Jump to content
Sign in to follow this  
Fabricii

207 1.4 - Passar Marcha Em Qual Rpm Para Economia?

Recommended Posts

Esse é meu primeiro carro "não 1.0" e ainda não sei em que rotação devo passar as marchas para economizar combustivel, devo passar aos 3.000 rpm? (inclusive 1º marcha?). Ainda não me acostumei, pq 1.0 pede marcha cedo, e as marchas desse 1.4 são mais longas.

Numa rápida pesquisa vc pode achar muitas matérias falando sobre isso e todos dizem que o ideal é entre 2000 e 3000 RPMs; tbm tem uma "regrinha" mto falada que é assim:

"...o ideal é passar para a segunda nos 20 km/h, passe para terceira quando der 30 ou 35 km/h e fique nela até no máximo até 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por muito tempo nessa velocidade passe para quinta marcha. Mas pode variar na estrada, que o limite é maior, se você estiver em alguma estrada que o limite é 120 km/h você pode esticar a terceira até 60 km/h, ficar na quarta até 90 km/h e depois permanecer na quinta aos 120 km/h."

http://www.youtube.com/watch?v=RroQVXsayT8

Mas ao MEU ver, é uma questão de vários fatores; se é subida ou descida, se o motor ta frio ou quente... e por ai vai.

Edited by Alaster

Tenho um 206 SW 1.4 e estou me adaptando ao motor (meu antigo carro era um Uno motor Fiasa 1.0).

Mas respondendo à pergunta, costumo passar a marcha entre os 2500 aos 3000 rpm, isso dependendo da inclinação do terreno (> inclinação = > rotação).

O meu está fazendo em média 11,5 km/l na gasolina. Álcool eu acho que não compensa usar no inverno nessas manhãs geladas que temos enfrentado ultimamente.

A rotação de torque máximo é em 3200 rpm. A rotação de potência máxima é 5250 rpm. A faixa de rotação entre essas duas é a chamada faixa útil do motor, em que ele vai render mais se você quiser desempenho (dentro da limitação dos 80 cv, claro). Se você quiser economia, troque as marchas até NO MÁXIMO as 3200 rpm.

edit: movendo para Mecânica.

• Upvote 1

Aproveitando, trocar marcha em baixa rotação abaixo do 2000rpm e andar em terceira ou quarta em baixa rotação nas ruas retas ou decidas exerce consumo maior de combustível?

Sent from my LG-E400 using Tapatalk 4 Beta

Existe uma regra (com várias exceções, mas ainda vale) que diz que, se o motor não fica trepidando na marcha em que você colocou, ainda está tudo bem, por mais que a rotação esteja baixa.

Logo, rola de andar em 4ª marcha a 1500 rpm, em tese, sem problemas. A aceleração vai ficar prejudicada, claro, mas como nesse caso há um menor número de ciclos de injeção e combustão por unidade de tempo, teoricamente há um menor consumo.

• Upvote 1

Eu faço as trocas de marchas em 2500RPM, é a faixa que tenho quase o torque total e não "estrangulo" o motor, o meu esta fazendom uma media de 270KM com meio tanque na cidade.

eu já estava me adequando a esta regra e agóra com a ajuda de vcs minhas duvidas todas se foram, troco as marchas tbm entre 20000 e 30000, não deixo passar de 30000 e o carro esta mais econômico e percebi que do jeito que andava antes, igual a competidor de rallye o consumo éra absurdamente maior, na pista tbm, vivia sempre correndo na faixa dos 150km, 170km, muita variação de velocidade, e mudando na faixa dos 110 a 120 estabilizando a velocidade, o consumo diminuiu orrores, fiquei impressionado quando fiz isso no trajeto que sempre faço pra visitar minha namorada.

vale a pena ser mais tranquilo e correr menos, vc chega 1 a a 3 min mais tarde aonde precisa ir, mas esse tempo é muito pequeno contra a economia que vc vai fazer poupando seu freio, sua embreagem, sua mente e seu coração. rs

• Upvote 1

O método mais econômico para dirigir qualquer carro manual é o carga: http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm

Em resumo, a marcha mais alta possível e o acelerador pressionado ao máximo sempre que for necessário acelerar.

JP

Edited by JP1

Fico de cara como o 1.4 8v consegue sair da primeira pra segunda marcha a 1800 rpm ou até menos sem trepidar, várias vezes me pego passando nessa rotação(quando não estou com pressa) dai 2000 rpm para a terceira...estou agora bem satisfeito com o consumo no álcool, estou rodando com as 14" de ferro originais, 33 psi nos pneus e 80% do tempo a/c desligado, sei que coloco 50 reais de álcool e com meio tanque faço quase 240 kms na cidade!!!

Só acrescentando, o consumo do meu é péssimo na gasolina, muda quase nada na autonomia e o sinto bem mais fraco!

Edited by RaphaelFontana

Ah isso é fato, no álcool esse motor é MUITO mais esperto, sei lá por que...

O meu é só gasolina, 75CV, e sinto ele bem forte até, e a economia nem preciso comentar né.

O meu é só gasolina, 75CV, e sinto ele bem forte até, e a economia nem preciso comentar né.

Inveja boa hehe, queria eu que esse motorzinho não fosse "frex"!Mas é Duzinfa, coloca MUITO nisso, fico até meio bolado se colocar gasosa e ligar o ar, se tiver outra pessoas tu sente o carro "se arrastando" rsrs

Hahaha no caso do flex é tenso mesmo rodar na gasolina.... o meu quando vou viajar é a traseira que se arrasta, mas ele anda muito bem, sobe serra em quarta e mas se colocar a quinta, ai tem voltar bem rapido pra quarta...haahhahaha

O problema do álcool é que o consumo do meu fica entre 8,5 e 9 km/L, e na gasolina fica entre 12,5 e 14...

Hahaha é verdade, até que ele é bem esperto, não faz feio não!!!

CACILDS Duzinfa, devem ter remapeado esse 1.4 8v....pro meu fazer 13 com um litro de gasosa só se for a 90 km/h e olhe lá!!!Ta muito bom o consumo!

É que aqui em Brasília o consumo dos carros costuma ser menor mesmo.

No 1.4 da minha mãe quando quero economizar mesmo, trânsito e tal, troco por volta de 2000, a rotação sempre fica entre 1500~ quase ponto morto.

Dirigindo normalmente troco as marchas em 1800 rpm e vai de boa. As vezes troco com rpm mais baixa ainda, tipo 1500 e tal, mas só em piso plano e sem pressa nenhuma para chegar ao destino. Mesmo assim o meu só faz 8,7 a 9,6 km/l na cidade.

Inveja total desses consumos de vocês, quando peguei o carro no passado ele fazia de 11km/l à 12km/l tranquilo.

Hoje em dia ele faz de 9km/l à 10km/l.. 10 Então é chorando, andando igual tiozão.

Acredito que a roda não influência nisso tudo, mas antes tinha aro 14 com perfil 175/65, hoje em dia uso aro 15 com perfil 195/55.

Minha cidade é uma montanha russa, tem subida pra todo lado.

Vc sobe uma rua, ai pra fazer o trajeto de volta vc pensa se eu subi pra ir pra voltar vai ser descida, mas não, é subida denovo!! :hmm: kkkkkk

Então tenho que dar uma esticada nas marchas, muitas vezes troco nos 3000(ou passando um pouco disso);

ta fazendo uns 9 km/L.

Edited by Alaster

Troco entre 2000 a 2500 rpm, o meu faz 10 km/l aqui em curitiba. O trajeto é plano mas é cheio de tapado e as vezes é preciso pisar mais para passar aqueles clássicos casos da mulher no celular viajando na maionese ou o muleque na saveiro\gol\chevete freiando encima dos outros e derrepente.

Nossa, nao tenho paciência pra trocar marcha em giro baixo, pelo menos uns 5k

Sou desses Jamelão! hahahahaha

4,5 no miiiinimo

Nossa, nao tenho paciência pra trocar marcha em giro baixo, pelo menos uns 5k

Sou desses Jamelão! hahahahaha

4,5 no miiiinimo

Então da pra ouvir vocês chegando a umas 3 quadras antes né..... zuera.

eu troco nessa faixa só quando quero sair bem rápido e entrar em alguma rodovia, caso contrario troco em 2500 mesmo.

• Upvote 1