Jump to content
Sign in to follow this  
bdsrenan

Troca Do Liquido De Arrefecimento

Recommended Posts

Boa noite,

Estou com uma duvida meu pug 1.0 tem o famoso motor 4D4, como posso retirar todo liquido antigo e até mesmo retira-la para fazer a limpeza ja que reparei que nunca foi feito isso.. Tem um algum encaixe ou alguma manguei que de para desencaixar??

Renan,

Para retirar o reservatório é simples, na mangueira existe uma abraçadeira de faço remoção, elas se fecham entre si, basta com um alicate abri-las um pouco e retirar a mangueira.

O reservatorio é preso com uma borracha fixa nas garras de ferro.

Abs

Boa noite,

Estou com uma duvida meu pug 1.0 tem o famoso motor 4D4, como posso retirar todo liquido antigo e até mesmo retira-la para fazer a limpeza ja que reparei que nunca foi feito isso.. Tem um algum encaixe ou alguma manguei que de para desencaixar??

Conselho que eu dou leve seu carro em alguma oficina mecanica que tenha a maquina que faz essa troca e não se esqueça do aditivo na proporção correta.

Se voce só soltar a mangueira do radiador a unica coisa que voce vai conseguir é retirar que fica no radiador, a agua que fica no sistema não vai sair assim, e assim voce pode acabar colocando ar no sistema com isso o carro pode superaquecer.

Na parte inferior do radiador você vai ter 1 mangueira grossa.

Retira ela e deixa vasar toda a agua, pois o principal foco da ferrugem é a parte inferior do radiador e as mangueiras finas, depois que fasar toda a agua, a continuação desta mangueira vai presa bem no bloco do motor, desprenda-o de la também de modo que as mangueiras ficaram pinduradas somente pela mangueira que desce do reservatorio e que vai para a caixa de ar.

Pois bem, pegue a mangueira de agua da rua de preferencia com bico de pressão e encaixe la na entrada de baixo do radiador e deixe-a por 1 minuto e retire-a, repita isto por umas 10 vezes até parar de sair agua com pó de ferrugem do radiador, ai voce sabera que o radiador está limpinho. Pois bem agora va no reservatorio e comece a encher de agua e faça o mesmo procedimento que do radiador até ficar bem clarinho o reservatorio e não perceber nada de ferrugem.

Agora só vai faltar o bloco do motor, você faça exatamente a mesma coisa, enfia a mangueira de agua da rua no bloco deixa 01 minuto e retire-o até parar completamente de sair agua com ferrugem.

Ai você conecta todas as mangueiras denovo e enche o reservatorio de agua e da a partida no carro, no final da mangueira que vai para a caixa de ar você vai ter o respiro, abre o respiro e deixa vasar toda a pressão de ar que ficou dentro das mangueiras, a hora que parar de sair ar e começar a sair agua voce fecha o respiro da mangueira e completa denovo o reservatorio. Deixe o carro ligado durante uns 03 minutos e depois desconecte todas as mangueiras e deixa a agua vasar tudo denovo, faça o mesmo processo mais 02 vezes.

Pronto tudo limpinho, ai você compra 02 litros de aditivo para radiadores "Orgânico" aconselho a comprar da Bardahl, mas o principal quesito é ele ser de base Ogânica pois é o melhor que existe e não degrine ou corroe as juntas.

Ai voce vira 1 pote de aditivo com 01 litro dentro do reservatorio, enche o pote com agua e derrama dentro do reservatorio, liga o carro e abre o respiro da mangueira, quando descer a agua toda você derrama o outro litro de aditivo e depois encheo pote com agua e derrama denovo, resumidamente você vai colocar 02 litros de agua e 02 litros de aditivo.

Detalhe este é um processo que você vai limpar o sistema em 80%, mas pra uma limpeza 100% não tem geito tem que levar na mecânica e pluga-lo na maquina mesmo.

Espero ter ajudado, abraços....

è acho que vou levar numa mecanica, minha garagem é pequena.. Obrigado galera...

Valeu Julhão você é fera mesmo!

Opa, que isso a gente ajuda noque a gente fuça...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Apesar de chato é bem simples fazer isso, faço essa limpeza 1 vez por ano nele.

Abraços....

Qual é o liquido recomendado pela Peugeot?? Meu carro ja tem 2 anos entao preciso fazer este serviço

Já fiz duas vezes desta maneira e deu tudo certo:

Só soltei a mangueirinha de retorno para o reservatorio de expansão e deixei o carro ligado. Vai começar a esvaziar e completo com a solução na proporção do manual. Vai assim até a cor da "água" saindo seja igual ao da solução. Para isso coloco numa pet transparente e comparo.

Uso o fluido da TOTAL.

Sem stress e mão sujas.....

Abraço

Só uma questão...são quantos litros no sistema de arrefecimento dos 206? 7L? A última vez acho que o mecânico falou que foram 3,5L de fluído concentrado e o resto com água destilada. Vou trocar daqui a 3 mil km e to pensando em completar dessa vez com os diluído pronto já...aí vou ter que comprar 7L? lol

Abs

Edited by wicked_DF

Depende do motor, você tem que dar uma olhada no manual dele.

O 206 1.0 16v sem ar condicionado, são 04 litros que envolvem 02 de aditivo e 02 de agua.

Se o seu carro tem ar condicionado, é 1.6 já é outra coisa tem que olhar no manual. E olha mesmo antes de mecher, pois se você colocar muito aditivo pode ter corrosão nas juntas e se colocar pouco aditivo vai oxidar o bloco do mesmo geito.

Já fiz duas vezes desta maneira e deu tudo certo:

Só soltei a mangueirinha de retorno para o reservatorio de expansão e deixei o carro ligado. Vai começar a esvaziar e completo com a solução na proporção do manual. Vai assim até a cor da "água" saindo seja igual ao da solução. Para isso coloco numa pet transparente e comparo.

Uso o fluido da TOTAL.

Sem stress e mão sujas.....

Abraço

Tambem fazia assim nos idos da decada de 90..

Soltava a mangueira de retorno no reservatorio de agua, carro ligado e lavava a bagaça toda ...

Abs

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pod crer, mas tem que usar aditivos se não você torra o cabeçote do carro. A ferrugem acumula nas mangueiras finas e bem nas curvas entopem. Ai a agua não circula e você aquece o cabeçote e estoura ele.

Ai gasta 1800 pra fazer o cabeço por causa de 40 reais de aditivo.

Cabeludo ne?

saksoakskaskaksoaksokaskaska

Tambem fazia assim nos idos da decada de 90..

Soltava a mangueira de retorno no reservatorio de agua, carro ligado e lavava a bagaça toda ...

Abs

Desistiu de fazer assim? Quando tinha uma uno, soltava a mangueira inferior do radiador, queimava a mão, depois tinha que sangrar o ar do sistema.... rs. Nunca mais.

Abraço

Eu acho que semana que vem vou parar o carro para fazer isso numa oficinal, eu sou todo inseguro pra mexer com essas coisas de carro...

Na decada de 90 ate parece muito velho isso..heheheh

Tenho 26 anos e me considerei agora nego veio... abraços

Entãoo, esssas coisas a gente faz assim que compra o carro, pelo menos eu vou por essa filosofia.

Trocar oleo com filtro, filtro de combustivel e filtro de ar, velas e limpar o radiador. Eu curto bastante mecher tudo isso eu mesmo faço em casa na garagem e ouvindo musica no pug ainda....

saksoakskoaksoakskaoskaksokaskaksoak

Ahh e a correia dentada também....

Caraca.... pensei que era avô mesmo....kkkkkk.

Com tempo, disposição e raciocínio lógico, é legal mexer pra quando precisar na rua ou acompanhar o serviço de mechanicos.... rs

Eu fiz Limpeza Radiador + Aditivo + Filtro de Combustível num Posto Ipiranga e custou R$ 69,50.

Pois é, hoje eu pago pra trocar óleo, filtro de oleo e filtro de combustivel numa casa de troca de óleo de confiança aqui no Rio. Mas na época que eu era duro, até o rodízio de pneus eu tinha que fazer....rs

O negócio é que eu hoje sei fazer tudo, menos a parte de motor porque nunca peguei pra fazer, mas também não é nada misterioso.

O segredo do negócio se chama FERRAMENTAS.... e uma casa também.

Abraço

Pois é, hoje eu pago pra trocar óleo, filtro de oleo e filtro de combustivel numa casa de troca de óleo de confiança aqui no Rio. Mas na época que eu era duro, até o rodízio de pneus eu tinha que fazer....rs

O negócio é que eu hoje sei fazer tudo, menos a parte de motor porque nunca peguei pra fazer, mas também não é nada misterioso.

O segredo do negócio se chama FERRAMENTAS.... e uma casa também.

Abraço

Já abri o motor do Opala em casa pra trocar junta e rebaixar o cabeçote... De boa... Tendo espaço pra deixar o carro desmontado é tranquilo... Isso que não tinha torquímetro, emprestei do meu (ex) mecânico...

Capô aberto, cópias do manual de manutenção no para-brisas mostrando a sequencia certa de desmontagem/montagem e muitos dedos cruzados na hora de ligar o carro...

:bwahaha:

Troca do líquido de arrefecimento não tem mistério. Funciona tanto em motor AP quanto nos Pug, e não corre o risco de deixar ar no sistema:

Tira-se o reservatório. A mangueira de saída dele sempre cabe certinho uma mangueira de jardim por dentro. A mangueira de retorno do reservatório vai pra baixo pra escorrer o fluido usado. Abre-se a torneira e deixa o pau quebrar. Quando a água sair limpa, liga-se o motor do carro, diminui a pressão da torneira e paciência para esperar ela sair quente pelo retorno. Terminado o serviço, reservatório montado, motor desligado, mangueira de saída conectada e de retorno ainda pra baixo, começa a colocar o aditivo concentrado no reservatório. Vai sair água limpa no retorno. Quando colocar os 50% de capacidade do radiador de aditivo, conecta-se o retorno, funciona o motor e aguarda estabilizar o nível. Se necessário, completar com a solução 50% de água e 50% de aditivo. Acabou-se...

Desistiu de fazer assim? Quando tinha uma uno, soltava a mangueira inferior do radiador, queimava a mão, depois tinha que sangrar o ar do sistema.... rs. Nunca mais.

Abraço

Na verdade nao desisti. mas quando a gente sai de morar em casa para apto , ai ja fod... a mariola.. fica mais dificil :D

Tem q descolar um lugar para fazer sem arrumar problemas no condominio :D

Amigos do fórum é o seguinte, consegui fazer o serviço e vou compartilhar com vocês o step by step para troca do fluido de arrefecimento do Peugeot 207 1.4 :

1 - Funcionar o carro pelo menos 10 minutos com o seletor de temperatura do ar na posição quente, para circular a água de todo o sistema.

2 - Com o carro frio soltar a mangueira inferior do radiador, esvaziando todo o sistema.

3 - Lavar todo o sistema de arrefecimento com água da torneira, deixar escorrer bem e recolocar a mangueira inferior e abraçadeira.

4 - Detalhe muito IMPORTANTE, afrouxar 1 parafuso Allen dourado que fica na lateral da válvula termostática. Para facilitar o acesso a este parafuso é necessário a remoção da carcaça do filtro de ar. Este procedimento é para expulsar o ar de dentro do sistema, a medida em que você abastece o com líquido de arrefecimento.

5 - Abastecer com líquido de arrefecimento "Aditivo ORGÂNICO + água desmineralizada" eu utilizei a proporção 50/50. Obs: alguns aditivos já vem prontos não necessitam a mistura com água.

6 - Quando começar sair o líquido pelo parafuso dourado, você pode apertar com a mão mesmo. Abastecer até a posição máxima do reservatório.

7 - Funcionar o motor com a tampa do reservatório aberta por alguns minutos e fechar antes da temperatura atingir 80°. Para algumas bolhas de ar saírem.

8 - Quando o eletro ventilador entrar em funcionamento pela primeira vez, com a chave Allen afrouxar o parafuso dourado 2 voltas. Você poderá notar que você eliminará mais ar do sistema "CUIDADO para não se queimar", sairá um pouco de líquido junto com ar. Quando você notar que só sai liquido pelo parafuso, use a chave Allen para apertar o parafuso, "cuidado com TORQUE" não precisa apertar muito, a peça é de plástico e pode espanar.

9 - Montar a carcaça do filtro de ar no lugar.

10 - Pronto pode desligar o carro, ou até mesmo andar com ele. Quando o carro esfriar é normal o nível do reservatório baixar, será necessário completar o líquido de arrefecimento.

Já abri o motor do Opala em casa pra trocar junta e rebaixar o cabeçote... De boa... Tendo espaço pra deixar o carro desmontado é tranquilo... Isso que não tinha torquímetro, emprestei do meu (ex) mecânico...

Capô aberto, cópias do manual de manutenção no para-brisas mostrando a sequencia certa de desmontagem/montagem e muitos dedos cruzados na hora de ligar o carro...

:bwahaha:

Imagino alegria quando o carro funcionou redondo. Não tem coisa melhor após estes desafios.

Na verdade nao desisti. mas quando a gente sai de morar em casa para apto , ai ja fod... a mariola.. fica mais dificil :D

Tem q descolar um lugar para fazer sem arrumar problemas no condominio :D

Nem fala.... Tenho nem como lavar o carro sem ser no posto....

Amigos do fórum é o seguinte, consegui fazer o serviço e vou compartilhar com vocês o step by step para troca do fluido de arrefecimento do Peugeot 207 1.4 :

1 - Funcionar o carro pelo menos 10 minutos com o seletor de temperatura do ar na posição quente, para circular a água de todo o sistema.

2 - Com o carro frio soltar a mangueira inferior do radiador, esvaziando todo o sistema.

3 - Lavar todo o sistema de arrefecimento com água da torneira, deixar escorrer bem e recolocar a mangueira inferior e abraçadeira.

4 - Detalhe muito IMPORTANTE, afrouxar 1 parafuso Allen dourado que fica na lateral da válvula termostática. Para facilitar o acesso a este parafuso é necessário a remoção da carcaça do filtro de ar. Este procedimento é para expulsar o ar de dentro do sistema, a medida em que você abastece o com líquido de arrefecimento.

5 - Abastecer com líquido de arrefecimento "Aditivo ORGÂNICO + água desmineralizada" eu utilizei a proporção 50/50. Obs: alguns aditivos já vem prontos não necessitam a mistura com água.

6 - Quando começar sair o líquido pelo parafuso dourado, você pode apertar com a mão mesmo. Abastecer até a posição máxima do reservatório.

7 - Funcionar o motor com a tampa do reservatório aberta por alguns minutos e fechar antes da temperatura atingir 80°. Para algumas bolhas de ar saírem.

8 - Quando o eletro ventilador entrar em funcionamento pela primeira vez, com a chave Allen afrouxar o parafuso dourado 2 voltas. Você poderá notar que você eliminará mais ar do sistema "CUIDADO para não se queimar", sairá um pouco de líquido junto com ar. Quando você notar que só sai liquido pelo parafuso, use a chave Allen para apertar o parafuso, "cuidado com TORQUE" não precisa apertar muito, a peça é de plástico e pode espanar.

9 - Montar a carcaça do filtro de ar no lugar.

10 - Pronto pode desligar o carro, ou até mesmo andar com ele. Quando o carro esfriar é normal o nível do reservatório baixar, será necessário completar o líquido de arrefecimento.

Ar quente foi uma boa lembrança. Não pode esquecer de ligar. Também não sabia onde ficava o lugar de sangrar no Pug. Valeu Silvdown!

Ja havia comentado acima q nunca tinha trocado o liquido do meu 207 XRS, comprei ele em Agosto/2010

Li o manual e a Peugeot informar que nao é necessario efetuar a troca mas eu fui olhar o liquido esta no nivel certinho mas esta marrom.

Trocar eu acho que consigo mas a minha duvida é:

- Qual liquido comprar

- Quantos litros devo colocar apos a limpeza??

Obrigado

up na minha duvida alguem poderia ajudar por favor

Coloquei aditivo bardahl rad cool plus inorganico no 207 1.4, coloquei 3 litros de aditivo e adicionei agua. Tem algum probelma?

Onde posso comprar esse parafuso novo? alguem saberia?

Esse parafuso fica o lado do sensor de temperatura, certo?

Edited by JardelCR

Famoso? Vai fazer o certo. Só espero que seja uma mecânica especializada em radiadores e não em motores.

Confesso que não li tudo. A conexão onde estou é péssima (Valville - Santana de Parnaíba). Desde esta madrugada estou tentando entrar no fórum para fazer esta colocação. Se for repost, peço a compreensão pelo motivo já colocado.

Quem se lembra de mim sabe que comprei em 2011 um sedã 207 vermelho-luc modelo 2012. XS - Top de linha. Fiz algumas mods nele, incluindo bancos de couro, sensor de ré, filme. No posto onde abastecia (Petrobrás - Alpha Max em Alphaville Industrial Barueri), na última vez que lá estive o frentista disse que na próxima vez iria completar o líquido de arrefecimento que estava um pouco baixo.

Para evitar qualquer problema, comprei num posto mais próximo de onde moro (Ipiranga - Alphamax) um líquido da STP, rosa como o que estava no recipiente. Li o rótulo que diz que se o fabricante exigir etileno glicol na composição, para não usar.

Fui ver o manual. Sobre líquido do sistema de arrefecimento, fala para contatar uma concessionária Peugeot. Não fala nada sobre que tipo de líquido deve-se usar.

Coloquei o líquido até a marca (STP Petrolus Radiador) e estou na dúvida sobre isso. Não tenho ideia da temperatura que atinge, etc... Meu carro tem 5 anos de uso - 70% mais ou menos em cidade. Está com 50.500km, é automático (AL4) e nunca tive os problemas que tanto me preocupavam, com relação à marca.

Efetuo a manutenção básica (troca de óleo, filtros, etc.) mas a única concessionária que havia em Alphaville fechou (Paris).

A única preocupação que tenho quanto à manutenção é o sistema de freios (pastilhas, principalmente). Nunca vi. Porém utilizo o carro com muito cuidado e uso muito a redução de velocidade pelo câmbio (AL4 manual) para evitar desgaste dos freios.

Mas mudei de assunto. Minha pergunta é sobre o líquido. Não notei diferença de temperatura com isso, depois que troquei.

Obrigado a todos os amigos do CP (tenho ainda o adesivo que coloquei no Encontro Nacional realizado nem lembro quando, nem onde). Não é Alzheimer (ainda).

Abração; :confianteup:

Edited by alfsantista

Agradeço aos que se deram o trabalho de responder minha dúvida. Contatei hoje o fabricante do produto que disse não haver diferença significativa entre o líquido que comprei e o que contém etileno glicol. Posso continuar usando o líquido sem preocupações.

Abraços