Jump to content

Recommended Posts

Como objeto de desejo de 8 entre 10 donos de 206, fiz esse tutorial para que os donos conheçam melhor o sistema de luz de leitura.

Como não tive disposição de pegar o multímetro, usei a própria lâmpada como luz de teste para a ligação dos fios.

tempo gasto para todo o processo foi de 1h.

Ferramentas e materiais: 2 pedaçõs de fios de cores diferentes se preferir com 15 ou 20 cm de comprimento. 2 terminais (um deve ser isolado se preferir)

O kit completo com suporte:

o47i.jpg

Dois terminais de prensaro fio

h2yo.jpg

Retiramos o conjunto da luz de leitura somente, porque o chicote que entra no conjunto é o mesmo que os que não tem. Precisamos então levar a alimentação para ele. Basta empurrar de um dos lados,de dentro pra fora.

7srb.jpg

00yg.jpg

mcj3.jpg

A parte no alto e à esquerda é onde temos os terminais de alimentação e massa do conjunto. Essa parte negra é o conjunto que a roda negra de seleção de qual luz vai acender quando é girado.

Esse conjunto negro gira e faz o contato para acender a lâmpada e "abrir" a transparencia da lente para a luz passar.

Utilizei o material que já tinha em casa para ajudar o planeta... :bwahaha: .

Descascando as pontas dos fios e estampando os terminais em cada um:

fjkt.jpg

Depois de encaixados no conjunto. Não há como os dois encostarem, mas diz a boa regra de instalação que um deveria ser protegido, isolado do outro.

ozpg.jpg

Depois procurando alimentação constante sem depender da porta fechada, temos 3 fios no plug 2 juntos e um afastado. O afastado deduzi que seria o massa. Inseri a ponta do fio junto dele. Deixei o conjunto com a seleção pra um dos lados pra ver a lâmpada acender e mantive as portas fechadas.

O primeiro que testei funcionou. Parei por aí....

6zmf.jpg

dv0p.jpg

Como a espessura do fio que tinha já entra bem justa no plug, não precisei de mais nada, somente encaixar o conjunto.

Primeiro instala o suporte com o plug instalado e os fios inseridos no plug. As pontas com os terminais passam para fora por dentro do furo de encaixe do conjunto. Insira os terminais e encaixe o conjunto no suporte.

Teste de novo.

A lampada achei muito fraquinha e merece pingo forte de led.

That's all !

• Upvote 2

Show cara...eu coloquei no meu masss agora to na caça daquele que tem o botao do teto solar junto...ta foda!!!

Tinha alguém do clube com um pra vender daquele..... Não lembro quem.

Tinha alguém do clube com um pra vender daquele..... Não lembro quem.

Tinha sim masss faz muuuuuuuuuuuito tempo...mas valeu!!!

Quespetáculo!

Promessa cumprida, hein?! ;)

Já salvei, agora é partir pra aplicação.

Muito obrigado, keep sharing!

• Upvote 1

Muito bom Protell!

Onde se acha um desse? Ebay né?

• Upvote 1

Comprei duas no ebay. É mosca branca igual os retrovisores retráteis do GTI... Nunca tentei por concessionária.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk 4 beta

Muito bom Protell!

Onde se acha um desse? Ebay né?

Acho q dá pra pedir na CC... pois a luz de leitura era comum aos modelos 306 e Xsara, entao é facilmente encontrada em desmanches, ML e concessionária,... o unico problema é encontrar o suporte onde são encaixadas as duas luminárias... é pegar o código no service box e ligar na CC e ver se aceitam encomenda...

Você sabe como trocar a lampada da parte menor?

Ela é encaixada reto. Puxa devagar como se fosse uma gaveta. Qual lampada está colocando? A que vem nele é uma bosta....

No caso é esta

ozpg.jpg

Opa, boa tarde, amigos minha lampada de teto queimou, ai tirei e coloquei uma led esmagadinha,

so que ele esta com mal contato, tentai inverte a polaridade do led mas nao adiantou, o pior que quando ligo a chave ele faz um barulho "TEC" abaixo do volante ali no painel, e quando eu tiro a chave, ele fica acendendo a luz da bateria e o CB sem ter a chave, deve ter dado alguma interferencia, agora eu tirei a luminaria do teto pra nao ter esse problema, o que posso fazer ?

Opa, boa tarde, amigos minha lampada de teto queimou, ai tirei e coloquei uma led esmagadinha,

so que ele esta com mal contato, tentai inverte a polaridade do led mas nao adiantou, o pior que quando ligo a chave ele faz um barulho "TEC" abaixo do volante ali no painel, e quando eu tiro a chave, ele fica acendendo a luz da bateria e o CB sem ter a chave, deve ter dado alguma interferencia, agora eu tirei a luminaria do teto pra nao ter esse problema, o que posso fazer ?

voce desligou a bateria antes de trocar a lampada? aconteceu isso comigo, fui trocar e não deliguei, resultado: queimou o fusivel f22 de 30A no meu caso. Confere se o teu não aconteceu isso tb. 1 real e resolvi o problema hahahahahah

• Upvote 1

voce desligou a bateria antes de trocar a lampada? aconteceu isso comigo, fui trocar e não deliguei, resultado: queimou o fusivel f22 de 30A no meu caso. Confere se o teu não aconteceu isso tb. 1 real e resolvi o problema hahahahahah

Posha nao desliguei nao, kkkk, vou verificar o fusiivel pra ver se resolve . ) obrigado

ee8182e8_bfea_438d_ae04_00a000983afa.jpg

Chegou ^^ agora só alegria!!! Vlw Paulo ;) obrigado pelo negócio!!

só uma dúvida, vou precisar fazer algum esquema como o que você mostrou passo a passo? se sim, vou levar esse esquema para um cara fazer para mim =/ entendo nada de nada hehe

Sem dificuldades. Uma ponta do fio pega 12v e a outra o massa.

Montei um tutorial bem fácil aqui no fórum.

Se as cores dos seus fios forem iguais, aí não tem como errar.