Jump to content
Cimoh

Diy - Instalando Espelhos Elétricos Nos 206/207

Recommended Posts

Não é bem sobre os vidros elétricos...

Mas alguém sabe se tem um tuto de como instalar retrovisores rebativeis?

Não é bem sobre os vidros elétricos...

Mas alguém sabe se tem um tuto de como instalar retrovisores rebativeis?

duvida.png

Os pinos 8 e 9 de cada retrovisor são pro rebatimento, basta ligar nos pinos 6 e 10 (respectivamente) do comando.

Os pinos 8 e 9 de cada retrovisor são pro rebatimento, basta ligar nos pinos 6 e 10 (respectivamente) do comando.

Muito Obrigado :)

Instalei neste final de semana os espelhos elétricos, deu um trabalhão passar os fios, mas todas as informações necessárias estão neste tópico, o que ajuda demais!

Espelhos Elétricos: comprei paralelos, na Connect Parts. Saiu em torno de R$ 115,00 o par. Achei mais fácil do que desmontar os originais e encaixar os motores comprados à parte. O único porém é que a lente do motorista é simples, não tem grau, de modo que eu adaptei a lente do espelho original nestes novos. Já a do lado direito tem até mais grau do que as originais, o que gera estranhamento a princípio, mas depois facilita a vida. Aproveitei e instalei um sensor de temperatura no lado esquerdo, comprado original (instruções de instalação neste tópico também).

Comando: comprei no Mercado Livre, da loja "Ferkauto". Demorou um pouquinho pra chegar, mas veio perfeito. A vantagem é que o botão do vidro elétrico do lado do motorista é one touch. Talvez seja interessante comprar um comando usado original com chicote, pois o novo paralelo não vem com chicote.

Molduras internas dos espelhos: como não será mais necessária a haste de ajuste manual, é necessário adquirir as molduras internas para os espelhos elétricos. Recomendo as molduras cujos códigos são 9015X6 e 9015X8, pois são bem mais bonitas (iguais às do RC, com um espaço maior para o tweeter) e me saíram menos de R$ 50,00 o par, novinhas na CC.

Passando os fios: esta parte é trabalhosa, serão necessários vários metros de fio (acho que comprei 10m das cores azul, verde e vermelho, e mais 4m da cor preta, para o sensor de temperatura), e passá-los por dentro do painel e, após, pelo tubo preto de borracha que conecta os fios da porta com a carroceria, é um parto. Até agora não consegui reencaixar as bocas dos tubos pretos no carro rs

Instalação: é meramente elétrica, não é necessário habilitar nada para os espelhos funcionarem. Mas o sensor de temperatura precisa ser habilitado na BSI, se não tiver sido.Comecei os trabalhos às 14:30, com todas as peças em mãos, e só fui terminar tudo às 18:30, incluindo o tempo de passar os fios e ligar todas as emendas com conectores. O positivo do comando puxei da tomada 12V, que está perto do comando, e assim não precisei cortar ou emendar sequer um fio.

Próximo passo: adquirir um módulo tilt down para que o espelho do lado direito rebata para o chão, mostrando a guia, ao engatar a ré. É um preciosismo, uma comodidade a mais, pois é muito fácil fazer isso sempre que necessário com o espelho elétrico.

Dificuldade da mod: 7 (é mais trabalhosa que difícil)

Impacto estético: 5 (o interior fica mais bonito, mas quase ninguém vai saber dizer a razão)

Impacto na comodidade: 8 (só não dou 9 pois não tem tilt down nem recolhimento dos espelhos)

Utilidade: 7 (é uma coisa que vc não vai usar muito, mas é legal ter; ia dar 6, mas aí lembrei que com o sistema elétrico os espelhos não saem mais de posição quando lavo o carro rs).

• Upvote 2

Tenho que fazer essa mod tbm mas a grana anda curta... Gastou qnt no total?

Tenho que fazer essa mod tbm mas a grana anda curta... Gastou qnt no total?

Vamos lá!

Espelhos elétricos com frete: R$ 190,00 no par

Moldura interna dos Espelhos: R$ 50,00 no par

Comando dos espelhos paralelos: R$ 60,00 com frete

Comando original bem usadinho (pra pegar o chicote): R$ 45,00 com frete

Conectores e fios: uns R$ 25,00, comprando a mais

Total: R$ 370,00

Se vc pegar os itens num "desmanche", acredito que gaste menos de R$ 200,00.

A maior chatice é passar os fios, o resto até que é tranquilo.

Tbm acho que deve sair mais barato no desmanche... Tinha um user que estava me vendendo um completo com os retrovisores, chicote, comando e molduras por 350 mais o frete mas acabei desistindo tive que dar prioridade a outra coisa...

O teu saiu caro pelo fato de ter comprado outros retrovisores, mas parece ser bem dificil desmontar ess retrovisor manual mesmo parace que vai quebrar essa parte de dentro

Tbm acho que deve sair mais barato no desmanche... Tinha um user que estava me vendendo um completo com os retrovisores, chicote, comando e molduras por 350 mais o frete mas acabei desistindo tive que dar prioridade a outra coisa...

O teu saiu caro pelo fato de ter comprado outros retrovisores, mas parece ser bem dificil desmontar ess retrovisor manual mesmo parace que vai quebrar essa parte de dentro

Pois é, rola pegar num "desmanche" à base de troca pelos espelhos manuais.

A mod já deu muito trabalho comprando os espelhos elétricos prontos, nem imagino como teria sido se tivesse que montá-los rs

Ontem liguei o sensor de temperatura na BSI e habilitei no scanner. Pinos 8 e 18 do plug marrom do conector branco. Funcionando perfeitamente!

Tenho que fazer isso no meu, mas a grana ta curta....

Mas a pior parte mesmo e passar o chicote pela porta ne... No meu quik pelo lado do motorista vai ser ate facil pois o limitador da porta esta ruim e a porta abre mais do que divia... Dependendo tiro do outro lado pra ficar mais facil...

Tenho que fazer isso no meu, mas a grana ta curta....

Mas a pior parte mesmo e passar o chicote pela porta ne... No meu quik pelo lado do motorista vai ser ate facil pois o limitador da porta esta ruim e a porta abre mais do que divia... Dependendo tiro do outro lado pra ficar mais facil...

Cara, é um parto. É chato passar os fios pela sanfona de borracha preta, e horrível encaixá-la de novo na peça de plástico bege que fica no carro. O truque é tirar o máximo que puder da peça bege, encaixá-la certinho no bocal da sanfona preta e só então recolocar o conjunto no buraco da carroceria.

Imagino... Daqui uns tempos eh minha vez

Os retrovisores rebativeis tem pra comprar ou tem q adaptar?

Os retrovisores rebativeis tem pra comprar ou tem q adaptar?

Tem pra comprar no ebay UK.

Tem pra comprar no ebay UK.

Chefe, meus retrovisores são elétricos, como faço para torna-los rebatíveis? compro o retrovisor com o sistema todo? só o retrovisor? Terei que trocar alguma coisa do meus sistema?

Mayllon so comprando o retrovisores da pra fazer, o chicote vc faz um adaptaçao

Chefe, meus retrovisores são elétricos, como faço para torna-los rebatíveis? compro o retrovisor com o sistema todo? só o retrovisor? Terei que trocar alguma coisa do meus sistema?

Tem que trocar os retrovisores e o comando, o membro RaphaelRJ tava vendendo um comando com rebatimento do 206 RC por esses dias...

Com o Dolar a 3,60 desisti.

Tem que trocar os retrovisores e o comando, o membro RaphaelRJ tava vendendo um comando com rebatimento do 206 RC por esses dias...

Eu cheguei a ver!

Bom Galera. Consegui instalar meus retrovisores elétricos, depois de muito custo! É uma ligação meramente elétrica, não precisa habilitar nada graças a Deus! Hahaha

Comprei tudo em um desmanche, retrovisores elétricos, chicotes das portas originais do XRS, e tecla de comando central, fiz o chicote manualmente.

Bom

Saí três fios referentes ao motor dos retrovisores, desliguei eles dos pinos originais e fiz a emenda direta, não vou falar a sequência porque muda as cores dos fios.

O pino 8 +. Retirei da tomada 12v como nosso amigo acima, o retrovisor direito sai 5 fios mais dois são do sensor de temperatura, neim mexi rsrs. No comando central a sequência é a mesma citada no início do tópico, isolando o Pino 7.

Agradecido a todos e muito obrigado pela força!

Abraços.

• Upvote 1

Turma, tô com um problema aqui, vejamos se alguém consegue me ajudar.

No meu carro o kit de vidro elétrico é paralelo, (motores tragial, modulo positron).

Depois que instalei o retrovisor elétrico, obviamente precisei trocar o controle, só que talvez por uma incompatibilidade do módulo com esse controle novo, o meu vidro esquerdo não sobe normalmente. Preciso dar um toque no direito junto, pra que o esquerdo suba.

A fiação está tudo certo. Conversando com o eletricista a respeito disso, achamos que possa ser algo relacionado com o sistema de um toque do controle original dando conflito com o sistema de um toque do módulo.

Alguém teve problema desse tipo? Sabem como solucionar?

Valeu.

Ninguém, pessoal? Ainda estou com esse xabú :(

Excelente tutorial! Parabéns

Já comprei os retrovisores, comando e acabamentos porem não estou achando de jeito nenhum os chicotes. Posso ligar a fiação direta nos plugs com conectores ou soldando?

Já comprei os retrovisores, comando e acabamentos porem não estou achando de jeito nenhum os chicotes. Posso ligar a fiação direta nos plugs com conectores ou soldando?

Uma dica: garagem do Protell. Hushuahushuahushua.

tópico antigo mas muito esclarecedor!

Gostei do tópico, com certeza vai me ajudar bastante... a cerca de 1 ano atras um motoqueiro quebrou o espelho do lado do motorista do meu pug 206 (espelho manual), ai no desmanche comprei o par e o botão central (comando do vidro e espelhos) elétricos, pois o cara me garantiu que era plug and play, já tinha o chicote de espera... até hoje não consegui instalar ainda pois não havia achado alguma informação que me desse um norte sobre a instalação dos mesmos, agora quando tiver um tempinho vou tentar com essas informações...
Porém, por praticidade, alguém já encontrou o chicote pronto, com os plugs e tal para a instalação? Pode me dar uma ajuda nesse ponto, não gostaria de ter que fazer o chicote pois não ficaria com os conectores (ou não?) não entendi bem essa parte...

Abraço galera!

Gostei do tópico, com certeza vai me ajudar bastante... a cerca de 1 ano atras um motoqueiro quebrou o espelho do lado do motorista do meu pug 206 (espelho manual), ai no desmanche comprei o par e o botão central (comando do vidro e espelhos) elétricos, pois o cara me garantiu que era plug and play, já tinha o chicote de espera... até hoje não consegui instalar ainda pois não havia achado alguma informação que me desse um norte sobre a instalação dos mesmos, agora quando tiver um tempinho vou tentar com essas informações...

Porém, por praticidade, alguém já encontrou o chicote pronto, com os plugs e tal para a instalação? Pode me dar uma ajuda nesse ponto, não gostaria de ter que fazer o chicote pois não ficaria com os conectores (ou não?) não entendi bem essa parte...

Abraço galera!

Olá, Eu encontrei o chicote pronto, na verdade fui a um desmanche e com muito choro o dono deixou tirar.. Mas não tem segredo, são 3 fios para cada retrovisor o mais difícil é desmontar conector das portas, para não ter que passar o fio por direto..Acho que fica mais original se usar os terminais originais.. Mas em fim vai em frente é uma baita mod você vai gostar..

Fala galera comprei os 2 retrovisores usados e um comando novo... Acontece q já existe no console o chicote pro comando com retrovisor liguei e acende direitinho mas nas portas não há o plugur pro espelho... Alguem ja viu isso? Ter o plugue original no console mas nao na porta?
26962192343_f0731f507a_k.jpg

Edited by FelipeBalocco

Aquele famoso plugue que tem na altura do acabamento do retrovisor que geral diz ser do twitter, bem fiz um teste, liguei o radio e um falante nesses 2 fios que tem no plugue e... NADA acho que ali não é pra twitter não, inclusive pelo que tenho visto de imagens dos chicotes originais, o twitter quanto é de fábrica tem os 2 fios todos enrolados com um material isolante preto e não tem nenhum conector, é direto no chicote...

Dito isso, estou pensando aqui, já que o espelho precisa de 3 fios pra funcionar (sem o rebatimento e sem termômetro) será que esse "plugue" com 2 fios que tem na porta seriam os 2 fios do comando? faltando apenas o terra que poderia ser puxado do chicote do vidro?

Amanhã com um multímetro irei testar a continuidade desses fios da porta com os do chicote que tem no console. Vai que...

de qq forma alguém já viu esse caso?

Aqui uma foto que encontrei na internet onde mostra o chicote do retrovisor e o twitter original

00d1.jpg

Edited by FelipeBalocco

Achei esse esquema na internet tb, talvez ajude ainda mais a galera a entender a fiação...

esquema.png

• Upvote 1

Abraço galera!

Cara, você não precisa dos chicotes originais pra instalar, é besta de fácil! Como o Gersonkoppe falou, a parte mais chata é passar os fios pelo conector preto da porta. PQP, que treco chato de encaixar de novo!

Essa é uma mod que deixa o interior mais bonito e é especialmente funcional se mais de uma pessoa dirige o carro com frequência ou se você instalar o módulo de rebatimento do espelho com a ré!

Aquele famoso plugue que tem na altura do acabamento do retrovisor que geral diz ser do twitter, bem fiz um teste, liguei o radio e um falante nesses 2 fios que tem no plugue e... NADA acho que ali não é pra twitter não, inclusive pelo que tenho visto de imagens dos chicotes originais, o twitter quanto é de fábrica tem os 2 fios todos enrolados com um material isolante preto e não tem nenhum conector, é direto no chicote...

Dito isso, estou pensando aqui, já que o espelho precisa de 3 fios pra funcionar (sem o rebatimento e sem termômetro) será que esse "plugue" com 2 fios que tem na porta seriam os 2 fios do comando? faltando apenas o terra que poderia ser puxado do chicote do vidro?

Amanhã com um multímetro irei testar a continuidade desses fios da porta com os do chicote que tem no console. Vai que...

de qq forma alguém já viu esse caso?

Aqui uma foto que encontrei na internet onde mostra o chicote do retrovisor e o twitter original

Pode ser que já tenha fiação até o conector da porta. Desmonta ele e faz o teste de continuidade lá. Se estiver tudo ligado, basta comprar 2 chicotes de porta com o conector do retrovisor e trocar pelo teu chicote original. Vai ficar totalmente OEM.

• Upvote 1

Chicote porta direita 9674727380 R$ 69,13

Peça na css

Sent from my iPhone using Tapatalk

Opa boa! Agora to apanhando pra soltar a "sanfona" por onde passam os fios alguma dica?

Pow eu to tentando ate hoje instalar o sensor de TEMP e não consigo...alguém ai tem um esquema elétrico disso?

• Upvote 1

Tem um tópico específico explicando,

Mas basicamente puxar os fios do termômetro para o conector branco da bsi, posições 8 e 18.

Eu tenho 2 retrovisores do gol G5 porém os dois do lado direito e um deles tem o tilt down (que abaixa ao engatar a ré) tentei vender ou trocar pelos do 206 mais desisti, será que dá pra usar o motor deles no retrovisor do 206?

• Upvote 1

Manda fotos, mas acho que dá sim

Tem um tópico específico explicando,

Mas basicamente puxar os fios do termômetro para o conector branco da bsi, posições 8 e 18.

Opa...brigado amigo mas sera que precisa liberar na central ou ele logo aparece?

Opa...brigado amigo mas sera que precisa liberar na central ou ele logo aparece?

Precisa liberar sim,

Pelo pp2000 ou Diagbox

Eu tenho 2 retrovisores do gol G5 porém os dois do lado direito e um deles tem o tilt down (que abaixa ao engatar a ré) tentei vender ou trocar pelos do 206 mais desisti, será que dá pra usar o motor deles no retrovisor do 206?

Dá pra usar o motorzinho e os chicotes que pegam no motor.

Amigos, comprei hoje um Peugeot 207 1.4 Passion, estou gostando mas o retrovisor é manual, e quero colocar os retrovisores eletricos. Ja vi a lista, porem sou pessimo para mexer com instalação eletrica...alguem aqui de SP fez e poderia dar um help...?

Acabei de testar os fios, como disse antes, meu carro já possui o chicote que vai do comando do console até as laterais, porém os chicotes das portas não possuem a fiação referente aos retrovisores... Enfim, hj testei a continuidade e identifiquei todos os 3 fios de cada lado, então fiz uma emenda a partir do plugue da porta mesmo e nao precisei passar fios pelo console, só na sanfona(@#&*% sanfona!) do lado direito além dos 3 fios do motor passei tambem o do sensor de temperatura, pra ele usei um fio paralelo de som mesmo, para os motores usei fios de 1,5mm comprei 3 metros de cada cor (vermelho, amarelo e verde) porem somente usei 1m de cada cor em cada lado. Deixei os fios naquele acabamento do retrovisor e só vou ligar tudo semana que vem mas ai não precisarwi desmontar nada além do acabamento e claro os proprios retrovisores. Tirei umas fotos e tirarei mais do restante do processo, postarei qdo terminar tudo. Obrigado a todos pela ajuda.

Senhores boa noite... estava avaliando os esquemas de instalação. Caso eu queira colocar apenas os retrovisores elétricos posso considerar este esquema mais simplificado?

https://drive.google.com/file/d/0Bytiu8nWUFHpUUdMbE9zWGQyNDg/view?usp=sharing

Senhores boa noite... estava avaliando os esquemas de instalação. Caso eu queira colocar apenas os retrovisores elétricos posso considerar este esquema mais simplificado?

https://drive.google.com/file/d/0Bytiu8nWUFHpUUdMbE9zWGQyNDg/view?usp=sharing

Sim, pode.

Fala galera, agora que a minha situação financeira deu uma melhorada, eu to querendo fazer umas modificações no meu carro, pra instalar o retrovisor elétrico, seria basicamente essa lista aqui?

1. Par de retrovisores elétricos: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-758283333-retrovisor-peugeot-206-207-eletrico-1999-2000-2001-2002-03-_JM
  2. Par de chicotes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-765460897-chicote-reparo-retrovisor-eletrico-3-vias-universal-1070-_JM
  3. Par de molduras internas
  4. Botão de vidros com o controle dos vidros retrovisores (que eu já tenho)

que a galera do fórum é magaiver e consegue colocar qualquer projeto pra funcionar isso eu já sabia, agora relacionado ao retrovisor, alguém já conseguiu instalar desembaçador nos retrovisores???

sonho com essa mod desde que vi um 206 francês que já vinha com isso!!