Jump to content
Sign in to follow this  
bunchausen

Retifica No Cabeçote Gera Trinca Do Bloco Do Motor?

Recommended Posts

Olá galera.

Esse aki é meu primeiro topico e, infelizmente, venho postar um problema q to enfrentando no meu pug. Comprei o carro há duas semanas e logo mandei fazer uma geral. Entre os problemas encontrados, estava o esquentamento do motor ocasionado por problemas no cabeçote.

Foi feita a retifica do cabeçote e a troca da junta. O carro funcionou por um dia, não tava mais esquentando, mas começou a fazer um barulho estranho (um tec tec muito forte). Liguei para o mecanico, ele levou o carro rebocado para a oficina e disse q era uma presilha do cabeçote q tinha se soltado.

Hoje, recebo a noticia que o carro esta funcionando normalmente porem tah com uma trinca no bloco do motor.

Fiquei me perguntando: esse problema pode ter sido ocasionado pelo serviço que ele fez? Qto seria uma solda do bloco ou um bloco novo?

Soh nao to mais puto pq comprei o carro por um preço bem baixo e tava calculando gastar entre 2 e 3 k nele pra ajeitar, já que o ex-dono (um amigo meu) nao era muito zeloso com o carro.

O carro eh um 206 feline 1.4 2005. Tah com 108K rodados e comprei por 13k...

Neste caso eu não arriscaria , o impacto da biela na lateral do bloco quando trava a bronzina no girabrequim e extremamente violenta, além do buraco que faz ainda provoca micro trincas imperceptíveis a olho nú , o local da batida tb é vital para a saúde do bloco um pouco abaixo da linha dos pistões , altera o alinhamento,galeria de agua e óleo e precisão e ovalização das camisas , eu no seu lugar não perderia tempo , troque o bloco tenta comprar no ferrovelho por ai da uma pesquisada se caso alguem troca o seu com uma grana e talz essa e minha opnião.

Neste caso eu não arriscaria , o impacto da biela na lateral do bloco quando trava a bronzina no girabrequim e extremamente violenta, além do buraco que faz ainda provoca micro trincas imperceptíveis a olho nú , o local da batida tb é vital para a saúde do bloco um pouco abaixo da linha dos pistões , altera o alinhamento,galeria de agua e óleo e precisão e ovalização das camisas , eu no seu lugar não perderia tempo , troque o bloco tenta comprar no ferrovelho por ai da uma pesquisada se caso alguem troca o seu com uma grana e talz essa e minha opnião.

kra, nao entendo mto de mecanica, mas dexa eu ver se entendi o seu post. Uma peça do cabeçote teria feito a trinca no bloco? Nesse caso a trinca teria sido causada pelo serviço que ele fez? Qual é a media de preço de um bloco?

Rapaz novo coloca na faixa de 1200 usado vc deve achar por 300 a 500 por ai ja o dano na retifica e dificel eles trincar o bloco estao acustumado fazer este tipo de serviço creio que nao iria causar,no entanto e bem provavel que vc ja o comprou assim.

Muito estranha essa história que vc descreveu.

Sinceramente, isso me cheira a um motor que foi mau montado, após ter sido desmontado e retificado.

Nunca ouvi falar de bloco trincar depois de retificado, pois é o que falaram, as retíficas estão acostumadas a fazer esse tipo de serviço e não trincam bloco.

• Upvote 1

kra, qr dizer q, provavelmente, eu tava rodando c esse bloco assim? Existe risco grande de perder o motor?

Fiz uma viagem de 1000km semana passada...

Risco pode ocorrer ne mas agente nao sabe quando isso ira ocorrer porque a porrada la dentro e enorme!!!

nossa cara... biela não bate em bloco, que não trava virabrequim. Faço engenharia mecânica, trampo com projeto mecânico tem um bom tempo e não vi nexo algum no que vc falou.

Cara, presilha de cabeçote? Não conheço nada de mecânico que leve presilhas nesse cabeçote, se não me enganos as válvulas são presas assim. Bloco não trinca de graça. Eu iria em um outro mecânico que pessoal ADORA enrolar dono de peugeot.

nossa cara... biela não bate em bloco, que não trava virabrequim. Faço engenharia mecânica, trampo com projeto mecânico tem um bom tempo e não vi nexo algum no que vc falou.

Cara, presilha de cabeçote? Não conheço nada de mecânico que leve presilhas nesse cabeçote, se não me enganos as válvulas são presas assim. Bloco não trinca de graça. Eu iria em um outro mecânico que pessoal ADORA enrolar dono de peugeot.

1°Apenas pesquisei achei e mandei pro amigo 2° se eu fosse mecanico ou engenheiro entenderia melhor apenas sou PM ,se fosse mecanico e talz nao estaria falando estaria dando telefone pra ajudar melhor 3°Nao e palavras minha apenas achei no yahoo e compartilhei com o amigo agora o engenheiro corrige o cara la sao palavras dele ta ligado valeu irmão.

FONTES:http://br.answers.ya...06102750AAAqgVj

Edited by Lostinhu

ahh... mas nesse caso que vc pegou aí, é que quebrou pistão e biela pelo que a pessoa falou. Aí é roça, sem massagem. No caso dele, não tem mto o que cause uma trinca no bloco (algo que mta gente não se liga: encosta no posto com o motor QUENTE e o lava o motor. Ou uma enchente)

Desculpe se parece arrogante ;)

o que vejo muito é o pessoal não desviar de poças grandes de agua, ai a agua fria pode dar micro trincas no blocos, dentre outros problemas que com o tempo vai ferrando o motor e etc...

Não tem motivo para o serviço do cabeçote ter ocasionado a trinca no bloco, provavelmente já deveria estar trincado.

O motivo mais comum que poderia causar trinca, como dito acima, seria choque térmico no material, o bloco ter sido molhado quando estava quente, mas seria um caso isolado.

Dependendo da localização da trinca e do tamanho, isso para o motor pode não ser um dano tão grave e pode ser resolvido com solda sim, afinal a trinca é na parede do bloco e não recebe pressão nenhuma ao contrário do que disseram, apenas pode ter alguma galeria de água, ou óleo escorrendo pela parede interna, que podem atravessar pela trinca e causar vazamento.

No mais o perigo é a trinca aumentar a ponto de comprometer a estrutura do bloco e aí sim gerar uma quebra maior. Porém o que vai dizer se a solda resolve é o lugar e o tamanho da trinca, pode ser que resolva com solda e se não der, só outro bloco.

Acredito que se as tricnas forem na parte de baixo do bloco não teria problema, por que ali não tem carga de nada, mas na parte alta do bloco haveria alguns riscos, estou certo?

mesmo com motor a 90° e passar numa poça, isso não trinca bloco, ele foi desenvolvido para suportar isso.

Com minha experiência isso aí tá com cara de que o mecanico apertou DEMAIS seu cabeçote.

Os TU4 tem deformação IMENSA no reaperto do cabeçote, é preciso cuidado e respeitar os torques determinados.

faça como o amigo recomendou: troque de mecânico e, infelizmente, arque com os custos, a não ser que o mecanico seja uma ´pessoa bem conhecida. Vc reclamando e deixando seu carro por lá, vc só tem a perder.

Pessoal, seguinte:

O mecânico disse que a trinca no bloco tá ocasionando um vazamento de água somente qdo o carro esquenta (com o motor frio não vasa) e que eu já comprei o carro assim. Uma solda resolveria.

Como esse mesmo mecanico é de confiança do meu amigo que me vendeu o carro, ele (mecanico) disse que conversaria com meu amigo explicando o problema. E que seria mais sensato que eu não arcasse com o conserto, e sim o meu amigo.

No final das contas, vamos dividir a despesa.

Mas ai fiquei me perguntando se isso realmente não foi ocasionado pelo aperto que ele fez no cabeçote.

E com relação ao preço, qual seria um valor razoavel? O mecanico me passou o valor de R$250 pra recuperar o bloco mas que a parte mais cara é a mao de obra. Falou que pode chegar a 2k se as camisas estiverem gastas (hipotese descartada por um dos mecanicos que tinham aberto o motor).

Fiquei me perguntando: esse problema pode ter sido ocasionado pelo serviço que ele fez? Qto seria uma solda do bloco ou um bloco novo?

sim.... e trocar bloco = mta grana + dor de cabeça + pra vender isso dai vai ser um parto, 206 original já tão dando 11 mil, imagina com motor remarcado....

Pessoal, seguinte:

O mecânico disse que a trinca no bloco tá ocasionando um vazamento de água somente qdo o carro esquenta (com o motor frio não vasa) e que eu já comprei o carro assim. Uma solda resolveria.

Como esse mesmo mecanico é de confiança do meu amigo que me vendeu o carro, ele (mecanico) disse que conversaria com meu amigo explicando o problema. E que seria mais sensato que eu não arcasse com o conserto, e sim o meu amigo.

No final das contas, vamos dividir a despesa.

Mas ai fiquei me perguntando se isso realmente não foi ocasionado pelo aperto que ele fez no cabeçote.

E com relação ao preço, qual seria um valor razoavel? O mecanico me passou o valor de R$250 pra recuperar o bloco mas que a parte mais cara é a mao de obra. Falou que pode chegar a 2k se as camisas estiverem gastas (hipotese descartada por um dos mecanicos que tinham aberto o motor).

nem arruma, no nível em que o brasil está.... já fez merda mesmo, agora ou vc assume q comprou o carro bixado, e no próximo vc terá mais cuidados ao comprar um carro.... ou chuta a barraca logo, poe seguro e enfia o carro na traseira de algum poisé véio.... q vão ser 2 alegrias.... a sua de não ter q vender um carro bixado pra outra pessoa.... e outra pro zé barriga do poisé véio.... q vai ganhar o valor da tabela no carro dele q não vale nem 1000 reais.

Caraca Doug, fiquei com medo agora heim.... rsrsrsrs