 3 cm, e achei show! Mas haja disposição pra serrar a haste de aço! PQP! Cansou muito, chegava a pingar suor. Mas valeu a pena! A manopla ficou firme depois, e as marchas muito mais confortáveis de trocar!

Recomendo! Fica bem mais bonito e esportivo!

Fiz essa mod no meu hoje e gostei muito do resultado. Tirei 2,5cm e ficou perfeito.

parabéns pelo tópico.

Fala aeee pessoal!

Depois de pegar algumas dicas por ai, tomei coragem e encurtei o câmbio do 206 . Cortei uns 2cm, e acho que nessa altura ficou muito bom. A distância entre as marchas ficaram mais curtas, e reduziu até a vibração.

Pode ser que alguém prefira encurtar mais, mas para quem for fazer, aconselho que corte pouco, e depois se achar que achar que ainda precisa, corta um pouco mais.

Olha aí as fotosas

Primeiro, tem que tirar a capa. Para desencaixar a parte de baixo, basta puxar os encaixes mais pertos do painel (setas vermelhas). A manopla sai rodando para a esquerda e depois puxando para cima (pelo menos no meu saiu assim).

cmbio16sm.jpg

A haste do câmbio já sem a capa

cmbio21yu.jpg

Para tirar a capa e a manopla, não é preciso cortar o anel de plástico. É só deixar o conjunto inteiro e depois colocar de volta quando a haste já estiver cortada. A manopla está por dentro do curvim ao avesso.

cmbio34xi.jpg

Na hora de cortar, é bom cobrir o buraco do console com uma tolalha ou outra coisa, para não cairem pedaços de plástico e de metal. Tem que tomar cuidado para a serra não escapar na direção do console do a/c.

cmbio47wc.jpg

Essa foi a altura que cortei.

cmbio53cn.jpg

Para que a manopla encaixe de novo, temos que cortar uma parte desse ressalto na peça plástica. Não pode cortar tudo!!! O ideal é cortar no mesmo tamanho do que for reduzido na haste.

cmbio66yu.jpg

Tudo montado!! Acho que o 206 deveria vir assim de fábrica!

cmbio70un.jpg

Abraçow

NOVIDADE O MAIOR SITE DE DESCONTO DO PAIS ESTA EM CONTAGEM REGRESSIVA PARA O LANÇAMENTO

VOCÊ JA IMAGINOU EM COMPRAR PRODUTOS POR APENAS 1% DO VALOR ATUAL DELES?

EX TV LED 40' SONY BRAVIA POR R$ 19,90?

FORD KA 2012/2013 POR R$ 239,00?

OU PS3 SLIM 320Gb POR R$ 10,90?

ENTRE NO SITE E CADASTRE-SE https://www.gol10.com.br/guitosst1 NÃO E MENTIRA E FATO

VALE APENA CONFERIR