Jump to content
Sign in to follow this  
erick3.14

Tutorial Completo Para Desbloqueio Da Central Do 208

Recommended Posts

Para quem ainda não viu, aqui está o vídeo do desbloqueio da central que eu mesmo fiz. Clique e veja os detalhes:

th_MOV_1267_zps0823d1e3.jpg

O que me motivou a desbloquear?

Sempre tive DVD player no carro e sempre quis ter um carro com tudo original. O 208 foi o que chegou mais próximo pois o som dele com GPS, USB , me oferece quase tudo que queria. Só faltava a possibilidade de ter a TV Digital para acompanhar notícias no trânsito pela manhã e fim do dia, e também a possibilidade de ouvir shows que tenho no ipod/celular. Meu 207 anteriormente tinha a central multimídia chinesa e atendia as necessidades. Passei então a procurar pelo desbloqueio durante os 50 dias que demoraram para o meu carro chegar. E então tomei coragem, sem nunca ter visto ninguém que fez isso. Acho que fui o primeiro aqui.

Eu acho o preço de R$3.800 da Faaftech que me passaram essa semana muito caro. Para um carro como Land Rover, Mercedez, Audi, que custam mais de R$140.000 cobrar R$3.000 eu até acho justo. Mas para um carro como o 208 que custa a partir de R$40.000 cobrar o mesmo preço, acho muito injusto. Por isso parti para a solução própria que detalho a seguir.

Lembrando um detalhe que para mim facilita muito: sou engenheiro eletrônico e sempre faço as coisas com muita calma, pesquisa e dedicação. Os mais antigos aqui no clube sabem o que já fiz de invenção nos meus Peugeot anteriores. Não tenho medo pois eu sei o que estou fazendo e faço por conta própria.

Algumas perguntas básicas e mais comuns:
1- dá para assistir vídeo do pen drive direto na central?

Resp: Não. O desbloqueio de vídeo é externo, com uma caixa de interface. A central continua como original, com as mesmas funções. Não dá para perceber que ela foi modificada para ter vídeo. Quando quiser vídeo, tem que usar a entrada AV da interface de desbloqueio. Ou seja, tem que usar um DVD player, ipod, telefone, ipad, media player, para ser a fonte que vai gerar o vídeo para vc assistir. Ou seja, o vídeo vai vir pelo cabo RCA de vídeo+áudio e então poder assistir na tela da SMEG (nome dado para a central do 208). Se quiser reproduzir vídeo de um pendrive USB, vai ter que ter um mídia player ou algo que reproduza vídeo do USB.

2- o que precisa para desbloquear a central do 208?

Resp: Da interface de desbloqueio. O sinal da tela usada na SMEG é no padrão mais comum, LVDS, que também é usado em Audi, BMW, Land Rover, VW e outros mais. Assim uma caixa de desbloqueio recebe o sinal externo (tv digital, dvd, ipod, telefone, etc) e converte para o padrão LVDS para que seja usado na tela do 208. Esse é o mesmo conceito que é usado também nos 308 e 408. Aqui poderia ter 2 caminhos a se seguir:

– usar uma interface LVDS padrão sem integração nenhuma com o 208. Nesse caso, teria que ter um botão externo ou controle remoto para chavear entre os sinais de vídeo desejado da interface e da tela original da SMEG.

- a outra é usar uma interface LVDS já integrada ao carro, que pode ser controlada pelo painel/volante. Pelo que pesquisei (comecei a pesquisa em Ago/2013 e ninguém no Brasil ainda oferecia isso), tinham só 2 fabricantes, ambos Coreanos, que ofereciam a interface integrada. Uma era a QDIS e a outra era a Navitech. A QDIS é a fabricante que a Faaftech (empresa conhecida em Goiânia por desbloqueios) tem contrato e representa no Brasil. A Navitech não tem ninguém no Brasil fazendo um trabalho forte. A QDIS é a que está à venda em sites como Alibaba , Car-Solutions , GSM Server, e que agora a Faaftech está começando a oferecer, desde o fim de Novembro/2013. A versão da QDIS tem que cortar o flat cable do touchscreen da tela para instalar. Ou seja, é quase que irreversível se vc quiser desmontar depois, ou se fizer uma merda na instalação, corre o risco de perder o touch screen. A Navitech não precisa cortar nada, mas não tem o controle no volante. Optei pela Navitech pois queria algo plug and play, sem riscos na instalação. Conversei com o engenheiro da Faaftech que estava responsável por testar e desenvolver a interface do 208 no período de Ago/Set 2013 quando eles ainda estavam trabalhando na interface e ele confirmou que a instalação tinha sim que cortar o flat cable , mas isso os instaladores deles dão a garantia. Eu preferi sair fora disso, pois consultei e a tela touch da SMEG custa míseros R$1.500 nova na CC.

3 - Quais as opções que existem no mercado?

Qdis = como falei, é o primeiro fabricante que surgiu no mercado. E como explicado acima, oferece o “problema” de ter que cortar o flat cable da tela original para instalar tudo.

Orbe, Faaftech = pelo que conversei, eles confirmaram que eles estão usando o mesmo modelo da Qdis. Ninguém abre a jogo, mas na hora que eu comecei a questionar tecnicamente, pois entendo do assunto, os caras passaram para a área técnica e abriram o jogo para mim. Ou seja, o risco de danificar o flat cable é grande.

Crosswire = conversei com eles em agosto, antes de pegar o meu carro e ainda não tinham. Conversei em setembro e também não tinham nada. Falei com a área de MKT e Desenvolvimento e citaram que eu poderia emprestar o carro para eles desenvolverem. Precisariam do carro por uns 15-30 dias pelo menos. E o que eu ganhava com isso? Desconto? Não... não ia ganhar nada. Só a oportunidade de comprar a 1ª unidade. Nem sei se eles evoluíram.

Navitech = esse eu achei na minha pesquisa e parece ser uma empresa boa também. Possuem várias interfaces para diversos modelos e fazem projetos específicos. Por exemplo, me mandaram o vídeo da interface que fizeram customizada para uma empresa da europa que está vendendo o desbloqueio do 208 e na câmera de ré tem aquelas linhas de guia que são dinâmicas, ou seja, quando vira o volante, pela rede CAN vai a informação na tela e mostra a linha guia curvando para direita ou esquerda a medida que esterça o volante. O problema é que essa é uma função exclusiva que foi paga e desenvolvida para essa empresa da Europa. Eu queria comprar com esse recurso mas não vendiam de jeito algum.

4 – Quais as vantagens da opção que fiz?

Baixo custo

Compra direta com o fabricante

Entrega rápida

Suporte direto da fábrica

Chicote pronto e com todos os cabos. Praticamente plug and play. Só precisa pegar os sinais de +12V e +12V pós chave (chamado de ACC) para funcionar tudo correto, como é comum para ligar os acessórios externos (TV Digital, DVD , Conversor HDMI-RGB, etc).

Não corta o flat do touch como todos os outros fabricantes que conversei (QDIS = Orbe, faaftech)

Além disso, o sistema da Faaftech além de muito mais caro o que cobram aqui, tem que cortar o flat cable da tela (não gosto nada disso) e todos os casos de instalação que vi a seleção entre as fontes de vídeo tem que ser feita pelo controle remoto, além de que quando engata a marcha à ré ele não comuta automaticamente. Ou seja, tem que mudar para câmera de ré pelo controle remoto. Acho isso totalmente inoperacional. Funciona, mas preferi a da Navitech pois ela muda automático para câmera de ré (se instalar a câmera), além de que a seleção das fontes de vídeo não é pelo controle remoto, mas sim direto pelo botão original de menu à esquerda da tela touch. Para quem quiser entender mais, tem um outro user que já comprou e instalou essa da Faaftech e ele confirmou tudo o que já tinha coletado de informações:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7369786

5- Quais as desvantagens que notei?

- conector do chicote de áudio com mal contato, mesmo sendo novo, quando tudo está desmontando para testar, funciona perfeito. Quando coloca dentro do painel, começam os problemas: não tem espaço no painel do 208 para instalar o desbloqueio e aí a montoeira de cabos precisa ser torcida e esmagada e aí começa a ter problemas de mal contato. Resolvi usando braçadeiras para prender bem os conectores e fazer o caminho dos cabos com muito cuidado após diversos testes. Instalava e testava na rua se não ia dar ruído, falha.

- sinal da câmera de ré tem ruído com o carro ligado. Não sei se isso eu fui “premiado” ou se é problema de projeto. Tentei de tudo que é jeito eliminar o ruído e o sinal da câmera só ficava bom quando estava com o carro desligado. Por isso, não estou usando a câmera de ré. Estou em contato com a fábrica para tentar solucionar isso. - EDIT - RESOLVIDO com uso de relê para acionar a câmera pois a luz de ré do 208 não conseguia acionar a câmera de ré com o motor ligado.

- o suporte técnico da fábrica é muito ruim. Embora tenha o contato, demoram para responder.

- toda compra feita fora, vc não tem garantia aqui. Se der problema, tem que pagar o frete para enviar para a fábrica, e depois o frete de volta e também os impostos novamente. Esse é um risco também. Mas esse tipo de interface LVDS não costuma dar problema pois é algo bem seguro do ponto de vista eletrônico. É simplesmente como se fosse um chaveador/seletor de sinais digitais. Ora o LVDS original ora o sinal LVDS criado pela interface com o vídeo.

- a interface de desbloqueio tem entradas AV#1 + AV#2 + REVERSE CAMERA + RGB. A entrada RGB é usada para um receptor de GPS externo que pode ser integrado por exemplo com iGo. Eu usei no meu caso o conversor HDMI-RGB para ligar smartphone pelo HDMI. A entrada de REVERSE CAMERA é para a CÂMERA DE RÉ e só tem entrada de vídeo, como esperado. A grande “bomba” desse sistema é que a entrada AV1 e AV2 compartilham os mesmos RCA para áudio. Ou seja, só tem 1 entrada efetiva de áudio para o desbloqueio. Para solucionar isso, instalei um chaveador para escolher o sinal de áudio a ser usado. Isso acontece com a interface da Navitech e também com a da QDis. Eu contatei a fábrica da QDis e eles informaram que é a mesma limitação. O estranho é que o pessoal da Orbe e da Faaftech jura que tem 3 entradas AV. A Qdis e Navitech, ambas possuem 3 entradas, sendo V1, V2 e RGB, mas entrada de áudio só tem 1... Ainda quero ver funcionando da Faaftech para ver se eles mudaram algo aqui no Brasil, já que eles possuem equipe de engenharia e desenvolvimento e podem ter adicionado o chaveador de áudio dentro da caixa original.

6- Complicadores adicionais a serem observados:

- é 1 caixa a mais para instalar dentro do painel, perto do rádio. Não tem espaço para isso. É muito chato para instalar definitivo.

- se usar a interface de HDMI/telefone como usei, é mais 1 caixa. Piora ainda mais pois é mais 1 caixa.

- se usar tv digital, como usei, é mais 1 caixa. Aí complica ainda mais.

- se usar DVD 1/2din, é mais uma caixa. Provavelmente teria que ficar no porta luvas. Mas é mais 1 trambolho.

Ou seja, fica com várias caixas para funcionar o que quer. Isso no caso da Navitech. Se optar pela QDIS parece que é pior, pois só a central de desbloqueio , que no meu caso é 1 caixa só, deles é composto por 3 caixas. Ou seja, mais trambolhos. Por isso também escolhi a Navitech, por ser uma única caixa.

Eu ainda tenho esperança que alguém faça uma única caixa um dia, para os carros, que tenha TV Digital, entrada HDMI, DVD, assim poderia instalar no porta luva e 1 único chicote para ligar tudo em uma única caixa. Seria o mundo ideal.

7- Demais detalhes observados:

7.1. Com falei, todo mundo que consultei , Navitech, Qdis, Faaftech, fala que tem 3 entradas AV. A minha só tem 3 entradas de Vídeo + câmera de ré (AV1, AV2, RGB , Camera de ré) e 1 entrada só de áudio. Ou seja, para usar 3 sinais de vídeo, vc tem que ter um chaveador de áudio por fora. Eu fiz um chaveador de 2 sinais com relé. Meia bomba, mas funciona e é simples.

7.2. Para pegar o áudio, usa-se a entrada AUX da SMEG. No chicote fornecido tem 2 conectores RCA para entradas de áudio, canais L+R e é ele que é usado. Por isso, como a SMEG só tem 1 entrada AUX, tem que chavear o áudio das fontes AV1,AV2,RGB por fora. Eu montei um esquema com relés para chavear o áudio da TV Digital e o áudio da saída do conversor HDMI->RGB

7.3. Para assistir vídeo, por exemplo, tem que primeiro na SMEG acionar o AUX, para que o áudio seja correto da entrada AUX. Depois tem que acionar a entrada de vídeo da interface. Ou seja, tem que fazer o passo a passo certo, se não vc fica com vídeo da interface e o áudio do GPS, do rádio FM ou USB que vc estava usando. Eu gostaria que tivesse efetivamente 3 entradas de áudio independentes, 1 para cada entrada AV1, AV2 e RGB, para que assim, quando trocasse as entradas , o áudio mudasse automático .

7.4. Como comentado, essa opção minha não tem o controle do volante. Ou seja, para acionar a interface de vídeo e assistir vídeo, tem que segurar o botão MENU por 3segundos, e aí ele troca para entrada RGB , AV1, AV2 . Pode desligar as entradas que não quer por DIP SWITCH de configuração.

8- Custos:

8.1 A interface de desbloqueio LVDS saiu por US$250, pois o cara me vendeu por preço de protótipo
8.2 A interface conversora de sinal HDMI->RGB saiu por US$230.
8.3 O frete o cara fez por DHL como era para eu testar e tentar promover no Brasil com 50% de desconto. Saiu para mim por US$120, mas o valor do frete por DHL da Coreia até o Brasil é de US$240 mais ou menos. O cara despachou na segunda-feira na Coréia e na terça no fim da tarde estava entregando na minha casa em SP. Muito rápido a entrega da DHL. Fiquei surpreso.

8.4. Como é DHL, é taxado 100% do valor declarado.

UPDATE: a caixa de Smart Mirroring para Android ou iPhone já está disponível. Ela custa cerca de US$280. Desse modo hoje em dia não precisa mais fazer o que fiz na época com o uso de conversor HDMI-RGB e usar um receptor Smart Mirror por fora. Hoje é possível fazer tudo plug and play.

Eu já tinha um receptor de TV Digital da Pioneer que nunca tinha usado . Diga-se de passagem que é um lixo . A cor dele é muito ruim, tudo meio azulado. Mas blz... Aproveitei ele e não tive custo.

Optei pelo conversor HDMI pois meu celular tem HDMI e posso ter a tela dele no carro, para por exemplo ver vídeo, fotos, acessar internet, ou mesmo usar um Waze ou aplicativo de GPS/Transito em tempo real. O problema é que o som do HDMI não dá para usar com o som do Rádio ao mesmo tempo. Ai, se for usar o celular com um aplicativo de GPS, ou ouve o som do App via HDMI (AUX) ou ouve um FM ou um USB.

Instalação eu mesmo fiz. Não é nada do outro mudo ou muito complicado, mas dá trabalho pelo que falei do problema de mal contato no chicote plug and play. Se for levar em uma loja de som, os caras vão perder ½ dia a 1 dia para instalar com calma. Devem cobrar o quê? Não sei, mas em SP eu estimo que uns R$300-500 de instalação? Não sei.

Eu fiz no meu e não tive custo. Mas sinceramente não faço no carro de ninguém. Isso por que eu aproveitei e passei fio para o módulo, pois instalei um sub de 8” da Focal no porta malas. Assim aproveitei 1 dia todo para fazer tudo, desde fiação, pegar o sinal +12 V ACC (pós chave) na BSI para usar no módulo e no desbloqueio. Esse sinal de +12V ACC não tem no chicote do rádio . O 206 e 207 tinha... furada essa falta do +12V pós chave no 208....

9. Câmera de ré:

Procurei e não achei nada específico para o 208. Talvez seja igual do 408 mas não consegui ter certeza. Eu queria colocar escondida no lugar da luz de placa traseira. Optei pela do C4 que é a mais parecida. O encaixe deu certo, mas depois de instalada notei que ela estava levemente inclinada para esquerda. Acho que deve ser a curvatura da tampa do porta malas e a câmera não tem ajuste de posição. Mas blz. Só para ter idéia da distância e se vai encostar, já serve. Se alguém for usar, procure pela câmera de ré para o C4.

10. O que é instalado e como .

Aqui está o conector original do chicote de som da SMEG do 208, no padrão Quad-Lock

th_DSC_1026_zps099a68c5.jpg

Esse é o chicote plug and play para instalação já no padrão Quad-Lock usado pelo 208, assim não precisa cortar nenhum fio do chicote original para instalar o desbloqueio.

th_DSC_1076_zpsfc5079e7.jpg

th_DSC_1011_zps2296ecb3.jpg

Aqui é instalado um novo cabo LVDS para conectar a interface de desbloqueio e a tela. Esse é o cabo/conector LVDS que é usado na tela touch da SMEG:

th_DSC_0920_zps4ec37d20.jpg

Essa aqui é a interface de desbloqueio: 1 RCA AV Input (Audio & Video 1) + 1 RCA V Input (Video 2) + RGB Video Input (para GPS adicional externo com iGo , ou para o conversor HDMI-RGB converter for smartphone, ou para outros dispositivos que tenham sinal RGB) + 1 RCA V Input for Reverse Camera + 2 AV Outputs para enviar o sinal para telas externas por exemplo

th_DSC_1006_zpsd2168e4c.jpg

Esse aqui é o conversor HDMI-RGB que usei para conectar smartphone:

th_DSC_1009_zpsc143c994.jpg

DIAGRAMA DE INSTALAÇÃO :

th_208UnlockDiagram_zps49f8e8b0.png

Aqui um guia que ajuda a encontrar sinais de +12V , Pós Chave (ACC 12V) no 208:

http://www.youtube.com/watch?v=2S75JtHOugU&list=FLUQWu5K_h6Tzk7RPJor_7vg&index=3

Se alguém precisar por algum motivo, aqui está:

Sinal 12V

th_2VNR-Conector2viasPreto-pino2fiocinza

Sinal Pós Chave de 12V:

th_16VGR-Conector16viasCinza-pino6fioros

Onde comprar o conversor HDMI->RGB para poder usar equipamentos FULL HD (1080i) ou HD(720p) ?

Se alguém quiser o conversor HDMI e fazer como eu fiz, para colocar um receptor de TV Full HD com saída HDMI, ou mesmo um mídia player para ter shows e vídeos em alta qualidade HDTV, o conversor é vendido aqui:

http://indiwork.co.kr/cart/?doc=cart/item.php&it_id=1371445265

Isso dá cerca de US$210 + frete na faixa de US$80 mais ou menos por Fedex, que vai ser entregue super rápido.

A qualidade de imagem HDTV na tela do 208 é impressionante. Eu que sou chato com qualidade de imagem, cores, etc, realmente fica muito superior a qualquer outro carro e assim podemos usar a tela na sua qualidade e resolução máxima.

Onde Comprar o desbloqueio e o smart mirroring?

Lembrando de todos os riscos de detalhes compartilhado por aqui. Eu não pretendo vender isso nem ganhar dinheiro com isso. Se alguém se interessar, coloco aqui em contato por email e o interessado compra direto com o vendedor:

Patrick Lynch - planalto@globo.com

Espero que o pessoal dos 208 compartilhe aqui as experiência de desbloqueio, preços de outros fabricantes/lojas também. Imagino que isso seja só o começo de uma nova era de desbloqueios DIY .

Espero que gostem das informações.

Edited by erick3.14
  • Upvote 30

Parabéns Erick! Achei curioso querer câmera de ré, já que o carro vem com os sensores de estacionamento :P

Edited by Dantas
  • Upvote 1

Parabéns Erick! Achei curioso querer câmera de ré, já que o carro vem com os sensores de estacionamento :P

É Dantas , pode parecer estranho , mas vou ser sincero : sempre fui ruim de baliza, e desde o 207 Passion eu fiquei mal acostumado com a câmera. Ela deixa entrar em qualquer lugar sem encostar ou arranhar o pára-choque. Com o 208 e sensor já fica bom , mas se vc se acostuma com a câmera, ela é melhor pois quando o sensor apita o limite , ainda dá para ir até o limite com a câmera. Sem contar que uma câmera com as linhas guias corretas vc consegue colocar o carro em qualquer vaga por mais apertada que seja.

Como não achei câmera específica para o 208 , a do C4 deu certo ,mas como ela tinha linha guia e ficou levemente torta para um dos lados ,a linha guia seria inútil.

Ainda vou tentar investigar isso pois ainda não me dei por vencido.

• Upvote 3

Parabéns..... Sensacional seu trabalho.

Eu só queria algo simples tipo: espeta o pendrive e roda vídeo ou algo do tipo: mando por Bluetooth do celular, mas nada no mundo é fácil.

Não uso DVD, tv digital. No máximo uma câmera de ré se fosse sem fio e esse conversor hdmi pra celular.

Apesar do custo ser menor que no Brasil, ainda acho alto para que eu usaria. Meu uso seria bem menor que o seu.

Mas valeu mesmo.....show

• Upvote 2

Parabéns..... Sensacional seu trabalho.

Eu só queria algo simples tipo: espeta o pendrive e roda vídeo ou algo do tipo: mando por Bluetooth do celular, mas nada no mundo é fácil.

Não uso DVD, tv digital. No máximo uma câmera de ré se fosse sem fio e esse conversor hdmi pra celular.

Apesar do custo ser menor que no Brasil, ainda acho alto para que eu usaria. Meu uso seria bem menor que o seu.

Mas valeu mesmo.....show

Vou ser sincero q também queria algo mais simples.

Como eu entendo da parte técnica, se um fabricante quisesse , seria possível fazer uma única caixa pronta para instalar dentro do porta-luvas e que só precisaria ligar no chicote original. E seria sim possível transmitir o audio por bluetooth ao invés de matar a entrada AUX, de modo que a caixa no porta luvas daria as entradas de video e audio tradicionais já com leitor de DVD e receptor de TV digital.

Digo isso pois o porta luvas é preparado para receber um chicote eletrico lá no fundo dele para o CD player original. Ao invés de colocar o CD player colocaria a interface toda de desbloqueio

• Upvote 3

Erick,

Belo trabalho e excelente material de apoio, bem detalhado e técnico (ainda mais pra mim que não entendo nada do assunto).

Pena que o custo da conveniência ainda seja caro, sem contar que ainda é trabalhoso. Pro meu perfil de uso não vale o investimento.

Mais ficou show e muito exclusivo. Parabéns.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Também acho o custo alto, mas esse já é o custo direto com o fabricante.

Talvez se tiver um grupo de 10 ou mais interessados possa reduzir um pouco isso e a vantagem de rachar o frete entre todos.

Acho absurdo custar 1.300 e venderem aqui por 3.000-3.500

Para quem se interessa em como é ligado as coisas, coloquei o diagrama de como ficou tudo ligado.

• Upvote 2

Erick,

Parabéns cara!

Sobre as "caixas" extras p/ ligar tudo que você quer, acha que este aparelho aqui (http://www.linuxmint.com/store_mintbox.php) reduziria este nº?

É um desses "mini pc" tipo raspberry pi, que quebraria um galhão já p/ vc.

Edited by ciberglo

Erick,

Obrigado pelo tuto.
Você se incomodaria de passar os contatos para que eu também possa adquirir o módulo de desbloqueio?
Quanto à TV digital, você comprou aqui ou também lá fora?

Obrigado.

Edited by Murilo
Haviam quotes duplicados do primeiro post, ambos removidos para despoluir o tópico.

Erick,

Parabéns cara!

Sobre as "caixas" extras p/ ligar tudo que você quer, acha que este aparelho aqui (http://www.linuxmint.com/store_mintbox.php) reduziria este nº?

É um desses "mini pc" tipo raspberry pi, que quebraria um galhão já p/ vc.

Ciberglo,

blz? Eu já montei car PC no meu 207 anteriormente e achei legal a experiência, mas não gostei muito pois tem bastante configuração de software e no fim sempre tem algum device USB (TV digital, cabos, etc) que param de funcionar e tem que rebootar.

Eu sinceramente desiste do CarPc , exceto se for algo já montado. Sem contar que esse tipo de pc ainda teria que ser controlado por um mouse o que complica no carro. Eu sempre penso na praticidade da operação.

Quando falo de simplificar as caixas, é que tenho 1 caixa do desbloqueio , 1 caixa do conversor HDMI-RGB, 1 caixa do receptor de tv digital. Ter várias caixas é bom pois cada uma , por serem pequenas, pode ser escondida em um lugar diferente do painel. Mas ao mesmo tempo dá trabalho para montar. Quando falei de ter uma única caixa, seria ter uma única mesmo que tivesse já o desbloqueio, a entrada HDMI com o conversor HDMI-RGB embutido, a TV Digital, e tudo o que quisesse em um único box, que seria plenamente possível de caber dentro do porta-luvas.

Erick,

Obrigado pelo tuto.

Você se incomodaria de passar os contatos para que eu também possa adquirir o módulo de desbloqueio?

Quanto à TV digital, você comprou aqui ou também lá fora?

Obrigado.

Passo sim.

Como ainda estou em contato com o fabricante, pressionando para que ele arrume ou me ajude com a questão da câmera de ré e também com a questão de ajustar as cores (a tela fica ok, mas percebi que o vídeo da interface de desbloqueio é mais esverdeada e precisamos melhorar isso), me manda uma MP com seu email.

Se vc fala inglês , eu mando um email direto para o vendedor, em inglês, copiando vc e vc trata direto com ele a compra.

Sobre a TV Digital, eu usei uma da Pioneer mesmo que eu já tinha. E tinha comprado aqui no Brasil. Meia bomba, mas beleza.

• Upvote 2

Erick,

Saquei. Pow, show de bola então ;)

Abraços!

Erick, novamente valeu mesmo por ter compartilhado tds essas informações. Tenho certeza absoluta que deve ter ficado espetacular. Queria muito tds esses mimos aí q vc conseguiu. E parabéns pelo pelo empenho e dedicação!
Porém, pra mim ficou impossível fazer isso td. Apesar de td mt bem explicado, sou completamente leigo em relação a eletrônica! Precisaria entregar meu carro pra alguém fazer isso... e sinceramente não sei se fariam com a mesma qualidade e competência que vc fez.
Curta bastante aí teu carro!
E se mudar de ideia e quiser instalar em outros carros, vc tem um cliente! hahahahaha
Abraço

• Upvote 1

Oi erick. Falo sim. Passa pro neu email por favor? phvsantos@gmail.com

Obrigado

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Pessoal,

algumas pessoas tem me perguntado sobre por DVD no 208. Eu não coloquei, mas aqui como seria.

Se vc só quer ter um DVD, é fácil:

- tem que comprar essa unidade de desbloqueio de vídeo que comprei/instalei

- tem que comprar um DVD compacto para vc por no porta luvas

O problema é achar DVD Slim 1/2 Din no Brasil. Costuma ser muito caro. Não sei a qualidade , mas vi alguns no eBay. Precisaria ver se algum deles cabe no porta luvas do 208.

Veja esse aqui, por exemplo, que parece ser o menor, mais compacto e cheio de recursos:

http://www.ebay.com/itm/US-Stock-half-din-1-2din-USB-SD-iPod-car-DVD-player-flat-vertical-angle-mounting-/121233007586?pt=Car_Audio_In_Dash_Receivers&hash=item1c3a0ce3e2

Ou esses outros mais:

http://www.ebay.com/itm/HUMMER-1-2-DIn-Mount-DVD-Player-Model-90-0161-by-VizuaLogic-/161160623882?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2585ebf70a

http://www.ebay.com/itm/In-Car-Half-1-2-Din-Size-DVD-Player-USB-SD-CARD-MP3-AVI-DIVX-MPEG-/261345848006?pt=UK_Audio_TV_Electronics_In_Car_Entertainment_GPS_In_Car_Audio_Players_PP&hash=item3cd96d2ac6

http://www.ebay.com/itm/POWER-ACOUSTIC-PADVD-490-NEW-HALF-DIN-DVD-PLAYER-/261354445601?pt=Car_Audio_In_Dash_Receivers&hash=item3cd9f05b21

http://www.ebay.com/itm/NEW-Farenheit-DVD-45-Half-DIN-Universal-Remote-Mount-DVD-CD-MP3-Receiver-/160998210660?pt=US_Video_In_Dash_Units_w_o_GPS&hash=item257c3dbc64

http://www.ebay.com/itm/DVD-45-FARENHEIT-1-2-DIN-SLIM-THIN-IN-DASH-CAR-DVD-CD-MP3-USB-SD-PLAYER-NEW-/120820680587?pt=Car_Audio_In_Dash_Receivers&hash=item1c2179478b

No Mercado Livre, por R$999. Eu acho absurdamente caro um simples DVD slim custar tudo isso , mas pode ser a última opção:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-523991209-leitor-de-dvd-slim-faaftech-ft-dvd-12din-_JM

Aproveitando, se alguém quiser colocar um DVD no lugar do CD original oferecido na Europa, segue aqui o tutorial de instalação do CD Player para a SMEG. Pode aproveitar o suporte do CD original e colocar um DVD ali no lugar, ao invés de colocar no porta luvas.

http://www.feline208.net/media/docs/notice-1609722380-support-lecteur-cd-siege-208.pdf

• Upvote 2

Falando em câmera de ré, viram no conceito do 208 Hybrid que no lugar de retrovisores externos são usado câmeras?

peugeot-208-hybrid-fe-essais-feline208-2

Mais fotos em: http://www.feline208.net/photos/hybride/peugeot-208-hybrid-fe/essais/

Edited by Dantas
  • Upvote 2

Dantas, da uma olhada então uma imagem do lado externo desse mesmo conceito (208 hibrido) Achei mto show!!!

peugeot-208-hybrid-fe-concept-2013-18-10

• Upvote 1

Esse é top erick! Tomara que produzam em série!

• Upvote 2

Olá Erick,

Obrigado pelas dicas!

Você poderia disponibilizar o(s) link(s) do(s) fabricante(s)/revendedor(es) da interface de desbloqueio?

Abç

Ricardo

Olá Erick,

Obrigado pelas dicas!

Você poderia disponibilizar o(s) link(s) do(s) fabricante(s)/revendedor(es) da interface de desbloqueio?

Abç

Ricardo

Ricardo,

não existe link não para comprar. Não é loja.

Comprei direto do fabricante.

Para quem quiser comprar, e se comunicar bem em inglês por email e tiver paypal, é só me mandar uma MP que passo o email do cara que é da fábrica e vende. É só entrar em contato, e encomendar.

Erick,

Tentei te enviar MP, mas foi recusada...

Vc poderia enviar para mim os dados/contato do fabricante?

Obrigado!

Edited by RicardoBT
  • Downvote 1

Erick,

Tentei te enviar MP, mas foi recusada...

Vc poderia enviar para mim os dados/contato do fabricante?

Obrigado!

Ricardo,

fique a vontade para entrar em contato com o fabricante Ryan.

Fala que foi indicado pelo Erick do Brasil. Ele vai atender e lhe ajudar com os detalhes.

Edited by erick3.14
  • Upvote 1

Ricardo,

fique a vontade para entrar em contato com o fabricante:

Ryan - taesanglim@daum.net

Fala que foi indicado pelo Erick do Brasil. Ele vai atender e lhe ajudar com os detalhes.

Obrigado!!

Video para verem o Smart mirroring com smartphone por HDMI

• Upvote 2

Erick, você pode dizer onde são as travas do acabamento plástico da tela? Quero desmontar sem danificar o acabamento plástico..

Obrigado

Falando em câmera de ré, viram no conceito do 208 Hybrid que no lugar de retrovisores externos são usado câmeras?

peugeot-208-hybrid-fe-essais-feline208-2

Mais fotos em: http://www.feline208.net/photos/hybride/peugeot-208-hybrid-fe/essais/

Já tinha visto sim, mas em outro carro. e as telas ficam nas laterais.. próximas as portas..

Video para verem o Smart mirroring com smartphone por HDMI

Bastante gente me perguntou por MP sobre esse sistema. Então deixa eu esclarecer um pouco mais.

Para funcionar o Smart Mirror, eu usei a entrada HDMI e mais um receptor Miracast da Netgear, que é esse aqui:

http://www.netgear.com/home/products/connected-entertainment/wireless-display-adapters/PTV3000.aspx

É uma caixinha que só tem o cabo USB que serve para fornecer energia/alimentação para ela ligar. E o cabo HDMI que envia a imagem para tela. Ou seja, vc precisa de uma tela que tenha HDMI. Como eu comprei o opcional HDMI para o desbloqueio, consegui ligar essa caixa no carro e ter a tela do fone. Na verdade eu tinha essa caixa da Netgear e usava na sala, para assistir imagens e tela do celular na minha TV. Agora ela vai ficar no carro pois será mais útil.

O fabricante não tem mais para vender a opção do HDMI . Assim quem quiser fazer o Smart Mirror, não teria como mais, até ele fabricar novamente um novo lote, que não tem previsão.

Mas não desisto fácil e parece ter outra opção. Pelo que pesquisei, existe essa outra caixa desse outro fabricante:

http://gsmserver.com/items/item_details.php?id=844715

É uma caixinha que tem a saída RGB e que faz smart mirror/miracast . Nunca testei e não sei se funciona, mas se funcionar tudo que ela fala, é bem interessante. Não precisaria da caixa de HDMI que eu comprei. Poderia ligar ela direto no desbloqueio do 208 pela entrada RGB e teria o telefone na tela do 208 também. Ela diz servir para Android e iPhone.

• Upvote 3

Boa noite senhores, alguém que ja abriu o painel poderia informar por onde começo a desmontagem da moldura da tela? Gostaria de saber o melhor jeito de remover as travas plásticas para não marcar o plástico do painel.

Obrigado

Boa noite senhores, alguém que ja abriu o painel poderia informar por onde começo a desmontagem da moldura da tela? Gostaria de saber o melhor jeito de remover as travas plásticas para não marcar o plástico do painel.

Obrigado

Eu já abri.

Aqui nesse link vc tem acesso as fotos do painel sendo desmontado. Vai olhando as fotos que deve te ajudar.

th_DSC_0905_zps42c6f9a5.jpg

E aqui o documento oficial da fábrica sobre como desmontar que eu salvei no Google Drive e vale a pena compartilhar para quem quiser arriscar e tentar:

https://drive.google.com/file/d/1HNCzpXapHpWiIJdfBdnylFbaNkuPgdcUr61jxDNXzCV4uUHopyajrFvjeoi-1XSSLFpbDX2nOOlibDWP/edit?usp=sharing

Pode dar uma olhada que é simples . Vc precisa das ferramentas certas para não destruir nada. De preferência algo bem fino, mais para ponteagudo e protegido para não arranhar nada no painel. Eu fiz com calma e deu tudo certo. A primeira vez, com medo, e sem manual algum, eu levei mais de meia hora só para tirar a tela. Hoje faço isso em menos de 5 minutos.

Basicamente tem 2 presilhas de metal e pressão na parte superior da moldura da tela. E nas laterais tem uns encaixes. Eu empurro por baixo, próximo da saída de ar condicionado, ao mesmo tempo que puxo por cima na emenda da moldura, meio que atrás das telas. Deslocando um pouco a moldura, vou puxando com a ferramenta pela parte superior até soltar as travas.

1o vc vai tira a moldura da tela, que vai sair inteira, inclusive o botão de volume, menu e troca de telas da CM.

Depois vc vai desparafusar a tela e tirar a tela com calma.

Depois de feito isso, fica fácil ir desmontando e ter acesso ao "rádio" atrás da tela e chicotes originais.

• Upvote 2

Eu já abri.

Aqui nesse link vc tem acesso as fotos do painel sendo desmontado.  Vai olhando as fotos que deve te ajudar.

Imagem Postada

E aqui o documento oficial da fábrica sobre como desmontar que eu salvei no Google Drive e vale a pena compartilhar para quem quiser arriscar e tentar:

https://drive.google.com/file/d/1HNCzpXapHpWiIJdfBdnylFbaNkuPgdcUr61jxDNXzCV4uUHopyajrFvjeoi-1XSSLFpbDX2nOOlibDWP/edit?usp=sharing

Pode dar uma olhada que é simples . Vc precisa das ferramentas certas para não destruir nada. De preferência algo bem fino, mais para ponteagudo e protegido para não arranhar nada no painel. Eu fiz com calma e deu tudo certo. A primeira vez, com medo, e sem manual algum, eu levei mais de meia hora só para tirar a tela. Hoje faço isso em menos de 5 minutos.

Basicamente tem 2 presilhas de metal e pressão na parte superior da moldura da tela. E nas laterais tem uns encaixes. Eu empurro por baixo, próximo da saída de ar condicionado, ao mesmo tempo que puxo por cima na emenda da moldura, meio que atrás das telas. Deslocando um pouco a moldura, vou puxando com a ferramenta pela parte superior até soltar as travas.

1o vc vai tira a moldura da tela, que vai sair inteira, inclusive o botão de volume, menu e troca de telas da CM.

Depois vc vai desparafusar a tela e tirar a tela com calma.

Depois de feito isso, fica fácil ir desmontando e ter acesso ao "rádio" atrás da tela e chicotes originais.

Muito obrigado pela resposta, pra mim a parte mais chata é essa de desmontar o acabamento plástico....

• Upvote 1

Excelente post! Parabéns. Pode me dizer sua opinião sobre o desbloqueio http://tvandnav2go.com/home/53-maserati-video-interface.html ? Viajarei aos EUA próximo mês e esse foi o único que encontrei a venda la... Agradeço antecipadamente!

Excelente post! Parabéns. Pode me dizer sua opinião sobre o desbloqueio http://tvandnav2go.com/home/53-maserati-video-interface.html ? Viajarei aos EUA próximo mês e esse foi o único que encontrei a venda la... Agradeço antecipadamente!

esse aí é o desbloqueio da Qdis que eu falei no 1o post do tutorial.

Para instalar esse aí vc tem que abrir a tela touch, tirar o flat cable da lateral da tela que é colado termicamente, recortar o flat original e conectar no chamado TOUCH SUB BOARD. Se nesse mesmo site vc olhar o manual dela, consta o TOUCH SUB BOARD que é onde terá que fazer isso.

Eu sai fora dessa marca pois não queria cortar o touch...

Mas se vc for seguir esse caminho, depois posta as experiências. Funcionar , deve funcionar. Só não tenho coragem de cortar o flat original da tela touch. Se cortar ele e der algo errado, terá que trocar a tela. E essa tela, vc só acha na concessionária. Já cotei o preço antes de começar a fazer o desbloqueio e foi isso que me desanimou correr o risco: cerca de R$1.800 só a tela.

Detalhe, esse desbloqueio vai sair US$299 . Será que eles tem pronta entrega? É bom vc verificar . Pois lembro que em Agosto eu consultei esse pessoal aí e eles confirmaram para mim que eles não mantinham estoque na época nos EUA. Tudo era despachado direto da ásia para onde for . Se vc estiver nos EUA, não sei como funciona a importação de produtos para dentro dos EUA, ainda mais para você que não é residente fixo americano...

Se for seguir com essa interface, manda email para a loja e tenha certeza antes , para vc não se decepcionar depois.

Essa que eu instalei, já ajudei 6 de users aqui no forum até o momento a comprar. Daqui a pouco vai começar a aparecer mais gente com ela. Sai US$225 + frete + impostos. Vai ser pouca coisa mais cara que essa dos EUA.

Edited by erick3.14
  • Upvote 1

Beleza. Vou realmente pensar se vale a pena. Fiquei um na duvida pois no link do fornecedor fala de uma segunda maneira de instalar que, pelo que entendi, nao precisaria cortar fios e usaria o controle remoto para mudar entre as entradas... Mas como sou leigo pedi a sua opinião. Abs!

• Upvote 1

Beleza. Vou realmente pensar se vale a pena. Fiquei um na duvida pois no link do fornecedor fala de uma segunda maneira de instalar que, pelo que entendi, nao precisaria cortar fios e usaria o controle remoto para mudar entre as entradas... Mas como sou leigo pedi a sua opinião. Abs!

sinceramente desconheço. se eles falam q faz isso, blz. pode ser uma alternativa.

Olha ai a câmera de ré funcionando :

O problema foi resolvido. Só questão de corrigir a instalação já que o chicote original da liz de ré é que não conseguia fornecer a corrente suficiente para câmera e ela ficava ligando e desligando gerando o ruído.

Agora está tudo funcionando e missão finalizada com o desbloqueio

• Upvote 3

Show de bola!!! Sua central ficou perfeita!! Com todos opcionais que eu queria colocar na minha!! TV + Celular + Camera de ré!! Parabens!! Se eu tivesse os mesmos conhecimentos que tem faria exatamente o mesmo projeto q fez!!!

• Upvote 1

Erick, parabéns por mais um trabalho fantástico.

Só temos que lhe agradecer pelas contribuições.

Novamente, parabéns!

Quando rolar mais um Serra Azul, vamos ver esta criança funcionando e arrebentar mais umas costelinhas no Applebees! hahahahaha

Abraço!

• Upvote 1

Quando rolar mais um Serra Azul, vamos ver esta criança funcionando e arrebentar mais umas costelinhas no Applebees! hahahahaha

Estou fazendo a digestão delas até hoje! :P Nunca comi tanto. :D

• Upvote 1

Parabéns Erick! Mais um grande feito seu.

#invejaBRANCA :)

• Upvote 1

Olha ai a câmera de ré funcionando :

O problema foi resolvido. Só questão de corrigir a instalação já que o chicote original da liz de ré é que não conseguia fornecer a corrente suficiente para câmera e ela ficava ligando e desligando gerando o ruído.

Agora está tudo funcionando e missão finalizada com o desbloqueio

Fantástico, cara.

Vc é foda mesmo!

Parabéns!

• Upvote 1

Show de bola!!! Sua central ficou perfeita!! Com todos opcionais que eu queria colocar na minha!! TV + Celular + Camera de ré!! Parabens!! Se eu tivesse os mesmos conhecimentos que tem faria exatamente o mesmo projeto q fez!!!

Xará,

a instalação é muito fácil para quem entende de som. Não entendo por que o pessoal dessas empresas de desbloqueio cobra tão caro.

Pra vc ter idéia, no total eu "investi" umas 8-12h para instalar tudo. E olha que teve esses erros que aprendi. Quem for fazer hoje, é bem mais fácil. Já tem os diagramas que eu fiz. O chato é enfiar a caixa do desbloqueio atrás do painel e remover o porta luvas para instalar a TV digital e demais periféricos

Erick, parabéns por mais um trabalho fantástico.

Só temos que lhe agradecer pelas contribuições.

Novamente, parabéns!

Abraço!

Vamos lá !

Alguém sabe qual fio / número no conector quadlock do 208 seria o 12V da ignição?

Já testei todos com o multímetro e não consigo achar qual seria o 12V chaveado.

Desmontei o painel e decidi instalar um Módulo para um sub, por isso preciso do 12v da ignição.

Minha última opção é tirar do chicote do acendedor de cigarros porém gostaria de tirar do próprio chicote do rádio.

Obrigado

Alguém sabe qual fio / número no conector quadlock do 208 seria o 12V da ignição?

Já testei todos com o multímetro e não consigo achar qual seria o 12V chaveado.

Desmontei o painel e decidi instalar um Módulo para um sub, por isso preciso do 12v da ignição.

Minha última opção é tirar do chicote do acendedor de cigarros porém gostaria de tirar do próprio chicote do rádio.

Obrigado

dionlima,

isso já foi amplamente discutido no tópico da central multimídia do 208.

O conector quadlock não tem sinal 12v chaveado.

Eu por exemplo para ligar o módulo, optei por um modelo que detecta sinal hi-level e liga sozinho.

Já para ligar a TV digital com o meu desbloqueio, tive que pegar o sinal da BSI.

Lembrando que se vc optar pegar o sinal do carregador/acendedor de cigarros ou da BSI, o ideal é usar esse sinal para acionar um relê. E usar a saída do relê conectada em 12v da bateria para acionar qualquer outro acessório. Assim vc evita problemas de afetar o circuito original e não danifica nada do sistema original.

O sinal da BSI , com conector, fio , está no fim do 1o post aqui do desbloqueio, onde mostro qual fio pegar para obter o sinal.

Erick, não preciso dizer o que todo mundo já sabe, mas mesmo assim vou dizer kkk

Você é F*#@! Simples assim.

Bom, já que fez o contato com a galera do lado de la e entende 342 mais vezes que eu do assunto, poderia fazer contato e orçamento das peças pro meu 408 THP? Se eu for importar, vou pagar imposto mesmo, então melhor pedir tudo e fazer do jeito que você fez. DHL e declarado 100 doletas.

Só pra confirmar: interface, DVD 1/2 din, tv e câmera de ré.

Agora minhas dúvidas. Quando eu for mudar do modo gps pro DVD, por exemplo, ele não vai me passar automaticamente o áudio do DVD? Tenho que fazer algum "gatilho" pra isso acontecer? Porque já vi uma interface funcionando, mas aparentemente não precisa de nada a mais. Outra questão. Um pobre mortal instala a interface ou requer conhecimentos super poderosos? Tipo, um prego que nem eu kkkk

Desde já agradeço

• Upvote 1