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Dica - Como Ler Os Esquemas Elétricos Da Peugeot

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Fala galera do CP! Vagando aqui pela internet acabei achando este esquema que poderá ajudar a muitos de nós a entender um pouco mais sobre o sistema elétrico dos PUGs. Segue abaixo apenas uma parte do material. Assim como, segue o link para download do material completo.

 

http://www.omecanico.com.br/modules/download.php?filename=electrodiag_pt_compactado

 

 

*Moderação, caso o tópico seja repetido favor excluir o mesmo!

 

Flw galera! :confianteup:

 

Saiba como interpretar e manusear os esquemas elétricos dos carros da Peugeot, que possuem codificações específicas para identificar os fios, conectores, interconexões e circuitos

Carolina Vilanova

Para entregar um serviço de boa qualidade na parte elétrica do veículo do seu cliente é necessário que o técnico conheça bem a estrutura elétrica do modelo a ser reparado, além de saber interpretar e manusear os esquemas elétricos de cada sistema ou conjunto. É essencial também entender os conceitos da eletricidade, saber usar unidades de medida e utilizar peças originais e ferramentas apropriadas para o trabalho.

Ao realizar o diagnóstico dos veículos Peugeot, a engenharia da marca utiliza esquemas elétricos exclusivos e de fácil compreensão e utilização, que vamos mostrar nessa edição. Estes diagramas possuem uma codificação específica para identificar os fios, conectores, interconexões, e circuitos.

Os automóveis da Peugeot possuem uma grande quantidade de sistemas elétricos e eletrônicos distribuídos pela carroceria e são equipados com um sistema de multilexagem, capaz de fazer a ligação e interação entre diversos componentes do carro, com o número de fios e conexões reduzidos.

Para facilitar a concepção e utilização de esquemas numa eventual reparação, o carro foi dividido em três partes:

3274t.jpg

Família de componente

De acordo com o exemplo da nomenclatura de peças de reposição, os diversos componentes elétricos e eletrônicos dos modelos Peugeot estão divididos seguindo o mesmo principio dos grupos de construção. A partir disso, os esquemas são divididos em famílias de componentes elétricos, de acordo com a tabela abaixo, e depois cada família é separada em sub grupos.

Grupo 0 - motor
Grupo 1 - equipamentos do motor
Grupo 2 - transmissão
Grupo 3 - eixos
Grupo 4 - direção e freios
Grupo 5 - suspensão – rodas – equipamentos elétricos do motor
Grupo 6 - equipamentos elétricos – carroceria – ferramentas
Grupo 7 - carroceria – partes inferiores e dianteiras.
Grupo 8 - carroceria – partes superiores e traseiras.
Grupo 9 - portas – acessórios – manutenção

Família 1 - motor
Família 2 - sinalização iluminação exterior
Família 3 - iluminaçào interior
Família 4 - informaçào ao condutor
Família 5 - lavagem e limpeza
Família 6 - assistência a mecanismos diversos
Família 7 - auxílio à condução
Família 8 - conforto na condução
Família 9 - multiplexagem

Codificação elétrica

Cada elemento elétrico ou eletrônico componente de um veículo possui um código numérico de quatro dígitos identificando a família e a numeração seqüencial.

 

Numeração dos aparelhos (Exemplos)
0002 Comutador de iluminação de sinalização
0004 Combinado
0005 Comutador de limpa-vidros
1000 Contactor de segurança de arranque
1001 Relé de arranque a frio
1002 Bomba de arranque a frio
1003 EV de arranque a frio
1005 Relé de interdição de arranque
1006 Acionador de bloqueador de motor
1007 Sensor de inclinação de carroceria
1010 Motor de arranque
1015 Calculador de controle Stop/Start
1020 Alternador
1021 Alternador reversível
1022 Condensador de filtragem do alternador
1025 Caixa de bateria dual
1026 Acumulador de energia
1028 Caixa de prot. de alim. das redes elétricas
1030 Relé de informação do motor a trabalhar
1031 Caixa do estado de carga da bateria
1032 Caixa de proteção do cabo da bateria
1040 Relé de permanência geral
1041 Comutador de paragem de emergência
1042 Relé geral
1043 Impulsor de reposicionamento
1044 Caixa de diodo
1045 Impulsor de reposicionamento auxiliar
1050 EV resistência de aquec. arranque
1086 Relé corte arranque alarme anti-roubo
1087 Relé da eletroválvula de arranque
1088 Relé de alimentação frigor, reboque
1100 Detonador
1101 Termoresistência água mot/módulo de avanço
1102 Módulo de avanço
1103 Resistência de EV correção de avanço
1104 EV de correção de avanço
1105 Módulo de ignição
1107 Sensor de posição de válvula variável
1108 Calculador de comando de válvulas
1109 EV de desativação dos cilindros
1110 Distribuidor de ignição
1115 Sensor de referência de cilindro
1116 Sensor de referência de cilindro 1
1117 Sensor de referência de cilindro 2
1118 Sensor de ref. Do cilindro de admissão
1119 Sensor de ref. do cilindro de escape
1120 Sensor de detonação do motor
1121 Sensor de detonação do motor 1
1122 Sensor de detonação do motor 2
1125 Contactor do pedal do acelerador
1127 Relé de alimentação de ignição
1130 Calculador de ignição
1131 Bobina de ignição do cilindro 1
1132 Bobina de ignição do cilindro 2
1133 Bobina de ignição do cilindro 3
1134 Bobina de ignição do cilindro 4
1135 Bobina de ignição
1136 Condensador de bobina de ignição
1137 Bobina de ignição do cilindro 5
1138 Bobina de ignição do cilindro 6
1140 Módulo antipoluição para carburador
1141 Relé de adm. vela 1 aquec. água
1142 Relé de adm. vela 2 aquec. água
1143 Relé de adm. vela 3 aquec. água
1145 EV de abertura da borboleta
1146 Relé de adm. vela 1-2 aquec. água
1147 Relé de adm. vela 3-4 aquec. água
1148 Relé 1 de aquecimento da água do motor
1149 Relé 2 de aquecimento da água do motor
1150 Caixa de pré-aquecimento
1151 Relé do filtro de combustível aquecedor
1155 Relé de pré-aquecimento
1156 Relé de pós-aquecimento
1157 Termocontato de pós-aquecimento
1158 Caixa de com. pré e pós-aquecimento
1159 Caixa de adm. Velas pré-aquecimento
1160 Velas pré-aquecimento
1161 Velas pré-aquecimento cilindro 1
1162 Velas pré-aquecimento cilindro 2
1163 Velas pré-aquecimento cilindro 3
1164 Velas pré-aquecimento cilindro 4
1190 Aquecedor do circuito de água
1191 Bobina de ignição + referência cilindro
1200 Relé de bomba de combustível
1201 Relé de bomba de injeção
1202 Relé taquimétrico
1203 Contactor de inércia
1204 Relé de segurança de choque
1205 Fusível de bomba de combustível
1206 Caixa de com. bomba de transferência
1207 Bomba de transferência
1208 Bomba de injeção diesel
1209 Bomba auxiliar de alimentação
1210 Bomba de combustível
1211 Bomba/nível de combustível
1212 EV do ar no depósito
1213 Relé de bomba de ar
1214 Testemunho de mudança de velocidade
1215 EV de purga do canister
1216 Resistência de simulação de canister
1217 EV de corte de purga do canister
1218 EV de corte avanço de ignição
1219 Potenc. De posição da borb., injeção BVA
1220 Sensor de temperatura de água do motor

Da mesma maneira acontece com cada conector de função específica ou ficha (tomada elétrica de diagnóstico). No caso, este código é sempre iniciado pela letra"C".

Numeração das fichas com função específica “C” (Exemplos)
C001 Diagnóstico contral
C002 Para cabos de desempanagem
C004 Diagnóstico combinado
C103 Ficha de teste de informação com o motor a trabalhar
C104 Porta-fusível de comut. de paragem de emergência
C105 Ficha opcional corta-circuito geral
C109 Ficha de teste de ignição
C110 Ficha antiparasita de ignição
C111 Ficha de regulagem de ignição para ralenti
C120 Ficha de teste de ignição
C125 Ficha de regulação antipoluição
C126 Porta-fusível da bomba de alimentação
C127 Ficha de teste de EGR
C128 Ficha porta-fusível de resist. de
aquec. do carburador
C130 Ficha de injeção/ignição
C133 Ficha porta-fusível de calc. de injeção/ignição
C136 Porta-fusível da flange de aquecimento
C137 Ficha porta-fusível de aquecimento
de sonda de oxigênio
C140 ficha de ponto-morto superior
C145 Ficha de desenvolvimento do sistema
C150 Ficha de teste de funcionamento de GMV
C163 Ficha de teste de BVA
C170 Ficha de teste de gestão eletrônica
C180 Diagnóstico de gás 1
C181 Diagnóstico de gás 2
C182 Gás rico
C183 gás pobre
C200 Alimentação da tomada de caravana
C231 Ficha de duplo comando de auto-escola
C260 Ficha de porta-fusível de farol
de nevoeiro dianteiro
C700 Ficha de teste de antiblocagem das rodas
C701 Ficha de porta-fusível de potência
C705 Ficha de teste antipatinagem
C710 Ficha de teste de direção assistida variável
C721 Ficha de teste de ecrã multifunção
C771 Ficha de teste de suspensão
C800 Ficha de teste de ar-condicionado
C820 Ficha de teste de antiarranque codificado
C840 Ficha de alimentação + permanente rádio
C860 Ficha de teste de alarme anti-roubo
C861 Alimentação de alarme anti-roubo
C863 Ficha de teste de central de proteção
C103 Teste de informação de motor a trabalhar
C105 Opção corta-circuito geral
C109 Teste de ignição
C110 Antiparasita de ignição
C111 Reg. De ignição para ralenti
C120 Teste de injeção
C125 Regulação antipoluição
C126 Porta-fusível de bomba de alimentação
C128 Porta-fusível de resist. de aquec.
do carburador
C127 Teste de EGR
C130 Teste de injeção/ignição
C133 Porta-fusível de calculador de injeção
C137 Porta-fusível de aquec. de
sonda de oxigênio
C140 Ponto-motor superior
C145 Desenvolvimento do sistema
C150 Teste de funcionamento de GMV
C163 Teste de BVA
C170 Teste de gestão eletrônica
C180 Diagnóstico GPL
C231 Duplo comando auto-escola
C260 Porta-fusível do farol de nevoeiro
C464 Porta-fusível de alimentação de tacógrafo
C623 Teste de trancamento
C630 Diagnóstico de memorização do banco
C654 Teste de cinto pirotécnico

Identificação dos conectores

Os conectores elétricos utilizados nos veículos da marca são identificados pela cor e o número de vias. As cores são identificadas através de abreviaturas do nome da cor em francês.

3275t.jpg

Identificação das massas, fichas, derivadores (605 até AM 94, 106 e405 até AM 92)

3276t.jpg

Identificação das massas,uniões fichas, derivadores (1007, 106 a part. MJ93/206, 207, 306, 307, 405 a part. MJ93/ 406, 407, 605 a part. MJ95/607/807/Expert/Partner)

3277t.jpg

Os fios e cabos elétricos são identificados através de código alfa numérico, gravado de forma escrita na parte externa, encontrada a cada 20 cm em toda a sua extensão. Apesar de possuírem cores diferenciadas, o que conta é somente o código alfa numérico. Na codificação dos fios e cabos é identificado a família a qual pertence o fio, se passou ou não por um fusível, se vem direta da bateria ou não etc.

3278t.jpg

Identificação dos fios e cabos elétricos:
Alimentação diversa
BM Alimentação + bateria pós-fusível (caixa de fusíveis no compartimento do motor)
CE Alimentação + iluminação pós-contato
CR Saída de alimentação código / estrada (comutador de iluminação)
PA Alimentação de faróis adicional de máximos
PB Alimentação de faróis de nevoeiro FR
PC Alimentação de faróis nos médios
PR Alimentação de faróis nos máximos
RC Saída de alimentação código/estrada (comutador de iluminação)
VR Alimentação + mínimo pós-reostato
D Dreno
M Massa
+P Mais permanente

Massas
D Dreno
M Massa
MP Massa de faróis
MV Massa de testemunho

Multiplexagem
90 .. Fios multiplexagem

3279t.jpg

Numeração dos fios (Esquemas com BSI) Alimentação
A + acessórios
AE + acessórios saída BSI
AH + acessórios saída da caixa de fusíveis do habitáculo
AM + acessórios saída BM34
B + bateria direto
BD + bateria arranque
BE + bateria saída BSI
BECE + bateria saída BSI / + pós.cont. saída BSI (derivação parc.)
BF + bateria serviço saída fusíveis de grande intensidade
BH + bateria saída da caixa de fusíveis do habitáculo
BM + bateria saída BM34
BM1 + bateria saída BM34 protegido
BM2 + bateria saída BM34 não-protegido
BS + bateria serviço
C + pós-contato
CE + pós-contato saída BSI
CE1 + pós-contato saída BSI protegido
CE2 + pós-contato saída BSI não-protegido
CH + pós-contato saída da caixa de fusíveis do habitáculo
CM + pós-contato pós-contato saída BM34
D + arranque
DE + arranque pós-relé
K + pós-contato (desliga no arranque)
KE + pós-contato (desliga no arranque) saída BSI
KH + pós-contato (desliga no arranque) saída da
caixa de fusíveis do habitáculo
KM + pós-contato (desliga no arranque) saída BM34
L + alternador direto
LH + alternador saída da caixa de fusíveis do habitáculo
LM + alternador saída da BM34
P + motor a trabalhar
PE + motor a trabalhar saída BSI

Identificação dos fios e cabos elétricos

Massa
BL Blindagem
MC Massa carroçaria
ME Massa de eletrônica
MM Massa de motor
SF Equipot. sem fio

Cabo de alimentação direto da bateria sem proteção de fusível

3280t.jpg

Cabo de alimentação de + após fusível

3281t.jpg

Cabo de alimentação protegido por fusível

 

3269t.jpg

3270t.jpg

Esquema de princípio
A - representação Tomada de massa.
B - número de aparelho.
C - número de fio.
D - nome do terminal do conector.
E - cor do conector.
F - número do terminal do conector.
G - número do fusível.
H - representação da informação indo em direção a uma outra função.
I - número da função indicada pela referência.
J - representação fio existente conforme equipamento do veículo.
K - figura representativa do aparelho.
L - fios unidos.
M - representação de um empalme (união)

Esquema elétrico 1

3271t.jpg

Esquema de cablagem
A - representação Tomada de massa.
B - número de aparelho.
C - número de fio.
D - nome de terminal du conector.
E - cor du conector.
F - número de terminal du conector.
G - número de fusível.
H - representação da informação indo para outra função.
I - número da função indicada pela referência.
J - representação fio existente conforme equipamento du veículo.
K - figura representativa. de aparelho.
L - fios em união.
M -representação de um empalme união.
N - identificação do chicote.
0 - representação de uma caixa de fusíveis.
P - número de interconexão.
Q -número de vias de interconexão.
R - cor de interconexão.
S - representação de uma interconexão parcial.
T - representação de uma empalme

Esquema elétrico 2

3272t.jpg

Esquema de implantação
D - número de vias do conector.
E - cor do conector.
N - identificação do chicote.
P - número de interconexão.
S - representação de uma interconexão parcial.
Z - representação de um empalme.
1 - ver detalhes no quadro indicado

Esquema elétrico 3

3273t.jpg

Fonte: Site "O mecânico"

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Parabéns pelo belo trabalho...........

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Show de bola

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Complexo demais pra mim!
Não entendi muito bem... e provavelmente se tivesse entendido poderia resolver o problema da minha lanterna alteza...
):

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Valeu...

Muito bacana

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Mto legal mesmo, porém para mim é complexo demais.

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