Jump to content
Sign in to follow this  
jaoricardo

Troca Pastilha De Freio Traseira - Peugeot 206

Recommended Posts

Depois de alguns dias que os discos e as pastilhas traseiras do meu 206 foram trocadas começou um barulho chato, parecendo pastilha gasta. Fui dar uma olhada e vi que as presilhas das pastilhas foram montadas diferente umas das outras, e era essa a origem do barulho. Mas a questão era, como diabos era a forma correta de montagem das presilhas?

Vasculhei bastante na internet e aqui no fórum e nada de achar o esquema de montagem das tais presilhas. Nem o ServiceBox ajudou. Daí decidir procurar no google em francês ("freins arriere peugeot 206 CC") e não deu outra: no primeiro link um tutorial com fotos bem claras.

O tutorial a seguir eu retirei do site http://www.forum-auto.com/marques/Peugeot/sujet23961.htm, originalmente em francês, que eu traduzi com ajuda do google tradutor. O disco traseiro de freio está presente nos 206 1.6 16v (acredito que as derivações do 206 e do 207 com a mesma motorização carregam ele também, além de alguns Xsaras e dos C3 antigos 1.6). Infelizmente, os novos 208 e C3 só carregam tambores nas traseiras.

-----------------------

O trabalho de troca das pastilhas é mais seguro se o carro for erguido e apoiado com a ajuda de cavaletes ou elevadores. Se for utilizar o macaco, coloque algo sob o carro que possa evitar a queda.

dmontageplaquettesar206.jpg

Limpe o conjunto e remova as presilhas 1 e 2 (as benditas presilhas! não vai esquecer como elas são colocadas) e retire o pino 3 para retirar uma pequena chapa sob as pastilhas. Com a retirada dessa chapa as pastilhas poderão ser puxadas para fora.

Após a remoção das pastilhas, o conjunto deverá ficar assim:

Com uma chave ou algo que possa servir de alavanca, empurre o pistão para dentro. É necessária uma força considerável para empurrá-lo nesse caso, já que o fluído de freio não foi liberado.

Basta, então, remontar o conjunto com as pastilhas novas.

Frisa-se que, ao empurrar o pistão para colocação da pastilha nova, o nível do fluído de freio deverá subir no reservatório no cofre do motor. Verifique se, após o encaixe das novas pastilhas, o nível do fluído está dentro do especificado, retirando o excesso, se for o caso.

-----------------------

Merci forum-auto !

Cara, só uma dica, no caso do cilindro do freio traseiro, ele para voltar deve ser rosqueado e não empurrado.

Me corrijam se estiver errado.

É o mesmo procedimento para veículos com ABS?

Cara, só uma dica, no caso do cilindro do freio traseiro, ele para voltar deve ser rosqueado e não empurrado.

Me corrijam se estiver errado.

Talvez seja isso mesmo. Olhando um manual técnico que eu tenho aqui (que por sinal também está em francês), me parece que o pistão é movido normalmente com uma espécie de alicate. Só que ele também fala em girar para uma marcação. Quando eu tiver um tempo eu tento dar uma olhada no meu carro mesmo pra tirar a dúvida.

----------
- Gire e empurre o êmbolo na ranhura (1)
- orientar o pistão (3), de modo que marca ( B ) esteja posicionada horizontalmente acima ou abaixo da ranhura ( C) do pistão
10e0lhtum12d7it6g.jpg

Mas e quando tem ABS? :mas: