Jump to content
ERSuzuki

Fvm - Faça Você Mesmo! Melhorando A Iluminação Do Porta-Malas Do Peugeot 206

Recommended Posts

"TUTORIAIS - Faça Você Mesmo: Neste subforum o AUTOR é CRIADOR DE CONTEÚDO, você vai postar um PASSO A PASSO, com fotos, dicas. É um manual, uma dica. Você ensina a fazer uma modificação, um reparo, uma troca... "

no final do vídeo mostra como ficou o porta-malas com as luzes de led.. 10x0 no que era antes!

LINK DO VÍDEO - MOSTRANDO COMO FICOU O PORTA-MALAS DE NOITE: https://www.youtube.com/watch?v=Lv6BUK3j_mU

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=W0cddODB__0

Link do canal: http://www.youtube.com/user/ERS206pug

Se puder, se inscreva no canal, clica no joinha e compartilha! me ajuda muito a continuar a fazer esses tutoriais e divulga para outras pessoas nosso clube, pois no final do vídeo eu comentei sobre esse forum.. vamos divulgar para mais pessoas executarem esse tuto!

Em vez de postar fotos, digitar um texto ou algo do tipo, resolvi fazer um vídeo de como se faz a melhoria na iluminação do porta-malas do peugeot 206.. se eu não me engano é possível fazer em outros carros sim, desde que tenha a iluminação original.. é possível também você colocar iluminação caso seu carro não tenha, basta uma tomada 12v e um sensor.. no meu caso eu já tinha uma luz mais queria melhora-lá, pois a noite ao sair do supermercado por exemplo era difícil visualizar as compras devido a minha garagem que é escura e a luz do porta-malas na minha opinião, um tanto quanto fraca... então galera, assista o vídeo durou mais ou menos 1hora para executar esse serviço mais resumi o vídeo em 15minutos se eu não me engano...

Aos próximos tutoriais pretendo fazer como vídeos também, pois assim fica mais fácil explicar e demonstrar como eu fiz e como você pode fazer!

Forte abraço a todos do CP!

LINK DO VÍDEO - MOSTRANDO COMO FICOU O PORTA-MALAS DE NOITE: https://www.youtube.com/watch?v=Lv6BUK3j_mU

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=W0cddODB__0

Link do canal: http://www.youtube.com/user/ERS206pug

Se puder, se inscreva no canal, clica no joinha e compartilha! me ajuda muito a continuar a fazer esses tutoriais e divulga para outras pessoas nosso clube, pois no final do vídeo eu comentei sobre esse forum.. vamos divulgar para mais pessoas executarem esse tuto!

Edited by ERSuzuki
  • Upvote 4

Parabéns pela iniciativa show!

Ps: Meu primeiro susto com o 206 foi fazendo isso com a bateria ligada :D e deu curto. Depois disso o carro não ligava. Minutos depois o Camillo posta falando que devia ter queimado o fusível F4, acabando com o meu nervosismo por algo de 40 centavos.

opa vlw dantas! sempre q for fazer algo com relação a elétrica do carro devemos desligar a bateria, pois pode dar curto como aconteceu no seu caso..

forte abraço!

kkkkkk quem ja não deu um curto de leve no carro! :lol22:

• Upvote 1

graças a Deus eu não! uheauhaehuaeu ;)

• Upvote 1

MUITO BOM!

Vai quebrar um galhão para mim..

legal cara, tenho um projeto de iluminação pro 206 todo, e coloquei uma lampada de 28 leds no lugar da original e meu projeto no porta malas é fazer um corte retangular no acabamento do lado direito do porta malas e adaptar uma luminaria original pra ficar igual a do outro lado, assim que fizer posto algumas fotos.

abs

Dá muito trabalho se o carro em questão já não tiver nenhuma luz? Tipo o meu hehe

Boa Erik.. Esses Londrinenses são phoda.. Quando coloca uma coisa na cabeça, faz mesmo..rsrs

Sempre quis fazer algo parecido no meu...mais passando o fio pela parte traseira onde fica a base da fechadura..

Dá muito trabalho se o carro em questão já não tiver nenhuma luz? Tipo o meu hehe

dependendo do ano, já deve vir com o chicote então você compra a luminária original pluga no chicote e encaixa no local correto. Simples

dependendo do ano, já deve vir com o chicote então você compra a luminária original pluga no chicote e encaixa no local correto. Simples

Bom, é um Sensation, ano 2005... Nunca vi nenhum furo ou algum chicote lá... mas preciso investigar melhor.

Sensacional! Parabéns pelo tutorial!

Vou fazer com ctz haha

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Bom, é um Sensation, ano 2005... Nunca vi nenhum furo ou algum chicote lá... mas preciso investigar melhor.

Tem o furo sim do lado esquerdo e quase certeza que tem o chicote, só plugar a luminária e pronto.

Enviado do meu tapatalk.

vlw rapaziada é isso ai sempre melhorando nossos pugs! hahah

Muito bom o tutorial!

Definitivamente uma das próximas mod's da lista!

Muito bom o tutorial!

Definitivamente uma das próximas mod's da lista!

opa vlw man!!

vou ver se faço um sobre os freios nesse fds....

att,

Erik

Olá, Boa tarde a todos!

Achei muito interessante a ideia de melhorar a iluminação, ficou show de bola! Mas no meu caso, teria que criar uma, porque no meu 206 só tem um buraco no lugar da lâmpada, ai lendo aqui vi que, conforme o Duardo falou é possível que tenha um chicote lá na traseira...

Então abri o forro da parte de trás, lá onde fica o cinto de segurança retrátil traseiro e lá estava o chicote:

WP_20140428_009.jpg

Então fiz a ligação onde, preto [+] e marrom [gnd] e não acendeu! :/

Alguém saberia porque não acendeu? Fiquei com uma outra grande dúvida também, onde fica o interruptor pra esta iluminação?

Como saber se algum fusivel queimou?

Fala ai Romário,

De uma olhada na fechadura do porta malas, no meu 207 fica lá o interruptor.

Fui pegar a foto do tópico "Removendo Grilos do seu 206 (By Elms/By Markinjs)", mas nessa foto não tem o interruptor. Não sei porque! rsrsrs...

imagem008kz1.jpg

Você deve olhar o filamento do fusível, caso ele esteja rompido quer dizer que esta queimado.

Dica: seria bom dar uma olhado o que este fusivel protege, e verificar se não tem nenhum problema como curto.

Olá, Boa tarde a todos!

Achei muito interessante a ideia de melhorar a iluminação, ficou show de bola! Mas no meu caso, teria que criar uma, porque no meu 206 só tem um buraco no lugar da lâmpada, ai lendo aqui vi que, conforme o Duardo falou é possível que tenha um chicote lá na traseira...

Então abri o forro da parte de trás, lá onde fica o cinto de segurança retrátil traseiro e lá estava o chicote:

WP_20140428_009.jpg

Então fiz a ligação onde, preto [+] e marrom [gnd] e não acendeu! :/

Alguém saberia porque não acendeu? Fiquei com uma outra grande dúvida também, onde fica o interruptor pra esta iluminação?

cara, pega a lampada do porta luvas se tiver e pluga ai, é igual, se funcionar é pq vc fez caca na instalação, alguns carros não tem interruptor e sim um sensor na tampa do porta malas que faz acender, em todo o caso pegue uma lampada e com os fios soltos, faça o teste, inverta os polos, algumas palmadas de led nao funcionam de um jeito, mas invertendo funciona.

cara, tenho um presence 1.4 2005, o sensor fica dentro da tampa traseira, e ele funciona da seguinte maneira, tem uma esfera dentro de um recipiente que nao sei o nome, dai quando abre a tampa, a esfera vai para outra ponta e fecha contato, ligando a luz de dentro do porta mala.

Não sei deu para entender, mas se abrir o tampão do porta mala (aonde tem os puxadores, pela parte de dentro) tu vai ver já.

att,

cara, pega a lampada do porta luvas se tiver e pluga ai, é igual, se funcionar é pq vc fez caca na instalação, alguns carros não tem interruptor e sim um sensor na tampa do porta malas que faz acender, em todo o caso pegue uma lampada e com os fios soltos, faça o teste, inverta os polos, algumas palmadas de led nao funcionam de um jeito, mas invertendo funciona.

cara, tenho um presence 1.4 2005, o sensor fica dentro da tampa traseira, e ele funciona da seguinte maneira, tem uma esfera dentro de um recipiente que nao sei o nome, dai quando abre a tampa, a esfera vai para outra ponta e fecha contato, ligando a luz de dentro do porta mala.

Não sei deu para entender, mas se abrir o tampão do porta mala (aonde tem os puxadores, pela parte de dentro) tu vai ver já.

att,

Boa Noite Galera!

Então, neste fim de semana tive um tempo melhor pra fuçar no carro e descobrir algumas coisas...

No interior da tampa do porta-malas, realmente existe o espaço para este "sensor" mas o meu Sensation não o tinha.

É só tirar o acabamento e lá está o chicote para colocar nele.

Fiz umas "adaptações" e consegui colocar a luz, mas com interruptor mesmo...

Não achei de forma alguma o sensor na internet, e não tenho o tempo suficiente para ir em desmanches para procurar, na CC além de demorar pra chegar, deve custar os olhos da cara, por isso já descartei logo. Ainda nas minhas buscas na internet, vi alguns do gênero, (Sensor de Mercúrio, Esfera de Cobre...) Mas ninguém sabia me informar se serviria para o fim proposto. E não estava querendo esperar chegar para testar...

Então tive uma brilhante ideia de "criar" um sensor com uma esfera de eixo de bicicleta, tubo de caneta e cobre. Ele serviria para fechar o circuito assim como o gbl131188 falou... Na teoria, ok Na prática nem tanto.

Até funcionou, mas os leds acendiam muito fracos, creio que deve ter alguma coisa a ver com a condutividade do material da esfera... Como não sou aquele cara habilidoso com handwork, deixei pra lá a ideia, fechei o circuito na tampa do porta-malas onde ficaria o sensor e coloquei um interruptor mesmo. Sei lá, se alguém com maiores habilidades eletrônicas reproduzisse a ideia, creio que daria certo...

É isso! valeu as respostas! Foi o mal o texto, rs, queria compartilhar minha experiência nesse DIY... Qualquer coisa, estamos aii!

Edited by Romário Lima

Tenho uma dica então. Ao invés de usar a esfera. Pq não poe aqueles igual do porta luva.enquanto o pino estiver precionado, no caso a tampa fechada iria apertalo.e quando abrir ele solta o pino e ascende.dai sot prender em algum lugar da tampa que não pegue água. Acho que ficaria legal tbm.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Tenho uma dica então. Ao invés de usar a esfera. Pq não poe aqueles igual do porta luva.enquanto o pino estiver precionado, no caso a tampa fechada iria apertalo.e quando abrir ele solta o pino e ascende.dai sot prender em algum lugar da tampa que não pegue água. Acho que ficaria legal tbm.

Fiz assim mesmo! rs!

Hehe show. Eu to querendo colocar no porta luva.mas como não entendo muito de elétrica e da onde puxar os fios.fico meio assim de fazer caca

vê no manual qual o fusivel que é do porta malas... desconecta ele que da pra ver que o meio dele fica meio queimado...

Eu não consigo abrir o video aqui no trablho... mas fiz iluminação do meu com fita led... ficou mto bonito...

assim que eu tirar foto posto aqui... nesse sabado termino de fazer a instalação dos leds internos...

att,

Boa Noite Galera!

Então, neste fim de semana tive um tempo melhor pra fuçar no carro e descobrir algumas coisas...

No interior da tampa do porta-malas, realmente existe o espaço para este "sensor" mas o meu Sensation não o tinha.

É só tirar o acabamento e lá está o chicote para colocar nele.

Fiz umas "adaptações" e consegui colocar a luz, mas com interruptor mesmo...

Não achei de forma alguma o sensor na internet, e não tenho o tempo suficiente para ir em desmanches para procurar, na CC além de demorar pra chegar, deve custar os olhos da cara, por isso já descartei logo. Ainda nas minhas buscas na internet, vi alguns do gênero, (Sensor de Mercúrio, Esfera de Cobre...) Mas ninguém sabia me informar se serviria para o fim proposto. E não estava querendo esperar chegar para testar...

Então tive uma brilhante ideia de "criar" um sensor com uma esfera de eixo de bicicleta, tubo de caneta e cobre. Ele serviria para fechar o circuito assim como o gbl131188 falou... Na teoria, ok Na prática nem tanto.

Até funcionou, mas os leds acendiam muito fracos, creio que deve ter alguma coisa a ver com a condutividade do material da esfera... Como não sou aquele cara habilidoso com handwork, deixei pra lá a ideia, fechei o circuito na tampa do porta-malas onde ficaria o sensor e coloquei um interruptor mesmo. Sei lá, se alguém com maiores habilidades eletrônicas reproduzisse a ideia, creio que daria certo...

É isso! valeu as respostas! Foi o mal o texto, rs, queria compartilhar minha experiência nesse DIY... Qualquer coisa, estamos aii!

Que estranho, na tampa tem um fio solto, um conector igual o da luz da mala, esse é do limpador de parabrisa. Bom eu tenho acesso a venda de peças usadas, se quiser, quando eu puder vejo pra você o preço é te mando por correio.

Mas veja direitinho se não tem mesmo a peça no lugar.

Abs

Enviado do meu LG-E615 através de Tapatalk

quanto pagou nessas fitas led?

aqui perto de casa é um absurdo de caro.

R$15 o metro... comprei na santa efigênia, aqui no centro de sampa...

dê uma olhada no mercado livre, tem diversos vendedores dessas fitas..

Edited by Gustavo Amaro (darkan666)

etchaa,,, aqui em porto alegre estava 32 reais o metro :o

vou pesquisar melhor aqui.

vlw pela dica

Que estranho, na tampa tem um fio solto, um conector igual o da luz da mala, esse é do limpador de parabrisa. Bom eu tenho acesso a venda de peças usadas, se quiser, quando eu puder vejo pra você o preço é te mando por correio.

Mas veja direitinho se não tem mesmo a peça no lugar.

Abs

Enviado do meu LG-E615 através de Tapatalk

Então Duardo, o conector que tem dentro da tampa do porta-malas não é igual ao da lampada não. É só um fio verde, que fecha o circuito terra, quando conectava ele em outro terra, a luz acendia. O do limpador está conectado lá e funcional...Quando tiver tempo abro lá e tiro uma foto...

Vê se você consegue informações sobre esse sensor, e se tiver ele pra vender manda uma MP ai com detalhes, preço...

Aqui na cidade vizinha, onde eu compro esses tipos de coisas é R$ 18,00 o metro...

Edited by Romário Lima

Então Duardo, o conector que tem dentro da tampa do porta-malas não é igual ao da lampada não. É só um fio verde, que fecha o circuito terra, quando conectava ele em outro terra, a luz acendia. O do limpador está conectado lá e funcional...Quando tiver tempo abro lá e tiro uma foto...

Vê se você consegue informações sobre esse sensor, e se tiver ele pra vender manda uma MP ai com detalhes, preço...

Aqui na cidade vizinha, onde eu compro esses tipos de coisas é R$ 18,00 o metro...

manda uma foto pra mim desse sensor só pra eu nao ter duvida, ai vou la e eu mesmo procuro no carro o sensor e vejo o preço que ele consegue fazer

.

ficou show

se eu não me engano paguei 15 Reais o metro....

aqui em Londrina PARANÁ

Ficou TOP, Preciso fazer isso

Pessoal, quantos é o tamanho da fita de cada lado? Digo isso pois comprei o rolo, mas preciso saber quantos centímetros para fazer o corte pois estou sem o carro para medir.

Obrigado!

Abraços

Tenho um Moonligth e o sensor da tampa do porta malas é um pequeno tubinho com mercúrio, como devem saber, o mercúrio é um líquido que conduz eletricidade ( não confundir com o mercúrio que se usa em ferimentos ), assim ao levantar a tampa o mercúrio desce pelo tubo e faz o contato.

Esse é o meu:

1075290_421571607956739_1260534462_n.jpg

ac4cbf23fc09d72eb18963ec3111025a.jpg <br />Fiz hj TB, a noite posto outra foto pra ver como ficou TB...<br />Única coisa que no meu,MSM com o porta malas fechado,ele fico ligado,um pouco mais fraco,mas continua ligado...<br />Tem jeito isso?

Show de bola, Porem tenho um cagasso tremendo de tirar o(s) Polo(s) da bateria por causa do modo ECO , tenho certos receio com isso ja Duas experiencias chatas com isso...

Mas parabenss

Edited by R Douglas

Show de bola, Porem tenho um cagasso tremendo de tirar o(s) Polo(s) da bateria por causa do modo ECO , tenho certos receio com isso ja Duas experiencias chatas com isso...

Mas parabenss

Também tenho esse medo mais vou fazer assim msm...rsrs