Jump to content
Sign in to follow this  
fred_gouvea

Temperatura

Recommended Posts

Bom dia a todos, gostaria de uma ajuda de quem entende;

Comprei um peugeot 207 1.4 com 40mil km rodados. A temperatura que se mantém constante após o aquecimento total do motor é em torno de 100 graus, isso é normal nos peugeots 207?

Tive um francês (c3) e ele mantinha legal em 90°.

Obrigado

É normal, mas não é normal... entendeu????

por ele estar chegando nessa temperatura é pq o primeiro estagio da ventoinha não esta armando, só o segundo estagio que esta, leve para verificar e pronto voltara tudo ao "normal" igual ao seu antigo C3.

Edited by Beackman

O meu marca 110 cº e arma todos os estágios da ventoinha sera que o seu está sem a válvula termostática.

O meu fica em 90 º andando e parado ele fica entre 90 e 100 mas a ventoinha só arma com 100º.

Pessoal funciona da seguinte forma, a central do carro recebe a temperatura do sensor, quando ele entra em 90 graus, ela manda o sinal para acionar o primeiro estagio da ventoinha, se o relê do primeiro estagio esta queimado ele não liga a ventoinha, quando chega proximo dos 110 graus a central manda acionar o segundo da ventoniha.

quando se aciona o primeiro estagio da ventoinha praticamente não se ouve ela, pois a velocidade é muito baixa, é só para manter a temperatura mesmo não é para resfriar o motor.

a termostatica não tem a ver neste caso, se ela esta travada aberta, quando vc andar com o carro ele sempre vai ficar com a temperatura la em baixo, perto dos 70 graus, se ela travar fechada mesmo com o carro em movimento ele vai apresentar super aquecimento.

faça o teste, pegue a rodovia, se a temperatura ficar entre 80~90 graus, esta tudo certo com a termostatica, se ficar abaixo de 80 graus ela esta travada aberta ou esta sem ela, se mesmo assim ficar acima dos 90 graus ela esta travada fechada.

• Upvote 4

Quando estava com o 206 1.4 8v ele raramente passava dos 100 graus Celsius, porém chegar a 100 é, conforme o Beackman disse, normal.

Ela chega a passar disso apenas em engarrafamentos pesados e subidas longas, nem pisando fundo em ele esquenta em demasia.

Agora, ande a 80 km/h por alguns minutos, a temperatura deve ficar entre 80 e 90, se o dia estiver muito frio ou pegar longas descidas pode chegar a 75....tudo depende da forma como o carro é utilizado mas a princípio seu carro parece estar tudo OK!

• Upvote 2

Quando estava com o 206 1.4 8v ele raramente passava dos 100 graus Celsius, porém chegar a 100 é, conforme o Beackman disse, normal.

Ela chega a passar disso apenas em engarrafamentos pesados e subidas longas, nem pisando fundo em ele esquenta em demasia.

Agora, ande a 80 km/h por alguns minutos, a temperatura deve ficar entre 80 e 90, se o dia estiver muito frio ou pegar longas descidas pode chegar a 75....tudo depende da forma como o carro é utilizado mas a princípio seu carro parece estar tudo OK!

Vlw por lembrar, tem esse detalhe, se o dia estiver muito frio tbm vai fazer a temperatura ficar bem baixa... :D

• Upvote 1

O meu é assim quando pego uma rodovia longa o meu carro não sai dos 80graus numa velocidade de 80Km como vcs citaram então o meu está OK.

É normal, mas não é normal... entendeu????

por ele estar chegando nessa temperatura é pq o primeiro estagio da ventoinha não esta armando, só o segundo estagio que esta, leve para verificar e pronto voltara tudo ao "normal" igual ao seu antigo C3.

Vou reviver o tópico aqui para não criar outro...

O meu so aciona o segundo estagio a 100°

Como trocar o relé do primeiro estagio?

Deixa ver se entendi.

Acho q nunca vi o meu chegar a mais de 80º. Nem em rodovia ou congestionamento de meio dia.

Isso tá errado, né?

Deixa ver se entendi.

Acho q nunca vi o meu chegar a mais de 80º. Nem em rodovia ou congestionamento de meio dia.

Isso tá errado, né?

Certamente tem algo errado sim amigo.

Apenas resumindo o que já disseram e complementando com minha vivência diária, o correto é:

Rodovia: ~ 80ºC *

* Podendo variar conforme velocidade e temperatura ambiente.

Primeiro estágio da ventoinha: /\ 100ºC. É pouco audível de dentro do habitáculo. Se quiser, ao atingir temperaturas logo acima de 100ºC pode estacionar mantendo o carro ligado, descer e ir para a grade do radiador para ouvir. A ventoinha estará (ou ao menos deveria estar) ligada.

Segundo estágio da ventoinha: /\ 110ºC se não me engano. É bastante audível de dentro do habitáculo. Também é acionada quando o ar condicionado é ligado.

• Upvote 1

Quais os problemas q essa temperatura nunca ultrapassando os 80º pode acarretar pra meu carro?

Quais os problemas q essa temperatura nunca ultrapassando os 80º pode acarretar pra meu carro?

Até onde sei, maior consumo de combustível, desgaste excessivo de certos componentes e menor eficiência.

Seria interessante verificar amigo, isso não deve ser algo tão caro se for apenas a termostática.

:confianteup:

Então o meu ta correto, ta fazendo 100 na cidade, e depois de acionar a ventoinha cai pra 90.

So não fiz o teste na estrada ainda...

Edited by Peter Sharp

Outra coisa, galera.

Estando com problema na válvula termostática, o jeito é só comprar outra?

Ou é daquelas peças que dá pra se dar um jeito?

edit: quando falo em troca, penso naquela peça toda, carcaça e tudo... pq tava vendo no service box e o preço é meio salgado

Edited by damyhonn

Outra coisa, galera.

Estando com problema na válvula termostática, o jeito é só comprar outra?

Ou é daquelas peças que dá pra se dar um jeito?

Tem que comprar outra.

o meu não esquentava de jeito algum, até um dia que viajei e o carro chegou a fazer míseros 9km/l na estrada

fiquei muito puto da vida e no fds seguinte troquei, da pra fazer em casa mesmo o serviço.

agora ficou tudo ok subindo a temperatura e armando a ventoinha.

• Upvote 2

Termoestatica abre a 89° e o primeiro estágio da ventoinha arma a 97°.

Na cidade o ideal é ficar entre 87°~98° e na estrada fica pelos 80° mesmo.

Se seu carro não for mux, são 3 sensores um pro painel, um pra central e um pra ventoinha, se for mux é um só.

Eu já andei sem termo é passava de 80° na cidade em transito, se seu carro não passa nunca de 80° e melhor por no scanner e ver se o painel tá informando certo.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

• Upvote 1

Pessoal, o meu 206 1.4 flex está esquentando demais acima de 100 sempre, mesmo nesse frio que está em BH!

E estou achando muito estranho, pois quando estou andando acima de 90 km/h em rodovia, a temperatura continua alta, isso sem deixar o giro do motor auto!

Alguém tem uma dica do que pode ser?

Edited by marciotalim

Pessoal o meu 206 1.4 flex está esquentando demais acima de 100 sempre, mesmo nesse frio que está em BH e quando estou andando acima de 90 km/h é estranho pq quando eu andava no mesmo trecho a temperatura sempre ficava menor que 90 graus... alguém tem uma dica do que pode ser?

E como fica a água do seu carro? está normal ? ou baixando ?

Pessoal, o meu 206 1.4 flex está esquentando demais acima de 100 sempre, mesmo nesse frio que está em BH!

E estou achando muito estranho, pois quando estou andando acima de 90 km/h em rodovia, a temperatura continua alta, isso sem deixar o giro do motor auto!

Alguém tem uma dica do que pode ser?

Sintomas da termostatica travada fechada.

é bom conferir, sai mais barato do que fazer um cabeçote em...

Sintomas da termostatica travada fechada.

é bom conferir, sai mais barato do que fazer um cabeçote em...

Ou do sensor de temperatura.

Pessoal, problema resolvido, era a termostática tava +- , troquei por prevenção, afinal o carro ainda estava com a original, o maior problema era o radiador que estava entupido e com isso o resfriamento não funcionava 100%

Fala pessoal. Revivendo o tópico que já foi revivido

Seguinte: meu carro sempre andou a 90ºC raramente ia pra mais que isso, acontece que após uma viagem o carro está chegando a 100ºC a ventuinha está armando o 1 e 2º estágio conforme vcs falaram... mas o problema é que a agua está entrando em ebulição e o reservatório de expansão fica vazio após isso..

o que preciso saber :

É caso de troca do sensor de temperatura ? a carcaça está ok preciso troca-la também (minha carcaça é de metal) já limpei todo o sistema e a agua estava bem suja mas continua fervendo.

Eu trocando o fluido pra um especificado que entra em ebulição acima dos 100ºC resolve meu problema???

Seguinte: meu carro sempre andou a 90ºC raramente ia pra mais que isso, acontece que após uma viagem o carro está chegando a 100ºC a ventuinha está armando o 1 e 2º estágio conforme vcs falaram... mas o problema é que a agua está entrando em ebulição e o reservatório de expansão fica vazio após isso..

o que preciso saber :

É caso de troca do sensor de temperatura ? a carcaça está ok preciso troca-la também (minha carcaça é de metal) já limpei todo o sistema e a agua estava bem suja mas continua fervendo.

Eu trocando o fluido pra um especificado que entra em ebulição acima dos 100ºC resolve meu problema???

Tenta por o fluido original

é o Total Elf Cooelf 50

...

Edited by Peter Sharp

o que preciso saber :

Cara no seu caso deve ter sido a válvula termostática que travou fechada e não ta deixando a agua circular no sistema.sobre o sensor de temperatura vá ate uma loja que meche com painel (instrumento de velocidade)e pede pra ele ver se a temperatura esta batendo com oq esta mostrando painel,acredito eu que saberá se o sensor esta ruim.

Opa, entao rapaziada problema resolvido, a tampa do reservatório não estava aguentando a pressão e vazava nao era a ebulição da água. também verf a valvula termostática e como ela era a original de fábrica estava bem desgastada raspava no corpo quando era acionada o que atrasava seu desarme... também coloquei fluido especificado e aparentemente tá tudo no normal novamente... ah o sensor também troquei pelo mesmo motivo da valvula aqui custava só 48 reais e também já estava a 9 anos trabalhando... Saldo Final 290 dilmas com mão de obra :pokerface:

e quando a segunda velocidade que não entra nem com o ar ligado, o problema tá aonde ?

sendo que meu 206 esta com o sensor novo . será a resistencia do eletroventilador ?

Boa pergunta

O meu está sempre em 90 e 100 graus. Isso é normal?

e quando a segunda velocidade que não entra nem com o ar ligado, o problema tá aonde ?

sendo que meu 206 esta com o sensor novo . será a resistencia do eletroventilador ?

Deve ser o ventilador sim... rele ou algo ali...

ola bom dia , gostaria de pedir ajuda a vcs meu problema é o seguinte meu peugeot de uns dias pra cá ele esta da seguinte forma com o carro parado dentro da garagem em marcha lenta ele funciona normal ,marca a temperatura correta a hora que chega em 90º ele liga as ventoinhas , ate ai normal mas a hora que ando com ele a temperatura sobe de uma vez o que pode ser me ajudemo que fazer.....

Edited by ebertom

Galera, estou tendo problema com o meu 207

Bom, voltei da estrada agora pouco, não reparei como a temperatura estava durante o caminho, mas eu não estava correndo e o tempo está por volta dos 19/18º.Chegando aqui casa, e estacionei o carro, e vi que a temperatura estava beirando os 110, sai para andar (não andei de forma leve) e baixou, mas quando parei de novo, voltou a subir, e eu não escutei nada de ventoinha sendo ligada.

Seria mesmo a valvula termostática? Quanto que ficaria para troca-la?

Será que uma troca de liquido de arrefecimento ou algo no radiador pode resolver?

Foto:

http://imageshack.com/a/img537/7620/XgMzbd.jpg

Edited by giovanni_inv

Galera, estou tendo problema com o meu 207

Bom, voltei da estrada agora pouco, não reparei como a temperatura estava durante o caminho, mas eu não estava correndo e o tempo está por volta dos 19/18º.Chegando aqui casa, e estacionei o carro, e vi que a temperatura estava beirando os 110, sai para andar (não andei de forma leve) e baixou, mas quando parei de novo, voltou a subir, e eu não escutei nada de ventoinha sendo ligada.

Seria mesmo a valvula termostática? Quanto que ficaria para troca-la?

Será que uma troca de liquido de arrefecimento ou algo no radiador pode resolver?

Foto:

http://imageshack.com/a/img537/7620/XgMzbd.jpg

Parece que a válvula ta travada fechada...

O amigo Júnior fornece peças originais com 15% de desconto;http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7370563&page=18&do=findComment&comment=1406578

Pergunta para ele o preço, lembre-se de colocar seu chassi, para que ele possa consultar.

• Upvote 1

Parece que a válvula ta travada fechada...

O amigo Júnior fornece peças originais com 15% de desconto;http://www.clubepeugeot.com/forum/index.php?showtopic=7370563&page=18&do=findComment&comment=1406578

Pergunta para ele o preço, lembre-se de colocar seu chassi, para que ele possa consultar.

Obrigado Pedro.

E seria por causa disso que a ventoinha não está sendo ligada? Não escuto ela funcionando nem no 1 estágio e nem no 2.. Seria a valvula que está causando isso?

Obrigado Pedro.

E seria por causa disso que a ventoinha não está sendo ligada? Não escuto ela funcionando nem no 1 estágio e nem no 2.. Seria a valvula que está causando isso?

Puts, não tinha prestado atenção que a ventoinha não era acionada :pokerface:

Tem uns 2 reles que acionam a ventoinha, tem uns tópicos aqui no fórum que ensinam a trocar eles...

Talvez a válvula nem esteja travada, pode ser que ela sozinha, sem a ventoinha, não de conta de resfriar o motor...

Vamos esperar alguém mais experiente para dar uma luz....

Ps. Não usaria o carro assim,caso motor superaqueça, o rombo no bolso é muito doloroso.

Edited by Peter Sharp
  • Upvote 1

Acredito que não, tem uns 2 reles que acionam a ventoinha, tem uns tópicos aqui no fórum que ensinam a trocar eles...

Talvez a válvula nem esteja travada, pode ser que ela sozinha, sem a ventoinha, não de conta de resfriar o motor...

Vamos esperar alguém mais experiente para dar uma luz....

Dei uma volta com o carro e agora ficou normal, não passou dos 90, com pequenas aceleradas dentro de um local fechado, nem cidade e nem estrada, mas a maior parte do tempo foi com o ar ligado (já vi algo parecido com isso, que o carro com o ar ligado faz com o que o carro fique com a temperatura mais baixa do que com o ar desligado), e não passou dos 90 nem depois de desligar o carro, fiquei observando por uns 5 minutos

E você teria uma noção de quanto que ficaria um relé? Só para ter +- uma idéia haha

Vou te enviar uma MP sobre um outro assunto para não mudar o assunto do topico.

Cara se fosse meu o carro, primeiro eu sangraria o sistema para tirar possível ar e testava,usando água de torneira mesmo, depois de solucionado aí eu colocaria líquido específico;

Outro teste que faria seria na parte elétrica das ventoinhas, relé, fusível, mediria se chega tensão nas ventoinhas

• Upvote 1

Não vai ter jeito mesmo, sou muito leigo, e o meu pai não conhece muito bem a peugeot e tem até certo receio de colocar a mão ahhaha

No meu palio era tranquilo, afinal é muito menos tecnologia fios chicotes e etc para mexer, era bem mais simples

Hoje assim que acordei, deixei o carro com o ar ligado e pela 1x ouvi o barulho da ventoinha ligada (acho pelo menos, era um barulho relativamente alto, porém no marcador ficava 70º~~ , e pelo o que eu saiba só aciona quando está mais quente, pode ter sido o compressor do ar e eu estou viajando huaauh

Acho que o jeito vai ser legal no mecanico msm ):

O bom que pelo menos chegando no mecanico, já tenho certa noção do que pode ser, e não vou chegar lá 'de olhos vendados' só ir eliminando aos poucos.

Edited by giovanni_inv

Com o ar você forca a ventoinha a ligar, acho eu, que pode ser ar no sistema mesmo, eu tinha um astra que também não ligava a ventoinha e esquentava e depois que sangrei ficou zero

Passei hoje lendo alguns relatos sobre problema de aquecimento também, e vi um um rapaz que acontecia a mesma coisa;

Ar desligado - o carro aquecia

Ar ligado - não aquecia

Acho que o primeiro passo vai ser fazer a sangria mesmo.

Espero que não seja nada muito sério e com isso se resolva, não queria ter que mexer com ventoinhas, relés, válvulas...

Sangrar e fácil para você testar, solte alguma mangueira de retorno do radiador para o reservatório de água, deixe vazando, vai colocando água no reservatório até sair um bom fluxo dee água na mangueira, aí depois de um bom fluxo, coloca a mangueira sem deixar baixar muito o reservatório, aí e se completar e testar.

• Upvote 1

Vou fazer o teste, acho que amanhã ou já na segunda feira. E se nada melhorar, vou levar no meu mecanico ou no mecanico que o antigo dono revisava.

Vou mantendo vocês informados, e incomodando também ahahaha

Obrigado galera

Caros,

Aproveitando o assunto daqui, gostaria de compartilhar com vocês o seguinte problema: temos um 206 Presence 2008 e, quando estamos andando, de repente aparece aquele alerta de STOP, o apito e o mostrador de temperatura sobe até bater no vermelho... fica assim alguns instantes e depois volta tudo ao normal.... mais alguns instantes e ele repete este problema. Na primeira vez que aconteceu, parei na hora para ver a água, mas estava tudo normal...

Levamos para mecânicos de confiança e concessionária, mas ninguém conseguiu descobrir o motivo....

Alguém já passou por isso?

Forte abraço!

Ota Vieira

Sua Bomba dágua está com as aletas gastas ...

Então ela não tem força para mandar água suficiente para arrefecer o seu sistema ... qdo vc movimenta (pisa no acelerador), o Giro alto força mais a bomba e consequentemente mais água irá passar no sistema.

Por este motivo quando seu carro para no trânsito, ou em qualquer situação em marcha lenta a temperatura irá subir.

Pode comprar uma bomba nova.

Recentemente troquei a minha. Coloquei da marca SKF e gostei da qualidade, o rotor é em aço e vem com uma camada protetora.

Aproveite essa manutenção para torcar a correia dentada pois o mecânico irá desmontar toda essa parte.

Abraço!