Jump to content
Sign in to follow this  
Netto Freire

Tec Tec Tec Quando O Motor Está Frio

Recommended Posts

Estranho heim Danilo... o meu quando regulo as valvulas não faz barulho nenhum mais, roda lisinho.

Curioso é que meu carro tem 42 mil km, sempre usou o óleo preconizado no manual, e NUNCA fez esse barulho em tempo algum, nem frio, nem quente, nem em alta, nem em baixa...

Curioso é que meu carro tem 42 mil km, sempre usou o óleo preconizado no manual, e NUNCA fez esse barulho em tempo algum, nem frio, nem quente, nem em alta, nem em baixa...

Boa tarde Duzinfa.

O barulho não é perceptível de dentro do habitáculo.. Somente passando perto do capô e dá-se pra ouvir mais alto quando se abre o capô.

Até mais

Hum... saindo do trabalho eu vou procurar isso então, aproveitando que o motor estará frio.

Comigo acontece algumas vezes apenas, sempre abaixo de 1.200 RPM, acima disso o som do motor abafa o barulho (por ser muito discreto).

Não existem fatores que determinem isso, como temperatura do motor, temperatura do dia, combustível e etc.

No meu carro é assim.

Estranho heim Danilo... o meu quando regulo as valvulas não faz barulho nenhum mais, roda lisinho.

Mano você falou o que eu pensava ser valvulas. mas nem manjo como regular e etc? Custa caro? Tem que ser no mecanico?

Valeu abs

Mano você falou o que eu pensava ser valvulas. mas nem manjo como regular e etc? Custa caro? Tem que ser no mecanico?

Valeu abs

Mecanico e de preferencia que saiba mexer com PSA......

da primeira vez que fui mandar regular as do meu carro, eu perguntei pro mecanico se ele regulava valvulas do 206 1.4, ai ele me lança a perola, é 16 ou 8 valvulas?!!!

na hora a minha cara foi essa :pokerface: dei meia volta e fui pra casa procurar alguem especializado em PSA. :haha:

• Upvote 1

kkkkkkkkkkkk MARAVILHA!!!!

è vou procurar algum que conheça bem.

Valeu... :thumbup:

Comigo acontece algumas vezes apenas, sempre abaixo de 1.200 RPM, acima disso o som do motor abafa o barulho (por ser muito discreto).

Não existem fatores que determinem isso, como temperatura do motor, temperatura do dia, combustível e etc.

No meu carro é assim.

Exato, perfeito ! O meu também é a mesma coisa.

Até mais !

Mecanico e de preferencia que saiba mexer com PSA......

da primeira vez que fui mandar regular as do meu carro, eu perguntei pro mecanico se ele regulava valvulas do 206 1.4, ai ele me lança a perola, é 16 ou 8 valvulas?!!!

na hora a minha cara foi essa :pokerface: dei meia volta e fui pra casa procurar alguem especializado em PSA. :haha:

Boa tarde amigo.

O problema é achar alguém especializado em PSA aqui no RJ. O preço é até discutível caso o trabalho seja de qualidade.

Obrigado e até mais

Edited by ThiiagoLiino

Boa tarde amigo.

O problema é achar alguém especializado em PSA aqui no RJ. O preço é até discutível caso o trabalho seja de qualidade.

Obrigado e até mais

Infelizmente não sei como funciona ai no RJ, mas veja que o ideal é alguem que mexa com PSA, mas se o mecanico tem o ferramental e tem as medidas e conhecimento para isso, ótimo, caso contrario não deixe fazer o serviço.

Veja que em meu texto eu "descobri" o conhecimento do mecanico só por ele me pergunta se meu motor 1.4 do 206 é 16v ou 8v, que é o que me fez desistir de deixar com ele para esse serviço simples.

Edited by Beackman

Sem querer me meter, mas já me metendo aqui na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro tem uma oficina que os caras sacam de psa.

Tel: (21) 3884-9816

• Upvote 1

Também é normal ocorrer essa variação nos bicos, mas associando à quilometragem e se for mesmo igual no vídeo (volume do barulho, audível com capô aberto), te aconselho verificar.

OS motores 1.4 segundo oq eu li, e o q entendi não utilizam tuchos hidraúlicos, mas válvulas que de tempos em tempos é necessárioa a regulagem... importante ldizer que no meu caso esse barulho só ocorre nos primeiros 5 minutos, logo em seguida some e só aparece quando o motor está frio.

Pessoal,

Não é normal ter barulho de tucho não, nem em motor PSA. O barulho normal, que é bem semelhante ao de tucho batendo é o barulho dos bicos pulsando e esse sim é normal nos motores PSA. A grande diferença desse barulho para o barulho de tucho é que ele só é audível de dentro do habitáculo, não acompanha os giros do motor e pode ocorrer de maneira independente à temperatura do mesmo. O barulho de tucho por sua vez pode ser ouvido até de fora do carro com o capô fechado, aumenta conforme se acelera e normalmente é mais evidente quando o motor está frio.

Pela descrição do Netto Freire, ainda mais por ter comprado o carro praticamente novo já assim, o som é característico dos bicos pulsando, mas pela quilometragem do carro é mais prudente checar os tuchos mesmo, pois podem estar influenciando.

Dale tuchos..kkk... normal em qualquer motor PSA.... Eles demoram lubrificar com motor frio, e se tiver alguma folguinha eles batem mesmo

Oleo de boa qualidade e filtro novo tb ajuda a amenizar isso

Tive um barulho semelhante a este em uma pickup corsa 1.6 ... mas o barulho também dava em alta velocidade, chegava a ouvir dentro da cabine mesmo em alta rotação.

Estava usando óleo de viscosidade completamente errada ... nem fusca rodava com o óleo!

Depois de ter vendido o carro, tomei conhecimento que o dono teve que fazer o motor ...

Netto,

pela sua quilometragem

Seria válido uma checagem das folgas dos tuchos, um bom mecânico com o mínimo de conhecimento em PSA consegue fazer tranquilo.

Mas mesmo ele regulado o barulho não vai sair totalmente, e verifica também o óleo que você ta usando.

Exatamente o mesmo barulho do meu, EXATAMENTE, esse teu video foi esclarecedor com a relação ao barulho desse motor, com todas as informações que podemos ver aqui no fórum e de acordo tb com o meu mecânico isso provavelmente é só regular válvula, ainda n fiz, pq moro em outra cidade e não tenho mec. de confiança aqui...

Pessoal, o barulho é parecido com o do vídeo abaixo (do meu carro):

http://youtu.be/ZC3wc3ZBbXo

Meu carro é um 207 XR (2010/2011) e tem pouco tempo escutei esse barulho. Às vezes sinto que o carro treme um pouco em ponto morto, mas muito leve, e sinto que a vibração vem da frente do carro (o câmbio não treme).

O meu tem esse barulho desde que comprei a 10000kms, hj com 134000kmns, ele continua com o mesmo barulho sem sinal de piora ou melhora,. interessante que as vezes ele não faz... de qq forma, como vem sendo relatado aqui, muitos tem o mesmo problema, que n chega a ser um problema, pois parece ser normal... rsrsr

Mesmo barulho aqui, eu achava que era alguma coisa solta (o barulho parece de uma latinha de refrigerante vazia rolando?)

207 10/11 com 50 mil km aqui

Galera, isso quando frio é devido a lubrificação demorar a chegar lá em cima, deem uma estudada nesse produto "Molykote A2", estou usando no meu 408 o barulho deu uma amenizada, quem sabe não ajuda nos tec tec de vc's tb..custa $ 30 mango não vale a pena tentar tem vários testes no youtube. abraço.

Sem querer me meter, mas já me metendo aqui na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro tem uma oficina que os caras sacam de psa.

Tel: (21) 3884-9816

Boa tarde amigo.

MP enviada :confianteup: :confianteup:

• Upvote 1

Boa noite pessoa!

O meu está vibrando muito, eu acho que isso fez o coxim ir pro ralo.

Esse barulho seria a regulagem de válvula ou o tucho?

Dá uma olhada: http://youtu.be/r0iyoAfPclk

Bom pessoal valvulas foram reguladas ontem pelo meu amigo mecanico super facil e rapido demorou quase 2 horas para o carro esfriar e o trabalho 30 minutos

Off Topic: Outro detalhe que os mecanicos fdp falam que Peugeot é todo eletronico e bla bla bla pelo menos as valvulas é super facil de regular, tira a tampa de valvulas, com as laminas de calibragem e a chave de boca voce aperta e bingo e sao apenas 8 valvulas suave

Tec tec tec sumiu

*** O procedimento de regulagem é o mesmo da minha moto ai do avatar pre historica so que ela tem 16 valvulas e de varios motores antigos ****

O meu tem 155.000 km e roda com Lubrax tecno Semissintético 15w40, roda sereninho não bate nada parece até carro novo, aqui onde moro custa R$31,00 cada litro mais 16 o filtro e eu mesmo troco pois já trabalhei em oficina.

Bom pessoal valvulas foram reguladas ontem pelo meu amigo mecanico super facil e rapido demorou quase 2 horas para o carro esfriar e o trabalho 30 minutos

Off Topic: Outro detalhe que os mecanicos fdp falam que Peugeot é todo eletronico e bla bla bla pelo menos as valvulas é super facil de regular, tira a tampa de valvulas, com as laminas de calibragem e a chave de boca voce aperta e bingo e sao apenas 8 valvulas suave

Tec tec tec sumiu

*** O procedimento de regulagem é o mesmo da minha moto ai do avatar pre historica so que ela tem 16 valvulas e de varios motores antigos ****

O recomendado é pelo menos umas 5 horas, meu mecânico pediu pra eu deixar o carro posando na oficina pra fazer o trabalho...

Boa noite amigo.

Sim, sim.. Depois que postei que fui ler seu post... Mas de qualquer forma, o amigo forista conseguiu resolver o problema (aparentemente), mandando regular as válvuas.. O problema é achar alguém especializado em PSA aqui no RJ que faça o trabalho..

Obrigado e até mais

Vc é de onde no RJ?

conheço um cara muito bom em PSA em campo grande (zona oeste) ele é especializado em PSA!

• Upvote 1

O recomendado é pelo menos umas 5 horas, meu mecânico pediu pra eu deixar o carro posando na oficina pra fazer o trabalho...

No manual nao esta escrito deixe 5 horas,ou pernoite o carro para mexer.

Apenas informa que o motor nao pode estar quente, o que entendo de quente é com ele em temperatura de trabalho 90ºC deixamos capo aberto por 2 horas e esta frio estes dias, ao acionar a chave no 1ª estagio a temperatura no painel estava no nivel mais baixo, colocava a mão nas peças estava apenas morna ai fizemos o serviço.

Este papo de mecanico eu nao acredito, se eu tivesse ido em papo de mecanico que Peugeot é isso e aquilo e nao tivesse baixado o manual de reparo, nem tinha visto que regular valvula dele é super facil igual os motores pre-historicos.

• Upvote 1

No manual nao esta escrito deixe 5 horas,ou pernoite o carro para mexer.

Apenas informa que o motor nao pode estar quente, o que entendo de quente é com ele em temperatura de trabalho 90ºC deixamos capo aberto por 2 horas e esta frio estes dias, ao acionar a chave no 1ª estagio a temperatura no painel estava no nivel mais baixo, colocava a mão nas peças estava apenas morna ai fizemos o serviço.

Este papo de mecanico eu nao acredito, se eu tivesse ido em papo de mecanico que Peugeot é isso e aquilo e nao tivesse baixado o manual de reparo, nem tinha visto que regular valvula dele é super facil igual os motores pre-historicos.

É igual a regular tucho de fusca é mecânico.

Vc é de onde no RJ?

conheço um cara muito bom em PSA em campo grande (zona oeste) ele é especializado em PSA!

Boa noite amigo.

Sou de Irajá. Sei chegar em Campo Grande tranquilo, tenho conhecidos por lá e alguns parentes que moram em Rio da Prata.

Poderia me passar o endereço ? Ele faz esse trabalho de ajustar as válvulas ?

Obrigado e até mais

Boa noite amigo.

Sou de Irajá. Sei chegar em Campo Grande tranquilo, tenho conhecidos por lá e alguns parentes que moram em Rio da Prata.

Poderia me passar o endereço ? Ele faz esse trabalho de ajustar as válvulas ?

Obrigado e até mais

Acho que ele faz sim! Ele tem tudo!

Até o aparelho específico da peugeot pra "descobrir" problemas! kkkk

O nome dele é Gustavo, o nome da oficina é France Car

fica na Estrada da Caroba, 158 Lj D.

Tel: 7888-9021 ID: 98*46097

Fala que foi o Marcos do 307 Sedan, 1.6, P.Pack prata que te indicou, acho que ele vai lembrar!

Abração!

• Upvote 1

Acho que ele faz sim! Ele tem tudo!

Até o aparelho específico da peugeot pra "descobrir" problemas! kkkk

O nome dele é Gustavo, o nome da oficina é France Car

fica na Estrada da Caroba, 158 Lj D.

Tel: 7888-9021 ID: 98*46097

Fala que foi o Marcos do 307 Sedan, 1.6, P.Pack prata que te indicou, acho que ele vai lembrar!

Abração!

Boa noite amigo.

Valeu pela indicação. Vou dar uma passada lá.

Obrigado e forte abraço

Bom dia Thiago!

Passa sim!

Aproveita e me fala depois o que achou!

Abraços!

Boa noite amigo.

Valeu pela indicação. Vou dar uma passada lá.

Obrigado e forte abraço

• Upvote 1

Olá pessoal,

Hoje finalmente lembrei de ouvir o motor com o carro frio. Liguei o contato, esperei a bomba pressurizar, liguei o carro, abri o capô e fui escutar o motor. Ouvi um "frrrrrrrrrrrrrrrrrr" vindo de lá. É esse o ruído que vocês falam? Porque não ouvi "tec tec tec" nenhum.

Relaxa Duzinfa este barulho que voce ouviu é da injeção eletronica ( Aprendi isso com o meu amigo ) o que é normal.

O barulho das valvulas é um tec tec tec parece maquina de costura Singer rsssss, quem tem mais de 30 anos ta ligado toda avo ou mae tinha estas maquinas de costura

• Upvote 2

Então meu motor aparentemente tá livre disso :somuchwin:

Boa tarde amigos, vocês sabem me informar qual o oleo usado no 307 2.0 16v? não possuo o manual.

Eu não tive e muita sorte, imaginava tb que era as válvulas, mas no meu caso, segundo o mecânico o meu barulho é tb o "pino da biela", as válvulas tb estavam descalibradas, mas esse não foi o principal motivo do barulho.

Só não consigo entender pq depois de 4 meses e 10.000km, viajando a 110 ou 120km/h em média, eu não percebo o barulho aumentar de manhã, pois (na minha ignorância mecânica), por ser uma peça que suporta "estouro" e ainda se move o tempo todo, seria questão de alguns poucos quilômetros pra um retifica. me corrijam se eu estiver errado.

Aproveitando, os conhecedores da causa que puderem me ajudar, oq terei que fazer nesse caso pra resolver esse problema de "pino de biela" da forma mais econômica possível.

Solicite a opnião de outro mecanico e explico porque, de carro nao manjo mas pelo menos em moto:

1° Barulho de biela batendo não para andando, quanto mais acelera mais aumenta o barulho.

2° Pino de Biela??? Que eu saiba a biela fica preza no virabrequim por parafusos e tem os macancais, onde tem pino é no pistao que prende ele na biela na ponta superior dela.

3º Um motor batendo biela o barulho é monstro

4º O pino do pistao quebrado fumaria pq o pistao nao fica certinho então ja tinha ferrado o anel do pistal e riscado a camisa descendo oleo para combustao ou ele subir torto e f.... com o motor

Do tempo que voce abriu este topico se fosse pino ou biela seu motor ja tinha ido p/ espaço faz tempo

Talvez estou falando besteira mas eu verificaria a opnião de outros mecanicos.

Edited by Gordo13

VAleu Gordo13!!

Pois é cara, como falei antes, já são mais de 10.000km, e o barulho n aumenta, O nome que falei "pino de biela" devo ter falado errado, pois n conheço muito de mecânica e o primeiro nome que me veio foi "biela", de ctz ele falou "pino"..rsrs...

Observo tb o seguinte;

1º - Quando na temperatura de funcionamento, o barulho é normal e só se ouve o tec tec tec quando o motor está frio.

2º - Baixa óleo sim, mas em uma proporção nada fora do comum, depois de 3000km da ultima troca de óleo 15w40, pela vareta acredito que menos de 500ml, e o nivel voltaria para o nível máximo.

3º - Não fuma

4º - Não perdeu desempenho.

Então não é biela e nem pino de pistao leve em outro mecanico para uma nova avaliação e se o carro esta andando não esta falhando ja tem mais de 100.000 km rodados abaixar um pouco de oleo é normal

Boa tarde amigos, vocês sabem me informar qual o oleo usado no 307 2.0 16v? não possuo o manual

10w40 Jefferson.

• Upvote 1

10w40 Jefferson.

Obrigado amigo!