Jump to content
gillindu

[Tutorial] Trocar Junta Comando De Valvulas

Recommended Posts

Galera, sou moderador do clubedoxsara, como o modelo 1.6 16v compartilha a mesma mecânica, estou postando este tudo com intuito de ajudar a galera aqui...

Ferramentas necessárias:

Chave 10mm (L, catraca ou torquimetro)

Chave torx

Produto para limpeza (usei desengraxante), mas pode ser gasolina, querosene... etc.

A junta que vamos trocar e esta:

recomendo que compre original na citroen ou peugeot, estas juntas se nao forem original certamente vai vazar logo logo

ykv5.jpg

Comece retirando capa protetora da bobina retirando os 6 parafusos torx

km6x.jpg

solte os conctores do respiro de oleo e solte os 8 parafusos 10mm,

Atenção, solte em X ou usando o diagrama que esta na foto nao solte estes parafusos de qualquer maneira

g97o.jpg

retire as duas tampas, ou se preferir faça o trabalho em uma e apos montar faça na outra,

Atenção, apos remover a tampa e necessário tomar todo o cuidado para que não caia nada dentro do cabeçote, pois poderá causar sérios danos

80wl.jpg

Atenção limpe bem as bordas do cabeçote e tampa de válvulas onde será aplicada a nova junta, e importante que ela esteja seca e sem marcas de óleo.

Apos a limpeza certifique que a tampa esteje bem seca e coloque a nova junta,

Obs.: não tem como colocar errado, pois a junta tem uma marcação que se encaixa perfeitamente na tampa

2jyh.jpg

coloque os parafusos de volta e va intercalando os apertos conforme o diagrama da foto

g97o.jpg

É importante que siga este diagrama ate o total aperto,

primeiro coloque todos os parafusos e de aperto leve,

apos, de aperto médio e por fim o aperto final, lembrando de seguir o diagrama e sempre apertar de forma igual todos eles tomando cuidado para que nenhum fique mais apertado que os outros

Quando chegar ao final, aperte bem, porem não aperte com tanta força pois se não vc vai estourar a junta.

O certo seria usar um torquímetro para o aperto correto, porem como o meu ainda não chegou e precisava tirar o vazamento... mas da para fazer sem o torquímetro, desde de que não aperte de maaaaaaais

pronto e só montar o que tirou.

ei2z.jpg

• Upvote 6

Ótimo tutorial tive que troca a do meu pug selection também tava vazando óleo valor do conserto 130,00.

Muito bom, espero que eu tenha tanta coragem como você se eu precisar. :thumbup1:

parabéns, ótimo Tuto!

Muito bom, vou fazer aqui. Qual seria o torque correto para esses parafusos?

Muito bom. Não é aquele bicho de sete cabeças, basta tomar os devidos cuidados.

Acho que da pra usar o método no 1.4 8V. Sabe se tem alguma diferença gritante (peça a mais ou outro cuidado a ser tomado)?

Pessoal, executei o serviço no meu pug seguindo esse tutorial. NÃO TEM MISTÉRIO quanto a mão de obra, MAS eu comprei a junta errada :fuuu: :fuuu: . Então pro pessoal não cometer o mesmo erro: PARA AS VERSÕES FLEX, A JUNTA CERTA É ESSA:

junta-tampa-valvulas-peugeot-206-16-16va

No meu caso, acabei ficando com um par de juntas dessas do tutorial sobrando, mas sem problemas, custou apenas 40 reais (comprei paralela já que não tinha certeza q ia conseguir fazer bem feito).

No caso como eu já tinha aberto o motor, aproveitei e limpei a tampa por dentro e em tudo que deu pra limpar. Montei a junta velha de novo e agora vou mandar vir a junta certa. 180 reais no ML.

Fica a dica pro pessoal :haha:

• Upvote 2

Tem o código da peça para o flex?

Tem o código da peça para o flex?

0249C6

Agradecido, mais uns 200 conto economizado de MO!

Olá pessoal, parabéns pelo tutorial Gillindu. Irei fazer este procedimento no meu carro, já até comprei a junta, mas queria uma opinião de vocês, estou pensando em usar além da junta original aquele silicone preto, "junta de caráter", vocês acham que convém? Que pode ficar melhor? Desde já muito obrigado.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

De Cárter, o corretor me vendeu e mudou pra caráter... KkkEnviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não precisa colocar junta liquida junto com a junta original ..

Compare o preço na Concessionaria geralmente a diferença nem é tão grande, e vc pode comprar pelo numero do chassis, vai ter a certeza que é a peça certa para o seu carro !

Valeu Pedrinho, troquei as minhas juntas anteontem, comprei na concessionária, paguei R$76,00 no par, não utilizei o silicone, tive muito trabalho pra limpar o cabeçote e a tampa porque usaram o silicone na última Troca, a junta que estava lá se quebrava só de forçá-la, e estava meio embolada em meio ao silicone, mas enfim, já rodei uns 300km no carro e até agora tá sequinho, valeu galera, abraço.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pro 1.0 muda muita coisa sera ?

Bom saber... Eu achava que teria que usar um silicone mas so a junta da jeito....

Pessoal, será que aqui no fórum tem algum tutorial para a troca da junta do cabeçote?

Bom Dia gillindu beleza?

me diz uma coisa onde tu arrumou essas mangueiras de borracha do respiro do oleo, a do meu pug acabou de quebar estava ressecada e na autorizada estão pedindo $160 e como a crise ta bem legal né. Esse teu tutorial foi mão na roda pra mim ... qualquer informação ja vale ! abração e obrigado !

O meu pug começou a vazar Óleo o mecânico porco passou silicone! Esta vazando de novo! Eu mesmo vou fazer! Mecânico que mexe em gol ão mexe em 307

O meu pug começou a vazar Óleo o mecânico porco passou silicone! Esta vazando de novo! Eu mesmo vou fazer! Mecânico que mexe em gol ão mexe em 307

nem fala....você fazendo sozinho pode ter certeza q vai ficar 100% e detalhe, é trocar essas juntas antigas pelas originais, aperto correto e ja era, essas tampas não levam silicone.eu tbm aprendi levando pancada...Peugeot só se leva nos caras recomendados pelo CP senão o carro volta mil vezes pior do que chegou!

vou trocar as velas desse motor da foto pq tenho certeza q se eu deixar em qualquer um....vai dar mer$#!!!

PARABÉNS pelo tutorial!!!

Edited by RaphaelFontana

nem fala....você fazendo sozinho pode ter certeza q vai ficar 100% e detalhe, é trocar essas juntas antigas pelas originais, aperto correto e ja era, essas tampas não levam silicone.eu tbm aprendi levando pancada...Peugeot só se leva nos caras recomendados pelo CP senão o carro volta mil vezes pior do que chegou!

vou trocar as velas desse motor da foto pq tenho certeza q se eu deixar em qualquer um....vai dar mer$#!!!

PARABÉNS pelo tutorial!!!

Cara nem me fala...meu carro esta tipo estralando na roda dianteira da direita! sabe o que o mecanico me disse? que é normal...pq o 307 é pesado e tem roda grande! kkkk mano onde ja se viu kkkkk sem comentarios!

Ontem eu fui comprar a junta no MercadoCar! Mostrei a foto pro cara e ele teimando comigo que a peça é so aquela borrachinha tipo uma linha....eu disse que não! dai ele me disse q eu nao conhecia meu carro! dai eu falei então vou na CC que la eles conhecem e fui embora

O manual técnico do TU5JP4 diz que para apertar os parafusos da junta, primeiro você faz um pré-aperto (na ordem do tutorial) em 20Nm com a ajuda de um torquímetro, e depois você faz um aperto de 260 graus com a ajuda de uma chave angular.

Pessoal, executei o serviço no meu pug seguindo esse tutorial. NÃO TEM MISTÉRIO quanto a mão de obra, MAS eu comprei a junta errada :fuuu: :fuuu: . Então pro pessoal não cometer o mesmo erro: PARA AS VERSÕES FLEX, A JUNTA CERTA É ESSA:

junta-tampa-valvulas-peugeot-206-16-16va

No meu caso, acabei ficando com um par de juntas dessas do tutorial sobrando, mas sem problemas, custou apenas 40 reais (comprei paralela já que não tinha certeza q ia conseguir fazer bem feito).

No caso como eu já tinha aberto o motor, aproveitei e limpei a tampa por dentro e em tudo que deu pra limpar. Montei a junta velha de novo e agora vou mandar vir a junta certa. 180 reais no ML.

Fica a dica pro pessoal :haha:

Essa junta tem uma borracha em volta ? Quando tirei as tampas e essas juntas(alguns chamam de defletores) vem fixadas junto com ela , achei que era só uma borracha pra substituir em volta.

bde311451203561.jpg

Inclusive comprei essas borrachas , mas como responderam no outro tópico , deve ser pro 1.6 16v gasolina.

Edited by Neil

Pois é, mecânico para Peugeot são poucos...

esse aperto de 20nm nao esta excessivo nao?

e ainda aperto angular de 260 graus é muita coisa..

o aperto pra essas tampas é 1kg de torque aproximadamente e só..

alguém sabe os valores de torque ? Onde consigo o manual técnico ?

Fala pessoal, sou novo aqui no forum, tenho um cc que alem da embreagem vou ter que trocar a junta do Cabeçote tambem depoia de ler esse tutorial me animei de fazer mas as fotos não estão aparecendo, alguem tem elas ???

Olá Rapaziada!

Tenho um 206 1.0  16V 2003, que acabou furando um cano do fluido de direção hidráulica, bom... fui trocar eu mesmo em casa, ai me deparei com alguns defeitos como vazamento de óleo do motor + vazamento de água na bomba d'água, ai já aproveitando vou trocar as correias e os tensores, resumindo acabei desmontando tudo,kkkk, mas estou com medo de mexer no comando de válvulas, pois quero trocar as juntas e retentores, mas o que eu realmente precisava de vocês é se alguém tem um tutorial para fazer a troca de todas as juntas, anéis, retentores do motor, o resto das coisas eu já tenho e estou fazendo, então por favor se alguém puder me ajudar eu ficarei muito agradecido, desde já agradeço a todos aqui, abraços.

On 06/03/2014 at 15:17, gillindu said:

Galera, sou moderador do clubedoxsara, como o modelo 1.6 16v compartilha a mesma mecânica, estou postando este tudo com intuito de ajudar a galera aqui...

Ferramentas necessárias:

Chave 10mm (L, catraca ou torquimetro)

Chave torx

Produto para limpeza (usei desengraxante), mas pode ser gasolina, querosene... etc.

A junta que vamos trocar e esta:

recomendo que compre original na citroen ou peugeot, estas juntas se nao forem original certamente vai vazar logo logo

ykv5.jpg

Comece retirando capa protetora da bobina retirando os 6 parafusos torx

km6x.jpg

solte os conctores do respiro de oleo e solte os 8 parafusos 10mm,

Atenção, solte em X ou usando o diagrama que esta na foto nao solte estes parafusos de qualquer maneira

g97o.jpg

retire as duas tampas, ou se preferir faça o trabalho em uma e apos montar faça na outra,

Atenção, apos remover a tampa e necessário tomar todo o cuidado para que não caia nada dentro do cabeçote, pois poderá causar sérios danos

80wl.jpg

Atenção limpe bem as bordas do cabeçote e tampa de válvulas onde será aplicada a nova junta, e importante que ela esteja seca e sem marcas de óleo.

Apos a limpeza certifique que a tampa esteje bem seca e coloque a nova junta,

Obs.: não tem como colocar errado, pois a junta tem uma marcação que se encaixa perfeitamente na tampa

2jyh.jpg

coloque os parafusos de volta e va intercalando os apertos conforme o diagrama da foto

g97o.jpg

É importante que siga este diagrama ate o total aperto,

primeiro coloque todos os parafusos e de aperto leve,

apos, de aperto médio e por fim o aperto final, lembrando de seguir o diagrama e sempre apertar de forma igual todos eles tomando cuidado para que nenhum fique mais apertado que os outros

Quando chegar ao final, aperte bem, porem não aperte com tanta força pois se não vc vai estourar a junta.

O certo seria usar um torquímetro para o aperto correto, porem como o meu ainda não chegou e precisava tirar o vazamento... mas da para fazer sem o torquímetro, desde de que não aperte de maaaaaaais

pronto e só montar o que tirou.

ei2z.jpg

Olá, não consigo ver as imagens, o que pode ser