Jump to content
Dantas

Transformando Nosso 208 No Modelo Europeu

Recommended Posts

Estou abrindo esse tópico para que possamos começar a discutir as modificações e depois abrir tópicos exclusivos para cada adaptação.

Segundo a Peugeot, o 208 vendido no Brasil possui "leves" diferenças em relação ao modelo comercializado na Europa. Essas diferenças são principalmente a remoção de vários itens de conforto. Porém muitas peças da eletrônica e estética interna são iguais, o que permite que adaptemos vários "mimos" tirados do nosso modelo.

Vamos a algumas diferenças:

INTERIOR

olnz.jpg

QUADRO DE INSTRUMENTOS

separador_prodts.png

p35k.jpg

Diferença: O quadro de instrumentos do nosso 208 é mais simples. Na versão europeia os marcadores de combustível e temperatura usam ponteiros e no nosso são digitais (por sinal bem imprecisos). Além disso, o mostrador central usa um display de cristal líquido em alta resolução e colorido e o nosso é uma versão mais simples. Por fim, lá existe um terceiro botão para acionamento da iluminação adicional (teto, pés e console).

Instalação: O membro erick 3.14 conseguiu fazer a adaptação. Como no modelo europeu há dois conectores e no nosso apenas um, é necessário confeccionar um chicote com um segundo plug para o display central. Existe um tópico aqui falando ensinando modificação.

RETROVISOR INTERNO ELETROCRÔMICO

separador_prodts.png

t7cs.jpg

Diferença: Só existe o retrovisor simples no 208 vendido aqui.

Instalação: O mesmo retrovisor eletrocrômico do novo C3 vendido no Brasil é usado no 208 europeu. A peça tem o código 815489 e pode ser encontrada na rede de concessionárias Peugeot. Existe um tópico aqui falando dessa modificação.

ILUMINAÇÃO NOS ESPELHOS DO QUEBRA-SOL

separador_prodts.png

4jyw.png

Diferença: No modelo europeu ao abrir a tampa do espelho do quebra-sol é ligada uma iluminação. Esse recurso não existe no nosso modelo.

Instalação. O quebra-sol com iluminação ainda não é vendido aqui (código 16095853PR), mas a instalação é simples: seria simplesmente puxar os fios da luz de cortesia. Peça ainda não disponível no Brasil.

ILUMINAÇÃO NO TETO (MOOD LIGHT)

separador_prodts.png

346db4df3af9de236720b67946035330.jpg

Diferença: No nosso 208 não tem, mas há preparação.

Instalação: No ServiceBox aparece que nosso 208 já tem o chicote para essa iluminação, faltando apenas a instalação dos LEDs.

ILUMINAÇÃO DO CONSOLE CENTRAL

separador_prodts.png

yn2l.jpg

Diferença: Abaixo da linha onde fica a tomada 12v + porta USB há uma iluminação que direciona o facho de luz no porta copos. Há preparação para instalação.

Instalação: No nosso 208 já existe a abertura no console para instalação dessa iluminação. É necessário encomendar a peça de código 9675839980 ainda não disponível no Brasil.

ILUMINAÇÃO NOS PÉS (FOOTWELL LIGHT)

separador_prodts.png

peugeot-208-hatchback-1-6-vti-allure-3dr

Diferença: Não tem, mas há preparação.

Instalação: No nosso 208 já existe abertura na parte de baixo do painel para instalação dessa iluminação, tanto do lado do motorista, quanto do passeiro. A peça de código 6362N6 pode ser comprada já!

SEGUNDA PORTA USB

separador_prodts.png

3fxi.jpg

Diferença: Lá existe uma versão da central multimídia com uma segunda porta USB. Mesmo no modelo Griffe (topo de linha), possui apenas uma.

Instalação: Precisamos de um chicote hub USB (código 9678374480) e a segunda porta USB (código 98007147XT). Seria necessário encomendar a versão do console com essa entrada (código 96746553ZD). Peças ainda não disponíveis no Brasil.

AMORTECEDOR NA TAMPA DO PORTA-LUVAS

separador_prodts.png

vfmw.png

Diferença: No nosso 208 essa peça não existe. Ela ajuda a absolver a "queda" da tampa, não deixando isso ocorrer de forma brusca. Além disso, ela pode ajudar a evitar a trepidação da tampa ao rodar em pisos irregulares.

Instalação: A peça código 825226 já está disponível para compra no Brasil. Para instalar o amortecedor é necessário desmontar o porta-luvas.

PEUGEOT CONNECT ASSISTANCE / SOS

separador_prodts.png

vzxh.jpg

Diferença: O Assistance em caso de pane ou avaria, pressionando o botão do leão o sistema faz uma chamada informando automaticamente sua localização e transmitindo dados para uma primeira análise técnica. Mais informações aqui. No Brasil existe um serviço parecido, mas você deve ligar para um 0800 e assim solicitar o conserto, reboque entre outras coisas no período de garantia. Quanto ao SOS, que entre outras coisas faz chama automática de emergência em caso de colisão (acionamento do airbag ou cintos pirotécnicos) não existe aqui.

Instalação: Mesmo que fosse possível a adaptação, o serviço Connect SOS só é oferecido em países da Europa. Quanto ao Assistance, poderia-se adaptar para que o botão do leão fizesse uma ligação para o CAEP :P

EXTERIOR

o94s.jpg

RETROVISOR EXTERNO REBATÍVEL ELETRICAMENTE

separador_prodts.png

Peugoet%20208%20door%20mirror.jpg

Diferença: Não existe esse recurso em nenhuma versão do 208 comercializado no Brasil.

Instalação: O primeiro passo seria providenciar os motores que rebatem o retrovisor e verificar se é possível o acionamento deles junto com as travas, de forma original como ocorre no 208 europeu.

ACIONAMENTO DIRECIONAL DOS FARÓIS DE NEBLINA (CORNERING LIGHT)

separador_prodts.png

n8ws.png

Diferença: Não temos esse nem como acessório.

Instalação: Para funcionamento desse recurso é necessário instalação de uma central eletrônica chamada pela Peugeot de BSE (código 9800559580), além do respectivo suporte (código 9674181080) e confecção do chicote. Peças ainda não disponíveis no Brasil.

REGULAGEM ELÉTRICA DA ALTURA DOS FARÓIS

separador_prodts.png

qn8l.jpg

Diferença: Este é um item de série no 208, com exceção da versão latino americana.

Instalação: O modelo Griffe possui já o farol com o motor de regulagem de altura, faltando apenas a passagem de chicote e instalação do botão de regulagem (código 98016627XT) e troca da tampa da caixa de fusíveis (código 96728475ZD). Peças ainda não disponíveis no Brasil.

SENSOR DE ESTACIONAMENTO DIANTEIRO

separador_prodts.png

y9c7.jpg

Diferença: No Brasil esse recurso por enquanto foi oferecido apenas na edição especial de lançamento do 208, a Premier.

Instalação: É relativamente fácil de adaptar, já que o Premier contava com isso. Para as versões que já contam com sensor de estacionamento traseiro é necessário chicote código 9801520880 mais respectivo suporte código 658815, 2 sensores códigos 1608321780 e mais dois código 1609981080. A princípio trocar o calculador por um com código 1609979980.

Edited by Dantas
  • Upvote 18

Esse do teto é o que mais empolga, junto com o rebatimento dos retrovisores

E ai Dantas?

já fez alguns?

Tem uns bem fáceis né

• Upvote 1

Coisas que não ficariam tão caras de instalar, mas que os brasileiros nunca ganham... Eh foda ser brasileiro viu... Cansa mesmo...

Enviado do iPhone

• Upvote 2

Ótimo tópico Dantas..

Tem coisas ai que não tem cabimento não ter no 208 nacional..

Regulagem do farol por exemplo tem no 206, 207, e pq não no 208?

• Upvote 3

E ai Dantas?

já fez alguns?

Tem uns bem fáceis né

Tiros a letras do meu teclado rsrsrsrsrs.

Do teto eu desconhecia, porém gostei da ideia e faria fácil, porem o rebatimento do espelho eu sou sincero, já estou indo atrás disso, pois como dizem: eu quero quero e quero rsrsrsrs.

• Upvote 1

Estava olhando sobre as luzes de teto, sistema muito semelhante ao dos Ford Fusion, ou seja, dá pra mudar a cor, outro detalhe, esta iluminação engloba luzes nos porta copos e pés tbm...

• Upvote 1

Muito interessante Dantas...

Já se empolgou pra fazer algum?

Se eu tivesse o 208 iria atrás de todos esses "mimos"

• Upvote 1

Ótimo tópico Dantas..

Tem coisas ai que não tem cabimento não ter no 208 nacional..

Regulagem do farol por exemplo tem no 206, 207, e pq não no 208?

Mas nem todos 207 tem. Andei num Passion XS Aut e fiquei de cara pq não tinha a regulagem dos faróis. Cheguei a pensar que nenhum 207 tinha.

Ótimo tópico. Acompanhando, vai que....

• Upvote 2

Mas nem todos 207 tem. Andei num Passion XS Aut e fiquei de cara pq não tinha a regulagem dos faróis. Cheguei a pensar que nenhum 207 tinha.

Acho que nenhum 207BR tem regulagem de faróis...

• Upvote 1

No Brasil não saiu nenhum 207 com regulagem elétrica de altura dos faróis.

• Upvote 2

E outra mod muito bacana, ser 2 portas..... uma pena e uma sacanagem, aqui não ter duas portas.

• Upvote 2

Esqueceu de mencionar airbags nos bancos e de cortina, sensores de estacionamento na frente, manobra automática de estacionamento, esp, hill assist, todos os vidros com botões com função one touch igual ao do motorista aqui, além do controle do espelho permitir o rebatimento elétrico a qualquer momento puxando ele e provavelmente mais uma tonelada de coisa hahahahahaha

Eu tenho uma foto do cornering light para ilustrar o tópico, posto a noite quando chegar em casa.

• Upvote 3

Acho que nenhum 207BR tem regulagem de faróis...

Então pensei certo, eheheh.

• Upvote 2

Excelente topico, o retrovisor rebativel é muito interessante!

bancos em couro, sensor de estacionamento dianteiro, airbags de cortina e laterais.. também seriam muito bem vindos.

• Upvote 1

E ai Dantas?

já fez alguns?

Tem uns bem fáceis né

Já está a caminho o retrovisor fotocrômico e o amortecedor no porta-luvas. Postarei fotos quando tiver instalado. Vou aos poucos, pois tem que sobrar $$$ pra pagar o IPVA, agora de dois pugs :blink:

• Upvote 1

Dantas, acrescenta ai as rodas do 208GTI, hahahah elas são um espetáculo

• Upvote 2

sério isso?

Um item basico e de uso diário, pelo menos pra mim, incrível eles terem retirado esse ítem..

sério isso?

Um item basico e de uso diário, pelo menos pra mim, incrível eles terem retirado esse ítem..

Pois é! Tipo no meu 207 XS, automático, com ABS, e tem que regular os faróis com a chavinha torx :haha:

• Upvote 1

Uma coisa legal a se considerar, são os freios a disco nas rodas traseiras também!

Se não me engano o 206 tinha.. porque o 208 não tem?

E outra mod muito bacana, ser 2 portas..... uma pena e uma sacanagem, aqui não ter duas portas.

Reza a lenda que o GTI chega ano que vem... Uma pena não vir as versões de entrada com 2 portas, igual na Europa...

• Upvote 2

A gente tem que engolir na marra o 208 aqui do Brasil, visual blz, mas tirarem todos esses mimos aí, pura sacanagem.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Reza a lenda que o GTI chega ano que vem... Uma pena não vir as versões de entrada com 2 portas, igual na Europa...

Exato, uma pena não ter as versões de entrada em duas portas, seria muito mais facil e barato ter um carro com visual esportivo.

e to rezando pro GTI vir mesmo para o Brasil.

• Upvote 2

Exato, uma pena não ter as versões de entrada em duas portas, seria muito mais facil e barato ter um carro com visual esportivo.

e to rezando pro GTI vir mesmo para o Brasil.

Que vai vir é certeza. A dúvida é se o motor que virá é o de 200 CV igual especula-se.

Edited by Jr Martins

Gostei das luzes para os pé, será que no Active tem a predisposição?

Eu fico de cara com essas depenações que fazem, até parece brincadeira.

Meu 307, por exemplo: Ele tem a furação para o encosto de cabeça central do banco traseiro, mas o encosto que é bom, nada! :velho:

gostei do retrovisores, acho que seria o único que faria

+ 1 !!! Essa luz do teto vale a pena ir atrás...

Que vai vir é certeza. A dúvida é se o motor que virá é o de 200 CV igual especula-se.

Segundo algumas conversas que tive com fonte segura, o 200cv será muito difícil vir, por conta da "maravilhosa" legislação brasileira, que entende que 200cv é muita coisa pra um carro de pequeno porte, sem contar os impostos altos que incidiriam nessa cavalaria, deixando o preço exorbitante.

Mas estão tentando um jeito de trazê-lo. Só nos resta torcer pra que dê certo.

• Upvote 1

Ótimo Post Dantas!

Vou continuar acompanhando as novidades e os ótimos trabalhos feitos por vocês aqui do fórum. Quem sabe alguma seja simples o suficiente para eu fazer ou achar quem faça.

Boa sorte e 'mãos a obra'!

Abs,

Sent from my iPhone using Tapatalk

Muito interessante Dantas...

Já se empolgou pra fazer algum?

Se eu tivesse o 208 iria atrás de todos esses "mimos"

Vinha intensão é fazer TODOS que sejam economicamente viáveis.

Eu também acho. Infelizmente a maioria prefere 4p e por temos só essa versão.

Esqueceu de mencionar airbags nos bancos e de cortina, sensores de estacionamento na frente, manobra automática de estacionamento, esp, hill assist, todos os vidros com botões com função one touch igual ao do motorista aqui, além do controle do espelho permitir o rebatimento elétrico a qualquer momento puxando ele e provavelmente mais uma tonelada de coisa hahahahahaha

Eu tenho uma foto do cornering light para ilustrar o tópico, posto a noite quando chegar em casa.

A ideia era colocar apenas os itens que não são disponíveis no BR. 6 AB e sensor de estacionamento dianteiro tinha na versão Premier Mas vou adicionar a lista também, como os outros que você citou :thumbup:

Uma coisa legal a se considerar, são os freios a disco nas rodas traseiras também!

Se não me engano o 206 tinha.. porque o 208 não tem?

Custo. O 207 passou a ter apenas na versão AT. O 208 nem isso.

Gostei das luzes para os pé, será que no Active tem a predisposição?

Deve ter sim, já que a peça é única para todos os modelos.

Dantas, acrescenta ai as rodas do 208GTI, hahahah elas são um espetáculo

;)

Eu fico de cara com essas depenações que fazem, até parece brincadeira.

Meu 307, por exemplo: Ele tem a furação para o encosto de cabeça central do banco traseiro, mas o encosto que é bom, nada! :velho:

Acho que não te entergaram o encosto, porque todo 307 tinha os 3 encostos até onde eu me lembro. O meu tinha!

Até meu 208 vai vir com ele.

Custo. O 207 passou a ter apenas na versão AT. O 208 nem isso.

A excessão do fading, que ocorre mais depressa no freio a tambor, não devemos ter uma frenagem prejudicada a menos que voce queira dirigir bem esportivamente. Ou não souber descer uma serra engrenado.

A razão do corte não foi custo do carro em sí, e sim pra conseguir ganhar ocmo a cesta de peças mais barata do segmento.

imagem do cornering light adicionada ;)

imagem do cornering light adicionada ;)

Obrigado! Já estou incluindo os outros itens...

Você não imagina o que descobri sobre o Park Assist, parece que o negócio não é TÃO complicado assim...

• Upvote 2

Ótimo, me diga que precisamos dos sensores, um PP2000 e um botão a mais no painel. hahahahaha

Ótima iniciativa em criar o tópico!

Me deu vontade de arrumar um teto de vidro pro meu 207 só pra ter essas luzes! ahuhauhaua

Mas um dia eu chego lá!

Ótimo, me diga que precisamos dos sensores, um PP2000 e um botão a mais no painel. hahahahaha

Preciso estudar mais os esquemas elétricos, mas APARENTEMENTE além dos sensores, PP2000 e botão no painel :D é necessário "apenas" um relé de potência que vai na caixa da direção elétrica, pois quem faz o trabalho difícil (girar o volante) é próprio motor elétrico. Não é necessário troca da coluna de direção, BSI ou ECU, já que não identifiquei variação para os modelos com o chamado Park Auto.

A questão maior são os softwares que fazem toda essa geringonça funcionar, se há como atualizar. Suponho pela lógica que:

1 - O software da SMEG faz o cálculo e identifica o espaço da vaga e manda parâmetros para caixa de direção;

2 - O software da caixa de direção recebe os parâmetros da SMEG e faz os esterces necessários.

Existe outras coisas que preciso verificar, a principal é se esse relé funcionaria na nossa caixa de direção e onde arrumar ele, pois não é vendido separado, só com a caixa de direção toda.

EDIT: Esqueci, precisa também do calculador do sensor de estacionamento especifico para Park Auto. Talvez esse cara faça tudo funcionar e a SMEG é "burra" e exibe apenas os dados enviados por esse calculador.

Edited by Dantas
  • Upvote 1

Minha opinião sobre carros 2 portas NOS DIAS ATUAIS, tive um Fiat 500 (carro pequeno) e logicamente esse é 2 portas, e vou falar por experiência:

É o horrivel de se utilizar no dia a dia, principalmente para pessoas mais velhas é praticamente impossível.

Pode ser até bonito sim, tem seu charme e apelo esportivo com certeza, porem no quesito praticidade é um caos.

• Upvote 2

Mais mimo que não temos e nem há como adaptar...

PEUGEOT CONNECT ASSISTANCE / SOS
separador_prodts.png
vzxh.jpg

Diferença: O Assistance em caso de pane ou avaria, pressionando o botão do leão o sistema faz uma chamada informando automaticamente sua localização e transmitindo dados para uma primeira análise técnica. Mais informações aqui. No Brasil existe um serviço parecido, mas você deve ligar para um 0800 e assim solicitar o conserto, reboque entre outras coisas no período de garantia. Quanto ao SOS, que entre outras coisas faz chama automática de emergência em caso de colisão (acionamento do airbag ou cintos pirotécnicos) não existe aqui.
Instalação: Mesmo que fosse possível a adaptação, o serviço Connect SOS só é oferecido em países da Europa. Quanto ao Assistance, poderia-se adaptar para que o botão do leão fizesse uma ligação para o CAEP :P

Vou falar uma coisa e não é pra ofender ninguém, mas a culpa de termos carros literalmente capados é nossas mesmas.

O presidente da Mercedes falou que o Brasil é o país dos sonhos pra qualquer montadora, pois aqui vc depena o carro cada vez mais e aumenta o preço e o consumidor paga...

• Upvote 1

Parabéns pelo tópico, está muito bom!

Se me permite, gostaria de acrescentar mais um item, que são essas luzes que iluminam as molduras do painel:

Peugeot-208-XY-concept-dashboard_39.jpg711121252458.jpg

Edited by Lucca79
  • Upvote 2

Parabéns pelo tópico, está muito bom!

Se me permite, gostaria de acrescentar mais um item, que são essas luzes que iluminam as molduras do painel:

Peugeot-208-XY-concept-dashboard_39.jpg711121252458.jpg

Essas luzes fazem parte das mesmas luzes do teto azul ILUMINAÇÃO NO TETO (MOOD LIGHT) juntamente com as luzes dos porta copos e dos pés (diferente das luzes ILUMINAÇÃO NOS PÉS (FOOTWELL LIGHT) ).

Particularmente tive um Fusion e amava aquelas luzes, davam um charme totalmente do outro mundo.

• Upvote 1

Diferença: No modelo europeu ao abrir a tampa do espelho do quebra-sol é ligada uma iluminação. Esse recurso não existe no nosso modelo.

A PSA ta de brincadeira né o voyage do meu Pai 2010 tem isso ai , como a PSAA lança um um carro novo , moderno e com tanta tecnologia e peca em algumas coisas que outras montadoras ja tem nos carros faz tempo

Alguem já pesquisou mais sobre as luzes no teto?

Mesmo de férias vou acompanhando esse tópico aos poucos. Quando retornar vou investigar para tentar por o CB europeu para funcionar...

Será q o sensor dianteiro do premier é fácil instalar e ativar ?

O moodlight tb é um dos meus objetivos...

Erick e Dantas, vamos marcar um 208 Garage Day e tomar umas brejas, comer uns doritos roleta russa e botar nossos 208 aos pedaços para investigar essas coisas hehehe

Yes, I void guarantees.

Sent from my iPad using Tapatalk

• Upvote 5