Jump to content
Rogerpec

Resolva Sua "anomalia" Anti-Poluição

Recommended Posts

O catalisador é algo que não deve ser averiguado primariamente.

Há tantos componentes antes dele...
Afinal, ele é parte do escape.

Fala galera, na ultima quarta feira, estava agendado no mecânico a troca de correia dentada, esticador e velas, uma revisão periódica!

Por capricho do destino, nesse mesmo dia de manhã, o 206 começou apresentar a maldita luz indicadora de anomalia Antipoluição!

Já avisei o mecânico, que após verificação da Injeção Eletrônica, me solicitou a Tal Bobina!

R$206,00 na Mercadocar da marca Magnetti Marelli!

Conector Cinza!

O mecânico pediu para eu retirar o veiculo, que segundo ele, estava pronto!

Porém, apos alguns minutos com o veículo, percebi que o mesmo falhava em rotação baixa (1ª e 2ª marchas) e quando eu ligava ele frio!

Apos 2 dias, hoje percebo que novamente a luz indicadora se acendeu novamente!

Estou percebendo aquele cheiro muito forte de catalizador!

Seria ele o culpado desse defeito, e não a tal Bobina que investi R$206,00, por indicação do "mexânico"?

meu 307 apresentou isso depois q eu sujei ele todo de barro...ai lavei em casa, e tb meti agua por baixo dele...até tirar todo o barro

qdo fui sair com o carro ele pegou falhando...pipocando...e acendeu sistema anti poluição com defeito e luz da injeção..acho q o stop tb...

deixei ele funcionando e foi voltando...em menos de 2 minutos tudo normal sem mensagens nem nada...

creio q agua no conector da sonda causou o problema, e com o aquecimento do catalisador ela evaporou e resolveu o bug...

Tenho um 207 1.4 8v 11/12 sempre andou na gasolina, troquei para álcool esse mês, coloquei gasolina aditivada no reservatório de partida, e está sempre falhando para ligar e algumas vezes aparece a anomalia anti poluição no painel mas some logo em seguida.

Será que é o álcool? Uma coisa que reparei é que praticamente não baixou a gasolina do reservatório de partida.

As vezes tenho que acelerar ele para não afogar na hora de ligar.

meu 307 apresentou isso depois q eu sujei ele todo de barro...ai lavei em casa, e tb meti agua por baixo dele...até tirar todo o barro

qdo fui sair com o carro ele pegou falhando...pipocando...e acendeu sistema anti poluição com defeito e luz da injeção..acho q o stop tb...

deixei ele funcionando e foi voltando...em menos de 2 minutos tudo normal sem mensagens nem nada...

creio q agua no conector da sonda causou o problema, e com o aquecimento do catalisador ela evaporou e resolveu o bug...

Cara, me perdi numa estrada de terra hoje e mergulhei numa bela poça de lama. Depois disso apareceu a msg de anomalia no CB e o carro perdeu força. Graças a Deus ele não parou, caso contrário estaria lá no meio do mato até agora. O pug está cheio de lama, será que pode ser isso?

Enviado do meu LG G3 usando o Tapatalk

Boa tarde.

Tópico muito esclarecedor.

Meu caso a luz acende aleatoriamente (percebi que acendeu nas duas ultimas vezes quando o tanque estava na metade). O que acontece, a luz acende e o carro perde potência. Descobri que ao desligar o carro e religar logo em, seguida a luz continua acendendo, mas a queda de potência some... E depois de alguns kilometros ela simplesmente apaga...

O que já fiz:

- passei o scan;

- troquei as velas;

- filtro de combustível (pensando que era combustível problemático - e só uso aditivada e em posto de "marca");

- limpeza do bico;

Vou dar uma olhada na questão do aterramento... Mas acho que meu caso deve ser a tal sonda lambda....

Alguém tem alguma idéia?

sds

Leandro

Ocorreu a mensagem no meu 207 XS 1.6 16V, após ter feito a troca da sonda lambda e limpeza da TBI foi verificado junto a css que precisava ser atualizado o software do módulo, pois o meu veiculo havia saído de fabrica com tal defeito que acusava a mensagem no cp ao não utilizar ambos combustíveis etanol e gasolina.

Como somente abasteço com a GRID ou Shell V-Power acabava ocorrendo a mensagem, após ter atualizado na css parou de acusar a mensagem.

Pessoal,

Dei algumas verificadas na parte de aterramento e não vi nada de estranho.

Vou colocar combustível ate um pouco acima do meio do tanque e esperar chegar no meio e ver se acontece novamente.

AH, vi isso perto do BSI, o que seria?

2lmxlbn.jpg

Alguém tem uma ideia do que pode ser?

Ótimo post! Tenho um 406 e já passei por isso!

carro comecou a falhar hj, peguei BR, achei q tivesse "limpado". parei numa oficina por precaucao, porem, nao falhou nenhuma vez com o mecanico do lado, vlw murphy.

sai com o carro 1h dps, falhando bastante, como se tivesse so com 3 cabeçotes, deu um tranco e apareceu o aviso no painel. mal consegui encostar o queridao ao meio fio e chamar o reboque. em pleno feriado eh sacanagem ahaha, vamos ver se no sabado consigo algum mecanico para ver isso. merda, viu?

Com 3 cabeçotes o motor fica estranho mesmo :D

Mas como anda velas, bobina?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Edited by caio.curvelo

eh minha impressao so, nao da pra saber. as velas tem uns 6 meses q troquei, bobina nunca mexi, e como ela eh uma peça inteiriça, nem tem como testar cilindro por cilindro, ne? precisava ver a bobina toda. agora q to pensando, meu irmao tem um c4, o motor deve ser o mesmo, a bobina tbm!

2 coisas: da pra retirar os plugs individuais de cada vela da bobina sem tirar a bobina toda

EDIT:

MAS, o carro ligou, apareceu a msg da anomalia e a luz da injecao acesa. nenhuma falha na aceleracao ou comportamento do carro. desliguei e nem o aviso apareceu mais, carro ta 100% normal. pqp vai entender, viu?

mesmo assim, to no cagaço de sair com ele e dar de novo, amanha cedo, to vendo se meu mecanico vai abrir e dou uma corrida la, fazer um checkup geral, aproveitar trocar filtros do ar, da cabine e de combustivel, se pa os bicos injetores e o q ele recomendar, tentar ate testar o catalisador. enfim, vamo q vamo

Edited by GriffeBH

tenta limpar os bicos sim cara,e a TBI também.Qual a marca da velas?

tenta limpar os bicos sim cara,e a TBI também.Qual a marca da velas?

bosch

problema identificado e resolvido: gasolina batizada :(

mecanico disse q so no mes passado 4 carros passaram la com mesmo problema, esvaziamos o tanque e dava claramente pra ver a agua "misturada" ao combustivel, puta palhaçada isso. Abasteci com a grip (nao tinha podium aqui perto) e o carro voltou a 100%.

menos mal :D

Edited by GriffeBH

Topico essencial!!!

Obrigado por compartilhar e compilar essas informações!!

boaaa demais!!!passei por isso com gasolina batizada, mas só foi acender esse aviso no dia seguinte(ainda tinha gasolina antiga no tanque).

Olá pessoal, estou tento esse mesmo problema de "anomalia anti-poluição" a luz de injeção acende e o carro simplesmente falha, não liga mais, tenho que esperar por volta de uns 20 min até ele resolver ligar de novo, já tentei trocar de posto, coloquei Podium, troquei velas, sensor de rotação, corpo da borboleta tá limpo, bomba de combustível está acionando quando o carro tenta ligar.

No scanner do mecânico apareceu algo relacionado a bobina, fui lá e troquei a bendida, mais o carro ainda continua falhando, por fim deixei ele em uma auto elétrica de confiança desse meu mecânico, pra ver se ele acha algum problema elétrico, por que o carro não falha de imediato, tem que rodar pelo menos uns bons kms pra ele apresentar a falha e desligar.

Carro guerreiro, já tenho há mais de 4 anos, nunca me deu tanta dor de cabeça como agora, se alguém souber de alguma coisa, ou já passou por isso e puder me auxiliar.

Obrigado.

Estou com um 207 1.6 16V que me ascendeu a luz de Injeção Eletrônica e escrevendo a mensagem no computador de bordo "Anomalia anti-poluição".

Após muito ler este fórum, segui as dicas daqui. Troquei a boia do tanque de combustível, pois quando enche o tanque ele não marcava, só começava a marcar quando ficava nos 3/4 pra menos. Troquei as velas, limpeza de bicos, encontrei alguns pontos do chicote quebrado, com isso isolei.... enfim... dei uma geral. A luz apagou de início, mas logo ela ascendeu novamente. Tenho aquele conector OBDII e fiz a leitura da central da IE e o mesmo acusou o erro P0327 - ao qual vi que é o sensor de detonação. Com isso, como o carro entrou na reserva e eu estava rodando no Etanol, abasteci 20 litros com gasolina, e a luz apagou. Será que realmente é o sensor de detonação que está defeituoso? Já que este sensor monitora as vibrações, batidas de pinos, rajadas...

Ah... e sei que aqui o assunto é outro, mas, ao trocar as velas e dar um trato no corpo da borboleta com Car80, percebi que na mangueira do suspiro da tampa do comando de válvulas que entra no coletor está fumaceando, com um cheiro forte de combustível. Sabem o que pode ser? No escapamento não fumaceia nada, e nem tem cheiro de combustível.

O meu 307 começou a apresentar perda de potência e acendia a indicação de "anomalia anti poluição" constantemente. Após algum tempo, percebi que o problema aparecia com nível de gasolina no tanque abaixo de 50% e quando fazia curvas para a direita. O carro também não pegava de primeira depois de algum tempo parado. A suspeita foi de problema na bomba de combustível (a tampa havia sido trocada a pouco tempo devido a vazamento). O mecânico desmontou e verificou que a mangueira que leva a gasolina da bomba até a tampa estava danificada, o que causava retorno do combustível quando o carro estava parado (por isso não pegava de primeira) e anomalia anti poluição, pois a pressão de combustível ficava abaixo do normal e os sintomas ficavam cada vez mais fortes (engasgos e perda de potência) com o nível do tanque mais baixo.

Estou com um 207 1.6 16V que me ascendeu a luz de Injeção Eletrônica e escrevendo a mensagem no computador de bordo "Anomalia anti-poluição".

Após muito ler este fórum, segui as dicas daqui. Troquei a boia do tanque de combustível, pois quando enche o tanque ele não marcava, só começava a marcar quando ficava nos 3/4 pra menos. Troquei as velas, limpeza de bicos, encontrei alguns pontos do chicote quebrado, com isso isolei.... enfim... dei uma geral. A luz apagou de início, mas logo ela ascendeu novamente. Tenho aquele conector OBDII e fiz a leitura da central da IE e o mesmo acusou o erro P0327 - ao qual vi que é o sensor de detonação. Com isso, como o carro entrou na reserva e eu estava rodando no Etanol, abasteci 20 litros com gasolina, e a luz apagou. Será que realmente é o sensor de detonação que está defeituoso? Já que este sensor monitora as vibrações, batidas de pinos, rajadas...

Ah... e sei que aqui o assunto é outro, mas, ao trocar as velas e dar um trato no corpo da borboleta com Car80, percebi que na mangueira do suspiro da tampa do comando de válvulas que entra no coletor está fumaceando, com um cheiro forte de combustível. Sabem o que pode ser? No escapamento não fumaceia nada, e nem tem cheiro de combustível.

amigo essa mangueira do anti chamas esta rachada, não é bom que ela fique assim pois altera a pressão dentro do motor. tenta ao menos fazer de uma forma com que ela não continue fumaçando.

O meu 307 começou a apresentar perda de potência e acendia a indicação de "anomalia anti poluição" constantemente. Após algum tempo, percebi que o problema aparecia com nível de gasolina no tanque abaixo de 50% e quando fazia curvas para a direita. O carro também não pegava de primeira depois de algum tempo parado. A suspeita foi de problema na bomba de combustível (a tampa havia sido trocada a pouco tempo devido a vazamento). O mecânico desmontou e verificou que a mangueira que leva a gasolina da bomba até a tampa estava danificada, o que causava retorno do combustível quando o carro estava parado (por isso não pegava de primeira) e anomalia anti poluição, pois a pressão de combustível ficava abaixo do normal e os sintomas ficavam cada vez mais fortes (engasgos e perda de potência) com o nível do tanque mais baixo.

repare que na ponta da bomba existe um micro filtro de partículas, parece uma peneirinha, se ela tiver saturada também da isso que você informou, braçadeiras da mangueira, conexões etc tudo tem que ser verificado mas quando deu problema no meu era esse microfiltro que fica na ponta da bomba lá no tanque que tava quase entupido e não passava quase nada de gasolina pro motor trabalhar.

Olá pessoal, estou tento esse mesmo problema de "anomalia anti-poluição" a luz de injeção acende e o carro simplesmente falha, não liga mais, tenho que esperar por volta de uns 20 min até ele resolver ligar de novo, já tentei trocar de posto, coloquei Podium, troquei velas, sensor de rotação, corpo da borboleta tá limpo, bomba de combustível está acionando quando o carro tenta ligar.

No scanner do mecânico apareceu algo relacionado a bobina, fui lá e troquei a bendida, mais o carro ainda continua falhando, por fim deixei ele em uma auto elétrica de confiança desse meu mecânico, pra ver se ele acha algum problema elétrico, por que o carro não falha de imediato, tem que rodar pelo menos uns bons kms pra ele apresentar a falha e desligar.

Carro guerreiro, já tenho há mais de 4 anos, nunca me deu tanta dor de cabeça como agora, se alguém souber de alguma coisa, ou já passou por isso e puder me auxiliar.

Obrigado.

amigo, mesmo a bomba de gasolina dando sinal de funcionamento ela ainda assim pode estar com problema, a pressão dela pode estar baixa, causando essas dificuldades todas, verifique se é somente a bomba, ou tem filtro, mangueiras e conexões com problema.O meu tbm foi assim, a bomba acionava ao girar a chave, fazia aquele barulho e tal mas a pressão era insuficiente, acabei tendo que troca-la.

amigo essa mangueira do anti chamas esta rachada, não é bom que ela fique assim pois altera a pressão dentro do motor. tenta ao menos fazer de uma forma com que ela não continue fumaçando.

Amigos, peço ajuda novamente.

Peguei o carro novamente. Hoje faz 60 dias que tenho o carro como proprietário, mas, se fiquei com o carro 15 dias foi muito. Bem, trocou o cambio, instalado um LT8, o carro voltou todo falhando.

Ai foi pra uma especializada em Injeção Eletrônica, e depois de uns 5 dias, conseguiram "melhorar" o carro. Foi trocado a primeira sonda lambda (que fica próximo do coletor do escapamento), distribuidor, e limpeza e aferição dos bicos.

Estou com o carro agora, e ele está um tanto amarrado pra andar, e algo está me intrigando muito. O suspiro do motor está com uma pressão muito grande, com um cheiro forte do combustível. A propria oficina disse que essa pressão na saída do suspiro do motor está atrapalhando o trabalho do corpo da borboleta, onde vimos via scanner (kaptor) a borboleta abrindo e fechando, e injetando um pouco mais de combustível.

A minha pergunta é: O que pode ocasionar essa pressão forte no suspiro do motor?

Ah... até agora, tudo foi pago pela garagem... e ela que levou nas oficinas... então, mesmo eu tentando acompanhar os serviços, não sei exatamente os diagnósticos. E como tem apenas 30 dias de garantia de motor e cambio desse carro, quero resolver esse "ultimo" problema. Receio de cabeçote ou anéis danificado.... enfim... ajudem aí!

Hoje a garagem qual comprei o carro, vai trocar o motor do carro.

Enfim, cambio e motor trocados. Como que alguém consegue destruir um carro com "apenas" 85 mil kms?

O estado de conservação do interior e exterior escondeu muito os problemas mecânicos do veículo.

Minha sorte é que a garagem ao qual adquiri o carro está sendo muito prestativa e resolvendo todos os problemas do meu carro sem brigas.

Agora sim, espero apagar a maldita luz de injeção acesa e a mensagem de anomalia anti poluição.

Edited by tcpthiago

show de bola, o meu agora acende anomalia anti poluição mas no meu caso é normal, recentemente coloquei GNV nesse 1.6 16v flex, rodando em média 105 kms com trânsito, ar ligado gastando 15-20 reais, cilindro de 10 m³.

único ponto negativo mas previsto é a luz acesa e o ponteiro de combustível na reserva pois o sistema entende que a queima do GNV é parte do tanque de combustível, dai vive com luz da reserva acesa, mesmo tendo meio tanque de álcool sempre.isso é comum nos Renault também pois o computador afere o combustível juntando os dados da boia de combustível com a autonomia etc vou ver se existe a possibilidade de instalar um "reset de painel" ou reset de combustível" dai toda vez que desligar e ligar, o ponteiro volta pro local correto.Porém vai abaixando conforme uso do GNV, isso não vai mudar...

por enquanto show de bola, só lembrar de ligar e rodar no álcool por uns kms e antes de desligar igualmente, rodar um pouco no álcool.o motor 1.6 16v se adapta MUITO bem ao GNV.

Edited by PSAPSA

E ai pessoal, boa noite. Beleza?

Estou com 207 sw AT, 2009/2010 com 59k rodados. Hoje fui fazer uma sangria nos freios, que pelo visto o antigo dono nunca o fez. Aproveitei e lavei caixa de rodas e por baixo do carro. Dei uma "disfarçada" com água no motor em si também, pois estava uma vergonha.

Os freios ficaram ótimos. :fuckyeah:

Mas... ao sair de casa, andei por volta de 1 km, e ao precisar mais do carro, ai que quase pari um hidrante. Acusou a anomalia anti-poluição e catalisador. O carro chegou a morrer quando freiei em um quebra molas e ficou uma tragédia. Esperei alguns minutos, ele ligou de boa e sumiu o aviso.

O carro tinha um delay terrivel no acelerador, eu pisava, e quase 1 dedo depois o motor dava resposta, agora piso e o carro vai, sem delay :somuchwin:. Vai saber.
A uns dias, em uma chuva das brabas aqui no RJ, passei em uma poça de respeito em uma rua, e logo depois parei. Foi dada a largada do desespero, ao religar o carro, acionava limpador de para-brisas, zerou os relógios e funções do carro, e não pegava, ele dava um barulho e apagava. Sem pegar. Sequei tudo que pude do motor suspeitando dessa fragilidade e em seguida o carro pegou de boas.

Creio que os problemas do meu sejam conectores já ressecados e infiltrando água.

Alguma dica esperançosa?

Fala pessoal,

Estou com problema relacionado a anomalia anti-poluição.

Tive inicialmente este problema, em conjunto o motor ficou falhando funcionando apenas com 03 cilindros e muito fraco. Consegui deixar o carro na garagem do apartamento. No dia seguinte como curioso, mexi nos chicotes conexões etc... depois de algumas mexidas o carro voltou a funcionar. Levei no mecânico para verificar o ocorrido, mas como o erro não voltou a ocorrer não conseguiram detectar o motivo da falha, já que naquele momento não era apresentado nenhuma avaria no scan.

Seis meses (aproximadamente) após isso, o carro voltou a doar este mesmo problema. Foi solucionado trocando o combustível e resetando o sistema para reconhecer o combustível. Aparentemente foi devido a combustível adulterado, havia abastecido em uma emergência em um posto de procedência duvidosa.

Mais alguns meses com o carro sem o problema, em uma viagem, após rodar uns 250km direto, o problema ocorreu novamente. Acusou anomalia no sistema anti-poluição e motor fraco (03 cilindros apenas).

Itens já verificados e/ou substituídos:

1 - Velas (troca)

2 - Bobina (troca)

3 - Sonda lambda (teste)

4 - Bicos de injeção (teste)

5 - Bomba de combustível (teste)

O mecânico me passou que verificou uma trilha queimada no modulo da injeção, e que isso pode estar relacionado o motor estar funcionando apenas com 03 cilindros e isto gerar no CB o erro de anomalia do sistema de anti-poluição. Isto é viável, ou o erro no do sistema anti-poluição poderia provocar o carro funcionar em 03 cilindros?

Obrigado.

Pessoal. Sobre o terrível problema de "pressão insuficiente de óleo" e "ANOMALIA ANTI ROUBO ELETRÔNICO" dos 207 e outros. Tenho um 207 2012 a um ano. Comprei com 63 mil km e agora está com 70 mil km. Tive esse problema umas 6 vezes durante esse tempo e verifiquei diversas coisas pesquisando aqui no clube e na web em geral. Óleo sempre trocado com filtro bom em oficina especializada onde eu mesmo via a parte interna no copo onde fica o refil, (se quebrar a parte interna é um stress). Troquei alguns fusíveis principais conforme dicas que achei e mesmo assim acontecendo o problema. Ficava parada de 10 a 20 minutos sempre. Agora a última vez, fiquei 35 minutos e nada. Fiz os procedimentos de tirar esses fusíveis e colocar de novo, fechar o carro segurando a chave um tempo na fechadura.... desligar o positivo da bateria e encostar na lata pra reiniciar o módulo etc. NADAAAAAA... Chamei o uber e fui me embora. Carro ficou ao na frente da escola do meu filho, (seguro). Voltei umas 3 horas depois, girei a chave e pegou. Fui direto no meu mecânico de confiança. De segunda a sexta o carro lá. Solicitei a troca do refil do filtro de óleo por um de marca boa; verificar os cabos massa (terra); ver sensor de pressão de óleo (foi trocado devido a estar molhado de óleo); trocar as velas (nunca trocadas. Estavam Bosch. Coloquei NGK); e ele me disse que ia ver todos os fusíveis e também os fêmeas dos fusíveis (onde eles se conectam). Após eles fazer tudo isso, o motor ligado a uns 30 minutos o carro apresentou o problema. Com a chave girada, ele testou todos os fusíveis com lâmpada de teste e detectou um não funcionando, onde ele mexeu nele e apagava o o problema, soltava dava de novo. Então ele tirou o maldito fusível, onde o mesmo estava rachado bem próximo a um lado (aquela curvinha central onde liga nas duas perninhas). Com o carro frio, o fusível ficava encostado e aquecendo ele dilatava e abria. Trocou o fusível e o problema sumiu. Testou várias vezes, tirando o fusível dava o problema, colocando novamente sumia. Era um fusível que não tinha dado muita importância. Na caixa de fusíveis do motor, é o número 8 de 20a. (Não sei porque não tinha trocado esse). Até que enfim, acredito que tenha sido resolvido. Dica: Pra quem entende um pouco, faça uma lâmpada teste e deixe no carro. Se der esse problema, gire a chave e teste fusível por fusível. Espero ter dado uma ajuda!

Muito bom, me ajudou e entender melhor o carro...O Meu 408 THP acende uma luz de alerta triangular com uma exclamacao no meio aleatoriamente...nao tem motivo aparente, nao acompanha outro aviso, nada, simplemsnete aparece e depois some...as vezes ao dar uma esticada e as vezes andando devagar...Esse aviso é o anti-poluicao ???