Jump to content
Sign in to follow this  
Daredevil

Projeto Hud - Head Up Display

Recommended Posts

Pessoal, estou com essa idéia martelando na cabeça há muito tempo. Quando digo muito tempo, penso nisso desde criança/adolescente (jogando simuladores espaciais como Wing Commander e X-Wing) e no começo dos anos 2000, quando tive meu primeiro carro (um Bol bola).

Para quem não sabe, HUD (Head Up Display) é um sistema em q informações são projetadas no campo de visão para q não seja necessário mover a cabeça para ler instrumentos. Por exemplo, o sistema de jatos caças e a visão do Iron Man dos últimos filmes.

qrz9.jpg

Alguns carros possuem isso de fábrica, mais comum para nós são o 3008 e 508. Mas outros carros tb possuem e estão se popularizando no exterior.

b5wu.jpg

Nos últimos anos venho de tempo em tempo procurando novidades a respeito disso, inclusive tenho 2 sistemas HUD q comprei no ebay (um usa GPS, o outro ligado na porta OBD2), mas não gostei de nenhum deles... precisa colar um adesivo reflexivo no pára-brisas, não dá acabamento, as caixinhas são grandes, feias... o fio fica exposto devido ao plug USB mal posicionado... tentei de várias formas mas não fica legal.

No Japão a Pioneer lançou um aparelho HUD, http://pioneer.jp/carrozzeria/cybernavi/avic-vh0009hud_avic-zh0009hud/ mas não gostei do jeito dele. E deve custar um rim... e, conhecendo a Pioneer, não deve ter a melhor das interfaces.

04pr.jpg

Recentemente a Garmin lançou um dispositivo HUD com a opção de adesivo para o pára-brisas e tela transparente, achei bem promissor, mas tem o revés de não conter sensor GPS, utiliza o do smartphone (rodando o Garmin Street Pilot ou Navigon).

https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-road/apps/head-up-display-hud-/prod134348.html

b3l9.jpg

Achei o design interessante, parece q seria possível aplicar um bom acabamento na instalação. Possui sensor de luminosidade para aumentar ou diminuir o brilho automaticamente, a base articulada pode ser curvada para se adaptar ao painel próximo ao pára-brisa... estou ansioso para ver as próximas versões, espero q seja menor, tenha tela retrátil e q funcione tb independente do smartphone (indo contra a tendência??? Acho difícil, mas seria um plus).

Também dei uma olhada no Service Box para ver a unidade q equipa o 508:

1svd.png
O preço dessa peça (número 10 no diagrama, traduzido como "Indicador VCA") é 1.854,96R$. E o reloginho ao lado da peça indica q ela requer diversos outros componentes (chicote, controladora...). Lá fora essa peça tb custa bem caro... além de eu não ter acesso ao reloginho para saber o q mais seria necessário e de ter q cortar o painel para encaixar o acabamento e o unidade, estou meio q descartando essa idéia.
Estou quase partindo para alguma solução em q eu mesmo faça o hardware (ainda na fase de sonho, kkkkk). Usaria algo como um Raspberry Pi, um receptor GPS (ou mesmo analisando os dados OBD2) e um display com LEDs.
Bom, coloquei esse post para saber se mais alguém tem interesse (ou está desenvolvendo) sobre o assunto... se alguém já mexeu nesse Indicador VCA e o q é preciso para ligá-lo ao carro...
Estou pensando em comprar o Garmin HUD e deixar permanentemente conectado ao meu iPhone anterior... mas tb não fico satisfeito com essa solução!!!!!
Idéias são bem-vindas!!!

Será que rola num 207 ? :D

Cara, pra adaptar esse do 508 vai dar trabalhão, além do preço salgado. Mas, acho que é possível. A 3008 tem um hud semelhante e pelo que verifiquei no ServiceBox não existe uma versão de BSI específica para esse acessório, já que ele não é de série em todas as versões, diferente do 508. A questão maior é: Tem como ligar esse treco na BSI do 408? E o chicote, onde arrumar? Se descobrir + alguma coisa, posto aqui ;)

@pauloink

O q especificamente? O visor do 508/3008, o da Pioneer ou o da Garmin?

@Dantas

Dantas, pelo Service Box, se vc reparar, o display possui um reloginho no nome... isso significa q requer mais peças/conexões. Não sei se seria o caso apenas de um chicote, precisaria ligar esse chicote em algum lugar. O acesso a essa informação no Service Box é pago. Comprei um Lexia e aparentemente virá com a última versão do Diagbox... vou dar uma olhada no esquema elétrico, mas esse tipo de coisa deve ter uma central sim...

Opaaa...estou de olho!! Chegando em casa posto o que tenho em mente e o falo do pouco conhecimento que tenho sobre o assunto.

Vim seco postar aquela da Garmim e vi que já tava no post. Fiquei bem interessado nele também, a hora que eu encontrar por um preço bacana lá fora vou encomendar pra ver!

Lembrei, também dei uma olhada neste aqui:

http://dx.com/p/ash-4-actisafety-multi-car-obd2-fuel-consumption-water-temperature-speed-hud-head-up-display-235936

Parece bem completo e funciona com o OBD2, mas quando envolve muita tecnologia não confio nesses produtos sem marca.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0puZeZwjpDY#t=44

Edited by mathreimers

O problema que até agora da tecnologia tem sido: em qual superfície projetar? Veja que por enquanto é necessário um "anteparo" no para-brisa para projetar alguma coisa. E isso eu acho complicado pois geralmente esse anteparo é muito pequeno e, na minha opinião demanda uma maior atenção do motorista, apesar da boa visibilidade. Anyway...

O sistema do 3008 da para adaptar, porem algum tem que por a mão na massa para entender como é feita a comunicação desse negocio. Provavelmente, pelo que foi descrito a cima, uma BSI de um 3008 não é muito diferente, logo, o processamento desse HUD deve ficar ali mesmo. EU ACHO que ele faz apenas a leitura da velocidade via rede CAN e interpreta os comando ali no HUD, fora da ECU. Se for assim, é muito mais facil adaptar do que se tivesse um "chicote da ECU". Tem como puxar os demais itens que o Servie Box menciona (por causa daquele reloginho)?

Outra solução, porem mais simplista é pegar um tablet xing-ling, de umas 4", por exemplo, e fazer um suporte ali perto do vidro para refletir a informação. Só que só vai funcionar bem durante a noite.

Eu acho que desenvolver uma solução, do ZERO, nesse caso, é muito dificil. O ideial é aproveitar o que já existe e tentar "adaptar". E o problema, tambem, vai ser encaixar bonitinho ali no painel (uma vez que perto do vidro tem os dutos de ar que vão para o vidro, por exemplo).

Da minha parte, é mais um brainstorm mesmo, ver se tem mais gente pensando nisso.

De vez em quando procuro a tela do 3008/508... o problema é q ela é meio grande, "tijoluda", eu teria q cortar a cobertura do painel de instrumentos para jogar ela lá dentro. E eu não gosto de fazer mods permanentes no carro, geralmente compro tudo para depois deixar original (por exemplo, para os shift paddles eu comprei outra capa da coluna)... acho q fica inviável comprar uma capa do painel (inacreditáveis 5.350,00R$). Mesmo assim, fico vendo na internet, se achar essa peça a um preço legal, penso em comprar para testar.

@mathreimers

Pois é... esse da Garmin eu achei muito legal, peca por não possuir tela rebatível, bateria interna, diversos posicionamentos para o cabo de energia e módulo GPS independente.

O problema é q já aumentou de preço! No lançamento custava 130$, agora já está 150$!!!!

E esse xing-ling, respondo em seguida:

@alphonsus

Sim, quando tem o reloginho do lado direito do nome da peça quer dizer q tem mais documentação disponível, mas precisa pagar para ter acesso (acho q são os esquemas elétricos e ligações, pq a parte grátis é só de peças). Ainda não tive tempo de fuçar no Diagbox (nem de instalar a versão 7), deve ter esquema elétrico disso.

Então... não é necessariamente preciso um anteparo para projetar essas informações. Essa solução foi usada pela Peugeot (e outras montadoras) pq é mais simples e ganha-se em escala... os pára-brisas são laminados, quando se projeta informações nele, fica uma imagem dupla (o xing-ling acima). Nesse caso, é preciso usar um pára-brisas próprio (solução ideal... será q é de vidro temperado? Policarbonato? Plexiglass? Basta não ser laminado, acho q no Corvette é plexi) para q a imagem não fique dupla OU, a solução pouco elegante de se colar um adesivo transparente (porém altamente reflexivo) para não deixar a luz atravessar as camadas do vidro (mesmo assim, ainda deixa passar, aí a imagem fica tripla... uma maravilha). Os "projetores" são de LED, então não ficaria bom projetados no vidro todo (iria distorcer e ter intensidade diferente só pelo ângulo e pelo fato do vidro ser curvo/inlcinado, mas a nova geração usará laser e esse problema ficará amenizado)... por esse motivo tb estão sendo usados em áreas pequenas. Mas sobre o tamanho da informação, mesmo em área pequena, é bem mais fácil de ler projetado no pára-brisa/anteparo do q no velocímetro (dá para usar mais da visão periférica).

Já uso isso no kart (kkkkk... pelo menos, na vontade de ter isso no capacete...)

(alphonsus, sei q vc ainda é novo... kkkkk... mas quando for tio, vai perceber q fica difícil focalizar as coisas com rapidez. Ainda não estou nessa fase, mas tenho amigos mais velhos q, dirigindo mais "esportivamente", reclamam q não conseguem olhar os espelhos (ou velocímetro) e depois para frente com a mesma velocidade q antes... a vista demora para acostumar e existe uma fração de segundos em q a vista não está firme, a imagem está fora de foco).

O problema de usar o tablet (com a imagem invertida) é justamente esse, da imagem dupla (entre outras dificuldades).

Eu tenho aplicativo para o iPhone (iHudOffline) q funciona assim, até q é legal... mas sabe como é (vc mais do q ninguém gosta das coisas bem feitas, né??).

Começar do zero pode não ser tão ruim...

Já tinha um esboço na cabeça

Eu usaria um miniPC (estou mais inclinado por um Raspberry Pi) com receptor GPS e uma tela de T-OLED (Transparent OLED).

O problema é q uma T-OLED de menos de 2" custa quase 200$... e na claridade não ficaria muito nítido (nesse caso, não seria nada projetado em uma tela... mas seria uma tela transparente com as informações, coloridas e tudo mais).

Pra mim, nesse caso, as desvantagens seriam:

• diferença entre o velocímetro e a velocidade mostrada (todo sistema baseado em GPS teria esse problema, inclusive com áreas de sombra)

• T-OLED muito caro e sensível à luz ambiente (mesmo com sensor de luminosidade, na intensidade máxima ainda fica ruim contra a luz do sol)

• teria q programar tudo isso (já disse q não curto programar, né?? Kkkkk... mas vi o pacote de desenvolvimento de um T-OLED e dá para usar).

• teria q fazer todas as molduras e peças... esse já faria parte de um outro projeto q tenho com impressora 3D e o SolidWorks, já faz anos q estou querendo "brincar"com isso...

Bom, preciso partir de algum ponto.

A princípio, estou de olho no Garmin HUD, apesar de, particularmente, ser ruim não possuir GPS próprio (e ainda depender do smartphone/Navigon... q eu nem sei se funcionaria com a versão em BR), parece ser a melhor solução até agora...

Se eu pudesse me dedicar, com certeza partiria para uma solução própria, talvez até um kickstart!!!!

Edited by Daredevil

A ideia do film me parece uma boa mas esteticamente não é agradavel.

Se for apenas para ter um velocimetro digital, compraria o que já existe de disponivel e partiria apenas para dar um acabamento "original", seja cortando o painel ou fazendo um elevado/coisa do tipo!

Tela OLED deve ser surreal, mas pra desenvolver do zero e pensar no hardware é foda. Seria melhor ir aos poucos, como por exemplo, capturar a imagem da tela de um celular pois ai ja é mais facil. Depois de garantido o funcionamento, partir pro hardcore mesmo que é desenvolver tudo!

Em fim... brincadeira não é barata. Mas depois de desenvolvido... diria que vai ser um otimo produto para ser comercializado!!! #ficadica

Se eu puder ajudar na programação, me disponho (assim que acabar a faculdade rs...e o volante do 508 tbm rsrs)

http://www.ebay.com/itm/2-7-OLED-12864-display-module-/151094156367?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item232de9dc4f

Esse ja tem ate esqueminha pro arduino!! Depois fica facil fazer um microcontrolador especifico e comunicar via CAN! Interessante!!!! Animei rsrsrs

Pena que não tenho tempo e $$ no momento pra abraçar 100% a causa rs

edit: ou então comprar pronto: http://www.ebay.com/itm/NEW-9500-4-8-Resistive-OLED-Touch-Screen-320x480-Cell-with-Bluetooth-WiFi-TV-/300962060572?pt=Cell_Phones&hash=item4612bc991c

Roda um Android e faz um APP de acordo com o que se quer! rs

Edited by alphonsus

Um tablet simples com Android e Bluetooth, um odb2 Bluetooth, desmontar ele, adaptar só a tela no vidro e esconder a placa no forro do teto do carro.

Rs

Eu não me arrisco.

Abs

Sent from my LG-E400 using Tapatalk 4 Beta

Edited by Duardo

Vim seco postar aquela da Garmim e vi que já tava no post. Fiquei bem interessado nele também, a hora que eu encontrar por um preço bacana lá fora vou encomendar pra ver!

Lembrei, também dei uma olhada neste aqui:

http://dx.com/p/ash-4-actisafety-multi-car-obd2-fuel-consumption-water-temperature-speed-hud-head-up-display-235936

Parece bem completo e funciona com o OBD2, mas quando envolve muita tecnologia não confio nesses produtos sem marca.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0puZeZwjpDY#t=44

Mas é muito gambiarra, não vi o video aqui pq é bloqueado, mas o último que eu vi ele reflete no vidro utilizando um adesivo escuro, fica muito feio, fora que do lado de fora ou um pouco de cima vc vê o aparelho no painel... achei gambiarra demais mesmo.

Sabem o que seria ideal para esse uso? as novas telas flexíveis e transparentes que estão sendo inventadas... é uma pena que ainda está longe da realidade. Algo como isso: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/samsung-vislumbra-tablet-flexivel-e-transparente/

Sim, Erick!

Eu tenho um por OBD2 e outro por GPS (no primeiro post eu tinha comentado sobre eles).

O OBD2 (tinha muito delay) acabou estragando, ficou um dia no painel, debaixo do pára-brisas sob o sol e parou de funcionar (carro parado na garagem de casa, ainda não era coberta). O de GPS ainda funciona, é de qualidade muito superior ao OBD2. Vou tirar uma foto dele funcionando e posto aqui depois.

Mesmo com a película q vem, a imagem fica tripla (sem a película, fica dupla). Como já foi dito, esteticamente tb achei um lixo... por isso q animei com o da Garmin q já vem uma tela refletiva.

Para o iPhone eu tenho o iHUD, mas como tb foi dito, deixar o celular ou tablet no painel é tosco. Eu tenho um celular para "sacrificar", mesmo assim não o deixaria no painel. Ainda mais aqui em SP...

Alphonsus (e Ragm), eu não quis dizer OLED, eu quis dizer TOLED (Transparent OLED)!!! Muito mais legal!!! E mais caro tb, kkkk...

http://www.4dsystems.com.au/product/1/5/4D_Intelligent_Display_Modules/uTOLED_20_G2/

Com 2" de tamanho custa 174$ (já abaixou, eu tinha visto por cerca de 200$).

Edited by Daredevil

É. essa última daria para ficar na disposição das que são utilizadas nos carros da Peugeot (sem ser pregada no parabrisa).

Esse é o HUD GPS, bem simples só mostra velocidade e tem alarme para velocidade máxima

eryme6as.jpg

Não deu para tirar fotos projetado no pára-brisa, não aparece!! É relativamente bem visível (tem sensor de luz, mas não vi variação da intensidade do display).

De noite eu tiro uma foto no caminho para casa...

Edited by Daredevil

Sim, Erick!

Eu tenho um por OBD2 e outro por GPS (no primeiro post eu tinha comentado sobre eles).

O OBD2 (tinha muito delay) acabou estragando, ficou um dia no painel, debaixo do pára-brisas sob o sol e parou de funcionar (carro parado na garagem de casa, ainda não era coberta). O de GPS ainda funciona, é de qualidade muito superior ao OBD2. Vou tirar uma foto dele funcionando e posto aqui depois.

Mesmo com a película q vem, a imagem fica tripla (sem a película, fica dupla). Como já foi dito, esteticamente tb achei um lixo... por isso q animei com o da Garmin q já vem uma tela refletiva.

Para o iPhone eu tenho o iHUD, mas como tb foi dito, deixar o celular ou tablet no painel é tosco. Eu tenho um celular para "sacrificar", mesmo assim não o deixaria no painel. Ainda mais aqui em SP...

Alphonsus (e Ragm), eu não quis dizer OLED, eu quis dizer TOLED (Transparent OLED)!!! Muito mais legal!!! E mais caro tb, kkkk...

http://www.4dsystems.com.au/product/1/5/4D_Intelligent_Display_Modules/uTOLED_20_G2/

Com 2" de tamanho custa 174$ (já abaixou, eu tinha visto por cerca de 200$).

Ai cara...pq vc tinha q mostrar isso. Agora fiquei pirado pra por a mao em um kkkkkkkkkkkkk

Se tivesse com mais tempo ja teria comprado (nao sei como rs), mas por conta da facul to sem tempo. Mas usar ele vai ser sussa até...pequena que a tela é pequena.

Kkkkk... eu já to assim faz teeeempo para ter HUD... até no capacete do kart eu tava querendo!

O problema é o preço... essa telinha de TOLED custa muito caro!!! E contra a luz a visibilidade não é boa...

Viu o SDK dessa tela? No site 4DSystems tem, não parece ser muito difícil de usar! A tela pode ficar na frente do motorista e o resto pode ficar escondido em outro lugar...

Tirei umas fotos mas não ficaram boas. Pessoalmente, o efeito é melhor (mas não muito...)

2yjeseme.jpg

3u7epy9a.jpg

Hmmm...

Tem bastante gente fazendo isso pelo mundo a fora...

Nesse caso, só falta a tela!!!

http://arduinodev.com/connect-arduino-to-a-car-through-obd-ii-port/

Edited by Daredevil
  • Upvote 1

Que doido esse projeto usando Arduino!!!

Esse é o HUD GPS, bem simples só mostra velocidade e tem alarme para velocidade máxima

Não deu para tirar fotos projetado no pára-brisa, não aparece!! É relativamente bem visível (tem sensor de luz, mas não vi variação da intensidade do display).

De noite eu tiro uma foto no caminho para casa...

Esse teu já é bacana, simples e eficiente... Eu odeio o painel de dia do 308, ele fica apagado não enxergo nadinha :fuuu:

Esse idioma é Tailandês!

O problema desse HUD é q a imagem fica dupla tb.

Apesar do filme parecer transparente (de aparencia melhor do o fume do meu), na página do produto dá para ver pelas últimas fotos q a imagem fica dupla...

Esse idioma é Tailandês!

O problema desse HUD é q a imagem fica dupla tb.

Apesar do filme parecer transparente (de aparencia melhor do o fume do meu), na página do produto dá para ver pelas últimas fotos q a imagem fica dupla...

Então,

Acredito que este problema da imagem ficar dupla é por causa da película que é colocada do lado externo, a imagem pega na camada do vidro do para-brisa dentro e tem o reflexo também na camada de fora.

acredito que se for colocado uma película com acabamento por dentro este problema não acontece, mas somente testando pra ter certeza, no momento estou sem recursos financeiros e de tempo para testes, mas daqui um tempo volto a ver este assunto, mas estou a disposição para ajudar.

Abraço.

no no no...

O problema é q o para-brisas é laminado, tem uma película de proteção dividindo o para-brisas em 2as lâminas. É imperceptível a olho nu, mas a diferença da refração da luz nessa película acaba desviando os feixes de luz e modificam o ponto de incidência na segunda camada do vidro. O propósito dessa película é evitar esse problema, mas pelo menos nos meus testes, só piorou pq ficam 3 reflexos ao invés de 2. A película dos 2 q eu tenho são fumê, esse q vc mandou parece claro... não sei se faria muita diferença.

Acredito q o melhor jeito seja com telinha (estilo 3008) ou T-OLED...

Alguem sabe do que é feita a tela, se é um filme um plastico?

com todas as últimas novidades acho que quem quiser pode partir para um Google Glass com o SpeedHUD :

http://blog.euedge.com/labs-en/googleglass-speedhud/

glass_project_contextual.jpg

com o avanço e desenvolvimento de novos Apps, alguém poderia fazer um HUD com comando de voz e então mudar para velocidade, mapa, e quem sabe até leitor de OBD, ou mesmo pistas de kart, trackday, etc

e aqui os Apps de Google Glass, que inclusive tem a opção de mapas.

• Upvote 1

Opa, eu já pensei nisso... kkkkkk...

O problema não era nem essa peça, já tinha achado no exterior, mas como adaptar no painel do carro.

Cortar a capa do velocímetro??? Aí eu não tenho coragem... kkkk... pq se fizer alguma coisa errada, o painel custa uma bica (não lembro se era na faixa de 7000 ou 10000 R$).

Legal!

Estou vendo q algumas empresas estão com projetos novos. Vi de uma coreana e parece bom:

https://www.youtube.com/watch?v=7UjcevqsWjM

Só removeria a moldura...

A Kenwood está lançando um tb:

http://gizmodo.com/jvc-kenwoods-heads-up-nav-system-keeps-your-eyes-on-th-504650991

Vi hoje o anúncio desse HUD da JFA (fabricação nacional). Tem espaço pra melhorias, mas achei promissor!

Preço de R$ 350,00 instalado na loja, usa a entrada OBDII.

Edited by Diego Franco

Segundo o site da JFA ( http://www.jfaeletronicos.com/prod_auto_hud.htm ).

Os veículos compatíveis são:

"Compatível com todos os veículos fabricados a partir de 2012 ou anteriores que implementam os protocolos do padrão OBDII*.

* SAE J1850 PWM (41.6 Kbaud), SAE J1850 VPW (10.4 Kbaud),
ISO 9141-2 (5baudinit, 10.4 Kbaud), ISO 14230-4 KWP (5 baudinit, 10.4 Kbaud),
ISO 14230-4 KWP (fastinit, 10.4 Kbaud), ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 500 Kbaud),
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 500 Kbaud), ISO 15765-4 CAN (11 bit ID, 250 Kbaud),
ISO 15765-4 CAN (29 bit ID, 250 Kbaud), SAE J1939 CAN (29 bit ID, 250* Kbaud)"

Tenho um 206 2008, será que rola?