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celoleko

Tutorial - Retirar/isolar/trocar Radiador Ar Quente 206

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Olá amigos do Fórum! Até que enfim consegui fazer o tutorial de como trocar o radiador de ar quente. Depois de ter o pé queimado por água quente, até que a Peugeot poderia facilitar as nossas vidas e deixar fácil a desmontagem e montagem dos equipamentos corroídos por usar água da torneira. Mas não, foi um castigo por não usar 50% fluído + água desmineralizada. O cloro presente (não sou químico) acaba se tornando um corrosivo para o alumínio, que ataca radiadores, bomba d'água, bloco, e outros componentes metálicos. Por isso a recomendação de usar água desmineralizada e fluido (na proporção certa 50-50). Os benefícios de utilizar fluido são muitos, além de lubrificar partes móveis como a bomba d'água, ele protege contra a corrosão e age como anti-congelante e anti-fervura por ter um ponto de congelamento baixo e ebulição alto. Enfim, vamos ao trabalho, depois desse tutorial você vai voltar e ler novamente dos benefícios de usar os líquidos certos no seu carro! Chega de blá blá bla...

 

Muitos dizem que é necessário desmontar o painel por completo, outros dizem que precisa retirar parte dele, eu sou a pessoa que defende a idéia de que NÃO PRECISA DESMONTAR PAINEL. Isso poupará tempo e dinheiro, pois certamente ninguém lê um tutorial, manda direto pra oficina. Durante os passos você vai ver que não é tão simples, apesar de ser uma peça tão pequena. Ela pode causar muita raiva e vontade de esganar os engenheiros/arquitetos do 206. Você vai xingar eles durante a desmontagem e montagem, muito, e em francês!

 

Ferramentas necessárias:

  • Chave Torx 10 (10 a 15 reais o jogo com 5 chaves)
  • Chave Phillips
  • Alicate de pressão ajustável (10 a 20 reais)
  • Chave Fenda (pau pra toda obra)
  • Chave soquete ou canhão 8, 10 e 12mm (paguei 30 reais um jogo de soquetes completissimo com 50 peças)

Desmontando:

 

 

Abra o capô.

 

Atrás da caixa de ar(fotos do modelo 1.0 16v), ficam as mangueiras de entrada e saída de água quente. Elas são presas diretamente ao duto que é por sua vez, acoplado no radiador dentro do painel. (Nos outros modelos, o local é o mesmo, fica na parede corta-fogo, lado do motorista, perto do reservatório de fluído de freio.)

dsc0155pb.jpg

 

Eu aconselho retirar a tampa da caixa de filtro de ar do motor, assim vc ganha 2 centímetros de espaço.

 

dsc0124bb.jpg

 

Use um alicate de pressão ajustável para retirar as abraçadeiras que são como se fossem uma mola.

 

dsc0127ht.jpg

 

Retire as mangueiras com a mão mesmo. (movimentos circulares, para "desgrudar a borracha")

 

dsc0154kc.jpg

 

Tem um parafuso entre os 2 dutos que vão pra dentro do carro, retire-o (se eu não me engano é Torx 10)

Retire a placa de metal e a borracha de vedação.

 

Vá pra dentro do carro.

 

1- Retire a tampa da caixa de fusíveis interno do carro. Desprenda um painel branco onde tem alguns plugues grandes, puxe os fios (delicadamente), e tudo que conseguir pra fora do painel.

dsc0141mp.jpg

 

 

dsc0143as.jpg

 

2-Tire o parafuso que segura o radiador na caixa de ar, só 1 parafuso! Fácil...

 

dsc0152rz.jpg

 

3-Com uma chave soquete e uma chave pequena e fina, tire o parafuso que segura o duto no radiador.

 

dsc0153em.jpg

 

4- Tire o parafuso que segura o duto na caixa de ar.

 

dsc0151vy.jpg

 

 

5- Puxe o radiador com um pouco de força para ele se desprender da caixa, não se preocupe com aquelas garrinhas que parecem estar segurando o radiador, elas não seguram é nada! Tire uns 3 cm pra fora, só para vc ter um "jogo" pra poder desacoplar o duto que como não bastasse o parafuso, tem 4 garras, essas sim seguram! Tenha jeito para desencaixar, eu acabei quebrando(por pura raiva) 3 dos 4 suportes que entram as garras.

 

 

 

dsc0150dh.jpg

 

6- Se vc conseguiu tirar o duto quem quebrar nada, parabéns!! Se vc tricar o duto, pode ir comprar outro, não tem como adaptar nada nesse ponto.

 

dsc0149am.jpg

 

7- Tire o duto, puxe por baixo e vai mexendo até ir saindo, ele está solto, só que ele enrosca em tudo por baixo.

 

dsc0146p.jpg

 

8- Agora é a hora da força. Puxe o radiador até ele travar no painel. No ponto onde o radiador enrosca, pegue com os 3 dedos da Mao direita e puxe pro seu lado, com a mão esquerda vc vai puxando o radiador com movimentos circulares. Ele enrosca bastante devido as suas aletas.

 

dsc0145qs.jpg

 

Isolando o sistema:

Com um cano de cobre de 1/2 polegada por 5cm de comprimento, junte as duas mangueiras do ar quente. Use as abraçadeiras originais. Verifique se não haverá vazamento após 15 minutos de funcionamento do motor.

 

dsc0137cld.jpg

 

Então vá atrás de um radiador novo!

 

dsc0133fx.jpg

 

Montando:

 

Praticamente é o inverso da desmontagem. Coloque o duto rígido por baixo do painel, coloque o radiador com o mesmo cuidado pra não quebrar o painel, e tome mais cuidado ainda para não danificar o radiador, já q é novo e merece respeito.

Se achar que os anéis de vedação estão ruins, ressecados ou sem elasticidade. É facilmente encontrado em auto peças, custam no máximo 1 real cada. Porém são bem difíceis de instalar, já que normalmente são mais apertados de entrar. Eu não consegui acoplar o duto com os anéis novos, usei os velhos mesmo. Estou com medo que dê vazamento um dia.

 

dsc0147tt.jpg

 

Enfim, se puder usar anéis de vedação novos, é melhor, porém vc vai sofrer pra acoplar o duto.

  • Com o duto certinho no radiador, coloque o parafuso de segurança que prende o duto no radiador.
  • Vá pra fora do carro e acople as mangueiras, isso mesmo! Não fixe nada ainda, vamos verificar se não há vazamentos! Muitos pagam caro nessa hora, não testam, colocam o fluido e quando percebe algum vazamento, o jeito é drenar o sistema e jogar a mistura fora.
  • Encha tudo com água, encha até a boca do reservatório, e com uma garrafa grande ou uma mangueira, ligue o carro. Normalmente logo quando liga a água baixa e vai ocupando as mangueiras e dutos. Deixe o carro funcionando, com um olho na junta do duto e radiador, e outro olho do reservatório, nunca deixe o reservatório esvaziar por completo!!! Já q é teste, deixe o reservatório sempre cheio...sem tampa claro.
  • Ligue o ventilador e o termostato na posição máximo quente.
  • Abra a válvula de sangria do ar, deixe aberto até perceber vazar água por ali...então feche...
  • Depois de uns 70 graus, a válvula termostática já deverá se abrir e engolir mais água pro motor, complete o reservatório e feche.
  • Se até ai não deu vazamento, ótimo...parece estar dando certo...
  • Espere até a ventoinha ligar, esse é o ponto crítico, onde há acumulo de pressão e se estiver tudo certo, não vai vazar nada...se quiser deixar mais uns 5 min. pra ter certeza que a pressão está a pleno e o tapete do carro vai se manter seco, tudo bem...
  • Se estiver tudo certo, desligue o carro, espere esfriar e drene todo o sistema de arrefecimento.
  • Tire as mangueiras de ar quente, e vá pra dentro do carro...
  • Verifique que o radiador está bem encaixado na caixa de ar.
  • De um aperto final no parafuso que prende o duto no radiador, verifique se todas as garras estão travadas.
  • Coloque o parafuso que prende o duto na caixa de ar.

Vá pra fora do carro:

  • Coloque a borracha de vedação do duto de entrada/saída e a placa de metal. Aparafuse..
  • Recoloque as mangueiras de ar quente
  • Recoloque a mangueira principal do radiador do motor. (caso tenha tirado)
  • Verifique todas as abraçadeiras
  • Faça a mistura de fluido e água desmineralizada, meio a meio.
  • Encha o sistema, em torno de 5 a 6 litro no total.
  • Faça o mesmo esquema, encha até o nível máximo e ligue o carro, monitore tudo, temperatura no painel, vazamento no duto e nível do reservatório. Vá adicionando água somente quando necessário, respeite sempre o nível máximo, deixando um espaço para a água se expandir quando quente.

Esse é o meu primeiro tutorial, espero que tenha servido de referência para evitar oficinas mecânicas que gostam de retirar notinhas de 10, 20 e 50 reais do nosso bolso.

 

Abraço a todos e boa sorte!

 

Versão 1.1 (estarei arrumando erros de português, organizando parágrafos e

adicionando fotos, deixando assim o tuto mais fácil de ler e entender)

Edited by celoleko
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Excelente turorial. Parabéns!

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Parabéns,

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bá, esse tuto era tudo o que eu precisava.

 

agora só falta coragem, ferramentas, um curso de mecânica, tempo... enfim =D vou ligar para uma empresa e ver qual o custo do reparo :/

 

ausfhuiashfuashfahs

 

 

Obs: nao necessariamente tem que trocar o radiador caso esteja com vazamento, pode ser soldado e reparado. Aqui em florianopolis tem uma empresa que trabalha só com radiadores, quando bati meu Pug, levei lá pois havia ganhado um radiador que estava com um furo. Os caras soldaram e ficou 100%

Fiquei de cara com o serviço. Enfim, custou 30 reais eu acho para o cara soldar, levando em consideraçao que eu gastaria 200 em um outro semi novo.

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bá, esse tuto era tudo o que eu precisava.

 

agora só falta coragem, ferramentas, um curso de mecânica, tempo... enfim =D vou ligar para uma empresa e ver qual o custo do reparo :/

 

ausfhuiashfuashfahs

 

 

Obs: nao necessariamente tem que trocar o radiador caso esteja com vazamento, pode ser soldado e reparado. Aqui em florianopolis tem uma empresa que trabalha só com radiadores, quando bati meu Pug, levei lá pois havia ganhado um radiador que estava com um furo. Os caras soldaram e ficou 100%

Fiquei de cara com o serviço. Enfim, custou 30 reais eu acho para o cara soldar, levando em consideraçao que eu gastaria 200 em um outro semi novo.

 

Fala Nick, q bom q gostou do tuto, demorei meses para faze-lo, e ainda nao está 100%...

 

Quanto ao reparo, eu levei o radiador(corroido) a uma empresa especializada de reparo de radiadores industriais e automotivos, o dono da oficina abriu o radiador na minha frente e mostrou que havia vários pontos corroidos nos tubos de alumínio. Apesar dele fazer o conserto, ele aconselhou a comprar um novo, pois um reparo desses tem garantia de 30 dias apenas, e pode vir a dar problema nos meses seguintes. Eu preferi não arriscar e troquei o custo da mão de obra, por um radiador novo, original e garantia de 6 meses.

Paguei 180 reais na peça, na mão de obra e gastaria em torno disso tbm. Então fica o meu conselho... melhor fazer um serviço desses a cada 8 anos (foi o tempo q durou o radiador de ar quente), do que refazer a desmontagem e montagem do sistema a cada reparo do radiador, arriscar de vazar água fervente no pé e secar o sistema de arrefecimento e fundir o motor. (deus q me livre isso acontecer!)

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Parabens .... eu fiz no meu 307 !!!

Deu certo ...

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belo tutorial, muito bem explicado! parabens.

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Como é no 307? Muda muita coisa do 206 para o 307? É mais facil ou mais complicado?

 

Abraços

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Eu também gostaria de saber como é no 307. Existe alguma maneira de fazer isso sem ter que tirar toda aguá do radiador? Digo isso pois acabei de mandar o carro para o mecânico substituir o aditivo, está novo e não gostaria de perder. Grato.

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Eu também gostaria de saber como é no 307. Existe alguma maneira de fazer isso sem ter que tirar toda aguá do radiador? Digo isso pois acabei de mandar o carro para o mecânico substituir o aditivo, está novo e não gostaria de perder. Grato.

 

Eu acredito sim, há um jeito de substituir o radiador de ar sem precisar "perder" o aditivo novo. O melhor a se fazer, acredito eu, é arranjar um galão de uns 10litros e tentar drenar. Ou vc pode tirar o radiador de ar quente com o sistema cheio e manter as mangueiras do duto de ar quente sempre numa posição alta, sempre vai perder um pouco de aditivo. Se der pra salvar 80% da água já é lucro...

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Parabens cara era o que eu procurava o meu ta com um vasamento mas nao sei

se e na junta do duto ou no radiador pois vasa bem pouquinho agora sabendo como

desmontar vou dar uma olhada aqui.

 

 

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Putz, como não vi isso antes?!

 

Há um mês, mais ou menos, o carro estava com um fedor horrível quando ficava no sol, então percebi que estava vazando, bem perto do pedal do acelerador e também no lado do passageiro. Li algumas coisas aqui no fórum e na internet sobre o problema no maldito radiador. Fui até uma oficina perto de casa, que já tinha feito alguns serviços no meu carro anterior, e o cara me explicou tudo que eu já tinha lido. O radiador rompe por algum motivo e vaza água e a solução provisória seria isolar, colocando um cano direto, bem como no tutorial. Como não tinha o cano, nem sabia qual seria o correto, deixei pro cara fazer. R$50 de mão-de-obra e um cano de plastico, mas sairia R$750 pra arrumar direito.... Por duas semanas resolveu. Saí um domingo a tarde, andei uns 5km e o carro apitou por alta temperatura no líquido de arrefecimento. Andei mais uns 500m e cheguei onde precisava. Qual foi minha surpresa de ver que meu carro nem liquido de arrefecimento tinha? A mangueira rompeu, provavelmente trabalhou com o calor e vazou toda minha água! Levei o carro de novo o cara falou que resolveria. Quando voltei falou que tinha colocado 'tampas' nas mangueiras. A 'tampa' era um parafuso enorme (acho que dá pra prender dormente de trilho de trem) preso com braçadeira.. Aí fiquei puto, servicinho mais porco que eu já vi na vida! Por enquanto tá assim, mas nunca mais levo carro nenhum lá.

 

E com esse tutorial vou fazer eu mesmo. Como tá difícil achar mecânico decente. Pelo amor de Deus, é cagada atrás de cagada. Já é a terceira oficina...

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isso é FATO, que xinguei a mae de mtos engenheiros

 

dsc0149am.jpg

 

Eu consegui tirar, mas usei 4 chave de fenda de relógio, precisa erguer as 4 travas pra depois puxar... e isso debaixo do painel.... tem espaço de sobra lá, ainda mais que tenho 1,95, quase morri pra tirar !

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otimo tutorial

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massa! PARABENS

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Muito bom este trabalho.

O meu estar com mais de 90.000, 08/08, esta semana começou com pequeno vazamento. Já tinha trocado o líquido do arrefecimento com 50.000. Até desperdiço dinheiro com este item. Tenho certeza que não seja por corrozão o vazamento, depois deste tutorial vou verificar as juntas de vedação.

Grato pelas ajudas.

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Retirei ontem, este tutorial foi muito bem feito, todos os detalhes registrado sem dificuldades para se realizar o trabalho, quebei duas travas, não sou merecedor de parabens.

O vazamento foi por corrosão mesmo. Vou trocar o radiador.

Vou acressentar mais uma informação, é conta da janela que feixa a passagens da ventilação pelo radiador de ar quente. Aproveitem e verifiquem a regulagem, sem o radiador pode-se fazer com tranquilidade. Moro no nordeste e um pequeno vazamento por esta janela faz diferença inclusive compromete a eficiência do ar condicionado.

Saudações a todos.

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Parabens pelo Tuto!!

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Putz, como não vi isso antes?!

 

Há um mês, mais ou menos, o carro estava com um fedor horrível quando ficava no sol, então percebi que estava vazando, bem perto do pedal do acelerador e também no lado do passageiro. Li algumas coisas aqui no fórum e na internet sobre o problema no maldito radiador. Fui até uma oficina perto de casa, que já tinha feito alguns serviços no meu carro anterior, e o cara me explicou tudo que eu já tinha lido. O radiador rompe por algum motivo e vaza água e a solução provisória seria isolar, colocando um cano direto, bem como no tutorial. Como não tinha o cano, nem sabia qual seria o correto, deixei pro cara fazer. R$50 de mão-de-obra e um cano de plastico, mas sairia R$750 pra arrumar direito.... Por duas semanas resolveu. Saí um domingo a tarde, andei uns 5km e o carro apitou por alta temperatura no líquido de arrefecimento. Andei mais uns 500m e cheguei onde precisava. Qual foi minha surpresa de ver que meu carro nem liquido de arrefecimento tinha? A mangueira rompeu, provavelmente trabalhou com o calor e vazou toda minha água! Levei o carro de novo o cara falou que resolveria. Quando voltei falou que tinha colocado 'tampas' nas mangueiras. A 'tampa' era um parafuso enorme (acho que dá pra prender dormente de trilho de trem) preso com braçadeira.. Aí fiquei puto, servicinho mais porco que eu já vi na vida! Por enquanto tá assim, mas nunca mais levo carro nenhum lá.

 

E com esse tutorial vou fazer eu mesmo. Como tá difícil achar mecânico decente. Pelo amor de Deus, é cagada atrás de cagada. Já é a terceira oficina...

 

CARAMBA!! Não acredito que um "mecânico", possa ter pensado em colocar parafuso gigante para fechar os dutos do ar quente!!!! A gente pensa q já viu de tudo na vida, se surpreende!!

 

O mais correto para a emendar(isolar) os 2 dutos, é usar um cano de metal (cobre, aço) pois resiste à pressão e a alta temperatura.

 

Ainda bem que não te custou um motor fundido!!

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isso é FATO, que xinguei a mae de mtos engenheiros

 

dsc0149am.jpg

 

Eu consegui tirar, mas usei 4 chave de fenda de relógio, precisa erguer as 4 travas pra depois puxar... e isso debaixo do painel.... tem espaço de sobra lá, ainda mais que tenho 1,95, quase morri pra tirar !

 

Nessa hora eu fiquei muuuuuito puto, resolvi quebrar essas travas para acabar com o sofrimento de uma vez, talvez eu devesse ter um pouco mais de paciência nessa etapa...hahaha

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Ótimo tutorial! :confianteup:

 

Notei alguns pingos no tapete do 206 da minha namorada, porém eles parecem vir do duto, pois pingam na junção e não do radiador. Será que se eu só trocar o oring's o problema se resolve?

 

Obrigado por compartilhar!

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O meu começou a vazar agora de manhã, pingos bem pequenos, vou acabar é isolando ele mesmo e ja era, ja não uso ar quente mesmo e o meu não tem ar condicionado.

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Belo tutorial Celoleko!

 

Não era pra ser tão difícil, mas a posição que você precisa ficar pra fazer o trampo é que mata. É a pior de todas!

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Quando o invernão chega é que a gente lembra do ar quente.. Semana mais fria do ano aqui em Curitiba e eu sem ar quente hahahaha que porcaria!

Colega meu também teve o vazamento num 206, mas levou pra trocar, diz que foi R$350 sem desmontar o painel.

Tirei hoje o meu radiador. Não dá trabalho, mas realmente soltar as presilhas é a pior parte. Talvez em dia quente seja melhor. Eu tentei de todos os jeito e decidi quebrar as 4. Não arranquei fora, só quebrei pra elas abrirem, então dá pra colar, eu espero. Se não der compro um duto novo.

 

Provevelmente vou comprar esta semana o radiador e mais umas coisinhas. Não sei se compro na autopeças (preciso ver se é original ou paralelo) ou se compro em desmanche.
Na autopeças me pediram R$123, mas não tinham a peça. Num desmanche o cara pediu R$250 usado, de um carro 2011. No outro desmanche o cara perguntou se eu já tinha tirado o radiador, pq existem 3 modelos e o valor varia de R$120 a R$250.

Mais uma vez agradeço por este tutorial. Gosto muito de fazer as coisas eu mesmo, em casa!

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Puts, chorei de rir vendo o tutorial, quando resolvi pesquisar aqui já tinha realizado metade desta sequência. Devo confessar que reprovei no teste para trabalhar na concessionária...kkkkkkkkkkk Muito bom, parabéns pelo tutorial. E realmente a posição que a gente tem que ficar para retirar o dito cujo é um saco...rs

Edited by AlexLuzardo

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Ótimo tutorial! :confianteup:

 

Notei alguns pingos no tapete do 206 da minha namorada, porém eles parecem vir do duto, pois pingam na junção e não do radiador. Será que se eu só trocar o oring's o problema se resolve?

 

Obrigado por compartilhar!

 

Provavelmente tenha que trocar o radiador, de início também pensei que fosse as juntas do duto, mas depois que vc retira o radiador, vc percebe q o vazamento vem dos tubinhos de aluminio, ou da junção do plastico com o metal.

 

Belo tutorial Celoleko!

 

Não era pra ser tão difícil, mas a posição que você precisa ficar pra fazer o trampo é que mata. É a pior de todas!

 

Nem me fale...agora comprei um Peugeot 407 2005....tenho saudades do meu 206 que quase nunca me dava trabalho...kkk

 

 

Quando o invernão chega é que a gente lembra do ar quente.. Semana mais fria do ano aqui em Curitiba e eu sem ar quente hahahaha que porcaria!

Colega meu também teve o vazamento num 206, mas levou pra trocar, diz que foi R$350 sem desmontar o painel.

 

Tirei hoje o meu radiador. Não dá trabalho, mas realmente soltar as presilhas é a pior parte. Talvez em dia quente seja melhor. Eu tentei de todos os jeito e decidi quebrar as 4. Não arranquei fora, só quebrei pra elas abrirem, então dá pra colar, eu espero. Se não der compro um duto novo.

 

Provevelmente vou comprar esta semana o radiador e mais umas coisinhas. Não sei se compro na autopeças (preciso ver se é original ou paralelo) ou se compro em desmanche.

Na autopeças me pediram R$123, mas não tinham a peça. Num desmanche o cara pediu R$250 usado, de um carro 2011. No outro desmanche o cara perguntou se eu já tinha tirado o radiador, pq existem 3 modelos e o valor varia de R$120 a R$250.

 

Mais uma vez agradeço por este tutorial. Gosto muito de fazer as coisas eu mesmo, em casa!

 

Não compre peça usada, ainda mais um radiador, ainda mais por esse preço... comprei da marca original DENSO por 200 reais + frete, acredito que valha mais a pena...pois querendo ou não, o radiador original durou quase 10 anos no carro...

 

Puts, chorei de rir vendo o tutorial, quando resolvi pesquisar aqui já tinha realizado metade desta sequência. Devo confessar que reprovei no teste para trabalhar na concessionária...kkkkkkkkkkk Muito bom, parabéns pelo tutorial. E realmente a posição que a gente tem que ficar para retirar o dito cujo é um saco...rs

 

Valeu amigo! Fico feliz em ajudar tantas pessoas a resolver esse problema tão "simples" porém trabalhoso e chato devido a posição!

 

Tenho dor nas costas até hoje depois desse dia...kkk

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Uma dúvida, o meu começou a pingar em cima do tapete quando esquenta bem e eu descobri que é bem aqui na emenda entre o radiador e os dois tubos que vem da frente.

 

Antes de eu começar a mexer, queria saber, tem como eu trocar somente esta parte sem remover o radiador? Pelo que entendi do tutorial tem mas como nunca mexi ali não sei o que acontecerá quando eu iniciar. Abraço.

dsc0149am.jpg

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Olá pessoal!

 

Primeiramente, excelente tutorial!! Me salvou na hora de desmontar o radiador!

 

Hoje aocnteceu comigo, na verdade com minha esposa.... ela saiu bem cedo para assistir às aulas em Piraí, com isso eu também acordo e aproveito para começar o sábado bem tranqüilo. Estava no troninho, bem relaxado fazendo minha palavra-cruzada, quando toca o telefone! Já pensei " Lá vem merda!!" (no sentido figurado!)..... Atendi o telefone e era ela me xingando porque eu tinha deixado a vidro aberto e m olhado o carro todo por dentro!! ( Aqui em VR choveu a noite toda!) Logo, falei que tinha trancado ele todo, e tinha certeza disso, mas perguntei onde estava molhado, se era o banco ou o assoalho. Ela disse: " O chão e o tapete estão molhados, tem uma poça d'água aqui!!". Era oq eu temia, ainda mais em pleno sábado! Falei pra ela voltar pra casa na hora pois era o radiador do ar condicionado, sem olhar eu já sabia....

 

Ela voltou e tive que levá-la a Piraí. Na volta, fui ver oq era realmente. Pesquisando no CP encontrei este tópico, que me deu uma luz enorme em como desmontar o radiador. Já tinha feito isso no meu ex-Brava, oq não foi uma tarefa tão fácil. Mas resolvi postar porque o nosso 206SW Feline 1.6 16v tem o encaixe do tubo para o radiador diferente! Me livrei as presilhas que quebram à toa!! ( posso trabalhar na CC!!!) Olhem a foto e vejam se é igual ao de alguém:

 

yd34.jpg
Reparem como a junta estava. Depois que desmontei reparei que o radiador estava perfeito, sem furos e vazamentos. Deduzi que eram os anéis de vedação que estavam ruins, pois já estavam até quadrados. Na CC custavam R$ 80,00, pois só vendiam com o tubo e tinha que encomendar!! Fui em uma loja de Auto Peças, e o atendente foi muito legal e mostrar uma infinidade de anéis, até chegar aos que serviam no radiador! Nem me cobrou nada!! Montei tudo de novo, segui o tuto para fazer os testes de vazamento, e pronto, está perfeito de novo!!! Olhem como está agora:
0ge1.jpg
As vezes é importante ficar atento no radiador, se ele realmente está vazando ou se é a junta, pois assim é só trocar os anéis e pronto!!
Abraços,

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Cara, muito bom seu tutorial. Segunda-feira a caixa do radiador do meu 307 2002/2003 estourou e tiver que trocar . Aproveitei e arrisquei em trocar a água por aditivo. Hoje vi que meu assoalho estava molhado e após pesquisar aqui fui ao mecanico, lá eu pedi pra ele isolar o radiador e fazer o by pass. Lá ele juntou as mangueiras apenas com presilhas e abraçadeira metálicas , falou q não tem risco de vazar. Amanhã vou ficar monitorando pra ver se ficou realmente bom...

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Olá amigos do Fórum! Até que enfim consegui fazer o tutorial de como trocar o radiador de ar quente. Depois de ter o pé queimado por água quente, até que a Peugeot poderia facilitar as nossas vidas e deixar fácil a desmontagem e montagem dos equipamentos corroídos por usar água da torneira. Mas não, foi um castigo por não usar 50% fluído + água desmineralizada. O cloro presente (não sou químico) acaba se tornando um corrosivo para o alumínio, que ataca radiadores, bomba d'água, bloco, e outros componentes metálicos. Por isso a recomendação de usar água desmineralizada e fluido (na proporção certa 50-50). Os benefícios de utilizar fluido são muitos, além de lubrificar partes móveis como a bomba d'água, ele protege contra a corrosão e age como anti-congelante e anti-fervura por ter um ponto de congelamento baixo e ebulição alto. Enfim, vamos ao trabalho, depois desse tutorial você vai voltar e ler novamente dos benefícios de usar os líquidos certos no seu carro! Chega de blá blá bla...

 

Muitos dizem que é necessário desmontar o painel por completo, outros dizem que precisa retirar parte dele, eu sou a pessoa que defende a idéia de que NÃO PRECISA DESMONTAR PAINEL. Isso poupará tempo e dinheiro, pois certamente ninguém lê um tutorial, manda direto pra oficina. Durante os passos você vai ver que não é tão simples, apesar de ser uma peça tão pequena. Ela pode causar muita raiva e vontade de esganar os engenheiros/arquitetos do 206. Você vai xingar eles durante a desmontagem e montagem, muito, e em francês!

 

Ferramentas necessárias:

  • Chave Torx 10 (10 a 15 reais o jogo com 5 chaves)
  • Chave Phillips
  • Alicate de pressão ajustável (10 a 20 reais)
  • Chave Fenda (pau pra toda obra)
  • Chave soquete ou canhão 8, 10 e 12mm (paguei 30 reais um jogo de soquetes completissimo com 50 peças)
Desmontando:

 

 

Abra o capô.

 

Atrás da caixa de ar(fotos do modelo 1.0 16v), ficam as mangueiras de entrada e saída de água quente. Elas são presas diretamente ao duto que é por sua vez, acoplado no radiador dentro do painel. (Nos outros modelos, o local é o mesmo, fica na parede corta-fogo, lado do motorista, perto do reservatório de fluído de freio.)

dsc0155pb.jpg

 

Eu aconselho retirar a tampa da caixa de filtro de ar do motor, assim vc ganha 2 centímetros de espaço.

 

dsc0124bb.jpg

 

Use um alicate de pressão ajustável para retirar as abraçadeiras que são como se fossem uma mola.

 

dsc0127ht.jpg

 

Retire as mangueiras com a mão mesmo. (movimentos circulares, para "desgrudar a borracha")

 

dsc0154kc.jpg

 

Tem um parafuso entre os 2 dutos que vão pra dentro do carro, retire-o (se eu não me engano é Torx 10)

Retire a placa de metal e a borracha de vedação.

 

Vá pra dentro do carro.

 

1- Retire a tampa da caixa de fusíveis interno do carro. Desprenda um painel branco onde tem alguns plugues grandes, puxe os fios (delicadamente), e tudo que conseguir pra fora do painel.

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2-Tire o parafuso que segura o radiador na caixa de ar, só 1 parafuso! Fácil...

 

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3-Com uma chave soquete e uma chave pequena e fina, tire o parafuso que segura o duto no radiador.

 

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4- Tire o parafuso que segura o duto na caixa de ar.

 

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5- Puxe o radiador com um pouco de força para ele se desprender da caixa, não se preocupe com aquelas garrinhas que parecem estar segurando o radiador, elas não seguram é nada! Tire uns 3 cm pra fora, só para vc ter um "jogo" pra poder desacoplar o duto que como não bastasse o parafuso, tem 4 garras, essas sim seguram! Tenha jeito para desencaixar, eu acabei quebrando(por pura raiva) 3 dos 4 suportes que entram as garras.

 

 

 

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6- Se vc conseguiu tirar o duto quem quebrar nada, parabéns!! Se vc tricar o duto, pode ir comprar outro, não tem como adaptar nada nesse ponto.

 

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7- Tire o duto, puxe por baixo e vai mexendo até ir saindo, ele está solto, só que ele enrosca em tudo por baixo.

 

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8- Agora é a hora da força. Puxe o radiador até ele travar no painel. No ponto onde o radiador enrosca, pegue com os 3 dedos da Mao direita e puxe pro seu lado, com a mão esquerda vc vai puxando o radiador com movimentos circulares. Ele enrosca bastante devido as suas aletas.

 

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Isolando o sistema:

Com um cano de cobre de 1/2 polegada por 5cm de comprimento, junte as duas mangueiras do ar quente. Use as abraçadeiras originais. Verifique se não haverá vazamento após 15 minutos de funcionamento do motor.

 

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Então vá atrás de um radiador novo!

 

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Montando:

 

Praticamente é o inverso da desmontagem. Coloque o duto rígido por baixo do painel, coloque o radiador com o mesmo cuidado pra não quebrar o painel, e tome mais cuidado ainda para não danificar o radiador, já q é novo e merece respeito.

Se achar que os anéis de vedação estão ruins, ressecados ou sem elasticidade. É facilmente encontrado em auto peças, custam no máximo 1 real cada. Porém são bem difíceis de instalar, já que normalmente são mais apertados de entrar. Eu não consegui acoplar o duto com os anéis novos, usei os velhos mesmo. Estou com medo que dê vazamento um dia.

 

dsc0147tt.jpg

 

Enfim, se puder usar anéis de vedação novos, é melhor, porém vc vai sofrer pra acoplar o duto.

  • Com o duto certinho no radiador, coloque o parafuso de segurança que prende o duto no radiador.
  • Vá pra fora do carro e acople as mangueiras, isso mesmo! Não fixe nada ainda, vamos verificar se não há vazamentos! Muitos pagam caro nessa hora, não testam, colocam o fluido e quando percebe algum vazamento, o jeito é drenar o sistema e jogar a mistura fora.
  • Encha tudo com água, encha até a boca do reservatório, e com uma garrafa grande ou uma mangueira, ligue o carro. Normalmente logo quando liga a água baixa e vai ocupando as mangueiras e dutos. Deixe o carro funcionando, com um olho na junta do duto e radiador, e outro olho do reservatório, nunca deixe o reservatório esvaziar por completo!!! Já q é teste, deixe o reservatório sempre cheio...sem tampa claro.
  • Ligue o ventilador e o termostato na posição máximo quente.
  • Abra a válvula de sangria do ar, deixe aberto até perceber vazar água por ali...então feche...
  • Depois de uns 70 graus, a válvula termostática já deverá se abrir e engolir mais água pro motor, complete o reservatório e feche.
  • Se até ai não deu vazamento, ótimo...parece estar dando certo...
  • Espere até a ventoinha ligar, esse é o ponto crítico, onde há acumulo de pressão e se estiver tudo certo, não vai vazar nada...se quiser deixar mais uns 5 min. pra ter certeza que a pressão está a pleno e o tapete do carro vai se manter seco, tudo bem...
  • Se estiver tudo certo, desligue o carro, espere esfriar e drene todo o sistema de arrefecimento.
  • Tire as mangueiras de ar quente, e vá pra dentro do carro...
  • Verifique que o radiador está bem encaixado na caixa de ar.
  • De um aperto final no parafuso que prende o duto no radiador, verifique se todas as garras estão travadas.
  • Coloque o parafuso que prende o duto na caixa de ar.
Vá pra fora do carro:
  • Coloque a borracha de vedação do duto de entrada/saída e a placa de metal. Aparafuse..
  • Recoloque as mangueiras de ar quente
  • Recoloque a mangueira principal do radiador do motor. (caso tenha tirado)
  • Verifique todas as abraçadeiras
  • Faça a mistura de fluido e água desmineralizada, meio a meio.
  • Encha o sistema, em torno de 5 a 6 litro no total.
  • Faça o mesmo esquema, encha até o nível máximo e ligue o carro, monitore tudo, temperatura no painel, vazamento no duto e nível do reservatório. Vá adicionando água somente quando necessário, respeite sempre o nível máximo, deixando um espaço para a água se expandir quando quente.
Esse é o meu primeiro tutorial, espero que tenha servido de referência para evitar oficinas mecânicas que gostam de retirar notinhas de 10, 20 e 50 reais do nosso bolso.

 

Abraço a todos e boa sorte!

 

Versão 1.1 (estarei arrumando erros de português, organizando parágrafos e

adicionando fotos, deixando assim o tuto mais fácil de ler e entender)

 

Obrigado !! não tem como ficar melhor explicado, ótimas fotos, muiiito bom !! vou fazer no meu 307 SW 2006/2007...em seguida mando resposta...

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Aquele tubo de cobre usado para isolar o sistema aguenta a pressao? Pois quero isolar omeu e deixar isolado....otimo tutorial.parabéns

 

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

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Parabéns!

Vai servir bastante.

Comprei um Moonlight a pouco tempo.

O antigo dono não tinha nenhuma noção de mecânica, o carro estava rodando somente com fluido.

Quando fazia uma curva molhava meu pé.

 

Agora só falta achar um tutorial pra secar o carpete.

Ficou encharcado, toda vez que tiro os tapetes pra limpar eles estão "suados".

Edited by GuilhermeAguiar

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