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Rogerpec

Resolva Sua "anomalia" Anti-Poluição

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Olá.

Sou fã de peugeot e membro do Clube há 2 anos e quase não posto, porém este clube já me ajudou com os posts dos amigos daqui, os quais agradeço as informações preciosas. Por isto resolvi postar minha experiência prática com a "anomalia" anti poluição que tem sido o terror de muitos proprietários de um Peugeot. Sou mecânico de formação, hoje engenheiro de sistemas. Não atuo mais na mecânica como ganha-pão, porém sempre estou com as "mãos sujas", tendo alguns amigos mecânicos que me pedem opinião. Além de eu também ter um Peugeot é claro.

 

Acredito que muitos aqui no fórum já devem ter conseguido resolver o problema então este tópico pode vir a ajudar os mais novos proprietários. e/ou membros.

Anomalia Anti-Poluição, o que é?
Deveria ser um erro na sonda Lambda, linha de combustível, combustível adulterado gravemente ou problema mecânico no motor que gerasse queima incorreta do combustível e/ou escape de gases. Mas não se engane, a probabilidade é ser nenhum problema com o sistema anti-poluição do seu veículo. Mas sim uma falha ou defeito de outros componentes. Agora o porquê de sempre aparecer anomalia anti-poluição como se fosse um default ao invés dos códigos de erros corretos não me pergunte mas sim aos franceses, que fazem um carro tão ótimo e maravilhoso, quanto péssimo e detestável em alguns poucos aspectos, tudo ao mesmo tempo para alegria e terror dos proprietários.


Sintomas nos Veículos automáticos:

  • Veículo dá um tranco e apita anomalia anti-poluição, liga ou não a luz de injeção.
  • Veículo apita anomalia, liga luz de injeção e trava câmbio em modo limp-home.
  • Veículo dá erro de anomalia e erro de anomalia caixa automática, depois o câmbio fica esquisito, como se demorasse pra trocar as marchas mas não entra em limp-home

 

  • Sintomas tanto nos automáticos quanto nos com câmbio manual
  • Veículo apita anomalia anti-poluição e liga a luz de injeção mas continua andando normal.
  • Veículo apita anomalia anti-poluição e não acende luz de injeção porém não apaga a anomalia de imediato mas continua andando.
  • Veículo apita anomalia anti-poluição e liga luz de injeção e/ou morre e/ou embaralha (motor falhando).
  • Veículo apita anomalia anti-poluição, liga luz de injeção, morre e não pega mais (ou pega depois de esfriar).
  • Veículo apita anomalia anti-poluição, liga luz de STOP e não pega mais ou pega mas fica sem condições de dirigir.
  • Veículo apita anomalia anti-poluição e um ou mais ponteiros do painel caem. Ponteiros voltam em alguns casos e outros não,
  • Veículo apita anomalia anti-poluição e apita junto falha no sistema ABS e/ou leitura de velocidade


Outros sintomas

  • As vezes o erro vem acompanhado de "erro de travão" (freio de mão)
  • As vezes vem acompanhando de erro no sistema de alarme.

Todos estes sintomas estão quase sempre relacionados a falha na rede VAN e nem sempre estão relacionados de fato com os defeitos informados pelo sistema em atuadores ou sensores, ao ser escaneado. Normalmente ao passar o scanner, o mecânico vai encontrar inúmeras falhas que foram geradas por um defeito que pode nem aparecer na leitura. A maioria dos mecânicos vai te falar que não são erros presentes, vai limpar a memória de falhas e mandar você rodar com o carro até apresentar o defeito novamente para uma leitura melhor, porém, quando o defeito der novamente inúmeros erros que não tem nada a ver com o assunto aparecerão novamente gerando um círculo vicioso que pode resultar em troca desnecessária de peças (e $$ perdido).

 

Alguns talvez achem pouco provável alguns geradores desse erro, mas os que afirmo que foram testados eu fiz pessoalmente e são reais.

 

 

Defeitos mais comuns que geram o erro, com sugestões de correções:

Todos estes podem gerar o erro então quem estiver com o problema deve (ou pelo menos deveria) fazer uma listinha pro seu mecânico dar uma olhada (ou você se tiver proficiência). Estão por ordem de prioridade segundo as experiências que tive com os peugeot.

 

 

Zinabre no aterramento.

É o mais comum de dar o erro chato. Verifique as condições da bateria e o aterramento (massa) ao monobloco, motor e câmbio (se for um automático). Tive este problema logo que comprei um peugeot e depois de algumas semanas procurando o defeito resolvi tirar todo o fio terra (negativo da bateria) e limpá-lo com escova metálica assim como os parafusos onde ele é conectado. Limpei também os contatos da bateria e a Resolveu e fiquei 6 meses sem o problema. Dá pra fazer você mesmo se tiver um pouco de habilidade com ferramentas mas o mais indicado seria seu mecânico. Se for o massa, o erro dá frequentemente, praticamente todo dia.

Mau-contato, zinabre ou umidade da BSI

A BSI é apontada quase sempre como a vilã mas não é (basta olhar os fusíveis debaixo do painel, aquela caixa onde encaixam os fusíveis é a BSI). Se estiver com algum conector solto ou com zinabre, ou até mesmo umidade, pode dar falha. O problema é que tirá-la e recolocá-la é um pouco chato então melhor contar com seu mecânico gente boa pra fazer isso. Pra checar se tem umidade não tem outro jeito senão cortar as etiquetas da peugeot e abrir a caixa (obviamente só faça em carros fora da garantia ou se já estiver de saco cheio das mesmas resposta na concessionária). A umidade pode entrar por evaporação debaixo do painel de alguns peugeots. Se há umidade, use um secador de cabelo não muito perto na placa e contatos. Após checar a umidade pode-se limpar os contatos com um spray limpa contato de boa marca. Fiz limpeza de uma BSI que ficou mais de ano sem dar o problema. Se for essa a causa, o erro acontece mais após dias chuvosos ou lava-rápido.

Alternador

Deveria estar em primeiro lugar neste guia mas não coloquei porque tive mais experiência com os dois anteriores, mas fique esperto com o alternador, especialmente se tiver mais de 5 anos de uso, ele prega peças.

Alternador - 1: A tensão pra estes veículos deve ser gerada acima de 14 volts. Se por exemplo estiver batendo 12.4 na bateria com motor ligado é quase certo que vai aparecer o erro de anomalia anti-poluição. Variação mínima senão vai pegar o erro quanto entrar um ar-condicionado a noite com todas as luzes e som ligado. Vai dar mais o erro quando exigir carga dele. Em outras palavras, vá a um bom mecânico e mantenha o alternador sempre em bom estado!

Alternador - 2: (ATENÇÃO, esse é difícil de descobrir) Se o "bendito" do alternador no seu carro fica embaixo do reservatório de fluído da direção hidráulica e seu carro dá erro de anomalia anti-poluição aleatoriamente (entenda-se aleatoriamente tanto quanto uma vez por dia quanto uma vez por semana), pode ir pro mecânico e tirar a bomba da direção que fica acoplada ao reservatório. É quase certo que o reservatório tem algum pequeno vazamento e faz o óleo cair bem em cima do alternador. As vezes o óleo pode sair da própria tampa que fica marejando alí e vai escorrendo bem lentamente. Esse óleo pinga no alternador e pode causar um isolamento momentâneo das escovas/sapatas e o computador simplesmente entende que o alternador parou de funcionar. Isso quando acontece é um terror e quase ninguém descobre, troca-se tudo no carro mas o erro de anomalia anti-poluição continua lá. É quase como um câncer, vai pingando, pingando e o proprietário + mecânico se matando pra descobrir o que é até que um dia o alternador pára de vez e troca-se o alternador mas o reservatório vai pingando, pingando até que o novo alternador comece a sofrer a mesma agressão.

Boia do combustível

Problema besta. Também pode gerar o erro de anomalia anti-poluição. Isso porque a boia é magnética (as originais) e com o tempo e chacoalhadas do combustível vai criando certa folga na haste e começa a dar pequenos errinhos de medição e/ou queda total do sinal mas de maneira muito rápida, que não são acusados no ponteiro do painel mas que são informados ao computador e ele toma decisões baseado na falta de combustível em pleno curso ou queda da pressão na linha. É gerado uma série de ocorrências programadas que logo em seguida são abolidas porque a medição volta repentinamente. Por que não acusa no painel? Porque o contato precisaria ser desligado para que o ponteiro atualizasse uma medição errada (ir do meio tanque para o zero por exemplo). Nesse caso melhor levar no mecânico mesmo que você seja daqueles que se arriscam a desmontar o carro todo. Primeiro porque a rosca do tanque desse carro é muito dura e precisa de ferramenta especializada (não a marreta e talhadeira que nem uns caras mostram no youtube) e segundo porque o ambiente após o tanque aberto corre risco de explosão então é melhor um especialista mexer nisso. Aqui eu troquei a bóia de um que dava o erro anti-poluição quase sempre a meio tanque então relacionei com o medidor e voilá... problema sanado. Em outro veículo eu entortei um pouco a haste e deu certo mas e melhor comprar a bóia nova, custa 50 reais.

Para testar a bóia depois de retirá-la, use um ohmímetro. Ela deve dar +/- 300ohms vazia, 150 no meio e cerca de 60 em posição de cheia. OBS: Após trocar a bóia deve-se fazer o computador reaprender ela, tem vários tutoriais explicando isso e seu mecânico saberá.

Mau-contato na caixa de fusíveis do compartimento do motor.

Sim, o cabo positivo que é ligado nessa caixa se estiver com a porca um pouco solta pode gerar o erro por mau-contato.

Sonda lambda.

Se ela realmente estiver com defeito vai gerar o erro mas não vai gerar inúmeros outros erros que não tem nada a ver junto. Isso porque seu funcionamento é muito simples. Se o seu carro tiver duas sondas lambda pode ser que uma esteja boa e outra não. As vezes invertendo elas o problema pode parar ou diminuir a frequência.

Catalisador.

Coloquei por último porque já cheguei a retirar um catalisador para ver se o problema parava e não parou. Muitos dizem que o catalisador "entope". Pra ver se está entupido, peça para o mecânico tirar ele fora e com uma mangueira jogue água de um lado do catalisador (frio é claro) e veja se sai no outro. Se passa a água obviamente vai passar gases.

Combustível adulterado.

Pode dar o erro mas vai gerar outras falhas primeiro. Se for combustível adulterado vai passar no próximo reabastecimento, exceto você sempre use o mesmo posto e os caras forem sacanas. Troque de posto algumas vezes para ver a frequência do erro.

Cânister ou válvula do cânister

Se estiver completamente obstruída pode causar o erro por excesso de gás saindo no escapamento? Não sei, esse eu nunca peguei mas um amigo disse que já pegou e solucionou. Para verificar possível entupimento do sistema cânister, peça ao frentista pra encher o tanque vazio com o bico no automático e se desligar pra ele colocar no automático de novo. Observe quantas vezes a bomba desliga sozinha durante o abastecimento. Se desligar mais que duas vezes é provável que o canister ou válvula estejam obstruídos. Se desligar só quando o tanque estiver próximo de cheio então está normal.

Sistema de ar condicionado sem pressão.

Não comprovado. Esse eu nunca vi mas um amigo especializado em ar condicionado garantiu pra mim que se o sistema dos peugeot estiver sem pressão (gás vazou) o computador dará erro de anomalia anti-poluição. Bom, se depois de tudo acima não solucionou, não custa tentar.

Falta de fusíveis

Pode parecer absurdo mas apesar de até a buzina passar pela BSI, o carro funciona sem alguns fusíveis. Cheque todos e aproveite para limpar os contatos. No manual tem a lista de fusíveis tanto na BSI quanto no compartimento do motor, verifique se todos estão presentes.

Módulo de Injeção e/ou componentes da injeção

Na minha opinião, apostar nela é um equívoco. Se houver problema o carro se tornaria insuportável, seriam muitos erros de motor e/ou sequer funcionaria. Deixa isso quieto e aposte nos mais prováveis primeiro.

Pedal de acelerador eletrônico

Já ví na Internet pessoas dizendo que poderia ser isso. Nunca peguei e acho pouco provável.

 

 

 

É isso, espero ter ajudado de alguma forma.

 

Se houve algum erro agradeço por me alertar e/ou corrigir

 

Abraço.

 

PS: Fui comprar um HB20 zero e depois do test drive preferí o conforto e espaço do meu Peugeot 2009, mesmo tendo que ir a fundo nos errinhos...

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Boas explicações!!!!

Vai ajudar bastante!!!

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top demais muito esclarecedor parabens

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Devia mudar o título: Anomalia Anti Poluição: Guia Definitivo :D

 

Tive esse problema no meu 1.0 16v por longos 5 anos!!! O erro ocorrida depois da partida, após por algum motivo eu deixar o carro morrer. Ninguém conseguia identificar o real problema. Até tópico aqui no CP abri mas nada... Até que na última revisão foi diagnosticado o motivo: carbonização no coletor de admissão. Depois da limpeza e rodar + de 6 mil km o problema nunca mais apareceu. E olha que já deixei mais umas 2x o carro morrer devido agora estar acostumado a dirigir AT :wheelchair:

Edited by Dantas
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Muito bom!

Ajudará muitos aqui!

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:thumbup:

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Booa! Informação muito importante!! :confianteup:

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Muito bom parabéns

 

Ótimas dicas !

 

O meu aparecia isso porem passei o scanner ele detectou algumas coisas principalmente que a possibilidade de ser comb adulterado era a maior porem tenho certeza que não era ... e assim que sai de lá nunca mais apareceu ou seja só passei o scanner

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Muito bom parabéns

 

Ótimas dicas !

 

O meu aparecia isso porem passei o scanner ele detectou algumas coisas principalmente que a possibilidade de ser comb adulterado era a maior porem tenho certeza que não era ... e assim que sai de lá nunca mais apareceu ou seja só passei o scanner

 

 

Essa resolução é a melhor que ta tendo! kkkkkkkkkkkkk...

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Ótima suas explicações,, ajuda muito, o meu acendeu hoje de manha, mas o carro esta absolutamente normal, vou revisar os cabos massa....

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Parabéns pelo tutorial

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Parabéns ROGERPEC... tuto mais que completo...

Consegui resolver meu problema do ABS lendo isso aqui. aheuhauehaue

Ele nao parava de apitar. Passei um limpa contatos em ambas as caixas de fusiveis, reapertei os parafusos de terra que eu encontrei pelo caminho e parece que ficou 100% de novo..

Acho que o tutorial serve pra muitas coisas.. trato no carango nunca é demais..

Abraços.

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usando aquele scanner chinês bluetooth, reparei que mesmo sem ler nenhum código de erro, o gráfico da "sonda 2" no meu 307 está travado em 4,5v, enquanto o da "sonda 1" está sempre variando, aí fiquei com dúvida, o 307 tem 2 sondas? e tendo isso significa que essa nº2 está com defeito né?

 

onde ficam as duas?

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usando aquele scanner chinês bluetooth, reparei que mesmo sem ler nenhum código de erro, o gráfico da "sonda 2" no meu 307 está travado em 4,5v, enquanto o da "sonda 1" está sempre variando, aí fiquei com dúvida, o 307 tem 2 sondas? e tendo isso significa que essa nº2 está com defeito né?

 

onde ficam as duas?

Tem alguns 1.6 16v que não tem a segunda sonda.

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Fantástico!! Estou sendo assombrado por esse problema e ainda não resolvi.

O pior é saber que foram trocadas velas, bobina mais de uma vez. Mesmo trocando, o problema continua! Ou seja... está em outro lugar. Quase certeza que é o maldito do alternador! Vou ligar tudo quanto é luz, som pra ver o que acontece (e medir com um multímetro).

 

E tenho quase certeza que tem ali na bateria. Vou imprimir e mandar pro meu mecânico ver.

Também acho meio absurdo ser justamente problema na BSI. Como falou, se houvesse problema ali, seria mais de um!

 

Aproveitando, vou dar um quote de um user que teve o mesmo problema e relatou:

 

Prezados descobri o problema do meu 307 depois de muitos gastos que tive, era o alternador que estava mandando carga insuficiente para a bateria, o defeito sempre aparecia na hora que o carro esquentava, por exemplo acionava o estagio 2 da ventoinha, descobri nessa ultima chuva que estava usando AC limpador de para brisa mais faróis , quando media a bateria o alternador carregava normalmente 14 V quando ligava as coisas como farois limpador etc ele não alimentava nada, não mandava o suficiente mandava em torno de 11V por esse motivo so aparecia a anomalia quando o carro esquentava ou estava usando mais coisas , como a borboleta do 307 e eletrônica creio que por esse motivo aparecia que a mistura estava pobre defeito de autoadaptação da borboleta, após a troca do alternador e uma nova bateria depois de alguns kms rodados a luz de injeção apagou e a anomalia antipoluição sumiu sozinho.

Fica a dica para quem tiver o mesmo problema levei praticamente uma gestação para descobrir o problema depois de gastar milhões com mão de obra em mecânicos fiquei com esse problema durante quase 9 meses.
Troquei
Velas originais 2 jogos
Bobina de ignição
Bomba de combustível
Sensor MAP 2
Filtro de Combustível 2
Filtro de AR 2
Limpeza de todos os sensores
Limpeza de TBI Corpo de Borboleta

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Ainda não descobriram. Isso está tirando meu sono. E pior, meu pai quer vender o carro por causa desse problema que ninguém acha.

Vou imprimir todos e testar o que puder!

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Ainda não descobriram. Isso está tirando meu sono. E pior, meu pai quer vender o carro por causa desse problema que ninguém acha.

Vou imprimir todos e testar o que puder!

Em último caso coloca o carro num guincho e manda pra alguma especializada aqui na capital. Com certeza vão resolver.

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Fala galera, td certo?

Entao eu tinha um 206 e troquei por um civic si, e deixei o 206 com a minha namorada...nunca havia ocorrido nenhum erro ate presente momento, que acusa TODO dia essa anomalia anti poluicao e acende a luz de injeçao, e agora o carro ta falhando tambem, ai peguei este guia e comeci a "fuçar" e notei que o reservatorio do liquido de arrefecimento tava MUITO cheio, bem acima do maximo, isto poderia causar o erro?

Verifiquei a BSI, o terra nao consegui verificar, e outro aspecto que me lembro eh que algumas vezes o marcador de combustivel bugava e ficava travado no "0"... O carro fica estacionado num aclive toda noite...

O que acham?

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Prezados,

 

Em primeiro lugar, agradeco a todos os membros deste forum, pois desde que o conheci, as coisas parecem estar chegando a uma solucao final.

Bem, tenho um 207 XS aut 1.6 16v 2009/2010. Ha um tempo, sofro com estes mesmos sintomas relatados acima. Anomalia Anti-Poluicao, anomalia caixa automatica, caem os ponteiros do painel, etc... Alem destes relatados, algumas vezes se ligo o ar-condicionado, ele desliga sozinho e caem os ponteiros do painel. O que acham ? Ja troquei umas 3 vezes a bateria deste carro. Sera mesmo alternador ?

 

Sempre desconfiei que os problemas nao fossem separados e isolados e sim alguma falha do tipo eletrica que confunde o sistema.

 

Abracos e muito obrigado.

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Fala pessoal. Sou novo por aqui, apesar de ter 2 anos já com um 307 Rallye 2004 2.0 AT. Vou compartilhar o meu caso dessa maledeta "anomalia anti poluição".

O regulador de pressão da bomba de combustível do meu pug está com problemas, e por não encontrar um novo com preço razoável (Se alguém souber, me avisa, pois tive preços em torno de 700 reais sendo pedido nele) e sempre que tenta-se ligar o carro e força a partida por muito tempo (geralmente em estacionamentos) ele aparece esse erro. Feita a meleca, tem que zerar o erro e já era. Não volta até algum outro desavisado forçar a partida novamente.

Fica ai o meu relato desse errinho chato.

Abraços!

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Aconteceu agora com meu 207 1.6.

Hoje acelerei ele até o corte pra ver se estava queimando óleo. E saiu um pouco de fumaça no escarpamento.

Será que pode ser isso?

Vou fazer todas as manutenções pra prevenir.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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Amigos, vou compartilhar o meu problema e a solução.

Comprei um 307 1.6 2010, carro de procedência familiar, comprado de um diretor na peugeout, 50 mil, carro usado apenas para pequenas tarefas de sua esposa.

 

Após uns dias rodando com o carro, começou a medir errado o combustivel e as vezes falhas ao retomar a aceleração, meu mecanico (meu primo), relacionou com o problema, trocamos o sensor / boia e resolveu o problema do marcador, porem as vezes ainda falhava.

 

Alguns dias depois o carro morreu em uma avenida, pegou e não tinha força para sair, 1 minuto depois andou e ficou falhando. No dia seguinte enchi o tanque com gas aditivada, nada continou falhando. Passando o scanner acusou bobina de iginição, trocada e nada, limpou o TBI tambem....nada....

 

Começou a aparecer "anti poluição" e a bobina nova queimou....enfim achamos o problema....um amigo que trabalha na Porto Seguro, eletricista, passou o scanner e apontando erro de bobina, pegou outro scanner e deu outros problemas....ele só perguntou se tinha rastreador......

 

Ao colocar o rastrear o cara ferrou toda caixa de fusivel, que fica ao lado do motor, aterrou o rastreador junto com a bateria, cortou fios e deixou exposto, prendeu com grampos um peça que esqueci o nome dentro da caixa, colocou a antena do rastreador com o radio do carro, um trabalho de porco.

 

Ao retirar o rastreador o carro é outro, depois que limpou o TBI esta andando muito.

 

Antes de trocar peças, olhe a parte eletrica, esse post fala exatamente isso.

 

Me resta acionar a seguradora para reparar o dano causado e tentar recuperar os 1.000 gastos, se não der certo, procon neles!!!!

 

Abs

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muito bom o post

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O meu dava essa mensagem também. Meu mecânico passou o scanner e ela sumiu. Deu um código de erro P3023. Alguém sabe que código é esse?

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preciso de uma ajuda pessoal

meu 307 2.0 16v manual apresentou esse aviso de "anomalia anti poluição"

já estou a um mês sem carro

vamos lá

primeira vez que apresentou esse erro foi trocada a sonda lambda

carro rodou uns 300 km muito bem estava mais econômico e mais esperto em baixas rotações

zerou os erros e beleza

voltou a aparecer o erro só que dessa vez com aviso de erro de parametros de pedal do acelerador junto com o erro de "Defeito caixa de serviços do motor: calculador mudo na rede CAN . não caracterizado . Local ."

foi trocado o acelerador e ainda persiste o erro de calculador mudo na rede CAN

foi verificado todos aterramento do carro, alternador está gerando 13.7 V

e agora deu de não conseguir acessar a BSI pelo PP2000

 

alguém ae pode me dar uma luz caso for até um mecânico bom de ie Peugeot para indicar aqui na z/s sampa

desde já deixo um salve e muito obrigado por qualquer ajuda

Edited by just4fun

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Módulo?

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voltamos a acessar a BSI porem nada de resolver o problema

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Como esta o co sumo do carro? Como estão as velas?

Já mandou verificar o catalizador?

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Parabéns pelo tutorial! Com certeza tem muito tempo dedicado nisso! Parabéns e boa sorte a todos para que achem seus defeitos!

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após muitos dias sem o carro enfim pugento de volta na garagem

no final das contas era o maldito acelerador eletrônico que estava com erro

era só colocar no pug que da o erro de anomalia anti poluição comprei um novo e até o momento tudo em paz

agradeço ao tópico pois foi base para muitas e muitas pesquisas

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Resolvi meu problema anteontem, troquei a junta da tampa de válvula que tava vazando demais, minhas velas estavam encharcadas de óleo, troquei as velas também, agora a causa da anomalia mesmo era o terminal da bobina, o que conecta a bobina a vela e substitui o cabo, o mesmo estava com um ressecado e escapava centelha do cilindro quatro, troquei o mesmo também e resolveu o problema, rodei uns 300km até agora e o carro está normal, sem vazamento na tampa de válvula, sem falhar e sem a anomalia, economizei R$730,00 de um orçamento que havia feito anteriormente, portanto fica mais uma dica, confiram os terminais da bobona, aqueles que substituem os cabos de vela.

Abraços

 

 

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Minha última anomalia dessa foi causada por mau aterramento... Eletricista deu um trato e ficou filé

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Passa a dica mais específica se possível

Sabe a localização em que foi encontrado o mal contato /zinabre /fio rompido

Assim a comunidade fica cheia de informações

 

Abaixo e boas festas galera

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Passa a dica mais específica se possível

Sabe a localização em que foi encontrado o mal contato /zinabre /fio rompido

Assim a comunidade fica cheia de informações

 

Abaixo e boas festas galera

 

Então fera, foram diversos pontos com micro fuga de carga entende.. segundo o eletricista..

Ele me mostrou o que ele fez..

Um ponto no lado direito do cabeçote atras da válvula termostática.. uma malha que ele refez pois ja tava oxidada..

Um ponto no bloco na parte de trás, um fio grosso.. ele escovou os terminais e colocou novas arruelas.. (esse é o que causava o problema)

Depois uma pequena fuga na saída do regulador de tensão..

 

Só sei que ficou bom, gostei do serviço dele.. Me cobrou 60 reais..

 

Essa anomalia é muito complexa.. o certo é levar em um bom mecânico, de confiança mesmo, pra não precisar trocar peças sem necessidade

A dica pra levar no eletricista foi do meu mecânico, pois eu fui deixar o carro pra ele e quando estávamos conversando a ventoinha ligou e deu uma pequena queda na rotação... Ali ele ja indicou um eletricista pra olhar primeiro, caso não fosse nada ele olharia depois..

E foi batata.. levei lá e 10 minutos depois do carro ligado a luz da injeção desligou

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Pedal de acelerador eletrônico

Já ví na Internet pessoas dizendo que poderia ser isso. Nunca peguei e acho pouco provável.

 

 

Já tive esse problema com Sprint Booster, ele não deu encaixe perfeito e ficou com mal contato, gerando intermitentemente esse erro.

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Muito boa otima essa abordagem

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Adiciona ai bomba de combustível com baixa pressão causa anomalia também !!!

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Vou fazer o meu relato sobre esta anomalia que consegui resolver anteontem, depois de um mês indo a oficinas e concessionárias.

Meu carro depois de um tempo começou a ficar com partida demorada, principalmente nas primeiras tentativas de ligar o carro pela manhã. Eu acionava a ignição o motor virava e o carro não pegava. Com o passar do tempo, ao dar partida, ele virava e logo após apagava, eu esperava algum tempo, dava partida novamente e o carro pegava. Logo depois tinha que fazer inúmeras tentativas até o carro pegar. Com o passar do tempo, a luz de injeção começou a acender e a famosa mensagem de anomalia sistema antipoluição e o carro começou a perder potência. Aí vieram inúmeras coisas em mente como foi relatado aqui: bobina, limpeza de tbi, catalisador, etc.

 

Enfim, consegui resolver o problema, depois de trocar bateria porque realmente já estava ruim, sonda lambda (desnecessário), desfiz de uma sonda lambda sem problemas e uma pecinha simples, mas que também gera essa mensagem e não foi mencionada aqui: SENSOR DE ROTAÇÃO. A troca pode ser feita por vocês mesmos, é bem simples, porém o mal funcionamento deste componente pode lhe gerar uma dor de cabeça imensa.
sr_preto.jpg

Edited by CarlosLeonardo

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Mais uma vez essa maldita mensagem, minha esposa foi usar o carro pela manhã e apareceu a mensagem anti poluição, ela foi trabalhar e deixou o carro parado na garagem, quando cheguei a tarde do trabalho e fui dar uma volta com o carro, sem problema algum nao falhou e sem a mensagem, a bateria foi trocada a duas semanas, na primeira vez que apareceu essa mensagem eu troquei a bobina e resolveu, agora denovo pqp, mas eu notei que quando eu ligo td do carro as luzes oscilam, será o alternador?

 

Num guento mais vou trocar rs

Edited by T-3

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Amigo tem que passar o scanner. Você trocou a bobina, assim como ej troquei a sonda lambda desnecessariamente.

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Mais uma vez essa maldita mensagem, minha esposa foi usar o carro pela manhã e apareceu a mensagem anti poluição, ela foi trabalhar e deixou o carro parado na garagem, quando cheguei a tarde do trabalho e fui dar uma volta com o carro, sem problema algum nao falhou e sem a mensagem, a bateria foi trocada a duas semanas, na primeira vez que apareceu essa mensagem eu troquei a bobina e resolveu, agora denovo pqp, mas eu notei que quando eu ligo td do carro as luzes oscilam, será o alternador?

 

Num guento mais vou trocar rs

Parceiro, esses dias apareceu no meu a mesma coisa novamente... era o filtro de combustível.. Troquei e acabou o problema

Essa Anti Poluição é muito abrangente.. pode ser coisas muito simples a até mesmo um motor condenado..

Edited by •Leo

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Parceiro, esses dias apareceu no meu a mesma coisa novamente... era o filtro de combustível.. Troquei e acabou o problema

Essa Anti Poluição é muito abrangente.. pode ser coisas muito simples a até mesmo um motor condenado..

 

Verdade Leo.

Por isso que é importante passar o scanner pra ver onde realmente está o problema.

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olha se com o aparelho de diagnostico é difícil encontrar o problema sem é como ficar dando tiro no escuro !

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olha se com o aparelho de diagnostico é difícil encontrar o problema sem é como ficar dando tiro no escuro !

 

Mas com o aparelho é mais que meio caminho andado pra solucionar.

Rsrsrsrs.

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Resolvi trocando bobina. Realmente pode ser muita coisa mas eu apostaria primeiro nela. Acusei as velas e o catalisador, troquei as velas e nada, ia xingar o catalisador mas tinha só 2 anos de uso... o Gatuno apagava sozinho ao fazer redução geralmente com motor frio e com ar ligado, ao acelerar forte "se tremia" todo parecendo que alguma coisa séria ia mal, parado no sinal começava a se embolar e perder as forças, painel acusando "anomalia anti-poluição", "catalisador"... obrigando-me a desligar e dar uma partida com acelerada (à moda carro carburado) e em ponto morto com o capô aberto percebia-se o motor "soluçando". Tudo isso foi resolvido de uma só vez só com a troca da bobina. O Gatuno e meu bolso agradeceu.

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