Jump to content
Sign in to follow this  
Dantas

Motor Thp Ganhará Versão Flex

Recommended Posts

Olhando os dados do meu carro no service.citroen achei estes dados. Qual será a razão deste "flex fuel" no item "Critério Variância, Clientela Concepção"?

thp_flex_fuel_zps0bc9a31e.jpg

Gosto do álcool como combustível e entendo a razão de ser dos motores flex apesar de não gostar da solução de engenharia adotada para os mesmos.

Agora ansioso mesmo eu aguardo o possível motor a etanol que a PSA está desenvolvendo em conjunto com a FAPESP. Quão fantástico seria se conseguirem um motor que eleve o rendimento do E100 de 70 pra 90% em relação a gasolina.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasil-vai-desenvolver-motor-alcool-nova-geracao&id=010170131022#.Ux8_ec6xeho

Para que FLEX???? Affff O álcool está caro na maioria dos Estados no Brasil...

Para que FLEX???? Affff O álcool está caro na maioria dos Estados no Brasil...

Vou te dar um motivo: A nossa gasolina esta subsidiada. Deveria estar custando entre 4 e 5 reais o litro. Esse modelo nao se sustenta no longo prazo.

• Upvote 1

O etanol tb tem subsídio! Não sei os valores, mas acredito q o subsídio seja maior ainda do q o da gasolina (pelo menos era até alguns anos atrás)!

Lá vem eles "tropicalizar" o motor...

Fizeram isso com o NC e ficou uma merda.

Ressuscitando o tópico, os carros não flex não sofrem a longo prazo com o etanol misturado na gasolina?

E parece que vai aumentar mais http://economia.ig.com.br/mercados/2014-05-14/comissao-aprova-aumento-do-teto-da-mistura-de-etanol-na-gasolina.html

não seria esse o motivo para estarem criando o THP Flex? Evitar um desgaste prematuro

Peter

Na Europa também vende gasolina misturado com álcool.

A diferença é que lá, tal como na Argentina, se consegue comprar gasolina pura.

No fim os motores europeus acabam tendo tolerância ao etanol, mas o aumento da proporção mínima pode criar problemas.

Peter

Na Europa também vende gasolina misturado com álcool.

A diferença é que lá, tal como na Argentina, se consegue comprar gasolina pura.

No fim os motores europeus acabam tendo tolerância ao etanol, mas o aumento da proporção mínima pode criar problemas.

Porque não fazem assim aqui também?

Porque não fazem assim aqui também?

Essa resposta eh muito complexa. Porem, nao desista de persegui-la.

Basicamente, numa simplificacao ignorante, eh porque nao sabemos votar.

• Upvote 4

Essa resposta eh muito complexa. Porem, nao desista de persegui-la.

Basicamente, numa simplificacao ignorante, eh porque nao sabemos votar.

Suspeitava em ter relação com a política, e como sou ruim em política e sou obrigado a votar esse ano, estou mais perdido que cego em tiroteio. :pokerface:

Edited by Peter Sharp
  • Upvote 1

Dia que THP for flex vai por terra uma das poucas vantagens do motor (compramos aki em ksa justamente por não ser flex). Mas cedo ou tarde isso vai ocorrer, isso gera benefícios pras empresas, logo é só questão de tempo. E "viva" aos motores pato e ao álcool que, pra uso comum, é inviável...

Dia que THP for flex vai por terra uma das poucas vantagens do motor (compramos aki em ksa justamente por não ser flex). Mas cedo ou tarde isso vai ocorrer, isso gera benefícios pras empresas, logo é só questão de tempo. E "viva" aos motores pato e ao álcool que, pra uso comum, é inviável...

Apesar de tambem possuir um motor nao flex que eu gosto muito, respeitosamente eu discordo de voce em alguns aspectos.

Concordo que um motor a gasolina nao flex pode ser mais eficiente que um motor flex rodando com gasolina. Porem...

Os motores flex criaram uma nova "forca" no mercado. Ontem, os baroes do petroleo faziam o que eles queriam.

Hoje, eles continuam fazendo, mas sofrem ameaca dos baroes da cana. Quanto maior a frota flex, maior a ameaca.

Por fim, o petroleo eh finito e pela minhas contas levando em consideracao nossas reservas atuais e nosso consumo o petroleo acaba antes de 2037. Seria interessante desenvolver as alternativas AGORA.

Reservas de petroleo no Brasil em 2010: 25 bilhoes de barris

Consumo de petroleo no Brasil em 2010: 2,5 milhoes de barris por dia

Se:

- formos capazes de extrair todo o petroleo de nossas reservas

- nossa frota nao aumentar

- nao acharmos mais pocos por ai

- nossos carros nao tornarem-se mais eficientes

O petroleo no Brasil acaba em menos de 23 anos.

• Upvote 1

André, você me oferece tantas oportunidades deliciosas de lhe contradizer que eu deveria pagar parte do seu salário. (mas não vou, tá?)

Mas vamos lá:

http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Robert_Malthus

Essa estimativa não vale de quase nada. A quantidade de variaveis desconhecidas é infinitamente superior a quantidade de variaveis conhecidas.

É a mesma coisa que dizer: O petroleo irá acabar em 23 anos, com uma possível variação de 2 bilhões de anos para mais ou 23 anos para menos.

Te amo, estou com saudades de você de shorts bege!

Antes que o André venha me dar coice, e para manter os demais antenados na discussão, vale a pena lembrar que sempre me posiciono de acordo com:

a) As 4 leis da termodinamica.

B) Aplicação da Navalha de Occam.

c) Aplicação da Navalha de Hanlon.

d) Teoria da incerteza de heisenberg (macro, não micro)

e) 3 leis de Clark.

Love is in the air, everywhere I look around...

É a mesma coisa que dizer: O petroleo irá acabar em 23 anos, com uma possível variação de 2 bilhões de anos para mais ou 23 anos para menos.

Me explica duas coisas:

- de onde voce tirou os 2 bilhoes de anos pra mais (em 2 bi o sol fervera a agua no oceano)

- de onde voce tirou os 23 anos pra menos (a probabilidade das nossas reservas exaurirem amanha tende a zero).

O que passa Camilinho minha kenga, eh que nos, usuarios de motores nao flex, estamos fadados a extincao. Seu proximo carro eu nao sei, mas o meu sera ou hibrido ou flex. Ou os dois.

E quanto aos meus dons de previsao do futuro, nao interprete-os mal. Isso eh apenas um modelo (que aplica-se ao Brasil somente) que deve ser ajustado conforme evoluimos na eficiencia energetica, na prospeccao de mais petroleo e no aumento da nossa frota. HOJE o petroleo acaba NO BRASIL em 23 anos. Amanha pode ser um pouco pra mais ou um pouco pra menos.

Eu acho esse grafico muito legal:

http://en.wikipedia.org/wiki/Petroleum#mediaviewer/File:GlobalPeakOilForecast.jpg

Veja que a partir de 2010 tudo comeca a declinar.

PORTANTO... Que venha o THP Flex! Vamos recebe-lo de bracos abertos.

• Upvote 1

Me explica duas coisas:

- de onde voce tirou os 2 bilhoes de anos pra mais (em 2 bi o sol fervera a agua no oceano)

- de onde voce tirou os 23 anos pra menos (a probabilidade das nossas reservas exaurirem amanha tende a zero).

Explico: Reductio ad absurdum.

Concordo com todo o resto! =D

Malthus não contava com a revolução verde.

Da mesma maneira dois fatores podem afetar esse cenário pessimista do fim do carro monofuel no Brasil:

- Com a grande parte da frota flex, bastaria que o álcool custasse 50% do preço da gasolina para que o consumo do combustível fóssil reduzisse drasticamente, elevando essa perspectiva de 23 a 200 anos.

- A possiblidade de produzir gasolina de maneira sintética.

Vi no top gear um carro que gostei muito, movido a hidrogênio sem frescura de recarregar na tomada, você vai simplesmente a um posto de hidrogênio e abastece o carro.

porque não investem nesses carros?

Para mim o futuro deveria ser os carros a hidrogênio

Felizmente o hidrogênio é uma ótima saída...infelizmente hidrogênio tem um custo muito alto...mas quem sabe em larga escala e o BRASIL facilitar a vida desses carros por aqui...ficamos na expectativa...

Com etanol o motor turbo ficaria mais potente pois a resistência à detonação do etanol é melhor que da gasolina Podium. Seria o equivalente a 100 octanas (a Podium tem 95).

E aceitaria melhor alguma reprogramação.

Mas tenho minhas dúvidas quanto ao surgimento do thp flex.

Edited by Mkps

Guest 3ACVEL

Motor Turbo Flex, quem foi a primeira a usar foi a VOLVO já na década de 90.

Se considerarmos, Motor Flex 100% ETANOL, ai pode ser primazia, já que na Europa só tem E85 e não E100 como no Brasil.

No mais, parece ser uma bela acertada, dá para aposentar o 2.0 16V aspirado. E ver se o povo começa a comprar mais o 408.

Onde ta dizendo? Não vi nada no site

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Onde ta dizendo? Não vi nada no site

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Quando você entra no link, aparece isso:

Ft1mMH6.png

Estagiario Detect!

KKKKK bem que desconfiei... depois que postei resolvi dar mais uma fuçada no site e não vi nenhuma outra menção a motor flex..

certeza que foi coisa de estagiário kkk

http://www.autossegredos.com.br/2014/09/18/grupo-psa-lancara-motor-1-6-thp-flex-ainda-em-2014/

Autos Segredos diz que THP flex tem 170cv (álcool) e que o Citroen C4 Lounge Exclusive já está sendo fabricado com o novo motor como modelo 2014/2015.

Algo me diz que sendo lançados o 2008 e 208 GT no Salão no próximo mês, já devem vir com o mesmo motor.

JP

• Upvote 1

http://www.autossegredos.com.br/2014/09/18/grupo-psa-lancara-motor-1-6-thp-flex-ainda-em-2014/

Autos Segredos diz que THP flex tem 170cv (álcool) e que o Citroen C4 Lounge Exclusive já está sendo fabricado com o novo motor como modelo 2014/2015.

Algo me diz que sendo lançados o 2008 e 208 GT no Salão no próximo mês, já devem vir com o mesmo motor.

JP

Sera que conseguiram fazer um motor flex melhor ou pior que o a gasolina no que se tange ao consumo? Como eh turbo, existe a possibilidade de modificar a pressao de trabalho "on-the-fly" de acordo com o combustivel.

Não sei quanto ao consumo, mas segundo a Car and Driver o torque teve um leve aumento ;)

"A maior alteração estará no torque máximo que atingirá 30,1 mkgf com o derivado de cana ante 24,5 kgfm da antiga versão somente a gasolina. Abastecido com gasolina, o torque máximo sobe para 28,6 kgfm. Aos poucos o novo motor será incorporado aos demais modelos da PSA Peugeot Citroën entre os quais o Peugeot 408, o SUV 2008 e o apimentado 208 GT."

--------------------

De 24,5 para 30,1 kgfm !! Prevejo o seguro do 208 GT indo nas alturas :)

Por outro lado, que delícia pode ser esse carro ...

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/segredos/segredo-c4-lounge-tera-thp-16-flex-turbo/8740

JP

Edited by JP1
  • Upvote 1

se vier 30kgfm de torque , vou querer deixar meu thp flex kkkkkk

Vixe, 30 kgfm de torque vai ser absurdo... vai deixar a concorrência bem pra trás.

Mais impressionante é se o 2008 vier com esse motor, é uma configuração que não existe nem lá fora...

Algo me diz que vai vender muito bem, se vier com preços Peugeot... se vier com preços nível concorrência, não.

[ ]

vem o flex mas não vem o 1.6 THP 200cv, isso sim seria interessante.Flex a essa altura do campeonato??Com esse preço do litro do álcoolágua??Se tiver algum estado que ainda compensa o uso desse combustível não devem ser mais que meia dúzia, se é que chega a tanto.

• Upvote 1

Ola galera,

Sei que não participo muito do forum, mas vocês já viram este carro movido a água do mar? Parece que ele vai começar a circular pela a Europa. Nosso planeta é coberto por 71% de água salgada, seria uma boa alternativa, vocês não acham?

http://economia.terra.com.br/carros-motos/alemanha-homologa-carro-movido-a-agua-do-mar,cbccd0fe98638410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

• Upvote 2

Ola galera,

Sei que não participo muito do forum, mas vocês já viram este carro movido a água do mar? Parece que ele vai começar a circular pela a Europa. Nosso planeta é coberto por 71% de água salgada, seria uma boa alternativa, vocês não acham?

http://economia.terra.com.br/carros-motos/alemanha-homologa-carro-movido-a-agua-do-mar,cbccd0fe98638410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Dá até vergonha em falar de motor flex com tanta tecnologia a vista. Queria mesmo era ver Peugeot Híbrido aqui no Brasil.

Guest 3ACVEL

Ola galera,

Vai com calma William, bateria de fluxo como este sistema é estudado a anos pela G.E. e nunca saiu dos protótipos.

Este senhor ai, em 2009 também prometeu um carro elétrico e nunca o colocou a venda.

O vídeo é lindo, o carro é bonito, mas vá com calma, foi até homologado, mas ninguém testou ele ainda, ninguém viu o funcionamento.

Todos estão céticos, a Tesla está investindo nas baterias de fluxo com a G.E. e não apresentou nada nesta área ainda.

Pelo preço anunciado, cerca de R$ 1.000.000,00 na EUROPA, não me parece ser viável a médio prazo.

Vai com calma William, bateria de fluxo como este sistema é estudado a anos pela G.E. e nunca saiu dos protótipos.

Este senhor ai, em 2009 também prometeu um carro elétrico e nunca o colocou a venda.

O vídeo é lindo, o carro é bonito, mas vá com calma, foi até homologado, mas ninguém testou ele ainda, ninguém viu o funcionamento.

Todos estão céticos, a Tesla está investindo nas baterias de fluxo com a G.E. e não apresentou nada nesta área ainda.

Pelo preço anunciado, cerca de R$ 1.000.000,00 na EUROPA, não me parece ser viável a médio prazo.

Hum, não sabia desta parte. Mas é algo extraordinario, imagina que evolução, já o preço tem sempre um ricaço excêntrico que compra. Mas outra coisa que me chamou a atenção foi este protótipo da Peugeot Citroen, o C4 Cactus, ele é movido com ar comprimido e motor a gasolina, faz 50 km/l. Não seria melhor ar comprimido do que bateria? Hoje em dia tem estes hibridos, são raros aqui no Brasil ainda, mas e o tempo de recarga das baterias, sera que demora muito? Imagina o preço quando for trocar elas. Sei que os carros da Tesla são 100% eletricos e o tempo de recarga tambem é bem mais rapido, mas ainda tenho alguns receios. Segue o link do C4:

http://noticias.carsale.uol.com.br/saloes-do-automovel/salao-de-paris/2014/09/25/novo-c4-cactus-anda-com-ar-comprimido-e-faz-50kml/?wppa-album=535&wppa-cover=0&wppa-occur=1&wppa-photo=2014-Citroen-C4-Cactus-Airflow-2L-Concept-unveiled-+Video-1432665338.jpg

Edited by William DC
  • Upvote 1

30 de torque, isso sim foi um belo ganho..!

Show hein!
Logo mais faço o up de 308 para etanol.

Pagar R$3,8 na podium é osso.

Daqui 10 anos pq não o 310 a ar comprimido?

Pergunta rápida sobre o motor thp atual: tem q rodar na podium mesmo? Aditivada ou comum atuais não servem?

Show hein!

Logo mais faço o up de 308 para etanol.

Pagar R$3,8 na podium é osso.

Daqui 10 anos pq não o 310 a ar comprimido?

1- Porque 310 provavelmente deve ser registrado pela BMW

2- Porque ninguém faria um motor a ar comprimido por conta da máfia do petróleo. :)

Pergunta rápida sobre o motor thp atual: tem q rodar na podium mesmo? Aditivada ou comum atuais não servem?

Então, é mais seguro usar podium por conta da alta octanagem. Motores com turbocompressor necessitam de octanagem alta, por isso normalmente o pessoal passa pro alcool quando se instala turbina.

• Upvote 1

Flex a essa altura do campeonato??Com esse preço do litro do álcoolágua??Se tiver algum estado que ainda compensa o uso desse combustível não devem ser mais que meia dúzia, se é que chega a tanto.

Aqui na região de Presidente Prudente compensa. Pago 1,79 no etanol em posto com bandeira (Shell, Ipiranga) ou 1,89 no tal Etanol V-Power, contra 2,89 da gasolina.

Pelas minhas contas, meu 208 fazendo cerca de 10km/l com etanol teria que fazer aproximadamente 16km/l de gasolina pra compensar essa diferença no preço dos combustíveis, algo que não acontece.

Guest 3ACVEL

Amigo a verdade é esta, a octanagem da gasolina é mostrada em duas medidas, RON ou IAD

A gasolina no Brasil é assim.

• Comum - 87 IAD (95 RON)
  • Premium - 93 IAD (98 RON)
  • Podium (BR Distribuidora) - 95 IAD (102 RON)

Na Europa a gasolina tem octanagem em RON

• Gasolina sem chumbo 95 - índice de octano 95 (RON)
  • Gasolina sem chumbo 98 - índice de octano 98 (RON)
  • Gasolina sem chumbo 100 - índice de octano 100 (RON)

Ou seja, a gasolina no Brasil tem a mesma octanagem da Europa, sendo que a PODIUM tem a maior octanagem do mundo.

O que acontece com os carros com injeção direta é que eles não trabalham bem com o excesso de ENXOFRE na gasolina.

Eles necessitam de gasolina com 50 ppm de enxofre ou menos.

Desde janeiro deste ano a Petrobras só fabrica gasolina com 50 ppm de enxofre (partes por milhão) nas gasolinas comum e

aditivada, chamada GRID nos postos BR.

A PODIUM tem 30 ppm de enxofre. Antes a gasolina tinha 800 ppm de enxofre, oficialmente, na verdade desde 2011 a Petrobras

já produzia com 200 ppm.

Pode-se usar tranquilamente gasolina comum hoje nos motores THP, eu estou usando GRID e não há alteração alguma

nem em consumo nem em desempenho.

Sempre se diz que nossa gasolina é ruim, na verdade, o grande problema é o excesso de álcool anidro na nossa gasolina,

hoje em 25% e com nova lei podendo ser ampliada para 27,5%.

Nos EUA a gasolina já tem 10% de álcool anidro em sua composição em substituição ao chumbo. Parece ser uma tendência

natural, acrescentar álcool na gasolina, porém, já li que o limite aceitável seria apenas 10% para melhor desempenho x consumo x emissões.

Ou seja, pode usar gasolina comum ou aditivada de boa procedência sem medo nos motores THP ou qualquer outro com

injeção direta hoje no brasil.

Lembrando que, a Petrobras fabrica todo combustível no brasil e distribui para as outras marcas, SHELL, IPIRANGA e BR,

todas utilizam o mesmo combustível da Petrobras, apenas a aditivada que recebe um aditivo diferente de cada marca.

Mesmo os postos bandeira branca, por exemplo, eles compram de distribuidoras que recebem a gasolina direto da Petrobras.

O que vale é a honestidade dos donos de postos, abastecer em postos de confiança, não tem erro, não terá problema.

• Upvote 3