Jump to content
Cimoh

Diy - Instalando Espelhos Elétricos Nos 206/207

Recommended Posts

Caramba, impressionante... Achei que fosse mais fácil achar isso, hehe.

Eu já imaginava que ia ser uma odisséia para encontrar esses chicotes, aí achei um vendedor no mercado livre que tinha 2 chicotes pra me mandar junto com os motores. Mesmo sendo usados não pensei 2 vezes e comprei com ele mesmo.

sam0197v.jpg

• Upvote 1

Pois eh... O chicote eh um pouco chato pra achar mesmo... Eu mesmo entrei em contato com o fabricante e encomendei com o representante.... Saiu uns 20 reais td....

O fdp de quem eu comprei os chicotes só vai enviar para mim na quarta... Isso que está pago desde semana passada. Queria aproveitar o feriado para terminar de montar.

Fiquei com raiva e segui a idéia de alguém do fórum e adaptei os conectores de fonte de computador. Ficou bom o esquema que eu fiz.

Conectores desmontados. Utilizei uma mangueirinha que eu tinha perdido aqui em casa para isolar e deixar bem firmes ao conectar

29424517.jpg

Os conectores plugados nos motores e junto o conector que desmontei

75579421.jpg

Edited by Jaspion206

O fdp de quem eu comprei os chicotes só vai enviar para mim na quarta... Isso que está pago desde semana passada. Queria aproveitar o feriado para terminar de montar.

Fiquei com raiva e segui a idéia de alguém do fórum e adaptei os conectores de fonte de computador. Ficou bom o esquema que eu fiz. Depois coloco as fotos.

Não sabia desta possibilidade, senão nem teria perdido tempo tb...

Pq tb demorou pra chegar...

Pessoal, terminei de montar e ligar tudo. Tirando 2 problemas ficou top.

1 - o botão está um pouco ruim para virar o espelho para o lado esquerdo, tem que fazer um pouco de força...

2 - o botão não está acendendo. Os do vidro acendem normal. Aí fica a pergunta para quem comprou o botão paralelo: o botão do espelho acende?

Pessoal, terminei de montar e ligar tudo. Tirando 2 problemas ficou top.

1 - o botão está um pouco ruim para virar o espelho para o lado esquerdo, tem que fazer um pouco de força...

2 - o botão não está acendendo. Os do vidro acendem normal. Aí fica a pergunta para quem comprou o botão paralelo: o botão do espelho acende?

O meu antigo acendia numa boa.

Então vou trocar o botão. Valeu

Pessoal, também consegui fazer a mod dos retrovisores! Ficou show de bola! Demorei para terminar porque já que ia desmontar os retrovisores, mandei pintá-los na cor do carro.

Quero agradecer ao Cimoh e ao MartinsBruno pelos tutoriais e a todos que contribuíram para desvendar como fazer essa mod nos 206/207. Para quem está com receio de fazer, basta ter paciência na hora de passar os fios pela mangueira da porta. Essa parte é realmente de dar raiva, principalmente pra montar tudo depois. O restante basta seguir o tutorial que dá certinho, funciona sem problema.

Seguem algumas fotos:

Aproveitei que aquela espuma branca das portas do meu carro estavam um pouco rasgadas e passei um arame de cobre pelo lado de dentro da porta para servir de guia. No sentindo contrário não ia conseguir de jeito nenhum.

sam0244p.jpg

sam0245f.jpg

Fios passados. Utilizei os mesmos caminhos mostrados pelo MartinsBruno.

sam0249p.jpg

Segue uma foto do fio positivo no conector dos vidros elétricos. No meu carro é o fio amarelo mais grosso que indiquei com a seta vermelha na foto.

sam0254c.jpg

Ligando o fio que leva ao pino 8 do plug dos retrovisores...

sam0258.jpg

Tudo ligado e devidamente isolado.

sam0259u.jpg

Ligação dos fios ao chicote do motor. Copiei a idéia do MartinsBruno de utilizar conectores e terminais, ficou muito bom.

sam0266ay.jpg

Lado do motorista.

sam0264r.jpg

Lado do passageiro.

sam0273g.jpg

Uma foto do retrovisor todo pintado na cor do carro. Dá outra cara pro retrovisor.

sam0270.jpg

Custo da mod:

Motores elétricos seminovos com chicotes: R$ 38,70

2 chicotes de comp. de bordo 5 vias: R$ 40,00

Comando vidros+retrovisores original seminovo: R$ 109,00

18 metros de cabo 0,75mm2 (6m de cada cor) + conectores e terminais: R$ 8,45

TOTAL: R$ 196,15

Valeu cada centavo gasto. Lembrando que tirando os fios e conectores que comprei aqui mesmo, tive que comprar tudo pela internet, pagando frete. Pra quem tem acesso a essas peças em ferro-velho, a mod sai ainda mais barata.

Falta ainda comprar os acabamentos internos. Vou colocar os do 207 que são cópias dos acabamentos do 206RC. Se alguém tiver esses acabamentos à venda é só dar um toque.

Valeu pessoal.

• Upvote 2

Show de bola! Pintei os retrovisores essa semana tbm, ficou muito bom.

Compra os acabamentos na CC que é baratinho, paguei 50 no par. Pede pelo código: 9015X6 e 9015X8.

EDIT: Uma pergunta... tu puxou um fio do negativo do conector do vidro elétrico pra que?

Edited by MartinsBruno

Show de bola! Pintei os retrovisores essa semana tbm, ficou muito bom.

Compra os acabamentos na CC que é baratinho, paguei 50 no par. Pede pelo código: 9015X6 e 9015X8.

EDIT: Uma pergunta... tu puxou um fio do negativo do conector do vidro elétrico pra que?

E aí Brunão, beleza?

Cara, o problema é que não tem concessionária Peugeot aqui na minha cidade, se tivesse já tinha comprado, 50 reais tá um preço legal.

Talvez eu dê um pulo em Belo Horizonte na semana que vem a passeio, aí procuro por lá. Obrigado pelos códigos das peças.

Ah, não fiz ligação no fio negativo do vidro elétrico não, esse fio preto já estava ligado. Acredito que seja do módulo que sobe os vidros quando travo o carro pelo comando da chave, não sei ao certo.

E aí Brunão, beleza?

Cara, o problema é que não tem concessionária Peugeot aqui na minha cidade, se tivesse já tinha comprado, 50 reais tá um preço legal.

Talvez eu dê um pulo em Belo Horizonte na semana que vem a passeio, aí procuro por lá. Obrigado pelos códigos das peças.

Ah, não fiz ligação no fio negativo do vidro elétrico não, esse fio preto já estava ligado. Acredito que seja do módulo que sobe os vidros quando travo o carro pelo comando da chave, não sei ao certo.

Poxa, que pena... Então se prepara pq provavelmente terá que voltar lá pra buscar as peças, no meu caso eles não tinham em estoque e teve que pedir da fábrica.

Deve ser por causa do módulo dos vidros mesmo. A propósito, qual módulo vc usa? Tô pensando em comprar um depois...

Poxa, que pena... Então se prepara pq provavelmente terá que voltar lá pra buscar as peças, no meu caso eles não tinham em estoque e teve que pedir da fábrica.

Deve ser por causa do módulo dos vidros mesmo. A propósito, qual módulo vc usa? Tô pensando em comprar um depois...

Ixi, aí vai dar zebra se não tiverem as peças em estoque. Mas não custa perguntar né?

O módulo vou tentar olhar qual está instalado, porque já peguei o carro com ele. Se descobrir te falo.

Se alguém quiser fazer a mod e for usar o botão com one touch no motorista me manda mp que mando o meu é só pagar o frete pq ele tá parado aqui!

• Upvote 1

Muito obrigado pelas informações, o meu era manual e agora graças a vcs fiz esse diy e ta funcionando 100% .

Eu ja tinha um comando do 207 em casa, arranjei 2 motores originais num desmanche (2 retrovisores todos destruidos).

Os plugs dos aquecedores ligo onde? no comando? bsi? Arranjo positivo e negativo de outro lugar e ligo direto?

obrigadão!

Cara dificil responder... compare os plugues que tem no seu carro, com os plugues que tem na peça do comando do vidro elétrico e espelho... se forem iguais, seu carro já tem o chicote... mas já vou lhe adiantando, desde quando comecei a pesquisar sobre o assunto, nunca tiha ouvido falar que algum modelo já contava com os chicotes instalados, mas se realmente estiverem lá, melhor, 80% do caminho andado....

Eh este o caminho, pois acho muito dificil encontrar este chicote completo em algum desmanche por aí... Isolando certinho, e estando bem conectado não tem pq dar problema...

Tambem verifiquei no meu e tem um conector igual (não esta ligado em nada) não verifiquei ainda onde vai a outa ponta do chicote ainda. Mas é um conector igual do acionamento do espelho. Fiquei nessa duvida, será que já vem com o chicote mesmo sendo espelho manual?

Então é só ligar da seguinte forma:

LADO DO MOTORISTA

Pino 1 do comando => Pino 2 do motor

Pino 3 do comando => Pino 3 do motor

Pino 5 do comando => Pino 1 do motor

LADO DO PASSAGEIRO

Pino 2 do comando => Pino 2 do motor

Pino 4 do comando => Pino 3 do motor

Pino 14 do comando => Pino 1 do motor

A numeração dos pinos do comando são as dessa imagem:

conexaonova.jpg

Revivendo o tópico...rs

Já estou com todas as peças e pretendo fazer a mod neste final de semana.

Como não manjo de elétrica, gostaria de saber o pq de isolar o pino 7 (conforme figura acima). Ligo ele onde? Seria o terra?

Obrigado!

Abs

Revivendo o tópico...rs

Já estou com todas as peças e pretendo fazer a mod neste final de semana.

Como não manjo de elétrica, gostaria de saber o pq de isolar o pino 7 (conforme figura acima). Ligo ele onde? Seria o terra?

Obrigado!

Abs

Pq não serve pra nada! Não sei se tem algum fio no pino 7 nos carros que vem com RE de fábrica. Pro nosso caso, não precisa fazer nada nesse pino.

O terra do RE é o mesmo do vidro elétrico (que está no outro chicote). Por isso só ligamos o positivo nesse conector.

Pq não serve pra nada! Não sei se tem algum fio no pino 7 nos carros que vem com RE de fábrica. Pro nosso caso, não precisa fazer nada nesse pino.

O terra do RE é o mesmo do vidro elétrico (que está no outro chicote). Por isso só ligamos o positivo nesse conector.

Ai sim!

Obrigado pela explicacao, MartinsBruno.

Posto o resultado assim que der certo! rs

Abs

Edited by Junão

Galera...por acaso aguem tem um sobre instalar os retrateis no 206??? Ja pesquisei e nao achei!!! Obrigado!!!

Depois de décadas instalei os espelhos! kkkkk
Quero agradecer ao Cimoh, MartinsBruno e a todos que contribuíram com o tópico!

Obs: Cimoh, marca com o Rodrigo DVS e aparece nos Offs da Z/O...

Abs

• Upvote 2

Depois de décadas instalei os espelhos! kkkkk

Quero agradecer ao Cimoh, MartinsBruno e a todos que contribuíram com o tópico!

Obs: Cimoh, marca com o Rodrigo DVS e aparece nos Offs da Z/O...

Abs

Aeee... parabéns!!!!! Quero bolar um esquema de fazer que abaixe o espelho do lado direito ao engatar a ré.

Cara... oq tah atrapalhando pra ir no Off é minha facul...

Até mais

Pessoal peço ajuda de vcs

comprei hoje o kit no desmanche com o chicote e etc

tanto dos vidros como do espelho.

porem sou meio leigo

podem me passar um esquema ?

tentei entender esse do topico mas me confundi um pouco. rs

quem puder ajudar, eu agradeço.

(Sou Henrique, possuo um 206 presence 2008, só estou usando a conta do glauber que é meu primo :D )

eu posso postar fotos dos conectores e fiação que comprei.

Edited by glauber307

Cara, pelo que entendi é uma instalação totalmente elétrica, vc liga os retrovisores no chicote que comprou e liga no botão acionador, depois liga na parte elétrica do carro e pronto.

Sent from my LG-E400 using Tapatalk 4 Beta

Pessoal peço ajuda de vcs

comprei hoje o kit no desmanche com o chicote e etc

tanto dos vidros como do espelho.

porem sou meio leigo

podem me passar um esquema ?

tentei entender esse do topico mas me confundi um pouco. rs

quem puder ajudar, eu agradeço.

(Sou Henrique, possuo um 206 presence 2008, só estou usando a conta do glauber que é meu primo :D )

eu posso postar fotos dos conectores e fiação que comprei

Cara, já tá bem mastigado aí. Se vc comprou tudo pronto, basta ligar o fio positivo e já era, não tem mistério.

Vc comprou o chicote das portas também?

Cara, já tá bem mastigado aí. Se vc comprou tudo pronto, basta ligar o fio positivo e já era, não tem mistério.

Vc comprou o chicote das portas também?

Parceiro, só veio de uma porta :/ a outra vou ter que ligar direto cortar o conector e emendar ta dificil achar.

agora só uma coisa, no meu carro assim como outros 206 que olhei, possuem 2 fios ali verde e rosa se não me engano

e no retrovisor tbm possuem esses fios. segue a imagem.

Será se seria a espera do retrovisor elétrico ?

e outro, o chicote original do carro, num é essas cores do esquema não :(

no caso vou ter que ligar o positivo e sair testando um por um. certo ?

P120913_07.24.jpg

Os vidros já instalei

foi fácil

agora só falta o espelho rsrs

Parceiro, só veio de uma porta :/ a outra vou ter que ligar direto cortar o conector e emendar ta dificil achar.

agora só uma coisa, no meu carro assim como outros 206 que olhei, possuem 2 fios ali verde e rosa se não me engano

e no retrovisor tbm possuem esses fios. segue a imagem.

Será se seria a espera do retrovisor elétrico ?

e outro, o chicote original do carro, num é essas cores do esquema não :(

no caso vou ter que ligar o positivo e sair testando um por um. certo ?

P120913_07.24.jpg

Nao cara,

Os fios que ficam alí na porta não são para os retrovisores elétricos, são para instalação de tweeters.

Para instalar os espelhos, vc deverá puxar a fiação do comando do console central conforme indicado no tutorial.

Boa sorte

Nao cara,

Os fios que ficam alí na porta não são para os retrovisores elétricos, são para instalação de tweeters.

Para instalar os espelhos, vc deverá puxar a fiação do comando do console central conforme indicado no tutorial.

Boa sorte

fiz tudinho conforme o tutorial e num funcionou nada :(

Os vidros já instalei

foi fácil

agora só falta o espelho rsrs

cara, vou comprar os vidros eletricos completos num desmanche, como vc fez? de uma luz, pois pretendo eu mesmo fazer....abs

Deu certo \o/

agora ficou 100% kkkk

respondendo o amigo aí de cima

eu comprei o kit completo no desmanche tbm

com chicote macho/femea

e segui um topico aqui do forum.

(eu num sei se meu carro ja tinha ou se depois que instalei os espelhos ele ativou alguma coisa)

mas agora ele sobe os vidros no alarme

eu num fiz nada :D

Deu certo \o/

agora ficou 100% kkkk

respondendo o amigo aí de cima

eu comprei o kit completo no desmanche tbm

com chicote macho/femea

e segui um topico aqui do forum.

(eu num sei se meu carro ja tinha ou se depois que instalei os espelhos ele ativou alguma coisa)

mas agora ele sobe os vidros no alarme

eu num fiz nada :D

Cara que tópico vc seguiu? Eu não tô conseguindo encontrar.

Abs

galera,

alguém sabe me dizer se é este o chicote do retrovisor elétrico. desmontei hoje o acabamento interno e ele esta lá preso em um suporte. será que bastará comprar os retrovisores e o comando?

http://imageshack.us/scaled/landing/843/wtu7.jpg

http://imageshack.us/scaled/landing/27/upem.jpg

agradeço desde já pela ajuda!

abç

Infelizmente não. Essa é a fiação pra instalar os tweeters.

a fiação do tws são 4 fios e não 2

aqui no meu tem o seguintes, no espelhos

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178416/

depois no console

tem esses plugues so que eles não chegam onde fica os boto~es dos vidrões elétricos fica debaixo do por treco

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178406/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178346/in/photostream/

Infelizmente não. Essa é a fiação pra instalar os tweeters.

valeu!

uma pena pq meu retrovisor do lado do passageiro quebrou e já estava pensando em colocar os elétricos. vai ficar pra uma próxima qdo eu tive mais coragem.

abç

aqui no meu tem o seguintes, no espelhos

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178416/

depois no console

tem esses plugues so que eles não chegam onde fica os boto~es dos vidrões elétricos fica debaixo do por treco

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178406/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/103755949@N08/10003178346/in/photostream/

valeu!

agora já sei que terei de ter muita coragem e paciencia para trocar os manuais pelo elétrico. queria aproveitar que o meu manual quebrou e já colocar o eletrico mas vai ficar pra uma próxima mesmo.

abç,

se alguém tiver os retrovisores manuais estiver afim de vende-los me avise.

abç

comprei estes retovisores:

http://www.ebay.com/itm/281170851012?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

mais o botao com controle eletrico e rebatimen to

o que preciso fazer para funcionar tudo(regulagem eletrica, desembaçador e rebatimento)????

Alguem sabe onde vai os fios do aquecimento dos espelhos?

Edited by aluzjunior

Pessoal, estou empacado. meu 206 nao veio com o chicote do espelho, entao eu mesmo o fiz

nao consigo passar os fios para dentro do carro.

da porta consigue passar por dentro daquela mangueira onde passa o chicote original, eu despluguei ela da parte onde fica encaixada no carro.

e usando o cabo guia tento passa-lo para dentro para ali perto da caixa de fusiveis ou do velocimetro.

mas por mais que eu empurre o cabo para dentro nao da certo. consegui fazer o cabo ir pra cima dentro da coluna kkkk

mas nada pra dentro do painel.

alguem tem uma dica:

Alguém sabe pra que são esses conectores?

tem um que fica na altura do espelho, marrom com 4 cabos.

e outro na porta. de 16 vias com 6 ou 7 cabos.

h6xa.jpg29q2.jpg5ydg.jpg

Pessoal, estou empacado. meu 206 nao veio com o chicote do espelho, entao eu mesmo o fiz

nao consigo passar os fios para dentro do carro.

da porta consigue passar por dentro daquela mangueira onde passa o chicote original, eu despluguei ela da parte onde fica encaixada no carro.

e usando o cabo guia tento passa-lo para dentro para ali perto da caixa de fusiveis ou do velocimetro.

mas por mais que eu empurre o cabo para dentro nao da certo. consegui fazer o cabo ir pra cima dentro da coluna kkkk

mas nada pra dentro do painel.

alguem tem uma dica:

Cara, tenta passar pelas bordas do carpete põe baixo e enfia no Console central, tenta algo assim, por trás dos pedais do carro dentro do carpete, o forro.