Jump to content
Sign in to follow this  
Dantas

Veja O Que Acontece Quando Você Descuida Da Manutenção Do Carro

Recommended Posts

Há quase 2 anos apenas trocava óleo/filtro do meu Pug mil. Estava sem $$$ pra fazer as manutenções preventivas, já que estava enrolado com casamento, apto, filho... enfim, essas coisas :online2long:
Bem, quando numa gelada e chuvosa noite em São Paulo, voltando pra casa pela Marginal Tietê acende a luz de STOP no painel e a vem a mensagem no CB "SUPERAQUECIMENTO DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO".
Paro imediatamente, abro o capô e verifico o reservatório de expansão... e cadê água? sumiu! :no:
Liguei pro Flavio da Flaversa e por sorte ele estava na região e veio dar uma olhada e descobrir o que tinha acontecido. Foi a primeira vez que usei o triângulo de sinalização. :001_rolleyes:
Alguns minutos depois ele chega e ao ver o carro suspeitou que alguma mangueira teria furado. Encontrou também um monte de óleo na parte de traz do motor.
Não ia ter jeito, o carro teria que ser guinchado para oficina. A segunda vez em 5 anos comigo. A primeira e única, foi há 3 anos quando estourou o tensor da correira dentada.
Como na primeira vez, veio o Sandro com seu VW 8-120 Worker. Colocamos o Pug na plataforma e depois de deixar o carro na Flaversa ele me deixou na porta de casa :P

51f8.jpg

O motor estava um pouco sujo...

1nao.jpg
Na verdade estava BEM sujo. :blush:
rrbn.jpg

Válvula termostática forrada de graxa.

86ia.jpg
tlb.JPG
E ela foi que motivou o problema. A carcaça quebrou e a borracha de vedação não deu conta de segurar o fluído dentro do sistema, fazendo que ela vazasse toda.
idnu.jpg
Válvula termostática nova. Foi trocada também a tampa do reservatório de expansão pelo novo modelo que não quebra com tanta facilidade, quanto o antigo.
a5az.jpg
Já que iria parar o carro para consertar isso, pedi para que fosse feito uma revisão completa de TUDO. Começando pelos filtros:
Filtro de ar do motor quase desmanchando.

ob3d.jpg

Filtro de cabine... Tinha até pena de bombo!

te5j.jpg
Comparando com o filtro novo.

5iaq.jpg
Filtro de combustível. Quando foi tirado saiu algo parecendo todinho. :P
9ja9.jpg

Vela de ignição e seu eletrodo desgastado.

qo5d.jpg
Novas velas de ignição
tv93.jpg

Tinha óleo vazando pela tampa de válvulas. Solução: troca da junta. Para isso, remove-se primeiro o coletor de admissão.

mvkn.jpg
Depósito de carvão na admissão. Pouco se levar em conta os 125 mil km originais sem nunca ter aberto o motor. Além de 80 mil km que uso apenas gasolina aditivada.
c9yo.jpg

2n8r.jpg

No coletor estava um pouco pior.
g6d.JPG
A parte se cima do motor está em ordem. Sem borra ou qualquer coisa do tipo. Valeu a pena usar Total Quartz 7000. :D
PS: Mesmo 16v, o comando é único tanto para admissão quanto para escapamento.
8xye.jpg
0fs9.jpg
p2r0.jpg

Montando a nova junta da tampa de válvulas.

rjky.jpg
Limpeza geral, com remoção dos depósitos de carvão.
2qtw.jpg

Limpeza do coletor de admissão.

xtaz.jpg
3l5i.jpg
Mas antes foi feita a limpeza da TBI que estava assim.
zah.JPG
E ficou assim.

a4f9.jpg

Depois de acertar o motor, chegou a vez da parte da transmissão e suspensão já cansada devido ao nosso asfalto lunar.
Alguns vazamentos de óleo. Contaminou bastante coisa. Foi preciso trocar as 4 coifas da caixa de direção.
6vc3.jpg
lb6g.jpg
Os braços (axiais) da direção também precisaram ser trocados.
q3qv.jpg
Barras estabilizadoras dianteiras, a popular bieleta com a bucha estourada. Foi trocado o par.
mj79.jpg
Braços da direção, conhecido como bandeja. Chegou ao fim da vida. Foi trocado o par também.
4oht.jpg
Novo par de bandejas, braços axiais, terminais da direção, buchas, amortecedores dianteiros e bieletas. Tudo original Peugeot. :001_cool:
4x21.jpg
q5zw.jpg
Montando os novos amortecedores dianteiros.
nibw.jpg
Amortecedores traseiros já vencidos. Trocados pela última vez em 2009. Foram substituídos.
yugw.jpg
Montado tudo.
gteb.jpg

Pronto para muitos mais mil km!

qu2r.jpg

As fotos vieram num CD que me foi entregue após o serviço.
sobre03.png
  • Upvote 5

Nossa... vc fez bastante coisa heim... ficou mto caro?

Caraca.... Muito bom! Tu deixou o carro novinho!!

Que trampo fino heim.

Além de tudo ainda fazem as fotos e colocam em um cd p o cliente ver todo o processo. :confianteup:

Vc deve ter sentido uma diferençaaaaa!!! :lol22:

Abrass

Gostei do tópico..

Que bom que quando precisou da manutenção você pode também fazer essa geral no carro. Assim fica zerado!

E o trabalho da oficina é nota 10. Achei que você mesmo tinha tirado as fotos e ficado em cima para fazerem um bom trabalho, mas pelo visto não precisa de nada disso.

Quando o serviço é limpo assim da gosto de ver

Que bom que voltou ativa hein Dantas...e só colaborando com posts bem interessantes.

valeu

Quantas dilmas foram envestidas ?

Fiquei com pena de você agora, deter ter saído uma nota...

Mas é bom pra galera não esquecer de fazer ou deixar de fazer manutenções nos pugs

Nossa, achava que as ex donas do meu soleil tinha maltratado ele bem, afinal foram 4,500 em reparos, coisas que iam quebrando e elas não arrumavam.

Que oficina essa heim! Show mesmo.

Bom seria se todas fossem assim.

Eu estou precisando fazer algumas coisas(preventivas) no carro, mas não acho alguém de confiança, o mecanico que eu sempre levei o carro na ultima vez deu uma mancada e agora to com o pé atraz!

essa tampa de válvulas e um capeta pra tirar são 84 parafusos, e quando a tampa empena por aquecimento pq e de plástico igual da linha GM ou vc trocar ou usa silicone de alta temperatura pq o valor da tampa e um absurdo, já o restante corpo de tbi com 13 reais vc compra um descarbonizante e limpa ,

Muito bom o serviço!

Se saiu caro ou não, valeu o bom trabalho do mecânico.

que trampo show....agora com certeza teu pug ficou filé!

abç

Respondendo a pergunta de todos: O carro ficou 10!!! O conforto da suspensão melhorou muito. E pra ajudar eu mesmo fiz uma "reforma" no estofamento do banco do motorista. Ai melhorou mais 1000% :P

Uma coisa que percebi também foi uma ganho no consumo. Claro que com troca de velas e descarbonização algo teria que melhorar. Mas pra realmente tirar a prova, enchi o tanque e vou calcular o consumo até chegar na reserva.

Andando como um senhor de 80 anos :wheelchair: num trajeto misto entre estrada e cidade, o CB está marcando incríveis 19,2 km/l. :eek: Mas vou fazer o cálculo na bomba e ver realmente quanto vou conseguir rodar com um tanque.

Bem, agora sobre quanto morreu nessa brincadeira, vamos lá! Realmente não saiu barato, ainda mais a M.O. do Flávio não sendo uma das mais baratas em SP. De peças foi trocado:

• Válvula termostática
  • Tampa do reservatório de expansão
  • 1 L de fluído de arrefecimento Total
  • Filtro de ar
  • Filtro de pólen/cabine
  • Filtro de combustível
  • Filtro de óleo
  • 4L de Total Quartz 7000 10W40
  • Junta da tampa de válvulas
  • Braço axial da caixa de direção (2 peças)
  • Terminais da direção (2 peças)
  • Coifa do semi-eixo (2 peças)
  • Retentor do semi-eixo (2 peças)
  • Bucha da barra estabilizadora (2 peças)
  • Bieleta da suspensão (2 peças)
  • Bandeja da suspensão (2 peças)
  • Amortecedores dianteiros
  • Batente do amortecedor dianteiro (2 peças)
  • Batente interno da haste (2 peças)
  • Rolamento do amortecedor dianteiro (2 peças)
  • Amortecedor traseiro (2 peças)

Valor total das peças genuínas: R$ 3.557,90 (o problema é esse motor D4D da Renault, se fosse algum TU o valor sairia metade)

Mão de obra no sistema de direção, transmissão, suspensão, arrefecimento e injeção: R$ 1.530,00

Total geral: R$ 4.750,00 :death: Quase 35% do valor de tabela do carro, mas como vou ficar com ele provavelmente mais um 5 anos, valeu a pena :P

essa tampa de válvulas e um capeta pra tirar são 84 parafusos, e quando a tampa empena por aquecimento pq e de plástico igual da linha GM ou vc trocar ou usa silicone de alta temperatura pq o valor da tampa e um absurdo, já o restante corpo de tbi com 13 reais vc compra um descarbonizante e limpa ,

Hoje em dia quase todos os novos motores a tampa de válvulas é de plástico. Mas o problema é que na GM eles aumentaram demasiadamente a taxa de compressão para o motor queimar etanol e isso acabou elevando a temperatura de trabalho, além de eu suspeitar também da baixa qualidade do plástico dessa tampa. Ai é como você disse, só silicone de alta temperatura, pois ficar trocando junta e tampa toda hora, haja $$$.

Edited by Dantas
  • Upvote 2

Independente do valor pago, a qualidade do serviço é sensacional, desde o Socorro com guincho até o making of dos reparos.

Meu sonho é ter uma Oficina desse nível por perto.

Abraços e aproveita o seu Peugeot 206 0km

Bem provável de que quando eu encostar o meu na oficina pra dar uma geral vou ter que fazer tudo isso que foi feito no seu, porém quero só ver como vou pagar .... acho que vou ter que refinanciar o carro pra arcar com os custos kuakakukuakaa :fuuu:

Enquanto isso, estou indo pela quinta vez no mecânico para tirar um vazamento do sistema de direção. :fovalone: :fovalone: :fovalone:

Já tá pago, resta ter paciência...

O serviço da Flafersa é outra vida. O Flávio é o cara pra mexer nos PSA da vida!

Vida longa ao manco!

• Upvote 1

Agora vc tem um carro com 125.000 Km em melhores condições e mais confiavel que muito carro com menos de 50.000 Km rodando por ai.

Como pretende ficar com ele por muito tempo ate acho que isso foi um investimento

• Upvote 1

PQP que belo trampo ein e que belo gasto rssss...........

Show de bola o tópico parabéns !!!

Que trampo fino!

Caro, com certeza, mas outro nível de excelência!

Dantas, isso foi investimento mesmo cara!

O carro tá zero de novo! hahah

Parabéns!

É uma coisa q aprendi nesses 5 anos de Peugeot é que, a manutenção adiada sai caro, muito caro.

Devida suas devidas proporções pra mim Peugeot é igual os Fiat Marea, um puta carro, mas não é pra qualquer um, não é qualquer um que mexe, não é qualquer um que tem cacife pra bancar as peças relativamente caras e especificas.

Esse tipo de carro é assim mesmo, muitos compram, poucos mantém, mas quem tem e mantém, sabe o carro que tem =)

• Upvote 1

Não reclamo do que paguei. O serviço que o William faz junto com o Flávio é top. Há anos só levo meu carro lá. Alguns membros do CP de SP passam a tarde lá com ele apredendo mais sobre mecânica dos carros da PSA. O cara manja muito. Há 10 anos só mexe com pug e citröen. O meu 1.0 tive que encher o saco pra ele pegar, já que o motor é Renault. :P

É uma coisa q aprendi nesses 5 anos de Peugeot é que, a manutenção adiada sai caro, muito caro.

Devida suas devidas proporções pra mim Peugeot é igual os Fiat Marea, um puta carro, mas não é pra qualquer um, não é qualquer um que mexe, não é qualquer um que tem cacife pra bancar as peças relativamente caras e especificas.

Esse tipo de carro é assim mesmo,  muitos compram, poucos mantém, mas quem tem e mantém, sabe o carro que tem =) 

Quer mão de obra fácil e barata: compra GM. Quando quebrar, o mecânico amigo do vizinho que teve um Monza sabe consertar. :D

• Upvote 2

O trabalho não da para negar que deve ser de primeira linha, mas eu acho que o valor pago deve - se ao titulo do post, Peugeot realmente é um carro muito bom, mas sempre é bom trocando as coisas conforme o desgaste, deixar a prevenção de lado, da nesse preju ai. Parabenizo pelo serviço, mas acho que o valor foi bem salgado hein.

Eu achei o serviço de primeira, até veio com o cdzinho, por um trabalho fino desses eu até pagaria o dobro na mão de obra.

Tive um gm que tive que recuperar, saiu o mesmo preço e não ficou tão bom assim.

No começo do mês que vem, vou levar ele pra fazer a revisão periodica, visto que meu pug esta também com um consumo exagerado de combustivel, se quiserem, eu posto depois o nome das peças que foram trocadas e preços :D

Aquela bieleta e aquele filtro de ar cond estavam incrivelmente zoados!

Vai ser minha próxima oficina, espero que seja realmente boa, pq falavam tão bem da oficinamk, q fiz uns serviços lá e sinceramente não volto mais lá. Idem com a 3Emotors.

Cara, sem brincadeira.... tu deu uma de americano agora, deixou literalmente o bagaço....quando vi a vela eu chorei de rir aqui, primeira vez que vi um desafio da física.... tu fez a cerâmica faiscar!!!!!

• Upvote 1

Caraca que diferença, se nas fotos já dá um alívio de ver trocando deixando novinho, imagino como deve ter ficado na hora de andar tbm....

Grande abraço!

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk 4

meu sonho um flavio dese aki no rio!!!!! muito bom o servico!!!!!

Vai ser minha próxima oficina, espero que seja realmente boa, pq falavam tão bem da oficinamk, q fiz uns serviços lá e sinceramente não volto mais lá. Idem com a 3Emotors.

Cara, sem brincadeira.... tu deu uma de americano agora, deixou literalmente o bagaço....quando vi a vela eu chorei de rir aqui, primeira vez que vi um desafio da física.... tu fez a cerâmica faiscar!!!!!

Durante 2 anos levei na Oficina MK, mas depois que aconteceu isso aqui passei a sempre levar no Flávio,

meu sonho um flavio dese aki no rio!!!!! muito bom o servico!!!!!

Cara, se o Flavio é a referência em SP, o Denis é no RJ

Só você procurar na área do rio de janeiro que você acha diversas citações

Conhece a fundo de PSA, todo mundo aqui do rj deixa com ele de olhos fechados

Durante 2 anos levei na Oficina MK, mas depois que aconteceu isso aqui passei a sempre levar no Flávio,

O meu ta com um barulho de ferro com ferro, só que só quando arranco com o motor ( quando o motor faz o balanço ) parado, e começou recentemente, após passar pela mecânica...... e trocaram o coxim :online2long: , o seu fazia o barulho quando acelerava certo?

O meu ta com um barulho de ferro com ferro, só que só quando arranco com o motor ( quando o motor faz o balanço ) parado, e começou recentemente, após passar pela mecânica...... e trocaram o coxim  :online2long: , o seu fazia o barulho quando acelerava certo?

Quando acelerava, em marcha lenta, a todo o instante!

Com o motor funcionando o barulho parecida que ia desmontar todo! E na verdade era as duas partes do tensor que tinha estourado que ficavam batendo uma outra.

Alguém de referência no RS ?? se vier com cdzinho ta valendo tbm!! haha

Show de bola o trabalho.

Estou um pouco longe, na Zona Sul de SP e tenho um oficina próxima que se chama "EIFFELTECH" ... alguém conhece ou tem referência ??? Nunca fiz serviço com eles, mas vou precisar em breve.

Obrigado e um grande abraço a todos.

Show de bola o trabalho.  

Estou um pouco longe, na Zona Sul de SP e tenho um oficina próxima que se chama  "EIFFELTECH" ... alguém conhece ou tem referência ???  Nunca fiz serviço com eles, mas vou precisar em breve.

Obrigado e um grande abraço a todos.

Eu estou em Guarulhos e levo lá :D

Ele fica ao lado estação Guilhermina-Esperança do metrô.

Enviado do meu Samsung Galaxy usando o Tapatalk 2

resumindo: vc trocou de carro hehehe

Cara isso é uma coisa que eu prezo...qq BARULHO fora do normal...afinal tenho meu 206 a 7 anos entao conheço MUITO bem ele...eu ja levo no mecanico dele que é o mesmo a 5 anos...

Cara isso é uma coisa que eu prezo...qq BARULHO fora do normal...afinal tenho meu 206 a 7 anos entao conheço MUITO bem ele...eu ja levo no mecanico dele que é o mesmo a 5 anos...

Estou com meu a 5 anos e o mesmo mecânico a 3. Alguns barulhos já vieram com ele e nunca deram maior problema, como o motor de arranque fazendo um chiado em partidas no frio. A CC recomendou a troca, a qual nunca fiz.

Desde que peguei esse mil em 2008 de vez em quando dava o erro de anomalia anti-poluição depois da partida, após por algum motivo eu deixar o carro morrer. Ninguém conseguia identificar o real problema. Até tópico aqui no CP abri mas nada... Até que nessa revisão foi diagnosticado o motivo: carbonização no coletor de admissão. Depois da limpeza e rodar + de 2 mil km o problema nunca mais apareceu. Já deixei mais umas 2x o carro morrer devido agora estar acostumado a dirigir AT :D

Enviado do meu Samsung Galaxy usando o Tapatalk 2

Edited by Dantas

Que reforma geral.

Ontem fiz uma manutenção geral em uma oficina (muito boa - Eiffeltech - Morumbi - SP) proximo de casa. A mais ou menos 1 mês, estourou o cabo de embreagem e na troca, o mecânico comentou novamente sobre o problema da minha suspensão. Me mostrou e fiquei assustado com a folga que tinha no pivô, parecendo que a qualquer momento iria "pular" a roda.

Ontem finalmente, consegui parar o carro e trocar tudo que estava precisando, desde que comprei o carro a 10 meses praticamente (nunca havia trocado nada além de óleo e filtros). A lista é a seguinte: TUDO ORIGINAL

Par de amortecedor dianteiro ;

Coifa dos amortecedores ;

Batente dos amortecedores ;

Bandeja dianteira ;

Disco e pastilha de freio dianteira ;

Limpeza do sistema de arrefecimento + troca do reservatório e tampa ;

Troca de óleo e filtros ;

Troca do sensor da direção hidráulica (estava com um pequeno vazamento).

Agora o bicho tá zerado e pronto para ficar um bom tempo sem dor de cabeça ....

Adoro o carro, econômico, anda bem, confortável .... Belissímo investimento !!!

Abraço a todos.

• Upvote 2

Meu carro está quase na situação em que o do Dantas ficou.. já faz um ano que não faço nenhuma revisão/manutenção preventiva no meu pug 206, só óleo e filtro .. Logo arcarei com as consequencias, já sinto a suspenção cansada e um consumo maior. E deixei até a troca da correia pra depois. O meu é um soleil 2002, mil manco só que prata. Já estou preparando meu bolso pra facada.

Meu carro está quase na situação em que o do Dantas ficou.. já faz um ano que não faço nenhuma revisão/manutenção preventiva no meu pug 206, só óleo e filtro .. Logo arcarei com as consequencias, já sinto a suspenção cansada e um consumo maior. E deixei até a troca da correia pra depois. O meu é um soleil 2002, mil manco só que prata. Já estou preparando meu bolso pra facada.

Pelo menos a correia você não pode deixar pra depois. Melhor priorizar isso senão o prejuízo será BEM maior.