Jump to content
Sign in to follow this  
guilcm123

Vazamento De Óleo Estranho E Insistente - 207 1.6 16V

Recommended Posts

Caros colegas,

Estou tendo um problema de vazamento de óleo, recorrente. Pesquisei no fórum e não encontrei nada que "elucidasse" minha dúvida.

Meu Peugeot 207 SW Escapade 1.6 16V 2010, que tenho a cerca de quatro meses, apresentou um vazamento de óleo pela parte superior do motor. Entretanto, só se consegue perceber esse vazamento quando se olha o motor por baixo, a lateral do bloco e a tampa do cárter estão todos lambuzados de óleo. Não percebi redução no nível do óleo, e só depois de algum tempo o óleo começou a pingar no chão (uma ou duas gotas por dia). Mas o motor tá todo sujo de óleo na parte de baixo.

Levei o carro na oficina que faz o serviço de assistência para a revenda onde comprei o mesmo, que identificou ser um retentor de borracha que fica na junta do cabeçote. Deixei o carro no começo de dezembro para fazer o serviço, que segundo o mecânico foi resolvido. Segundo ele, foi retirado o cabeçote e substituída a junta, inclusive esse retentor de borracha. Como o serviço foi em garantia, perguntei quanto seria se eu tivesse que pagar... ele me informou "em torno de R$ 900,00!".

Tudo normal com o carro (sem falar que tive um problema com a injeção eletrônica nesse intervalo), até que no final do ano fui trocar o óleo e o motor estava todo lambusado de óleo... de novo! Mas embora o motor esteja sujo, o óleo não pinga no chão.

Fui de novo à oficina, onde o mecânico vistoriou de novo o carro, e segundo ele, aparentemente o vazamento continua... pode ser no mesmo lugar, ou em um ponto diferente. Deixei o carro lá hoje de novo, para ele verificar melhor esse vazamento e fazer o reparo.

Pelo que vi, o óleo sai do motor atrás do reservatório da direção hidráulica... chequei o nível da DH, mas está ok, e não baixa.

Como a oficina fica muito longe de minha casa, não consigo ficar "em cima do cara", para ver se o serviço está de acordo, e até para analisar o que está sendo feito... Também não tenho os diagramas de montagem desse motor, para tentar analisar de onde pode ser o vazamento... Alguém tem alguma dica?

Na junta e na tampa do cabeço

o meu teve esse problema e éra a junta de tampa de valvulas, vazava por cima tambem e atraz do motor, mas nao pingava no chao pq queimava na junta do escapamento. troquei os aneis de vedação e zerou tudo, gastei 140 reais.

talvez o seu seja algo mais complexo, porem ja que mandou arrumar, resta a voce esperar ficar pronto e depois se nao resolver, levar em outro mecanico pra verificar o que ocorre e exigir a resolução onde foi feito o serviço.

Considere a possibilidade do mecânico ter colocado uma junta paralela no lugar da original e o problema ter acontecido novamente. Se for trocar de novo você pode comprar as juntas do cabeçote e da tampa de válvulas na CC e levar para o mecânico trocar.

Edited by RSSX3
  • Upvote 1

O meu apresentou o mesmo problema..

Troquei a junta da tampa de válvula e nunca mais vazou

Enviado do meu Moto X via Tapatalk 4

O meu 13/13 c 5.000km ta na Cc com esse vazamento na tampa de válvulas, por trás. Nao chega a pingar.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Considere a possibilidade do mecânico ter colocado uma junta paralela no lugar da original e o problema ter acontecido novamente. Se for trocar de novo você pode comprar as juntas do cabeçote e da tampa de válvulas na CC e levar para o mecânico trocar.

O que mais existe no mundo é "mecânico pilantra"!

Cara, sem querer julgar o mecânico, mas aposto que ele não trocou porcaria nenhuma... E ainda falou que o serviço custaria 900,00 pra te impressionar!

Acho melhor levar em outro mecânico de confiança sua, pois como o pessoal falou aí, o problema foi resolvido trocando-se a junta da tampa de válvulas! É coisa simples, mas que pode se tornar grave com o tempo...

Obrigado pelas respostas...

Já que o serviço está sendo feito em garantia, vou ficar "de olho" e aguardar o resultado. Se voltar, sei que não adiantará colocar o carro pela terceira vez na mão do mesmo cara, vou levar no meu mecânico de confiança.

Depois atualizo o resultado.

Hoje fui na oficina, dei uma "incerta" para ver como tava o caso.

Cheguei lá, pude ver o bloco do motor sem cabeçote, e entender exatamente onde é o problema. O mecânico mandou o cabeçote para retificar, e disse que irá colocar uma junta nova de amianto, já que a junta metálica similar à original que ele colocou pode não ter vedado adequadamente naquele ponto. O vazamento é no duto onde o óleo sobe da bomba para o cabeçote, e portanto o óleo está com pressão. Interessante é que esse óleo vaza para fora do bloco, e provavelmente não está vazando para dentro do cilindro. Não percebi redução no nível de óleo ou de água, andando desse jeito por praticamente um mês. Só percebi o problema quando coloquei o carro no elevador para trocar o óleo.

Seguem dois links das fotos que tirei:

http://www.flickr.com/photos/58336384@N07/11986804756/

http://www.flickr.com/photos/58336384@N07/11986289213/

Cheguei lá, pude ver o bloco do motor sem cabeçote, e entender exatamente onde é o problema. O mecânico mandou o cabeçote para retificar, e disse que irá colocar uma junta nova de amianto, já que a junta metálica similar à original que ele colocou pode não ter vedado adequadamente naquele ponto. O vazamento é no duto onde o óleo sobe da bomba para o cabeçote, e portanto o óleo está com pressão. Interessante é que esse óleo vaza para fora do bloco, e provavelmente não está vazando para dentro do cilindro. Não percebi redução no nível de óleo ou de água, andando desse jeito por praticamente um mês. Só percebi o problema quando coloquei o carro no elevador para trocar o óleo.

Nossa, dá até dó de ver um motor desmontado desse jeito hehee

Mas é o jeito mesmo, cara! Ficar de olho no serviço, ser insistente e EXIGENTE com o serviço prestado pelo mecânico!

Não gosto de generalizar, mas todo mecânico que conheço é pilantra :mas:

(meu pai é o único que se salva, mas não ponho a minha mão no fogo por ele não!!!!) rsrsrs :coolface::coolface:

Além de trocar a junta, tem que trocar os parafusos pois estes deformam-se quando apertados, certifique-se que isso foi feito. Muitas vezes "na garantia" as oficinas esquecem deste detalhe. Que coisa nao?

Outra, tem uma documentacao muito rigida a respeito de como apertar estes parafusos. Nestes casos o ideal na minha opiniao eh pagar 1 hora de acesso a documentacao no Service Box e fazer o download da documentacao especifica para o chassi do seu carro para o aperto desses parafusos. Imprime e leva pro mecanico, pelo menos voce vai ter certeza que ele vai ter a informacao correta do torque de aperto.

So como referencia (nao usem esse valor, paguem o acesso no Service Box e consultem para o seu carro!), tenho aqui uns numeros para o cabecote do 1.6 16v:

- Aperto (pela ordem indicada de 1 a 10) - 2.0 ± 0.2 m.daN
- Aperto angular (em graus - pela ordem indicada de 1 a 10) - 260 ± 5
Fora isso, tem uma ordem certa para apertar os 10 parafusos. Repare no aperto angular, nao pode errar o angulo em mais de 5 graus! Se errar, da merda. Se nao der na hora (dificilmente vai dar), um dia da.
Mais uma que costuma acontecer: Para dar um aperto angular de 260 graus com uma chave muito comprida voce pode esbarra-la no parabrisa ou em algum outro lugar se o servico for feito com o motor dentro do carro.
Se a ferramenta for muito curta, voce pode nao ter forca suficiente para completar a volta (menos o Duardo e o Quintanilha, eles parecem que tem forca suficiente). Se nao conseguir completar a volta, seja porque ficou sem forca ou porque a chave esbarrou no vidro, tira o parafuso, joga fora e compra outro.
Sei la, eu sou meio coxinha, se eu chego na oficina e vejo que o cara tirou o cabecote com o motor dentro do carro eu ja fico com um pe atras. Fica a dica.
Pra fechar: Se nao usar a junta original a especificacao de aperto dos parafusos da montadora nao serve pra nada. Ou seja, como essa porra toda eh tao precisa, nao ha como nao usar junta original.
  • Upvote 2

Valeu, André!

Na verdade, meu carro tá nesse mecânico, por conta do lance da garantia, eles tem que dar um jeito nisso. Entendo um pouco de mecânica, e já vi uma série de "efeitos colaterais" do serviço desse cara. É minha última tentativa, pois se não der, vou ter que fazer o serviço com alguém mais, eu diria até... caprichoso.

Mas suas dicas foram muito válidas e precisas... só preciso saber onde encontro esse SErvice Box.

Abraços!

• Upvote 1

Valeu, André!

Na verdade, meu carro tá nesse mecânico, por conta do lance da garantia, eles tem que dar um jeito nisso. Entendo um pouco de mecânica, e já vi uma série de "efeitos colaterais" do serviço desse cara. É minha última tentativa, pois se não der, vou ter que fazer o serviço com alguém mais, eu diria até... caprichoso.

Mas suas dicas foram muito válidas e precisas... só preciso saber onde encontro esse SErvice Box.

Abraços!

http://lmgtfy.com/?q=service+box+peugeot

DIgite o chassi do seu carro no campo VIN e seja feliz.

o meu 207 1.4 ta com um vazamento tbm proximo a correia dentada na lateral direita , e chega pinga do chao poren confiro sempre o oleo e nao baixa muito , aqi me cobraram em torno de 750 reais pra poder arruma achei muito caro :S