Jump to content
erick3.14

Tutorial Para Troca Do Painel Do 208 Brasileiro Pelo Europeu

Recommended Posts

Para quem se interessar, segue o tutorial para troca do painel de instrumentos e computador de bordo da nossa versão brasileira pela européia.

Painel Brasileiro:

th_DSC_1248_zpsdb44bf81.jpg

Painel Europeu:

th_DSC_1249_zps564c9f95.jpg

Você vai precisar de:

- chave torx para desmontar as partes do painel e tirar o painel. Eu não sei o tamanho, mas é tudo a mesma medida.

- ferramentas para desmontar as partes/acabamento do painel. Sugiro ter ferramenta adequada para não arranhar ou destruir nada. Eu usei esse kit aqui de ferramentas:

th_DSC_0717_zps05f2d7d7-1.jpg

Sequência:

1. Tirar a tela touch screen da central

th_DSC_0909_zps52709766.jpg

th_DSC_0916_zps228f50b4.jpg

2. Tirar a moldura da tela touch. Depois de tirada a tela, remova a peça que dá o suporte para tela.

th_DSC_1020_zpse5815981.jpg

3. Tirar todo o acabamento da moldura que vai debaixo do painel de instrumentos até o lado do passageiro. Aqui é uma peça única e não tem parafuso. É tudo encaixado.

th_DSC_1065_zps87feb81c.jpg

4. Feito isso agora dá para partir para a remoção do painel original.

- Remova os 2 parafusos que estão na parte inferior

- depois de tirar os 2 parafusos, precisa puxar o painel, pois ele é preso por 2 pinos de pressão na parte traseira. Se forçar o painel, vai estourar os pinos. Pegue uma ferramenta longa que tenha a ponta curva, de modo que a ferramenta entre por trás do painel, e consiga puxá-lo. Puxe um lado por vez com força para poder soltar o pino de pressão. Acho que nessa foto aqui dá para ver os pinos de pressão:

th_DSC_1257_zpsde6ca099.jpg

5. Com o painel fora, remova ele do chicote.

6. Vai ser preciso construir o chicote para o computador de bordo, caso o painel europeu seja a versão mais completa com o computador de bordo integral. Para isso, será necessário reconstruir conforme o diagrama abaixo, onde mostro a pinagem do conector do painel , as cores dos fios, e onde ligar no novo computador de bordo.

- Pinagem do conector do painel:

th_7cfa0da3-8992-4d9e-82f8-bc7c3581cb79_

- esquema elétrico de onde pegar os sinais do chicote do painel e como construir o chicote para o computador de bordo. Nesse desenho que anotei, onde está escrito CB#1, CB#2, CB#3, CB#6, são os pinos do conector do CB. Se olhar o CB, vai ver que tem a pinagem anotada no conector.

th_DSC_1262_zpsd9855011.jpg

- aqui ele montado: deixei cada fio que usei para construir o chicote com as devidas anotações de pinagem e sinal, caso no futuro eu precise:

th_DSC_1257_zpsde6ca099.jpg

Aqui o resultado final funcionando:

th_MOV_1259_zps5871bac4.jpg

Pelo que tudo indica, se usar o PPS2000 dá para ativar o painel para que ele mostre as informações de GPS também. Estou tentando conseguir um PPS2000 atualizado para fazer isso.

• Like 2
  • Upvote 7
  • Downvote 1

Excelente tutorial, parabéns!! A galera tava atrás disso!

Alguma dica de onde arrumar esse painel??

Alguma dica de onde arrumar esse painel??

sinceramente não acha aqui no Brasil ainda não.

Eu trouxe da Europa.

E detalhe que lá tem diversas versões, com cores, acabamentos e detalhes diferentes.

Não sei se alguém já pegou algum código e tentou pedir na Peugeot para cadastrar. Mas sei que pelo menos há uns 3 meses , não tinha nada de velocimetro europeu cadastrado aqui no Brasil

Se alguém estiver interessado no painel do 208 Europeu, me avisa. Apareceu uma oportunidade de viagem para Europa e agora que o painel funciona tudo ok, posso me programar para pegar a versão do Feline ou GTI.

Para isso, pretendo vender o meu painel europe, pois não terá sentido ficar com esse e ainda comprar uma terceira peça (tenho o original ainda guardado).

Uma vez alguém interessado, eu vou encomendar a peça na Europa e pagar a diferença, pois do GTI e Feline é ainda mais caro.

Para eventuais interessados:

-painel de instrumentos - valor pago de 565 libras (UK) , que na época convertido em R$ deu cerca de R$2.200 com frete até meu hotel. Pretendo vender por uns R$1.800

-computador de bordo - valor pago de 285 libras (UK) , que na época convertido em R$ deu cerca de R$1.100 com frete até meu hotel. Pretendo vender por uns R$1.00 ou próximo disso

achei o painel brasileiro mais bonito

• Downvote 1

Como prometido para quem tinha interesse e perguntou, com a devida ajuda do Dantas com o PPS2000/Lexia/DiagBox , configuramos a BSI para ativar as 3 funções necessárias e agora o GPS e hodômetro funciona tudo ok como deveria, no painel e computador de bordo:

1- SMEG -> Configurar Outras Funções -> Ativação Registro Navegação No Quadro de Bordo = ATIVADO PARA QUADRO DE BORDO

2- BSI -> Calculadores Presentes -> Ecrã Matricial = PRESENTE

3 - BSI -> Conforto Condução -> Presença Do Ecrã de Matriz de Pontos = SIM

E agora o GPS no computador de bordo devidamente funcionando:

VIDEO #1 com a rota do GPS funcionando no CB

VIDEO #2 sem rota traçada só mostrando os nomes das vias e bússola de orientação

Edited by erick3.14
  • Upvote 4

Parabéns! Vc é fera!

oq vc fez com a quilometragem? voltou para a original do seu carro?

TOP!!!

oq vc fez com a quilometragem? voltou para a original do seu carro?

A quilometragem não tinha problema algum, pois o sistema do 208 é igual dos demais PSA: ele valida a maior km existente entre a BSI ou painel. Como o painel era zero km e meu carro tinha 2.000km quando instalei ele, ficou tudo ok, com os 2.000km do carro.

Se fosse ao contrário, o carro fosse 0km e o painel 2.000km, ele validaria com 2.000km. Por isso que é importante pegar o painel zero ou com a km abaixo da sua.

O que eu fiz agora com o Dantas foi ativar o computador de bordo corretamente, pois antes ele funcionava a parte dos TRIP#1 e TRIP#2 que são os medidores de viagem parcial, e também funcionava correto o hodômetro total. Mas o hodômetro parcial não funcionava e eu não conseguia resetar, pois tinha que ativar o computador de bordo matricial. Quando ativamos o computador de bordo matricial, essa parte do hodômetro parcial ficou 100% ok e agora funcionando também como deveria.

Ficou mto fera msm... mais p frente... farei esse upgrade tb viu...

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

A quilometragem não tinha problema algum, pois o sistema do 208 é igual dos demais PSA: ele valida a maior km existente entre a BSI ou painel. Como o painel era zero km e meu carro tinha 2.000km quando instalei ele, ficou tudo ok, com os 2.000km do carro.

Se fosse ao contrário, o carro fosse 0km e o painel 2.000km, ele validaria com 2.000km. Por isso que é importante pegar o painel zero ou com a km abaixo da sua.

O que eu fiz agora com o Dantas foi ativar o computador de bordo corretamente, pois antes ele funcionava a parte dos TRIP#1 e TRIP#2 que são os medidores de viagem parcial, e também funcionava correto o hodômetro total. Mas o hodômetro parcial não funcionava e eu não conseguia resetar, pois tinha que ativar o computador de bordo matricial. Quando ativamos o computador de bordo matricial, essa parte do hodômetro parcial ficou 100% ok e agora funcionando também como deveria.

quanto vc pagou no painel?

quanto vc pagou no painel?

eu paguei R$3.500 na Europa, o painel + computador de bordo, pois é tudo separado. Trouxe comigo na mala em viagem. Esse valor foi em Euro mas convertido em R$ e taxas IOF do cartão.

Agora quero vender por R$2.700 para poder partir para o modelo mais completo do Feline ou GTI que é mais caro ainda, cerca de uns R$1.000 mais caro. Se alguém se interessar, em Abril/Maio devo ir para Europa de novo e queria vender até lá para aproveitar e já encomendar o novo e trazer o novo.

Sensacional, agora sim deu para ver a diferença entre os dois..!

O que acrescenta o painel do GTi em relação a esse do Allure que você tem?

Sensacional, agora sim deu para ver a diferença entre os dois..!

O que acrescenta o painel do GTi em relação a esse do Allure que você tem?

O computador de bordo é mais caro pois é de resolução maior ainda do que esse que peguei, com mais gráficos e cores com maior contraste.

O painel de instrumentos tem acabamento mais esportivo de fibra de carbono, ponteiros e fundo com iluminação e tonalidade progressiva de cores, ponteiros de cores diferentes, controle de moodlight, luz ambiente, footwell e console central, tudo no painel de instrumentos.

Esse seria o mais completo de todos.

• Upvote 2

Fala ai Erick, tudo certo?

Pergunta leiga. To comprando um 208 active para minha esposa. Esse carro é pelado, alguma dessas peças serveria nele?

Procurei aqui no forum sobre adaptação dessa console no active mas não achei nada!

Valeu!

Abraço!

Que console vc se refere?

Sent from my Nokia Lumia 925 using Tapatalk

Olá Bruno,

Me refiro a central. O do active é 1din mas parece que o espaço para colocar é o mesmo, não sei se alguém já tentou colocar.

Como prometido para quem tinha interesse e perguntou, com a devida ajuda do Dantas com o PPS2000/Lexia/DiagBox , configuramos a BSI para ativar as 3 funções necessárias e agora o GPS e hodômetro funciona tudo ok como deveria, no painel e computador de bordo:

1- SMEG -> Configurar Outras Funções -> Ativação Registro Navegação No Quadro de Bordo = ATIVADO PARA QUADRO DE BORDO

2- BSI -> Calculadores Presentes -> Ecrã Matricial = PRESENTE

3 - BSI -> Conforto Condução -> Presença Do Ecrã de Matriz de Pontos = SIM

E agora o GPS no computador de bordo devidamente funcionando:

VIDEO #1 com a rota do GPS funcionando no CB

VIDEO #2 sem rota traçada só mostrando os nomes das vias e bússola de orientação

Erick e os indicadores de Velocidade e todo o resto que tem no 208 normal? Foram perdidos?

Carioca,

Da para instalar uma CM paralela (Pionner e afins), basta você encomendar os acabamentos da central na concessionária e comprar uma central, tem um user aqui que fez isso no Active dele e o resultado ficou muito bom, pelo que lembro os acabamentos não eram caros, acho que vale a pena.

Abs

Sent from my Nokia Lumia 925 using Tapatalk

Valeu Bruno. Vendo as imagens do painel do Erick desmontado me pareceu isso mesmo.

Você não tem por a caso esse link neh?

Obrigado!

Erick e os indicadores de Velocidade e todo o resto que tem no 208 normal? Foram perdidos?

Todos os indicadores funcionam normalmente. Se vc assistir os vídeos que postei no início do tópico, eu mostro todas as funções, como hodômetro total/parcial, velocímetro, consumo instantâneo, computadores de consumo de viagem #1 e #2, informações da central (tipo de entrada, nome da rádio, nome da música) , funções de GPS, sem contar todos os avisos de abertura de portas, acendimento de faróis , funcionamento de sensores de chuva e farol, limitadores de velocidade, cruise control. Tem muito mais coisa que o painel e computador de bordo original brasileiro não tem.

Valeu Bruno. Vendo as imagens do painel do Erick desmontado me pareceu isso mesmo.

Você não tem por a caso esse link neh?

Obrigado!

Se for um DVD 1 DIN com tela dslizante, ok, serve. Ou então tem que procurar ai pois eu vi um user que fez com tela de GPS e instalou um processador e usou a moldura original.

Se for tentar instalar a central original, é bem mais complicada, pois precisa de chicotes que se comunicam com painel de instrumentos e BSI.

Erick, como você vai pra "zoropa" em abril, me coloca na fila dos interessados nesse painel, se possível com um pequeno desconto :P

• Upvote 2

Desculpe por destoar do assunto original do tópico, mas alguém poderia me mandar via MP qual o link da pessoa que conseguiu fazer essa adaptação no 208 Active?

• Upvote 1

Show essas mods do painel.

• Upvote 1

Erick, como você vai pra "zoropa" em abril, me coloca na fila dos interessados nesse painel, se possível com um pequeno desconto :P

Blz Dantas!

Se quiser, te coloco como 1o da fila no interesse do painel e na época tentamos negociar um melhor valor, ou colocar no Mercado Pago parcelado, não sei. O que for melhor para vc. Se tiver mais gente interessada, vou deixando na fila os nomes.

Desculpe por destoar do assunto original do tópico, mas alguém poderia me mandar via MP qual o link da pessoa que conseguiu fazer essa adaptação no 208 Active?

essa adaptação do painel? Se for, fui eu mesmo aqui, quem postei o tutorial e adaptação.

Show essas mods do painel.

Valeu Murillo !

Sou suspeito para gostar do painel europeu.

Acho que vou querer este painel também!

Quer me colocar na fila?! :)

Com relação a adaptar apenas o CB não tem como mesmo? Porque por mais bizarro que possa parecer eu gosto dos LEDs no meu painel. Só não gosto do CB tão básico que a gente tem aqui no Brasil!

Acho que vou querer este painel também!

Quer me colocar na fila?! :)

pode deixar !

Na fila já , logo após o Dantas...

Com relação a adaptar apenas o CB não tem como mesmo? Porque por mais bizarro que possa parecer eu gosto dos LEDs no meu painel. Só não gosto do CB tão básico que a gente tem aqui no Brasil!

Pior que não tem como não. O painel de instrumentos brasileiro é uma peça só e o computador de bordo dele já é soldado na placa do painel de instrumentos. Não dá para tirá-lo. Tanto é que o brasileiro não tem nem o conector e nem o chicote para ligar o computador de bordo.

Já o Europeu tem 2 versões: uma igual a nossa, mas com os medidores de ponteiro , mas em diversas cores de ponteiros, números, iluminação; e uma versão com o computador de bordo separado, sendo que essa versão também me parece que tem 3 ou 4 versões, sendo a do GTI a mais completa, depois do XY, depois do Feline e por fim esse que peguei.

Sera q fica caro demais alguem enviar p mim o painel comprado la na Italia ou em Portugal?

• Upvote 1

Blz Dantas!

Se quiser, te coloco como 1o da fila no interesse do painel e na época tentamos negociar um melhor valor, ou colocar no Mercado Pago parcelado, não sei. O que for melhor para vc. Se tiver mais gente interessada, vou deixando na fila os nomes.

essa adaptação do painel? Se for, fui eu mesmo aqui, quem postei o tutorial e adaptação.

Valeu Murillo !

Sou suspeito para gostar do painel europeu.

Fala Erick,

Na verdade, eu estava tentando saber quem fez a alteração no Active para ter uma "central", alterando aquela peça do console de 1din para 2din... ;)

Sera q fica caro demais alguem enviar p mim o painel comprado la na Italia ou em Portugal?

a questão não é enviar.

o painel custa caro lá do mesmo jeito.

esse preço que eu citei, é o preço na Europa. Em Euro ou Libras, o preço é o mesmo se convertido em R$. A Peugeot meio que tabela o preço na Europa. Enviar de lá para cá vai ser coisa de uns 40-75 euro, por correio. Experiência própria de quem já teve coisa enviada da Itália e também da França, Inglaterra, Letônia, Grécia, Irlanda, Holanda ... e sempre

é a mesma faixa de preço. Claro que depende do tamanho do item.

Falo por experiência pois cotei o envio do painel e ia dar na faixa de 70 euro com seguro. Mas preferi aproveitar a viagem e trazer na mala para economizar esse valor

• Upvote 1

Hummmm... eh, interessante... perguntei msm pq tenho conhecidos nestes paises... e como vc n pode trazer varios paineis, fica complicado pedir p vc trazer p geral ne... hehehehe...

• Upvote 1

Para eventuais interessados:

-painel de instrumentos - valor pago de 565 libras (UK) , que na época convertido em R$ deu cerca de R$2.200 com frete até meu hotel. Pretendo vender por uns R$1.800

-computador de bordo - valor pago de 285 libras (UK) , que na época convertido em R$ deu cerca de R$1.100 com frete até meu hotel. Pretendo vender por uns R$1.00 ou próximo disso

Erick,

Você sabe se da pra usar o computador de bordo (UK) com o nosso painel brasileiro?

Eu particulamente gosto dos mostradores digitais, mesmo sendo nada precisos, além de ter o odometro com KM/h na sua principal marcarção, mas colocaria fácil o computador de bordo completo.

Abraços,

Erick,

Você sabe se da pra usar o computador de bordo (UK) com o nosso painel brasileiro?

Eu particulamente gosto dos mostradores digitais, mesmo sendo nada precisos, além de ter o odometro com KM/h na sua principal marcarção, mas colocaria fácil o computador de bordo completo.

Abraços,

não dá não...

veja que já expliquei isso no post#30:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7367980&p=1322775

Se vc quer o painel em km/h, basta pegar o versão francesa. Como eu fui para a Inglaterra, encomendei e trouxe o inglês mesmo, que tem a velocidade em MPH e KM/H . Já os marcadores digitais de combustível e temperatura, só no brasileiro mesmo, mas a versão brasileira não tem não como retirar o computador de bordo e colocar esse. E o pior é que nem adianta querer por exemplo adaptar e colocar o computador de bordo sobre o original do Brasil, mesmo que fazendo algum acabamento diferente sobre o painel. Vc até pode conseguir colocar mecanicamente fazendo algum recorte ou adaptação do europeu sobre o brasileiro, mas o problema é que como o brasileiro está embarcado na placa principal, ele pega o ID na rede CAN para se comunicar e mata o funcionamento do CB europeu.

A única maneira é mesmo trocando o painel todo. Mas nesse caso, não vai conseguir o que vc quer

Esse painel europeu é perfeito, pena que é uma pequena facada no pancreas. 3 mil dilmas boladonas é muito alto, da pra fazer uma porrada de outros mods mais em conta. Mas ficou foda, quando você for vender esse pug um dia (se vender) vai ter muita gente querendo comprar aqui no forum mai loka que o batimã em festa de vampiro. :lol22: :lol22:

• Upvote 2

Galera,

se alguém se interessar pelo tema, vou desmontar o painel de meu 208 e instalar o do Feline/XY europeu em breve.

Vai sobrar o europeu dos vídeos e tutorial que montei.

Também estou com umas outras idéias de mudança de painel e interior. Se eu achar as peças será algo bem radical.

algumas pessoas andam me perguntando sobre esse tutorial. Atualizando esse post para ele ficar mais visível.

Erick, Este painel europeu que você vai tirar você vai vender? Com ele é possível ver as informações do GPS no display central dele?

Erick, Este painel europeu que você vai tirar você vai vender? Com ele é possível ver as informações do GPS no display central dele?

Blz Anderson?

Já desmontei o painel e já está a venda ele sim.

O painel central é um computador de bordo. Eu comprei 2:

- há pouco mais de um ano, comprei o painel de instrumentos mais simples e o computador de bordo central. Na época o que veio era o mais simples de todos pois queria o mais barato.

- agora há alguns meses comprei o do GTI, que já está instalado na minha garagem. E o computador de bordo que eu comprei supostamente era do GTI com logo inicial da Peugeot ao ligar. Mas quando liguei ele, ele não tem a parte de GPS.

- existem mais de 10 modelos de painel e de computadores de bordo. Ambos que comprei foi com base em chassis de carros que consegui na Europa. Mas pelo jeito o 2o computador de bordo que comprei é errado , por não ter o GPS.

- então o que eu fiz: montei o painel de instrumentos do GTI e mantive o 1o computador de bordo que eu já tinha comprado que tem o GPS, que aliás olhando o valor de cada um que paguei, realmente foi mais caro a versão com GPS, enquanto que o painel do GTI foi bem mais caro que o 1o.

Por isso, o que estou vendendo:

- painel de instrumentos que está aí nos vídeos

- computador de bordo: similar ao do vídeo, com o logo da Peugeot ao ligar, igual do GTI/XY, mas sem a função de display do GPS

E por isso, estou vendendo mais barato do que qualquer kit que eu comprei: cerca de R$2.200 para vender , completo, painel+computador de bordo, lembrando que ele está com praticamente 15mil km (cerca de 14.970), e se o carro que for instalado tiver mais KM, vai manter a rela do carro. E se o carro tiver KM menor, vai subir a KM para a do painel, 15mil . Ou seja, ele é bom para quem tem carro com 15mil km ou mais. E vale lembrar que ambos que comprei foram novos e zero, direto na GSF Car Parts na UK. Por isso , por ser novo, e por existir mais de 10 tipos e diversas combinações, é que eu ainda não consegui fazer 100% como queria. Talvez ano que vem eu compre o outro computador de bordo central, que é o igual o atual mas com o logo da Peugeot ao ligar o carro. Mas acho que isso é de menos e talvez não faça tanta falta para mim.

Ainda vou pensar se pego ele ou não

Aqui o link da venda:

http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7369291

Ainda não entendi o que você queria que o painel 100% devesse fazer. Mas d<br />O painel que você está vendendo tem ou não tem quais funções ? Vi o vídeo mas não entendi a tua explicação, além do painel de instrumentos no volante o kit inclui também o computador de bordo no painel central do carro ou o computador de bordo que você se refere é a tela pequena que fica dentro do painel de instrumentos onde o nosso é de cristal líquido e o europeu é de LCD? Valeu.

Ainda não entendi o que você queria que o painel 100% devesse fazer. Mas d<br />O painel que você está vendendo tem ou não tem quais funções ? Vi o vídeo mas não entendi a tua explicação, além do painel de instrumentos no volante o kit inclui também o computador de bordo no painel central do carro ou o computador de bordo que você se refere é a tela pequena que fica dentro do painel de instrumentos onde o nosso é de cristal líquido e o europeu é de LCD? Valeu.

Anderson,

o que estou vendendo é o painel de instrumentos + o computador de bordo central de alta-resolução, que no nosso brasileiro é uma tela de LCD de 7 segmentos branca/cinza, e no europeu é LCD gráfico de alta resolução colorido.

O que estou vendendo é o conjunto painel+computador que comprei no início, onde o painel é o europeu (milhas e km e todos mostradores de ponteiro) e sem iluminação azul/vermelha como tem no GTI/XY/Feline. O computador de bordo que estou vendendo é o LCD de alta resolução "mais simples" que tem velocímetro, consumo instantaneo, trip 1, trip 2, informações do rádio (RDS, nome das musicas USB ou ipod), alarmes e avisos (ativação do cruise control, limitador de velocidade, acionamento de faróis, aviso de portas abertas) . Ele não tem a função de GPS e sinalização da rota.

Na verdade tem muitos códigos possíveis para o painel e computador de bordo. Ainda não consegui comprar o computador de bordo 100% como eu queria, pois o que eu tenho tem além disso tudo que eu falei a parte de GPS/aviso de conversão/trajeto. Mas existe ainda um outro que tem mais funções do carro e também o logo da Peugeot na inicialização. Mas por hora estou feliz com esse que já tenho montado pois já me satisfaz.

Como devo ficar com o carro só mais 1.5ano, então vou ficar com isso mesmo , pelo menos por enquanto.

up para o pessoal do 208 que me perguntou sobre esse tutorial

sensacional, irei instalar o painel hoje, vamos ver se consigo ou irei apanhar.