Jump to content
Sign in to follow this  
zergsbo2

Gasolina Ou Etanol?

Recommended Posts

Olá pessoal. Adquiri recentemente um peugeot 307 presence pack automatico 2.0 ano/modelo 2009/2010.

O dono anterior só usava gasolina e me disse que o carro rendia e o motor rodava mal com etanol.

Depois de uma lida no manual vi que o carro é recomendado que rode com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina) o que seria um saco aqui no brasil pois teria que ficar misturando o tempo todo.

As perguntas pra quem tem o carro a mais tempo e tem mais experiencia que eu nele são: (Lembrando que esse modelo já é flex)

O carro roda com 100% etanol?

O tanque de partida a frio já não resolve no frio?

Vale a pena rodar com o etanol mesmo com o cambio automático?

Quem já andou recomenda?

Com gasolina já rodei e estou fazendo uma média de 9,8 km/L nos últimos 5 tanques (predominantemente estrada).

Obrigado!

Um abraço.

Apesar do meu carro ser 1.6, também tem essa recomendação de E85 no manual. Porém, utilizo sempre etanol, visto que no meu uso o carro faz 9,2 km/l na gasolina e 7,8 km/l no etanol em ciclo urbano. Então, pelo consumo, prefiro usar o etanol e coloco gasolina aditivada somente a cada 3.000 km. Outro dado é que o carro ganha potência queimando etanol, mas também o funcionamento fica mais ruidoso.

Então, analise isso tudo e chegue à fórmula que te atenda melhor. Sorte aí... :confianteup:

O meu eh 1.6 , sempre uso no etanol, alem do carro ficar mais potente, proporcionalmente pelo preço sai a mesma economia da gasolina, fora que alcool praticamente nao deixa residuos no motor, ainda mais com a gasolina de baixa qualidade que a gente tem por aqui, que ja possui mais de 20% de alcool. Somente na hora de ligar o carro, mesmo no calor sempre fica um pouco barulhento oscilando um pouco a rotaçao, mas 20 segundo depois para.

Edited by Thiago Pug

O alcool so mantem o motor limpo ( sem residuos/carvão) porque ele tem agua..a gasolina tem alcool misturado. A menos que vc rode com alcool isopropilico (impo$$ivel) ele nao deixa residuos de queima

Quando eu peguei meu 307, o dono anterior só rodava com etanol, e um tanque de gasolina aditivada a cada 2 ou 3 tanques.

O rendimento é beem diferente, o carro fica mais esperto (afinal são 3cv e 1kfmg de torque), mas na hora de ligar da uma oscilada, nada que 30 segundos não resolvam.

Mas ultimamente não tá valendo aqui no RJ, como eu pego trânsito de manhã sempre, o carro com ar ligado faz uns 8,5 na gasolina e 6,5 no alcool, o que inviabiliza.

O alcool so mantem o motor limpo ( sem residuos/carvão) porque ele tem agua..a gasolina tem alcool misturado. A menos que vc rode com alcool isopropilico (impo$$ivel) ele nao deixa residuos de queima

Não seria álcool anidro?

No meu caso alcool custa R$ 2,29 , e faz 5,4km/l , gasolina custa 2,80 e faz 6,3km/l , sempre com transito muito intenso, por isso do alto consumo, ar condicionado em 80% do tempo

eu sempre preferi alcool, so vou na gasolina quando o alcool atinge os 30%

Apesar de tb ser 1.6 como outros eu sempre utilizei mais a gasolina aditivada, mas agora estou utilizando o etanol pra dar uma variada (somente na cidade), o motor fica pouca coisa mais esperto, já na estrada prefiro a gasolina mesmo, pois rende mais. Como moro numa parte fria de Sampa sempre deixo o tanquinho cheio tb de gasolina aditivada ou podium pra ajudar de manhã. Agora precisa saber se onde o antigo dono abastecia era um bom posto, pois pode ser esse o motivo dele não se dar bem com etanol.

Sorte ai

Poxa, não esperava tantas respostas num período tão curto assim. Valeu mesmo gente.

Se alguém que tiver o câmbio automático e o motor 2.0 pra opinar fico muito grato.

Mas já me animei a testar o carro com o etanol. Assim que obtiver o meu veredito com ctz atualizarei aqui.

Valeu! Abraço!

Edited by zergsbo2

Poxa, não esperava tantas respostas num período tão curto assim. Valeu mesmo gente.

Se alguém que tiver o câmbio automático e o motor 2.0 pra opinar fico muito grato.

Mas já me animei a testar o carro com o etanol. Assim que obtiver o meu veredito com ctz atualizarei aqui.

Valeu! Abraço!

No 2.0 o ganho é mais expressivo, pois sao 8 ou 10cvs se nao me engano!!

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2

Edited by LeoT307

Não seria álcool anidro?

O isopropilico não possui água também..ele é usado para limpar placas de PC e queima mais fácil..Eu tinha esquecido o nome do anidro kk

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk 4

• Upvote 1

E ainda tem a opção do etanol aditivado... Que sinceramente nunca testei e não sei se o custo benefício vale a pena.

Com certeza etanol, mesmo ficando um pouco mais caro aqui no RJ, eu prefiro.

São 151 CV contra 143 cv na gasolina, vc sente na retomada ou em um ultrapassagem.

Uso 90% na estrada 100% ar ligado. 9 KM/L Aliás, com ou sem ar a diferença é imperceptivel.

E ainda tem a opção do etanol aditivado... Que sinceramente nunca testei e não sei se o custo benefício vale a pena.

Eu tenho dúvida também com relação a esse aditivo, qual é o real benefício dele no motor, já que o etanol não carboniza durante a queima?

Além disso eu tenho dúvidas do real vantagem do etanol em relação a gasolina. Pelo que sei, o álcool provoca o desgaste prematuro de componentes do escape como abafador...

Meu caso é meio curioso/estranho: pra rodar na cidade compensa mais a gasolina, enquanto na estrada o carro vai muito melhor com etanol - ressaltando que isso é relativo somente ao consumo. O desempenho com álcool é sensivelmente melhor nas duas situações.

Não sei se minha medições foram muito ruins, mas a situação é essa aí :haha:

Respondendo depois de 3 tanques com 100% etanol... O carro está rodando normal, fazendo uma média de 7,5 km/l sendo que ando uma média de 85% estrada e 15% cidade.

A média é bem boa considerando que nos últimos meses fiz 9,81 km/l de gasolina.

Estou pra testar o custo benefício do etanol aditivado.

Coversando com um dono de um Civic EXS 1.8... tenho a informação que o etanol aditivado é muito bom, só é mais complicado de achar nos postos.

Vou testar e mando os resultados aqui depois.

Um abraço!

Ainda não testei alcool no meu não, mas lendo esse post acho que darei uma chance pra ver como é!

Pessoal no meu 1.6 16v, sempre usei gasolina aditivada, no posto BR do lado de casa custa 2,759. Está fazendo uma media de 11.9 km/l, o trajeto é 40% estrada e 60% cidade, porem não pego transito, na cidade a media é de 50km/h.

Ultimamente usei álcool e a media ficou em 8.5 a 9 km/l por isso prefiro a gasolina pelo custo beneficio.

Também notei q no alcool o motor fica mais ruidoso e com um pouco mais de vibração, mas quando esquenta volta ao normal.

Já fui uma fez pra São Paulo tentando fazer o menor consumo possível, mantendo a velocidade em 100 km/h quase constante chegou em uma media de 16 km/l usando gasolina adtivada.

Outra coisa que notei, sempre gostei de usar a VPower da Shell, porem no 307 quando parava na garagem sentia um cheiro forte de enxofre. (cheiro de ovo podre ou peido). Então passei a usar a Supra no BR e o cheiro parou, voltei para a VPower e o cheiro voltou, desde então só uso BR Supra, alguem sabe se a formulação da gasolina é tão diferente assim, pra mudar o cheiro?

Abraços!

Edited by RiGelain

Talvez essa VPower que você estivesse usando tivesse muito enxofre...

Eu tenho dúvida também com relação a esse aditivo, qual é o real benefício dele no motor, já que o etanol não carboniza durante a queima?

Além disso eu tenho dúvidas do real vantagem do etanol em relação a gasolina. Pelo que sei, o álcool provoca o desgaste prematuro de componentes do escape como abafador...

O etanol costuma provocar uma queima muito "seca" e não tem efeito lubrificante para as peças com as quais ele tem contato. Com isto, costuma haver muito atrito das válvulas com seus retentores, o que gera muito calor, consequente dilatação da válvula e alargamento das sedes de válvulas no cabeçote e de seus retentores. O etanol aditivado visa justamente proporcionar uma melhor lubricidade do combustível.

Agora, vai saber se faz algum efeito mesmo :hmm: .....

Comprei um 307 PP Flex 2007 1.6, nunca dirigi carro com etanol, compensa mesmo sobre a questão de ganho de potencia?

ou é quase nulo pois o carro é 1.6?

n sei se é meio psicologico, mas, eu sinto o carro mais esperto no etanol, fora q teve um tanque de gasolina que eu usei, que de saída o carro sempre dava aquelas griladas (acredito q foi por conta da qualidade da gasolina), já no etanol o carro hora nenhuma apresenta esses grilos...

n sei se é meio psicologico, mas, eu sinto o carro mais esperto no etanol, fora q teve um tanque de gasolina que eu usei, que de saída o carro sempre dava aquelas griladas (acredito q foi por conta da qualidade da gasolina), já no etanol o carro hora nenhuma apresenta esses grilos...

No caso dos motores 1.4 ganham 2 cv de potencia utilizando alcool, sem alteração de torque... não é muita coisa...

No meu carro, prefiro rodar com a gasolina, pois parece que o motor gira mais "redondo", no alcool fica muito áspero... caracteristica que observei desde 0km, mesmo perdendo o pequeno ganho de potencia.

E conforme apontaram as últimas pesquisas, meu carro no álcool não rende os 80% da gasolina como disseram... no álcool ele rende em torno de 65%, em media, com combustiveis de varios postos diferentes.

Hoje com o atual preço dos combustiveis aqui na cidade de SP, 1,99 para o alcool e 2,79 para a gasolina, estou abastecendo com gasolina..

Estou fazendo a média no meu agora, e no alcool ele deu 8km/l ... na gasolina não medi ainda, mais por alto pelo que notei deve ta dando algo em torno de 9km/l... e sinceramente a diferença de potência é bem pouca, mais no consumo já ajuda um pouco.

Aproveitando, se alguém puder me tire uma dúvida... porque no meu CB marca 6.9km/l tanto na gasolina quanto no alcool?

Meio off: qual aditivada e melhor? Vpower, supra, etc

Enviado de meu XT918 usando Tapatalk

No caso dos motores 1.4 ganham 2 cv de potencia utilizando alcool, sem alteração de torque... não é muita coisa...

No meu carro, prefiro rodar com a gasolina, pois parece que o motor gira mais "redondo", no alcool fica muito áspero... caracteristica que observei desde 0km, mesmo perdendo o pequeno ganho de potencia.

E conforme apontaram as últimas pesquisas, meu carro no álcool não rende os 80% da gasolina como disseram... no álcool ele rende em torno de 65%, em media, com combustiveis de varios postos diferentes.

Hoje com o atual preço dos combustiveis aqui na cidade de SP, 1,99 para o alcool e 2,79 para a gasolina, estou abastecendo com gasolina..

Eu tenho feito os meus controles aqui e sinceramente na gasolina tme rendido bem melhor. No álcool é média de 7; 8 km/l (descontado o erro de 0,7 do CB). Na gasolina dá pra fazer 10 redondo. Com os valores atuais aqui em Campinas, tá valendo mais a gasosa.

O frentista abasteceu nessa última completada "por engano" com V-Power. Como já estava indo eu deixe concluir e estou curtindo os resultados. Já rodei 200 km e tá numa média de 12 km/l, porém num trecho mais rodoviário e sempre sem ar. Vamos ver no final o que vai compesar...

SP ta barato os preços. Aqui a media e de 2,15 no etanol e 3,05 a gasolina.

Enviado de meu XT918 usando Tapatalk

Meio off: qual aditivada e melhor? Vpower, supra, etc Enviado de meu XT918 usando Tapatalk

Eu ouvi dizer que todo combustível de posto(comum, aditivada, etanol, etanol)vendido aqui no Brasil é fornecido pela Petrobras, porém no caso a Shell(e todas outras bandeiras) adiciona seus próprios aditivos, vamos ver se aparece alguém mais esclarecido no assunto.

Tecnicamente não sei dizer mas no meu motor EW10 (2.0) a VPower rende bem mais que a supra. Na estrada entre uma e outra da uma diferença de 2 km/L.

Só uso a Vpower. Supra só quando não tem jeito e as outras nunca usei (Ipiranga, etc).

Álcool tbm nunca usei.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk