Jump to content
Cimoh

Diy - Instalando Espelhos Elétricos Nos 206/207

Recommended Posts

Instalação Espelhos Elétricos Família 206 e 207

Galera, depois de quebrar a cabeça, perder longas horas dentro do carro testando fio por fio sem chegar a conclusão alguma, eis que a odisséia acabou!

Instalei os espelhos elétricos no meu carro.

Existem duas maneiras de realizar esse up:

1ª - Comprar tudo no desmanche: espelhos, comando do console e chicotes - Mais fácil

2ª - Comprar tudo pelo M.L. e trocar apenas o mecanismo pelo motor elétrico - Mais econômico.

Pela lógica escolhi o método mais econômico, abaixo segue a lista de peças:

(moderadores, não é propaganda, estou postando os links para facilitar, ok?)

- 2 unidades de motor para espelho elétrico - Esse motor é compartilhado entre outras montadoras, comprei exatamente desse vendedor:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236427298-motor-p-retrovisor-eletrico-corsa-palio-gol-fox-206-outros-_JM

s_MLB_v_O_f_145869210_1323.jpg

Preço total R$ 40,00 + frete

- 2 unidades do chicote para motor do espelho elétrico fabricante TC Chicotes ref. TC-1070:

Comprados através do vendedor Marcos tel. 11-7854 4120

TC1070.jpg

Preço total R$ 16,00 + frete

- 1 comando do console central com acionamento dos vidros + espelhos elétricos

(Tente comprar no desmanche com o plugue dos espelhos, pois encontra-lo avulso será mais dicifil, talvez a TC Chicotes produza, mas nem procurei, pois o meu veio junto, que por sinal é o mesmo utilizado no Comp. Bordo e Velocímetro.)

E ainda ganha a comodidade da subida e descida automática para o vidro do motorista.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-424849768-botao-espelho-retrovisor-e-vidro-eletrico-duplo-peugeot-206-_JM

s_MLB_v_O_f_214431536_7903.jpg

http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_214431536_7903.jpg

Preço total R$ 46,90 + frete

- 2 capas internas sem o furo do comando manual dos espelhos

Comprei os meus no desmanche, paguei R$ 40,00 no par - Só prestem atenção pra comprarem de 206 para 206 e 207 para 207, pois a textura da peça muda de um modelo para o outro.

s_MLB_v_O_f_208924831_448.jpg

- Fios, fita isolante , chaves torx, fenda, philips, a gosto.

1º Passo

Desmontar o espelho da porta, usando o tutorial abaixo:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=4684

2º Passo

Desmontar o espelho peça por peça, usando o tutorial abaixo:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=41142&hl=%2Bdesmontando+%2Bpe%E7a+%2Bpor+%2Bpe%E7a

3º Passo

Conectar o chicote no motor, colocar a capa no espelho para depois parafusar o motor na carcaça.

4º Passo

Desmontar o forro abaixo, conforme tutorial

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=4681

5º Passo

Passar a fiação pela porta, mangueira de vedação, base da porta e console central.

A parte mais chata é para encaixar a mangueira novamente na carroceria, vc deverá tirar o soquete da carroceria, colocar o bocal da mangueira por dentro dele e encaixar o conjunto novamente a carroceria.

6º Passo

Identificar os fios do comando e motores direito e esquerdo:

conexaonova.jpg

duvida.png

Não anotei qual a posição dos fios de cada motor, mas eh simples, eh soh ir mudando até os movimentos coincidirem com o joystick.

7º Passo

Montar tudo com as novas capas do retrovisor.

8º Passo

Repetir do 1º ao 7º passo para o outro espelho.. rsrs

Peço desculpas por não ter fotografado, caso tenha alguma dúvida, poste aqui que tentarei ajudá-lo.

Edited by Cimoh
  • Upvote 4
  • Downvote 2

PQP ficou fodástico esse tuto para instalação de retrovisor eletrico.

Só fiquei com uma duvida... precisou abilitar algo na central ou foi só plugar tudo e boa???

Mas uma, ele tem função para posicionar o pespelho para estacionamento ao engatar a ré????

Abraço

PQP ficou fodástico esse tuto para instalação de retrovisor eletrico.

Só fiquei com uma duvida... precisou abilitar algo na central ou foi só plugar tudo e boa???

Mas uma, ele tem função para posicionar o pespelho para estacionamento ao engatar a ré????

Abraço

Opa.. obrigado,

Na verdade, só juntei as informações que estão aqui no CP mesmo.

Não precisa habilitar nada... é basicamente instalação elétrica.

Cara, a função estacionamento eu ví alguns módulos a venda, talvez no M.L. tenha algum e não deve ser dificil de instalar, pois originalmente os 206/207 nao têm essa função.

Abraço!

• Upvote 2

e para o Demux sabe se tem algo diferente?

Cara ficou muito bom esse tutorial.

O projeto não sai caro, tinha muita vontade de fazer isso no meu pug, agora deu coragem :bwahaha:

e para o Demux sabe se tem algo diferente?

Mux e Demux é a mesma instalação, pois nesse caso a eletônica não está envolvida, apenas a elétrica: pólo + e pólo -..

Cara ficou muito bom esse tutorial.

O projeto não sai caro, tinha muita vontade de fazer isso no meu pug, agora deu coragem :bwahaha:

Pois é achei melhor doque os 300 reais que normalmente cobram somente pelos retrovisores nos desmanches da vida...

Vá em frente fica show de bola.

Edited by Cimoh

Sensacional

Maravilha de tuto

Só que agora vou vender o meu carro e vou vender os retrovisores completos + acionador...quem quizer manda mp

ehehehe

Sensacional

Maravilha de tuto

Só que agora vou vender o meu carro e vou vender os retrovisores completos + acionador...quem quizer manda mp

ehehehe

Valew... todas as informações vieram aqui do CP mesmo...

Poxa.. mas enquanto não vende... instala e aproveite os ultimos dias... kkkkkkkkkk

Muito bom, Parabéns pelo tuto.

Já estou pensando quando poderei fazer-lo.

Muito bom, Parabéns pelo tuto.

Já estou pensando quando poderei fazer-lo.

Valew..

Pode começar agora mesmo... rsrs aproveite os links e já compre algumas peças..

Abraço!

Você prometeu e cumpriu... Parabéns pela iniciativa... Esse tudo vai ajudar muita gente!

Já coloquei na minha lista de UPs...

Abraço...

• Upvote 1

Cimoh, você comprou o comando com o conector, né? Pq o conector do CB do 206 só tem 5 fios, ficam faltando 2 fios pra fazer a ligação.

Será que tem como colocar mais dois fios nessa parada ou tem que ter o conector pros retrovisores mesmo? Se for, já bateu até um desânimo de procurar...

Aee Sualk...

So consegui desvendar depois q o Thiago instalou os retrovisores rebativeis...

Se vc fizer na Hoggar será uma mod unica, nenhuma vem com espelho eletrico de serie... Olha soh.. Rssrsrs

Faloww

Aee MartinsBruno,

O conector veio junto com o comando, mas o do CB, Painel de Instrumentos utilizam o mesmo padrao, se vc conseguir um destes eh soh encaixar o fio depois... Acho q dah sim

Excelente! Minha namorada so reclama dos espelhos no 207 dela nao serem eletricos, pois o pai a mae a irma as vezes saem no carango dela, e eu tbm :) e isso dai eh uma mao na roda

Vlw por compartilhar!

Aee MartinsBruno,

O conector veio junto com o comando, mas o do CB, Painel de Instrumentos utilizam o mesmo padrao, se vc conseguir um destes eh soh encaixar o fio depois... Acho q dah sim

Pô, to com medo de perder 30 reais, hehe. Mas vou arriscar, pq não deve ser fácil achar um comando desse com chicote aqui em Recife, e devem cobrar caro. Pagasse quanto no teu?

• Upvote 1

O meu paguei 80 jah veio com o chicote, e foi dificil de encontrar, pois os 207 tem o comando na cor prata e não queria colocar na cor preta...

• Upvote 1

Cimoh, cadê os credits?

Cimoh, cadê os credits?

rsrsrssrrss..

Pois eh.. faltou...rsrsrrs... foram varias pessoas que acabei consultando... mas como comprva aqui abaixo, soh consegui após oq vc disse que eu deveria fazer com o fio da posição 7 do comando... kkkkk

"Aee Sualk...

So consegui desvendar depois q o Thiago instalou os retrovisores rebativeis..."

Entre os que me ajudaram: Thiagocanella; Erick3.14, molar,

desculpem se esqueci de alguém....

rsrsrssrrss..

Pois eh.. faltou...rsrsrrs... foram varias pessoas que acabei consultando... mas como comprva aqui abaixo, soh consegui após oq vc disse que eu deveria fazer com o fio da posição 7 do comando... kkkkk

"Aee Sualk...

So consegui desvendar depois q o Thiago instalou os retrovisores rebativeis..."

Entre os que me ajudaram: Thiagocanella; Erick3.14, molar,

desculpem se esqueci de alguém....

cai na pilha nao rapaz..... foi só sacanagem

isso aí nossos topicos foram tao bons q mereciam fusão

Tente comprar no desmanche com o plugue dos espelhos, pois encontra-lo avulso será mais dicifil, talvez a TC Chicotes produza, mas nem procurei, pois o meu veio junto, que por sinal é o mesmo utilizado no Comp. Bordo e Velocímetro.)

não entendi essa parte

esse link que vc postou ja vem com esse plugue?

Tente comprar no desmanche com o plugue dos espelhos, pois encontra-lo avulso será mais dicifil, talvez a TC Chicotes produza, mas nem procurei, pois o meu veio junto, que por sinal é o mesmo utilizado no Comp. Bordo e Velocímetro.)

não entendi essa parte

esse link que vc postou ja vem com esse plugue?

Nao... Nao vem com o plugue... Mas se vc encontrar um do Comp bordo, painel de instrumentos ou ar condicionado é o mesmo do espelho eletrico.... Soh precisa mudar a posiçao dos fios...

Muito bom o tuto só faltou mostar como adapta o motor no espelho.

motor-p-retrovisor-eletrico-corsa-palio-gol-fox-206-outros_MLB-O-145869210_1323.jpg

Edited by eddycarlos

Muito bom o tuto só faltou mostar como adapta o motor no espelho.

motor-p-retrovisor-eletrico-corsa-palio-gol-fox-206-outros_MLB-O-145869210_1323.jpg

Pois eh... nemm tirei fotos do passo-a-passo...

Mas tentarei explicar aqui por palavras:

Tah vendo que na região central do motor existem 3 furos??? Na plataforma do espelho manual existem os mesmos furos, entao é soh desparafusar o manual e parafusar o motor...

Nao... Nao vem com o plugue... Mas se vc encontrar um do Comp bordo, painel de instrumentos ou ar condicionado é o mesmo do espelho eletrico.... Soh precisa mudar a posiçao dos fios...

esse serve

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237095396-conector-computador-bordo-peugeot-206-1-linha-_JM

Sim serve!!!

Vc só deverá respeitar as posições conforme o esquema abaixo:

conexaonova.jpg

Caso não tenha fios nas posições indicadas (1,2,3,4,5,8 e 14), vc deverá migrar um fio de qualquer uma das posições que não serão utilizadas (6,7,9,10,11,12,13,15,16,17,18) para aquela que há conexão... entendeu oq lhe disse?

Como eu não achei o comando com o chicote, comprei o chicote. O cara disse que ele tem 7 fios, então se eles já estiverem na posição certa eu não vou ter nem trabalho, pq já é a conta certinha. Aí eu compro o resto das coisas e o negócio sai, hehe.

Como eu não achei o comando com o chicote, comprei o chicote. O cara disse que ele tem 7 fios, então se eles já estiverem na posição certa eu não vou ter nem trabalho, pq já é a conta certinha. Aí eu compro o resto das coisas e o negócio sai, hehe.

Eh isso ae...

Depois tire umas foto e poste no topico, bom divertimento...

Cimoh, mais uma dúvida, hehehe.

Esse conector TC-1070 (esse aí debaixo):

tc1070.png

Vai ser encaixado direto no motor do retrovisor, nesse lugar aí que eu marquei em vermelho?

smlbvof1458692101323.jpg

Chegou agora à noite o chicote do computador de bordo que eu comprei. Boas notícias: Dá pra abrir o chicote e reposicionar os fios. Como o meu chicote já tem os 7 fios, então eu só reposicionei eles pra ficar igual ao circuito mostrado lá em cima. O cara que me vendeu tinha também um de 5 fios (que inclusive está comigo também. Ele mandou por engano), mas nesse caso tem que arrumar a pecinha metálica que agarra o fio pra encaixar ele na posição, e eu não tenho a menor ideia de onde conseguir isso.

Resumindo: Se você achar o conector do comutador de bordo ou do painel e ele tiver pelo menos 7 fios, dá pra usar tranquilamente.

Agora eu vou comprar o resto das coisas, hehehe.

Amanhã tiro fotos.

Esqueci das fotos!

Como eu tava com o outro chicote na mão, coloquei mais dois fios no chicote que vai pro carro, e já deixei-o pronto para (quem sabe) receber os retrovisores rebatíveis no futuro (próximo ou distante, só Deus sabe), então já vou deixar a fiação toda passada. Quando um dia colcoar eles, é só trocar os retrovisores e o comando, hehehe.

cpiadedsc02077.jpg

Chicote com os 6 fios do motor do espelho dos retrovisores, o fio positivo e os dois fios do rebatimento.

dsc02078sy.jpg

Chicote desmontado.

Agora tô esperando os motores e o comando. O que tá dando trabalho é o chicote do motor (o tal TC-1070)... Mas vou resolver :challenge:

Edited by MartinsBruno

Só por curiosidade, perguntei na CC o valor dos dois retrovisores e mais a chave 724,00 tudo.

Não achei nenhum absurdo, tem coisas muito mais simples que custam preços bem mais salgados, por exemplo o filtro do ar condicionado é quase o mesmo preço da chave dos vidros e retrovisores elétricos.

Abrasss

MartinsBruno,

o conector eh esse mesmo.. Pode comprar um para cada motor...

724 reais eu acho caro sim.

soh nao intendi de onde sai o negativo!, sera q alguem pode me ajudar?, tenho o comando e os motores, soh q sem o chicote, tow tentando emprovisar um aki

abç.

Essa semana chega o bendito chicote do motor. Espero colocar tudo no carro no sábado e vou ver se posto fotos. Só não vou postar fotos da fiação, pq eu já passei há muito tempo.

Hoje eu comprei 2 conectores de 9 vias pra colocar nas portas. É esse aí debaixo:

http://www.rainhadassete.com.br/produtos/produto/1980/ete-7559_-_kits-conectores-e-terminais

soh nao intendi de onde sai o negativo!, sera q alguem pode me ajudar?, tenho o comando e os motores, soh q sem o chicote, tow tentando emprovisar um aki

abç.

O negativo é compartilhado com os vidros elétricos, fica no outro chicote (de 6 vias, eu acho) que vai nesse mesmo comando.

Edited by MartinsBruno
  • Upvote 1

Gente, pra eu que sou bem leigo (desculpem minha ignorância), já comprei as capas dos retrovisores do RC e agora vou partir para todo o resto, mas o que eu queria realmente saber, é como faço pra fazer um chicote desses sair do retrovisor e parar lá no comando ? Como faço pra ligar fio com fio ? To louco pra ver as fotos hahahaha

Até que emfim achei uma utilidade para meu tutorial de desmontar o espelho...

É impressionante como as ccs enfiam a faca... Em qq cc o custo não sai por menos de R$ 500 e pelas contas o gasto não passou de R$ 200, estou certo???

Valeu pela iniciativa e o tutorial fico 10!!!

Gente, pra eu que sou bem leigo (desculpem minha ignorância), já comprei as capas dos retrovisores do RC e agora vou partir para todo o resto, mas o que eu queria realmente saber, é como faço pra fazer um chicote desses sair do retrovisor e parar lá no comando ? Como faço pra ligar fio com fio ? To louco pra ver as fotos hahahaha

Cara... os fios vc tera que ligar conforme o esquema elétrico, depois terá que desmontar o forro da porta, esconder os fios por tras do painel até chegar no tunel central... ai jah joga pra baixo do console e já esta no comando...

Caso tenha duvida na instalação procure um auto eletrico, imprima esse esquema, eh coisa simples... nao vai te cobrar caro...

Até que emfim achei uma utilidade para meu tutorial de desmontar o espelho...

É impressionante como as ccs enfiam a faca... Em qq cc o custo não sai por menos de R$ 500 e pelas contas o gasto não passou de R$ 200, estou certo???

Valeu pela iniciativa e o tutorial fico 10!!!

Uma baita utilidade... se nao fosse pelo seu topico, não saberia desmontar nem a capinha superior...

Qnto aos gastos..

20 cada motor;

8 reais cada chicote

45 comando dos vidros + retrovisores

Uns 15 reais de fios caso nao tenha

Total 108,00 reais... vale a pena????

Meu carro tem dois conectores bem na posição aonde vai o botão do retrovisor e vidro elétrico... será que aqueles são 1 dos retrovisores e outro dos vidros??? Agradeço a ajuda desde já.. rs

valew cara, soh nao consegui achar os plugues do chucote , tive q improvisar um ake, com um chicote de placamae de pc, até o momento ta funcionando certin..abraçoss

Meu carro tem dois conectores bem na posição aonde vai o botão do retrovisor e vidro elétrico... será que aqueles são 1 dos retrovisores e outro dos vidros??? Agradeço a ajuda desde já.. rs

Cara dificil responder... compare os plugues que tem no seu carro, com os plugues que tem na peça do comando do vidro elétrico e espelho... se forem iguais, seu carro já tem o chicote... mas já vou lhe adiantando, desde quando comecei a pesquisar sobre o assunto, nunca tiha ouvido falar que algum modelo já contava com os chicotes instalados, mas se realmente estiverem lá, melhor, 80% do caminho andado....

valew cara, soh nao consegui achar os plugues do chucote , tive q improvisar um ake, com um chicote de placamae de pc, até o momento ta funcionando certin..abraçoss

Eh este o caminho, pois acho muito dificil encontrar este chicote completo em algum desmanche por aí... Isolando certinho, e estando bem conectado não tem pq dar problema...

Vou fazer isso junto com sensor de temperatura. Só estou aguardando a chegada do CB de 3 linhas para começar!

Só comprarei o comando na CC por causa do detalhe cromado.

Eu tentei envelopar... mas a peça yem o formato mto irregular.. n ficou bom...

Encontrei no desmanche... dei sorte...pois esse comando costuma desbotar...

Muito bom o tópico, talvez me anime a fazer também.

Otimo topico..

• Upvote 1

Alguém tem código da capa interna sem o furo do comando manual dos espelhos?