Jump to content
fgodoy

Retrovisor Interno Eletrocrômico 208 Griffe

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém sabe se é possível instalar o retrovisor eletrocrômico do 308 em um 208 griffe?

Faz muita falta esse equipamento no mar de faróis desregulados de São Paulo. Rsrsrs

Obrigado.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Estou em busca disso também. Por enquanto não avancei muito. Estou vendo como funciona no 208 europeu, já que ele tem esse recurso, para adaptar depois no nosso aqui.

Eu tava indo nessa linha também, até encontrei um usado no ebay da França, porém já vendido, o que me fez pensar no 308, foi que no anúncio fala que era compatível com o 307, 3008 e até com o citroen rc3.

Assim que tiver novidades posso aqui.

Valeu.

se tivesse alguém de concessionária com acesso a esquema elétricos daria para ver isso.

até onde sei, os espelhos eletrocrômicos costumam ser alimentados por um sinal de 12v . Em alguns carros isso é constante e ele tem um sensor que controla o anti-reflexo eletronicamente. Outros carros o espelho só entra no modo eletrocrômico quando o sinal de sensor de luz ativa ele e então o sensor passa a funcionar.

Não sei como é no 308 e demais. Curioso também.

• Upvote 1

Para não abrir um topico novo, e falar de um assunto parecido, no manual do 208 diz que é possivel programar os retrovisores laterais para auto se ajustar quando engatado a marcha ré,

Não consigo programar! essa funnção é apenas para o Griffe?, Sera que o Allure tem e eu nao estou conseguindo programar!

Obrigado!

Para não abrir um topico novo, e falar de um assunto parecido, no manual do 208 diz que é possivel programar os retrovisores laterais para auto se ajustar quando engatado a marcha ré,

Não consigo programar! essa funnção é apenas para o Griffe?, Sera que o Allure tem e eu nao estou conseguindo programar!

Obrigado!

Eu tenho um griffe e não ví essa opção ativa, será que não é algo que só funciona em outro país?

Aliás, poderiam fazer o manual específico para cada versão/pais...

abs

Trazendo o post que fiz em outro:

Descobri hoje que nem os gringos tem isso! alm: Fuçando em fóruns franceses, li um post de um cara fazendo exatamente essa mesma pergunta e a resposta da maioria: não funciona.

Inclinaison automatique des rétroviseurs en marche arrière

Enviado do meu Samsung Galaxy usando o Tapatalk 2

• Upvote 1

Trazendo o post que fiz em outro:

Descobri hoje que nem os gringos tem isso! alm: Fuçando em fóruns franceses, li um post de um cara fazendo exatamente essa mesma pergunta e a resposta da maioria: não funciona.

Inclinaison automatique des rétroviseurs en marche arrière

Que beleza em... rs

se tivesse alguém de concessionária com acesso a esquema elétricos daria para ver isso.

até onde sei, os espelhos eletrocrômicos costumam ser alimentados por um sinal de 12v . Em alguns carros isso é constante e ele tem um sensor que controla o anti-reflexo eletronicamente. Outros carros o espelho só entra no modo eletrocrômico quando o sinal de sensor de luz ativa ele e então o sensor passa a funcionar.

Não sei como é no 308 e demais. Curioso também.

Eu ainda não consegui tirar o retrovisor daquela base onde ele está fixado no sensor de chuva/crepuscular, mas vi pelo ServiceBox que sai. Se for apenas alimentação 12v é fácil, mas se formos deixar igual ao original temos um trabalho a mais: ao engatar a marcha ré, no 307 por exemplo, ele desliga :D

cara, isso é um treco que sinto falta e quero botar, mesmo que eu precise tampar o sensor com a mão quando engatar a ré (assim ele acha que tá super escuro e deixa o retrovisor claro).

Ainda assim, minha mercedes tinha retrovisor eletrocromico nos três espelhos. E tava com um probleminha que quando engatava a ré nem as luzes de ré acendiam, tão pouco os espelhos clareavam.

Mas só tive dificuldade com isso quando fui sair de marcha ré de uma garagem que tava super escura, ao meio dia, num puta sol. Não tava vendo nada nos espelhos. Tampei com a mão o sensor (que na mercedes fica atrás do espelho, numa posição mais ingrata para essa manobra) e deu certo hahaha... Depois disso descobri que se eu ligasse a luz interna ele também desativava a função.... hahahahahaha

cara, isso é um treco que sinto falta e quero botar, mesmo que eu precise tampar o sensor com a mão quando engatar a ré (assim ele acha que tá super escuro e deixa o retrovisor claro).

Ainda assim, minha mercedes tinha retrovisor eletrocromico nos três espelhos. E tava com um probleminha que quando engatava a ré nem as luzes de ré acendiam, tão pouco os espelhos clareavam.

Mas só tive dificuldade com isso quando fui sair de marcha ré de uma garagem que tava super escura, ao meio dia, num puta sol. Não tava vendo nada nos espelhos. Tampei com a mão o sensor (que na mercedes fica atrás do espelho, numa posição mais ingrata para essa manobra) e deu certo hahaha... Depois disso descobri que se eu ligasse a luz interna ele também desativava a função.... hahahahahaha

O novo C3 aqui no BR - posicionado agora como modelo abaixo do 208 - tem retrovisor eletrocrômico. Se os dois usarem a mesma BSI, o que não é difícil já que compartilham a mesma plataforma, vai ser + fácil essa adaptação, pois é passar numa CC e pegar os esquemas elétricos com algum camarada :D

• Upvote 1

esse esquema de engatar a ré pode ser simples:

se tiver um sinal para ON/OFF, podemos usar o sinal de +12V da luz de ré.

Aí se a lógica for +12V em algum pino/chicote do retrovisor para desligar, fica fácil. Ou se a lógica for só com 1 pino sinal, sendo +12v para ligar e 0V quando engata a ré , também é fácil. Dá para fazer por micro-relé.

• Upvote 1

Eu não acho que o retrovisor tenha qualquer lógica calculada na BSI.

Acredito que se ligar um 12v nele, funciona. A única coisa que viria da BSI seria um "corte de energia" quando a ré é engatada.

Até aí, um circuito elétrico pode ser montado para abrir o do espelho quando fechar os das lâmpadas de ré.

Sent from my iPad using Tapatalk

Eu não acho que o retrovisor tenha qualquer lógica calculada na BSI.

Acredito que se ligar um 12v nele, funciona. A única coisa que viria da BSI seria um "corte de energia" quando a ré é engatada.

Até aí, um circuito elétrico pode ser montado para abrir o do espelho quando fechar os das lâmpadas de ré.

Esquema elétrico do retrovisor eletrocrômico do 208 europeu.

Fio 6436 - Massa (Terra)

Fio JE11A - Positivo

Fio 6441 - Informação Marcha-Ré

ay3s.png

Edited by Dantas
  • Upvote 2

putz, super simples!

Mas pelo visto, mais simples ainda é comprar esse modulo e ligar os chicotes como no diagrama na BSI, certo?

Ou esse módulo vem no espelho? (Mais simples ainda, só fazer as conexões)

Essa BSI é a mesma da nossa?

putz, super simples!

Mas pelo visto, mais simples ainda é comprar esse modulo e ligar os chicotes como no diagrama na BSI, certo?

Ou esse módulo vem no espelho? (Mais simples ainda, só fazer as conexões)

Essa BSI é a mesma da nossa?

O retrovisor eletrocrômico do 208 europeu é o mesmo do nosso C3. O código dele é 815489 e tem o preço sugerido de R$ 242,35 :eek: O "módulo" 6440 seria o próprio retrovisor, ou seja, não existe módulo

Quanto a BSI, não sabemos ainda o que a Peugeot limou na nossa. Só espetando o PPS e olhando debaixo do volante pra ver se os esquemas do europeu são iguais ao nosso.

• Upvote 1

Parece tão simples que só tem que ver se tem essas conexões na BSI mesmo. Aí é só ligar o espelho e boa!

• Upvote 1

Parece tão simples que só tem que ver se tem essas conexões na BSI mesmo. Aí é só ligar o espelho e boa!

Pelo diagrama é fácil.

Basta pegar o sinal +12V e terra de qualquer lugar do carro. Não precisa ser o mesmo chicote e mesmo ponto da BSI pois não sabemos se a nossa BSI é exatamente igual ou tem algo desabilitado.

Agora o sinal de ré, também é fácil. Pode pegar direto da BSI o sinal da luz de ré ou puxar um fio da lâmpada de ré lá na lanterna e trazer até o painel/retrovisor.

Aí basta testar:

- se a lógica for positiva, ao ligar a ré, deve desligar o fotocrômico como esperado, pois ao engatar a ré o sinal de 12V acionará o "terceiro" fio/sinal

- se a lógica for negativa, para complicar um pouco, se usarmos essa ligação, não vai acontecer nada. Mas aí é fácil. Basta através de 2 resistores fazer a lógico negativa inversa e funciona na boa. Coisa simples..

• Upvote 1

Pelo diagrama é fácil.

Basta pegar o sinal +12V e terra de qualquer lugar do carro. Não precisa ser o mesmo chicote e mesmo ponto da BSI pois não sabemos se a nossa BSI é exatamente igual ou tem algo desabilitado.

Agora o sinal de ré, também é fácil. Pode pegar direto da BSI o sinal da luz de ré ou puxar um fio da lâmpada de ré lá na lanterna e trazer até o painel/retrovisor.

Aí basta testar:

- se a lógica for positiva, ao ligar a ré, deve desligar o fotocrômico como esperado, pois ao engatar a ré o sinal de 12V acionará o "terceiro" fio/sinal

- se a lógica for negativa, para complicar um pouco, se usarmos essa ligação, não vai acontecer nada. Mas aí é fácil. Basta através de 2 resistores fazer a lógico negativa inversa e funciona na boa. Coisa simples..

Fenomenal, vou comprar meu retrovisor de ds3 hahahahaha

Encomendei hoje o meu na própria Peugeot por 242,35. Por alguma razão eles tem essa peça no catálogo. Acho que 508 usa o mesmo, enfim... Liguei na Citroën também: mesma peça R$ 362,89

Edited by Dantas
  • Upvote 1

242? tá de graça hahahahaha. O do 307 era mais de 400.

Será que o premier não tem o eletrocromico e por isso eles tem em estoque?

Po vou comprar também... depois que pagar o ipva do ano que vem.

242? tá de graça hahahahaha. O do 307 era mais de 400.

Será que o premier não tem o eletrocromico e por isso eles tem em estoque?

Po vou comprar também... depois que pagar o ipva do ano que vem.

O Premier não... De "eletrônica" a mais que o Griffe eram os AB laterais e sensor de estacionamento dianteiro. Quanto a esse último tá fácil colocar no nosso. Só comprar os sensores e mandar instalar no para-choque. O chicote existe avulso e a central tem o barramento para o conector. Deve ter ativação na BSI para aparecer a indicação gráfica na SMEG.

Opa ótimas notícias. Valeu pelas pesquisas. Estou meio atarefado nestes últimos dias. Vou encomendar também, faz muita falta isso...

Abs

Acredito que a BSI do nosso C3 e 208 sejam as mesmas. Se o C3 tem o retrovisor eletrocrômico, eu pegaria emprestado um C3 rsrsrsrs e pesquisaria o chicote, de repente pegar no desmanche tal chicote e comprar o retrovisor.... Mas antes disso, passar o escaner pra saber se há o recurso lá, se sim, ficaria tudo original...

Até que por ser peça zerada original ta barato, eu desencanei dessa mod no meu 307 justamente por na css custar 379,00 um retrovisor....tenho o papel com o cód e preço até hoje, mas a coragem de pagar isso td numa peça num rolou......se não for pedir muito, depois que alguém comprar a peça poderia tirar umas fotos e upar aqui...quero ver se rolaria comprar para colocar no meu 307....

• Upvote 1

O lance do chicote citado de tirar de um c3 acho q não compensa pois o chicote do retrovisor até onde sei é o mesmo do chicote do painel , ou seja , um chicote só que sai da bsi e vai para painel de instrumentos, smeg, ar condicionado, luz de porta luvas e desce pelo túnel central do freio de mão e depois segue para trás. Acho q não compensa desmontar tudo isso ara trocar o chicote.

Acredito que a BSI do nosso C3 e 208 sejam as mesmas. Se o C3 tem o retrovisor eletrocrômico, eu pegaria emprestado um C3 rsrsrsrs e pesquisaria o chicote, de repente pegar no desmanche tal chicote e comprar o retrovisor.... Mas antes disso, passar o escaner pra saber se há o recurso lá, se sim, ficaria tudo original...

Eu também pensava que a BSI fosse igual, mas é diferente. Como o erick acima bem explicou, não vale a pena por causa de 3 fios.

O lance do chicote citado de tirar de um c3 acho q não compensa pois o chicote do retrovisor até onde sei é o mesmo do chicote do painel , ou seja , um chicote só que sai da bsi e vai para painel de instrumentos, smeg, ar condicionado, luz de porta luvas e desce pelo túnel central do freio de mão e depois segue para trás. Acho q não compensa desmontar tudo isso ara trocar o chicote.

Não é necessário trocar todo o chicote. Na MOD que estou fazendo no meu 207, o chicote do sensor de chuva está lá. Se não tivesse, pegaria num desmanche só o "pedaço" digamos assim, e ligaria na BSI.

Chegou o retrovisor, vou tentar instalar no final de semana, tomara que seja simples. Rsrsrs

Depois conto a experiência.

Abs

Chegou o retrovisor, vou tentar instalar no final de semana, tomara que seja simples. Rsrsrs

Depois conto a experiência.

Abs

O meu chegou hoje também na concessionária, mas vou deixar pra retirar junto com as outras peças do 208 europeu que não chegaram.

• Upvote 1

O meu chegou hoje também na concessionária, mas vou deixar pra retirar junto com as outras peças do 208 europeu que não chegaram.

Show. ;)

• Upvote 1

Bem que os corajosos que vão partir pro diy podiam fazer um tuto com o passo a passo pra galera conferir....numa dessa virlam até outras idéias pra facilitar as novas instalações.

Edited by luizfnando
  • Upvote 2

Opa,

Desmontei o retrovisor, mas não tem os fios, o retrovisor vem com um conector fêmea com três pinos, minha duvida é como fazer a ligação?

abs

Edited by fgodoy

Será que dá pra adaptar no Active também???

Imagino que vai ser a mesma solução...

Opa,

Desmontei o retrovisor, mas não tem os fios, o retrovisor vem com um conector fêmea com três pinos, minha duvida é como fazer a ligação?

abs

Já era previsto não ter o chicote. Nesse caso vai ter que montar um seguindo o esquema elétrico que postei lá em cima. Você pode colocar uma foto desse conector do retrovisor aqui?

Quanto a desmontagem, foi muito difícil tirar aquela base?

Sim.

Já era previsto não ter o chicote. Nesse caso vai ter que montar um seguindo o esquema elétrico que postei lá em cima. Você pode colocar uma foto desse conector do retrovisor aqui?

Sim.

O problema é que não manjo de elétrica, rsrs só como curioso mesmo.

Segue a foto...

AbsImagem Postada

Imagem Postada

Sim.

Cara, eu não consegui tirar da base, mas já vi que dá trabalho... ainda não sei como fazer.

E aí Pessoal!

Eu gostaria de compartilhar que consegui trocar o retrovisor pelo novo, na realizada é simples de tirar, basta girar no sentido horário que ele vai desencaixar do suporte preso ao para-brisa. Para encaixar novamente basta realizar o procedimento inverso, sendo que se você colocar ele de lado, vai perceber que ele encaixa, daí é só virar até travar novamente.

Dicas:

• Faça isso com muito cuidado para não quebrar o para-brisa, tenta não colocar muita força.
  • Não puxe o retrovisor para baixo, pois isso com certeza irá fazer trincar o vidro.
  • Sempre existe o risco de quebrar o para-brisa, por isso, faça isso por sua conta e risco.

Eu gostaria de se possível, que alguém me ajudasse com a tarefa de ligar o retrovisor, pois eu lí o esquema acima e não entendi nada de nada. rsrs Desculpem minha ignorância nesta área, mas será que alguém com conhecimento poderia fazer um passo-a-passo para fazer um chicote? Ví que lá tem os fios que alimentam os sensores de luz e chuca, além da luzes de cortesia, será que dá pra fazer algo com isso? Eu gostaria de deixar o mais limpa possível a instalação.

Valeu galera.

Espero ter ajudado.

[]s

• Upvote 1

fgodoy,

eu tive que construir o chicote para o meu velocímetro/painel de instrumentos europeu que instalei no 208.

Para começar, eu usei conectores que são comum em projetos de eletrônica/microcontroladores. Eu comprei desse tipo aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524945998-fiosjumpers-macho-e-femea-p-projetos-eletrnicos-arduino-_JM

Assim vc consegue espetar esses conectores no conector do retrovisor e a partir daí, pode pegar uma fonte 12V, e testar ele em casa mesmo.

Se vc tiver um carregador de telefone ou aquelas tomadas usadas em DVD player, telefone sem fio, ou algo similar, geralmente costumam ser 12V. Aí vc pode puxar um fio dessas tomadas com calma, e cuidado para não colocar a tomada em curto, e testar o retrovisor em casa, fora do carro.

Quando vc fizer ele funcionar em casa, aí é fácil. Será só puxar o chicote do carro e ligar nos pinos do retrovisor já identificado. E nesse caso será só vc escolher como vai querer ligar o eletrocrômico. Provavelmente no sinal dos faróis, para quando acender o farol , acionar ele.

Pelo diagrama postado aí, o pino 2 do conector do retrovisor é o terra. E o pino 1 e 6 é que fazem funcionar.

Precisa olhar com calma esse conector aí para ver se ele tem os números dos pinos identificados. Costuma ter. Se tiver, fica fácil. Se não, vai ter que testar até achar os pinos.

• Upvote 1

fgodoy,

eu tive que construir o chicote para o meu velocímetro/painel de instrumentos europeu que instalei no 208.

Para começar, eu usei conectores que são comum em projetos de eletrônica/microcontroladores. Eu comprei desse tipo aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524945998-fiosjumpers-macho-e-femea-p-projetos-eletrnicos-arduino-_JM

Assim vc consegue espetar esses conectores no conector do retrovisor e a partir daí, pode pegar uma fonte 12V, e testar ele em casa mesmo. 

Se vc tiver um carregador de telefone ou aquelas tomadas usadas em DVD player, telefone sem fio, ou algo similar, geralmente costumam ser 12V. Aí vc pode puxar um fio dessas tomadas com calma, e cuidado para não colocar a tomada em curto, e testar o retrovisor em casa, fora do carro.

Quando vc fizer ele funcionar em casa, aí é fácil. Será só puxar o chicote do carro e ligar nos pinos do retrovisor já identificado. E nesse caso será só vc escolher como vai querer ligar o eletrocrômico. Provavelmente no sinal dos faróis, para quando acender o farol , acionar ele.

Pelo diagrama postado aí, o pino 2 do conector do retrovisor é o terra. E o pino 1 e 6 é que fazem funcionar. 

Precisa olhar com calma esse conector aí para ver se ele tem os números dos pinos identificados. Costuma ter. Se tiver, fica fácil. Se não, vai ter que testar até achar os pinos.

Valeu erick3.14,

Me deu um bom norte. Vou encomendar os fios e fazer os testes. Daí posto quando tiver resultados.

Pergunta, para testar os fios eu uso um multímetro? Tem algum problema se eu inverter os fios no teste?

Tks

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 4

se vc usar

Valeu erick3.14,

Me deu um bom norte. Vou encomendar os fios e fazer os testes. Daí posto quando tiver resultados.

Pergunta, para testar os fios eu uso um multímetro? Tem algum problema se eu inverter os fios no teste?

Tks

se vc tiver multímetro, ajuda. Assim vc pode medir a saída da fonte de 12V e ver se tem 12v mesmo. E depois testar no retrovisor com 12.

Geralmente os pinos dos conectores tem a identificação das extremidades. Por exemplo, extremo superior direita #1, extremo superior esquerda #6, extremo inferior direita #3, extremo inferior esquerda #4.

Se tiver as identificações dos pinos, pelo menos dá para saber onde estão os pinos e aí o risco é zero.

Se não tiver, eu não sei dizer se o retrovisor eletrocrômico tem proteção de polaridade reversa para os 12v. Esse é o risco. Se tiver, é tranquilo. Se não tiver, e expor muito tempo os 12v errado, poderia danificar.

Vou ser sincero que hoje em dia os equipamentos costumam ter proteção sim, mas não sei como é esse tipo de peça de carro. Eu instalei o painel e foi fácil pois eu consegui ler os pinos do conector, então o risco foi minimizado.

Para evitar problemas e maior risco, o jeito é ligar rapidamente e ver se funciona, testando aos poucos e não deixando por muito tempo ligado. Assim vc testa com calma e evita problemas, mas o risco ainda existirá.

Pelo que vi, o conector é de 6 pinos. Geralmente eles fazem: uma sequência de uma lado os pinos 1,2 e 3 e do outro lado a sequência 4,5,6. O difícil é saber se o pino 1 é o primeiro de cima ou de baixo, e se é da esquerda ou direita.

Edited by erick3.14

se vc usar 

se vc tiver multímetro, ajuda. Assim vc pode medir a saída da fonte de 12V e ver se tem 12v mesmo. E depois testar no retrovisor com 12.

Geralmente os pinos dos conectores tem a identificação das extremidades. Por exemplo, extremo superior direita #1, extremo superior esquerda #6, extremo inferior direita #3, extremo inferior esquerda #4.  

Se tiver as identificações dos pinos, pelo menos dá para saber onde estão os pinos e aí o risco é zero.

Se não tiver, eu não sei dizer se o retrovisor eletrocrômico tem proteção de polaridade reversa para os 12v. Esse é o risco. Se tiver, é tranquilo. Se não tiver, e expor muito tempo os 12v errado, poderia danificar. 

Vou ser sincero que hoje em dia os equipamentos costumam ter proteção sim, mas não sei como é esse tipo de peça de carro. Eu instalei o painel e foi fácil pois eu consegui ler os pinos do conector, então o risco foi minimizado.

Para evitar problemas e maior risco, o jeito é ligar rapidamente e ver se funciona, testando aos poucos e não deixando por muito tempo ligado. Assim vc testa com calma e evita problemas, mas o risco ainda existirá.

Pelo que vi, o conector é de 6 pinos. Geralmente eles fazem: uma sequência de uma lado os pinos 1,2 e 3 e do outro lado a sequência 4,5,6. O difícil é saber se o pino 1 é o primeiro de cima ou de baixo, e se é da esquerda ou direita. 

Beleza. Valeu pela explicação, vou dar uma olhada pra ver se tem alguma informação. Vou precisar tirar ele do vidro.

Abs

Peguei o meu retrovisor na sexta. Só para informar, o conector tem a identificação dos pinos ;)

• Upvote 2

Fiz o teste na bancada como o Erick orientou (com uma fonte 12v) e o retrovisor está OK!. O sinal da ré não é necessário para que ele funcione. Agora vou fazer a prova na BSI e depois a instação final. Segundo instruções do procedimento que está no ServiceBox, é necessário remover a forração do teto para tirar o suporte do sensor de chuva/crepuscular :eek:

PS: Achei estranho a parte ferro do suporte que após instalar deve ficar exposta. É algo discreto, mas pelo que vi no C3 fica assim mesmo.